Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 9/11 - The Falling Man

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

9/11 - The Falling Man Empty
MensagemAssunto: 9/11 - The Falling Man   9/11 - The Falling Man Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 10:50 am

Acabei de ver há pouco este documentário.

É muito pesado e tem imagens fortes, que dão uma visão mais próxima do que se passou nas Torres Gémeas. São as imagens das pessoas que se atiraram das janelas, por preferirem a morte rápida a serem consumidas pelas chamas no interior.

Tal como o documentário refere, algumas destas imagens foram vistas no próprio dia e no dia seguinte, mas rapidamente a comunicação social deixou de as difundir, por serem realmente fortes e capazes de ferir sentimentos de que as vê. Simultaneamente, esta omissão teve um efeito bastante visível no sentimento colectivo americano. Passaram a ser muito mais referidos os actos heróicos dos bombeiros e polícias, e foi salientado o "sentimento americano"... E como se sabe, o mundo mudou muito a partir desse dia.

Uma das citações mais interessantes no filme:
Citação :
I didn't recognise the objects that I was seeing as people. Maybe the thought was just too horrifying...
Talvez por ser um pensamento demasiado horrível, a comunicação tenha decidido que a linha do aceitável tenha sido ultrapassada com estas imagens. Com o efeito de se ter levado quase ao esquecimento a forma como aquelas pessoas faleceram.


É uma homenagem àqueles que tomaram a sua última decisão naquele dia, talvez heróica, talvez cobarde.

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

9/11 - The Falling Man Empty
MensagemAssunto: Re: 9/11 - The Falling Man   9/11 - The Falling Man Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 1:51 pm

Também já vi esse documentário e é, tal como vários outros documentários sobre situações igualmente difíceis de digerir, algo que nos faz pensar sobre as situações extremas, de sobrevivência.
O salto em si não sei se poderá ser considerado heróico ou cobarde. Talvez de "desespero" seja a melhor forma de o descrever - ou então de dor (física e emocional). Podemos apenas tentar imaginar o que terão sentido as pessoas que estavam nessa situação. Muitas saltaram, outras provavelmente escolheram não saltar e esperaram, em vão, por uma oportunidade de serem salvas pelos bombeiros e outro pessoal que prestou auxílio nos esforços de salvamento.
Quanto está em causa a sobrevivência, e em condições "normais", há coisas que provavelmente são difíceis de controlar no nosso comportamento.

Os meios de comunicação acabaram por não transmitir muito essas imagens um pouco por respeito às famílias das vítimas, pela dor que elas podem causar, parece-me, ou pela indignação do público. Ver os edifícios a desmoronar é mau, mas ver explicitamente as pessoas a atirarem-se, desesperadas, é ainda pior, pois ilustra directamente o sofrimento das pessoas mais do que um amontoado de betão e aço a arder.

Vi há uns anos na TV outro documentário sobre uma situação também complicada: O despenho de um avião nos andes. Neste caso, os sobreviventes tiveram necessidade de praticar canibalismo para sobreviver, alimentando-se dos corpos dos que não sobreviveram ao despenho. Situações em que ninguém gostaria de estar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

9/11 - The Falling Man Empty
MensagemAssunto: Re: 9/11 - The Falling Man   9/11 - The Falling Man Icon_minitimeQua Jun 26, 2013 1:09 am

Ainda me lembro deste dia e de estar a acompanhar tudo aquilo ao segundo. Foi inacreditável. O documentário tira o anonimato de algumas das pessoas que morreram naquele dia. O desespero e a impotência de todos perante uma catástrofe daquela dimensão. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





9/11 - The Falling Man Empty
MensagemAssunto: Re: 9/11 - The Falling Man   9/11 - The Falling Man Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
9/11 - The Falling Man
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Oficina de Arte :: Cinema-
Ir para: