Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Será a crença intrínseca ao ser humano?

Ir para baixo 
+15
Averróis
Spectrum
Nocturna
Noor
Entropic Thing
Ceinwyn
Jordán
Wanderer
Kraft durch Freude
Fadinha
Tearsofawolf
tempus
Apfel
SaahiraMoon
Fundador (ex-Váli)
19 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSáb Dez 13, 2008 4:45 pm

Apesar de me considerar céptico ultimamente tenho-me questionado acerca da naturalidade das crenças. Talvez o facto de todas as culturas terem as suas crenças seja um argumento a favor destas, aliás, questiono-me até se estas não terão um papel organizacional, moral ou até ecológico. Se formos para certas zonas da Índia vemos animais selvagens vivendo ao lado de humanos, algo impossível na nossa sociedade, e isto porque os nativos acreditam que estes seres podem ser um antepassado seu. Não quero debater se isso será verdade ou não, mas as consequências da crença são, a meu ver, benéficas.

Outro ponto também importante nas crenças tradicionais é o seu aspecto cultural e até artístico, embora muitas vezes as crenças tenham impedido a evolução da arte e da ciência, por outras vezes projectaram-na. Vem-me á cabeça os poemas baseados em mitologias, ou as estatuas de deuses.

No entanto quero realçar o papel objectivo das crenças, como sendo parte integrante de uma sociedade.

A pergunta fica: será a crença positiva ou nefasta?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
SaahiraMoon
Sacerdote/Sacerdotisa
SaahiraMoon


Feminino
Câncer Galo
N. de Mensagens : 240
Idade : 30
Local : Leiria.
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSáb Dez 13, 2008 9:50 pm

A crença? Positiva claro. Por tudo o que referiste, e também porque pode funcionar como uma auto-estima para as pessoas.

Religião? Aí é completamente diferente, pelo menos eu acho. Acho que isso já é nefasto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://saahira-gg.hi5.com
Apfel
Guerreiro/Guerreira
Apfel


Feminino
Sagitário Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Local : Guimarães e Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 1:11 pm

A crença parece-me fundamental à existência humana. As crenças funcionam como um factor de distinção entre sociedades e formam indivíduos. Para muitos talvez isso seja mau, mas para outros, com os quais partilho a minha opinião, acho algo de louvar. E digo de louvar pelo simples facto de nos referirmos à fé. Ao acreditar. Seja ele religioso, ou não.

Outros duvidarão de mim, mas acho de uma extrema beleza uma pessoa com as suas convicções, ideais, que luta por eles. Sejam eles bons ou maus, façam ou não diferença, tenham ou não importância.

Será preferível uma pessoa com maus ideais a uma desprovida de convicções algumas? A meu ver, sim. O Homem precisa de valores. Precisa de noções para assim orientar a sua vida, entre o certo e o errado, e todas as dualidades daí adjacentes. Um homem sem valores, mesmo sendo eles errados, não é uma pessoa; um homem sem crenças de qualquer espécie tende a aproximar-se dos animais que nos fazem companhia e agir por instinto.

É fundamental acreditar em algo. Em último recurso, na religião ou em si mesmo. Acreditar em entidades a si superiores, ou fazer de si mesmo o Deus da sua vida e definir o seu destino. Mas a crença está sempre implícita à condição humana.

O acreditar poderá muitas vezes ser considerado mau, vista a situação com olhos de observador, claro está. Mas ser humano é isso mesmo: constituir juízos.

Que seria portanto de uma pessoa sem as suas noções?
Ir para o topo Ir para baixo
SaahiraMoon
Sacerdote/Sacerdotisa
SaahiraMoon


Feminino
Câncer Galo
N. de Mensagens : 240
Idade : 30
Local : Leiria.
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 7:01 pm

Apfel escreveu:
Que seria portanto de uma pessoa sem as suas noções?

Uma não-pessoa?
Ir para o topo Ir para baixo
http://saahira-gg.hi5.com
Apfel
Guerreiro/Guerreira
Apfel


Feminino
Sagitário Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Local : Guimarães e Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 7:06 pm

SaahiraMoon escreveu:
Apfel escreveu:
Que seria portanto de uma pessoa sem as suas noções?

Uma não-pessoa?

O homem conquista a humanidade na medida em que evolui, em que se vai tentando superar, aproximando-se da ideia que tem de 'bom'. Para o fazer, precisa das suas convicções. Razz Para saber onde pisar, por onde caminhar, para ter ao que se agarrar acima de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
SaahiraMoon
Sacerdote/Sacerdotisa
SaahiraMoon


Feminino
Câncer Galo
N. de Mensagens : 240
Idade : 30
Local : Leiria.
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 7:08 pm

Apfel escreveu:
SaahiraMoon escreveu:
Apfel escreveu:
Que seria portanto de uma pessoa sem as suas noções?

Uma não-pessoa?

O homem conquista a humanidade na medida em que evolui, em que se vai tentando superar, aproximando-se da ideia que tem de 'bom'. Para o fazer, precisa das suas convicções. Razz Para saber onde pisar, por onde caminhar, para ter ao que se agarrar acima de tudo.

Concordo contigo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://saahira-gg.hi5.com
Apfel
Guerreiro/Guerreira
Apfel


Feminino
Sagitário Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Local : Guimarães e Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 7:19 pm

SaahiraMoon escreveu:
Apfel escreveu:
SaahiraMoon escreveu:
Apfel escreveu:
Que seria portanto de uma pessoa sem as suas noções?

Uma não-pessoa?

O homem conquista a humanidade na medida em que evolui, em que se vai tentando superar, aproximando-se da ideia que tem de 'bom'. Para o fazer, precisa das suas convicções. Razz Para saber onde pisar, por onde caminhar, para ter ao que se agarrar acima de tudo.

Concordo contigo.

Sempre bom vermos que as nossas opiniões vão de encontro às dos outros Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tempus
Burguês/Burguesa
tempus


Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Idade : 37
Local : inside your mind
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 8:22 pm

Acho que a crença é ,alem do sentimento, o que faz dos humanos aquilo que sao. é o que nos distingue dos outros animais ou de simples maquinas. Esta intrínseca no 'código' humano o facto de serem capazes de acreditar em algo ,á primeira vista, irreal,. de serem capazes de arranjar forças através de uma religião ou outro género de crença.

Boa ou má, a crença é o que faz um ser humano sair da rotina..de continuar a viver. A simples e mundana vida de nascer- aprender- trabalhar-procriar-morrer , faria muito pouco sentido sem algo em que acreditar para alem disto. Seja numa vida pós morte, ou de uma ideia que serao recompensados pelo esforço no dia a dia, ou a simples crença em si proprio ,de que pode ser melhor e melhor a si mesmo..superar o que antes parecia impossível,etc..

na essência, eu gosto de questionar os outros sobre as suas crenças, nao sendo eu um setico, o que eu tenho é grande curiosidade para saber o que move as pessoas, e na minha opiniao, acho ridículo quando alguem diz que Deus nao existe, que nao existem energias alternativas, que nao existe isto ou aquilo e que existo outra coisa. Que provas existem para negar ou provar isto? Que direito tem um individuo opara questionar outro sobre as suas crenças, quando nao ha provas a refutar ou comprovar? isso é a definiçao de crença ou fé.. acreditar em algo que nao é provado ou refutado..mas mesmo assim acreditam. Acho discussões sobre religioes muito tristes,pelo facto de nao se discutir uma idea por tras do nome, mas sim a instituiçao, fazendo ataques á instituiçao e nao á religiao em si, porque no fundo, nao ha argumento contra ou a favor da religiao.. Sao simplesmente discussões ocas, criadas apenas por odios a instituiçoes.

Sei que crença nao é so religiao, apenas usei religiao como exemplo neste ultimo paragrafo. em suma, todos os humanos sao capazes de acreditar em algo , ora em entidades, ou em si proprio ou na sua ciencia..mas estao sempre apoiados em algo, sendo o ser humano um ser incapaz de se ver sozinho..tem de criar formas de se proteger, criando entidades ou outra coisa para os aconchegar nos dias mais solitarios ou penosos, ou simplesmente para arranjar forças
Ir para o topo Ir para baixo
Apfel
Guerreiro/Guerreira
Apfel


Feminino
Sagitário Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Local : Guimarães e Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 8:46 pm

tempus escreveu:


Que provas existem para negar ou provar isto? Que direito tem um individuo opara questionar outro sobre as suas crenças, quando nao ha provas a refutar ou comprovar? isso é a definiçao de crença ou fé.. acreditar em algo que nao é provado ou refutado..mas mesmo assim acreditam. Acho discussões sobre religioes muito tristes,pelo facto de nao se discutir uma idea por tras do nome, mas sim a instituiçao, fazendo ataques á instituiçao e nao á religiao em si, porque no fundo, nao ha argumento contra ou a favor da religiao.. Sao simplesmente discussões ocas, criadas apenas por odios a instituiçoes.

Não poderia estar mais de acordo.. Infelizmente é precisamente isso que acontece. O problema do respeito, vulgo da sua falta, pela liberdade de pensamento e de crença do outro sempre existiu e talvez seja algo a acompanhar a humanidade até ao fim dos tempos.
Mas as coisas são recíprocas: há quem acredite nisto e naquilo, e não me referindo só à religião, e desdenhe os que ou não acreditam, ou duvidam; e há quem não acreditanto em nada disto, tome como certeza a não existência de determinadas noções, entidades, etc.

No fundo, é preciso é acreditar, nem que seja o acreditar que a razão mora em nós e o mundo está errado..
Ir para o topo Ir para baixo
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf


Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Idade : 44
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeTer Dez 16, 2008 11:53 am

tempus escreveu:
Acho que a crença é ,alem do sentimento, o que faz dos humanos aquilo que sao. é o que nos distingue dos outros animais ou de simples maquinas. Esta intrínseca no 'código' humano o facto de serem capazes de acreditar em algo ,á primeira vista, irreal,. de serem capazes de arranjar forças através de uma religião ou outro género de crença.

Boa ou má, a crença é o que faz um ser humano sair da rotina..de continuar a viver. A simples e mundana vida de nascer- aprender- trabalhar-procriar-morrer , faria muito pouco sentido sem algo em que acreditar para alem disto. Seja numa vida pós morte, ou de uma ideia que serao recompensados pelo esforço no dia a dia, ou a simples crença em si proprio ,de que pode ser melhor e melhor a si mesmo..superar o que antes parecia impossível,etc..

na essência, eu gosto de questionar os outros sobre as suas crenças, nao sendo eu um setico, o que eu tenho é grande curiosidade para saber o que move as pessoas, e na minha opiniao, acho ridículo quando alguem diz que Deus nao existe, que nao existem energias alternativas, que nao existe isto ou aquilo e que existo outra coisa. Que provas existem para negar ou provar isto? Que direito tem um individuo opara questionar outro sobre as suas crenças, quando nao ha provas a refutar ou comprovar? isso é a definiçao de crença ou fé.. acreditar em algo que nao é provado ou refutado..mas mesmo assim acreditam. Acho discussões sobre religioes muito tristes,pelo facto de nao se discutir uma idea por tras do nome, mas sim a instituiçao, fazendo ataques á instituiçao e nao á religiao em si, porque no fundo, nao ha argumento contra ou a favor da religiao.. Sao simplesmente discussões ocas, criadas apenas por odios a instituiçoes.

Sei que crença nao é so religiao, apenas usei religiao como exemplo neste ultimo paragrafo. em suma, todos os humanos sao capazes de acreditar em algo , ora em entidades, ou em si proprio ou na sua ciencia..mas estao sempre apoiados em algo, sendo o ser humano um ser incapaz de se ver sozinho..tem de criar formas de se proteger, criando entidades ou outra coisa para os aconchegar nos dias mais solitarios ou penosos, ou simplesmente para arranjar forças

Cinco Estrelas!!!

Por acaso ás vezes ocorre-me perguntar á malta que se diz satânica e anti cristão o que vê de mal no que Jesus dizia?
Quando pergunto as resposta entroncam smp na religiao e é uma chatice dizer que são coisas diferentes, basta o facto de Jesus nunca querer ter fundado uma religião, era Judeu e nunca quis deixar de o ser.
Inclusive até já ouvi ah e tal o gajo era pandulas como justificação, por acaso o gajo de Gorgoroth uma banda de black Metal de grande cariz anti cristão, resolveu dizer publicamente que é homossexual.
Irónico!!! EhEhEhEh
Ir para o topo Ir para baixo
Fadinha
Guerreiro/Guerreira
Fadinha


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 48
Idade : 45
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 11:38 pm

Bem pouco me resta escrever depois do que vocês aqui disseram... Concordo com a necessidade de existir uma crença para cada um de nós, algo que nos "ajuda" a enfrentar as adversidades do dia à dia. Falo por mim, eu sinto uma necessidade por vezes angustiante de que haja "qualquer coisa" para além disto, desta vida, do meu corpo. Quero acreditar que a minha alma vai mais além daquilo que eu possa imaginar.
Quanto à religião, também me confundo... Se por um lado é um escape, um modo de acreditar que existe algo superior e que não existe um fim, também é algo que tem levado a que existam conflitos e injustiças ao longo de décadas. Em nome de Deus tudo se faz, em nome de Deus tudo se critica... Eu pergunto-me: e se esse Deus existir mesmo e um dia se passar da cabeça? Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeQui Jan 22, 2009 10:13 pm

Este fórum está-me a assustar pela quantidade de coisas que por aqui tenho lido com as quais me tenho identificado... Surprised

Apfel escreveu:
Outros duvidarão de mim, mas acho de uma extrema beleza uma pessoa com as suas convicções, ideais, que luta por eles. Sejam eles bons ou maus, façam ou não diferença, tenham ou não importância.
Não duvido! Aliás, é das características que considero mais notáveis em vários momentos da História do Homem. A criação de civilizações e o seu desenvolvimento teve sempre, mais ou menos implícitas, um conjunto de crenças: o objectivo passa quase sempre pela tentativa da criação de uma sociedade mais "correcta" tendo em conta os padrões que são considerados como tal. O movimento de massas de pessoas, que acreditam em algo e que farão tudo o que estiver ao seu alcance para atingir um objectivo parece-me sempre um valor fantástico. Infelizmente, em todos os momentos da História (se estiver enganado e já tiver existido uma sociedade realmente justa, que me corrijam!) houve aproveitamentos da parte de quem se encontra no topo da hierarquia, dada a facilidade que têm para manipular aqueles que inicialmente aderiram ao "sistema" por nele verem alguma lógica e nele acreditarem.

tempus escreveu:
Acho discussões sobre religioes muito tristes,pelo facto de nao se discutir uma idea por tras do nome, mas sim a instituiçao, fazendo ataques á instituiçao e nao á religiao em si, porque no fundo, nao ha argumento contra ou a favor da religiao.. Sao simplesmente discussões ocas, criadas apenas por odios a instituiçoes.
Exactamente. É muito difícil encontrar quem esteja disposto a pensar para além daquilo que lhes é posto todos os dias à frente. Não os censuro: eu também o faço. É mesmo mais confortável manter os dogmas que temos, a estarmos abertos a discussões que nos possam mudar a opinião, seja ela qual for. Por vezes parece que é necessário um estado de espírito no qual não estamos sempre disponíveis entrar.

Por outro lado, não sei se alguma vez o tentaste fazer, mas por vezes sinto mesmo que não é possível transmitir a ideia que temos acerca daquilo em que acreditamos ou pensamos. Muitas vezes a pessoa não entende mesmo aquilo que queremos dizer, daí ser mais fácil por vezes evitar ou desviar este tipo de temas para assuntos mais "terrenos", em vez de entrar em discussões mais profundas, que não serão entendidas por todos.

Tearsofawolf escreveu:
por acaso o gajo de Gorgoroth uma banda de black Metal de grande cariz anti cristão, resolveu dizer publicamente que é homossexual.
Irónico!!! EhEhEhEh
Heh! O gajo disse isso? Só tinha lido uma notícia onde dizia que tinha um grande amigo com quem ia lançar uma linha de roupa feminina. Onde leste que ele tinha admitido ser homossexual?

Fadinha escreveu:
Falo por mim, eu sinto uma necessidade por vezes angustiante de que haja "qualquer coisa" para além disto, desta vida, do meu corpo. Quero acreditar que a minha alma vai mais além daquilo que eu possa imaginar.
Quanto à religião, também me confundo... Se por um lado é um escape, um modo de acreditar que existe algo superior e que não existe um fim, também é algo que tem levado a que existam conflitos e injustiças ao longo de décadas. Em nome de Deus tudo se faz, em nome de Deus tudo se critica... Eu pergunto-me: e se esse Deus existir mesmo e um dia se passar da cabeça? Shocked
Smile Eu não sinto uma "necessidade" de que haja qualquer coisa. Sinto que há mesmo. Há qualquer coisa em mim que me diz que esta realidade não faz sentido sem algo que exista para além dela. Algo que esteja para além da realidade e que faça tudo encaixar-se e fazer sentido. Acredito que seja a isto que alguns chamam Deus, outros chamam outras coisas. Há uns tempos costumava pensar que Deus deve ser um gajo mesmo muito sádico, que gosta de jogar aos Sims e nunca se cansa. Very Happy

Não sinto que seja "necessário" acreditar em algo, mas sim que esse acreditar seja parte do que é o Homem. Não consigo entender (e talvez aqui esteja a minha limitação) como é possível alguém não acreditar que haja algo para além desta realidade, para além das dimensões de que nos apercebemos (espaço e tempo). Algo onde aquilo que sou, para além da minha existência física e não-física (chamem-lhe o que quiserem) faça sentido.

É óbvio que crenças diferentes levantam conflitos. Faz parte da Natureza haver conflitos entre todos os animais, sejam eles racionais ou não. A fé serve como desculpa para satisfazer esse instinto.
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 9:17 am

Desculpem lá, mas desta vez não concordo com a maioria de vós quando dizem que a crença é o que faz de nós humanos.
Eu não sei o que faz de nós humanos nem se existe algo de tão óbvio que nos distinga de todos os outros animais.

A meu ver a crença por si só é um conceito vazio, especialmente se for interpretado da forma como alguns de vós o definiram: "a capacidade de acreditar em algo irreal sem a menor prova".

Na minha opinião a crença, tal como a religião, é apenas uma "ferramenta" (ou uma espécie de sofá confortável) que o ser humano tem para facilitar a sua existência e para se refugiar da sua incapacidade em compreender a realidade.

Também ao contrário do que li por aqui, não penso que a crença seja a força motriz que nos faz sair da rotina. Por exemplo eu adoro tentar compreender aquilo que sou, para onde vou, e todos os mais mistérios filosófico-existencialistas; no entanto isto não faz com que acredite que eles realmente possam ser compreendidos - o que me move não é a crença, mas sim a sede de conhecimento. Para mim, o importante é mesmo a viagem (neste caso a aprendizagem/descoberta) e não o destino (a verdade absoluta/conhecimento pleno, que duvido que realmente exista).

Não sei se consegui transmitir o meu ponto de vista, mas de qualquer forma espero que não interpretem mal as minhas palavras, pois apesar de não concordar com os outros pontos de vista aqui expressos, isso não significa que não os aceite.
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
tempus
Burguês/Burguesa
tempus


Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Idade : 37
Local : inside your mind
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 11:57 am

se vives pela sede do conhecimento (acho bem ate).. depois morres e para que te serviu isso? Acreditar em algo alem disto é capaz de te ajudar.. uma idea de que ha algo depois da morte e que o que fazes aqui serve para alguma coisa... para que teres esse conhecimento todo se no fim voltas a pó? para ter conversas interessantes com pessoas com menos conhecimento que tu ,quando fores pa reforma e estiveres sentado num banco de jardim com os compadres? ^_^
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSex Jan 23, 2009 1:07 pm

tempus escreveu:
depois morres e para que te serviu isso? Acreditar em algo alem disto é capaz de te ajudar..
Ajudar? Mas eu não preciso desse tipo de ajuda para encarar o meu caminho. Tento encará-lo tal como ele se me apresenta, sem "floreados". Acho que isso da "crença" não é nada mais que uma forma de disfarçar o caminho, como que embelezando-o.

tempus escreveu:
para que teres esse conhecimento todo se no fim voltas a pó? para ter conversas interessantes com pessoas com menos conhecimento que tu ,quando fores pa reforma e estiveres sentado num banco de jardim com os compadres
Seguindo esse teu ponto de raciocínio, para que serve o que quer que seja se no fim voltamos a pó? Eu acho que o momento vale por si só.

Como tinha dito no outro post, penso que o mais importante é mesmo a viagem e não o destino final. Ou seja, o importante é o conhecimento: pelo simples prazer que me dá em descobrir uma coisa nova ou em entender uma coisa que já conhecia. Não é com objectivo de quando for velho ter conversas de jardim, mas sim de aproveitar as sensações que o conhecimento me traz.

Se tu sentes a necessidade premente de acreditar em algo transcendente, tudo bem por mim, não me ofende. No entanto eu não sinto essa necessidade, contento-me com o prazer que vou tirando de alguns momentos da minha existência...
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSáb Jan 24, 2009 11:09 pm

Wanderer escreveu:
Desculpem lá, mas desta vez não concordo com a maioria de vós quando dizem que a crença é o que faz de nós humanos.
Eu não sei o que faz de nós humanos nem se existe algo de tão óbvio que nos distinga de todos os outros animais.

A meu ver a crença por si só é um conceito vazio, especialmente se for interpretado da forma como alguns de vós o definiram: "a capacidade de acreditar em algo irreal sem a menor prova".

Na minha opinião a crença, tal como a religião, é apenas uma "ferramenta" (ou uma espécie de sofá confortável) que o ser humano tem para facilitar a sua existência e para se refugiar da sua incapacidade em compreender a realidade.

Depois de ter pensado um pouco, reparei que há aqui vários conceitos que talvez se estejam a misturar. Pelo menos acho que eu próprio os misturei um pouco.


Existe no Homem uma capacidade enorme para imaginar. Tem sido a imaginação humana que tem impulsionado muitas das mudanças e evoluções na sua forma de viver. O Homem pensa em algo que não é real, e, por imaginar que se isso for real poderá ser bom para si, tenta atingi-lo.
Quando falei nas civilizações que se erguem alicerçadas num conjuntos de crenças porque acreditam que se as seguirem irão viver melhor, era disto que falava.

Para além disto, acrescentem à imaginação fértil do Homem o facto de até há bem pouco tempo não haver um momento em que este pudesse sentir-se seguro. Durante muitos milhares de anos o Homem viveu à mercê da Natureza, sem a protecção de quatro paredes, constantemente sujeito às condições climatéricas e constantemente ameaçado por outros animais, muitas das vezes bem mais fortes do que ele, sem nada em que se apoiar a não ser a sua mente, a sua inteligência e... A sua imaginação. Aqui a imaginação foi uma "ferramenta" crucial para a nossa sobrevivência. O Homem teve de descobrir técnicas para sobreviver à ameaça das outras espécies, e fê-lo muitas vezes recorrendo à imaginação. Acreditando que seria possível usar uma ou outra técnica, arriscou, e muitas das vezes teve sucesso.

Junta a isto um pouco de empirismo e, se de todas as vezes em que pediste aos céus para que os lobos não te viessem comer a família eles não vieram, mas no dia em que te esqueceste, a tua comunidade foi atacada e ficaste sozinho, tens aí uma receita fantástica para começares a ter mais respeitinho pelo senhor deus dos céus e passares a venerá-lo todos os dias, se queres sobreviver mais uns tempos.



Podes ter muitos conhecimentos, Wanderer, mas experimenta viver fora da civilização durante uns tempos, apenas entregue a ti próprio e à Natureza. Quando voltares, diz-me se o que mandou mais foi o teu lado racional e aquilo que aprendeste antes ou aquilo em que te apoiaste para acreditar que tinhas hipóteses de sobreviver durante o tempo em que tiveste de fazer tudo por tudo para que isso fosse possível.



Uma das formas de alguém se ajudar a ultrapassar um momento difícil consiste precisamente em imaginar-se daí a algum tempo, e pensar como gostaria de estar. A partir daí, terá algo a que se agarrar, e algo pelo qual lutar.
Se algum de vocês já tiver feito teatro, saberá certamente que as melhores representações são aquelas em que o actor se convence de que ele próprio é a personagem. Imagina que é a personagem, "convencendo-se" de que é essa personagem, podendo até sentir momentaneamente o que a personagem sente.


Daí que a imaginação e acreditar que aquilo que se imagina pode ser possível faça parte daquilo que o ser Humano é. Há crianças que têm dificuldade em distinguir a sua imaginação da realidade. Há situações em que não é possível saber com certeza se algo de que nos recordamos aconteceu mesmo ou se foi imaginado.

O Homem tem a capacidade de acreditar em algo irreal sem a menor prova, sim. Faz parte daquilo que somos. E sim, é uma ferramenta que até já foi essencial para a nossa sobrevivência. Acreditar que aquilo que não entendemos possa ter uma explicação e imaginar algo, acreditando que essa pode ser uma explicação plausível também é natural.

No entanto, podem haver outras possibilidades para explicar as mesmas coisas. Ouvi-las e comparar essas com aquelas em que acreditávamos, sujeitando-nos a verificar que podíamos estar errados nem sempre é fácil e nem todos estão disponíveis para se sujeitar a isso.



Desculpem o testamento... E espero ter feito sentido! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Jordán
Guerreiro/Guerreira
Jordán


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 49
Idade : 33
Local : Parede, Cascais
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeDom Jan 25, 2009 8:45 pm

Eu acho que a crença é algo muito positivo...
o acreditar nalguma coisa, muitas vezes é o que nos faz seguir em frente. Comparo a crença ao Sonho, para me poder explicar melhor.

Como escreve Fernando Pessoa em "A Mensagem", ser descontente é ser homem. Quem não tem sonhos, não vive. o mesmo se passa com as crenças, na minha opiniao. A ideia de acreditar em algo mais é essencial à grande maioria dos humanos. Tudo o que é trasncendente à nossa realidade, fascina-nos; E não é por acaso. Crenças, sonhos e desejos: penso que sejam estas três coisas que movem a humanidade.

Outro assunto já são as crenças ligadas à religião. Não querendo criticar nenhuma religião em concreto, temos que admitir que há interpretações erradas... que levam as pessoas a extremos.


Cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 9:38 am

Desta vez concordo com o Kraft durch Freude, quando diz:
Citação :
(...) reparei que há aqui vários conceitos que talvez se estejam a misturar. Pelo menos acho que eu próprio os misturei um pouco.
.

Na realidade acho que vocês misturam dois conceitos que eu acho totalmente distintos: imaginação e crença.

Eu nunca duvidei da importância da imaginação na evolução da humanidade. A imaginação tem sido o grande mote para todas as inovações (quer sejam científicas, tecnológicas, literárias, etc.).

Onde eu não concordo com vocês é na importância que dão à crença. Pois, a meu ver esta não é necessária à existência do ser humano. Ela foi criada pelo ser humano para tentar amenizar a sua incapacidade de compreender a complexidade do mundo que o rodeia, no entanto isto não faz dela um requisito para viver.

A crença pode facilitar a vida a muita gente, no entanto a mim - e penso que a muitas outras pessoas (quer agora quer no passado) - simplesmente não faz falta.

A crença faz com que as pessoas não encarem a realidade tal como ela se lhes depara, mas sim sob o ponto de vista de alguma ideia pré-concebida, tornando assim a realidade diferente. Quem sabe para uns mais fácil de digerir, mas também, a meu ver, mais enganosa.
Eu prefiro, mesmo que seja duro, encarar a realidade tal como ela se me apresenta e não acreditando que ela é "mais bonita". O que garante às pessoas que a existência tem de ser algo fácil de suportar?

Ainda relativamente ao post do Kraft durch Freude:
Citação :
Podes ter muitos conhecimentos, Wanderer, mas experimenta viver fora da civilização durante uns tempos, apenas entregue a ti próprio e à Natureza. Quando voltares, diz-me se o que mandou mais foi o teu lado racional e aquilo que aprendeste antes ou aquilo em que te apoiaste para acreditar que tinhas hipóteses de sobreviver durante o tempo em que tiveste de fazer tudo por tudo para que isso fosse possível.

Acredita que aquilo que me faria sobreviver fora da civilização não seria a minha "fé" em que os "deuses" me iriam ajudar. A única forma de sobrevivência seria recorrer ao engenho, raciocínio e imaginação. A crença em que algo superior viria em meu socorro quando precisasse não me iria ajudar. Provavelmente iria distrair os meus sentidos fazendo com que baixasse a guarda e mais facilmente fosse caçado por algum animal...

Volto a repetir: acho que o cerne da nossa "discussão" não está na crença mas sim na distinção entre crença e imaginação. Por aquilo que tenho visto aqui vocês juntam ambas e eu separo-as, dando uma superior importância à imaginação criativa e não à crença.

Para mim a imaginação é o motor que torna possível a vontade e a crença não passa de um motor que não pega porque está preso a verdades pré-concebidas e de impossível verificação.

Esta metáfora com o motor não ficou lá muito bem conseguida, mas foi o que me veio à mente agora.

Espero que tenham percebido o meu ponto de vista. Mais uma vez repito que aceito o vosso, apenas não concordo com ele em certos sentidos como expliquei aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 3:13 pm

Existe uma fronteira que é comum entre a crença e a imaginação. As primeiras religiões nasceram de mitos que eram passados de geração e que eram criados por mestres/poetas/xamãs com objectivos morais, doutrinais, artísticos, políticos ou explicações do desconhecido. Lembremos por exemplo os textos épicos da mitologia grega onde a crença se entrelaçava com a imaginação e a arte, ou a alegoria de Platão da Atlântida (que até poderiam ter por base um acontecimento real).

No entanto as crenças, a meu ver, têm o seu aspecto negativo e não quero de todo desculpa-lo, a minha questão está mesmo entre se valerá a pena acreditar tendo em conta o que isso terá de negativo e positivo.

É a primeira vez na historia da humanidade (acho eu xP) que existe uma sociedade maioritariamente céptica e o que vemos é que as gerações estão cada vez mais desligadas das artes, da politica do saber em geral. A minha pergunta é: Estará uma coisa relacionada com a outra?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 4:12 pm

Váli escreveu:
Existe uma fronteira que é comum entre a crença e a imaginação.
Eu concordo que a imaginação e a crença têm fronteiras que se tocam (talvez tenham estado mais próximas no passado), mas continuo a dizer que são duas coisas distintas.

Se tu acreditas cegamente em algo (para mim é isso que é a crença) acabas por estar a limitar a tua imaginação e a aceitar como certo algo que, ao fim ao cabo, foi imaginado por outra pessoa...

Relativamente às tuas questões
Váli escreveu:
É a primeira vez na historia da humanidade (acho eu xP) que existe uma sociedade maioritariamente céptica e o que vemos é que as gerações estão cada vez mais desligadas das artes, da politica do saber em geral. A minha pergunta é: Estará uma coisa relacionada com a outra?.

Não me parece que vivamos numa sociedade maioritariamente céptica. Por aquilo que vejo nos meios de comunicação parece-me que há muito mais gente crente... Mas posso estar enganado.

A meu ver a falta de interesse generalizado pela cultura talvez se deva ao acesso imediato a "conhecimento fácil" (bombardeamento de informação inútil pelos media). Mesmo admitindo que a sociedade seja maioritariamente céptica, não sei se isso leva ao desinteresse pelo saber.
Como podes ver pelos meus posts, eu tenho tendência a duvidar de tudo, no entanto isso não faz com que me desligue da arte/cultura/etc., antes pelo contrário, estas áreas têm suma importância para mim.

Resumindo, acho que a verdadeira razão do afastamento não estará no cepticismo, mas sim no acesso generalizado à informação e à falta de vontade em filtrá-la...
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 5:03 pm

Wanderer escreveu:
Se tu acreditas cegamente em algo (para mim é isso que é a crença) acabas por estar a limitar a tua imaginação e a aceitar como certo algo que, ao fim ao cabo, foi imaginado por outra pessoa...
Ah! Ora aqui é que te enganas. Pelo menos do contacto que tenho com pessoas "crentes", a maior parte não se limita a acreditar cegamente naquilo que lhe é incutido pela igreja. Há excepções, mas a maior parte não é assim.
Mesmo as que conheço e que seguem a preceito muitos dos ritos da igreja há mais anos do que a soma das idades de todos os que participaram nesta página deste post (Very Happy), muitas vezes comentam e põem em causa aquilo que sempre seguiram ao longo da sua vida.

Mais tarde venho comentar mais alguma coisa, vim só lançar mais esta achega. Smile .p.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 6:30 pm

Waderer escreveu:
Se tu acreditas cegamente em algo (para mim é isso que é a crença) acabas por estar a limitar a tua imaginação e a aceitar como certo algo que, ao fim ao cabo, foi imaginado por outra pessoa...

Repara que eu não estou a defender nenhuma crença, embora defenda que cada pessoa seja livre para acreditar e seguir o que quiser.

Se pegares em mitos como Adão e Eva, Prometeu ou Ragnarok vês que existem mensagens subjacentes a serem transmitidas (a moral da historia), que representa o sistema de pensamento de quem criou esses mitos. Para além disso o mito teria também funções sociais na comunidade onde era transmitido.

Basicamente o que defendo é uma interpretação filosófica das crenças, não o acreditar dogmaticamente nelas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 7:23 pm

Eu há pouco expressei-me mal.

Quando disse "Se tu acreditas cegamente", isto era uma forma de expressão. Deveria ter dito: "quando se acredita cegamente" ou "se alguém acredita cegamente".
Não queria dizer que estavas a defender uma crença.
Citação :
Basicamente o que defendo é uma interpretação filosófica das crenças, não o acreditar dogmaticamente nelas. Smile
Então estamos de acordo. Eu acho interessante que se tentem interpretar as crenças/tradições/etc. de forma filosófica, não levando as coisas à letra. Parece é que não há muita gente a fazer isto desta forma...

Já que falas em Prometeu, esse é um mito muito interessante. Já ouviste falar ou já reparaste nas semelhanças dele com o mito de Lúficer?
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
tempus
Burguês/Burguesa
tempus


Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Idade : 37
Local : inside your mind
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 8:07 pm

conhecimento é muito bom.. tambem ando sempre á procura de saber de tudo e como as coisas funcionam.. Conhecimento e imaginaçao/engenho sao uma grande qualidade humana mas a crença ajuda-nos muito quando estamos com problemas.. por exemplo:

-Perdido algures sozinho: Engenho, conhecimento e imaginaçao vao ajudar-te a sobreviver mas a crença tambem tem grande papel nisso.. no que toca a esperança. Uma pessoa (crente)sente-se sempre melhor e com mais esperança de ser encontrada e sentem-se menos sozinha quando no meio do nada 'conversam' com o seu deus ou acreditam que algo olha por elas.. se nao tens isso..as noites sozinho sao muito mais longas.

-Doente e a morrer: ..sen acreditas que nao ha mais nada para alem da morte entao a morte vai-te aprecer mais assustadora e a vida para tras com muito menos significado ,porque sem a crença , morres e acabou, nao ha mais nada.. se acreditares em dogmas que digam que ha algo depois.. a morte perde muito significado e é mais facil de aguentar..tanto para quem esta a morrer como para quem te ve a morrer porque assim sabe que 'foste para um sitio melhor' e ficas a olhar por eles.. e nao acabas-te em comida de minhocas.

isto é so algumas coisas onde a crença/fé ajuda e muito... alguem com necessidade de ajuda acaba por encontrar conforto na familia e na religiao e menos no conhecimento... "medico curou-me graças a deus..rezei muito para ficar boa.."
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitimeSeg Jan 26, 2009 9:44 pm

Vamos experimentar uma coisa, Wanderer: o que é que achas que faz sentido que te aconteça depois de morreres? Àquilo que tu és enquanto 'algo' consciente, e não ao teu corpo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Será a crença intrínseca ao ser humano? Empty
MensagemAssunto: Re: Será a crença intrínseca ao ser humano?   Será a crença intrínseca ao ser humano? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Será a crença intrínseca ao ser humano?
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cavaco Silva será Presidente da República. - Fonte segura do Oráculo de Belline!!
» Espiritos? será que existem?
» Multiverso (realidades paralelas)
» Como será a nossa sociedade no futuro?
» Será que o Terrorista Norueguês vai ganhar o prémio nobel?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: