Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Empty
MensagemAssunto: Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?   Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Icon_minitimeQui Nov 10, 2011 4:12 am

As notícias e as especulações sucedem-se umas atrás das outras, misturando-se e confundindo-se.

Grécia fora do Euro e da UE.

França e Alemanha debatem criação de Euro "só para ricos".

Portugal e restantes países do Sul fora do Euro, porque caindo a Grécia, cairão os restantes. Uma espécie de jogo do Elo Mais Fraco. Em que, pouco a pouco, vamos saindo todos.

Desmembramento institucional da Europa. Regresso de tensões diplomáticas, guerras. Regimes democráticos inviáveis neste cenário.

Chefias militares da Grécia são alteradas por receio de golpe de estado.

Austeridade extrema e consequente aniquilação da Economia, já de si muito debilitada; pobreza, criminalidade, aumento das tensões sociais, nomeadamente da xenofobia.


Bom, eu quero saber a opinião de cada um de vocês. O que julgam que se vai passar, em Portugal, e fora dele? É possível a salvação do Euro? Desta União Europeia nestes moldes burocráticos, em que estamos a caminhar, perigosamente, numa corda bamba em que a utopia idealista está a ser finalmente destronada pela realidade?

E que Portugal teremos, se for o caso, sem a União Europeia? Será que vamos assistir a uma hecatombe economico-social como aquela que se verificou na Europa de Leste aquando o desmembramento, também inesperadamente súbito, da então toda-poderosa União Soviética? Terá este regime capitalista (pelo menos nesta versão) os dias contados? Quais serão as alternativas? E consequências? Estarão as pessoas preparadas para reajustamentos nas suas vidas? Ou até para alterações radicais das mesmas?

Tenho curiosidade em saber as vossas opiniões.

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Empty
MensagemAssunto: Re: Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?   Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Icon_minitimeQui Nov 10, 2011 4:05 pm

Eu acho que, se formos ver o que aconteceu em 1929, é possível imaginar que já estivemos mais longe de aproximar-nos de uma espécie de repetição da chamada Great Depression..
O capitalismo aparenta ter essa grande falha: a crise começa num ponto fulcral e rapidamente começa a espalhar-se pelo resto dos mercados, em especial no mundo ocidental, onde eles estão mais intimamente ligados (e dependentes).
Acho que a Europa e os EUA estão a precisar de sérias remodelações a nível económico. E o sistema financeiro precisa de ser revisto para perceber onde é que estão as falhas e como é que elas podem ser evitadas. A questão da especulação financeira e dos joguinhos de poder sem ética têm de ser vigiados bem de perto por uma entidade realmente competente e independente, que zele pelos interesses e bem-estar das pessoas e não pelo das grandes corporações sedentas de rios de dinheiro e outros ricaços, o tal 1% que controla 40% da riqueza no mundo. Logo para começar o dinheiro não pode continuar a ser criado a partir do nada: Andar a cobrar juros a torto e a direito, como fazem os bancos por exemplo, só faz com que o dinheiro deixe de corresponder genuinamente à produtividade e isso é um problema com as suas repercussões.
A Europa tem de lidar com essa questão financeira que está a atropelar países como Portugal, Irlanda e Grécia, embora também haja necessidade de corrigir o comportamento desses países... Combater a corrupção, ter uma devida noção das prioridades, não andar a pensar esbanjar dinheiro em mega-projectos como TGV e outros, sem que se tenha a certeza que é rentável e suportável dadas as condições do país. Enfim, coisas do senso comum que aparentemente nem sempre são tidas em conta.
Eu vejo gastos absurdos em adjudicações directas, quando eles poderiam ser bem menores se houvesse um verdadeiro concurso público aberto a diversas entidades... Enfim, há vários problemas que brotam por todo o lado e que precisam seriamente de ser corrigidos, tanto a nível Europeu, como a nível dos países mais afectados, que por vezes teimam em viver acima das possibilidades.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Empty
MensagemAssunto: Re: Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?   Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Icon_minitimeQui Nov 10, 2011 4:21 pm

Pegando num ponto que o Aelle disse a idealização tem sempre o problema de ser isso mesmo: um ideal, ou seja, uma visão mais perfeita do que na realidade. Esta Europa subdividida tem oposição mesmo dentro dos países países ricos. Quando a crise afectar também a Alemanha ou quando começar por lá, assim como começou nos EUA quero ver qual irá ser a desculpa ou subdivisão que eles vão arranjar. But anyway são norte europeos temos de dar um desconto Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Conteúdo patrocinado





Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Empty
MensagemAssunto: Re: Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?   Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As vossas car(et)as
» A situação da Linha do Tua
» Qual é o Top Ten das vossas bandas/artistas favoritos?
» Situação da rebelião no Egipto
» Europa Universalis

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Notícias-
Ir para: