Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Crónicas de Allaryia

Ir para baixo 
+2
Manwë
Schatzi
6 participantes
AutorMensagem
Schatzi
Sacerdote/Sacerdotisa
Schatzi


Masculino
N. de Mensagens : 221
Raça : Dragão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Apolo (Sol/Medicina/Profecia)
Cor : Branco

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeDom Jul 31, 2011 10:36 pm

Hoje decidi falar sobre um pouco de um conjunto de 6 7 livros* de fantasias (Crónicas de Allaryia), cujo o autor é o Filipe Faria e editado pela editorial presença.

Este conjunto tenta emolar de alguma forma o esquema de escrita do querido Tolkien, embora troque no nome das raças para nome um pco fora do habitual
elfos=eahans (drows=eahannoir)
dwarfs=thurgars
halflings=burriks
O sistema de magia, deuses e explicação da criação do mundo é engraçada.

O sistema de diálogos é engraçado porque distingue as personagens entre eruditas, plebeias, jocosas e javardas.

No meu ponto de vista o autor tem uma grande capacidade de discrição embora seja um pouco monótono no vocabulário quando descreve os períodos de luta (tentei contar quantos "golpes de rins" (sic) existem numa luta tentem e são significativos).

Quanto ao enredo... digo-vos que é cliché nos primeiros 2 livros, mas apartir do 3º livro é que vale a pena começar a ler porque a historia começa a ficar interessante.


Sei que existem existe muita pessoas que embirram com este autor, mas gostava de saber a vossa opinião.

*Obrigado pela correcção Ártemis


Última edição por Schat em Qui Ago 04, 2011 9:28 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : não sei contar livros lol)
Ir para o topo Ir para baixo
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 30
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeTer Ago 02, 2011 10:20 pm

Eu li todos, menos o último, e gostei muito. Possivelmente um dia irei relê-los para consegui acompanhar os últimos livros.

Porque é que embirram com ele?
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQua Ago 03, 2011 8:16 pm

Li os 4 primeiros depois nunca mais quis saber disto para nada. 2/3 livros era o sufeciente para ter conseguido uma boa historia, enjoei! Tá mais do que na hora deste escritor mandar passear o acordo que tem com a editora e partir para outra, quanto a mim tá a desperdiçar o seu dom! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQua Ago 03, 2011 8:35 pm

É bastante criticado porque tem poucos elementos originais, muitos foram adaptados.

Só uma correcçãozinha, são 7 livros, eu já os li todos, e mesmo assim o intervalo entre a publicação de cada um foi tão grande que me custava a lembrar-me de certos pormenores. Gosto da escrita do Filipe Faria e do universo que criou, mas admito que peca pela falta de originalidade e que o último livro foi um grande anti-clímax, talvez tivesse ficado com melhor impressão se tivesse parado de ler antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Schatzi
Sacerdote/Sacerdotisa
Schatzi


Masculino
N. de Mensagens : 221
Raça : Dragão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Apolo (Sol/Medicina/Profecia)
Cor : Branco

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQui Ago 04, 2011 9:34 pm

Foi lapso meu a contar os livros porque estou a ler o último agora.

Sim, já me tinha esquecido desse pormenor do tempo que passava entre os livros e a lista incompleta de todas as personagens no glossário.



Nantumaurus, as más linguas dizem que pagaram a este autor para fazer uma historia da leopoldina do continente*... mas gostava de encontrar essa prova.


* se for verdade é de certeza um desperdicio XD
Ir para o topo Ir para baixo
Olaf Azmun-Biköh
Sacerdote/Sacerdotisa
Olaf Azmun-Biköh


Masculino
Escorpião Cavalo
N. de Mensagens : 257
Idade : 33
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQui Ago 04, 2011 11:43 pm

Como nerd de fantasy que sou, conheço bastante bem esta série e gosto muito. Quando comecei a ler tinha acabado de sair o 4º volume "A Essência da Lâmina", e li os 4 duma assentada. Confesso que o 1º volume (principalmente) é o mais imaturo e cliché de todos, a partir daí nota-se que o autor se quer distanciar um bocado de comparações. Tal como disse a Ártemis, o último livro teve um final diferente do esperado, corta um bocado o "build-up" todo que houve nestes 7 volumes.

Havia um fórum no qual eu passei muito tempo da minha juventude dedicado a esta saga, até o Filipe dava lá um pulinho de vez em quando. Infelizmente os utilizadores foram ficando cada vez mais distantes e ele acabou por morrer Crying or Very sad (o fórum, não o Filipe xD).

Mas para quem gosta deste tipo de literatura, recomendo!
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeSex Ago 05, 2011 12:03 pm

Schat escreveu:
Foi lapso meu a contar os livros porque estou a ler o último agora.

Sim, já me tinha esquecido desse pormenor do tempo que passava entre os livros e a lista incompleta de todas as personagens no glossário.



Nantumaurus, as más linguas dizem que pagaram a este autor para fazer uma historia da leopoldina do continente*... mas gostava de encontrar essa prova.


* se for verdade é de certeza um desperdicio XD

Não são más línguas, de todo.

Citação :
Leopoldina e a Ordem das Asas

Alguém se lembra das saudosas Aventuras Fantásticas? Alguém acha que a Leopoldina era uma mascote que ficava a dever demasiado a um certo paquiderme? Potestades do reino do retalho e grosso acharam que sim, e Leopoldina e a Ordem das Asas nasceu de uma bizarra junção desses dois factores.
O meu envolvimento neste projecto foi fortuito e inesperado, tanto para mim como para aqueles que estavam minimamente familiarizados com o meu percurso literário. Mais ainda do que o Talismã, ter de fazer da avestruz favorita da criançada uma heroína de acção foi sem dúvida um desafio, e o ter de me basear num projecto de animação que então já estava em curso – e no qual estava já predefinido o aspecto da Leopoldina e o vilão que esta iria enfrentar – em nada facilitou o meu trabalho, oferecendo-me apenas a possibilidade de me isentar de grandes responsabilidades caso o projecto corresse mal.
Felizmente, e contra todas as expectativas ditadas pelo bom senso, fiquei satisfeito com o produto final, e julgo que o objectivo almejado foi em grande parte conseguido, a avaliar pela resposta do público-alvo. Foi tudo uma questão de dar… bem, asas à imaginação, bem como algumas noites em branco a mapear os (felizmente poucos) caminhos que o leitor pode tomar ao longo da história. Senti evidentemente uma distinta falta de espadas enquanto escrevia a aventura, e tive algumas dificuldades em adaptar o registo para menores de 12 anos, mas ao menos tive a possibilidade de usar algo que, por motivos estilísticos, ainda não me fora possível: o efeito sonoro crás!

Fonte: Blog pessoal do autorhttp://www.allaryia.com/pearnon/?page_id=200
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeSex Ago 05, 2011 12:07 pm

Olaf Azmun-Biköh escreveu:
Como nerd de fantasy que sou, conheço bastante bem esta série e gosto muito. Quando comecei a ler tinha acabado de sair o 4º volume "A Essência da Lâmina", e li os 4 duma assentada. Confesso que o 1º volume (principalmente) é o mais imaturo e cliché de todos, a partir daí nota-se que o autor se quer distanciar um bocado de comparações. Tal como disse a Ártemis, o último livro teve um final diferente do esperado, corta um bocado o "build-up" todo que houve nestes 7 volumes.

Havia um fórum no qual eu passei muito tempo da minha juventude dedicado a esta saga, até o Filipe dava lá um pulinho de vez em quando. Infelizmente os utilizadores foram ficando cada vez mais distantes e ele acabou por morrer Crying or Very sad (o fórum, não o Filipe xD).

Mas para quem gosta deste tipo de literatura, recomendo!

Eu comecei a ler quando o 2º volume ainda não tinha sido publicado, daí ter sentido o compromisso de ler a saga até ao fim. E atenção, não quero desmotivar o Schat a ler o 7º volume, até porque o li pouco depois de ter chegado às livrarias Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Schatzi
Sacerdote/Sacerdotisa
Schatzi


Masculino
N. de Mensagens : 221
Raça : Dragão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Apolo (Sol/Medicina/Profecia)
Cor : Branco

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQua Out 12, 2011 12:28 pm

Acabei de ler a saga há uns meses e, o Olaf e a Artémis têm razão, tem um enorme cliffhanger que podia ser uma continuação para uma nova sequência de livros mas, por motivos de mercantilistas, não irá acontecer... decepcionante. Quiçá talvez retome a aventura quando lhe der na cabeça.
Na opinião geral de todos os livros desta saga gostei mais do 5º e do 6º livro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeQua Out 12, 2011 5:19 pm

Schat escreveu:
Acabei de ler a saga há uns meses e, o Olaf e a Artémis têm razão, tem um enorme cliffhanger que podia ser uma continuação para uma nova sequência de livros mas, por motivos de mercantilistas, não irá acontecer... decepcionante. Quiçá talvez retome a aventura quando lhe der na cabeça.
Na opinião geral de todos os livros desta saga gostei mais do 5º e do 6º livro.

Motivos mercantilistas ou não... a saga sempre foi idealizada para ter sete volumes, portanto... deveria estar estruturada dessa forma, o que não aconteceu. Os fins "em aberto" às vezes tornam um livro memorável, mas quando se trata duma saga épica de sete volumes... nope, it didn't work well.
Ir para o topo Ir para baixo
Thorin
Guerreiro/Guerreira
Thorin


Masculino
Escorpião Macaco
N. de Mensagens : 40
Idade : 31
Local : Castanheira do Ribatejo
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 11:04 am

Eu recomecei a ler esta saga à coisa de 1 mês, pois estive durante muito tempo sem ler (estive quase 6 meses para pegar no último volume, pois já tinha lido os restantes). Já vou no 3º Volume (Marés Negras) e do que li até agora gostei.

Eu acho que o Filipe Faria é um bom autor, e com muito boa criatividade, mas que se apoiou bastante no contrato com a Editora em vez de fazer algo por ele próprio. Talvez se o tivessem deixado escrever mais "livremente" em relação à quantidade, a história não tivesse chegado onde chegou.

E de facto, segundo o que dizem e o que consta (especialmente nos manuscritos da Edição Especial do 7º Livro), o Filipe não põe de lado voltar a Allarya.

Mas para já ele tem um novo livro pela mesma editora, chamado "O Perraultimato", que faz parte de uma colecção nova que ele está a elaborar chamada "Felizes Viveram Uma Vez".
Ir para o topo Ir para baixo
http://sideshowproject-darkcorner.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Crónicas de Allaryia Empty
MensagemAssunto: Re: Crónicas de Allaryia   Crónicas de Allaryia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Crónicas de Allaryia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As Crónicas do gelo e do fogo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Biblioteca-
Ir para: