N. de Mensagens : 49 Idade : 33 Local : Parede, Cascais Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: LARP Seg Jan 19, 2009 7:28 pm
Já há algum tempo que o Smttins esteve a mostrar-me videos sobre Larp e fiquei mesmo com vontade de experimentar. Aqui a baixo está a definiçao que encontrei, no site http://www.graalrpg.com/larp/rpgelarp.php#larp Gostaria de saber se alguém do fórum já experimentou e se gostou. A ver se um dia se organiza um evento destes!
Citação :
Vamos começar por definições. LARP significa Live Action Role Play, ou, fazendo uma versão para o português, Jogo de Representação e Interpretação de Personagens. É quase como o RPG, mas com uma grande diferença: enquanto em uma mesa de RPG todo o jogo se desenrola através de descrições, tanto do cenário, quanto dos personagens (roupas usadas, ações, etc.), no LARP os jogadores se vestem como seus personagens, agem como seus personagens, interagem com os outros personagens... tudo de verdade. Ou seja: em um lugar especialmente preparado (por exemplo, uma casa alterada com objetos cênicos para que pareça, o mais próximo possível, com um castelo, ou com um acampamento de exército), pessoas vestidas como os seus personagens se vestem (por exemplo, um grande guerreiro usando uma armadura) e interem umas com as outras, contando a história de um modo um pouco diferente. No lugar de se imaginar em um filme, os participantes fazem parte desse filme, exercitando ainda mais a imaginação, usando todos os sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) para se sentir realmente parte da história que está sendo contada, de um modo seguro, divertido, empolgante. Num LARP, a imaginação guia todo o curso da ação. Deseja que seu personagem convença o rei de que uma conspiração está em andamento? Fale com ele, se conseguir, e convença-o! Deseja participar de um duelo com o campeão local? Então duele, e veja o resultado! Em um evento de LARP, no lugar do Mestre, existem os organizadores (ou Arautos), responsáveis, em conjunto, pela condução da história, pela interpretação real dos personagens que não são dos jogadores, por garantir a segurança dos jogadores no evento, pela criação do cenário onde a história vai se passar... ou seja, é quase como jogar RPG, só que, no lugar de só imaginar, você vai vivenciar, por algumas horas, tudo o que se imaginar em conjunto.
[url][/url]
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: LARP Qua Jan 21, 2009 12:59 am
Bem isto deve ser muita porreiro. Não conheço nada sobre o assunto, com muita pena minha. Alguém sabe se existe isto em Portugal?
Entropic Thing Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 43 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: LARP Qua Jan 28, 2009 2:16 pm
Nunca fiz LARP num grupo grande e no meio da rua, como vi em alguns vídeos no youtube. Mas sou jogadora de Vampire: The Masquerade (ainda não me habituei ao Requiem ) e já fiz Larp nesse contexto. Fechada em casa, com o grupo de amigos, claro
É muito divertido. É como representar sem guião e nunca se sabe o que pode acontecer. Com um bom Narrador (nós preferimos utilizar a terminologia do RPG) pode ser uma experiência muito interessante
Jordán Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 49 Idade : 33 Local : Parede, Cascais Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 5:50 pm
Entropic Thing escreveu:
Nunca fiz LARP num grupo grande e no meio da rua, como vi em alguns vídeos no youtube. Mas sou jogadora de Vampire: The Masquerade (ainda não me habituei ao Requiem ) e já fiz Larp nesse contexto. Fechada em casa, com o grupo de amigos, claro
É muito divertido. É como representar sem guião e nunca se sabe o que pode acontecer. Com um bom Narrador (nós preferimos utilizar a terminologia do RPG) pode ser uma experiência muito interessante
bem, desde que vi os videos no youtube que estou desejosa de experimentar. xD com os amigos ate deve ser giro, mas estou mortinha por encontrar um grupo de Larpers. Na Serra de Sintra é que devia ser mesmo emcionante. Penso que o meu amigo sergio (Smttins) ate ja construiu uma armadura em placas de aluminio, ja pra estar preparado para jogar!
se souber de algum encontro de Larpers, aviso aqui!
Cumprimentos!
N. de Mensagens : 43 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 5:57 pm
Há uns tempos vi um documentários sobre larpers no youtube muito, muito giro. Aquilo, a certos momentos, parecia mesmo teatro... o pessoal representava mesmo bem A ver se encontro para postar aqui.
Bem, se não existirem grupos de larpers em Portugal podemos sempre organizar um Eu curtia... excepto se for para andar o tempo todo à espadeirada. Gosto de interacção
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 7:51 pm
Teríamos de falar com alguma câmara municipal e/ou juntarmo-nos a algum evento tipo feria medieval de Óbidos. Isso talvez nos daria acesso a roupas e cenário. Depois podíamos usar o fórum para criar as histórias e os membros fariam parte da organização. É algo complexo mas não impossível, no entanto teríamos de ter colaboração das instituições organizadoras desses eventos.
Ou então fazíamos algo mais pequeno só entre nós.
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 9:00 pm
Váli escreveu:
Teríamos de falar com alguma câmara municipal e/ou juntarmo-nos a algum evento tipo feria medieval de Óbidos. Isso talvez nos daria acesso a roupas e cenário. Depois podíamos usar o fórum para criar as histórias e os membros fariam parte da organização. É algo complexo mas não impossível, no entanto teríamos de ter colaboração das instituições organizadoras desses eventos.
Ou então fazíamos algo mais pequeno só entre nós.
Eu acho que devíamos começar por fazer uma cena mais pequena entre nós e, se corresse bem, tentar algo maior como a participação num evento
O LARP é essencialmente um RPG... mas em vez de ser de mesa, é jogado na sua componente mais física e de representação. Como RPG que é a história é muito importante, e aqui temos duas opções: ou utilizamos como cenário um RPG que já existe... ou criamos tudo de raíz. Não sei até que ponto estão familiarizados com RPGs de mesa... mas a única coisa que um RPG nos dá é um cenário e um contexto, a história é inteiramente nossa
Eu acho que seria um projecto giro
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 9:39 pm
oh isso era geniaaal!
talvez entre nós fosse mais fácil claro, mas como o váli disse, juntarmo-nos a alguma feira medieval permitia-nos ter muito mais liberdade em termos de espaço/cenário. oh imaginem-se lá, com uma bela armadura medieval... cavaleiros, damas, é um sonho! temos de arranjar maneira de organizar um evento destes!
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 9:55 pm
Jóran, havia de gostar daqueles grupos de reconstituição histórica. Há vários, de diferentes épocas históricas. Há uns tempos atrás andava a ver isso, mas perdi os sites. Gosto mais de LARP do que reconstituição, porque LARP é teatro sem guião, bem mais giro
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 9:58 pm
eh pa, cada vez tenho mais vontade de participar numa coisa destas... mas parece-me q e mais um habito dos paises nordicos...
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 10:02 pm
bem, qualquer tipo de LARP seria bem vindo agora, mas realmente sem guião, onde, dentro de alguns limites a história possa ter diferentes rumos, deve ser genial! Mas tens conhecimento de grupos de Larp ca em Portugal? é que o que tenho encontrado são sempre noutros Países, especialmente, Alemanha, Dinamarca e Russia... ca em Portugal so ouvi falar de LARP com Anime... penso que o animeportugal estava a tentar organizar.
cumprimentos
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 10:13 pm
Jordán escreveu:
bem, qualquer tipo de LARP seria bem vindo agora, mas realmente sem guião, onde, dentro de alguns limites a história possa ter diferentes rumos, deve ser genial!
É mesmo genial
Citação :
Mas tens conhecimento de grupos de Larp ca em Portugal? é que o que tenho encontrado são sempre noutros Países, especialmente, Alemanha, Dinamarca e Russia... ca em Portugal so ouvi falar de LARP com Anime... penso que o animeportugal estava a tentar organizar.
Larp e anime... e isso é cosplay, certo? Quanto a grupos de LARP em Portugal, nunca ouvi falar. Joga-se pouco rpg de mesa... então o que dizer de larp. Vamos criar um
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 10:44 pm
Entropic Thing escreveu:
Jordán escreveu:
bem, qualquer tipo de LARP seria bem vindo agora, mas realmente sem guião, onde, dentro de alguns limites a história possa ter diferentes rumos, deve ser genial!
É mesmo genial
Citação :
Mas tens conhecimento de grupos de Larp ca em Portugal? é que o que tenho encontrado são sempre noutros Países, especialmente, Alemanha, Dinamarca e Russia... ca em Portugal so ouvi falar de LARP com Anime... penso que o animeportugal estava a tentar organizar.
Larp e anime... e isso é cosplay, certo?
Quanto a grupos de LARP em Portugal, nunca ouvi falar. Joga-se pouco rpg de mesa... então o que dizer de larp. Vamos criar um
Bem, ja fui a um evento de Cosplay mas as pessoas apenas iam vestidas de Anime e tiravam fotografias. Penso que neste evento que eles andaram a combinar iam mesmo comportar-se como verdadeiros bonecos animados Japoneses. Nao sei em que e que aquilo ficou...
Temos mesmo de organizar um...!
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: LARP Qui Jan 29, 2009 10:52 pm
Ouvi falar uma vez de uma coisa semelhante, que talvez tenha sido inspirado neste tipo de jogos.
Foi uma encenação teatral, no convento de Cristo, em Tomar. A peça desenrolava-se por todo o convento e os espectadores acompanhavam as personagens, pelo convento fora. Cada um escolhia uma personagem para seguir, e ao longo da peça ia observando o desenrolar da acção, do ponto de vista dessa personagem. Havia ocasiões em que algumas personagens se juntavam, fazendo juntar os grupos de espectadores.
Os espectadores apenas observavam a cena, como se não estivessem lá, mas em algumas partes eram incluídos, apesar de lhes ter sido pedido que não interferissem no desenrolar da acção. Houve inclusivamente uma refeição durante a actuação, em que, para aumentar a sensação de realidade da época e situação representadas, não foram sequer dados talheres.
Não é exactamente um LARP, mas quando li sobre isto lembrei-me logo desta peça, que pode muito bem ter sido inspirada nesse tipo de jogo.
A agência que organizou a peça chamava-se "Fatias de Cá" e ao que parece têm um site disponível (que não explorei, mas fica o link para quem quiser): http://www.fatiasdeca.com
Assunto: Re: LARP Sex Jan 30, 2009 12:01 pm
Kraft durch Freude escreveu:
Ouvi falar uma vez de uma coisa semelhante, que talvez tenha sido inspirado neste tipo de jogos.
Foi uma encenação teatral, no convento de Cristo, em Tomar. A peça desenrolava-se por todo o convento e os espectadores acompanhavam as personagens, pelo convento fora. Cada um escolhia uma personagem para seguir, e ao longo da peça ia observando o desenrolar da acção, do ponto de vista dessa personagem. Havia ocasiões em que algumas personagens se juntavam, fazendo juntar os grupos de espectadores.
Os espectadores apenas observavam a cena, como se não estivessem lá, mas em algumas partes eram incluídos, apesar de lhes ter sido pedido que não interferissem no desenrolar da acção. Houve inclusivamente uma refeição durante a actuação, em que, para aumentar a sensação de realidade da época e situação representadas, não foram sequer dados talheres.
Não é exactamente um LARP, mas quando li sobre isto lembrei-me logo desta peça, que pode muito bem ter sido inspirada nesse tipo de jogo.
A agência que organizou a peça chamava-se "Fatias de Cá" e ao que parece têm um site disponível (que não explorei, mas fica o link para quem quiser): http://www.fatiasdeca.com
Muito interessante! Gosto muito desse tipo de peças.
Citação :
Temos mesmo de organizar um...! .26.
Antes de mais precisas de jogadores, narradores (ou mestres, ou arautos, o que lhes quisermos chamar), cenário e história
Assunto: Re: LARP Seg Fev 02, 2009 6:38 pm
Ahm… é assim fiquei com uma ideia com o que li, um bocado vaga, e acho que quem está de fora estará certamente relutante. Mais devagarinho pode ser?
Entretanto fui dar uma vista na wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_action
Pelo que percebi existem um ou mais mestres (narradores) que têm a função de dirigir a história para um grupo de pessoas que não a conhece. São dados papeis ás pessoas os quais se vão desenrolando através daquilo que os mestres contam. Depois podem existir combates, físicos, através de dados ou de outras formas. Por exemplo a pessoa pode tentar enganar um rei ou conquistar uma rainha numa varanda de um castelo, recitando um poema, e o sucesso dessa pessoa pode ser decido através de um lançamento de dados, por exemplo. Depois desenrola-se a história consoante o que acontecer. Mas é preciso ter uma historia preparada para ambas as situações certo? (caso consiga conquistar a rainha ou não)
Tive a reler o topico
Citação :
Nunca fiz LARP num grupo grande e no meio da rua, como vi em alguns vídeos no youtube. Mas sou jogadora de Vampire: The Masquerade
Está a falar na possibilidade de juntar cartas, ou foi um off topic? (eu gosto muito de Magic the gathering)
Citação :
Como RPG que é a história é muito importante, e aqui temos duas opções: ou utilizamos como cenário um RPG que já existe... ou criamos tudo de raíz. Não sei até que ponto estão familiarizados com RPGs de mesa... mas a única coisa que um RPG nos dá é um cenário e um contexto, a história é inteiramente nossa
Ahm…se calhar o melhor seria por começar com RPG de tabuleiro e antes disso organizar alguns meetings. Por exemplo visitavamos um castelo e íamos jogar na torre mais alta (isso é que era) ou numas mesas que por lá houvesse. Depois do pessoal estar integrado então começamos a discutir Larps cada vez mais complexos.
Vá lá meninas tomem o controlo aqui disto, tipo, vocês é que percebem disto
Assunto: Re: LARP Seg Fev 02, 2009 9:31 pm
Váli escreveu:
Pelo que percebi existem um ou mais mestres (narradores) que têm a função de dirigir a história para um grupo de pessoas que não a conhece. São dados papeis ás pessoas os quais se vão desenrolando através daquilo que os mestres contam.
Os narradores/mestres (dependendo do sistema em que estás a jogar) criam uma história e vão dirigindo a história, dando desafios às personagens. Os narradores/mestres também participam na história e desempenham papéis: as personagens dos narradores são os NPCs - Non Player Characteres. Assim, numa situação da LARP, em vez de andarem a dizer: "agora vai acontecer isto", põem um NPC a despoletar o acontecimento. Por exemplo, se tu fores um jogador e a tua personagem quiser conquistar a rainha, esta pode ser um NPC interpretado por um narrador. Nos RPGs de mesa costuma haver apenas um narrador ou mestre, porque geralmente são poucos jogadores. Quando são muitos jogadores pode surgir a necessidade de haver um grupo de narradores (2 ou 3) a trabalhar em conjunto.
Quanto à personagem, nos RPGs (e consequentemente nos LARPs) os narradores ou mestres não distribuem os papéis. É o jogador que cria e desenvolve a sua personagem.
Citação :
Depois podem existir combates, físicos, através de dados ou de outras formas.
Geralmente através de dados, embora possam existir outras formas.
Citação :
Por exemplo a pessoa pode tentar enganar um rei ou conquistar uma rainha numa varanda de um castelo, recitando um poema, e o sucesso dessa pessoa pode ser decido através de um lançamento de dados, por exemplo.
Não necessariamente. Depende muito do sistema em que jogas e, sobretudo, do narrador. Certas sistemas utilizam mais os dados, outros utilizam-nos menos. Por exemplo, o sistema de Vampire e de outros RPGs- o sistema Storyteller - está preparado para uma utilização de dados reduzida ao mínimo. É por isso que neste sistema se chama Narrador ao Mestre - porque o mais importante é a história e a interpretação e não o lançamento de dados.
Por outro lado, certos narradores gostam de dados e usam-nos muito, outros nem por isso. Na situação que descreveste, e se fosse narradora, talvez não utilizasse dados. Deixaria que tu conquistasses a rainha através de interpretação. Se fizesses uma boa interpretação e usasses bons argumentos a rainha seria conquistada. Claro que terias de agir de acordo com a natureza da tua personagem. Se a personagem que interpretas não é um conquistador, se é tímido, introvertido... decerto nem sequer tentaria conquistar fosse quem fosse.
Já nos combates ou situações muito específicas, os dados podem e devem ser utilizados. Mas como se trata de um LARP que vive da dramatização e da interpretação o ideal é reduzir o lançamento de dados ao necessário para não se quebrar o ambiente.
Citação :
Depois desenrola-se a história consoante o que acontecer. Mas é preciso ter uma historia preparada para ambas as situações certo? (caso consiga conquistar a rainha ou não)
Claro. Uma boa história é essencial, assim como boas personagens e jogadores dispostos a interpretar. Mas é sempre uma história sem guião, tudo pode acontecer, as personagens são imprevisíveis e os narradores/mestres têm sempre de ter um plano B e, muitas vezes, improvisar. Ser narrador/mestre é uma tarefa bastante complicada
Citação :
Está a falar na possibilidade de juntar cartas, ou foi um off topic? (eu gosto muito de Magic the gathering)
Vampire: The Masquerade é um RPG de mesa.... e também se organizam LARPs. Existe uma versão em cartas, sim, mas são coisas diferentes. (Eu também gosto de Magic, mas ainda estou a aprender, sou uma principiante ehehe).
Citação :
Ahm…se calhar o melhor seria por começar com RPG de tabuleiro e antes disso organizar alguns meetings. Por exemplo visitavamos um castelo e íamos jogar na torre mais alta (isso é que era) ou numas mesas que por lá houvesse. Depois do pessoal estar integrado então começamos a discutir Larps cada vez mais complexos.
Não precias de tabuleiro. Só folha, papel, lápis, dados e muita imaginação. Eu também acho que não se deve começar logo pelo LARP puro e duro, mas pela versão de mesa. No rpg de mesa também pode haver interpretação: as personagens interpretam os diálogos, e executam algumas acções físicas, mas não tem o grau de exigência de um LARP. Também podemos organizar um joguinho online, aqui no fórum ou no MSN, para se habituarem às regras, etc
Assunto: Re: LARP Ter Fev 03, 2009 8:56 pm
Larp deve ser divertidissimo, mas concordo com o Vali, nao nos podemos precipitar. E melhor começarmos com coisas pequenas e meetings e depois, talvez, consigamos organizar um evento destes.
Eu a jogar Magic sou uma nodoa
cumprimentos!
Assunto: Re: LARP Qua Fev 04, 2009 4:01 pm
Jordán escreveu:
Larp deve ser divertidissimo, mas concordo com o Vali, nao nos podemos precipitar. E melhor começarmos com coisas pequenas e meetings e depois, talvez, consigamos organizar um evento destes.
Então pensem nisso. I'm in
Citação :
Eu a jogar Magic sou uma nodoa
Eu também, mas ainda estou em fase de aprendizagem. Quando jogar melhor havemos de combinar umas jogatanas
PedroCast Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 4 Local : Brasil, RJ Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: LARP Qua Abr 18, 2012 6:38 pm
Sempre joguei RPG de mesa, acho que minha paixão pela época medieval se iniciou nestes jogos, mas LARP também nunca joguei.
Apesar disso tenho um grupo que usa as espadas de espuma do swordplay para fazer treinos de lutas medievais, não temos a intenção de larp mas o figurino seria interessante até para simular batalhas históricas, o difícil é achar esses equipamentos no Brasil, as espadas de treino nós mesmos quem fazemos, armaduras não tem por aqui..
Se puderem me informar de qualquer evento na próxima semana ou feira com equipamentos e roupas medievais, estarei em Lisboa e na região, pela primeira vez.
Febe Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 1 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: LARP Dom Set 09, 2012 8:55 pm
Sou estudante de intercâmbio e estou a estudar na Republica Checa. Este fim de semana participei no Gothic LARP no castelo de Točník. Foi fantástico, várias pessoas que conheci durante o jogo disseram-me que existem organizações de LARP's em quase todos os países da Europa e eu vim logo procurar, mas não encontrei nada, infelizmente. Mas vejo bastantes pessoas interessadas, talvez nos possamos juntar e criarmos nós próprios uma organização deste tipo. Foi das melhores experiências que já tive e gostava muito de poder voltar a repetir uma experiência deste tipo no meu país. As fotos deste ano ainda não estão no site mas assim que estiverem eu partilho para que quiser espreitar
Nolwe Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 3 Raça : Elfo Deus : Ártemis (Lua/Bosques/Magia)
Assunto: LARP Qua Fev 06, 2013 7:34 pm
Olá a todos,
Acabei de me inscrever neste forum precisamente porque ando há anos a tentar encontrar ou criar um grupo de LARP em Portugal. Há anos que jogo e mestre-jogo RPGs de mesa, desde V:tM, V:DA, Call of Cthulhu, D&D, etc., mas nunca consegui experimentar fazer LARPing do que quer que seja e começo a suspeitar que para experimentar vou mesmo ter de ir ao estrangeiro. Também já fiz um bocadinho de reconstituição histórica mas não é a mesma coisa e teve os seus problemas.
Bom, se alguém se decidir a ir para a frente com isto e quiser contactar-me, eu terei todo o gosto em participar/organizar.
hibik Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 29 Idade : 29 Local : Gondomar Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Água Deus : Ártemis (Lua/Bosques/Magia) Cor : Branco
Assunto: Re: LARP Qui Fev 07, 2013 8:04 am
eu estou a fazer um arco x D
Assunto: Re: LARP Qui Fev 07, 2013 12:07 pm
Podíamos fazer tipo paint ball só que com arcos, fundas e coisas do género
É assim pessoal interessado não falta, o que falta mesmo é haver alguém que de o primeiro passo e tempo para isso também.
Nolwe Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 3 Raça : Elfo Deus : Ártemis (Lua/Bosques/Magia)
Assunto: Re: LARP Sáb Fev 09, 2013 1:25 am
Isso de que falam é mais deste tipo, implica o uso de armas de esponja e borracha e, obviamente, muito bom senso. -> http://arstechnica.com/gaming/2013/01/game-of-foam-500-mages-orcs-and-warriors-get-medieval/
Eu gosto particularmente do World of Darkness e de toda a involvência a nível psicológico, assim como da parte de intriga política. O sistema que usam chama-se Mind's Eye Theater e nele os combates e outros desafios são resolvidos através de pedra/papel/tesoura ou através de cartas, não existe propriamente o role-play físico dessas acções.
Digamos que já não sou exactamente uma menina (já vou nos 30+) e acho que andar por aí com roupas estranhas e armas de borracha é capaz de ficar um bocado estranho. Noutros países não será assim, mas aqui, onde tudo o que se relacione com estes temas é ainda bastante desconhecido, é o mais certo de acontecer. Até pratico um pouco de esgrima medieval mas, lá está, a involvência é outra. (E por acaso e pq adoro aprender como se fazem as coisas, tb comecei a tentar fazer um arco e a primeira coisa que percebi foi que arranjar uma árvore/ramo apropriado é muitíssimo mais difícil do que imaginei. É um longbow e definitivamente não será coisa para brincar.)