Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 E-books, E-readers, E-coisas....

Ir para baixo 
+6
Floresta
Averróis
Urânia
Ártemis
Ceinwyn
CalamityJane
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
CalamityJane
Burguês/Burguesa
CalamityJane


Feminino
N. de Mensagens : 65
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 10:09 am

Há aqui alguem que seja adepto de e-books e que tenha um e-reader (Kindle ou afins?)

Eu pessoalmente comecei a considerar adquirir um recentemente. A verdade é que as vantagen começam a acumular-se e depois de ter "brincado" com um vi que realmente é uma forma muito prática (e barata) de ler livros. Especialmente se estivermos a falar de artigos / livros académicos.

Quem me conheçe sabe que sou fanática pelo livro de papel. Adoro o toque, a capa, o cheiro, vê-los aninhados na minha mini-bilioteca....e para mim não é uma questão se o e-book vai "matar" o livro de papel. Não acredito que isso aconteça...acredito é que vão ter que aprender a coexistir. Os mercados e editoras vão ter que se adaptar e a função do livro tradicional provávelmente vai mudar radicalmente dentro dos próximos anos.

Em Portugal, o mercado do e-book ainda é pequeno, estando em franco desenvolvimento e portanto ainda é complicado encontrar muitos livros no formato electrónico, mas visto a força que as vendas de e-books estão a ganhar lá fora (todos os anos a venda de livros electrónicos aumentam enquanto que os livros tradicionais diminuem) é possível que dentro em breve já existam catálogos extensos de e-books em Portugal.

Posto isto, gostava de saber se alguem que tenha um e-reader me pode dar a sua opinião se realmente vale a pena. Quais os pontos negativos e positivos?

E para os outros, qual é a vossa opinião? É apenas uma moda? Irá realmente "matar" o livro de papel?
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 12:31 pm

A minha opinião é mais ou menos a mesma que a tua. Gosto muito de livros em papel (o maior problema em minha casa é onde arrumar tantos livros...), mas não tenho qualquer problema com e-books e já tenho pensado em comprar um e-reader.

Seria muito interessante ter livros escolares e técnicos em formato e-book, por exemplo; saía mais barato e era menos peso que eu carregava todos os dias.
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 3:09 pm

Eu também já considerei, mas acho realmente que a tendência é para "matar" o livro em papel, tendo em conta as vantagens económicas em ler em e-reader. Ainda estou muito reticente em relação aos e-readers, como gosto de tirar notas e sublinhar com códigos diferentes... acho que ia ser limitante para mim e demoraria mais a fazer o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 3:34 pm

Ártemis escreveu:
Eu também já considerei, mas acho realmente que a tendência é para "matar" o livro em papel, tendo em conta as vantagens económicas em ler em e-reader. Ainda estou muito reticente em relação aos e-readers, como gosto de tirar notas e sublinhar com códigos diferentes... acho que ia ser limitante para mim e demoraria mais a fazer o mesmo.
Também podes tirar notas e sublinhar num e-reader. Por falta de experiência de utilização, não posso dar grande opinião em relação a isso, mas deve ser mais uma questão de hábito que outra coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 5:05 pm

Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.
Ir para o topo Ir para baixo
CalamityJane
Burguês/Burguesa
CalamityJane


Feminino
N. de Mensagens : 65
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 5:10 pm

Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

Isto! Eu começo a pensar que os livros vão ser adquiridos no futuro como itens especiais: edições de colecionador, capas novas ou assinadas, etc.

E sim ,o Kindle pelo menos, permite a busca de palavras dentro do texto e podes sublinhar o que bem entenderes e fazer notas de rodapé tal como se fosse um livro tradicional.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 8:49 pm

Não tenho um e-reader ainda, mas também estou a pensar em adquirir, embora actualmente não esteja com pressa nenhuma. Eu sou a favor da evolução das tecnologias e neste contexto não é excepção.
Sim, ter um livro fisicamente na mão é algo que cria uma certa relação emotiva, psicológica com a sua existência física. Claro que com um e-reader isso é mais difícil, mas por sua vez surge a relação psicológica com o aparelho que fica a perder em alguns aspectos tradicionais mas fica a ganhar noutros aspectos tecnológicos como já foram referidos: possibilidade de fazer anotações prolongadas, sublinhar, corrigir ou apagar essas anotações, capacidade de pesquisa de precisão no texto (acha-se algo em segundos), não ocupa espaço físico em casa, não se destroem árvores para ter suporte onde imprimir o livro, o preço tem tudo para ser mais em conta (inclusivamente o baixo-custo, senão mesmo o gratuito, uma vez que há várias publicações clássicas que já são de domínio público) etc, etc.

Tudo tem os seus prós e os seus contras.

Em relação à questão que muitas vezes é levantada: "mas ler num computador faz-me doer os olhos". Isso é verdade para um ecrã LCD regular que emite luz. Mas se o e-reader tiver um ecrã com tecnologia e-ink, a verdade é que estar a ler nele é virtualmente igual a estar a ler em papel no que toca à irritabilidade dos olhos, uma vez que não emite luz.
Portanto um ecrã e-ink não é como um ecrã regular de computador. Precisa de luz externa tal como um livro... E a ler ao sol tem claras vantagens sobre os ecrãs LCD, pois os ecrãs regulares têm a tendência para parecerem mais escuros ao sol. Ora no papel e no ecrã e-ink é ao contrário, no exterior, num dia de sol, lê-se super bem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 10:43 pm

Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:40 pm

Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.

Mas isso és tu que és fag. Eu ainda compro CD's, cassetes (SIM CUARAI EU COMPRO CASSETES!) e vinil. E planeio continuar assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeTer Nov 29, 2011 11:44 pm

Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.
Invertendo: o CD não morreu para mim. E se não foi para mim, não foi para mais uns milhões de pessoas Very Happy Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 3:31 am

Sinceramente, eu adoro livros, adoro o toque, adoro tê-los na minha biblioteca, só que no meu caso, e tendo em conta as minhas actividades, ás vezes torna-se insustentável possuir todos os livros que necessito e quero no formato tradicional, tanto por motivos económicos, por mais que arranje mais barato no book depository ou amanzon, como por motivos logísticos. Muitas vezes necessito de me dirigir para algum local, para o qual levo toneladas de livros atrás, e um kindle por exemplo, ou um ipad se não fosse (pelo menos para as minhas posses) ainda uma exorbitância em dinheiro, seriam muito úteis em termos práticos.

Ainda assim, considero que os e-books, e e-readers NUNCA substituirão os livros tradicionais, ao contrário do exemplo de outras formas de média (que nem considero que se enquadrem dentro dos mesmos padrões), nunca acontecerá aos livros o mesmo que às cassetes ou cd's, é algo completamente diferente, porque em termos qualitativos varia, nunca se terá a mesma qualidade de experiência de leitura de um livro em formato digital.

Um livro é um objecto valioso, mágico e bonito. É um elemento que contem sabedoria ou conhecimento e que está contido em páginas reais, numa encadernação real (mesmo que seja paperback), e que pertence a um lugar mais físico do que apenas um documento digital. Esta noção do livro acho que será algo intuitivo para todos nós que formos amantes de livros, e embora agora tenha posto isto em palavras, é algo que sentimos sem o termos de fazer ou pensar.
Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 3:33 am

Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.

NEVER!!!! E btw gosto do teu novo avatar, ainda assim não te faz jus Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 11:29 am

Floresta, Ex-Odal escreveu:
Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.

Mas isso és tu que és fag. Eu ainda compro CD's, cassetes (SIM CUARAI EU COMPRO CASSETES!) e vinil. E planeio continuar assim.

Eu não sou fag, simplesmente tive de optar entre uma biblioteca e uma audioteca.
Ir para o topo Ir para baixo
CalamityJane
Burguês/Burguesa
CalamityJane


Feminino
N. de Mensagens : 65
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 12:23 pm

Averróis escreveu:

Sim, ter um livro fisicamente na mão é algo que cria uma certa relação emotiva, psicológica com a sua existência física. Claro que com um e-reader isso é mais difícil, mas por sua vez surge a relação psicológica com o aparelho que fica a perder em alguns aspectos tradicionais mas fica a ganhar noutros aspectos tecnológicos como já foram referidos: possibilidade de fazer anotações prolongadas, sublinhar, corrigir ou apagar essas anotações, capacidade de pesquisa de precisão no texto (acha-se algo em segundos), não ocupa espaço físico em casa, não se destroem árvores para ter suporte onde imprimir o livro, o preço tem tudo para ser mais em conta (inclusivamente o baixo-custo, senão mesmo o gratuito, uma vez que há várias publicações clássicas que já são de domínio público) etc, etc.

Tudo tem os seus prós e os seus contras.

Em relação à questão que muitas vezes é levantada: "mas ler num computador faz-me doer os olhos". Isso é verdade para um ecrã LCD regular que emite luz. Mas se o e-reader tiver um ecrã com tecnologia e-ink, a verdade é que estar a ler nele é virtualmente igual a estar a ler em papel no que toca à irritabilidade dos olhos, uma vez que não emite luz.
Portanto um ecrã e-ink não é como um ecrã regular de computador. Precisa de luz externa tal como um livro... E a ler ao sol tem claras vantagens sobre os ecrãs LCD, pois os ecrãs regulares têm a tendência para parecerem mais escuros ao sol. Ora no papel e no ecrã e-ink é ao contrário, no exterior, num dia de sol, lê-se super bem.

Bom, as vantagens realmente serão todas essas e outras (como por exemplo, o facto de o e-book permitir fazer brincadeiras que não é possível em textos tradicionais: hipertexto, inserir videos ou mesmo como já foi anunciado, adicionar musica ambiente a livros que correspondam ao mood da cena ou excerto em questão) no entando ainda tenho dúvidas relativamente à efectiva superioridade ecológica do e-reader.
A título de exemplo ficam alguns artigos:

http://www.greenhandsusa.com/central/page:10315
http://www.ecolibris.net/ebooks.asp
http://www.guardian.co.uk/books/booksblog/2010/mar/09/ecological-ebooks

Suponho que conforme esta técnologia vá sendo desenvolvida que fica cada vez mais "verde". Mas ainda não sei se estamos nesse ponto.

Ah, e sim o ecrã dos e-readers não tem luminosidade, tentando idêntico a um livro. O ecrã dos tablets é que tem luz incorporada.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 4:04 pm

Detesto ler no computador mas para literatura técnica e artigos é infinitivamente mais prático. Agora para outros géneros, nada como um bom pergaminho ou papiro Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 4:08 pm

Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.

Mas eu naquela frase não disse que achava que os livros correm risco de extinção. Antes pelo contrário! Acho que os livros são preciosidades que vale a pena ter e guardar.

Mas acho que os e-books readers são práticos, são leves, não emitem luz, (não cansam a vista portanto) e são um passo importante para o futuro.
Imaginem: no futuro, as crianças vão para a escola com um e-book reader, e não vão carregadas com os livros escolares!

É o mesmo que o mp3... quem é que hoje em dia o dispensa? Muito embora, se continue a comprar o CD (eu por exemplo), por uma questão de coleccionismo. Acho que o livro pode acabar por assumir o mesmo papel.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 4:12 pm

Quando vocês tiverem uma coisinha destas na mão, não vão querer outra coisa, mesmo que continuem a comprar os livros em formato físico!

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQua Nov 30, 2011 5:12 pm

Urânia escreveu:
Quando vocês tiverem uma coisinha destas na mão, não vão querer outra coisa, mesmo que continuem a comprar os livros em formato físico!

Spoiler:
Tretas. Prefiro andar com uma destas na mochila:
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 1:39 am

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 1:57 am

Hahaha Signatus, isso é madafáking trve!


Eu acho que os livros poderão vir a ser substituídos eventualmente. Mas há sempre quem queira manter o formato físico. Nada de muito grave.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 11:59 am

E-books, E-readers, E-coisas.... 20111130
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 12:34 pm

Urânia escreveu:
E-books, E-readers, E-coisas.... 20111130

I feel their pain.
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 2:00 pm

Urânia escreveu:
Ártemis escreveu:
Urânia escreveu:
Sim Ártemis, tens ebooks com possibilidade de tirar notas e sublinhar. Wink
Eu só ainda não comprei um porque só agora é que começam a ficar mais baratos. Mas penso que será um passo positivo para o futuro.

Não acho que os livros corram risco de extinção. É quase como o mp3 e o cd. Muitas pessoas adquirem o ficheiro em mp3 e posteriormente gostam de ter o cd. Smile Penso que acontecerá o mesmo com os ebooks e os livros.

PRECISAMENTE! O CD já morreu há muito, para mim. E se foi para mim, foi para mais uns milhões de pessoas. Fico mesmo com pena que isso vá acontecer ao livro.

Mas eu naquela frase não disse que achava que os livros correm risco de extinção. Antes pelo contrário! Acho que os livros são preciosidades que vale a pena ter e guardar.

Mas acho que os e-books readers são práticos, são leves, não emitem luz, (não cansam a vista portanto) e são um passo importante para o futuro.
Imaginem: no futuro, as crianças vão para a escola com um e-book reader, e não vão carregadas com os livros escolares!

É o mesmo que o mp3... quem é que hoje em dia o dispensa? Muito embora, se continue a comprar o CD (eu por exemplo), por uma questão de coleccionismo. Acho que o livro pode acabar por assumir o mesmo papel.

Isto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeQui Dez 01, 2011 2:38 pm

Signatus escreveu:
Urânia escreveu:
Quando vocês tiverem uma coisinha destas na mão, não vão querer outra coisa, mesmo que continuem a comprar os livros em formato físico!

Spoiler:
Tretas. Prefiro andar com uma destas na mochila:
Spoiler:




lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 30
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitimeSex Dez 02, 2011 1:04 am

Por muito que eu goste de sentir o cheiro das folhas de um livro novo e do barulho de virar as páginas, se houver uma ferramenta eletrónica que me permita ler com qualidade (e com isto quero dizer: "que não me ponha com os olhos a arder como às vezes o computador põe"), troco os livros por isto sem pensar duas vezes.

Não vejo desvantagens: é menos pesado, o que faz com que possas andar com os livros que quiseres sem teres que levar uma mala de rodinhas, permite teres acesso a livros mais baratos e torna desnecessário o abate de árvores e poluição inerente à produção do papel/tinta.

Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Conteúdo patrocinado





E-books, E-readers, E-coisas.... Empty
MensagemAssunto: Re: E-books, E-readers, E-coisas....   E-books, E-readers, E-coisas.... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
E-books, E-readers, E-coisas....
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Books Reviews
» Coisas que eu Escrevo (Carla Ribeiro/Silent Raven)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Biblioteca-
Ir para: