Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows

Ir para baixo 
+2
Aelle
Averróis
6 participantes
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 3:15 pm

Citação :
Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows


O mundo atual chega e as coisas antigas vão ficando para trás. É o que ocorreu com igrejas e templos na Holanda, que se transformaram em pubs, cafés, livrarias e até casas de shows.

Essa transformação ocorreu porque as instituições religiosas não têm mais recursos para manter as construções e elas ficam cada vez mais vazias por lá. Afinal, a última pesquisa realizada no país indica que 44% da população são de ateus. Enquanto os católicos ocupam 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4% da população.

Vale lembrar também que nem todos os crentes, que ainda são maioria no país, não costumam frequentar igrejas, templos ou locais de culto para praticar seus respectivos dogmas, ao contrário do que acontece em outros países como a Índia, por exemplo.

Alguns desses locais ficaram realmente bonitos, como a livraria Selexyz, que foi construída na igreja de Maastricht. Além disso, uma igreja do século 19 de Amsterdã virou uma casa de shows de rock, pop e sons internacionais, o Paradiso, que conta até com atrações brasileiras, como o Seu Jorge.

Dá só uma olhada:


Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Livraria-em-Igreja-Holanda-06-565x424

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Bookstore_selexyz_dominicanen_mga110808_roosaldershoff1

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Selexyz2

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows 2zz2tcw


@ http://www.techguru.com.br/com-44-da-populacao-de-ateus-holanda-transforma-igrejas-em-livrarias-cafes-e-casas-de-shows/


Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 6:10 pm

Os livros ficam bem em qualquer cenário.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 7:29 pm

Agora temos Café Bento! Upgrades hien?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 8:22 pm

Podiam ao menos fazer um esforço de escolher mobiliário adequado, que isso assim fica rasca com'ó [censored]
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 9:38 pm

A ideia não é má de todo, desde que mantenham a preservação do edificio em si, acho brutal.
Já imagino o Mosteiro dos Jerónimos transformado em biblioteca. .20.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 11:06 pm

Sinceramente não sei se é uma boa ideia. As pessoas podem não se identificar com uma religião e considera-la pouco correcta, daí a descrença, mas uma igreja Cristã como outro monumento religioso de qualquer outra religião costuma ter uma história por detrás e foi construído com um propósito, ser um local de fé, e embora eu não tenha sentimento religioso respeito quem o tenha e sobretudo valorizo o valor artístico e histórico que essas construções possuem. Mesmo que a reaproveitação dos espaços não seja destrutiva para os monumentos, a mim parece-me errado fazer cafés e pubs dentro de uma igreja, que afinal é um santuário, seria o mesmo que construir um mini-mercado em cima de um local sagrado numa floresta onde os druidas praticavam os seus rituais. Os grandes arquitectos que projectaram esses edifícios pensaram-nos para um fim e a forma como foram utilizados faz parte da sua história, não se devia misturar interesses financeiros (porque certamente o são, o tal sentimento de novidade, "vamos beber café à igreja"). Confesso que quando li isto pela primeira vez achei piada à ideia, pareceu-me inovador e proveitoso reaproveitar espaços não utilizados, mas comecei a reflectir e a minha opinião mudou. É bonito sim, e tem alguma graça, mas quando analiso a questão mais a fundo levantam-se problemas :s Como já disse, não sou religioso, apenas valorizo a história dos monumentos e o valor artístico que devem ser preservados, ao invés de serem utilizados como fins comerciais, porque em qualquer local se podia abrir uma biblioteca (embora a função de biblioteca seja mais aceitável) ou um café. Bem é só a minha opinião, um pouco diferente Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 11:07 pm

Concordo com o Floresta e com a Vampiria.

Sim, convém não urbanizar as igrejas com mobílias, estantes e arquitectura que encontramos em qualquer shopping. São construções muito bonitas, desenhadas e erguidas por artistas e trabalhadores. Devíamos abraçar isso, e não adulterar. Mas de resto, a ideia é muito agradável.
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 11:11 pm

Sim, compreendo o que queres dizer, Tiago, e concordo parcialmente com a tua posição. Cafés, pubs, e formas de divertimento leviano, que, como já disse, se encontram em qualquer shopping, e às toneladas, em qualquer cidade europeia, é perfeitamente decadente e insultuoso. Não para as crenças, mas para a História, e para as pessoas que ergueram tais construções. Lá está, a existência de livros, e cultura, no meu entender, é um elogio, e uma promoção para qualquer instituição e edifício. E de resto, é um conceito que faz parte da natureza de qualquer tentativa de interpretação verdadeira, e não dogmática, de qualquer religião. Não há verdadeiras crenças, sem conhecimento (ou busca do mesmo), portanto, as livrarias ou bibliotecas parecem-me adequadas.

Fora isso, e sou insuspeito neste campo, pois repudio o Cristianismo, gostava, no entanto, de ver a mesma ideia aplicada a mesquitas, ou sinagogas. Duvido muito que tal seja possível.

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 1:39 am

Tiago Costa escreveu:
Sinceramente não sei se é uma boa ideia. As pessoas podem não se identificar com uma religião e considera-la pouco correcta, daí a descrença, mas uma igreja Cristã como outro monumento religioso de qualquer outra religião costuma ter uma história por detrás e foi construído com um propósito, ser um local de fé, e embora eu não tenha sentimento religioso respeito quem o tenha e sobretudo valorizo o valor artístico e histórico que essas construções possuem.

Não quero com isto legitimar qualquer tipo de "saqueio" e desconstrução/reconversão de Igrejas como vingança, mas repara que ao longo da história tens inúmeros exemplos de locais de culto de outras religiões que foram tomados de assalto pelo Cristianismo e convertidos em Igrejas. Isto repete-se em relação a outras religiões, com especial incidência nas religiões abraãmicas, parece-me. Refiro isto porque
é um bocado ironia do destino.

Se a igreja não está em condições de prosseguir com o seu serviço, acho bem que seja reaproveitada para serviços úteis à sociedade. Se fosse transformada numa casa de fast food tipo McDonald's, aí sim, achava um bocado caricato e de mau gosto.


Tiago Costa escreveu:
Mesmo que a reaproveitação dos espaços não seja destrutiva para os monumentos, a mim parece-me errado fazer cafés e pubs dentro de uma igreja, que afinal é um santuário, seria o mesmo que construir um mini-mercado em cima de um local sagrado numa floresta onde os druidas praticavam os seus rituais. Os grandes arquitectos que projectaram esses edifícios pensaram-nos para um fim e a forma como foram utilizados faz parte da sua história, não se devia misturar interesses financeiros (porque certamente o são, o tal sentimento de novidade, "vamos beber café à igreja"). Confesso que quando li isto pela primeira vez achei piada à ideia, pareceu-me inovador e proveitoso reaproveitar espaços não utilizados, mas comecei a reflectir e a minha opinião mudou. É bonito sim, e tem alguma graça, mas quando analiso a questão mais a fundo levantam-se problemas :s Como já disse, não sou religioso, apenas valorizo a história dos monumentos e o valor artístico que devem ser preservados, ao invés de serem utilizados como fins comerciais, porque em qualquer local se podia abrir uma biblioteca (embora a função de biblioteca seja mais aceitável) ou um café. Bem é só a minha opinião, um pouco diferente Razz

Queres maior exemplo de um propósito comercial que uma igreja em pleno funcionamento? Hehe. Não anda longe da verdade.
Repara que se já não estavam a conseguir dar conta do espaço e da devida manutenção, assim foi uma solução melhor que se arranjou. A menos que tenham chegado lá e tenham despejado as pessoas à força, acho que não há mal nenhum, se foi tudo acordado nos devidos conformes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Conteúdo patrocinado





Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Empty
MensagemAssunto: Re: Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows   Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Com 44% da população de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias, cafés e casas de shows
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [30 Novembro] Dia das Livrarias
» Militares avisam Governo que estão com a população contra a austeridade
» Ateus/agnósticos sabem mais de religião que os próprios religiosos?
» American Cancer Society rejeita doação de uma associação de ateus.
» Os ateus são "mais desprezíveis que homossexuais, muçulmanos, negros e outras minorias"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Notícias-
Ir para: