Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Backups do fórum

Ir para baixo 
+2
Averróis
Kraft durch Freude
6 participantes
AutorMensagem
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSáb Jan 08, 2011 3:13 am

Ainda ontem à tarde pensei nisto... E hoje, há pouco, o fórum esteve offline durante pouco mais de meia-hora. Shocked

E se o Folk Lusitânia, de um dia para o outro, ficar offline e não voltar? Backups do fórum 249758


Há aqui muita (mas mesmo muita!) coisa boa que não se pode perder! Há backups feitos disto?
Não era mesmo nada má ideia fazer um backup integral do fórum (deve haver uma opção para isso na página de administração) e distribuí-lo por pelo menos 3 ou 4 pessoas. Se a administração já tiver feito backups e distribuído entre si, dormirei mais descansado. Mas caso não o tenham feito... Pleeease, façam-no! bounce Se quiserem distribuir ainda mais os backups, eu chego-me à frente para receber uma cópia e fornecê-la quando/se for necessária.

O ideal era estas cópias serem feitas de tempos a tempos, estilo de mês a mês ou mais frequentes ainda... Torna-se chato se o heavenforum não tiver nenhuma forma de fazer isso automaticamente... Mas por favor digam-me que há pelo menos um backup do site. silent


EDIT:
Eis o segundo backup público do fórum!
http://dl.dropbox.com/u/21750747/2012-03-14.7z.001 (250MB)
http://dl.dropbox.com/u/21750747/2012-03-14.7z.002 (208MB)

Contém todo o texto e imagens visíveis para um utilizador não-registado que navegue pelo fórum, prontos a ver em modo offline.
Saquem, testem, divulguem.
Se encontrarem problemas digam algo. Smile

O backup descompactado ocupa 823MB. Desta vez os pacotes estão no formato 7z, pelo que pode ser preciso usar o 7zip para descompactar. Basta abrir o ficheiro com a extensão .001 e começar a descompactar a partir dele.



O primeiro backup público mantém-se aqui: http://dl.dropbox.com/u/21750747/2011-02-23.tar.gz (226,5MB)

Este backup descompactado ocupa 376,8MB. Qualquer programa de (des)compressão estilo WinRAR ou 7zip (alternativa grátis Smile ) serve.


Última edição por Kraft durch Freude em Sáb Mar 17, 2012 7:52 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSáb Jan 08, 2011 3:23 am

Subscrevo. Pensei exactamente no mesmo. O fórum esteve down durante uns 15 minutos.

É de extrema importância fazer um backup mensal, pelo menos. De forma a poder fazer o restauro de alguma coisa em caso de uma fatalidade!
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 6:26 pm

Não me apercebi dessa falha, tenho apanhado isto sempre normal...


Bem, quanto aos backups, eu duvido muito que existam, pois nunca se falou de tal coisa. Sinceramente, não estou muito preocupada com a situação, nunca ouvi falar de nenhum fórum que tivesse "morrido" assim; mas também não deve ser nada que custe horrores fazer e, se vos deixa mais descansados, então pois que seja feito!
Como já vem sendo hábito, vou ter de dizer que não tenho poderes para tal [acabei de pôr isso na minha assinatura, lulz], portanto o melhor será chatearmos o Váli com isso, não? E se o bombardeássemos com PMs, e emails, e mensagens pelo Facebook e afins, para ele vir ver este tópico? Quando foi por causa do programa de rádio, eu recorri a essa estratégia e resultou. Razz

Vou começar a atacá-lo. .d.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 6:43 pm

Oua eu ultimamente nao tenho tido tempo para o forum se alguem quiser fazer isso eu ponho-o a administrador.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 7:33 pm

Olá, Váli!

Pois, é pena que tenhas deixado de ter tempo. E daí... Também é bom pensarmos noutras coisas e irmos re-centrando a nossa vida. Smile

Quanto à questão dos backups, estive a investigar e há uma limitação neste servidor relativamente a isto. Tudo o que é posto aqui é considerado propriedade da Forumotion (ver isto e isto).
Eles reservam-se o direito de gerir, guardar e não partilhar os backups com os criadores dos fóruns. Há uma ferramenta para repôr backups feitos por eles, mas não dá para fazer o download dos mesmos para um computador local. Isto também significa que o Folk Lusitânia, tal como está, vai estar sempre no heavenforum.org. Se um dia o heavenforum.org desaparecer (e isto não é assim tão raro como isso - a quantidade de empresas que aparecem e desaparecem na Internet sem deixar rasto é abismalmente colossal), tudo o que foi posto no Folk Lusitânia também se vai. Sad

Quando descobri isto, decidi arregaçar as mangas: Smile
Com uns pózinhos de prelimpimpim, fiz uma cópia do conteúdo do Folk Lusitânia e tenho-a guardada no meu computador. É uma cópia estática, o que significa que não se pode alterar nada do que lá está. É como uma fotografia do fórum, tal e qual como estava ontem, como era visto por um visitante não registado (só não se vê o sub-fórum dos Meetings. Irrelevante, na minha opinião). Tenho-a guardada no meu computador. Se quiserem (e se a administração concordar), posso partilhá-la com quem desejar (são pouco mais de 300MB). Note-se que esta cópia apenas contém o texto que está no fórum. Todas as imagens são sacadas da net quando se abre cada uma das páginas.
Estou neste momento a fazer outra cópia, integral que inclui também as imagens. Esta sim, se um dia o heavenforum.org desaparecer, há-de continuar a mostrar o Folk Lusitânia tal como o vemos hoje (também estático, sem possibilidade de interacção).

Se um dia o heavenforum.org morrer (cruzes, canhoto!) e se houver vontade, poder-se-á criar um Folk Lusitânia noutro servidor. Pode-se colocar online a cópia mais recente que houver na altura e assim poderemos mostrá-la aos nossos netinhos. Razz


Depois disto tudo e quanto à administração do fórum: para além desta, há mais umas quantas questões pendentes que se foram arrastando (olha para a tua caixa de PMs, Váli!)... Eu posso chegar-me à frente, mas a partir de Março não sei mesmo como vai ser a minha disponibilidade. Se não houver quem se oponha, não me importo de limpar um bocado do pó e as teias ao fórum. Smile


EDIT: Como curiosidade mórbida, a cópia só do texto do fórum demorou cerca de sete (7!) horas a fazer. Não se trata de um simples download. O programa que uso analisa todas as ligações do fórum e saca todas as páginas do fórum. A cópia integral ainda está a ser feita. Recomecei-a hoje a meio da tarde devido a algumas questões de configuração, mas se demorar algo como 24 horas para concluir não me surpreende nada. Smile
Pretty impressive piece of software if you ask me. Smile


Última edição por Kraft durch Freude em Seg Jan 10, 2011 7:46 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 7:37 pm

Grande Kraft!!! Very Happy

Eu acho que darias um excelente administrador. Tens o meu voto!
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 11:43 pm

RedHead escreveu:
Tens o meu voto!
Não tens é poderes para isso Razz

Eu posso guardar uma cópia, mete no pirate bay Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:25 am

Ja pus o Kraft e o Odal como administradores. Digam-me so se conseguem ver no fundo do forum, por baixo dos botoes, se veem uma descricao a dizer "painel de controlo". Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:41 am

Váli escreveu:
Ja pus o Kraft e o Odal como administradores. Digam-me so se conseguem ver no fundo do forum, por baixo dos botoes, se veem uma descricao a dizer "painel de controlo". Surprised

Eu vejo!
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 1:03 pm

Váli escreveu:
Ja pus o Kraft e o Odal como administradores. Digam-me so se conseguem ver no fundo do forum, por baixo dos botoes, se veem uma descricao a dizer "painel de controlo". Surprised
Obrigado!
Vejo essa ligação sim senhor! Vou explorar as funcionalidades e ver o que é que se pode fazer para melhorar aqui o cantinho. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 1:21 pm

yay! Longa vida aos novos admins! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeQua Fev 23, 2011 6:27 pm

Primeiro backup público do fórum disponível para download. Vejam a primeira mensagem deste tópico. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeQua Fev 23, 2011 8:37 pm

Kraft durch Freude escreveu:
Primeiro backup público do fórum disponível para download. Vejam a primeira mensagem deste tópico. Smile
Já está guardado. É este o presentinho que referiste ontem?

Btw, há alguns erros na descompactação, mas são apenas ficheiros exteriores ao fórum que já não estão online.
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeQua Fev 23, 2011 9:21 pm

Ceinwyn escreveu:
Já está guardado. É este o presentinho que referiste ontem?
Yep. Estavas à espera de quê? Um cheque em branco assinado por mim, não? Razz

Ceinwyn escreveu:
Btw, há alguns erros na descompactação, mas são apenas ficheiros exteriores ao fórum que já não estão online.
Erros durante a descompactação ou são coisas que não estão a funcionar quando se navega no backup?
O que é que dizem os erros? Podes mostrar com um screenshot?

É suposto que algumas coisas dinâmicas como a pesquisa, logins, feeds RSS e coisas do género não funcionem. Algumas podem redireccionar para o forum, outras podem aparecer com erros ou falhar simplesmente. Isto é mesmo só uma "fotografia" parada, não é suposto ter o comportamento do fórum em si.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeQua Fev 23, 2011 9:34 pm

Kraft durch Freude escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Já está guardado. É este o presentinho que referiste ontem?
Yep. Estavas à espera de quê? Um cheque em branco assinado por mim, não? Razz
Não era má ideia... Razz

Kraft durch Freude escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Btw, há alguns erros na descompactação, mas são apenas ficheiros exteriores ao fórum que já não estão online.
Erros durante a descompactação ou são coisas que não estão a funcionar quando se navega no backup?
O que é que dizem os erros? Podes mostrar com um screenshot?

É suposto que algumas coisas dinâmicas como a pesquisa, logins, feeds RSS e coisas do género não funcionem. Algumas podem redireccionar para o forum, outras podem falhar simplesmente. Isto é mesmo só uma "fotografia", não é suposto ter o comportamento do fórum em si.
É durante a descompactação (screenshot). Mas já vi que são umas coisas do 4shared que já não estão online, não é nada importante.
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 11:34 pm

Olá de novo,


Voltei a fazer um backup do fórum. Vejam o primeiro post.

Os problemas com que a Ceinwyn se deparou no backup anterior aconteceram porque alguns ficheiros estavam dentro de muitas pastas e/ou tinham um nome muito grande. O problema acontecia pelo menos no Windows 7. Nesta última versão já não parece acontecer mas pode haver chatices ao apagar o backup. Uma solução possível é mover a última sub-pasta dos ficheiros que embirrarem para o C:\ e apagá-la aí.
Como é óbvio, em Linux não há qualquer problema. Razz Em MacOS não sei mas se alguém testar que diga.

Atenção que os antivírus podem embirrar com alguns ficheiros. Tudo o que vi até agora foram falsos positivos em Javascripts. Se quiserem, deixem o antivirus apagar o que quiser, não é grave.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 11:54 pm

O winrar não gosta daquilo acabar em 001, vou sacar o 7zip.

EDIT: Descompactado com o 7zip e a funcionar sem problemas .8.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Backups do fórum Empty
MensagemAssunto: Re: Backups do fórum   Backups do fórum Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Backups do fórum
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Limpeza do fórum
» Forum Filosofando
» Fórum em remodelação
» Popularização do Fórum
» Reanimar o Fórum

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Regência :: Assembleia-
Ir para: