Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vai para fora Cá dentro

Ir para baixo 
+4
Ofídio
RedHead
Signatus
Qaa Qenymin
8 participantes
AutorMensagem
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeDom Nov 21, 2010 10:37 am

Uma boa forma de conhecer melhor o nosso meu Pais é viajar pelas suas cidades e aldeias.

Vou começar por uma vila histórica Alentejana
Depois será uma viagem ao acaso por este Portugal maravilhoso que é o nosso Pais.

Reguengos de Monsaraz


Vai para fora Cá dentro RMZ

Monsaraz, a serenidade silenciosa do Alentejo profundo

Vai para fora Cá dentro Asireguengosemonsaraz

Marcada pelas habitações de cal e de xisto, em ruas mais ou menos tortuosas, e pelo toque medieval da sua toponímia acastelada, Monsaraz, uma das mais características e antigas povoações portuguesas a Sul do Tejo, acolhe quem a ela acorre, com o cheirinho da História e o sabor de dias tranquilos, há muito perdidos no tempo.

Edificada no alto de um invulgar promontório alentejano e ocupada pelo homem desde tempos imemoriais, centena e meia de monumentos megalíticos em razoável estado de conservação são disso mesmo prova.
Monsaraz esconde em si segredos que ainda hoje continuam a ser desvendados.
Julga-se que o monte onde foi inicialmente construída tenha sido um povoado pré-histórico fortificado, no qual é possível distinguir diversas sepulturas pré-romanas cavadas em rocha.

Vai para fora Cá dentro Monsacc0

As Origens

A história do concelho de Reguengos de Monsaraz confunde-se com a do antigo concelho de Monsaraz.
Com efeito os limites são os mesmos desde há séculos, embora a sede do concelho não tenha sido sempre constante.
A vila de Monsaraz liderou o concelho até 1838, data a partir da qual tem início um processo complexo de transferência da sede do mesmo para a povoação de Reguengos, o qual teve o seu epílogo em 1851 com a fixação definitiva da sede de concelho na então já vila de Reguengos.
O concelho existe portanto com os mesmos limites geográficos desde o século XIII, quando no ano de 1270 o rei Afonso III atribui a carta de foral à vila de Monsaraz, estabelecendo assim as bases daquele que é um dos mais antigos concelhos administrativamente constituídos no sul de Portugal.
A vila de Monsaraz é seguramente a povoação mais antiga do concelho e uma das mais antigas do país.
A sua ocupação data dos tempos pré-históricos, estando registados na região várias centenas de sítios arqueológicos dos períodos paleolítico, neolítico (megalitismo), calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Na própria cidade de Monsaraz existe uma vasta rupestre pré-romana, de sepulturas antropomórficas escavadas na rocha.
A primitiva ocupação humana de Monsaraz, provavelmente um castro fortificado, foi mais tarde romanizado e ocupado sucessivamente por visigodos, árabes, moçárabes e judeus.
A origem toponímica do termo Monsaraz não está suficientemente estudada embora se possa colocar a possibilidade da decomposição do termo em Mon Saraz.
A palavra Saraz pode derivar de Xarez ou Xerez que equivalia, durante o domínio muçulmano à forma arábica Saris ou Sharish.
O equivalente em castelhano do vocábulo português Xara é Jara.
Assim Xarez ou Xerez corresponde aos equivalentes arcaicos castelhanos Jaraez ou Jarás que conduziram às formas actuais do Jerez castelhano ou Xerez português.
Neste sentido, Monsaraz pode significar portanto MONTE XAREZ ou MONTE XARAZ, isto é, monte erguido no coração de uma terra nas margens do Guadiana, antigamente povoada por um impenetrável brenhal de estevas (ou xaras) e que, pela excelência de condições estratégicas, posição de altura com cobertura defensiva de um grande e importante rio recomendava, naquele sítio de difícil acesso, a fundação de um povoado, quase naturalmente defendido.

A Fundação do Concelho e a evolução até ao século XVI

Vai para fora Cá dentro Reguengosaereacq0

Em 1157 Geraldo Sem Pavor conquista Monsaraz aos muçulmanos.
Em 1173 volta ao domínio árabe dos almôadas após a derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz.
Em 1232, D. Sancho II auxiliado pelos cavaleiros templários conquista Monsaraz definitivamente e faz a sua doação à Ordem do Templo.
O repovoamento cristão de Monsaraz e do seu termo só vem a ocorrer no tempo de D. Afonso III, período em que este rei concede o foral a Monsaraz e onde são fixados os limites do concelho, bem como definidas terras reservadas para a coroa denominadas os reguengos ou terras reguengas, quer dizer "as terras do rei".
Neste período de ocupação cristã, o povoador Martim Anes começou a levantar a nova alcáçova e os cavaleiros das Ordens Militares, juntamente com o clero secular iniciaram a construção dos primitivos templos de Santa Maria da Lagoa, Santiago e Santa Catarina.

Vai para fora Cá dentro Monsaraz%20Vist%20Aer

Gastronomia

Concelho predominantemente agrícola, Reguengos de Monsaraz tem vindo a desenvolver o cultivo das vinhas. Três grandes produtores, Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes, Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e Herdade do Esporão, têm-se destacado através da produção de vinhos de reconhecida qualidade nacional e internacional.
Vinhos excelentes só poderiam emparceirar com uma gastronomia de eleição. Fruto da sensibilidade e do engenho de gerações, a gastronomia regional com base na carne de porco e de borrego e as muitas e deliciosas sopas, fazem o deleite dos palatos mais exigentes. Assente nesta tradição de excelentes pratos e petiscos, a Câmara Municipal tem vindo a promover Circuitos Gastronómicos pelos restaurantes do concelho, regados, obviamente, com os seus óptimos vinhos.

Açorda de Peixe do Rio
Ensopado de Borrego
Bolo Rançoso -é uma delicia
Carne Alentejana DOP *
Carne Mertolenga DOP
Vinhos (Adegas e Vinhos Regionais)
*Produtos com Denominação de Origem Protegida

Receita do Bolo Rançoso

200 g de açúcar
100 g de amendoa picada ( sem pele )
8 gemas
1 clara
açúcar e canela

Leva-se o açúcar ao lume com 1 dl de água e deixa-se ferver até fazer ponto pasta, adicionam-se as amêndoas e deixa-se fazer ponto estrada. Retira-se do lume, deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se as gemas e leva-se novamente ao lume a engrossar, sem deixar ferver, retira-se e deixa-se arrefecer um pouco, junta-se a clara batida em castelo (não mto forte), deita-se numa forma lisa, untada e polvilhada com farinha, leva-se ao forno brando +/-40 minutos.
desenforma-se e enfeita-se com açúcar e canela

Onde ficar

Vai para fora Cá dentro Asireguengosemonsaraz2

Monte Alerta

Actividades Turísticas, Lda.
Monsaraz
Telf.: 266 550150
Fax: 266 557325
7 Duplos, 1 Suite
http://www.montealerta.pt/index.aspx?ID=1
mail@montealerta.pt

Monte Saraz
Horta dos Revoredos
Barrada
Telf.: 266 557385
Fax: 266 557485
18 Duplos
6 Singles
http://www.montesaraz.com/
conventodaorada@mail.telepac.pt

Estalagem de Monsaraz
Largo S. Bartolomeu
Arrabalde de Monsaraz
Monsaraz
Telf.: 266 557112
Tlmv.: 96 625 65 16
Fax: 266 557101
http://www.estalagemdemonsaraz.com/
info@estalagemdemonsaraz.com
15 Duplos, 3 Suites

Monte da Avó Chica
Casa de Hóspedes
Telm.: 91 4650602 / 91 8217136 / 91 8721335 / 91 4300400
Tel.: 266 557015
http://www.montedaavochica.com/
geral@montedaavochica.com
reservas@montedaavochica.com

Posto de Turismo - Monsaraz
http://www.visitevora.pt/pt/Homepage.htm
Montes Alentejanos - Associação de Turismo Integrado

Distrito-Évora
Orago-Santo António
Feriado municipal-13 de Junho



Gastronomia

Pratos ex-libris
Lampreia à Moda de Ponte de Lima

Vai para fora Cá dentro Arroz+lampreia

Ingredientes
Para 6 pessoas

- 1,5 kg de lampreia;
- 2 dl de vinho maduro tinto;
- 2 dl de vinho verde tinto;
- 50 gr de presunto;
- 1,5 dl de azeite;
- 1 cebola grande;
- 1 ramo de cheiros(salsa, louro, 1 dente de alho);
- 1 colher de sobremesa de farinha;
- sal;
- pimenta;
- salsa picada;
- pão torrado.

Confecção:
Escalda-se a lampreia viva mergulhando-a em água a ferver (pode amarrar-se um fio à cabeça para melhor a poder retirar da água).
Raspa-se a lampreia com uma faca para se retirar a camada viscosa que a envolve e esfregar-se com uma toalha de estopa. Depois de bem raspada, lava-se em água fria corrente e coloca-se numa tigela grande juntamente com os vinhos.
Sem se retirar a lampreia da tigela, corta-se-lhe a cabeça. Em seguida faz-se um corte ao longo dos três últimos orifícios inferiores. Faz-se um outro corte na região anal, contornando o orifício que existe junto à cauda, tendo o cuidado de não furar o tubo digestivo ou tripa para que o conteúdo deste não vá estragar o vinho e o sangue da lampreia que escorreu para o recipiente. Retira-se em seguida rápida e cuidadosamente a tripa inteira.
Corta-se a lampreia em postas de 4 a 6 cm, que se introduzem no sangue com os vinhos, e tempera-se com sal, pimenta e o ramo de cheiros. Deixa-se nesta marinada cerca de 1 hora.
Pica-se a cebola e leva-se ao lume num tacho com o azeite a alourar levemente; juntam-se as postas de lampreia escorridas, o presunto cortado em dados e deixa-se refogar durante 10 minutos.
Em seguida rega-se com a marinada, na qual se desfez previamente a farinha. Coze-se em lume brando durante cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de mexer de vez em quando.
Quando a lampreia estiver cozida, retira-se do tacho e deixa-se apurar o molho mais 10 minutos.Passa-se por um passador para um outro tacho e junta-se novamente a lampreia. Leva-se ao lume para aquecer.
Numa travessa colocam-se as fatias de pão torrado cortadas em quadrados e sobre cada uma delas põe-se uma posta de lampreia.
Regasse com o molho, polvilha-se com salsa picada e serve-se acompanhado de arroz de substância.
À volta dispõem-se triângulos de pão torrado.

Arroz de sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

Vai para fora Cá dentro Arrozdesarrabulho

Ingredientes:
Para 5 pessoas

- 1 kg de arroz;
- 600 g de carne de vaca;
- meia galinha;
- 500 g de costela de porco (entrecosto);
- 2 ossos frescos;
- 500 g de carnes ensanguentadas pertencentes à colada do porco;
- 1 lombelo (lombo escuro);
- 1 chouriço de carne ; 2,5 dl de sangue de porco;
- 1 ramo de salsa;
- 1 casco de cebola;
- um quarto de folha de louro;
- 2 cebolas;
- 3 dl de azeite;
- sal;
- pimenta.

Confecção:
Cozem-se as carnes em água abundante com a salsa, o casco de cebola, o louro e o sal.
À parte, prepara-se um refogado pouco puxado com a cebola picada, o azeite, salsa e louro. Rega-se com um pouco da água em que as carnes cozeram e deixa-se ferver.
Quando a calda estiver bem apurada e temperada, introduz-se o arroz. A calda deve ter cerca de três vezes o volume do arroz. Reserva-se a restante para acrescentar se for necessário.
A meio da cozedura do arroz, junta-se o sangue e as carnes, que entretanto se desfiaram (com excepção das da colada). Mexe-se muito bem e deixa-se acabar de cozer.
Serve-se o arroz assim que estiver pronto, enfeitado com as carnes da colada cortadas em bocados e algumas carnes desfiadas que se reservaram para o efeito.

Informações úteis

MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA :

Praça da República - PONTE DE LIMA
Tel: (+351) 258 900400
Fax: (+351) 258 900410

BIBLIOTECA MUNICIPAL
Largo da Picota
Tel: (+351) 258 900411

TEATRO DIOGO BERNARDES
Rua Agostinho José Taveira
Tel: (+351) 258 900414

UNIVERSIDADE ABERTA / CENTRO LOCAL DE APRENDIZAGEM DE PONTE DE LIMA
Avenida António Feijó, 16
4990-029 - Ponte de Lima
Tel: (+351) 258 753 493
Horário de Atendimento
Terça a Sexta-feira: 17h – 19h
Sábado: 10h – 13h
E-mail: cla_ponl@univ-ab.pt

PAVILHÃO MUNICIPAL
Pavilhão Municipal - Rua Francisco Sá Carneiro
Tel: (+351) 258 900413

MUSEU DOS TERCEIROS
Av. dos Plátanos - PONTE DE LIMA
Tel: (+351) 258 753 136

GALERIA/DELEGAÇÃO DE TURISMO
Praça da República
Tel: (+351) 258 942335

JARDINS TEMÁTICOS E MUSEU RURAL
Parque do Arnaldo (Junto à Ponte Romana)

Ir para o topo Ir para baixo
Ofídio
Artista
Ofídio


Masculino
Sagitário Porco
N. de Mensagens : 472
Idade : 40
Local : Olisipo
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Nov 23, 2010 12:32 am

Passagem obrigatória para quem vai ao Minho, sugiro o aluguer de bicicleta e dar uma pedalada até Ponte da Barca a paisagem é espectacular e possuí bons sítios para uns mergulhos no sentido inverso podem ir até Lagoas.

Para um arroz de sarrabulho à maneira, económico e com doses de cavalo recomendo O GAIO I love you
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Nov 23, 2010 12:42 am

Ofídio escreveu:
Passagem obrigatória para quem vai ao Minho, sugiro o aluguer de bicicleta e dar uma pedalada até Ponte da Barca a paisagem é espectacular e possuí bons sítios para uns mergulhos no sentido inverso podem ir até Lagoas.

Para um arroz de sarrabulho à maneira, económico e com doses de cavalo recomendo O GAIO I love you
Bah, pensar que se tivesse passado no raio dos exames por esta altura podia estar algures no norte do nosso belo país Crying or Very sad
Gosto muito do Alentejo mas o meu coração anseia por montanhas, florestas de Quercus pyrenaica e aldeias graníticas ..............

É o que dá não saber por a cabeça em ordem quando se deve. .e.
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Nov 23, 2010 1:18 pm

Arcos de Valdevez

Vai para fora Cá dentro 426163335

O concelho de Arcos de Valdevez, do distrito de Viana do Castelo, localiza-se na Região do Norte (NUT II) e Minho-Lima (NUT III), e situa-se na margem direita do rio Vez, no coração do Alto Minho.
Encontra-se rodeado por cinco concelhos - Melgaço e Monção a norte, Paredes de Coura e Ponte de Lima a oeste e Ponte da Barca a sul.
Faz ainda fronteira com Espanha a nascente.

Vai para fora Cá dentro 4632869382_e9c0011dba

Existem referências a Val-de-Vez no século X, no famoso testamento de Mumadona de Guimarães, sendo seguro que a povoação terá sido fundada em época anterior à dominação romana.
Além disso, da Pré-História chegaram até nós um grande número de monumentos funerários, de onde se destacam o núcleo megalítico do Mezio, e ainda, a estação de arte rupestre de S. Gião.
Na origem da designação de Arcos de Valdevez está a antiga ponte dos arcos, sobre o rio Vez.
Vai para fora Cá dentro 0001
No período românico, os topónimos arco ou arcos são sinónimos de ponte.
Estes topónimos já eram usados em 1258, o que indica a existência da ponte nestes tempos, atribuindo-se-lhe um papel determinante no desenvolvimento deste lugar ao longo da Idade Média.
O foral que D. Manuel lhe concedeu em 1515 comprova a importância desta área.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se feiras quinzenais às quartas-feiras e uma feira anual a 11 de Julho.
Em Agosto, festejam-se as romarias da Senhora da Lapa e de Santa Maria do Castelo.
O feriado municipal tem lugar a 11 de Julho.
Vai para fora Cá dentro Nslapa
Senhora da Lapa

Tanto as paisagens humanizadas como as mais selvagens e recônditas constituem forte potencial para o desenvolvimento do turismo.
Assiste-se nos últimos tempos ao incremento de novas práticas, ligadas ao montanhismo, à caça, à pesca da truta ou ao simples usufruto da frescura e da tranquilidade que caracterizam estas áreas de forte cariz rural.

Gastronomia
Pratos Típicos
Cozido à Minhota - Cabritinho Mamão da Serra - Arroz de Feijão c/Posta Barrosã - Papas de Sarrabulho - Rojões - Lampreia - Bacalhau à Violeta.

Lampreia
Vai para fora Cá dentro Lampreia2007%252B006
Ingredientes:
Para 6 a 8 pessoas

* 1 lampreia viva
* 1 cebola média
* 4 dentes de alho (muito bons)
* 1 ramo de salsa
* 1 folha de louro
* 1 colher de colorau
* 1 dl de vinagre
* 7,5 dl de vinho tinto
* 2,5 dl de azeite
* sal
* pimenta
* 500 g a 700 g de arroz

Confecção:

Amanho da lampreia:
Como a lampreia está viva, ata-se-lhe uma guita forte em volta da cabeça e mergulha-se rapidamente em água a ferver.
Desta forma, a viscosidade coalha e torna-se mais fácil de limpar a lampreia esfregando-a com uma serapilheira.
Põe-se a lampreia num recipiente.
Deita-se o vinagre numa tigela e coloca-se sobre esta os orifícios (brânquias) da lampreia.
Dá-se um golpe em cada um dos orifícios para a fazer sangrar.
Retiram-se a cabeça e as barbatanas, que se rejeitam.
Dá-se em seguida um golpe a todo o comprimento, do ventre ao orifício anal.
retira-se a tripa, deixando as ovas se as houver, e com uma faca bem afiada extraem-se as cartilagens semelhantes a guelras que se encontram nas brânquias.
A partir dessa altura, a lampreia não deve ser lavada.
Corta-se em pedaços com 6 cm a 7 cm e põe-se a marinar com o vinho tinto, o sangue, salsa picada, os dentes de alho, o louro e sal.
O peixe deve ficar nesta marinada durante 3 horas no mínimo e 24 horas no máximo, de preferência no frigorífico.
Pica-se a cebola para um tacho grande, rega-se com o azeite e tempera-se com pimenta e colorau.
Leva-se ao lume e deixa-se alourar.
Nessa altura vão-se introduzindo os pedaços de lampreia, escorrendo-as com a mão.
deixam-se cozer durante cerca de 40 minutos.
Verifica-se a cozedura da lampreia espetando-a com um garfo.
Quando estiver cozida, rega-se com a marinada coada e deixa-se apurar sobre lume brando.
Em seguida retira-se o peixe para outro recipiente, onde se deita também um pouco de molho.
Ao restante molho adiciona-se a água necessária para cozer o arroz, que, na totalidade, deverá ser três vezes o volume do arroz.
este arroz deverá ficar bastante húmido.
Servem-se o arroz e a lampreia bem quentes em recipientes separados.

Arcos de Valdevez - São Paio Arcos Valdevez
Praça Município , Arcos Valdevez
4970 ARCOS DE VALDEVEZ

Tel.: 258 520 500
Fax: 258 520 509
E-mail: geral@cmav.pt

Como chegar a Arcos de Valdevez
Vai para fora Cá dentro Como_chegar
Arcos de Valdevez fica situado no Noroeste peninsular Português, integrando a província do Alto Minho, e tendo como capital de distrito Viana do Castelo.
Localiza-se a 36 km de Braga, a 40 km de Viana do Castelo e a 90 km do Porto.

De Carro
Se vier do Porto tome a auto-estrada A3 (Porto - Valença) ou a Estrada Nacional até Braga e desta até Arcos de Valdevez.
Se vier de Espanha poderá tomar a auto-estrada A3 (Valença - Porto) ou optar pelas Estradas Nacionais, entrando em Portugal por Valença, Monção, Melgaço ou Ponte da Barca.

De Comboio
Viana do Castelo - 40 km - Braga - 36 km.

Aeroportos
Aeroporto Francisco Sá Carneiro - Porto: 90 km
Aeroporto de Vigo - Vigo (Espanha) 90 km
Aeroporto de Santiago de Compostela- Santiago de Compostela (Espanha) 160 km.

Portos Marítimos
Porto de Viana do Castelo- Viana do Castelo 40 km
Porto de Leixões- Matosinhos 90 km
Porto de Vigo - Vigo (Espanha) 90 km.



Gastronomia

Pratos típicos:

A vitela Barrosã
O famoso cozido à moda do Barroso
Os enchidos
O presunto
O salpicão
Os rojões
O Vinho dos Mortos *
Mel de Barroso

*"Vinho dos Mortos".
Vai para fora Cá dentro 2671305930_ec739ea7be
Uma história que nos leva até Boticas, mais concretamente até ao ano de 1808, quando os franceses invadiram a região, o povo, com medo que lhes pilhassem os bens, escondeu o que conseguiu, o vinho foi enterrado no chão das adegas, debaixo das pipas e dos lagares.
Mais tarde, quando recuperaram os bens que restaram e ao desenterrarem o vinho, julgaram-no estragado. Porém, descobriram que estava muito mais saboroso, pois tinha adquirido propriedades novas. Era um vinho com graduação de 10º/11º, palheto, apaladado, e com algum gás natural, que lhe adveio de se ter produzido uma fermentação no escuro e a temperatura constante.
Por ter sido "enterrado" ficou a designar-se por "Vinho dos Mortos" e passou a utilizar-se esta técnica, descoberta ocasionalmente, para melhor o conservar e optimizar a sua qualidade. Assim, nasceu a tradição de "enterrar" o vinho.

Contactos úteis
Câmara Municipal de Boticas | 276 410 200
Bombeiros Voluntários de Boticas | 276 415 291
Guarda Nacional Republicana | 276 410 540
Centro de Saúde de Boticas | 276 410 140
Sta. Casa Misericórdia | 276 418 030
Posto de Turismo | 276 410 200
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 1:38 pm

Nazaré

Vai para fora Cá dentro Nazarepraiaix3

Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 3 freguesias (Famalicão, Nazaré e Valado dos Frades).
Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 15 300 residentes para uma área bruta de 82 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 13%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), bem como na administração local e nas actividades de prestação de serviços privados e públicos.


Localizada na orla costeira, a nordeste da cidade de Alcobaça e a sudeste da cidade da Marinha Grande, a vila da Nazaré é sede de município e registava uma população de cerca de 9900 residentes em 1991.

Património

O património edificado mais significativo inclui a igreja matriz e a igreja de Nossa Senhora dos Aflitos; no Sítio, a capela da Memória (já existente nos inícios da nacionalidade, sofreu modificações várias até ao reinado de D. Manuel I), a igreja de Nossa Senhora da Nazaré e o forte de São Miguel.

O litoral municipal é o elemento mais significativo do património natural.

História


Vai para fora Cá dentro Nazarenazarragj4

Vai para fora Cá dentro 367368358c04d29a204px1

Vai para fora Cá dentro 759761453c9f1c8b64zj0

Vai para fora Cá dentro 73912646247439b054uc1

Vai para fora Cá dentro 1041038252b21737f23ei1

Vai para fora Cá dentro 7608553705b389bfd6bc8

A povoação é relativamente recente (século XVII) e desde sempre esteve ligada à actividade piscatória.
Bem mais antigo é o Sítio, ligado à lenda de D. Fuas Roupinho, que teria sido salvo de cair no precipício da Pederneira, quando perseguia um veado, por intervenção de Nossa Senhora.
A Nazaré passou a sede de concelho em 1855.

Os trajes das pescadoras

Vai para fora Cá dentro Nazare_1208297657
Vai para fora Cá dentro 007_Nazare
Vai para fora Cá dentro Crian%C3%A7as%2Bnazare%2BBill%2BPermutter%2B1958



Município da Nazaré - Câmara Municipal

Morada Av. Vieira Guimarães, 54
2450-951 Nazaré
Telefone 262 550 010
Fax 262 550 019
Email geral@cm-nazare.pt

Clínica do Sítio

Morada Largo de N. Sra. da Nazaré, nº 42
2450-065 Sítio da Nazaré
Telefone 262 568 410
Fax 262 560 322
Email geral@clinicadositio.com

Confraria Nossa Senhora da Nazaré

Morada Largo Nossa Senhora da Nazaré - Sítio
2450-065 Nazaré
Telefone 262 550 100
Fax 262 550 108
Email mesa.admin@cnsn.pt

CTT - Nazaré

Morada Av. Independência Nacional, Nº 2
2450-999 Nazaré
Telefone 262 569 101
Fax 262 569 106
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 1:44 pm

Gosto muito da Nazaré Smile Infelizmente foi muito estragada pela construção desenfreada, como muitas outras zonas costeiras nacionais, mas ainda vale a pena visitar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 1:55 pm

O meu ego acabou de sofrer um boost, eu conheço bem essas terrinhas todas, sem excepção Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeTer Mar 01, 2011 8:56 pm

Guimarães

Vai para fora Cá dentro Zz-BandeiraGuimaraes

Vai para fora Cá dentro Imagem8

Vai para fora Cá dentro Imagem2

Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 182 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab\km²

A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa.
Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa".
Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação.
Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade
“Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.

Vai para fora Cá dentro Imagem4

CASTELO DE GUIMARÃES
No século X a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, manda construir na sua herdade de Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro.
Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos leva à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que viviam em seu redor.
Surge assim o primitivo Castelo de Guimarães.

No século XII, com a formação do Condado Portucalense, vêm viver para Guimarães o Conde D.Henrique e D.Teresa que mandam realizar grandes obras no Castelo de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte.
Diz a tradição que teria sido no interior do Castelo que os condes fixaram residência e provavelmente aí teria nascido D.Afonso Henriques.

Entre os séculos XIII e XV vários reis irão contribuir com obras de melhoramento e restauro do Castelo.
Ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S.Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais.

Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efectuadas obras de restauro.[/b]

Festas Tradicionais
As Festas Gualterianas, em honra de São Gualter, decorrem desde 1906 sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto.
Nos últimos anos, a Câmara Municipal tem assumido a organização das festividades através de uma comissão presidida pelos vereadores da Cultura e outras instituições, nomeadamente a Associação Comercial e Industrial de Guimarães e a Associação Recreativa da Marcha Gualteriana.
Estas festas são marcadas pelo Cortejo do Linho e pela Batalha das Flores.
Por fim, como é tradição, a Marcha Gualteriana encerra as festas.


Vai para fora Cá dentro 19241_0000kkye

Monumentos
Capela de S. Miguel

Vai para fora Cá dentro Imagem9
Construção do século XII de estilo românico.
De acordo com a tradição, D. Afonso Henriques terá sido aqui baptizado.
O interior desta capela é ladeado com sepulturas que se atribuem a guerreiros ligados à fundação da nacionalidade.

Paço dos Duques de Bragança
Paço do século XV, mandado construir por D. Afonso, futuro duque de Bragança, onde é possível observar a influência da arquitectura senhorial da Europa Setentrional.
No século XIX foi convertido em quartel.
Em meados do século XX, após um período de abandono, foi restaurado e posteriormente convertido em Museu, albergando um espólio do século XVII e XVIII.
Das várias colecções que possui, umas retratam os contributos dos portugueses na época dos Descobrimentos Portugueses; outras narram alguns dos passos das conquistas no Norte de África.
Possui também colecções de armas dos séculos XV a XIX e colecções de mobiliário do período pós-descobertas.
Para além da sua função museológica, este palácio foi adaptado, no seu segundo andar, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal.

Muralhas de Guimarães
Vai para fora Cá dentro Imagem11
Representam vestígios das muralhas que envolviam a urbe vimaranense nos reinados de D. Dinis e D. João I – séculos XIV e XV. Alguns historiadores remetem as origens destas muralhas para o século X.

Igreja Nossa Senhora da Oliveira
Vai para fora Cá dentro Imagem3
Foi mandada reedificar pelo rei D. João I no século XIV, em consequência de uma promessa feita à Virgem Maria pela sua vitória da Batalha de Aljubarrota.

Padrão do Salado
Vai para fora Cá dentro IMG_1658
Monumento mandado erguer por D. Afonso IV no século XIV para comemorar a vitória obtida na Batalha do Salado.

Antigos Paços do Concelho
Vai para fora Cá dentro Imagem5
Monumento com traça de raiz mandado edificar no século XIV.

Cruzeiro Nossa Senhora da Guia
Este cruzeiro que é hoje conhecido pela invocação da Senhora da Guia, terá sido em tempos denominado de Senhora da Piedade, em virtude da representação da Pietá aí existente.
Não há certezas quanto à sua localização original, encontrando-se actualmente localizado junto à Igreja da Oliveira, num ângulo protegido por gradeamento em ferro.

Locais a visitar
VIDA NOCTURNA
É no centro histórico de Guimarães que se concentram a maior parte dos bares da cidade.
É nesta zona que todos os dias os jovens vão para se divertirem dando vida ás belas praças da cidade até altas horas da madrugada.
Também é aqui que se realizam muitos dos eventos musicais e culturais da cidade alternando entre a praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira.



Gastronomia
A arte de bem cozinhar e de bem comer está bem vincada em Guimarães.
Muitos Vimaranenses incluem, inclusive, no seu orçamento pelo menos uma refeição semanal fora de casa, o jantar de Sábado ou o almoço de Domingo, para saborearem a boa cozinha regional.
Os principais pratos revelam-se nas receitas tradicionais da cozinha minhota e não são muito diferentes dos que se podem encontrar noutras cidades do Minho.
Arroz de frango de "pica no chão", rojões e bucho recheado, papas de sarrabulho e arroz do mesmo, bacalhau assado ou recheado.
A acompanhar estes pratos está, invariavelmente, o vinho verde da região.
A doçaria tradicional vimaranense é composta por doces conventuais.
O toucinho-do-céu e as tortas de Guimarães.


Vai para fora Cá dentro 2699638_ZnOyj
Rojões

Vai para fora Cá dentro 73026983
Toucinho do céu

Ingredientes:

10 ovos (8 gemas e 2 ovos)
450 gramas de açúcar
250 gramas de amêndoa ralada
2,5 dl de água
75 gramas de miolo de pão
1 casquinha de limão
1 pau de canela
2 colheres de sopa bem cheias de farinha
açúcar em pó para polvilhar

papel vegetal
margarina para untar

Preparação:

Comece por levar ao lume a água e o açúcar juntamente com o pau de canela e a casca de limão, deixe ferver durante cerca de 3 minutos.
Retire, reserve para que arrefeça um pouco. (retire também a casca de limão e o pau de canela)
Entretanto vá batendo as gemas e os ovos num recipiente.
Junte agora o miolo da amêndoa e do pão ao preparado do açúcar. Envolva bem. Quando estiver completamente frio junte então as gemas e os ovos batidos. (faça-o com a ajuda de um passador)
Leve novamente este preparado ao lume. Quando começar a levantar fervura, retire-o imediatamente. Reserve até que arrefeça um pouco.
Entretanto enquanto espera, unte uma forma redonda (sem buraco) com a margarina. Unte também o papel vegetal, polvilhe-o com farinha, e forre a forma com este.
Agora com o preparado menos quente, junte as colheres de farinha e mexa muito bem.
Finalmente coloque o preparado na forma, e leve-o ao forno pré-aquecido, em banho-maria, cerca de 40-45 minutos mais ou menos.
Deixe arrefecer antes de desenformar.
Polvilhe com açúcar em pó.

Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 4:18 pm

A Cidade de Tomar

Vai para fora Cá dentro Cidade%20de%20Tomar

Tomar é uma cidade portuguesa com cerca de 15 764 habitantes, pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo.
Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
A histórica cidade de Tomar possui diversos monumentos como por exemplo:
Castelo de Tomar e Convento de Cristo, declarado pela UNESCO Património Mundial.

Vai para fora Cá dentro Convento-de-Cristo
Convento de Cristo

Vai para fora Cá dentro 1682270
Castelo de Tomar

Outras cidades relativamente perto de Tomar:
Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, Ourém, Fátima (todas geograficamente localizadas no Médio Tejo).

Vai para fora Cá dentro Mapa3215

Depois da conquista da região aos mouros pelo Rei Afonso Henriques, a terra foi doada como feudo à Ordem dos Templários.
O Grão-Mestre desta Ordem, Dom Gualdim Pais, iniciou em 1160 a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal.
O Foral foi concedido por D. Gualdim em 1162.
De Tomar os Templários governavam vastas possessões do centro de Portugal, que estavam obrigados a defender dos ataques vindos dos estados islâmicos a sul.
Como muitos senhores das então pouco povoadas regiões da fronteira, aos vilões foram concedidos muitos direitos que não tinham os habitantes do norte do país.
Aqueles que podiam sustentar um cavalo estavam obrigados ao serviço militar em troca de privilégios.
As mulheres também podiam ingressar na Ordem, mas não combatiam.

Vai para fora Cá dentro Mapa-turisticoTomar

Em 1190 a cidade foi cercada pelo Rei Almóada Yakub de Marrocos, mas os Monges Cavaleiros tiveram sucesso em defendê-la sob o comando de Gualdim Pais.
Vai para fora Cá dentro Avan%C3%A7o+do+ex%C3%A9rcito+mouro.+Pormenor+do+quadro,+a+batalha+de+Guadibeca.

Festividades
Vai para fora Cá dentro Festa1
A festa dos tabuleiros é uma festa realizada de 4 em 4 anos no principio do mês de Julho.
É uma das manifestações mais antigas de Portugal e a sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres.
A sua cristianização pode dever-se à Rainha Santa Isabel, tendo por base a Congregação do Espírito Santo.
No Domingo de Pentecostes, juntavam-se ricos e pobres sem distinção, dia em que as línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos simbolizando a igualdade de todos perante Deus.

DOÇARIA TRADICIONAL
As fatias de Tomar são uma sobremesa da doçaria tradicional tomarense.
Esta sobremesa tem também a designação de fatias da China, nome que desagrada um pouco aos tomarenses.
A panela que serve para as cozer só se vende na cidade de Tomar, mas também podem ser feitas numa forma que vede bem.
A panela tem um funil que permite juntar água em banho-maria sem ser preciso retirar a forma e, sem parar a cozedura.
Diz-se que era a sobremesa favorita dos frades do Convento de Cristo.

Vai para fora Cá dentro 148764

A receita
Ingredientes:
24 gemas de ovos;
1 kg de açúcar;
1 Litro de água

Confecção:
Separar as gemas das claras só na altura em que se vão bater. Bater as gemas durante 20 minutos na máquina eléctrica.
Deitar a massa numa forma oval com tampo, muito bem untada. Introduzir a forma em banho-maria, já a ferver, e deixar cozer durante 1 hora sem nunca parar a fervura da água.
Desenformar o bolo e cortar às fatias, sempre na vertical, com a espessura de um dedo.
Ter já o açúcar ao lume a ferver com 1 litro de água e com um ponto muito baixo, chega 102º C.
Introduzir as fatias nesta calda, deixando-as ferver e virando-as.
Colocar as fatias numa travessa e regar com a calda.
No final pode enfeitar com fios de ovos.
A calda deve ser constantemente acrescentada com pingos de água para impedir que o ponto suba.

Onde comer
Restaurante A Lúria / Tomar / Lisboa Região
Tel. : +351 249 381 402
Restaurante Beira Rio / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249312806
Restaurante Bela Vista / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249312870
Restaurante Chico Elias / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249311067

Onde dormir
Casa da Avó Genoveva / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249982219
Casa do Troviscal / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249371318
Website : http://www.troviscal.com
E-mail : troviscal@mail.telepac.pt
Estalagem de Santa Iria / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249313326
Website : http://www.estalagensdeportugal.com
E-mail : estalagem.iria@clix.pt
Hotel dos Templários / Tomar / Lisboa Região
Tel. : +351 249 310 100
Website : http://www.hoteldostemplarios.pt
E-mail : hoteltemplarios@mail.telepac.pt
Hotel Sinagoga / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249323083
E-mail : residencial.sinagoga@clix.pt
Pensão Cavaleiros de Cristo / Residencial / Tomar / Lisboa Região
Tel. : +351 249 321 203
E-mail : residencialcavcristo@sapo.pt
Pensão Luz / Residencial / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249312317
Website : http://www.residencialluz.com
E-mail : info@residencialluz.com
Pensão Restaurante Bonjardim / Tomar / Lisboa Região
Tel. : 249316136
E-mail : residencial.sinagoga@clix.pt

Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 4:57 pm

Qaa Qenymin escreveu:
Outras cidades relativamente perto de Tomar:
(...) Fátima
Fátima não é cidade! Evil or Very Mad
É uma freguesia do concelho de Ourém.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 5:11 pm

Kraft durch Freude escreveu:
Qaa Qenymin escreveu:
Outras cidades relativamente perto de Tomar:
(...) Fátima
Fátima não é cidade! Evil or Very Mad
É uma freguesia do concelho de Ourém.
É freguesia e cidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 5:21 pm

Ceinwyn escreveu:
Kraft durch Freude escreveu:
Qaa Qenymin escreveu:
Outras cidades relativamente perto de Tomar:
(...) Fátima
Fátima não é cidade! Evil or Very Mad
É uma freguesia do concelho de Ourém.
É freguesia e cidade.
Pega num Fatimense e num Oureense, deixa-os a uma distância de segurança aceitável e observa o resultado. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 5:26 pm

Kraft durch Freude escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Kraft durch Freude escreveu:
Qaa Qenymin escreveu:
Outras cidades relativamente perto de Tomar:
(...) Fátima
Fátima não é cidade! Evil or Very Mad
É uma freguesia do concelho de Ourém.
É freguesia e cidade.
Pega num Fatimense e num Oureense, deixa-os a uma distância de segurança aceitável e observa o resultado. Laughing
Se arranjares alguém de Fátima, eu tenho família em Ourém para juntar.
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 6:33 pm

Cein!!!

Tens familia em Ourém?????

Cum raio pá, looool, o mundo é minorca mesmo. Eu sou natural de Ourém!!

Btw, eu estava mesmo convencida que Fátima não era cidade!! Quando foi feita a alteração? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 7:18 pm

Vampiria escreveu:
Cein!!!

Tens familia em Ourém?????

Cum raio pá, looool, o mundo é minorca mesmo. Eu sou natural de Ourém!!

Btw, eu estava mesmo convencida que Fátima não era cidade!! Quando foi feita a alteração? scratch
Tenho lá uns primos, mas não são de lá nem nada. Na wiki diz "A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997."
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitimeSex Abr 01, 2011 8:13 am

Fátima foi elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.

A cidade de Fátima foi formada a partir da agregação de um conjunto de localidades, nomeadamente:
Cova da Iria, Fátima-Sede, Moita Redonda, Aljustrel, Casa Velha, Moimento, Eira da Pedra.
Além destas localidades, fazem ainda parte da freguesia os lugares de Alveijar, Amoreira, Boleiros, Casal farto, Casal de Santa Maria, Casalinho, Chã, Gaiola, Gisteira, Lomba, Lombo d´Ègua, Lameira, Maxieira, Moitas, Montelo, Ortiga, Pederneira, Pedreira, Poço de Soudo, Ramila, Vale de Cavalos, Vale de Porto e Valinho de Fátima.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vai para fora Cá dentro Empty
MensagemAssunto: Re: Vai para fora Cá dentro   Vai para fora Cá dentro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vai para fora Cá dentro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Quais os estilos que ouves fora do forum?
» La Chanson Noire por esse Portugal fora
» Não é para todos.
» Livros para venda
» Mais um para o fórum...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Lugares-
Ir para: