Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vegetarianismo e Veganismo

Ir para baixo 
+14
Seraphine
Jordán
Ella
Aelle
Sir Martinez
Morgana
Fadinha
tempus
Fundador (ex-Váli)
Selene Morgan
Tearsofawolf
Lilium
Glam
Apfel
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Apfel
Guerreiro/Guerreira
Apfel


Feminino
Sagitário Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Local : Guimarães e Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 12:40 pm

"Os vegetarianos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos."

Muitas são as razões para se optar por uma dieta deste tipo, no entanto, as que mais saltam à vista e que mais merecem destaque, são a apologia da saúde, do ambiente, do não sacrifício animal e da ética.

Na transição de uma alimentação dita comum, baseada em grande parte em animais ou nos produtos deles provenientes para uma dieta desprovida de qualquer espécie de alimento de origem animal, há que ter sérios cuidados.

Se uma pessoa tem uma alimentação deficiente, tende a cometer erros mesmo no novo regime alimentar. E a transição não deve ser nunca algo de um dia para o outro. Algumas pessoas podem levar um mês, outras dois anos. É uma questão de ritmo.

Não será fácil mudar radicalmente, pelo que a mudança terá de ser feita através de um processo gradual. É comum as pessoas começarem a evitar a carne, e virarem-se mais para o peixe, acabando por deixar também este. Estudos revelam que aves e mamíferos sofrem bastante mais do que peixes no momento da captura, morte, etc. No entanto, há que referir que existem espécies de peixes em vias de extinção e que não obstante, continuam a ser capturadas abaixo dos tamanhos mínimos exigidos por lei. Um exemplo disso mesmo, é o bacalhau. Tão consumido no nosso país, principalmente nesta quadra. E no entanto, grande parte dos bacalhaus que nos chegam nunca tiveram a oportunidade de se reproduzirem sequer.

No início da transição, muitas pessoas começam também por começar a introduzir na sua alimentação derivados de soja, o único substituto integral da carne. Esta introdução pode ser feita sob imensas formas, seja ela a carne de soja, leite, o granulado, o seitã, o tofu, etc.

Hoje em dia encontramos uma grande variedade de produtos desta natureza em hipermercados, e o aparecimento de lojas especializadas é cada vez mais comum.




Este tópico será portanto usado para se divulgarem recomendações mais específicas sobre este tipo de dieta, para se esclarecerem dúvidas e talvez, agora em jeito de brincadeira, para se converterem mais algumas pessoas Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 38
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 11:09 pm

É importante definir correctamente uma dieta deste género ou modificar o comportamento alimentar para excluir carne, peixe e derivados. Já ouvi falar de vários problemas de saúde de quem impôs a si próprio este comportamento sem ajuda e sem questionar qual a forma correcta de o seguir.

Não tenho grande ideia de pratos e menus típicos para seguir um comportamento destes adequadamente... Não queres mostrar? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Lilium
Aldeão/Aldeã
Lilium


Feminino
Leão Dragão
N. de Mensagens : 6
Idade : 35
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Azul Escuro

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 11:25 pm

Glam escreveu:
É importante definir correctamente uma dieta deste género ou modificar o comportamento alimentar para excluir carne, peixe e derivados. Já ouvi falar de vários problemas de saúde de quem impôs a si próprio este comportamento sem ajuda e sem questionar qual a forma correcta de o seguir.

Problemas de saúde no que respeita à alimentação até quem não segue esta ideologia os apanha Neutral
Nunca pensei muito neste assunto. Já é tão rotineiro chegar a um sítio e pedir sempre carne ou peixe que uma pessoa até esquece tal possibilidade. Mas sou sincera que agora fiquei com curiosidade por experimentar algum prato Razz Junto-me à Glam na espera pelas receitas Wink Quem sabe se não seremos umas futuras vegetarianas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf


Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Idade : 43
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 11:01 am

Bom!
Eu já comecei a minha caminhada no sentido de reduzir ao máximo a dependência alimentar de produtos animais, deixei de beber leite de vaca, os iogurtes já são menos frequentes, o queijo não é uma coisa que coma todos os dias mas confesso que será uma das coisas mais difíceis de deixar, assim como o bacalhau, e eu sou fanático por bacalhau.

As carnes vermelhas, há muito que já lá vão, hoje já altero refeições entre carne, peixe e só vegetais.

Outra coisa que tenho feito é tentar que todos os hidratos de carbono que consumo sejam integrais, massa, arroz, pão, cereais, etc.

Tenho tido avanços e recuos nesta minha caminhada, já estive mais perto e já estive mais longe, talvez este tópico venha a ser o derradeiro empurrão no sentido de pelo menos, deixar de comer coisas, que obriguem a tirar a vida a um animal.

Isto o ideal era a malta ter umas galinhas e umas cabras no quintal, tratá-las bem, dar-lhes comida e fazer uma espécie de joint-venture, mas as coisas não são assim.

A verdade é que isto de ser vegetariano, é coisa que não sai barata, nunca entendi bem porquê, mas talvez tenha a ver com a procura estar disposta a pagar o preço que a oferta impõe, não vejo outro, não fica a nível de produção mais caro fazer um naco de seitã do que criar um frango, assim como os produtos biológicos são para mim outro case-study, não faz sentido serem tão caros!

Um dos principais problemas do abdicar-se de produtos alimentares de origem animal (P.A.O.A) são a falta de complexos vitamínicos e ferro, pelo que será sempre importante ver primeiro as composições dos produtos, assim como ter a perfeita noção das doses diárias recomendadas (DDR), hoje, e já mais do que ontem há produtos enriquecidos, por exemplo o leite de soja é enriquecido com cálcio e vitamina D. e todos deverão ter informações sobre a sua composição e a percentagem de DDR de cada nutriente que lhe diz respeito.

Mas não duvidem que como já foi dito pela Lilium a nossa alimentação está longe de ser equilibrada e de nos proporcionar os nutrientes necessários, é sempre necessário e se não queremos ter problemas no futuro ter em atenção a este aspecto.

A alimentação á base de produtos vegetais evita-nos uma série de problemas e volto a bater no mesmo assunto se, se alimentassem pessoas em vez de engordar animais para os matar, havia menos fome no mundo, esta é também uma questão de saúde pública os nossos jovens são cada vez mais obesos e sedentários, chegámos ao cumulo de as gerações que vêem agora terem uma esperança média de vida inferior à dos seus pais.

Por isso acho que os governos deveriam olhar um bocado para esta situação e pensá-la como um problema e uma solução reais, o futuro vai passar por aqui, pelo ser vegetariano/macrobiótico e alimentação por suplementos tipo Herbalife.

Mas para já e como sempre antes dos governos cabe-nos a nós inverter a situação e se a nível familiar, factor económico incluído não o consigamos ser na totalidade devíamos reduzir o consumo e ver a coisa numa perspectiva macrobiótica.

Já larguei o meu testamento, tenho também algumas receitas, as que já comi e gostei deixá-las-ei aqui, algumas têm queijo (raio do vicio) e outras que coma e goste.

Beijos e Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 11:22 am

Eu nao gosto de carne como quando me obrigam,
quando tem mesmo de ser, mas gosto de peixe,
mesmo assim nem todos.

Achei interessante o Vegetarianismo,
fiquei curiosa, se poderes dar umas receitas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQui Dez 18, 2008 6:00 pm

Bem eu já reparei que o youtube tem vários vídeos acerca do assunto.

Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 12:43 am

Bizarro, mas real.

É desnecessário incutir tanto sofrimento nos animais.
Tenho vindo gradualmente a deixar a carne, só a como ao fim de semana. Mas não sei se conseguirei deixar de comer carne por completo, sobretudo os churrascos.

(Acho que vou ter pesadelos à noite) What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vegetarianismo e Veganismo Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo   Vegetarianismo e Veganismo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vegetarianismo e Veganismo
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento-
Ir para: