Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Noticias Portuguesas

Ir para baixo 
+4
Floresta
Averróis
RedHead
Qaa Qenymin
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 1:19 pm

Portugal não é só Lisboa e Porto.
Este post é para dar-mos as noticias menos lidas do nosso País.

Badoca Safari Park reabre com novos animais
Noticias Portuguesas Girafa_2_Badoca
O Badoca Safari Park reabriu no dia 5 de Fevereiro, na Herdade da Barroca, no Alentejo, com novidades para todos aqueles que adoram animais, natureza e aventura, conforme anuncia a instituição em comunicado.

A mais recente novidade do Badoca Park é a família de três girafas (Giraffa camelopardalis rothschildi) que veio juntar-se ao antigo residente da espécie, o BadoKas.
A nova família chegou do Zlin Zoo, na República Checa, e é composta por duas fêmeas e um macho, todas as crias entre dois anos e dois anos e meio.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer no safari os cerca de 500 animais selvagens de 45 espécies que vivem no Badoca Park.
Podem ainda visitar a Ilha dos Primatas, onde é recriado o habitat natural destes mamíferos.

Os realmente aventureiros, podem embarcar no Rafting Africano e descer 500 metros de águas turbulentas ou explorar os trilhos da Aldeia Africana.
Os visitantes podem ainda instalar-se no restaurante do parque ou fazer um piquenique no Parque das Merendas onde é ainda possível interagir com os lémures, primatas em vias de extinção, oriundos de Madagáscar.

Para mais informações aqui fica o site oficial do Badoca Safari Park.
http://www.badoca.com/

V. F. de Xira celebra centenário de Alves Redol
Noticias Portuguesas Alves-redol
O centenário do nascimento do escritor Alves Redol (1911-1969) será comemorado, a nível nacional e internacional, até Janeiro de 2012, com exposições, colóquios, ciclos de cinema e um documentário, anunciou a autarquia de Vila Franca de Xira, de onde o escritor era natural.

Bibliotecas cada vez mais procuradas pelos jovens
Noticias Portuguesas Biblioteca_crian%C3%A7a
Há cada vez mais jovens a procurar as bibliotecas municipais e escolares em Portugal, não só para acederem à Internet mas também pelo convívio e por ser um espaço onde ser sentem "em casa".
Estes dados foram revelados num estudo europeu sobre crianças e riscos online apresentado esta sexta-feira na Universidade Nova de Lisboa.

Segundo a agência Lusa, estes dados surpreenderam a coordenadora nacional do estudo, Cristina Ponte, que reforça o potencial das bibliotecas como espaço a apostar para ensinar os alunos a fazer uma boa utilização da Internet.

Edifícios portugueses nos 70 melhores do mundo
Noticias Portuguesas Vodafoneporto
Ao todo são cinco os edifícios que estão entre os 70 finalistas do prémio ArchDaily´s Building of The Year promovido pela página de Internet especializada em arquitetura "ArchDaily".

O concurso online para seleccionar os melhores edifícios de 2010 decorre até dia 13 de Fevereiro, em 14 categorias distintas.

Na categoria de Reabilitação está o Pátio Luso, um condomínio em Carlos Alberto, no Porto, e a recuperação da antiga fábrica da manteiga, na Calheta, Madeira.

Na categoria de Hotéis e Restaurantes está o Bar Temporário - AEFAUP de Diogo Aguiar e Maria Teresa Otto, para a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Na categoria de Arquitectura Institucional está o edifício da Vodafone, a sede da empresa na cidade do Porto.

Na secção de interiores está ainda a Óptica concebida pelo designer Jorge Sousa Santos, em Lisboa.
Podes votar aqui http://www.archdaily.com/building-of-the-year/2010/

Português nomeado para prémio Mies Van der Rohe
Noticias Portuguesas Miescascais
O projecto de arranjos de superfície da Praça D. Diogo de Menezes, em Cascais, da autoria do arquitecto Miguel Arruda é o único projecto português nomeado para o prémio Mies Van der Rohe, um dos mais importantes prémios mundiais atribuído pela Comunidade Europeia.

O prémio é atribuído bi-anualmente pela Comunidade Europeia com o intuito de reconhecer e distinguir trabalhos de arquitectura contemporânea caracterizados pela excelência a nível conceptual, estético e técnico.

Aulas de culinária gratuitas nos mercados de Lisboa
Noticias Portuguesas Culinaria
Numa iniciativa conjunta da autarquia de Lisboa e do "Sabor do Ano" que visa reanimar os mercados tradicionais da cidade, onde vários chefes de cozinha são convidados a dar aulas de culinária gratuitas.

Até ao mês de Abril, está prevista a realização de dez aulas.
Os participantes acompanham o chefe na compra dos produtos necessários à confecção do prato e na preparação das refeições no local.

Restaurantes juntam-se para trocar pratos regionais
Noticias Portuguesas Camarao-na-moranga
Marisco em Trás-os-Montes, leitão da Bairrada no Minho ou vitela maronesa no centro do país são alguns dos intercâmbios gastronómicos propostos por quatro restaurantes que se uniram para promover o turismo gastronómico e combater a crise.
“Quando os negócios estão menos bem não podemos cruzar os braços, tempos que ir à luta e é isso que estamos a fazer”, afirmou Joaquim Costa, proprietário de um restaurante, em Vila Real.
Ao “O Costa” juntaram-se o “Gaveto”, de Matosinhos, o “Camelo”, de Viana do Castelo, e o “Manuel Júlio”, de Coimbra para fazerem um intercâmbio de cozinhas tradicionais nos fins-de-semana de Fevereiro a Abril.
Em ano de crise e em época de menor ocupação, os empresários querem promover o turismo gastronómico e dinamizar o negócio da restauração.
Joaquim Costa reconheceu que nas duas primeiras semanas de Janeiro sentiu uma “quebra” no negócio.
Com esta diversificação de ementas, os estabelecimentos comerciais esperam atrair mais clientes e, ao mesmo tempo, promover o que de melhor se confecciona em cada uma destas regiões.
Segundo o empresário, a novidade é que, neste projecto, “ao invés de serem os clientes a viajar para poderem saborear as iguarias de zonas diferentes, são os restaurantes que se deslocam a outras regiões para servirem as suas especialidades”.
De Vila Real segue a carne maronesa, com Declaração de Origem Protegida (DOP), as alheiras feitas de vitela ou a caldeirada feita também em exclusivo com esta carne, mais as tripas aos molhos ou feijoada transmontana.
O “Gaveto” propõe os mariscos, as tripas à moda do Porto ou o arroz de tamboril, enquanto que o “Camelo” vai servir o galo pé descalço, o sarrabulho, o cabrito e a lampreia.
De Coimbra chega a açorda de sável, a lampreia, o abafado de bacalhau, chanfana ou o leitão da Bairrada.
Joaquim Costa referiu que, depois de Abril, a iniciativa será repetida com mais restaurantes que queiram aderir a estes intercâmbios gastronómicos.

Museu único no país recorda a escola de antigamente
Noticias Portuguesas Liv1

Acácio Bárbara é o director do Museu Escolar em Marrazes, embora o mesmo tenha uma direcção técnica, como nos frisa.
Professor de Filosofia, natural de localidade onde foi autarca, é um dos criadores do museu, propriedade da Junta de Freguesia de Marrazes.

A O Emigrante/Mundo Português explicou que uma das razões que o levou a recuperar as memórias da Escola do Estado Novo, foi no “seguimento de um projecto escolar pedagógico elaborado pelos professores da escola do 1º ciclo de Marrazes no ano de 1992/1993, intitulado a Escola Através dos Tempos”.

Museu Escolar
Largo da Feira dos 18
Marrazes 2415-690
Leiria.
Tel: (+351) 244812701.

Aberto de terça a sexta das 9h ás 17h30 e aos sábados e domingos das 14h às 17h
http://www.museuescolar.pt/

Novo hospital pediátrico está em funcionamento em Coimbra
Noticias Portuguesas Saude_materna
O novo edifício do Hospital Pediátrico de Coimbra do Centro Hospitalar de Coimbra entrou em pleno funcionamento no início desta semana.
O transporte dos doentes do internamento foi foi durante o fim de semana, e as urgências foram entretanto abertas.
Pais e crianças já se podem portanto dirigir ao novo edifício, onde a administração hospitalar pretende prestar um serviço de ainda melhor qualidade.

Centro de música e artes vai ser realidade
Noticias Portuguesas 1219829956_Gualdim_Pais_1
O Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Tomar, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e a Turismo de Lisboa e Vale do Tejo assinaram um protocolo com o objectivo de constituir o Centro de Estudos Superiores da Música e das Artes do Espectáculo em Tomar, instituição que funcionará no edifício do Instituto Politécnico local.
O presidente do Instituto, Eugénio Almeida, salientou que a percepção da necessidade de oferecer formação na área da música há muito que é sentida.

Negócio da olaria em risco na região algarvia
Noticias Portuguesas Olaria
O negócio da olaria está a enfrentar uma dupla crise no Algarve.
Além da falta de clientes, a profissão de oleiro corre o risco de desaparecer porque a maioria dos jovens não quer “sujar as mãos”.
Fundada há mais de meio século a Olaria Moncarapachense, em Olhão, tem sobrevivido por ser um negócio familiar que atravessou gerações mas o futuro é incerto, assume um dos irmãos responsáveis pela oficina.
Com 40 anos, João Eugénio conta que praticamente “nasceu” naquela olaria fundada pelo pai, com o mesmo nome, embora o ofício familiar de trabalhar o barro recue até ao tempo do seu bisavô João que, em conjunto com os três irmãos, Dinora, Isaurinda e Francisco, põe o negócio a andar, para orgulho do pai que só lamenta o facto de os jovens quererem apenas trabalhar “em bancos e escritórios”.

BD portuguesa exposta na Bélgica
Noticias Portuguesas Piorbandadomundoedited4cn
Realizada com o apoio do Instituto Camões (IC), a exposição «A Pior Banda do Mundo», de José Carlos Fernandes, está em exibição até 27 de Fevereiro, no Centro Belga de Banda desenhada.
O director do Centro referiu ser a primeira vez que se uma exposição de um autor português numa instituição que atrai cerca de 650 visitantes por dia.
A série «A Pior Banda do Mundo» está editada em França pela Cambourakis, e recebeu um bom acolhimento da crítica, tendo o segundo volume sido incluído na lista das 50 melhores BDs publicadas em França, divulgada pela ACBD (a Associação dos Críticos de BD franceses) no seu relatório anual, e resultados comerciais suficientemente interessantes para que a editora tenha lançado o segundo volume, refere i IC numa nota a imprensa.

Museu Calouste Gulbenkian entre os melhores do mundo
Noticias Portuguesas MuseuGulbenkian1220x140
O Museu Calouste Gulbenkian foi eleito pelo site de viagens norte-americano «TheSavvyExplorer», como um dos sete melhores do mundo, na categoria de pequenos museus.
O editor do site, Michael Tulipan refere que o espaço museológico acolhe seis mil obras de arte reunidas por Calouste Gulbenkian, e mediante um percurso expositivo montado por ordem cronológica e por área geográfica, proporciona ao visitante uma viagem pela história mundial da cultura humana, região por região.
O editor considera “imperdíveis” os quadros “notáveis” de Pascal Dagnon-Bouveret e as peças “meticulosas” de Arte Nova produzidas por René Lalique.
O museu abriu as portas na avenida de Berna, em Lisboa, em 1969 e engloba uma colecção constituída por cerca de seis mil peças, das quais as mil mais representativas estão reunidas nas suas galerias de exposição permanente que apresentam dois circuitos independentes.
O primeiro é dedicado à arte priental e clássica e evolui através das galerias da Arte Egípcia, Greco-Romana, Mesopotâmia, Oriente Islâmico, Arménia e Extremo-Oriente.
No segundo destaca-se a arte europeia, com núcleos dedicados à Arte do Livro, à Escultura, Pintura e Artes Decorativas esta última com especial destaque para a arte francesa do século XVIII e para a obra de René Lalique.
Aberto de terça-feira a domingo, pode ser visitado entre as 10h e as 17h45. Encerra às segundas-feiras e feriados.
http://www.museu.gulbenkian.pt/main.asp?lang=pt

Escola da Noite acolhe Teatro Meridional em residência artística
Noticias Portuguesas 35.-1974.Susana_Paiva-300x168
O Teatro Meridional está em residência artística em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a partir de hoje (7), até dia 13 de Fevereiro.
O programa inclui dois dos mais recentes espectáculos “Contos em Viagem,
Cabo Verde” e “1974”, um recital de poesia, um workshop, uma exposição, um documentário e várias oportunidades de conversa com o público.

Visitas guiadas e ateliês temáticos enchem os dias no Jardim Botânico
Noticias Portuguesas Jardim_botanico
As cores variam entre o verde intenso e o vermelho vivo das folhas que persistem ou continuam a cair das árvores.
Mas o fascínio é o mesmo de um claro dia de primavera.
Nos dias frios que correm, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) oferece-se a todos em propostas diversas e, algumas, certamente irresistíveis.
Todas as iniciativas exigem marcação prévia no Gabinete do Jardim Botânico (de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 17H30) ou através do telefone 239 855233 ou do email jardim@bot.uc.pt.
http://www.uc.pt/jardimbotanico/

Caiu da bancada a festejar um golo
Noticias Portuguesas Manchaqueda
O presidente da claque da Académica Mancha Negra, sofreu uma fractura num cotovelo e vai ficar internado nos serviços de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Os serviços de comunicação dos HUC, disseram à agência Lusa que João Paulo Fernandes "vai ser reavaliado", para se apurar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica na zona afectada.
O líder da claque caiu da bancada do estádio Cidade de Coimbra onde a Mancha Negra costuma apoiar a equipa, ao festejar o golo inaugural da Académica frente ao Beira-Mar, aos 05 minutos da primeira parte, em jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

A Poesia Saiu à Rua
Noticias Portuguesas 06JUL0631a_Small
‘A Poesia Saiu à Rua’, assim se chama, vai contar com a participação da escolas secundárias Francisco Franco, Jaime Moniz, Gonçalves Zarco, APEL e Dr. Ângelo Augusto da Silva.
Pretende nas próximas edições transformar-se num festival entre ilhas, envolvendo também Canárias e Açores.
A poesia vai estar na Rua de Santa Maria a 7 de Maio com a edição de um Festival de Poesia, uma iniciativa da CRIAMAR– Associação de Desenvolvimento de Crianças e Jovens que envolve cinco escolas secundárias do Funchal e que espera envolver também a população.

Luta contra o tempo para salvar Museu da Cortiça e Fábrica do Inglês
Noticias Portuguesas MUSEU-DA-CORTI%C3%87A-F%C3%81BRICA-DO-INGL%C3%8AS-SILVES-2-300x225
Fechados há cerca de nove meses devido à falência da Alicoop, o Museu da Cortiça e a Fábrica do Inglês dois espaços emblemáticos de Silves e do Algarve podem ainda reabrir este ano.
Numa reunião entre a câmara de Silves, a Caixa Geral de Depósitos e entidades regionais ligadas à cultura e turismo, o banco credor do grupo Alicoop prometeu arranjar apoios para o museu.
Antes de fechar as portas, o espaço era visitado por mais de 90 mil pessoas anualmente.

Mercado de Portimão dedica semana à laranja algarvia
Noticias Portuguesas FOTO-%E2%80%93-MERCADO-PORTIM%C3%83O-Festa-da-Laranja-Arquivo-CMP_Filipe-da-Palma-300x203
A partir de hoje dia 7 até 12 de Fevereiro, o mercado municipal de Portimão promove mais uma Festa da Laranja, uma iniciativa da Comissão do Sector das Hortifrutícolas em parceria com o mercado de Portimão, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

Durante quase uma semana, os clientes podem adquirir este citrino a um preço especial e experimentar as propostas apresentadas pelos alunos dos cursos de cozinha e de restauração e bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, que realizarão diversas demonstrações culinárias e degustações.

Em anteriores edições, a iniciativa teve uma grande receptividade, com a venda de algumas dezenas de toneladas de citrinos, sendo objectivo desta terceira edição ultrapassar-se as 10 toneladas de laranjas vendidas.

A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova

Era um firme desejo da Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo concretizar a reedição do livro de Francisco Marques e Ana Maria Lopes (1996).
Por razões de vária ordem, ainda não tinha sido possível, mas, este Verão, ao arquitectarmos alguns posts sobre «Creoula 1973, através da objectiva de António São Marcos», conseguimos ultrapassar, graças a um procedimento levado a efeito há cerca de vinte anos, um problema técnico que existia com essas fotografias. Enfim, foi superado.

Viajemos no tempo, percorramos o cais dos bacalhoeiros, entremos a bordo de um desses lugres.

Na Gafanha da Nazaré, frente às ‘secas’ de bacalhau que ao correr da ria se estendem de Norte a Sul, estão amarrados, de proa e de popa, cerca de duas dezenas de lugres de três mastros, construções de madeira, cascos de diferentes cores, cada um com a preferida pela sua Empresa e que, ao longe, o identifica.
Airosos, cascos finos e elegantes, muitos deles, mastros bem guindados, graciosos paus de bujarrona.
Entremos num destes veleiros, já em ablativos de partida.
Será apresentada no próximo dia 19 de Fevereiro de 2011, sábado, pelas 16 horas, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Concertos
Noticias Portuguesas Concertos_bebes1

Sábado, 12 de Fevereiro 2011
The Dixie Boys no Hard Club Porto
Porto - Hard Club

Sexta, 18 de Fevereiro 2011
Dream Circus / A Last Day on Earth
Moita - In Live Caffé

Sábado, 19 de Fevereiro 2011
The Dixie Boys em Coimbra
Coimbra - Rock Cafe Coimbra

The Dixie Boys
Moçoilas no aniversário da Associação de Músicos do Algarve
Faro - Associação de Músicos

Sexta, 25 de Fevereiro 2011
Dream Circus @ Side B
Benavente - Side
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 1:49 pm

Festas do Povo estão de regresso a Campo Maior após sete anos
Noticias Portuguesas CAM_0038
Sete anos depois da última edição, as tradicionais Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) voltam a realizar-se este ano, entre 27 de Agosto e 04 de Setembro, disse o responsável da organização.
“Estamos muito satisfeitos por esta manifestação e vontade em realizar as festas por parte dos habitantes da vila”, disse o presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, José Rosinha.
As Festas do Povo, consideradas um evento tradicional único, contemplam a ornamentação das ruas de Campo Maior, sobretudo do centro histórico, com milhares de flores em papel, feitas pela própria população.

Canção dos Homens da Luta será a 16.ª a competir na 1.ª semi-final na Alemanha
Noticias Portuguesas Homens-da-luta
O sorteio do Festival da Eurovisão ditou que a canção portuguesa defendida pelos Homens da Luta será a 16.ª a desfilar na primeira semi-final, que acontece no dia 10 de Maio em Dusseldorf, na Alemanha.
Nesta semi-final, com a "A Luta é Alegria" concorrem as canções representantes da Polónia, Noruega, Albânia, Arménia, Turquia, Sérvia, Rússia, Suíça, Geórgia, Finlândia, Malta, São Marinho, Croácia, Islândia, Hungria, Lituânia, Azerbaijão e Grécia.

Livro retrata influência da arte portuguesa no design de interiores
Noticias Portuguesas 0,,43233674,00
No dia 24 de Março terá lugar no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, o lançamento do livro Interiores no Brasil.
A influência portuguesa no espaço doméstico.
O livro será lançado em Março e é um estudo sobre a influência das artes portuguesas na constituição do design de interiores do Brasil.
Fruto do trabalho desenvolvido para a tese de mestrado da designer de interiores Maria Lúcia Machado, defendida na Escola Superior de Artes Visuais, Design e Marketing (Iade) de Lisboa, o estudo revela como se enredou a influência das artes decorativas portuguesas nos espaços domésticos do Brasil.
Com riqueza de imagens, detalhes e análise crítica, o livro explica não só a função ornamental desta ligação, mas principalmente o aspecto dinamizador e transformador do quotidiano brasileiro.
Com 140 páginas, Interiores no Brasil, a influência portuguesa no espaço doméstico» estará à venda no Brasil por 70 reais.

Chef ganha fama com sabores portugueses
Noticias Portuguesas Helena
Uma chef portuguesa está a ganhar cada vez mais popularidade em Montreal, Canadá, onde os pratos que cria já cativaram uma clientela maioritariamente canadiana.
Helena Loureiro colocou o seu restaurante «Portus Calle» na rota gastronómica da cidade e foi eleita por uma jornal local como um dos quatro melhores chefs da província do Quebeque.
E tudo isto com receitas da gastronomia portuguesa.

Escola Portuguesa de Macau quer formar jovens trilingues
Noticias Portuguesas ?newsId=236&fileName=Macau
A directora da Escola Portuguesa de Macau reafirmou o objectivo da instituição de formar jovens trilingues que possam entrar em “qualquer universidade do mundo”, mas reconheceu que há ainda muito trabalho a fazer no ensino da língua chinesa.
“O grande objectivo da escola desde o início é formar alunos trilingues.
Neste momento, em relação ao português e ao inglês eu não tenho dúvidas, e em relação ao mandarim, claro que ainda estamos a dar os primeiros passos”, disse à Lusa.

Estudantes portugueses inventam o «biofiambre de legumes»
Noticias Portuguesas Fiambre
Três alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo criaram o «biofiambre de legumes», um produto que pretende ser uma alternativa ao fiambre tradicional para os vegetarianos, mas que foi também “pensado” para os não vegetarianos que preferem recorrer à agricultura biológica.
O projecto foi desenvolvido por Ana Catarina Magalhães, José Renato Faria e Rosa Alves, alunos do 3º ano do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Sinal de recepção de televisão muda a 26 de Abril
Noticias Portuguesas Televisao
Quem recebe apenas os quatro canais televisivos em sinal aberto vai ter de comprar um televisor novo ou um descodificador até 26 de Abril de 2012, data escolhida por Portugal para o “apagão” analógico.
Esta obrigatoriedade não se aplica a quem já recebe televisão por subscrição (cabo, fibra óptica, satélite ou IPTV) e a quem comprou nos últimos dois anos um televisor novo com MPEG4, o sistema utilizado pela Televisão Digital Terrestre (TDT) portuguesa, diferente, por exemplo, do espanhol (MPEG2).
“Cerca de um terço” das habitações portuguesas recebe televisão por antena, o que “não chega a 1,5 milhões de lares”, disse fonte da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Bióloga portuguesa descobre novo escaravelho predador
Noticias Portuguesas Escaravelho_predador-Domene_Lusitanica962183e0_400x225-300x168
Um escaravelho predador, único no mundo, foi descoberto pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira nas grutas da Serra do Sicó Beira Litoral, entre Condeixa e Pombal, o que aumenta para seis as espécies descobertas.
“É o primeiro escaravelho estafilinídeo cavernícola de Portugal Continental, ao qual foi dado o nome científico Domene Lusitanica, em alusão à sua restrita distribuição geográfica, confinada às partes profundas da Serra do Sicó”, disse a bióloga à Lusa.

Biblioteca Nacional adquire importante códice náutico
Noticias Portuguesas Cod220211
A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu recentemente um manuscrito quinhentista sobre assuntos náuticos.
O documento, que se pode datar de 1598, contém «Tábuas do lugar do Sol», um «Regimento para o marcar da agulha» e, ainda, importantes «Tábuas da Largura do Leste ou de Oeste».
Textos considerados de relevo e que testemunham “importantes desenvolvimentos científicos levados a cabo pelos portugueses”, como destaca a instituição. Mas são as últimas tabelas que dão maior interesse ao documento.
As «Tábuas da Largura do Leste ou de Oeste» são na verdade tabelas de amplitude ortiva do Sol indicam, para cada dia do ano, a posição do Sol ao nascer, relativamente a Leste.
O seu uso está associado a um processo inovador cujo aperfeiçoamento tem sido atribuído ao matemático e cosmógrafo João Baptista Lavanha (ca. 1550-1624).
A BNP possuía já um conjunto de tabelas atribuídas a Lavanha uma das figuras centrais da ciência portuguesa e ibérica na transição do século XVI para o XVII - mas este novo manuscrito confirma a divulgação e o impacto destes novos procedimentos náuticos concebidos pelos cosmógrafos lusos.

Universidade de Coimbra vai criar a Casa da Lusofonia
Noticias Portuguesas Universidade-gerais
A Universidade de Coimbra (UC) vai criar em breve a Casa da Lusofonia.
O espaço deverá ficar instalado no Palácio Sacadura Bote, e pretende estimular a partilha cultural entre as associações de estudantes provenientes de países de língua oficial portuguesa.
Sede da Fundação Cultural da Universidade de Coimbra (UC), o Palácio Sacadura Bote vai acolher as associações de estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como a Associação Erasmus, programa europeu de mobilidade.
Tirar partido da riqueza multicultural trazida por estes alunos para Coimbra é um dos principais objectivos da iniciativa, como estacou a directora da Divisão de Relações Internacionais da instituição, Filomena Marques de Carvalho.

Garraiada vai regressar aos festejos académicos
Noticias Portuguesas 340x255
Em 2009, a UTAD ficou na história do ensino superior por ter sido a primeira universidade a abolir a realização da garraiada.
Dois anos depois, os alunos voltaram a votar, desta vez em maior número, e decidiram trazer de volta o evento tauromáquico ao programa da Semana Académica, cujo cartaz será apresentado publicamente hoje.

Concerto do Vidrão realiza-se no sábado na Marinha Grande
Noticias Portuguesas Concerto_Vidrao11
O Concerto do Vidrão, iniciativa dinamizada pela Valorlis em parceria com o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), estreia na Marinha Grande, este sábado (dia 19), pelas 15H30.
O espetáculo, que já esteve em Leiria e em Pombal, surgiu da necessidade de aumentar os índices de colocação dos resíduos de vidro no ecoponto adequado, o vidrão, anunciou a Valorlis.
Para o concerto, o OL CA produziu e adaptou temas de vários géneros musicais, utilizando instrumentos feitos a partir de embalagens de vidro e também o som de garrafas a partir em dois ecopontos colocados no palco.
A “Cantata do Vidro” é o momento alto do espetáculo, uma obra original de Pedro Rocha, professor do Orfeão de Leiria e coordenador do projeto.

Câmara de Lobos associa-se à iniciativa 'Limpar Portugal'
Noticias Portuguesas Limpar_Portugal_M_os___Obra_q
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos associa-se, no sábado, dia 19 de Março, à campanha 'Limpar Portugal'.
Pelas 9 horas, à entrada da cidade, na Rua da Carreira, haverá um briefing com todos os voluntários que se associaram a esta iniciativa.

PROGRAMA
18 de MARÇO

CONCENTRAÇÃO
9 horas - Parque à entrada para a Baía

ACÇÕES:
- Limpeza e reflorestação das encostas do Miradouro da Boca dos Namorados Zona Militar da Madeira
- Limpeza e reflorestação do Caminho Real, a partir da Casa da Guarda Floresta Zona Militar da Madeira
- Recolha de sucata em todo o Município Câmara Municipal de Câmara de Lobos
- Recolha dos electrões em todas as Escolas do Município, no âmbito do repto lançado para integrarem a Campanha Plantar/Limpar Portugal 2001 Câmara Municipal de Câmara de Lobos
- Recolha de viaturas em fim de vida Empresa Madeira Cartão

19 de MARÇO
CONCENTRAÇÃO
9 horas - Parque à entrada para a Baía

ACÇÕES:
- Limpeza e reflorestação das encostas do Miradouro da Boca dos Namorados Zona Militar da Madeira
- Limpeza e reflorestação do Caminho Real, a partir da Casa da Guarda Florestal Zona Militar da Madeira
- Recolha de sucata em todo o Município Câmara Municipal de Câmara de Lobos
- Recolha de viaturas em fim de vida Empresa Madeira Cartão
- Limpeza da Foz da Ribeira dos Socorridos e zonas envolventes Escuteiros de Santa Cecília e Escolas
- Limpeza do Cabo Girão Escuteiros da Encarnação e Escolas
- Limpeza da Estrada do Marco e Fonte da Pedra à Boca dos Namorados, junto à Nascente de Belém Clube Pés Livres
- Limpeza e reflorestação das encostas do Miradouro da Boca dos Namorados Equipa de TT – Todo o Terreno - Limpeza e reflorestação do Caminho Real, a partir da Casa da Guarda Florestal Equipa de TT – Todo o Terreno
- Limpeza de taludes na Eira das Moças, junto à Torre de Vigilância Equipa de TT – Todo o Terreno
- Limpeza das serras das Fontaínhas Equipa de TT – Todo o Terreno

1.ª edição do Festival Literário da Madeira
Noticias Portuguesas Livros
Decorrerá no Funchal, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Abril, a 1.ª edição do Festival Literário da Madeira.
Uma iniciativa organizada em conjunto pela Booktailors Consultores Editoriais e pela Nova Delphi Ilha da Madeira.

Portimão testa impacto de grande tempestade
Noticias Portuguesas PORTIM%C3%83O-300x219
O concelho de Portimão vai ser palco, esta quinta-feira, do exercício “Intempéries 2011”, que tem como objetivo “testar e exercitar o sistema de proteção civil municipal a uma tempestade de grande impacto e que provará inúmeros danos materiais e pessoais”.
O exercício vai contar com a participação da Comissão Municipal de Proteção Civil, dos agentes de proteção civil locais, das entidades cooperantes e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão.
Em conjunto, estão entidades vão actuar como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução da mesma.

Parque de La Salette entra em obras
Noticias Portuguesas 0003B1BC45C334
As obras de requalificação do parque da cidade de Oliveira de Azeméis, previstas para breve, vão ser executadas de forma a não prejudicar as festas de La Salette.
As primeiras obras incidirão na construção da nova mata, a nascente do actual parque, no novo parque de merendas e na requalificação do parque infantil.

Há 45 escolas básicas em risco de fechar no distrito de Santarém
Noticias Portuguesas Achete-300x201
No próximo ano lectivo, o Ministério da Educação pode vir a encerrar 45 escolas básicas em 14 concelhos do distrito, na sua esmagadora maioria situadas em aldeias e lugares de freguesias rurais.
Com um total de oito escolas, Ourém é o concelho com mais encerramentos, mas seguem-se logo Tomar e Santarém, com sete estabelecimentos cada, segundo uma lista publicada pelo “Correio da Manhã”, referente a escolas com menos de 21 alunos, o número definido pelo governo para mandar fechar portas no âmbito da reorganização da rede escolar do 1º ciclo.
“Caso isso venha a acontecer, a população vai protestar”, disse ao nosso jornal Joaquim Saramago, presidente da Junta de Freguesia de Achete, Santarém.

No Auditório Municipal de Lagoa "Vamos contar Mentiras"
Noticias Portuguesas 1300361279wmentiras1
A Produtora C2E leva ao palco do Auditório Municipal de Lagoa a peça em Teatro de Comédia “Vamos contar Mentiras”, nos próximos dias 19 e 20 de Março (sábado às 21:30 e domingo às 16:00 horas), com Octávio Matos e Luís Aleluia à frente de um elenco de seis actores que proporcionam duas horas de boa disposição e muita gargalhada.
A peça mostra a confusão vivida em casa de um casal a comemorar 15 anos de casamento, num merecido tributo que a produtora C2E, em conjunto com o elenco artístico, prestam a dois dos mais conceituados nomes do teatro de comédia nacional, Raúl Solnado e Armando Cortez.

A imagem do dia
Noticias Portuguesas Portugal1
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeTer Mar 29, 2011 1:09 pm

Casino Estoril apresenta «Artistas de Angola»
Noticias Portuguesas Mulher+Mucobal+pag%5B1%5D.+115
A Galeria de Arte do Casino Estoril, em Lisboa, vai realizar uma exposição de artes plásticas designada «Artistas de Angola», onde será prestada homenagem ao pintor Albano Neves e Sousa.

A exposição, que vai ter lugar entre os dias 16 de Abril e 11 de Maio, propõe-se apresentar trabalhos de artistas como António Andrade (Zan), Amilcar Vaz de Carvalho, Aníbal Álvares da Silva, Dília Fraguito Samath, Edgardo Xavier, João Inglês, Vítor Teixeira (Viteix), Arlete Marques, Dora Iva Rita, António Magina, Domingos Laurindo, Filomena Coquenão, Maria Antónia Neuparth, Vitor Ramalho e Zizi Ferreira.

Cata Livros quer captar jovens leitores
Noticias Portuguesas 8241004_UY2PH
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Leitura lançam em Abril o portal Cata Livros, criado para um público entre os oito e os 12 anos de idade.
A ideia, que será apresentada no dia 5 de Abril em Oeiras, visa a «promoção da leitura» e é direccionada para um público mais jovem «que domina a Internet e também lê», disse um dos promotores do projeto, João Paulo Cotrim, à agência Lusa.

Todos pelo caminho-de-ferro em Trás-os-Montes e Alto Douro
Noticias Portuguesas Net_comboios_1__p_gina_r6j8
«Ligar as Regiões do Norte de Portugal e de Espanha, três universidades e quatro territórios classificados com Património Mundial».
Esta é a aposta estratégica da Comunidade Intermunicipal do Douro, CIM.
O seu presidente, Artur Cascarejo, defende o caminho-de-ferro como o meio mais adequado à mobilidade endógena na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
À sua voz, juntam-se outras, nomeadamente a Estrutura de Missão do Douro, que continua prioritariamente a reactivação da linha entre o Pocinho e Barca de Alva, e a via-férrea do Corgo.

Dois milhões de adolescentes em risco devido ao consumo excessivo de álcool
Noticias Portuguesas Jovem-alcool-123rf-380
Em Portugal, dois terços das doenças hepáticas são causadas pelo consumo excessivo de álcool.
Estes dados assumem mais relevo se se considerar que 2,3 milhões de portugueses são considerados bebedores excessivos.
O aumento do consumo nos adolescentes e nas mulheres tem vindo a contribuir para esta realidade.
O alerta é da Sociedade Portuguesa de Hepatologia.

O Espaço (Chiado) da desilusão
Noticias Portuguesas Espa%C3%A7o_Chiado
Uma desilusão!
Mais de metade das lojas do Espaço Chiado encontram-se fechadas.
A crise chegou a um espaço quase virtuoso, onde algum modernismo se confunde com paredes seculares protegidas por vidros, e a calçada portuguesa tricolor polida.
Nem os escritórios e o estacionamento no edifício livram aquele espaço comercial das dificuldades económicas da maioria dos consumidores.
Dentro do Espaço Chiado resistem a joalharia, uma casa de antiguidades e uma loja peculiar que vende música só em vinil, precisamente os velhinhos e novos "discos" LP de 33 rotações e os singles que rodam a 45!

Telas de Picasso, Miró e Barceló na Bienal de Antiguidades de Lisboa
Noticias Portuguesas Pt-330x174-cordoaria
A Bienal de Antiguidades de Lisboa, que se realiza em abril, integra pela primeira vez um expositor internacional e irá apresentar quadros de Picasso, Miró e Barceló.
A nona edição da Bienal decorrerá entre 08 e 17 de abril, ocupando um espaço de mil metros quadrados na Cordoaria Nacional, à Junqueira, em Lisboa.
O expositor internacional que apresentará as telas dos consagrados pintores espanhóis é a Mayoral Galeria d’Art, de Barcelona, com mais de 20 anos de existência.

130 mil pessoas já passaram no Festival Internacional de Chocolate
Noticias Portuguesas Festival-de-Chocolate-2011-225x300
O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que termina dia 3 de Abril, já recebeu 130 mil visitantes.
“Apesar do mau tempo não ter ajudado, tivemos, no passado fim-de-semana, muita gente em Óbidos, tal como tinha acontecido nos primeiros quatro dias do evento”, afirma José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal organizadora do Festival Internacional de Chocolate

4º Baile da Pinha em Albufeira
Noticias Portuguesas IMG_0162.1
A Nuclegarve vai promover o 4º Baile da Pinha, no próximo dia 09 de abril, no Espaço Multiusos de Albufeira (junto ao LIDL), pelas 19h30.
O evento proporcionará uma noite plena de música e baile com a actuação do Acordeonista Valter Cabrita.
O valor da refeição completa é 12.50 €, sendo o jantar frango assado, salada, bebidas e sobremesa.
Nessa noite será atríbuído um prémio ao casal de dançarinos que puxar a fita que abre a pinha.
A inscrição por casal é de 5€ e é realizada no dia do evento.

Cidades europeias de cultura e património reúnem em Tavira
Noticias Portuguesas 1301095227pousada
A Alliance des Villes Europeénes de Culture (AVEC), associação constituída por várias cidades “de cultura e património”, realiza, dias 1 e 2 de abril, a sua assembleia geral, na Pousada do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Tavira.
A associação organiza, igualmente, a 31 de março e 1 de abril, no período da manhã, um ateliê dedicado a questões de financiamentos e programas europeus.

Música Mirandesa por terras Espanholas
Noticias Portuguesas GalandumGalundaina_11
A cultura mirandesa tem vindo a suscitar uma atenção crescente dos nossos vizinhos espanhóis, sobretudo de quantos sempre procuraram reflectir sobre antigas interacções culturais, procurando contribuir para uma efectiva e actualizada partilha de expressões musicais com origens num fundo comum cujo conhecimento é necessário aprofundar para melhor se compreender os traços fundamentais da nossa identidade cultural.
Os exemplos chegam-nos das Astúrias, uma província espanhola cujas gentes sempre se relacionaram e interagiram com as gentes mirandesas.

Vilarinho de Agrochão ganha batalha da Feira do Folar
Noticias Portuguesas Folares14_8586441184ba3c0f25b27c
Por este ano não ter prevista a realização de nenhuma feira do folar no seu calendário de actividades, a Câmara de Macedo vai apoiar a de Vilarinho de Agrochão, que se realiza nos dias 9 e 10 do próximo mês de Abril.
Este ano, Vilarinho de Agrochão volta a ser a única freguesia a organizar a Feira do Folar no concelho.
O ano passado, ignorando o apelo e os protestos do presidente da Junta, Manuel Mico, que pretendia que o evento continuasse a realizar-se, como nos oito anos anteriores, na freguesia, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros decidiu transferir a feira para a freguesia vizinha de Murçós.
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeTer Abr 05, 2011 1:44 pm

XIII Edição do Torneio da Páscoa de Alfarim em Sesimbra
Noticias Portuguesas 30368
XIII Edição do Torne Irá decorrer, no próximo dia 22 de Abril, a XIII edição do Torneio de Futebol Páscoa 2011 de Alfarim, numa organização conjunta do Grupo Desportivo de Alfarim e Junta de Freguesia do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

«Os Ganhos em Saúde numa Cidade Saudável»
Noticias Portuguesas 30367
Dia Mundial da Saúde “Os Ganhos em Saúde numa Cidade Saudável“ vão ser debatidos, a partir das 21h00 de quinta-feira, dia 7 de Abril, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Esta iniciativa, inserida na Programação da Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado e a assinalar o Dia Mundial da Saúde.

Be Jazz Café recebe concerto de Fernando Pardal
Noticias Portuguesas Jazz_cafe_logo
Inserido na programação das comemorações do 37º Aniversário do 25 de Abril, “Abril, Somos Nós”, tem lugar nos próximos dias 8 e 9 de Abril, Sexta-feira e Sábado, pelas 23h00, o concerto de Fernando Pardal, no Be Jazz Café.
O músico irá interpretar músicas de Zeca Afonso, como forma de homenagear o artista que com as suas letras e canções inspirou o povo.

Imagens vencedoras do World Press Photo chegam a Lisboa
Noticias Portuguesas Museu-da-electricidade-de-lisboa
O Museu da Electricidade (Av. De Brasília, 1300 Lisboa), em Lisboa, inaugura no dia 29 de Abril, a exposição das fotografias vencedoras do World Press Photo 2010.
Aquele espaço museológico acolhe pelo quinto ano consecutivo a exposição itinerante com as imagens vencedoras do mais prestigiado concurso internacional do fotojornalismo.
O grande prémio do concurso anual World Press Photo relativo a 2010, foi atribuído à repórter fotográfica sul-africana Jodi Bieber, da África do Sul.
A fotografia do ano 2010 retrata Bibi Aisha, uma afegã mutilada pelo marido e fez a capa da revista Time a 1 de Agosto de 2010.
A imagem valeu ainda a Jodi Bieber o primeiro prémio na categoria de retrato nesta 54ª edição do World Press Photo.
A exposição ficará patente até 22 de Maio.
Pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas.
O museu encerra às segundas-feiras e estará fechado no dia 1 Maio.

Espaço t promove no domingo um leilão com objetos doados por famosos
Noticias Portuguesas Espa%C3%A7o+t
Estilistas e artistas plásticos, como Paula Rego, Alberto Carneiro e Armando Alves, são algumas das personalidades que doaram objetos para o leilão do Espaço t, a realizar no domingo, no Porto.

Censos 2011 gera polémica com questionários
Noticias Portuguesas CENSOS13
Os questionários do Censos 2011 estão a gerar polémica.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai retirar duas questões por violarem o foro privado dos cidadãos.
Também os reclusos estão a ser contabilizados como trabalhadores.
A Comissão Nacional de Protecção de Dados considerou que perguntas no questionário para o Censos 2011 violam o foro privado dos cidadãos e que não devem constar da base de dados.
Em causa, estão as perguntas do Questionário de Família que se referem a se uma pessoa tem uma relação em união de facto com um parceiro do mesmo sexo ou de sexo diferente. Para além disso, o Censos questiona se o inquirido reside com esse mesmo parceiro.
Outra questão que levantou polémica exige a cada cidadão que indique o nome e o sexo das pessoas, que não residindo no alojamento, estavam ali presentes no dia 21 de Março.
A Comissão deu um prazo de 15 dias para o INE explicar como é que vai eliminar a informação que considera violadora da privacidade dos cidadãos, uma vez que mais de 3,6 milhões de pessoas, um terço da população portuguesa, já respondeu pela Internet e muitos outros preencheram os formulários.
Além destas questões, está o facto de os reclusos estarem a ser contabilizados como trabalhadores no censo de 2011 com o critério de que efectuam dentro das prisões serviços que são pagos a dois euros ao dia, em média.

A situação foi apontada por reclusos que enviaram o alerta por escrito ao parlamento.
Na realidade, uma parte da população prisional exerce actividades na limpeza de instalações, lavandaria, cozinhas ou jardins e cada recluso recebe cerca de dois euros por dia.
Para o censo, esta população é considerada «empregada», mesmo sabendo que dificilmente as actividades praticadas pelos presos podem ser consideradas um emprego.

Casa Pia de Lisboa abre portas à Semana Cultural de Cabo Verde
Noticias Portuguesas Caboverde
A Casa Pia de Lisboa acolhe, até a próxima sexta-feira, a Semana Cultural de Cabo Verde, organizada pela Embaixada do país em Lisboa.
A exposição visa promover e fomentar a cultura cabo-verdiana, nomeadamente a sua literatura, artesanato, desporto, gastronomia, teatro e música, através de uma programação diária entre as 10 horas e as 21 horas.
A festa termina na sexta-feira, com um workshop de dança, abordagem histórica da música em Cabo Verde, actuação dos grupos musicais Ritchaz, Andreza e Daniela, Kromo deGueto, Zé Tatas, Sooldja e Gabi Fernandes e uma noite cabo-verdiana com partilha de «Sabores e Afectos».

COMEMORAR LA LYS
Noticias Portuguesas U20110404a
O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes vai realizar no dia 9 de Abril de 2011 (sábado) as cerimónias comemorativas da data da Batalha de La Lys (travada em França naquele dia do ano de 1918) e, simultaneamente, o "Dia do Combatente".
Por questões de logística, os interessados em participar na confraternização devem fazer a inscrição prévia na Sede do Núcleo, (10h00 às 12h00 e 15h00 às 18h00), ou através dos telefones 268322390 ou 938361245.

“Cozinha de Escritores” põe a mesa na Idade Média
Noticias Portuguesas 09-TURISMO-LC-
A partir de dia 9 até dia 20 de abril vai poder assistir a sessões de showcooking no café Santa Cruz em Coimbra.
Num ano em que se comemoram os 900 anos do foral de Coimbra, 800 anos das primeiras cortes e os 650 da transladação do corpo de Inês de Castro para Alcobaça, a “Cozinha de Escritores” dedica a segunda edição à época medieval.

Caminhada da Primavera em Pernes
Noticias Portuguesas Caminhada
A Junta de Freguesia de Pernes realiza a “Caminhada da Primavera”, no próximo dia 10 de Abril, com início às 9h00, sob o tema “Mexa-se pela sua Saúde, o seu Coração agradece”, num percurso acessível, com a distância de 6,3Kms.
A iniciativa é destinada a todos os escalões etários da população insere-se na preocupação com as questões de saúde e qualidade de vida.

Menina do Mar sobe ao palco na mostra Cenourém
Noticias Portuguesas Menina-do-mar
O Cine-Teatro Municipal de Ourém apresenta dias 07 e 08 de Abril, pelas 21h30, o espectáculo de teatro “A menina do mar”, numa adaptação da obra literária.
Uma peça levada à cena pela companhia de teatro da Escola Secundária de Ourém e que está inserida na mostra de teatro amador Cenourém.
Espectáculo com entradas livres.

Feira das Tasquinhas em Rio Maior

26 tasquinhas com mesa posta e acepipes variados esperam por ti em Rio Maior.
É o maior e mais emblemático evento do concelho.
A 26ª edição da Feira das Tasquinha de Rio Maior está aí, até 10 de Abril, com muita animação musical e petiscos regionais confeccionados por quem sabe do ofício, como é o caso de Dona Leopoldina, da Ribeira de S. João, que aqui costuma servir um galo de cabidela de estalo.

“Sabores do Caldeirão”
Noticias Portuguesas 1302002471wgastronom_sbras
Ao colorido do tapete florido que acompanha a procissão das Tochas Floridas em São Brás de Alportel, junta-se o tacto delicado do artesanato, o aroma das flores, o som do refrão dos homens com Fé e o paladar dos doces típicos desta quadra, complementada com a saborosa gastronomia que uma vez mais será a anfitriã da Páscoa neste município algarvio de longas tradições
No sopé da Serra do Caldeirão, o município de São Brás de Alportel guarda um valioso tesouro, feito de sabor e tradição, bem preservado do passar do tempo, que vai estar patente num dos 7 restaurantes participantes da III Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”, que vai decorrer na Vila de São Brás de Alportel de 9 a 25 de abril.
E para acompanhar estes saborosos manjares, confeccionados com os melhores produtos da região, não faltam os deliciosos doces, perfumados com mel, alfarroba, figo e amêndoa; e, claro está, o bom vinho do Algarve.

A apresentação pública desta III edição da Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” vai ter lugar no próximo dia 7, pelas 17:00 horas, no espaço do Mercado Municipal de São Brás de Alportel.
A sessão contará com a presença de Renato Costa, que apadrinha a presente edição de “Sabores do Caldeirão” e que integrará ainda uma apresentação do projecto “Prove” que está a ser desenvolvido em São Brás de Alportel para levar à mesa do consumidor os produtos tradicionais.
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSeg Abr 18, 2011 1:12 pm

Feira de S. Pedro quer manter a qualidade a custos mais reduzidos

Noticias Portuguesas 1858054223_small_1

A 28ª edição da Feira de S. Pedro já está em marcha.
O arranque foi dado na terça-feira passada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISMC), António Cunha, com a apresentação dos principais objectivos que nortearão o certame, que, este ano, decorrerá entre os dias 25 de Junho e 2 de Julho.

Museu Natural da Eletricidade

Noticias Portuguesas Museu_electricidade_seia

O Museu Natural da Eletricidade abriu as portas em Seia, com a missão de divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural da época em que foi criada a primeira empresa produtora de energia em Portugal.

Alunos e professores em peregrinação até Santiago de Compostela

Noticias Portuguesas Iconlogo_cores

A comitiva da Escola Profissional de Tondela inicia hoje a caminhada de peregrinação até Santiago de Compostela, depois de ontem ter viajado de autocarro até Valença do Minho.
Os participantes percorrem uma distância de 116 quilómetros, até àquela cidade da Galiza, classificada como Património da Humanidade.

26 alunos das escolas de Aveiro serão universitários por quatro dias

Noticias Portuguesas Universidade_aveiro_pedro_costa

Cerca de três dezenas de alunos adolescentes com um percurso escolar considerado irregular vão viver durante quatro dias no campus da Universidade de Aveiro (UA), iniciativa que quer combater o abandono escolar.
Trata-se do “Campus Júnior” que irá decorrer de hoje a 16 de abril e que conta com a participação de 26 alunos, entre 13 e os 15 anos, de escolas do concelho de Aveiro para despertar vocações e combater o abandono escolar.

Clube da Arrábida promete defender interesses da Serra-Mãe

Noticias Portuguesas Portai10

Oito meses depois de “Happy Hour de Luto pela Arrábida” e da concentração náutica, os promotores dessas manifestações constituir o Clube da Arrábida, com o objectivo de “representar os interesses locais”.
Na prática, o Clube Náutico da Arrábida foi reformulado e deu lugar ao Clube da Arrábida.
Tais acções públicas, na praia e na água, que envolveram centenas de utentes do Portinho da Arrábida, deram agora lugar à formação de um grupo único, designado Clube da Arrábida, através do qual os manifestantes pretendem ser “agentes activos” na resolução dos problemas que os afectam, de forma pessoal, bem como ao Parque Natural da Arrábida, de forma mais alargada.

Jovem madeirense expõe no Porto

Noticias Portuguesas Herodes_infanticidium_0

Um jovem madeirense, estudante de Belas Artes vai expor na galeria 'AP'ARTE', na Rua Miguel Bombarda, 221, Porto. A inauguração da Exposição
'Relicarium' terá lugar no dia 29 de Abril a partir das 18 horas, com a presença do artista Diogo Goes.

Feira do livro solidária em Ferreira do Zêzere

Noticias Portuguesas Book

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere vai dinamizar uma Feira do Livro Solidária até 23 de Abril, com o propósito de angariar fundos para ajudar as vítimas da intempérie de 7 de Dezembro no Concelho de Ferreira do Zêzere.
Esta Feira disponibilizará uma variedade de livros e temáticas, a preços simbólicos.

Sabores do toiro bravo estão de regresso a Coruche

Noticias Portuguesas Toiro-bravo

O certame gastronómica “Sabores do Toiro Bravo”, que vai para a 8ª edição, está de volta à praça de touros de Coruche entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio.

A Tasca, Jakim Girassol, O Choupo, O Farnel, Ó Manel e Sabores de Coruche são os seis restaurantes do concelho que prometem revelar os sabores mais característicos desta carne típica da região.
Coruche aguarda 15 mil visitantes na iniciativa Sabores do Toiro Bravo

Faro recebe Mercadinhos Sociais

O Mercado Municipal de Faro é o local escolhido para acolher um ciclo de Feiras Sociais.
A primeira é de 20 a 23 de abril e tem como tema Família e Comunidade.
O certame, que se realiza no âmbito da Rede Social de Faro (CLASF), pretende promover e divulgar as respostas e recursos sociais das entidades locais, além de angariar receitas para este tipo de instituições.
O primeiro Mercadinho Social vai decorrer no R/C e -1 do Mercado Municipal de Faro, de 20 a 23 de abril, entre as 08h30 e as 13h30.
No dia 21 de abril, a animação fica entregue ao "Ecos da Capoeira" pela ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL em parceria com o Centro Comunitário Horta da Areia – Fundação António Silva Leal, às 12h00.

Exposição «Ruralidades Contemporâneas» patente no Espaço Jovem

Noticias Portuguesas Sons+e+Ruralidades

A exposição «Ruralidades Contemporâneas», uma instalação artística de Sónia Martins, está patente no Espaço Jovem, no Centro de Apoio à Comunidade de São Brás de Alportel.
Esta “original” composição artística pretende estabelecer “uma ponte entre o passado tradicional e o presente contemporâneo”, explica a autarquia são-brasense em comunicado.
“A tradição, associada ao meio rural, é o ventre generoso, de onde brotam matérias-primas naturais, que entregues a processos mecanizados ou a mãos conduzidas por inspiração artesanal, são transformados em produtos de consumo contemporâneo”

Escultor de Évora transforma ferro velho em arte

Noticias Portuguesas Getimage

O que para muitos não passa de ferro velho, ganha vida nova nas mãos de João Concha.
Porcas, parafusos ou enxadas são alguns dos objectos que, através da sua imaginação, reutiliza e incorpora em esculturas.
Por entre arbustos e árvores de fruto, no quintal da sua casa, na aldeia da Graça do Divor (Évora), “moram” várias das obras que, na última “meia dúzia de anos”, nasceram de rompantes de inspiração...

Fátima vai acolher o maior encontro motas antigas

Noticias Portuguesas Foto-de-moto-antiga-3

De norte a sul do país, centenas de entusiastas de motorizadas antigas estão a preparar-se para o que promete ser o maior encontro do mundo de motorizadas antigas.
Organizado pelas revistas “MotoClássica” e “SóClássicas”, o encontro vai ter lugar no dia 11 de Junho em Fátima, prevendo-se que estejam presentes perto de 4.000 motorizadas antigas.
O actual recorde do mundo deste tipo de encontros é holandês e já tem vários anos, e o número de motorizadas que então se conseguiu reunir foi de 1237.
Depois disto, já se tentou bater o recorde em várias ocasiões a última das quais no ano passado na Suécia - mas o número de motorizadas presentes ficou sempre aquém do recorde holandês.
Os organizadores do “Todos a Fátima” como se vai chamar o encontro português, mostram-se, porém, optimistas que vão conseguir trazer o recorde para Portugal.
Desde que a ideia do encontro começou a ser divulgada, já há perto de 200 clubes, associações e grupos de entusiastas de motos antigas de todo o país associados ao mesmo, e o número de inscritos já ultrapassou 3200 pelo que, tudo aponta para que o recorde vai mesmo ser “nosso”.
Entre os requisitos que as motorizadas que queiram participar no recorde têm que ter, conta-se o terem pelo menos 15 anos de vida, o seu motor ser inferior a 50cc, e não terem escape livre.
As três regiões onde, para já, há mais adesões ao recorde são o Minho, Grande Porto e Beira Litoral, prevendo-se que de cada uma das três venham perto de 500 motorizadas.

Museu da Imigração de Lausana é convidado de honra do programa Páscoa nos Museus

Noticias Portuguesas RICOU_Q05

O Museu da Imigração integra este ano pela primeira vez, e como convidado de Honra, o projecto Páscoa nos Museus, organizado pelos serviços culturais da autarquia de Lausana, na Suíça, e pela Associação Páscoa nos Museus.
Fundado pelo professor português Ernesto Ricou em 2005, o Museu da Imigração integra a Associação de Museus de Lausana, e foi admitido em 2010, como membro do Conselho Internacional de Museus da Unesco.

Museu de Portimão vence prémio internacional

Noticias Portuguesas FOTO-%E2%80%93-MUSEU-PORTIM%C3%83O-Arquivo-CMP-Filipe-da-Palma-_-300x200

O Museu de Portimão venceu a primeira edição do DASA - Prémio do Mundo do Trabalho 2011.
O museu português foi distinguido como o melhor na área dos museus ligados ao trabalho, num galardão atribuído pelo DASA, o Museu do Mundo do Trabalho da Alemanha.
“É importantíssimo este reconhecimento do museu, numa visão ligada mais a uma perspectiva histórica.
O Museu de Portimão já é um dos mais premiados em Portugal”, congratulou-se José Gameiro, director daquele espaço museológico.
O Museu de Portimão está instalado numa antiga fábrica de conservas e representa de forma pedagógica e didáctica a actividade conserveira naquele concelho algarvio.
Em 2010 foi distinguido com o prémio «Museu Conselho da Europa».
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Abr 21, 2011 12:16 am

A livraria mais antiga do mundo é portuguesa! Very Happy


Citação :
O atestado, certificado pelo Guinness Book of World Records, está desde hoje patente no interior da livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa.


A livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, está de portas abertas desde 1732 e é o estabelecimento livreiro mais antigo em todo o Mundo. O atestado, certificado pelo Guinness Book of World Records, está desde hoje patente no interior da loja.

Ao longo dos anos, a livraria Bertrand tem sido retiro de escritores e refúgio de revolucionários. As histórias são muitas, nomeadamente as que envolvem conspiradores republicanos. José Fontana (que se suicidou no interior da loja), Antero de Quental e Aquilino Ribeiro são alguns dos "fantasmas" cujas sombras permanecem vivas no interior da Bertrand.

Hoje foi dia de recordar essas histórias e de garantir o futuro da livraria. Paulo Oliveira, administrador do Grupo Bertrand Círculo, proprietário do espaço, disse à Lusa que a loja do Chiado irá continuar como livraria "por mais 300 anos", já que "representa um património cultural inalienável".

A Bertrand, mais do que uma marca comercial, "simboliza a relação entre o leitor e o livro, em Portugal", disse Paulo Oliveira ao lembrar as muitas tertúlias, lançamentos de livros, colóquios e debates, que constituem um tesouro de vivências culturais daquele espaço.


Notícia retirada do site do Expresso, onde existe também um vídeo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Abr 21, 2011 4:29 am

Awesome, Red Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSáb maio 14, 2011 7:18 pm

Esta notícia não é interessante nem é feliz; aliás, eu acho que nem devia ser notícia sequer. Uma família foi despejada de casa após 18 anos sem pagar renda. Tudo bem, não é que isso seja correcto, mas acho que os cab**** da TVI não precisavam de filmar tudo e expôr assim as pessoas. Estava uma moça lá dentro, que nem vestida estava quando arrombaram a porta, e a TVI a filmar.
O povinho gosta é de ver a desgraça alheia. Que vergonha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSáb maio 14, 2011 7:24 pm

É a maneira da TVI trabalhar, é preciso é chamar o Zé Povinho. Mas daqui a umas semaninhas, já ninguém se lembra. E daqui a uns mesitos, se houver azar, lá aparecem eles na TVI para chorar e contar a "tragédia". E assim o circo sobrevive...
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSáb maio 28, 2011 10:26 am

CASA DA CULTURA ESTREIA PEÇA
Noticias Portuguesas U20110527a
O grupo Teatro Amador de Estremoz (TAE) da Casa da Cultura de Estremoz estreia este sábado, 28, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, a sua mais recente peça.
Intitulada “Errata: Onde se lê:
Matei-a porque me pertencia.
Deve ler-se:
Matei-a porque não me pertencia”, a peça tem encenação de Ana Leitão e Henrique Calado, e resulta do trabalho desenvolvido pelo TAE a partir do livro "Crimes Exemplares", de Max Aub.
A peça oscila entre a narração de um detective que conheceu a personalidade de diversas criminosas e se encontra a terminar o relatório de investigação destas presidiárias.
É no interior da prisão que se vão conhecendo os crimes e “neuroses” destas personagens, num jogo de ambiguidades com muita ironia.

Museu Machado de Castro reabre em pleno no final do verão ou princípio do outono
Noticias Portuguesas 02-MACHADO-CASTRO-LC-3
O Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, que celebrou esta quinta-feira (26) o centenário, deverá reabrir em pleno no final do verão ou princípio do outono, depois da profunda requalificação do espaço.

Feira do Mundo Rural vai “nascer” nos Abadinhos
Noticias Portuguesas Cartaz-FeiraRural-Agueda
Uma multiplicidade de animais, concursos, garraiada e tourada. Tudo isto para ver no certame, que decorre entre 8 e 12 de Junho
A terceira edição da Feira do Mundo Rural está marcada para 8 a 12 de Junho, em Águeda, no Parque dos Abadinhos.
O evento irá contar com a realização de colóquios, concursos, diversões, garraiada e tourada.
A Associação dos Criadores da Raça Holstein da Região Centro é a promotora de um evento que envolve exposições permanentes, animais e artesanato, campo de ensaio de milho e batata, máquinas e equipamentos, stands comerciais, gastronomia regional e, uma novidade, um serviço permanente de comboio o TGVouguinha.

Aumentam pedidos de ajuda ao Banco Alimentar
Noticias Portuguesas Banco%20alimentar%20contra%20a%20fome%202010_lfc_6369
Primeira campanha do ano do Banco Alimentar Contra a Fome decorre sábado e domingo.
No terreno vão estar milhares de voluntários para fazer chegar alimentos aos mais carenciados, que têm aumentado na região no último ano
Os Bancos Alimentares Contra a Fome de Leiria-Fátima e do Oeste registaram um aumento de pedidos de ajuda em mais 20 por cento, em relação a Maio do ano passado, pelo que reforçam o apelo junto da população para que participe na campanha de recolha de alimentos que decorre este fim-de-semana.

Feira do Livro entre o Centro Histórico e o Castelo de Leiria
Noticias Portuguesas Feira-livro-300x199
Centro Histórico e Castelo de Leiria recebem 13.a Feira do Livro, que este ano integra a programação da iniciativa 'Na Corte D'El Rei D. João III' e decorre de 28 de Maio a 5 de Junho
A Feira do Livro de Leiria está de regresso e com ela novidades que criarão um novo espaço de leitura.
Falamos do Castelo que, pela primeira vez, acolhe o certame em paralelo com o Centro Histórico de Leiria, integrando ainda a programação da iniciativa 'Na Corte D'El Rei D. João III'.
"O novo modelo da Feira do Livro foi definido em colaboração com a Acilis, Associação Comercial de Leiria, Batalha e Porto de Mós e com as livrarias participantes e resulta de uma tentativa de criar um novo espaço autónomo de divulgação do livro o Castelo", explica ao nosso jornal o vereador com o pelouro da Cultura da câmara de Leiria.

Alunos vão à prisão para reflectir sobre… a liberdade
Noticias Portuguesas Site27mai
Mostrar aos alunos o dia-a-dia de uma cadeia é o objectivo da iniciativa.
Ao mesmo tempo, mostra-se o real valor da… liberdade
Um dia na prisão, é assim designada a acção desenvolvida por Paulo Leão, professor da Escola Básica 2,3 Grão Vasco, que permite aos alunos do estabelecimento de ensino visitar os estabelecimentos prisionais de Viseu.

Exposição Fotográfica “Vidas de Ferro” de Varela Pècurto
Noticias Portuguesas 0003B3551CA7F2
A exposição fotográfica temporária da Colecção Varela Pècurto “Vidas de Ferro” está patente ao público no Museu Ferroviário em Macinhata do Vouga até 30 de Junho.
Esta exposição, composta por trabalhos da sua Colecção doada à Fundação Museu Nacional Ferroviário, (FNMF) Centro Nacional de Documentação Ferroviária, visa percorrer uma viagem reveladora do dia-a-dia do trabalho ferroviário, o outro lado do que não é habitualmente visto pelos passageiros.

“Sinfonia Imaterial”
Noticias Portuguesas Tiagopereira2
Tiago Pereira, o realizador do documentário “11 Burros Caem no Estômago Vazio” que foi rodado nas aldeias do planalto mirandês, acaba de apresentar o seu mais recente trabalho intitulado “Sinfonia Imaterial”.
O realizador percorreu nos últimos dois meses o país de lés-a-lés à procura dos sons e dos ritmos que caracterizam a música tradicional portuguesa.
O resultado deste trabalho foi coligido em “Sinfonia Imaterial”, um documentário que condensa a imensa riqueza do património musical português.
«Não podia deixar de filmar as adufeiras de Monsanto ou os pauliteiros de Miranda, mas quis mostrar como é que um país tão pequeno tem tanta riqueza»
O filme vai estar no City Cine de Alvalade de dia 26 de Maio a 1 de Junho, e no dia 28 de Junho irá passar no Museu do Côa.

Apresentação do Livro Fé nos Burros
Noticias Portuguesas Fenosburros
Vai ser apresentado no próximo dia 2 de Junho, em Alfândega da Fé, o livro Fé nos Burros. Trata-se de uma publicação resultante do trabalho de estudo e registo do gado asinino e muar existente no concelho, levado a cabo pelo fotógrafo João Pedro Marnoto e pelo Veterinário Miguel Nóvoa (A.E.P.G.A) em colaboração com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Um projecto que visa “enaltecer a importância da relação entre o homem e o animal”, mas que também, marca “o fim de um mundo e o início de outro”.

100 mulheres 100 cancro

Retratar 100 mulheres que tenham vivido na primeira pessoa a experiência do cancro da mama é a ideia do fotógrafo Gonçalo Cunha de Sá, que já começou a reunir as primeiras protagonistas em Rio Maior, nos dois últimos fins-de-semana.
O projecto 100 Mulheres 100 Cancro junta o Movimento Mulheres Portuguesas, do próprio Cunha de Sá, com o Movimento Rosa Esperança, da oficina de artistas riomaiorense “Quem Não Tem Cão”, cuja peça de teatro encenada apenas com actrizes amadores vítimas de cancro da mama tem feito bastante sucesso por todo o país.
Os 100 retratos vão ser reunidos em livro, a lançar previsivelmente em Outubro, segundo Cunha de Sá, que há cerca de três anos começou a fotografar mulheres portuguesas que se evidenciaram nas suas carreiras profissionais.

Dá-me uma gotinha d´água, dessa que oiço correr
Chamam-lhe Rio Seco mas são as suas águas que há séculos garantem a presença humana na aldeia de Estoi, onde o Festival da Água assenta arraiais de 3 a 5 de Junho.
Dias de animação e cultura para celebrar a seiva da vida.
Concerto dos Farra Fanfarra a 4 de Junho.

Escudo regressa numa exposição patente na Casa da Moeda
Noticias Portuguesas 159a_KM578_Portugal_-_1_Escudo_1927_(Alpaca)
O que levou o Governo Provisório a introduzir o escudo em 1911, quando começou a ser produzido e como evoluiu a moeda nacional ao longo dos tempos e até à entrada em circulação do euro, em 2002.
Estas são algumas das questões a que a exposição «O Escudo: a nova unidade monetária da República» dá resposta.
Organizada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, pode ser visitada até 15 de Julho.

Açores acolhe Festival de Música Tradicional Maia Folk
Noticias Portuguesas Maiafolk
O V Festival de Música Tradicional Maia Folk vai decorrer a 8 e 9 de Julho nesta localidade da ilha de Santa Maria, nos Açores.
O festival, organizado pela Associação Amigos da Maia, vai começar com a actuação dos Belaurora, de S. Miguel, encerrando a primeira noite com um concerto dos espanhóis Raksedónia.
No segundo dia, a música começa com o folk serrano dos Toques do Caramulo, a que se segue a actuação dos Mosca Tosca, que encerra o festival.
O Maia Folk, como é habitual, tem entrada livre, incluindo o programa deste ano a realização de encontros com as danças tradicionais portuguesas e europeias, que serão dinamizados pelos grupos que vão actuar no festival.

Dois portugueses integram programa de novos artistas da Royal Opera House
Noticias Portuguesas RoyalOperaHouse_1430545c
A soprano Susana Gaspar e o encenador Pedro Ribeiro foram seleccionados para trabalhar na Royal Opera House, em Londres, no âmbito de um programa artístico destinado a novos talentos.
O programa artístico Jette Parker de 2011 arranca em Setembro e vai contar com seis profissionais, entre os quais os dois portugueses.
Susana Gaspar, que estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, já participou nas óperas “Flauta Mágica”, “La Serva Padrona”, “Orfeo e Euridice”, “Principezinho” e no ano passado integrou a ópera “La Bohéme”, com a British Youth Opera.
Pedro Ribeiro é licenciado em Estudos Teatrais, tem o curso de encenação de ópera pela Fundação Calouste Gulbenkian e foi assistente de João Paulo Seara Cardoso.

Museu Grão Vasco exibe originais de Almada Negreiros
Noticias Portuguesas Ph_almada
São 54 os desenhos originais de Almada Negreiros que podem ser vistos no Museu Grão Vasco. Do total, 49 obras de desenho, a maioria datados de 1936, foram criados pelo grande artista e escritor para ilustrar a obra literária «Fábulas», de Joaquim Manso.
Os desenhos remetem para um período da vida de Almada Negreiros, aquando do seu regresso de Espanha, manifestamente marcado por um seu interesse e investimento nas artes visuais, plásticas e gráficas.
“São obras que antecedem grandes produções da época”, declarou Sérgio Gorjão, director do Museu Grão Vasco.
Almada Negreiros nasceu em Abril de 1893, na Trindade, São Tomé e Príncipe.
A sua actividade artística desdobrou-se desde a pintura à literatura, passando pelo ensaio.
A mostra resulta de uma parceria do Museu Grão Vasco com o Museu do Abade de Baçal (Bragança) e com o Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré) e integra ainda a primeira edição do livro, escrito em 1936.
Nele, o autor narra várias fábulas onde as personagens e os factos alegóricos traduzem uma intenção moralista, com o espírito a vencer a matéria.
A acompanhar a exposição Fábulas há um curso de gravura, cujos conteúdos leccionados debruçam-se sobre a estética e temática patentes naquelas obras de Negreiros.
A exposição está patente até dia 28 de Agosto na sala de exibições temporárias do Grão Vasco (Adro da Sé, Viseu).
O Museu está aberto às terças-feiras das 14h às 17h30 14.00h-17.30h e de quarta a domingo das 10h às 17h30.

http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/museus_palacios/ContentDetail.aspx?id=1113
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQua Jun 15, 2011 12:15 pm

Torre de Moncorvo, Linha do Sabor transformada em ecopista
Noticias Portuguesas MONCORVO%2B2
A Câmara de Torre de Moncorvo vai investir cerca de meio milhão de euros na recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro da vila e nas obras de prolongamento do traçado do ecopista até Carviçais.
O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, adiantou que caso seja “reactivada” a linha do Sabor, o canal ocupado pela ecopista, ao longo de mais 20 quilómetros de extensão, estará em “perfeitas” condições de aproveitamento.
“Depois de concluídas as obras no imóvel da antiga estação, o mesmo servirá como unidade de apoio a todo o traçado da ecopista”, acrescentou.
O autarca é da opinião que o “prolongamento” da ecopista através da ponte rodo-ferroviária do Pocinho será uma mais valia.

Porto comemora 250 anos da Torre dos Clérigos
Noticias Portuguesas Torre%20e%20Igreja%20dos%20Clerigos%201
Foram 62 mil, as pessoas que no ano de 2010 se decidiram a subir os 197 degraus da torre dos Clérigos para usufruírem da vista privilegiada proporcionada por esse ex-líbris da cidade do Porto e palco de infindáveis histórias.
A confraria que gere a torre e a igreja anexa viveu em Maio, uma efeméride importante, já que nesse dia passaram exactamente 280 anos sobre a data em que foi decidido construir o templo, aproveitando um terreno doado por dois sacerdotes e que, até então, servia exclusivamente para enterrar os criminosos enforcados.
A igreja, que ficou concluída em 1749, e a torre, pronta em 1763, foram construídas segundo desenho de Nicolau Nasoni, que nada cobrou pelo serviço e que, por isso, foi admitido na Confraria dos Clérigos sem o pagamento das costumeiras joias e taxas.
Também por isso, o arquitecto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra no Porto, foi sepultado na igreja dos Clérigos, mas num local que ninguém até hoje soube precisar.
“Segundo os escritos, ele está sepultado cá, mas ainda não se descobriu onde.
Pode ser um enigma a resolver por ocasião do 250.º aniversário da torre, que assinala em 2013”, disse o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar.
A torre que tornou afamada uma igreja que de outro modo passaria despercebida numa cidade repleta de templos foi durante muitos anos uma referência para a navegação.
“Não era bem como um farol, era uma guia.
Os mareantes orientavam-se por ela, sabiam que era naquela direcção que tinham de seguir” para entrarem na barra do Douro, explicou o historiador local Germano Silva.
A torre contribuiu também, durante muito tempo, para ajudar os comerciantes a saber quando chegava ao Douro o “vapor da mala real”, uma embarcação que trazia de Londres dinheiro e letras de câmbio para pagar produtos que tinham sido exportados para Inglaterra.
“Quando o vapor da mala real estava prestes a entrar no Douro, a Associação Comercial fazia subir dois balões ao alto da torre.
Os comerciantes sabiam assim que podiam mandar os empregados para junto dos correios, a fim de receberem mais depressa possível o dinheiro que vinha de Londres”, conta Germano Silva.
A torre ficou célebre também pela sua meridiana, uma engenhoca dotada com um fulminante, uma pistola, um gatilho, que disparava sempre ao meio-dia, com uma pontualidade superior à dos poucos relógios que havia.
“Ao meio-dia, o sol incidia na lente, queimava o fio, disparava o gatilho e dava um tiro.
O comércio, sabia que era o sinal do meio-dia e fechava”, explica um historiador local.
A torre, de 75 metros de altura, que já foi considerada o edifício mais alto de Portugal e é monumento nacional desde 1910, serviu também, segundo Germano Silva, para uma das “mais bem sucedidas operações publicitárias”, fazendo com que rapidamente se esgotasse um tipo de bolacha importada de França, a Petit Beurre, que não penetrava no mercado português.
Foi por alturas do anos 20 do século passado, quando dois saltimbancos galegos aceitaram o desafio de um famoso publicitário da época para escalarem a torre, pelo exterior, e terminarem a aventura tomando um chá acompanhando com as bolachas que, deste modo, passaram de preteridas a exigidas.

Santa Maria da Feira realiza 20ª edição da viagem medieval
Noticias Portuguesas Viagemmedieval
A 20.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre de 28 de Julho a 7 de Agosto no centro histórico de Santa Maria da Feira e este ano tem entrada paga.
Em 2010, o evento envolveu um orçamento de 750 mil euros.
Este ano, sobe para 800 mil, mas deixa de contar com o anterior apoio municipal, pelo que a verba em causa resulta apenas dos patrocínios ao evento, do aluguer de espaços no recinto, da bilheteira geral, da ocupação dos parques de estacionamento e da venda de merchandising.
Apontada pelos seus organizadores como “o maior evento de recriação histórica do país”, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria de 2011 retrata o período histórico da afirmação do poder régio de D. Afonso Henriques e da independência de Portugal.
A imagem promocional da Viagem destaca, aliás, três figuras centrais da conquista do território português aos sarracenos e da afirmação do reino, D. Afonso Henriques, primeiro monarca de Portugal, D. João Peculiar, o arcebispo de Braga, que fez uso das suas boas relações com a Santa Sé para ajudar ao reconhecimento da independência nacional.

Câmara requalifica interior do castelo
Noticias Portuguesas Alandroal
O município alentejano de Alandroal vai avançar com a requalificação do interior do castelo da vila, tendo já um projecto de dinamização cultural para o espaço para concretizar depois de realizadas as obras, revelou a autarquia.
O espaço vai passar a acolher espectáculos ao ar livre e outros eventos, depois das obras de requalificação e iluminação do castelo, datado do século XIII, monumento nacional, e edificado no reinado de D. Dinis.
O município pretende lançar em 2012 um festival de música com “características únicas no país e com o potencial de envolver toda a região”.
Uma festa da música é o que a autarquia propõe que ao longo do ano envolva músicos da região em acções de formação e de divulgação, contribuindo para o seu desenvolvimento musical e incluindo ainda residências de artistas consagrados ou estágios de jovens músicos de todo o país.

Açores, maior parque eólico inicia produção
Noticias Portuguesas 20
A implantação do novo parque eólico, com capacidade para garantir cerca de 10 por cento das necessidades de consumo de electricidade da maior ilha açoriana, integra-se no plano de aproveitamento de energias renováveis no arquipélago, que foi apresentado a um grupo de estudantes na Central Geotérmica do Pico Vermelho.
O director regional de Energia, em declarações à margem desta iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, revelou ainda que, até ao final do ano, deverá estar concluído o projecto que permitirá duplicar para 9 MW a potência.

Mercado de Santana classificado como monumento de interesse público.
Noticias Portuguesas Mercado%20santana
"Singular importância" pelas características arquitectónicas que apresenta e um imóvel "deveras interessante" permitiram ao Mercado de Santana, localizado no centro da cidade de Leiria, conquistar a classificação de monumento de interesse público
O Mercado de Santana, em pleno 'coração' da cidade do Lis, foi classificado como monumento de interesse público, fixando as respectivas zonas especiais de protecção.
A classificação daquele património de Leiria pelo ministério da Cultura, através do gabinete do secretário de Estado da tutela, foi publicada ontem em Diário da República.

Primeira praia artificial da Europa abre hoje as portas em Mangualde.
Noticias Portuguesas Praia-projecto
Em Mangualde é hoje inaugurada, pela Live it Well Events e a Câmara Municipal, a primeira praia artificial da Europa.
O LiveBeach promete animação durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, tendo sido criado para tal um recinto onde não falta um areal com mais de 10 mil metros quadrados e uma piscina com quase um milhão de litros de água salgada.

Artesanato do Festival Al-Buhera
Noticias Portuguesas Artesanato-300x192
Os artesãos do concelho que pretendam participar na Mostra de Artesanato do Festival Al-Buhera podem efetuar a sua inscrição.
O evento terá lugar no centro antigo da cidade, de 20 a 24 de julho, e pretende divulgar ao público o artesanato local.
As inscrições deverão ser entregues na Divisão de Turismo e Desenvolvimento Económico da câmara municipal.
O Festival Al-Buhera está de regresso à cidade, de 20 a 24 de julho, e com ele a tradicional Mostra de Artesanato que, de ano para ano, tem vindo a conquistar mais expositores e visitantes.

Turismo é aposta de Vale de Cambra
Noticias Portuguesas 0003B3BCDDA0BD
A autarquia mantém "forte aposta" no turismo e pretende no contexto da actual crise financeira impulsionar o desenvolvimento do sector.
"Olhamos para o turismo como uma área estratégica. Em momento de crise, entendemos que pode ser mesmo uma oportunidade".
O programa inclui actividades até à próxima segunda-feira, destacando-se este sábado o concerto de Mikael Carreira e, no domingo, as tradicionais marchas de Santo António.
Durante o período alusivo às festas, os serviços municipais ligados à dinamização da infância e juventude promovem ainda actividades relacionadas com os temas Santo António e Mostra Municipal no sentido de envolver «toda a comunidade no evento».
A Praça Alimentar estará montada no centro da cidade, sendo o ponto de acção e convergência de toda a promoção gastronómica.

SEXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO VAI ACONTECER EM LEIRIA
Noticias Portuguesas Leiria+-+Vistas+da+Torre+de+Menagem

9H30
Dia Eco-Escolas no Casal Fernão João, Pombal
A EB1 Casal Fernão João promove o seu dia Eco-Escolas, com um conjunto de actividades de sensibilização ambiental.

10H00
Livros em destaque junto ao Mosteiro de Alcobaça
Contos, ateliês, música, contadores, escritores, teatro e sessões de autógrafos animam a Feira do Livro e da Leitura a decorrer até domingo frente ao Mosteiro.

11H00
ExpoNatura durante três dias em Ansião
A Feira do Desporto Aventura e do Turismo Activo proporciona inúmeras actividades ao ar livre no Centro de Negócios de Ansião. Raid buggies, air bungee, escalada, percurso de cordas, karting, fun pool, torneio de futebol virtual, obstáculos para bicicleras são alguns motivos para visitar a ExpoNatura. Um concerto pelos Jamnesis e a actuação do DJ Fernando Alvim animam a noite

15H00
A-da-Gorda festeja Santos Populares, Óbidos
Mais de 200 utentes dos centros de convívio do concelho de Óbidos participam festejam os tradicionais Santos Populares, num arraial a decorrer junto aos armazéns do Vinho, em A-da-Gorda. Desfile de Marchas Populares, jogos tradicionais, lanche-convívio e um baile preenchem a tarde, no âmbito do programa Melhor Idade.

18H00
Festa e aventura em Ourém
As festas de Ourém decorrem no Parque Linear até domingo. No Espaço Aventura, são muitas as actividades disponíveis.

Junho das Artes com música em Óbidos
O Dj Rui Murka anima, ás 18 horas, o programa Junho das Artes no Padrão Camoneano. Às 22 horas, é a vez de Miguel Amaro pôr música no Centro de Design de Interiores.

18H30
Festival de natação nas piscinas de Óbidos
Primeiro os bebés, depois os alunos de 3 e 4 anos, de pré-competição e competição. Seguem-se os alunos com idades entre os 5 e 14 anos. às 20 horas, há hidroterapia e jogos para adultos e, às 20h20, hidroginástica, tudo no âmbito do Festival de Verão em natação. Mais informações pelo telefone 262 955 550 ou e-mail complexodesportivo@cm-obidos.pt.

Mel, Azeite, Vinho e Doçaria na Batalha
Decorre junto ao Mosteiro a III Feira do Mundo Rural da Batalha, com mel, azeite, produtos biológicos, flores e doçaria em destaque durante três dias. Demonstrações ao vivo de cantaria e um espectáculo pelas escolas do concelho integram ainda o programa

19H00
Festa de São João em Óbidos
A Sociedade Musical Recreativa Obidense comemora o São João até à próxima semana no parque de estacionamento, junto do Posto de Turismo. O programa inicia com abertura da quermesse e serviço de jantares. Actuam, às 22 horas, as Marchas do Olho Marinho.

19H30
Festa da Solidariedade em Carvide, Leiria
A segunda Festa da Solidariedade de Carvide, promovida pelo Centro de Assistência Paroquial, oferece jogos tradicionais, chinquilho, quebra de panelas, torre de slide, quermesse e petiscos variados. Os grupos Xtatikband e Guesswhat animam o serão. As receitas revertem a favor da construção do novo lar.

20H00
“Sentir a música” no Centro Pastoral de Fátima, Ourém
O Centro Pastoral Paulo VI acolhe o concerto “Sentir a Música”. Uma iniciativa do Conservatório de Música de Ourém.

Torneio Futsal 24 horas em Ourém
Inicia às 20 horas o Torneio Futsal 24 horas no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Ourém.

20H30
Marchas Populares na Avenida da Liberdade, Marinha Grande
Cerca de 600 marchantes desfilam entre a Praça Stephens e a Avenida da Liberdade, em representação de 12 colectividades do concelho.

21H00
Real Festa do Livro em Monte Real, Leiria
Decorre até ás 24 horas a Real Festa do Livro no Parque Olímpio Duarte Alves. A iniciativa do Agrupamento de Escuteiros 1077 conta ainda com actuação da banda Desalinhados.

Rao Kyão ao vivo no Cine Teatro de Ourém
Rao Kyão actua no Cine Teatro Municipal no âmbito do programa das Festas de Ourém. A organização está a cargo do Lions Clube de Ourém.

Concertos animam festas de Ourém
Um concerto com os “Re-Verb” às 21 horas, outro pelos “Hands on Approach” às 22 horas, e o Espaço Jovem DJ às 24 horas preenchem a noite no Parque Linear de Ourém.

2º Festival Braçadeiras pelo colectivo a9, Leiria
Uma instalação vídeo de Hugo Paquete e uma conferência com participação de Vânia Carvalho, Rita Carmona e José Ribeiro Vieira marcam o programa do segundo dia do Braçadeiras. No Museu do Moinho do Papel

21H30
PCP debate PEC em Leiria
Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, participa no debate subordinado “Não ao PEC”, no Centro Associativo Municipal de Leiria. A iniciativa é da estrutura local do PCP e tem entrada livre.

Trevor Wye inaugura Cistremúsica com workshop, Alcobaça
O flautista Trevor Wye e Nuno Inácio inauguram a primeira Master-Class internacional do Cistermúsica, a decorrer até domingo. A acção encerra nesse dia com um concerto às 18 horas.

Concerto de piano no Miguel Franco, Leiria
A pianista Kaoru Taschiro interpreta o concerto “Japonismo – O Japão no olhar do Ocidente” no Teatro Miguel Franco, no âmbito das comemorações dos 150 anos do Tratado de paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal. A entrada é livre.

“Zaragatas em Chioggia” no Teatro da Nazaré
O Cine-teatro recebe a peça “Zaragatas em Chioggia”, de Carlo Goldoni. A representação está a cargo de um elenco de amadores da Nazaré e de um actor do Teatro da Rainha. Com encenação de Luís Varela.

Artes de palco com Teatremos, Porto de Mós
“O príncipe nabo da nabolândia” é a peça que o Clube de Teatro e Oficina de Música da EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, no âmbito da quinta edição do festival Teatremos.

22H00
Circolando apresenta “Charanga” em Alcobaça
“Charanga” é um espectáculo de teatro visual e música que o grupo Circolando apresenta junto ao Mosteiro de Alcobaça.

Vila da Freixianda comemora 15º aniversário, Ourém
O grupo Manuel Braz actua no palco das festas da vila de Freixianda, onde não faltam ainda tasquinhas e muita animação.

“Boato” ao vivo na Fnac, Leiria
JP Simões apresenta “Boato” na loja Fnac, no LeiriaShopping, em Leiria.

Festival MED transforma Loulé em aldeia global durante 4 dias
Noticias Portuguesas Captura%2Bde%2Becra%25CC%2583%2B-%2B2011-05-10%252C%2B09.43.37
O festival algarvio MED 2011 vai arrancar no próximo dia 22 e transformar durante quatro dias o centro histórico de Loulé numa aldeia global, com música, artesanato, teatro e gastronomia.
A cantora portuguesa Lula Pena e o fadista António Zambujo abrem a oitava edição do MED – Festival do Mediterrâneo, a partir das 21:30 horas no dia 22, no Palco Castelo e Palco Cerca, respetivamente.
A banda de Coimbra Sean Riley & The Slowriders, que atua dia 23, às 21:45 horas no Palco Cerca, a cantora e compositora Luísa Sobral (dia 24, às 21:45 horas no Palco Cerca), e os Pinto Ferreira (dia 25, às 23:30 horas no Palco Castelo), com os seus Elogio da Estupidez e Violinos no Telhado, são outros artistas portugueses que vão tocar no MED.
O grupo Afro-Cubism, com músicos de Cuba e do Mali, é o cabeça de cartaz do último dia do Festival Mediterrâneo, no dia 25, subindo ao Palco Matriz, pela 01:15 horas da manhã.
Este ano, o MED recebe dia 22 o músico Marrokan (às 21:45 horas no Palco Castelo) e os espanhóis Muchachito Bombo Infierno, que sobem ao Palco Cerca à meia-noite, para misturar rumba catalã, reggae e rock.
Os sons da Nigéria também vão soar em Loulé, através da banda de Lagos Seun Anikulapo Kuti & Egypt 80, que funde afro-beat, jazz e hip-hop, e sobe ao Palco Matriz no dia 23 às 22:45 horas.
Os ritmos dos Balcãs, misturados com funk, twist, turbofolk e techno, vão soar também no dia 23, pela mão do esloveno Roberto Pesut sob o nome de Magnífico, conhecido pela Madonna eslovena devido à sua excentricidade. Atua no Palco Cerca, à meia-noite.
O centro histórico da cidade de Loulé recebe ainda o quarteto ucraniano DakhaBrakha (dia 25), com música folk ucraniana misturada com sonoridades de todo o mundo, e a banda George Clinton & Parliament Funkadelic, que atua dia 24, às 22:45 horas, no Palco Matriz.
O festival português de músicas do mundo propõe também barraquinhas de artesanato, iguarias gastronómicas, teatro, exposições e animação de rua.

O bilhete diário para o MED custa 12 euros e o passe geral para os quatro dias 40 euros.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeDom Jun 19, 2011 1:03 am

Citação :
O guia "Aldeias Históricas de Portugal", escrito por Susana Falhas, veio dar novo alento às 12 povoações da Beira interior com esta classificação.

Piódão, Linhares da Beira, Trancoso, Marialva, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Castelo Mendo, Sortelha, Belmonte, Castelo Novo, Monsanto e Idanha-a-Velha são as 12 povoações da Beira Interior classificadas como "aldeias históricas".


A notícia encontra-se no site do Expresso, embora a reportagem completa esteja disponível apenas no Expresso Economia de 18 de junho.

Mas vale a pena ver a fotogaleria que está no site, pois tem algumas curiosidades interessantes a respeito das aldeias. Além disso, a música é lindíssima e as imagens dão vontade de ir visitar essas terrinhas todas. Smile


É uma excelente notícia! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Jun 30, 2011 3:23 pm

Exposições no Museu Municipal
Noticias Portuguesas 5395
Estão patentes, no Museu Municipal da Póvoa de Varzim, as exposições “75 anos do Rancho Poveiro” e “Ícones e Memórias da Póvoa de Varzim Piscatória”.

Nesta última mostra são abordados os temas relacionados com o sentido de identidade própria da comunidade poveira.
heróis, embarcações (lancha poveira, catraia, ou salva-vidas) utilizados como ícones no último século, além de outros registos iconográficos da vida, traje, aprestos, e outros que se tornaram objectos de memória duma comunidade em mudança.

Antigas escolas com novas funcionalidades
Noticias Portuguesas Net_edificios_das_escolas_com_novas_funcionalidades_drww
Depois de terem sido locais de ensino, os imóveis das antigas escolas primárias do concelho de Sabrosa vão ser utilizados para outros fins.
A intenção do Município do Sabrosa para aproveitar os espaços já era conhecida há muito, agora foram dados passos decisivos, a escola de Gouvães já foi vendida, e as de Celeirós e Vilarinho de S. Romão seguem o mesmo caminho.

REQUALIFICADO E DEVOLVIDO À CULTURA
Noticias Portuguesas 6_17062011_174251
O coreto no centro de Estremoz vai, finalmente, para obras.
O avançado estado de degradação em que se encontra desde há longa data exige urgentemente trabalhos de recuperação.
É visível que o palanque está desajustado da realidade, não podendo comportar mais de duas dezenas de músicos que se sujeitam a que a cobertura do monumento caia em cima das vossas cabeças.

A Escola da Noite estreia “Teatro Menor”
Noticias Portuguesas Capturar2
A Escola da Noite estreia esta quinta-feira (30), às 21H30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o espetáculo “Teatro Menor”, que integra 13 peças breves do dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra.
Textos humorados, um teatro com as entranhas à mostra e muitas interrogações sobre a arte e sobre a vida, são a mais recente proposta do grupo de teatro de Coimbra.

Miguel Torga “servido” às crianças em Coimbra
Noticias Portuguesas Miguel_Torga_thumb21
Dirigido a crianças dos oito aos 12 anos, tem como objetivo fomentar o conhecimento de um Torga que tinha saudades de quando era criança, que gostava muito de filmes e de desenhos animados e que gostava de jogar à bola com os outros meninos.
Um Torga que fala, nas suas obras, dos seus sonhos, da sua “grande estrela de papel”, de um Reino Maravilhoso chamado “Agarez” e do namoro que fazia aos ninhos.

Partindo da obra de Miguel Torga e de alguns dos seus desígnios, os participantes entrarão na Casa-Museu do escritor e descobrirão o seu mundo, com recurso a três propostas lúdicas e pedagógicas.

Gastronomia e vinho verde sobem à mesa a partir de amanhã
Noticias Portuguesas Logo
Está aí a “estourar” a XIV Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva.
É já a 1, 2 e 3 de Julho que Castelo de Paiva vive três dias de intensa animação, com este evento destinado a promover os produtos agrícolas mais conhecidos e premiados da região.
Trata-se, mais especificamente, de uma oportunidade para apreciar os vinhos dos produtores da Sub Região do Paiva, muitos deles premiados no concurso anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Feira Medieval “é grande aposta” do município
Noticias Portuguesas 3698502317_441ecef355
“Trata-se e uma grande aposta do município”.
É assim que o presidente da Câmara de Penedono, Carlos Esteves, justifica a realização de mais uma edição da Feira Medieval, que durante três dias vai animar a vila
O evento começa amanhã e, de acordo com o autarca, tem por objectivo “divulgar o concelho e dar a conhecer a sua história”.
Além disso, enfatizou “as mais-valias que proporcionará ao comércio, oferecendo às pessoas um fim-de-semana diferente”.

Festival da Lérias
Noticias Portuguesas Cartaz+2011
À semelhança do que tem acontecido nos últimos dois anos, vai realizar-se, no próximo dia dois de Julho, a partir das 15h00, em Palaçoulo, Miranda do Douro, um pequeno festival de música, para terminar em grande, o ano lectivo da Escola de Musica Tradicional da Associação Lérias.
Segundo a Associação, por falta de apoio financeiro, este ano o “Diç Que Hai Fiesta n L Pobo” não vai realizar-se.
No entanto, a mostra dos alunos que estudaram nesta escola e baile tradicional mirandês não deixarão de ter lugar.
As festas começam à tarde, com jogos tradicionais.
À noite, no largo da praça de Palaçoulo, realizam-se o concerto e arraial tradicional.

Animação de Rua Infantil no Entroncamento
Noticias Portuguesas Anima%C3%A7%C3%A3o-infantil
O Entroncamento promove uma manhã dedicada aos mais novos, com a animação de Rua Infantil, dia 2 de Julho, das 10h30 às 12h30.
A iniciativa promete muita diversão com moldagem de balões, pinturas faciais, insufláveis, personagens infantis, teatro de fantoches e contos de histórias.

As Pegadas dos Dragões” na Serra de Aire
Noticias Portuguesas Pegadas-dos-dragoes
“As Pegadas dos Dragões” um espectáculo de teatro de ar livre, onde os dragões convivem de perto com os homens, a magia é quotidiana e os reis são aconselhados por homens sábios, chega à Pedreira do Galinha, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, dia 1 de Julho, a partir das 19h00.
A peregrinação teatral encenada por Carlos Carvalheiro conta com cerca de 100 actores e figurantes, numa história de Dragões e de homens.
Reservas através do 960 303 991.
Preço inclui espectáculo e jantar.

População no Algarve subiu 14% em dez anos
Noticias Portuguesas Algarve
O Algarve é a região do país onde se registou o maior crescimento de população (+14 por cento) entre 2001 e 2011, segundo os resultados preliminares do Census 2011, apresentados esta quinta feira.

De acordo com os primeiros resultados do estudo demográfico, verificou-se, em Portugal, um ligeiro crescimento da população em relação a 2001. Atualmente, vivem no país 10.555.583 pessoas.

A população residente aumentou 1,9% e a população presente 3,2%. As famílias apresentam um crescimento mais significativo, cerca de 11,6%. Lisboa e Algarve são as regiões que apresentam o número médio de pessoas por família mais baixo, com 2,4.

Relativamente a 2001, também se verifica um elevado crescimento dos alojamentos (5,8 milhões) e dos edifícios (3,5 milhões), cerca de 16,3% e 12,4%, respetivamente.

O maior crescimento da população e das famílias ocorreu no Algarve, onde o crescimento da população residente (14%) é superior ao da população presente (13,1%), “o que poderá demonstrar uma maior fixação de residência da população dessa região, nomeadamente por via dos fluxos migratórios”, explica o Instituto Nacional de Estatística.

Em termos locais, Albufeira foi o concelho algarvio onde se registou maior crescimento de população (28,89%), seguido de Portimão (24,54%) e de Lagos (21,09%)

Em sentido contrário, Alcoutim é o município do país com maior decréscimo populacional (-23,2%) nos últimos dez anos. Monchique (-13,44%) e Vila do Bispo (-1,38%) são os outros dois concelhos da região que perderam população.

Na região algarvia, o número de alojamentos cresceu 36,9% e o de edifícios 24,9%. Nos cinco mais na variação dos alojamentos estão três municípios do Algarve, com Portimão (54,0%) e Tavira (51,5%) acima dos 50%.

Feira da Terra em Aljezur
Noticias Portuguesas FOTO-ALJEZUR
A Câmara Municipal de Aljezur vai iniciar já no próximo dia 09 de Julho mais um ciclo da Feira da Terra.
Esta feira de produtos locais terá lugar nos dias 9 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto e 3 de Setembro, das 08:00h às 13:00h.
No Pavilhão de Feiras de Aljezur, na Feira da Terra poderá adquirir produtos naturais e de agricultura biológica, agro-alimentares, mel, enchidos ou a saborosa doçaria regional, e ainda produtos hortícolas e artesanato local e regional.
Este certame tem como principal objectivo a promoção do artesanato, dos produtos agrícolas e de algumas actividades económicas que valorizam os costumes do Concelho de Aljezur potenciando, dessa forma, os valores culturais e sociais da nossa região.

«Cenas na Rua» em Tavira ao longo de Julho
Noticias Portuguesas 20700
Tavira vai ser palco, ao longo do mês de julho, do «Cenas na Rua» – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, com 12 companhias de cinco países a apresentarem diversos espetáculos nas noites quentes do verão tavirense.

Nascido em Tavira, em 2005, este Festival “é um grande evento, não apenas pela sua duração, cerca de duas semanas, como também pela variedade de espetáculos de diversas origens, direcionados para todos os públicos e idades”, refere a autarquia.

A companhia francesa Pipototal abre a 7.ª edição deste festival na sexta feira, 1 de julho, pelas 22:00 horas, com o espectáculo «Deambuloscopie» (inicia-se na Ponte Romana, segue para a Praça da Republica e termina na Rua José Pires Padinha), seguindo-se os Clown Cabaret, no sábado, 2, na Praça da República, à mesma hora.

Os portugueses Circolando vão apresentar «Paisagens em Trânsito», no Palácio da Galeria, dia 4 de julho (22:00) e os Les Colporteurs, uma companhia de novo circo itinerante de origem francesa, vão animar a Praça da República dia 5.

Segue-se «O Auto do Velho da Horta», de Gil Vicente, pelo Teatro ao Largo, no dia 7 (22:00), no largo em frente ao Palácio da Galeria, e «O Fado de Cássima e o Canto das Mouras», no dia seguinte, no mesmo local e horário.

A companhia espanhola Alkimia 130 apresenta a performance «Alma Candela – Calor Humano», no dia 9 de julho, na Praça da República, e no dia 11, a biblioteca municipal Álvaro de Campos recebe os Armação do Artista, para a peça «A Minhas Amigas Gaivotas».

O Teatro Regional da Serra de Montemuro vão levar ao palco do Jardim do Coreto «A Herança de Jeremias», dia 12.

Nos dias seguintes, os ingleses Bash Street Theatre apresentam «Cliffhanger!» (dia 13) e «The Station» (14), ambos na Praça da República, em coproduções integradas no programa «Allgarve».

Os Quorum Ballet, uma companhia de dança contemporânea fundada pelo coreógrafo e bailarino Daniel Cardoso, mostra «Excertos», na Praça da República, dia 15, e o festival encerra com «As Leis Fundamentais da Estupidez Humana», pelo Al-Masrah Teatro, dias 16 e 17, no museu municipal/Palácio da Galeria.

Bacalhau de Elvas entrou no Guinness book
Noticias Portuguesas Bacalhau
O maior bacalhau dourado do Mundo foi confeccionado no Coliseu de Elvas.
Ao todo, os 350 quilos de bacalhau, sete mil ovos, 350 quilos de batata palha, 20 litros de azeite, 400 voluntários e um tabuleiro de 20 metros de comprimento ajudaram a inscrever esta iguaria no Livro do Guinness.
“Para alcançarmos o recorde tínhamos de servir mais de 2502 pratos e oficialmente servimos 3134, num total de 200 gramas por pessoa”, explicou Carlos Beirão, professor da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas, que organizou o evento em conjunto com a Associação Juvenil Arkus e a Universidade Sénior local.
O recorde anteontem batido era detido pelos Estados Unidos, na categoria de maior número de pessoas a degustarem, em simultâneo, um prato de peixe, 2502.

Projecto SOS Azulejo pretende ajudar a proteger os azulejos portugueses
Noticias Portuguesas Azulejo+tradicional
Criado há três anos pelo Museu de Polícia Judiciária (MPJ), o Projecto SOS Azulejo conta com vários parceiros, como a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, o Instituto de História de Arte, além de outras forças de segurança.
O site http://www.sosazulejo.com surgiu da necessidade de “combater a delapidação do património azulejar português” que se verifica “de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria”, explica o MPJ.

http://www.sosazulejo.com/home.php

Entre outras informações, o site divulga imagens de azulejos furtados procurados pela polícia, além de conselhos de prevenção criminal e de conservação.
Esta divulgação pretende dificultar a circulação nos circuitos comerciais e facilitar a identificação e recuperação.
Dados da PJ, relativos ao período entre 2002 e 2006, apontam para cerca de 10 mil azulejos antigos roubados, só na área de Lisboa e o cálculo baseia-se apenas nas queixas apresentadas.

“O Jantar das Feras”- Lendias d’Encantar
Noticias Portuguesas O_jantar_das_feras_com-Pax-Julia
A companhia de teatro Lendias d’Encantar estreia hoje dia 30 de Junho, às 22 horas no Pax Júlia – Teatro Municipal de Beja, a comédia O Jantar das Feras.
A peça continuará em cena nos dias 01, 02 e de 07 a 09 de Julho.
Um espectáculo divertido e bem-disposto que aborda os temas intemporais do amor, das relações e em especial das conquistas.

Maior lagar de azeite do mundo está em Ferreira do Alentejo
Noticias Portuguesas Lagar-do-marmelo-inaugurado-02
O maior lagar de azeite do mundo, com 5 mil metros quadrados, está no concelho de Ferreira do Alentejo, segundo a empresa Sovena, detentora da marca Oliveira da Serra.
O responsável pela qualidade do produto, António Nunes, diz que Ferreira do Alentejo reúne todas as condições para produzir bom azeite.
O Lagar do Marmelo, um investimento de 9 milhões de euros, tem capacidade de extracção de 8 milhões de litros de azeite por ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSex Jul 08, 2011 5:55 pm

Descobertos nos Açores prováveis templos dedicados a deusa do século IV a.C.

Arqueólogos da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica localizaram no Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, novos sítios arqueológicos, alguns dos quais poderão ser templos dedicados a Tanit, deusa cartaginesa, provavelmente do século IV a.C..

http://www.publico.pt/Local/descobertos-nos-acores-provaveis-templos-dedicados-a-deusa-do-seculo-iv-ac_1502019
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSex Jul 22, 2011 10:15 pm

Douro perde 25 mil pipas de benefício
Noticias Portuguesas Net_r_gua___pipas_do_douro__1_3dla

O Conselho Inter-Regional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto decidiu, para este ano, transformar em vinho do Porto apenas 85 mil pipas.
Um número que representa uma redução de cerca de 22,7 por cento em relação ao ano anterior.
Esta decisão, aprovada pelos representantes do Comércio e pelo presidente do IVDP, mereceu contestação da Casa do Douro e da Avidouro.

Bênção do gado e cavalhadas enriquecem festas de Ançã
Noticias Portuguesas 2002

As festas em honra de S. Tomé, em Ançã, dão hoje o pontapé de saída com a actuação do grupo Sleep Out, a partir das 22h00, seguida do tradicional baile com o conjunto musical Fax e animação musical pela noite dentro a cargo do Dj Protaz.
Só a partir de amanhã, porém, os festejos arrancam verdadeiramente.
Este ano a organização dos festejos está a cargo do Grupo Onomástico “As Marias e Mostos” de Ançã que, com o apoio da junta de freguesia local, elaborou um programa de cariz popular e cultural que marca os cinco dias de folia.

GNR desmantela complexo de produção de cannabis e cogumelos alucinogénos
Noticias Portuguesas Droga-cannabis1969df49_400x225

A GNR de Tomar desmantelou, na quarta-feira, um complexo de produção de droga em Ourém, nomeadamente cannabis e cogumelos alucinogénos, tendo detido duas pessoas.
O comandante do GNR de Tomar, capitão Duarte da Graça, adiantou à Agência Lusa que o complexo era composto por quatro estufas com sistema de irrigação, iluminação, aquecimento, ventilação, secagem e selecção de sementes para produção de cannabis e cogumelos alucinogénos.

Crise poderá atrair mais visitantes às comemorações da Batalha de Aljubarrota
Noticias Portuguesas 05_armamento-300x225
São Jorge será palco de recriações da Batalha de Aljubarrota

As autarquias da Batalha e de Alcobaça esperam que a crise atraia mais visitantes às comemorações da Batalha de Aljubarrota que se realizam entre 12 e 15 de Agosto, afirmaram ontem os representantes dos respectivos municípios, em conferência de imprensa.
“As pessoas não têm dinheiro, mas continuam a querer experiências e divertir-se”, argumentou o adjunto do presidente da Câmara de Alcobaça, Bruno Letra, que aproveitou para sublinhar o facto de “todas as iniciativas serem gratuitas”.

Feira de São Mateus vai ter dois palcos
Noticias Portuguesas Mateus-230

A Feira de S. Mateus terá este ano dois palcos.
A localização do palco existente irá ser alterada de modo a que as pessoas que assistam aos concertos fiquem de costas para a zona de restauração e assim possam contemplar o Centro Histórico de Viseu, nomeadamente a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia.
O objectivo é o de criar uma ligação entre o certame e a marca histórica de Viseu.
Trata-se também da posição inicial prevista no projecto de requalificação do Campo de Viriato, no âmbito do Programa Polis.

Famílias do Cartaxo podem dar e trocar livros escolares
Noticias Portuguesas CARTAXO

“Passa a outro e não ao mesmo” é o nome do projecto de doação e troca de manuais escolares que visa permitir às famílias reduzir custos na aquisição dos livros e incentivar a sua reutilização por outros alunos.

Para participar, os interessados devem entregar os livros na biblioteca municipal Marcelino Mesquita ou na Escola EB2,3 de Pontével, durante todo o ano lectivo.

A partir do dia 1 de Setembro, os manuais recolhidos ficarão disponíveis para que os encarregados de educação os possam requisitar e voltar a usar, de acordo com o ano que o aluno vai frequentar e conforme o tipo e quantidade de obras doadas.

No final do ano, os livros que não forem requisitados ou que não tenham possibilidade de utilização no sistema de ensino português serão reencaminhados para organizações locais ou de âmbito internacional que se mostrem interessadas em recebê-los.

Fórum Montijo recebe exposição de répteis vivos
Noticias Portuguesas ForumMontijo00

O Forum Montijo, Centro Comercial gerido pela Multi Mall Management, recebe de 22 a 31 de Julho, uma exposição de Répteis Vivos.
A Expo Animalia vai apresentar cerca de 25 espécies de répteis diferentes na Praça dos Cinemas do Forum Montijo.
Serpentes, lagartos, tarântulas e escorpiões são apenas algumas das espécies que os visitantes do Forum Montijo vão poder conhecer na Exposição de Répteis Vivos que estará patente na Praça dos Cinemas, no piso 1 do Forum Montijo.
Com esta iniciativa o centro comercial pretende proporcionar aos seus visitantes a oportunidade de conhecer e ver de perto algumas das espécies mais exóticas do planeta.
A Expo Animalia tem como objectivo fundamental alertar os visitantes do Forum Montijo para os benefícios que os répteis e anfíbios nos trazem, bem como construir uma consciência colectiva da importância dos valores naturais.
Durante a semana a exposição está aberta ao público das 12h00 às 22h00.
Nos fins-de-semana os répteis podem ser vistos das 11h00 às 23h00.
A entrada na Exposição de répteis vivos tem o custo de 3,50€ por pessoa.
As crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

A Festa do Avante volta à Quinta da Atalaia, na Amora, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro.
Noticias Portuguesas Avante2011

Trovante, Sérgio Godinho, Clã, Xutos & Pontapés, X-Wife, Amor Electro, Dead Combo, Terrakota, Expensive Soul, Danças Ocultas, Sean Riley and the Slowriders, Camané, a cabo-verdiana Mayra Andrade e o galego Anxo Lorenzo são alguns dos nomes que vão actuar na Festa este ano.

A programação do palco principal abre na sexta-feira (2) com a 2ª Gala de Ópera do evento.
Os habituais Verdi, Mozart, Puccini, Dvorák e Bizet não faltarão neste programa que arranca com a "Sinfonia à Pátria" de José Viana da Mota.
Confira os artistas que passam este ano pelos vários palcos do Avante neste link.

As entradas permanentes (EP) custam 20 euros até ao dia 1 de Setembro.
Nos próprios dias da Festa passam a custar 30 euros.

Feira do Presunto festeja 14 anos
Noticias Portuguesas FEIRA-ENCHIDOS-MONCHIQUE-Fotos-Jo%C3%A3o-Porf%C3%ADrio-4-300x200

Mais de trinta expositores vão apresentar o que de melhor se faz ao nível dos enchidos, mel, medronho, doçaria e artesanato.
Trata-se da XIV Feira do Presunto, que tem lugar nos dias 23 e 24 de julho, na vila de Monchique.
O município de Monchique vai ser a capital do presunto, nos próximos dias 23 e 24, sendo esperadas mais de dez mil pessoas no Largo de São Sebastião para apreciarem os melhores produtos tradicionais.
Além das áreas de exposição, a Feira do Presunto de Monchique inclui também áreas de restauração e um palco de animação, onde vão decorrer os concertos musicais: Romana, no sábado (23), e as Tayti, domingo (24), ambos às 22h00.

Feira do Livro de Portimão arranca amanhã
Noticias Portuguesas 1311267919livro

Propostas literárias para todos os gostos e a preços tentadores são os principais atractivos de mais uma edição da Feira do Livro de Portimão, que arranca amanhã, sábado, 23, e estará aberta até 21 de Agosto, numa tenda com 400 m2 situada junto à antiga lota, na zona ribeirinha da cidade.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Portimão em conjunto com as livrarias Algarve, Elifalpa e CE Livrarias, abre as portas entre as 19:00 horas e as 24h00 e disponibiliza obras de ficção científica, policiais, romances históricos, literatura infanto-juvenil e edições técnicas das mais diversas áreas do saber.

A Feira do Livro de Portimão recebeu em 2010 perto de 120 mil visitantes, tendo sido vendidos mais de 30 mil exemplares, números que, de acordo com a autarquia local, “reforçam a posição deste certame livreiro como o terceiro maior do país, a seguir a Lisboa e ao Porto”.
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeDom Ago 14, 2011 1:36 pm

“O Prazer de Fotografar”
Noticias Portuguesas 5552
“O Prazer de Fotografar”, é o título da exposição de Eduardo Teixeira Pinto que está patente no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, até ao final do mês de Agosto.

São 38 imagens a preto e branco.
O autor ganhou o Grande Prémio de Camões em 1960, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933.
Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Redução no número de pipas de Vinho do Porto contestado
Noticias Portuguesas Net_destaque__4__75nf
Os protestos continuam a crescer na Região Demarcada do Douro, perante a maior diminuição de sempre do número de pipas de vinho do Porto a beneficiar numa vindima.
Das 154.000 em 2001, este ano apenas 85.000 foram aprovadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
Ou seja, em 10 anos, a quebra é de quase 50 por cento, realidade que está a provocar muita preocupação junto dos lavradores durienses, a braços com uma das piores crises do sector vinícola do Douro.

Feira de S. Mateus em Viseu abre hoje portas
Noticias Portuguesas Sao-mateus
A Feira de São Mateus volta hoje a abrir portas hoje para mais 40 dias de animação sendo, há mais de 600 anos, a grande atração de pessoas de todo o país a Viseu para diversão, economia e gastronomia.

A popularmente conhecida como Feira Franca de Viseu, nome que remonta a 1392, data da sua criação, e pelo qual ainda hoje muitas das populações do distrito que ali acorrem a conhecem, volta este ano a apostar em nomes fortes da música popular como grande atracção.
Os visitantes da Feira de S. Mateus, vão poder este ano assistir ao “Teatro Mais Pequeno do Mundo”, encenado por Graeme Pulleyn, que é uma roulotte onde podem presenciar espetáculos de teatro, dança e música que duram cinco minutos.

Desde os comes e bebes, onde não faltarão as enguias, as farturas e o rancho à moda de Viseu, à diversão para crianças, até às provas de vinho, com permanente música nos palcos, com algumas estrelas da pop e do rock à música popular, passando pelo teatro de rua, tudo volta à Feira de São Mateus já a partir de hoje.

Praia com perda temporária de Bandeira Azul por menor qualidade da água de ribeira
Noticias Portuguesas Zambuj_s2_
A Bandeira Azul foi temporariamente arriada na zona balnear da Zambujeira do Mar (Odemira) devido à diminuição da qualidade da água da ribeira que atravessa a praia, mas a qualidade da água do mar “não foi afetada”.
“A qualidade da água balnear não foi ainda afetada”, disse hoje à Lusa Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, atribuindo a retirada temporária da distinção àquela praia por causa da falta de qualidade da água da ribeira que aí desagua no mar.

Mar engole praias da região e ameaça entrar nas povoações
Noticias Portuguesas _erosao_4e452f5d135f9
As previsões quanto às consequências do prolongamento do molhe da Figueira da Foz estão-se a concretizar de forma assustadora.
O areal das praias da região está a desaparecer e o mar está cada vez mais próximo das casas, sendo previsível que, se nada for feito, dentro de poucos anos
invada as povoações

As previsões de ambientalistas e especialistas em assuntos do mar quanto às consequências do prolongamento do molhe na Figueira da Foz, de que o Jornal de Leiria foi dando conta em momentos oportunos, estão-se a concretizar de forma assustadora.

Animação de Verão está de regresso às praias
Noticias Portuguesas Output_efile
O programa “Animar as Praias”, promovido pela Câmara Municipal de Ovar, está de regresso para “animar” o Verão dos munícipes e dos milhares de veraneantes que procuram a costa de Ovar, designadamente as praias do Furadouro, Cortegaça e Esmoriz.

“Animar as Praias” é a designação deste projecto que abrange diversas áreas da cultura e do desporto e que tem como objectivo primordial gerar entretenimento nas zonas balneares.
A edição deste ano conta com programas de fitness, surf, vela, Tai – Chi, Yoga, caminhadas, construções na areia, várias actuações musicais, samba, exposições, festivais de folclore, um festival de gastronomia, o 1º Festival de Bandas Filarmónicas de Ovar, para além das grandiosas Festas do Mar de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro .

Assim, durante o mês de Agosto e início de Setembro, as praias de Ovar são as mais animadas e movimentadas da região, proporcionando momentos de lazer e de diversão a quem as visita.

“Ruas, recantos e lugares de Salvaterra de Magos”
Noticias Portuguesas Sem-T%C3%ADtulo
“Ruas, recantos e lugares de Salvaterra de Magos” é a nova exposição da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e estará patente ao público no Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, até ao dia 30 de Setembro.
Fruto das pesquisas efectuadas no Arquivo Fotográfico Municipal de Salvaterra de Magos, esta exposição dá a conhecer Salvaterra de Magos, bem como a sua história e cultura ao longo dos tempos.

Aljezur é museu a céu aberto

A arte pública tomou conta do espaço urbano de Aljezur, com esculturas de Beatriz Cunha, João Renato, Manuel Pinho, Arlindo Arez, Auli Korhone, José Plácido, Carlos Bajouca e Moisés.
O largo em frente ao Mercado Municipal de Aljezur é o espaço que acolhe uma exposição de escultura urbana, certame inserido nas actividades de animação cultural do concelho.
A mostra conta com o apoio do Centro Internacional de Escultura, é composta por esculturas de Beatriz Cunha, João Renato, Manuel Pinho, Arlindo Arez, Auli Korhone, José Plácido, Carlos Bajouca e Moisés e pode ser visitada até 31 de Dezembro de 2011.

Concerto com Aulos Ensemble na Igreja da Fortaleza de Sagres
Noticias Portuguesas 1313178471aulos_ensemble
Um concerto com Aulos Ensemble, sob a direcção de Bruna Melia, vai realizar-se na Igreja de Nª Srª da Graça, na Fortaleza de Sagres, concelho de Vila do Bispo, no próximo dia 18 de agosto, a partir das 18:00 horas.

Este concerto decorre no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido com a Academia de Música de Lagos e conta com Francisco Rocha (oboé), Bruna Melia (violoncelo), Catarina Rafael (violoncelo) e Irina Mamrici (piano), que interpretarão obras de L. v. Beethoven Trio Op. 11 em Si Bemol Maior, Antagonia, de Alexandre Delgado, e as 4 Estações Portenhas, de Astor Piazzolla.

Vinhedos, insectos, ervas e pinhal geram vinho biológico em Tondela
Noticias Portuguesas Uvas
Podem-se cruzar as estradas da região vinhateira do Dão, uma das mais importantes de Portugal, e não ver uma vinha… estão “escondidas” entre os pinhais e o penedio.
É essa a sua magia.
Diz-se no Dão que seguir as estradas de terra ou secundárias é a melhor forma de descobrir os vinhedos da região, mas para encontrar uma das 110 mil garrafas de vinho biológico produzidas pela Casa de Mouraz, com sede em Tondela.

Jovens lusos integram Orquestra da União Europeia
Noticias Portuguesas 20110804223610_D43TU671A7V3S25L7GT5
Dezoito instrumentistas portugueses integram a Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE), actualmente em estágio na Áustria, e que este mês iniciou uma digressão
Os jovens portugueses integram diferentes naipes da orquestra, designadamente violinistas, violetistas, trompetistas e flautistas, com idades entre os 14 e os 24 anos.
Durante a digressão, a orquestra de 140 músicos de 27 países, será dirigida por Jaap van Zweden e pelo actual director musical da OJUE, Vladimir Ashkenazy.
O primeiro concerto realizou-se em Grafenegg, no nordeste da Áustria, na Escola de Equitação, sendo o programa constituído pela Sinfonietta, de Janacek e a Sinfonia n.º4 em mi bemol maior, “Romântica”, de Bruckner.

Obras de arte portuguesas vão a leilão em Paris
Noticias Portuguesas 0000405167
Setenta peças da Colecção Jorge de Brito vão ser leiloadas em Paris, a 22 de Outubro, entre elas pinturas de Vieira da Silva e Sonia Delaunay, cuja estimativa varia entre os 400.000 e os 700.000 euros cada.
O conjunto de obras ficará em exposição entre 5 e 22 de Outubro, data prevista para o leilão realizado pela leiloeira Tajan, que apresentará peças de arte moderna e contemporânea, pintura antiga, mobiliário, porcelana chinesa e objectos em jade.

Exposição em Lisboa destaca o Fado nas artes plásticas
Noticias Portuguesas Fadonaarte
São 128 obras de artistas portugueses que revelam como estes recriaram o Fado no domínio das artes plásticas.
A exposição «Ecos do Fado na Arte Portuguesa XIX-XXI» pode ser visitada até 17 de Setembro, em Lisboa.
Está patente no Páteo da Galé, em plena Praça do Comércio e enquadra-se na candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Ecos do Fado na Arte
Portuguesa XIX-XX
Sala do Risco, Pátio da Galé
Praça do Comércio
8 de Julho a 17 de Setembro
Diariamente, das 10 às 19h00
Entrada Livre

Aventuras divertidas para pais e filhos nestas férias...
Noticias Portuguesas 3930585817_f0716c6aa7
Nem só de sol e praia é feito o período de férias.
O tempo do ócio e da descontracção pode também ser aproveitado de muitas outras maneiras.
A pensar principalmente nas crianças, aqui ficam algumas propostas de programas que vão agradar miúdos e também graúdos, nas férias em Portugal...

Braga
No reino da Bracalândia
A Bracalândia é um parque temático, agora localizado em Penafiel, que promete encantar os mais pequenos e não só.
Num só espaço vai poder divertir-se pela Petit Paris, a Aldeia Medieval, o Refúgio dos Piratas, no Far West, no Oriente e até nas Arábias, entre muitas outras atracções.
É um mundo encantado ao seu alcance, repleto de emoção e aventura.
O que significa que se atravessa o Zambeze em África, anda-se de montanha-russa no velho Oeste e a Corsária dá tonturas no Refúgio dos Piratas.
Rua de Santo André
Marecos - Penafiel
Coordenadas GPS: 41.221019, -8.28392
Em Agosto, está aberto das 10h às 22h
Crianças até aos 5 anos: grátis
Jovens - 5 aos 12 anos: 10 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 15 €
Séniores - 65 aos 75 anos: 14 €
Seniores – A partir dos 76 anos: grátis
Família (2 adultos + 2 jovens) - 10,50 €

Coimbra
Férias no Chimico
O que é a biodiversidade?
Em que consiste o magnetismo?
No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra há ateliers de ciência de meio-dia para crianças dos 5 aos 7 (de manhã) e dos 8 aos 12 (tarde).
Estão ainda disponíveis as actividades «A Incrível Máquina Humana», sobre o corpo humano.
De 16 a 19 de Agosto para miúdos dos 5 aos 7 e de 23 a 26 de Agosto e 5 a 9 de Setembro para miúdos dos 8 aos 12.
O programa de seis horas diárias - das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, oferece a possibilidade de almoçar na cafetaria do Museu.
Inscrição prévia
Preço: 8,50 (um dia) e 30 euros (4 dias).
Tel.: 239854350
geral@museudaciencia.org
http://www.museudaciencia.org/

Proença-a-Nova
Ciência Viva nas férias
Os Campos de Férias Ciência Viva, para participantes dos 12 aos 16, decorrem ao longo do Verão.
Em Proença-a-Nova encontra-se numa zona de pinhal, o alojamento é na Praia Fluvial Aldeia Ruiva e oferece uma nova perspectiva da Floresta.
O próximo vai realizar-se de 21 a 27 de Agosto, com um programa lúdico científico centrado na floresta: actividades de garimpo e ilustração científica, visitas ao parque eólico das Corgas e ao Moinho de Vento do Pergulho.
O valor de inscrição é de 260 euros e pode ser pago na totalidade, no acto da inscrição, 50 por cento do valor no momento da inscrição e os restantes até ao início do campo de férias, 25 por cento do valor no momento da inscrição e os restantes 75 por cento até ao início do campo de férias.
Mais informações no site: http://www.cienciaviva.pt/home/
O link para a página sobre o campo de férias de Proença-a-Nova é:
http://www.cienciaviva.pt/camposdeferias/floresta_viva.asp

Lisboa
Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão do Conhecimento propõe diversas actividades sob o mote da ciência.
Em «Vou Investigar!», o participante torna-se um pequeno detective.
O que é preciso para resolver um crime?
Será que a culpa é sempre do mordomo?
No Pavilhão do Conhecimento, os participantes, munidos de microscópios, luvas e lupas, vão integrar uma equipa de cientistas forenses e analisar impressões digitais, fibras e pegadas.
Em «Terra, Ar, Água e Fogo», há brincadeiras e experiências à volta destes quatro elementos.
Alameda dos Oceanos
Parque das Nações
http://www.pavconhecimento.pt/home/
Adultos: 18 aos 65 anos: 7 €
Crianças dos 3 aos 6 anos: 10 €
Crianças e jovens dos 7 aos 17 jovens: 4 €
Adultos: 18 aos 65 anos: 7 €
Seniores: 4 €

Mora
À volta da água no Fluviário
O Fluviário de Mora é um equipamento único em Portugal.
De natureza científica, cultural e de lazer, recria o universo aquático, numa vertente educativa e ambiental.
O conjunto das exposições é uma mais valia na percepção da importância da biodiversidade e da riqueza ecológica.
Junto ao Parque Ecológico do Gameiro
Freguesia de Cabeção - Mora
Coordenadas GPS: 38.9558 / 8.1070
Verão: Das 10h às 19h
Crianças - 0 a 2 anos: Grátis
Crianças - 3 aos 12 anos: 5 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 7.30 €
Seniores: 5.30 €
Bilhete Família Pais e filhos dos 3
aos 12 anos: menos 0,50€ por bilhete

Montemor-o-Novo
Num Monte Selvagem
Alojar animais que necessitem de habitats apropriados ao seu bem-estar e sensibilizar as populações para as questões ambientais e de conservação da Biodiversidade são os objectivos dos responsáveis por esta reserva animal implantada em pleno Alentejo e que acolhe répteis, aves e animais de todo o mundo.
As visitas podem ser pedestres ou de tractor.
De Abril a Outubro está aberto entre as 10 e as 19 horas.
Encerra às 2ªfeiras, excepto se feriado ou ponte. A bilheteira encerra sempre uma hora antes do fecho do parque.
Monte Selvagem
Monte do Azinhal, Lavre - Montemor-o-Novo
Crianças até 2 anos (se acompanhadas por 1 adulto pagante) - Gratis
Se em grupo escolar, pagam o preço de pré-escolar.
Crianças - 3 aos 12 anos: 9,50 €
Adultos - 13 aos 64 anos: 12,00 €
Séniores - a partir dos 65 anos: 10,50 €
Família - 2 adultos e 2 crianças - 10,50 €
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Set 15, 2011 2:27 pm

História do teatro português em selos dos CTT
Noticias Portuguesas Ng1642143
A história do teatro em Portugal e dos seus protagonistas, dos atores aos dramaturgos, dominam a nova emissão filatélica dos CTT Correios de Portugal que é hoje lançada em todo o país.

Amélia Rey Colaço, Laura Alves, Armando Cortez, Raul Solnado, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho são os atores homenageados na emissão intitulada "Teatro em Portugal".
Os dramaturgos, de Almeida Garrett a Bernardo Santareno, D. João da Câmara e José Régio completam os "blocos".

A pagela, "pequena página" que enquadra o conjunto de selos, reproduz uma imagem da Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Os selos têm valores faciais situados entre os 32 cêntimos e os 80 cêntimos.

A encenação de "A Visita da Velha Senhora" que Amélia Rey Colaço dominou ao ponto de quase se esquecer o autor, o dramaturgo suíço Friederich Durrenmatt, está numa das imagens escolhidas.
A peça foi levada a cena no Teatro Nacional D. Maria II, pela companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, no final da década de 1950.

O desempenho dramático de Laura Alves em "A Promessa", de Bernardo Santareno, o encontro de Eunice Muñoz e Raul Solnado em "As Fúrias", de Agustina Bessa-Luís, e a presença de Ruy de Carvalho em "Real Caçada ao Sol", de Peter Shaffer, são outras imagens recolhidas para a nova série.

Portugal em Números
Noticias Portuguesas Mapa_portugal
45
Lugar ocupado por Portugal no ranking mundial da competitividade de 2011-2012, composto por 145 países.
No ano passado, o país ocupava a 46.ª posição. Mas em 2001 estava no 25.º lugar.
A lista elaborada pelo Fórum Económico Mundial é encabeçada pro Suíça, seguindo-se Singapura e a Suécia.

447
Mortos nas estradas portuguesas desde o início de 2011 até ao final de Agosto.
Em igual período do ano passado morreram mais 30 pessoas.
Os distritos com mais sinistralidade são Lisboa (55), Porto (47) e Leiria (36).

34
Mil hectares consumidos nos incêndios de Verão, até ao dia 31 de Agosto, menos 90 mil hectares do que em igual período do ano passado.
O distrito com mais ocorrências foi o Porto.

11.500
Custos em euros, por cidadão, de uma eventual saída de Portugal do euro, só no primeiro ano, segundo o estudo de um banco suíço.
Nos anos seguintes, o custo variaria entre 3000 e 4000 euros.

3 246
Milhões de euros de receitas no turismo em Portugal no primeiro semestre de 2011, mais 8,8 por cento do que no ano passado e acima dos 3,1 mil milhões do recorde de 2008.
A manter-se o desempenho, 2011 será o melhor ano de sempre em termos de receitas turísticas para o país.

A magia que acontece nas ruas de Coimbra
Noticias Portuguesas ENCONTROS-M%C3%81GICOS-01-GMM-8
Os Encontros Mágicos de Coimbra 2011 estão nas ruas da cidade para ficarem até domingo próximo.
Com espetáculos para todos.

Isso mesmo ficou provado, uma vez mais, esta terça-feira (13), quando alguns do protagonistas da festa desceram da sala das sessões dos paços do concelho onde habitualmente decorre a sessão de abertura do evento para fazerem a magia acontecer em plena praça 8 de Maio.

Até domingo, diariamente, repetem-se as apresentações de cada um destes mágicos na praça 8 de Maio, na rua Ferreira Borges, no largo da Portagem e na rua Visconde da Luz, para encerrar no parque do Vale das Flores.
Entretanto, como sublinhou esta terça-feira Luís de Matos, o mágico que é, desde a sua primeira edição, o diretor artístico do evento, a magia volta a fazer-se em dois locais “especiais” para artistas e equipa de produção, no Hospital Pediátrico (esta quarta-feira, às 15H00) e no Estabelecimento Prisional de Coimbra (na sexta-feira, às 15H00).

Depois, destaque ainda para as duas já habituais mas sempre especiais grandes galas internacionais de magia, a decorrem sexta-feira e sábado, às 21H30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Mata Nacional do Buçaco acolhe Encontro de Artes
Noticias Portuguesas 27-BU%C3%87ACO-DR
A iniciativa “Elementos à Solta”, que há seis anos é organizada com grande sucesso na aldeia de Cerdeira, Lousã, passa a ter realização anual na Mata Nacional do Buçaco, adotando outra configuração espacial ao passar de uma aldeia do xisto recuperada na Serra da Lousã, para os jardins do Palace Hotel do Buçaco.

A iniciativa vai decorrer nos próximos dias 16,17 e 18, das 10H00 às 20H00.

Este pode ser o mote para um fim-de-semana em família, na Mata Nacional do Buçaco. “Elementos à Solta” consiste num encontro de artes, ao ar livre, no qual os artistas convidam o público a participar, tendo sempre presente o encontro com a natureza e o enquadramento com o ambiente local.

Os últimos guardiões do sal de Aveiro
EDIT: Imagem colocada em spoiler para não prejudicar o aspecto do fórum.
Spoiler:
Oito marnotos, autênticos guardiões do salgado de Aveiro, garantem a produção de sal por métodos ancestrais em outras tantas marinhas, as últimas, fazendo erguer, cada vez com mais dificuldades, as pirâmides brancas indissociáveis da paisagem em forma de mosaico que envolve os canais da Ria.

O final da safra de mais um ano, ontem assinalado em festa e convívio entre gentes locais e visitantes de ocasião ao som de grupos etnográficos, afastou, por algum tempo, as ameaças, bem reais, que pairam de extinção da actividade artesanal.
A cobertura de um monte de sal à moda antiga é um momento raro.
Depois de envolvido com vegetação autóctone (bajunça e junco), é colocado no topo o coruto de lama, o “capacete”.
Um preparo que permitia manter o sal enquanto aguardava comprador.
Em 2007 existiam cerca de 252 marinhas identificadas. Além da salicultura, são utilizadas para aquacultura.

Actualmente subsistem a produzir sal oito marinhas em Aveiro.

Canelas ainda mais apetecível com o Festival da Francesinha
Noticias Portuguesas Img_6216
Pelo segundo ano, os olhos dos apreciadores das Francesinhas estão voltados para Canelas.
Mesmo não sendo nenhuma maravilha gastronómica portuguesa, os apreciadores desta especialidade sabem bem que é junto da comunidade canelense que pode apreciar os melhores espécimes.
Molho, confecção e originalidade, tudo junto num só espaço.
As opções são imensas, já que 12 restaurantes estão presentes na 2.ª Festa da Francesinha, num espaço anexo à Igreja.
Se estás a pensar em começar uma dieta, este talvez não seja o local certo para visitar. Mas, se por outro lado, se permites cometer alguns ‘crimes’ gastronómicos (esperemos que apenas esporadicamente) então… visita a festa da Francesinha.
Este é o local perfeito!
Como está junto à igreja, os santinhos dão uma ajudinha para minimizar este pecadinho mortal!
Mas vá rápido! A festa termina já este sábado!

Kartings voltam à cidade
Noticias Portuguesas Cartaz1
É já no fim-de-semana de 17 e 18 que o “24 horas Karting” volta a animar o centro da cidade de Gaia.
Considerado o maior circuito urbano de karting a nível nacional, este percurso de 787 metros percorre a Avenida da República e passa junto ao El Corte Inglès.
Ao todo, 24 equipas vão tentar vencer este complicado circuito urbano, sem ceder ao cansaço ou às difíceis curvas que vão encontrando.
Dia e noite, faça chuva ou faça sol.
A novidade nesta terceira edição é a extensão da iniciativa a mais dois concelhos vizinhos.
Espinho (8 de Outubro) e Matosinhos (29 de Outubro).
As duas cidades recebem também um evento semelhante embora com a duração de apenas 12 horas.
Apenas em Vila Nova de Gaia os kartings rolarão ininterruptamente durante 24 horas.
Em 2012, o presidente da Gaianima pretende alargar a mais quatro municípios, nomeadamente, Paredes, Vila do Conde, Vila Real e Famalicão.
O grande objectivo é “que esta prova tenha uma projecção nacional” e que tenha um carácter permanente, desenrolando-se ao longo do ano.
Para além disso, Ricardo Fonseca de Almeida também acredita que o evento servirá também para potenciar e projectar toda a região.
Este é um evento “prioritário” para o presidente da empresa municipal, que conta,este ano, com o apoio do Turismo de Portugal e o Turismo do Porto e Norte.

Fados e corrida de toiros no sábado em Santarém
Noticias Portuguesas Corrida-Moita-2-010
A Praça de Touros “Celestino Graça” vai ser palco, no sábado às 21h30, de uma corrida de touros, cujos os proveitos (se os houver), reverterão integralmente a favor da obra da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
O jornal O Ribatejo tem 100 bilhetes para oferecer aos primeiros 100 leitores que se dirigirem à redacção.

O espectáculo de beneficência, organizado pela empresa concessionária da praça de touros Aplaudir, conta com a participação dos cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, Pedro Salvador, Duarte Pinto, Joana Andrade e Maria Mira (amadora), com os grupos de forcados amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, pertencendo os touros à ganadaria ribatejana de Manuel Veiga.
No intervalo, haverá fados com António Pinto Basto.

Bilhetes a partir dos 5 euros.
Reservas pelo telem. 914094038.

Preservação e manutenção de trajes tradicionais em Messines
Noticias Portuguesas 151_20031101598
O Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines vai acolher, no próximo dia 24 de Setembro, o workshop «Manutenção, Preservação e Recuperação de Trajes Tradicionais», promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Esta actividade tem uma duração total de sete horas (das 9:30 horas às 13:00 e das 14:30 às 18:00), sendo leccionada por Madalena Farrajota, na sua vertente teórica e histórica, e por Esmeralda da Silva, na sua vertente prática.

Sensibilizar as associações culturais, em especial os ranchos folclóricos e os grupos etnográficos, para aspectos relacionados com as práticas de manuseamento, acondicionamento e conservação das peças de vestuário antigo que fazem parte dos seus acervos, “privilegiando o valor simbólico e histórico dos trajes”, são os principais objectivos deste workshop.

A Fundação INATEL tem desenvolvido “um trabalho meritório na área da criação e fruição cultural”, levando a cabo acções que contribuem para a valorização de diversas actividades amadoras e tradicionais, entre as quais a música, o teatro e a etnografia, refere a autarquia de Silves.

Mais informações junto da Fundação INATEL, pelo contacto 289898940 ou pelo endereço electrónico faro@inatel.pt.

Criações contemporâneas repensam o traje vianense
Noticias Portuguesas 719595507_aa670ebfcd
O Museu do Traje tem patente até ao final de Setembro, uma exposição constituída por peças exclusivas dos estilistas Eugénia Cunha, Ana Salazar, Helena Cardoso e João Rolo, inspiradas nos trajes de Viana do Castelo.
As peças originais e exclusivas dos estilistas estão patentes na mostra «Com Tradição Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa» e pretendem demonstrar “que, com os motivos, as cores e os padrões do traje de Viana do Castelo podem ser desenhadas novas criações”, refere uma nota da autarquia.
Paralelamente, podem ainda ser vistas criações contemporâneas de 14 casas e designers.
Esta exposição temporária junta-se à exposição permanente e à nova Sala do Ouro, com peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu, instalado num edifício que albergou o antigo Banco de Portugal de Viana do Castelo.

Alguns concertos pelo Pais
Noticias Portuguesas Concertos_bebes1
Hoje, 15 de Setembro de 2011 Qui
Cais Sodré Funk Connection Amadora – Dolce Vita Tejo 21:30
David Fonseca Amarante – Parque do Ribeirinho 22:00
Archybak Évora – Piscinas Municipais 21:30 livre
Dusk at the Mansion Lisboa – Club Rubik 22:30 5 €
Estrella Morente Lisboa – Coliseu dos Recreios 21:30 desde 10 €
Os Eléctricos Lisboa – Fnac Colombo 21:30 livre
Mel Lisboa – Fnac Vasco da Gama 22:00 livre
Anonima Nuvolari Lisboa – Jardim da Estrela 19:30 livre
You Can't Win, Charlie Brown Lisboa – Lux 22:00 10 €
Nosaj Thing + Fantasma Lisboa – MusicBox 22:00 desde 8 €
Expensive Soul Moita
Rita Guerra Montijo – Cinema Teatro Joaquim d'Almeida
Couple Coffee Porto – Casa da Música 22:30 livre
Rakia Vila Real – Teatro 23:00 livre

Amanhã, 16 de Setembro de 2011 Sex
Danças Ocultas Almada – Teatro Municipal
Fausto Amadora – Parque Central 22:00 livre
Prince Wadada Barcelos – Biblioteca Municipal 22:00 5 €
Melodraw + Dying Dream Benavente – Side B 22:30 2,50 €
B Fachada + O Bisonte + Birds Are Indie + O Cão da Morte + Éme + The Crawlers + Malaise + Capitão Capitão + Gobi Bear Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Mind da Gap Ermesinde – Parque Urbano Dr. Fernando Melo
Uaninauei + Nude + Seven Thousand + Outrora Carmim Évora – Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Amor Electro Figueira da Foz – Casino Figueira 23:00 15 €
Xavier Llonch Lisboa – Terrace Lounge 21:00 livre
Alma Rouge Maia – Tertúlia Castelense 23:30 5 €
Noidz Moita
Brando Fel Oeiras – Fábrica da Pólvora 23:00 5 €
Ogham Penafiel – Quintandona
Celina da Piedade Portimão – Teatro Municipal 22:00 2 €
Marble Avenue Porto – Basement
Fina Flor do Entulho + The Fines + 8 Crazy Faces + Destruction Eve Porto – Hard Club 22:00 4 €
Sérgio Godinho Sintra – Centro Cultural Olga Cadaval 22:00 desde 15 €
Quim Barreiros Sobral de Monte Agraço
We Trust Vila Nova de Cerveira – Fórum Cultural 22:00

17 de Setembro de 2011 Sáb
B Fachada Alcanena – Cine-Teatro São Pedro
OqueStrada Amadora – Parque Central 22:00 livre
Re-Censurados + Martelo Negro Benavente – Side B 22:30
Drums of Death + The Cobras + Salto + Sun Glitters + Dreams + Acid Sam + Moe's Implosion + Coelho Radioactivo + Wild Tiger Affair + Elektra Zagreb + The Dirty Little Bastards Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Barrence Whitefield Braga – Praça Multi-Cultural Vila
Sérgio Godinho Braga – Theatro Circo 21:30 desde 12,50 €
Blá Blá Blá Caldas da Rainha – Centro da Juventude 22:00 3 €
Marble Avenue Coimbra
Os Azeitonas Ermesinde – Parque Urbano Dr. Fernando Melo
Tony Carreira Évora – Arena
Botswana Évora – Sociedade Harmonia Eborense
Damien's Trail of Blood + Godofe Keyos + Last One Standing + Edge Évora – Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Noiserv Guimarães – Banhos Velhos 22:00 livre
Clã Guimarães – Centro Cultural Vila Flor 21:30
Herman José Guimarães – Centro de Artes e Espectáculos São Mamede 21:30 desde 15 €
The Subs Lisboa – Armazém F 23:00 10 €
Abdullah Ibrahim Lisboa – Culturgest 21:30 desde 5 €
Cinemuerte Lisboa – Fnac Vasco da Gama 22:00 livre
Hitt Lisboa – Museu do Oriente 22:00 10 €
Cais Sodré Funk Connection Lisboa – MusicBox 01:00 8 €
Alma Fábrica + Lítio Lisboa – Teatro da Luz 23:00 7,50 €
Terylene Lisboa – Teatro do Bairro 23:30 6 €
Old Jerusalem + Alek Rein Lisboa – Zé dos Bois 23:00 6 €
Five to One Loulé – Bafo de Baco
The Savage Within + Sacracy of Blood + Mechanica Sundown + Acromaníacos + Cipriano Mesquita + Cochaise + Bullycow Tattoo + Pubkrawl Loures – Recinto das Festas da Bobadela 17:00 livre
Prince Wadada Maia – Tertúlia Castelense 23:00
Dream Circus Marinha Grande – Ovelha Negra 22:00 2 €
Birds Are Indie Matosinhos – Fnac Mar Shopping 17:00 livre
Maria de Medeiros Olhão – Auditório Municipal 21:30
Angelus Apatrida + Carnification + Summoned Hell + Trigger Made Solution + Fake Society Ponta Delgada – Coliseu Micaelense
Fingertips Ponta Delgada – Portas do Mar 21:30
Capitão Capitão Porto – Breyner 85
Sexteto de Mário Barreiros Porto – Hard Club 22:00 desde 10 €
Birds Are Indie Senhora da Hora – Fnac NorteShopping 22:00 livre
Pedro Caldeira Cabral Serpa – Musibéria 21:30
The Lucky Duckies Tavira 22:00 livre
Ashes Torres Novas – Teatro Virgínia 23:30 livre
Fafá de Belém Torres Vedras
Terrakota Vila Nova de Cerveira – Auditório Municipal 22:00 livre
Zul Zelub Vila Nova de Cerveira – Fórum Cultural 18:00 livre
Nouvelle Vague + Jim Dungo Viseu – Campo de Viriato

18 de Setembro de 2011 Dom
Noiserv + Kathryn Calder + Filho da Mãe + I Had Plans + Larkin + Lydia's Sleep + Saur + Rudolfo + Pega Monstro + Equations + Super Clarks Braga – Auditorium Sá de Miranda desde 2 €
Mariana Nortos e Os Insolentes Lisboa – Jardim da Tapada das Necessidades 17:00
Cubasón Lisboa – Terrace Lounge 21:00 livre
Carminho Moita 22:00 livre


Última edição por Kraft durch Freude em Ter Nov 27, 2012 11:09 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Coloquei uma das imagens em spoiler para não prejudicar o aspecto do fórum)
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSex Set 30, 2011 1:56 pm

Pista do centro hípico acolhe prova nocturna de “MOTO 4”
Noticias Portuguesas 3719
O circuito de desportos motorizados do Centro Hípico de Baião, localizado em Campelo, na zona da Aboboreira, acolhe no dia 1 de Outubro, a partir das 20h00, uma prova nocturna de Quad Race (moto 4), organizada pelo Motoclube Baionense, com o apoio da “Baião Vida Natural”.
“Estamos à espera de mais de 40 pilotos de vários pontos do país para uma prova que promete espectacularidade e muita emoção”, refere o presidente do Motoclube Baionense, José Manuel Soares.

A prova divide-se em duas categorias: elite e promoção.
As inscrições podem ser efectuadas no próprio dia da iniciativa. As entradas para o público em geral têm um custo de três euros.

IP2 entre Bragança e a Guarda fica pronto em Novembro sem ligar os dois distritos
Noticias Portuguesas IP2
O IP2 entre Bragança e a Guarda fica pronto em Novembro sem ligar totalmente os dois distritos, por falta de um troço que obrigará o trânsito a continuar a atravessar o Douro sobre a barragem do Pocinho.
Uma parceria público-privada, a concessão do Douro Interior, construiu em três anos os cerca de 100 quilómetros mais a norte do itinerário projectado há 30 anos para ligar todo o interior do país, de Bragança ao Algarve.

Anadia, Feira Social em Outubro
Noticias Portuguesas 292153?tp=KM&w=298
A 3.ª edição da Feira Social de Anadia realiza-se nos próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro, a partir das 14 h, no Pavilhão dos Desportos da cidade de Anadia.
Com entrada gratuita, participam nesta terceira edição todas as instituições sociais do concelho de Anadia, instituições particulares de solidariedade social e Santas Casas da Misericórdia, num total de 18 instituições e a Câmara Municipal de Anadia.
O evento visa não só dar a conhecer o trabalho social (Instituições e actividades) desenvolvido no concelho, como também promover um espaço de encontro entre as diversas Instituições Sociais do concelho.
Por outro lado, pretende contribuir para a credibilidade da acção social, dignificando o trabalho e os projectos desenvolvidos.

Aldeia histórica de Sortelha recria Idade Média
Noticias Portuguesas 14-Sortelha+-+Panoramica
A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, vai ser palco, no fim de semana, de um evento que integra recreações históricas, animação de rua e venda de produtos regionais.
A iniciativa “Muralhas com História” é promovida pela Câmara Municipal do Sabugal e pela empresa municipal Sabugal+, com o objectivo de animar a aldeia histórica e de atrair visitantes até Sortelha.
Durante os dois dias da “viagem de oito séculos”, os visitantes poderão participar numa feira medieval com mercadores de época e assistir à teatralização da lenda do anel mágico de Sortija.
Também haverá treinos de combate para a defesa raiana, combates entre a milícia da vila e salteadores castelhanos, danças e folias com saltimbancos e o momento da elevação de Sortelha a cabeça de condado por El-rei D. João III.
Os visitantes poderão ainda assistir a espectáculos de pirotecnia e percorrer as ruas da aldeia e saborear os acepipes da época, nas tabernas e tendas de mercadores.

Primeira eólica flutuante do país construída na Lisnave
Noticias Portuguesas 11094
Durante cerca de três meses, foi montada, numa das docas secas da Lisnave, em Setúbal, a primeira eólica flutuante a nível nacional.
Este protótipo, lançado pela EDP Inovação, foi rebocado, ontem, dos estaleiros navais para ser testado em alto-mar ao largo da Póvoa de Varzim, onde vai permanecer até meados de 2012.
O objectivo final é a criação de um parque eólico ‘offshore’ em águas profundas.

Ex-emigrante construiu na Rapoula a “Lusitânia dos Pequeninos”
Noticias Portuguesas 10047
Um ex-emigrante em França, com 80 anos, construiu vários edifícios em miniatura no quintal da sua casa, que já se tornaram uma imagem de marca da aldeia de Rapoula, no concelho da Guarda...

Por entre árvores e canteiros de flores assomam pequenas edificações em miniatura construídas por José dos Santos Farias com restos de materiais da construção civil (areia, cimento, pedras, madeiras, vidros, etc.).
O artesão, que trabalhou 20 anos como fotógrafo ambulante e foi operário na construção civil, refere que levou “cerca de 12 anos” a edificar a sua “Lusitânia dos pequeninos” assim designada “por se destinar, principalmente, às crianças”.
A “aventura” começou há cerca de 30 anos, quando pretendeu colocar uma torneira no quintal e decidiu “fazer um moinho de vento”.

Ferreira do Zêzere: Feira do Acordeon vai animar a vila
Noticias Portuguesas DIA-03-05-LANCAMENTO-DO-CD-DE-NENEM-DO-ACORDEON-19h
A Feira do Acordeon realiza-se no concelho de Ferreira do Zêzere nos dias 14 e 15 de Outubro, numa organização da Câmara Municipal e do “Atelier do Acordeon” oficina de fabrico e restauro de acordeons e concertinas do concelho.
Este novo projecto da autarquia é resultante do sucesso alcançado no ano passado com a Gala Internacional do Acordeon que este ano volta a ter nova edição.
O evento inicia-se no dia 14 de Outubro, com a abertura da Exposição e Espaço de Feira no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, que conta com a animação e actuações esporádicas de acordeon e concertinas no recinto.

Nasa divulgou imagem de astro fotógrafo português
Noticias Portuguesas EPOD-NASA-14-08-11-Front_small
Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como Fotografia do Dia no portal Earth Science da NASA.
A representação visual foi captada em Julho, no Alentejo, após uma exposição de 3h30.
A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.
Miguel Claro explica que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.

O velhinho eléctrico fez 110 anos
Noticias Portuguesas Images?q=tbn:ANd9GcRMjWR1OZmoa-xt5CrLnffOzKDYnNSH71Dr_DfvgaocO8br6t0L
Há precisamente 110 anos, Portugal via surgir a sua rede de eléctricos.
Foi na madrugada de 31 de Agosto de 1901 que entrou em funcionamento em Lisboa a primeira linha de carros eléctricos, o número 15, que ligava o Cais do Sodré a Algés, no concelho de Oeiras.
Actualmente, um moderno eléctrico articulado faz um percurso um pouco mais longo, desde a Praça da Figueira, no centro de Lisboa.
Mas mais de um século depois, o velhinho 15 ainda passeia até Algés, passando por Belém, repleto de turistas e de moradores que regressam a casa…

Festivais de sopas em Alcogulhe e Cruz d’Areia
Noticias Portuguesas Caldoverde
O fim-de-semana traz dois festivais de sopas para fazer as delícias no concelho de Leiria.
Amanhã, sábado, acontece o Festival de Sopas em Alcogulhe, Azoia, uma organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Alcogulhe (ARCDA), com início marcado para as 19 horas.
A oferta passa por 15 sopas diferentes, acompanhadas por bom vinho da região, terminando a degustação com um doce caseiro, café d’Avó e filhós.
No final, cada participante levará consigo a respectiva taça em barro, entregue à entrada do evento.
A animação está a cargo da de uma tuna veterana de Leiria.
Na Cruz d’Areia, há sopas, mas também grelhados, doces e salgados.
É o Festival de Sopas do CCR Telheiro, que se realiza também amanhã, sábado, no Salão Paroquial da Cruz d’Areia, Leiria.
A festa começa às 19 horas e inclui apresentação de uma coreograia por parte dos atletas do clube.

Cinco mulheres "salvam" Festas das Lajes
Noticias Portuguesas Big1317322423
Graças ao trabalho de uma comissão constituída “à última da hora” por cinco mulheres da freguesia, as festas da Nossa Senhora do Rosário na Vila da Lajes arrancam já amanhã com o desfile da rainha, prolongando-se até dia 7 de Outubro, sob o lema “A tradição sai à rua, Lajes sem festa? Ainda não é desta!”
Sandra Fonseca, Marisa Inácio, Lígia Inácio, Lúcia Ponte e Marília Ornelas são as mordomas da festas.

Programa
As festas arrancam amanhã pelas 20h00 com salva de morteiros e discurso do presidente da Junta, seguindo-se desfile de filarmónicas.
O cortejo de abertura com a rainha Vanessa Silva e seu séquito começa a partir das 22h00, “centrado na natureza da Terceira”, revela Sandra Fonseca.

No domingo, Missa solene pelas 16h00 seguida de Procissão e de noite actuam as filarmónicas Progresso Lajense e Recreio Lajense às 22h00, no largo da Igreja.

Segunda-feira, dia 3, às 17h00 tourada à corda tradicional com toiros de Rego Botelho e pelas 22h00, sempre no Largo da Igreja, cantoria com José Eliseu, Maria Clara, Bruno Oliveira, José Borges, António Isidro e Carlos Andrade

Dia 4 começa com o tradicional Bodo de Leite pelas 11h30 e às cinco da tarde nova tourada à corda tradicional com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
De noite, os “Contratempo” actuam no largo da Igreja, a partir das 22h00.

Quarta-feira, nova tourada À corda tradicional pelas 17h00, desta vez com toiros dos Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, sendo que às 22h00 começa a actuação dos grupos de folclore “Cantares da Eira” da Vila das Lajes e “Memórias de Nemésio” do Porto Martins.

No dia 6, a última das quatro touradas à corda do programa, novamente pelas 17h00, com toiros de Humberto Filipe e à noite é a vez do desfile de marchas.

O último dia das festas, a 7 de Outubro começa com uma bezerrada para crianças Às 16h00.
Peças 20h30 abrem os insufláveis no Largo da Igreja e no mesmo local, a partir das 22h00 actuam os “Sol menor”.

O encerramento da edição 2011 das festas de Nossa Senhora do Rosário dá-se a partir das 0h00

Fim de semana estreias de filmes

O Último Reduto
Estamos no ano 1215 e os barões rebeldes de Inglaterra juntaram-se para obrigar o desprezível Rei D. João a confirmar o seu acordo à Magna Carta, colocando o seu selo real no documento que concede pela primeira vez na história a igualdade de direitos entre homens livres.
Cinemas Cinemax Braga
( Sessões: 14:40 - 17:00 - 19:20 - 21:40 - 00:00 )
Bragashopping, Avenida Central 33, 2º - 4710-228 Braga
Telefone: 253208000

Zon Lusomundo Braga Parque
( Sessões: 13:10 - 16:00 - 18:50 - 21:40 - 00:30 )
Centro Comercial BragaParque, Quinta dos Congregados, S. Vítor - 4710-427 Braga
Telefone: 707246362

Zon Lusomundo Alvaláxia
( Sessões: 13:20 - 16:00 - 18:40 - 21:35 - 00:15 )
Estádio José Alvalade, Campo Grande, 1069-192 Lisboa
Telefone: 707246362

Zon Lusomundo CascaiShopping
( Sessões: 12:35 - 15:20 - 18:10 - 21:10 - 00:00 )
Estrada Nacional 9, Cascaishopping, 2645-543 Alcabideche
Telefone: 707246362

Os Famosos e os Duendes da Morte
Um jovem de 16 anos, residente numa pequena cidade rural do sul do Brasil, relaciona-se com o resto do mundo através da Internet.
Fã de Bob Dylan, refugia-se entre blogs e salas de chat.
Mas a chegada à cidade de um misterioso rapaz que se assemelha a Bob Dylan fá-lo mergulhar em lembranças e num mundo para além da realidade.
Cinema City Classic Alvalade
( Sessões: 00:00 - 16:20 - 19:00 - 21:40 - 00:00 - 16:20 - 19:00 - 21:40 - 00:20 - 00:00 - 21:45 )
Avenida de Roma, nº 100, LISBOA
Telefone: 218413045

Festivais
Festa da Cerveja em Lisboa
A Festa da Cerveja alemã volta a Lisboa.
O jardim do Goethe-Institut veste-se a rigor para receber Munique e a sua cultura gastronómica.
O evento recria, nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, a típica festa da Baviera, com música ao vivo, gastronomia típica como eisbein, sauerkraut ou salsichas, dois sorteios com diversos prémios e muita animação.

Durante três dias há festa no jardim do Instituto Alemão das 11h00 às 21h00.
Munique em Lisboa é promovida pelo Goethe-Institut, Goethe Café e pela Junta de Freguesia da Pena.
A entrada é livre.

Centro Comercial Colombo com jazz no jardim
Os organizadores do festival OutJazz levam, a partir desta segunda-feira, jazz ao jardim do Centro Comercial Colombo.
São fins de tarde especiais com happy hours e música ao vivo no Jardim do piso 2.

O Colombo Jazz decorre até dia 21 de Outubro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h00.
O espaço ao ar livre conta com a actuação de grupos de jazz e DJs como Nelson Cascais Quarteto, Groove 4Tet ou DJ Mike Stellar.

Para além destes fins de tarde ao ar livre com música gratuita, é possível aproveitar alguns happy hour em estabelecimentos como o Sr. Frango da Guia, Pizza Hut, Pasta Café, entre outros.

À volta do Dia Mundial da Música
À volta do Dia Mundial da Música, o Teatro São Luiz quer mostrar que as orquestras andam pela cidade, ocupam as praças e outros lugares públicos e propõem neste dia sinalizar a falta que a música pode fazer em todos os outros lugares.
Mas as contas vão ser baralhadas e o Dia Mundial da Música no São Luiz é a triplicar.
De 30 de Setembro a 2 de Outubro o Teatro comemora este dia com LX Ensemble.
Três dias de festa para mostrar várias formas de ser orquestra.
Logo no primeiro dia, na Sala Principal, às 21h00, estará L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, um projecto liderado pelo compositor Marco Barroso, que reconstrói de forma original a herança da Big Band.
Ainda no mesmo dia (30 de Setembro), os Corações de Atum estarão no Jardim de Inverno, às 23h30.
Manuel João Vieira (voz), Nuno Ferreira (guitarra eléctrica), Rui Caetano (piano), Marco Franco (bateria), João Custódio (contrabaixo) levam o jazz a palco.

Fiquem com um dos singles dos Corações de Atum

Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeSex Set 30, 2011 2:26 pm

Qaa Qenymin escreveu:
Nasa divulgou imagem de astro fotógrafo português
Noticias Portuguesas EPOD-NASA-14-08-11-Front_small
Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como Fotografia do Dia no portal Earth Science da NASA.
A representação visual foi captada em Julho, no Alentejo, após uma exposição de 3h30.
A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.
Miguel Claro explica que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.
Altamente recomendado. O Miguel Claro tem óptimas fotos e já teve várias publicadas em revistas e sites de astronomia/astrofotografia.

Btw, estrearam 5 filmes esta semana e não 2 Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Qaa Qenymin
Artista
Qaa Qenymin


Masculino
Leão N. de Mensagens : 412
Idade : 123
Local : Karnak, ali para os lados do guadiana
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Cinzento

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeQui Out 13, 2011 2:25 pm

Portimão recebe Superbike e Supersport
Noticias Portuguesas Wsbk_lisboa1
O Campeonato do Mundo de Superbike fecha a temporada no próximo fim-de-semana (14 a 16 de Outubro), no Autódromo Internacional do Algarve.
O espanhol Carlos Checa (Ducati) já assegurou o título mundial.
Ainda nas motas mas no Mundial de Supersport, destaque para a equipa da casa (Parkalgar) onde militam os pilotos Sam Lowes e Miguel Praia.

Para além das Superbike e Supersport vamos poder ver em acção as Superstock 1000, Susperstock 600 e ainda o Campeonato Nacional de Superbike e Superstock. Os bilhetes encontram-se à venda no site e loja do autódromo ou na ticket line.

Nas Supersport destaque claro, para a equipa da casa, a Parkalgar Honda com Miguel Praia e Sam Lowes.
A equipa portuguesa ainda não conseguiu a tão desejada vitória em Portimão pelo que ambos os pilotos vão querer fazer história.

Sam Lowes, estreante no Campeonato tem feito um percurso extraordinário subindo por diversas vezes ao pódio mas ainda sem conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio.
O objectivo é consegui-lo em Portimão e fechar a época com chave de ouro.

Miguel Praia na frente do seu público e certamente muito apoiado, quer finalmente bater o seu recorde pessoal no mundial e fechar a época no top 5.
Chaz Davies (Yamaha) já é também o Campeão de 2011 mas o vice-campeonato está ainda em aberto, com Fabien Foret (Honda), Broc Parkes (Kawasaki), David Salom (Kawasaki), Sam Lowes (Honda) e Luca Scassa (Yamaha) matematicamente ainda em condições de atingir o segundo lugar.

As corridas do Mundial de Superbike e Supersport podem ser vistas no Eurosport ou na RTP2.

Mais de metade das entradas em Conímbriga são gratuitas.
Noticias Portuguesas 220px-Con%C3%ADmbriga_-_rosto_retouched
Mais de metade dos cerca de 100 mil visitantes anuais do Museu Monográfico de Conímbriga usufruem de entrada gratuita, e apenas aos domingos, que agora o Governo quer fazer cessar, são perto de 12 mil os beneficiados.

O director do museu, Virgílio Hipólito Correia, revelou à agência Lusa que, olhando para os resultados dos últimos quatro anos, são cerca de 11.770 visitantes que usufruem de entradas gratuitas aos domingos, entre os 100.982 visitantes/ano.

Lavadeiras regressam ao Mondego e animam praia fluvial
Noticias Portuguesas LAVADEIRAS-14-LC
O cheiro a sabão e os cânticos das lavadeiras, junto ao rio, surpreendem os banhistas da praia fluvial dos Palheiros.
Numa tarde de sol escaldante, as mulheres do Rancho Folclórico Rosas do Mondego correm apressadas para recriar o ritual da “barrela”, feito pelas lavadeiras do Mondego.
Uma tradição com muitos anos e que, em tempos, se assumia como a única tarefa remunerada para as mulheres das margens do rio.
Está viva e recomenda-se.

População marcha contra a fome pelo quarto ano consecutivo
Noticias Portuguesas 41780_103019999753531_4444_n
Milhares de pessoas voltam a juntar-se numa acção de solidariedade que vai conquistando cada vez mais a simpatia da população

Santa Maria da Feira vê reeditada este ano a Marcha Branca, iniciativa que, no sábado, assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
A acção, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, vai percorrer as principais ruas do centro da cidade, a partir das 21 horas, tendo como objectivo angariar duas toneladas e meia de alimentos para distribuir pela população carenciada do concelho.
Fonte da Câmara Municipal feirense já explicou que esta é uma forma de contribuir para o primeiro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), reduzir para metade a pobreza extrema e a fome.
A concentração está marcada para as 20 horas, na Casa do Moinho, junto às piscinas municipais de Santa Maria da Feira, onde vai estar disponível um ponto de recolha de alimentos.
Todos os participantes devem trazer uma veste branca e contribuir com um quilo de alimentos não perecíveis (ex. arroz, massas, enlatados, papas de bebé, leite em pó, cereais, leite, bolachas, compotas, entre outros).

Reabilitação da Baixa de Coimbra vai mesmo sair do papel
Noticias Portuguesas Coimbra%2B076
Constituído em Maio deste ano, com cerca de 5,4 milhões de euros referentes à primeira subscrição, o Fundo Coimbra Viva I é oficialmente lançado hoje, em Lisboa
O lançamento oficial do projecto Coimbra Viva I - Reabilitação Urbana da Baixa de Coimbra está marcado para as 18h00 de hoje, no stand da Fundbox, no Salão Imobiliário de Portugal, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
O designado Fundo Especial Fechado de Investimento Imobiliário em Reabilitação Urbana - Coimbra Viva I foi constituído em Maio deste ano, com cerca de 5,4 milhões de euros referentes à primeira subscrição.
Na primeira fase de subscrição, aderiram, para além da Coimbra Viva - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), que é a entidade inicial responsável pelo projecto de reabilitação urbana da Baixa de Coimbra, da qual fazem parte a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, a empresa de construção Casais, a sociedade gestora de participações sociais Alpalantri e seis proprietários de edifícios na primeira unidade de intervenção.
O Deutsche Bank é o banco depositário.

Lixo doméstico lançado ao rio Lis
Noticias Portuguesas S340x255
O rio Lis está a ser usado, por algumas pessoas, como contentor de lixo no troço que atravessa a cidade.
A situação é denunciada pela Câmara de Leiria, cujos serviços têm detectado a presença de sacos com resíduos de origem doméstica, “devidamente atados”, quer no leito quer nas margens do rio.
Segundo a autarquia, houve ainda pessoas que terão observado “munícipes residentes em prédios, cujas traseiras dão para o rio, a fazer daquele o seu contentor”.
O troço do rio onde a existência de sacos de lixo se detecta com mais frequência é na zona entre a ponte Hintze Ribeiro e o açude do parque, ou seja, “na zona entre prédios”, frisa o município.

Monchique desperta idosos para um envelhecimento activo
Noticias Portuguesas Idosos-Monchique-2-185x185
Outubro é o mês do idosos em Monchique.
Até ao final do mês, a autarquia e a associação Âncora promovem um conjunto de actividades e iniciativas que pretendem combater o isolamento e fomentar um envelhecimento saudável e activo num dos concelhos mais envelhecidos da região
Seniores mais felizes, activos e com elevada auto-estima.
São estas as bases da primeira edição do “Mês Sénior”, que a câmara de Monchique e a associação Âncora promovem, até final de Outubro, junto da população idosa do concelho.

Pedro Górgia abre Festival Internacional de Teatro de VRSA
Noticias Portuguesas Pedro-Gorgia-300x221
A sexta edição do Festival Internacional de Teatro de Vila Real de Santo António começa este sábado, dia 15, com Pedro Górgia e a peça “O Bom Ladrão”, às 22h00, no Centro Cultural António Aleixo.

O evento vai prolongar-se ao longo de nove dias, menos dois do que nas anteriores edições, e inclui teatro, poesia, magia, dança, entre outras artes de palco, bem como os já habituais wokshops.
A participação internacional estará a cargo de Doina, companhia de teatro e dança da Roménia e Moldávia.

Programa:

Sábado, dia 15, 22h00
“O Bom Ladrão”, de Conor McPherson, com Diogo Górgia

Domingo, dia 16, 22h00
“Auto das Pinduronas” (Teatro Experimental de Alcoutim)

Segunda-feira, dia 17, 22h00
Noite dos Poetas (poesia com “Os Poetas do Guadiana”)

Terça-feira, dia 18, 22h00
“As Artimanhas de Mole-Ali” (Te-Atrito)

Quarta-feira, dia 19, 15h00- Clube de Teatro “Brincar ao Teatro” (da Escola de Vila Nova de Cacela)
- TeaTroTeca (Grupo de Teatro da Escola de Castro Marim, com a peça “Ataque a Santarém”)

Quinta-feira, dia 20, 22h00
“A Solidão das Horas” (Companhia de Teatro Fech’ópano) ESTREIA

Sexta-feira, dia 21, 21h30
Noite de Dança e Magia (com a Escola de Dança “O Teu Cantinho” e Ambrozio Magic)

Sábado, dia 22, 22h00
“Querida Mamã”, de Ana Cristina Oliveira (Companhia de Teatro Dois Mais Um) ESTREIA

Domingo, dia 23, 22h00
- Workshop de Artes de Circo (com João Ricardo Pita e João Bota)
- Doina (Companhia de Teatro e Dança da Roménia e Moldávia)

Hortas sociais não dão peixe, mas servem para ensinar a pescar
Noticias Portuguesas Hortas-Sociais-Apresenta%C3%A7%C3%A3o-03
Não percebia nadinha de agricultura, porque cresci na cidade e não se cultiva terra dentro de apartamentos.
Agora estou a aprender e a gostar bastante da experiência.
Ainda numa fase inicial, o projecto envolve para já cinco famílias carenciadas de Santarém, em que cada uma é responsável pelo amanho de uma parcela com 50 m2 e pela gestão de um espaço comunitário com laranjeiras e limoeiros, na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC).
A Casa Solidária fornece a água para a rega, os utensílios e o material agrícola, as sementes e a formação técnica, através da colaboração da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).

3408 empresas fecharam portas entre Janeiro e Setembro
Noticias Portuguesas 180322a9
Insolvências aumentaram em 2011, atingindo 3408 empresas entre Janeiro e Setembro, o que representa uma média de 13 por dia, segundo dados da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos.
Em comparação com o ano passado, verificam-se mais 313 falências (10 por cento) do que em 2010.

Não são números animadores para o sector empresarial, que reflecte os efeitos da crise.
Há mais empresas a fechar portas em 2011, com um aumento de 10 por cento em comparação com o ano passado e um total elevado:
3408 insolvências nos nove primeiros meses do ano.

"A distribuição de insolvências por distrito mantém-se inalterada, em comparação com o trimestre anterior", segundo dados fornecidos pela COSEC.
Por outro lado, as empresas dos ramos da construção (27 por cento) e do comércio (21 pontos percentuais) lideram esta estatística negra, destaca a mesma fonte.

Os distritos mais afectados são Porto, Lisboa e Braga, por esta ordem.
No Porto, verificaram-se 829 insolvências, cerca de um quarto do total registado no País.
Já Lisboa tem 716 falências, o que representa 21 por cento.
O distrito de Braga assinala 13 por cento do total, com 439 casos.

Na causa desta distribuição estão precisamente os distritos com menor força empresarial e menos construção:
Bragança (16 empresas que fecharam as portas) e Beja (11 insolvências), o que constitui 0,5 e 0,3 por cento, respectivamente.

Segundo a COSEC, 912 falências dizem respeito a empresas dos sectores construção e de materiais (27 por cento).
No ramo alimentar, automóvel e de vestuário, há 674 insolvências, o que representa 20 por cento.
Os sectores têxtil e do calçado (456 encerramentos de actividade) e do agro alimentar (460) ocupam também os lugares de topo nesta lista.

Em todo o mundo, tendo como base o Índice Global de Insolvências da Euler Ermes, verifica-se uma descida, que inverte a tendência registada nos últimos dois anos, onde se verificou um pico.
Em 2010, registou-se uma quebra de cinco por cento.

Portugal simula terramoto em todo o país a 24 de Novembro
Noticias Portuguesas 200608082320380.6
O primeiro simulacro nacional de preparação para sismos vai ser organizado às 11:15 de 24 de Novembro, pela Associação Nacional de Voluntariado de Protecção Civil (REDE).
«A nível nacional é a primeira vez e a nossa ambição é que tenha um grande impacto do ponto de vista da comunidade e dos cidadãos em vários locais, nomeadamente escolas, centros comerciais e nos lugares em que as pessoas estiverem naquele momento», afirmou Flávio Barbini, membro da REDE.

Com o nome Terramoto, o exercício público nacional de preparação para sismos decorrerá essencialmente nas escolas, centros comerciais e praças de município.
Esta acção prevê sete passos que permitem aos cidadãos saber como se devem comportar antes, durante ou após um sismo.

«O mais importante são as pessoas.
As pessoas é que serão os actores desta iniciativa.
Eles é que serão responsáveis, naquele momento, naquele minuto, por adoptar comportamentos», assinalou Barbini, à margem do seminário internacional sobre risco sísmico, que decorreu hoje na sede da ANPC.

"Sangue do Meu Sangue" já é o filme de ficção nacional mais visto do ano
Noticias Portuguesas 396641?tp=KM&w=298
Depois das críticas positivas e das distinções em San Sebastian, "Sangue do Meu Sangue", realizado por João Canijo, volta a afirmar-se como um dos grandes filmes portugueses de 2011 ao ser visto por mais de cinco mil espectadores no primeiro fim-de-semana de estreia, tornando-se no filme de ficção português mais visto do ano.

Em exibição em apenas 15 salas de cinema de todo o país, o melodrama familiar de Canijo teve este fim-de-semana 3916 espectadores, deixando para trás "O Estranho Caso de Angélica", de Manoel de Oliveira, que se estreou no final de Abril e foi visto por 2504 pessoas, e "A Morte de Carlos Gardel", de Solveig Nordland, estreado a 22 de Setembro e que soma até agora 2427 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O filme venceu o prestigiado Prémio da Crítica Internacional e a Menção Especial do Júri do Prémio "Otra Mirada", atribuído por um júri presidido pela directora da TVE2 em San Sebastian, festival onde teve a sua estreia mundial.
Depois disso foi também apresentado no Festival de Toronto e mais recentemente no Festival de Bussan, na Coreia.
Estão ainda agendadas as exibições no Festival do Rio de Janeiro, no Brasil, em Munique, na Alemanha, em Linz, na Áustria, em Vílnius, na Lituânia, e na Corunha, em Espanha, onde será acompanhado por uma retrospectiva da obra do realizador.
A distribuição alternativa nos EUA no próximo ano também já está assegurada.
A versão longa do filme está em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa, circulando depois por todo o país em sessões especiais, de cineclubes e associações culturais.
Está ainda previsto um corte do filme para televisão, em três episódios de 52 minutos cada.


Metropolitana vai ao Museu dos Coches
Noticias Portuguesas 20111012161040_A3EK36L5RO44972TDXS1
A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai estar no sábado 15 de Outubro no Museu dos Coches para um concerto que será o primeiro de outros em resultado da parceria celebrada entre o espaço museológico e aquela orquestra lisboeta.
Sem dúvida que o cruzamento entre a música e o património histórico é uma proposta excelente para atrair os dois públicos a um evento onde os dois interesses confluem.
Este é o objectivo destes concertos, que abrem com a Sinfonia em Si bemol de Leal Moreira, compositor que foi um dos primeiros a escrever obras com letras em português.
Criado pela rainha D. Amélia, o Museu dos Coches conta no seu acervo mais de trinta veículos, vários dos instrumentos originalmente usados pela Charamela Real, uma novidade nestes concertos, bem como partituras e outro material bibliográfico.
Trata-se pois de um conjunto de peças de importante valor histórico que os músicos da Metropolitana vão voltar a fazer reviver fazendo-os soar ao longo de algumas das apresentações que terão lugar neste museu lisboeta.

Alguns concertos para este fim de semana
13 de Outubro de 2011 Qui
Gwyn Ashton Almada – Clube Knock Out 23:00 livre
The Paperboats Almada – Fnac 22:00 livre
Couple Coffee Amadora – Dolce Vita Tejo 21:30
André Barros & Joana Viana Lisboa – Fnac Colombo 21:30 livre
Miúda + Alucina Lisboa – MusicBox 22:00 6 €
Selah Sue Lisboa – Op Art 23:00 10 €
Kolme Lisboa – Teatro A Barraca 23:00 5 €
Orquestra Jazz de Matosinhos & Lee Konitz Porto – Casa da Música 22:00 25 €
Preminger & Lackner & Kamaguchi & Lencastre Group Porto – Embaixada Lomográfica 19:00 desde 3 €
Klepht Porto – Hard Club
Stuart Staples + Sandy Kilpatrick Sintra – Centro Cultural Olga Cadaval 21:30 desde 20 €
B Fachada + Lula Pena Torres Novas – Teatro Virgínia -21:30 livre

14 de Outubro de 2011 Sex
Filho da Mãe Almada – Fnac 22:00 livre
Symphony X + Pagan's Mind + DGM Almada – Incrível Almadense 21:00 22 €
The Paperboats Amadora – Fnac Alfragide 22:00 livre
Gwyn Ashton Arcos de Valdevez – Casa das Artes 22:30
Birds Are Indie Barcelos – Biblioteca Municipal 22:00 3 €
Tiago Sousa Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Hugo Pina Cascais – Fnac CascaiShopping 22:00 livre
Marenostrum + Camaleão Azul + Nobre Ventura + Migna Mala + Santa Mouraria Faro – Teatro Lethes 21:30 10 €
Sofia Ribeiro & Bartolomeo Barenghi Guarda – Teatro Municipal 22:00 livre

15 de Outubro de 2011 Sáb
Skypho Albergaria-a-Velha – Salão dos Bombeiros 22:00 3 €
Beware Jack & DJ Yoke Albufeira – Fnac Algarve 17:00 livre
UHF Alcobaça – Pataias 21:30
Veinless Almada – Santuário do Rock
Mike Bramble Aveiro – Centro Cultural e de Congressos
Touro Aveiro – Estúdio Performas
Paulo Cavaco Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Apotheus Benavente – Side B
Joah Ann Lee Braga – Centro Cultural Braga Viva 22:30 4 €
Horselaughter Braga – Fnac 17:00 livre
Stone Slaves Caldas da Rainha – BlackBox 22:00 3 €
Danças Ocultas Caldas da Rainha – Centro Cultural e Congressos 22:00 15 €

16 de Outubro de 2011 Dom
Pedro Esteves Barreiro – Casa da Cultura 21:30 2,50 €
Joah Ann Lee Guimarães – Fnac 17:00 livre
James Blunt Lisboa – Coliseu dos Recreios 21:00 desde 28 €
Patrick Wolf Lisboa – TMN ao Vivo- 21:00 22 €

"E depois do adeus" em exposição em Lisboa
Noticias Portuguesas 20111009123751_B2S89S2X0NCGJCQT04Z0
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) inaugurara hoje dia 13 de Outubro, em Lisboa, uma exposição dedicada à canção "E Depois do Adeus", com texto de José Niza e música de José Calvário.

A canção, que venceu o Festival RTP da Canção em 1974, foi a primeira senha radiofónica do movimento dos capitães do 25 de Abril, que destituíram a ditadura imposta desde 1926, e foi defendida em Lisboa e no palco da Eurovisão em Brighton, Reino Unido, por Paulo de Carvalho.

A mostra ficará patente até ao final do ano e “será uma evocação especial da figura de José Niza, um dos nomes mais importantes da música portuguesa das últimas décadas e presidente da Assembleia-Geral da SPA”, escreve a cooperativa.
O compositor e poeta José Niza, 73 anos, faleceu no passado dia 23, em Lisboa, no Hospital de Santa Maria.
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 11:14 am

Finalmente uma boa notícia. Smile
Citação :
Metade dos alunos de Miranda do Douro estão a estudar Mirandês
26 Novembro de 2012 - 21:32

O presidente do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro disse, esta segunda-feira, que nunca houve um número de alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa como aquele que verifica no atual ano letivo.

Noticias Portuguesas Originalsk

"Este ano ultrapassámos os 450 alunos matriculados na disciplina de língua e cultura mirandesa, sendo que este número representa mais de metade da população estudantil do AEMD", explicou António Santos.

Em relação ao anterior ano letivo, verifica-se um aumento de mais de duas dezenas de alunos.

"Fico satisfeito com o aumento do interesse demonstrado pelos alunos para estudarem língua e cultura mirandesa, mesmo sendo uma disciplina de opção", frisou o responsável.

Este aumento crescente dos alunos pela disciplina reflete-se em diversos trabalhos elaborados no âmbito das atividades extracurriculares, como é caso de uma revista e de um jornal escritos em língua mirandesa pelos alunos.

"Eu creio que há uma nova vitalidade em torno da língua mirandesa e estou muito otimista em relação ao seu futuro. Mas preciso criar melhores condições para o ensino do mirandês no meio escolar para se continuar no bom caminho ", acrescentou António Santos.

Já Thibaut Ferreira, um aluno que deixou o AEMD para continuar os estudos em outras paragens, disse que aprender mirandês foi importante na sua vida.

"Os meus pais sempre me incentivaram a aprender a língua mirandesa, coisa que faço desde os cinco anos e logo que comecei a escrever as primeiras palavras", recordou o antigo aluno.

Thibaut Ferreira foi um dos muitos alunos que, esta segunda-feira, se reuniram na Escola Secundária de Miranda do Douro para assistirem a apresentação de uma nova publicação bilingue (Mirandês/Português), acontecimento que colocou os alunos em contacto com estudiosos, escritores e investigadores que ainda resistem em manter "viva" a segunda língua oficial em Portugal.

Na opinião de Amadeu Ferreira, um dos mais relevantes investigadores e escritores do Mirandês, as escolas do concelho de Miranda do Douro têm um papel importante na dinamização e aprendizagem da língua mirandesa.

O ensino do Mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/1987, por autorização do ministério da Educação.
Fonte: http://www.jn.pt/blogs/aulamagna/archive/2012/11/26/metade-dos-alunos-de-miranda-do-douro-est-227-o-a-estudar-mirand-234-s.aspx
Ir para o topo Ir para baixo
Anvilfolk
Burguês/Burguesa
Anvilfolk


Masculino
N. de Mensagens : 58
Local : Lisboa
Elemento : Metal
Deus : Hefesto (Metalurgia/Fogo/Vulcões)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 10:46 pm

Altamente, excelentes notícias! Obrigado por partilhares Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ferroforjado.org
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeDom maio 26, 2013 1:36 am

Breve reportagem sobre o cinema independente na Europa e, especialmente, em Portugal. A primeira pessoa a falar é o Tiago Pereira, d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e realizador da Sinfonia Imaterial.

http://pt.euronews.com/2013/05/20/cinema-independente-em-tempos-dificeis/
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeDom Nov 24, 2013 2:54 pm

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa
Drone


Masculino
N. de Mensagens : 247
Raça : Espectro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitimeDom Nov 24, 2013 3:30 pm

Ceinwyn escreveu:
Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro
Por acaso estive a dar uma vista de olhos nessa notícia antes de passar por aqui. Sinceramente, acho que a falta de interesse pela cultura já não é de agora. A crise pode ter motivado uma quebra nos consumos e daí surgir este assunto, mas infelizmente não é novidade nenhuma.

O que me custa mais é ver os espaços a fechar, como por exemplo o King... No
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Noticias Portuguesas Empty
MensagemAssunto: Re: Noticias Portuguesas   Noticias Portuguesas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Noticias Portuguesas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Artes Marciais Portuguesas e Ibéricas
» Quais as melhores bandas portuguesas?
» Vendo CDs (Bandas Portuguesas & Estrangeiras)
» "Máscaras Portuguesas" de Benjamim Pereira (1973)
» Noticias e Mensagens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Notícias-
Ir para: