Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tunas

Ir para baixo 
+2
Glam
RedHead
6 participantes
AutorMensagem
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Tunas Empty
MensagemAssunto: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 4:50 pm

Bem, chegou finalmente a hora de puxar a brasa à minha sardinha e vir falar um pouco de tunas, algo que já andava a planear há algum tempo. Como o post é gigante, achei melhor agrupá-lo em "capítulos", nos spoilers. Vejam as coisas com calma, e levem o tempo que quiserem, mas vejam, sim? Smile



Introdução:


Possíveis questões que pairam na cabeça de muita gente:


Ah, mas não me venhas cá dizer que nas tunas não há borga e festa!!:


Incentivos à qualidade, Os festivais:


E essa coisa do traje e do espírito académico?:



Profissionais ou amadores?:


Que instrumentos é que usam?:


E o que é que se toca?:


Então, já chega de bla bla bla, mostra lá qualquer coisa em concreto:


Para terminar:


Última edição por RedHead em Dom Fev 20, 2011 12:47 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 38
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 6:39 pm

Grande texto, RedHead! Very Happy

Gostei muito de ler. Por acaso, eu tenho uma boa noção do que é estar numa tuna pela experiência da minha mana. Também a vi actuar muitas vezes. Smile

Fico chateada de não ver aí destacado o traje académico de Coimbra!!!!! lol! Enfim... ele insere-se naquilo que chamas "o mais comum". Tinha ideia que o traje era único para cada universidade.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 9:17 pm

Obrigada, Glam! Very Happy
Ena, que bom a tua irmã estar numa tuna, se calhar já me cruzei com ela por aí, em festivais. Em que tuna está ela?
O traje de Coimbra, eu acho que é o "normal", embora possam existir trajes específicos para algumas tunas.

E não, o traje não é único para cada universidade, há muitas que adoptaram o traje nacional, embora surjam depois algumas variações. Sinceramente, eu acho que o traje mais comum é o mais feito de todos... =C Às vezes fico mesmo com inveja dos trajes dos outros, hahah.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 10:25 pm

Um bom texto, Red. Bom para esclarecer misconceptions e dissolver e alguns estereótipos.

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 10:39 pm

Obrigada, Averróis! Very Happy

Averróis escreveu:
Spoiler:

Meh, já lá vão quatro anos e eu continuo igual. Sou imune ao poder maléfico que as tunas têm de desencaminhar pessoas.
Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 11:30 pm

.3.
Já devorei os vídeos todos! Smile

Há qualquer coisa nas bandeiras que quando entram me deixam vidrado nas actuações... Muito bom! Very Happy
A Estudantina da Universidade de Lisboa e a Tuna Universitária do Porto são *só* da UL e da UP, respectivamente?? Tanta malta! Parecem mais orquestras do que tunas!

Pelo menos no meu curso, confesso que me custa a aceitar que haja elementos de tunas que façam os cursos "limpinhos". (Infelizmente) não sei como seria humanamente possível ter outras ocupações e completá-lo em 5 anos. Muito menos andar a passear país fora várias vezes por semestre. Acrescente-se a isso o facto de a maioria dos tunantes não serem propriamente alunos exemplares, e a generalização para o estereótipo do boémio surge naturalmente a partir do que se vê por essa maioria. Rolling Eyes ...e com isso acabam por pagar os que não encaixam nesse perfil, que no fundo me parecem ser a minoria.
Note-se que não tenho nada contra "essa vida" nem contra quem a faz: são opções e cada um toma as que acha melhores para si. Apenas constato o que vou observando "por aí".


Não há por aí mais tunantes que queiram partilhar experiências/vídeos?
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 12:01 am

Kraft durch Freude escreveu:
.3.
Já devorei os vídeos todos! Smile

wow, mereces um aplauso!!! .3.

Kraft durch Freude escreveu:
A Estudantina da Universidade de Lisboa e a Tuna Universitária do Porto são *só* da UL e da UP, respectivamente?? Tanta malta! Parecem mais orquestras do que tunas!

A Estudantina Universitária de Lisboa é uma tuna aberta a alunos de qualquer universidade/faculdade da cidade. Existem mais estudantinas, como a de Coimbra, mas não sei ao certo se pertencem a alguma faculdade em concreto ou se funcionam no mesmo sistema. O que eu sei que existe é mais uma tuna independente de universidades em Lisboa, que é a TAL (Tuna Académica de Lisboa). A TUP creio que também é geral, mas, realmente, nunca me tinha perguntado isso, portanto não garanto.


Kraft durch Freude escreveu:
Pelo menos no meu curso, confesso que me custa a aceitar que haja elementos de tunas que façam os cursos "limpinhos". (Infelizmente) não sei como seria humanamente possível ter outras ocupações e completá-lo em 5 anos. Muito menos andar a passear país fora várias vezes por semestre. Acrescente-se a isso o facto de a maioria dos tunantes não serem propriamente alunos exemplares, e a generalização para o estereótipo do boémio surge naturalmente a partir do que se vê por essa maioria. Rolling Eyes ...e com isso acabam por pagar os que não encaixam nesse perfil, que no fundo me parecem ser a minoria.
Note-se que não tenho nada contra "essa vida" nem contra quem a faz: são opções e cada um toma as que acha melhores para si. Apenas constato o que vou observando "por aí".


Nas outras faculdades não sei bem como é, mas na minha, o normal é ninguém fazer o curso em 5 anos. A sério, quem faz o curso em 5 anos no Técnico deve ser assim um génio, ou então tem uma capacidade de organização brutal. No entanto, tenho pessoas na tuna que o fizeram em 5 anos, lol. Aliás, no ano passado, a aluna que venceu o prémio de melhor aluno da Universidade Técnica de Lisboa, era do Instituto Superior Técnico, e membro da TFIST, e não era um membro qualquer, pertencia à direcção, tocava flauta transversal e até já tinha sido presidente há uns anos!

Mas eu não diria que a minoria dos tunantes são boémios, diria que esse ponto é comum à grande maioria. Só acho é que isso não deve tirar o mérito às tunas, porque de facto a tuna não é só isso, essa é uma pequeníssima fatia daquilo que nós fazemos lá. O que me chateia é que parece que só isso é que passa...
Também excepções - tipo eu, que quase que vou para as festas obrigada, sou sempre a primeira a pisgar-me quando posso, e quando lá estou é raro beber alguma coisa, mas isso ninguém pode saber. silent
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 12:47 am

Claro que não é isso que passa. Gosto muito da música que fazem, está claro. Penso que também ficou claro que eu não acho que os instrumentos vos sirvam para enfeitar os bares e para vos facilitar a vida no que toca à arte do engate (e acho que a maioria das pessoas com pelo menos um par de neurónios também não acha que é para isso). Razz

Mas o que acho que passa cá para fora é que ser da tuna é incompatível com acabar o curso em 5 anos. Sim, a grande maioria, independentemente do que (não) fizer não acaba o curso em 5 anos. Mas pertencer à tuna é visto como um impeditivo imediato para que tal aconteça. No fundo, para o comum dos mortais as hipóteses são: estás na tuna = já foste; não estás na tuna = ainda tens hipóteses de ter um cursinho imaculado. Tal como disse, isto é visto assim muito por força da tal maioria boémia, que tu assumes ser uma maioria real.

Queres outro exemplo numa cor vistosa? O meu primo fazia parte da tuna e ia a montes de festivais. Acabou o curso em 5 anos sem ter chumbado a nada. E é tipo para beber os seus copos, ir às discos da moda e ser a pessoa mais "normal" do mundo. drunken
Haver excepções altera a imagem das tunas? Se a maioria continua a corresponder à imagem boémia, também não vejo como é que essas excepções a hão-de alterar.
Ir para o topo Ir para baixo
VirtuousGod
Sacerdote/Sacerdotisa
VirtuousGod


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 216
Idade : 34
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 2:15 am

Muito bom RedHead! Very Happy
Apesar de já ter uma boa ideia geral, ajudou a saber umas quantas coisas mais!
2:57 do último vídeo, there you are Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://musiclieswithin.wordpress.com/
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 38
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeDom Fev 20, 2011 2:15 pm

RedHead escreveu:
Obrigada, Glam! Very Happy
Ena, que bom a tua irmã estar numa tuna, se calhar já me cruzei com ela por aí, em festivais. Em que tuna está ela?

A minha mana esteve na Tu Na D'ESTES da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra (acho que não me enganei em nada). Entretanto, já acabou o curso. Chegou a gravar um CD com a tuna (acho eu...). Se vieres a algum festival em Coimbra, não te esqueças de avisar. Wink


Ir para o topo Ir para baixo
Whisper
Guerreiro/Guerreira
Whisper


Feminino
Câncer Rato
N. de Mensagens : 41
Idade : 39
Local : Rivendell
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitimeQua Abr 04, 2012 1:02 pm

Já fui por dois anos ao festival da Tu Na D'ESTES! E acho que eles vieram ao meu.
Estudei na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, e faço (ainda) parte da ESTAtuna. É daquelas coisas, uma vez tuno, tuno para sempre. Nunca fui de bebedeiras e acabei o meu curso em três anos (chumbei a Sociologia, porque o prof. foi um idiota e disse uma coisa que não gostei. Levantei-me, saí e nunca mais lá meti os pés. Nem nas avaliações. Fiz depois em Erasmus, com 20).

Foi uma escola para mim. Era uma associal, bicho-do-mato, e cresci muito na Tuna, com as tão-malfadadas praxes e com os jogos entre Tunas, com os festivais e com o convívio. Agora sou meio associal, mas bem melhor Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tunas Empty
MensagemAssunto: Re: Tunas   Tunas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [3 de Dezembro de 2011 - Lisboa] X Expedição - Festival de Tunas Femininas do Instituto Superior Técnico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento-
Ir para: