Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Indicações de Filmes com temas Filosóficos

Ir para baixo 
+2
Ceinwyn
Eduardo.Lapa
6 participantes
AutorMensagem
Eduardo.Lapa
Discípulo/Discípula



Masculino
N. de Mensagens : 14
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeTer Mar 06, 2012 3:27 pm

Como não vi nenhum tópico tratando disso,resolvi criar





Waking Life,filme do aclamado diretor Richard Linklater (de Antes do Amanhecer e Dazed and Confused),trata-se de um sonho lucido no qual o personagem "viaja" conversando com os outros personagens que compõem seu sonho

Altamente recomendado!
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeTer Mar 06, 2012 8:06 pm

Isto dava uma lista ao nível do IMDB xD, por isso vou só deixar o último filme que me deixou de queixo caído: Uma Separação.
Já sei que não me calo com isto Razz, mas este filme ganhou prémios em cima de prémios, incluindo Urso de Ouro em Berlim e Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e inclui uma série de questões éticas e morais que me deixaram quase sem unhas para roer no cinema.

Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeTer Mar 06, 2012 9:41 pm

Ceinwyn escreveu:
Isto dava uma lista ao nível do IMDB xD, por isso vou só deixar o último filme que me deixou de queixo caído: Uma Separação.
Já sei que não me calo com isto Razz, mas este filme ganhou prémios em cima de prémios, incluindo Urso de Ouro em Berlim e Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e inclui uma série de questões éticas e morais que me deixaram quase sem unhas para roer no cinema.


Está na minha lista de filmes a ver! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeQua Mar 07, 2012 2:13 am

Bom tópico!

Há alguns filmes com nuances filosóficas marcadas que me vêm à memória de momento. Por exemplo um dos mais populares é o Matrix, que lida com questões ontológicas sobre a percepção da realidade e podem ainda identificar-se nuances de solipsismo, onde o mundo pode ser todo irreal, um produto da nossa imaginação, uma ilusão. Mas o Matrix dispensa apresentações, portanto...

Outros filmes interessantes com nuances filosóficas, sem ordem de preferência:

Primavera, Verão, Outono, Inverno... E Primavera ( http://www.imdb.com/title/tt0374546/ )
Este é um filme com influências filosóficas orientais (mais propriamente: budismo), que traça uma comparação entre o cíclo da vida e o ciclo das estações do ano (enfim, o ciclo da natureza no nosso planeta). Onde a primavera é a infância, o verão é a adolescência, o Outono é a idade adulta e o Inverno a velhice. O ciclo renova-se depois, o aprendiz passa a mestre, e há uma certa continuidade cíclica ao longo das gerações.

Trailer:








Samsara ( http://www.imdb.com/title/tt0196069/ )

É um filme sobre as dificuldades que surgem na vida de um indivíduo budista que busca a iluminação espiritual e estabelecem-se paralelos entre essas dificuldades e as próprias dificuldades que Buda enfrentou. Há várias nuances filosóficas possíveis de identificar.

Trailer:







Ghost Dog ( http://www.imdb.com/title/tt0165798/ )

Compromissos, juras, honra, ética e filosofia Zen Budista do Código do Samurai, é o assunto deste filme de acção com características anacrónicas (funde os preceitos morais da sociedade feudal japonesa e a sociedade moderna americana com a sua cultura muito distinta). A componente filosófica do filme é baseada no Hagakure.
Em suma: Um filme que à primeira vista poderia ser considerado um filme de acção como todos os outros, mas que intercala de forma deliciosa diversos momentos de reflexão onde se citam passagens do Hagakure, conforme as cenas vão progredindo.

Trailer:







Al-massir ["O Destino"] ( http://www.imdb.com/title/tt0119629/ )

"O Destino" é um filme sobre a vida do filósofo Averróis, o filósofo de Al-Andaluz durante o domínio mouro. O filme demonstra algumas das dificuldades que atravessou com o seu racionalismo e a subsequente perseguição que sentiu, quer por parte de islâmicos, quer por parte de cristãos. Dá para para ter uma ideia, ainda que romanceada, do que foram esses tempos.

Trailer:







O Homem Elefante ( http://www.imdb.com/title/tt0080678/ )

Este filme narra a história verídica de Joseph Merrick, um homem que tinha uma deformação física acentuada que lhe deixou partes do corpo totalmente disformes. O filme explora a importância do ser humano senciente para lá das aparências físicas e é uma crítica à forma como as massas conseguem ser absolutamente superficiais, gozando, entretendo-se e deliciando-se com os azares alheios e as curiosidades mórbidas, sem se preocupar com os sentimentos das pessoas visadas. É o grito de um homem silencioso, perturbado, que não aguenta mais: "Não sou um elefante! Não sou um animal! Eu sou um ser humano!".
Expõe-se a falta de ética e a moral decadente das pessoas que lucravam com estas "curiosidades de circo".

Trailer:







A Onda ( http://www.imdb.com/title/tt1063669/ )

A Onda coloca a seguinte questão: Seria possível uma nova ditadura?
É uma análise à importância de relembrar a história e manter a mente desperta. Quem esquece a história, pode estar a contribuir para que ela se venha a repetir.
A apatia é perigosa e o efeito bandwagon pode ser avassalador, como a história comprova.

Trailer:









Os Filhos do Homem ( http://www.imdb.com/title/tt0206634/ )

Em vez de fazer uma descrição, deixo esse trabalho para o filósofo Slavoj Žižek. Smile
Žižek sobre "Os Filhos do Homem": https://www.youtube.com/watch?v=pbgrwNP_gYE

Trailer:

Children Of Men Trailer por golemagr
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Eduardo.Lapa
Discípulo/Discípula



Masculino
N. de Mensagens : 14
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeQua Mar 07, 2012 1:47 pm

Ceinwyn escreveu:
Isto dava uma lista ao nível do IMDB xD, por isso vou só deixar o último filme que me deixou de queixo caído: Uma Separação.
Já sei que não me calo com isto Razz, mas este filme ganhou prémios em cima de prémios, incluindo Urso de Ouro em Berlim e Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e inclui uma série de questões éticas e morais que me deixaram quase sem unhas para roer no cinema.



Bom filme!
Assisti ontem,vale pensar se essa educação baseada no medo e não na liberdade vale mesmo a pena(no fim,acredito que nos,ocidentais,vivemos assim também,apenas fazemos de conta que não)
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeQua Mar 07, 2012 2:17 pm

Eduardo.Lapa escreveu:
Bom filme!
Assisti ontem,vale pensar se essa educação baseada no medo e não na liberdade vale mesmo a pena(no fim,acredito que nos,ocidentais,vivemos assim também)
As diferenças culturais que surgem são interessantes. Por exemplo, a dúvida religiosa da Razieh no primeiro dia seria quase absurda para nós (aquele contacto telefónico é genial) e o sistema de justiça é-nos bastante estranho (outro exemplo interessante disto é o Close-Up).
Mas o que mais gostei foram as questões filosóficas que podemos colocar, porque é tão difícil para nós como para eles escolher um lado naquelas situações, apesar das tais diferenças culturais.
Ir para o topo Ir para baixo
Whisper
Guerreiro/Guerreira
Whisper


Feminino
Câncer Rato
N. de Mensagens : 41
Idade : 39
Local : Rivendell
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 3:45 pm

Adorei "A Onda". É dos filmes mais brutais em termos de analisar a sociedade actual e real - não esquecer que foi baseado numa experiência verídica.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 9:21 pm

Whisper escreveu:
Adorei "A Onda". É dos filmes mais brutais em termos de analisar a sociedade actual e real - não esquecer que foi baseado numa experiência verídica.
Um dos meus filmes preferidos! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Um
Guerreiro/Guerreira
Um


Masculino
N. de Mensagens : 39

Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 1:03 pm



Citação :
The Sea That Thinks
From Wikipedia, the free encyclopedia

Release dates
December 21, 2000
Running time
100 minutes
Country Netherlands
Language Dutch

The Sea That Thinks (Dutch: De zee die denkt) is a 2000 Dutch experimental film directed by Gert de Graaff. The film makes heavily use of optical illusions to tell a "story within a story" revolving around a screenwriter writing a script called The Sea That Thinks. The script details what is happening around him and eventually begins to affect what happens around him.



O trailer que se segue não é grande coisa, mas já dá uma ideia do que poderá ser o filme...


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Indicações de Filmes com temas Filosóficos Empty
MensagemAssunto: Re: Indicações de Filmes com temas Filosóficos   Indicações de Filmes com temas Filosóficos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Indicações de Filmes com temas Filosóficos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Indicações Sobre Tópicos de Eventos
» Filmes Históricos
» Filmes em Francês
» Filmes que viram recentemente...
» Filmes sobre psicologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: