| Citânia de Briteiros | |
|
+4RedHead MewSa Averróis Ártemis 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
| Assunto: Citânia de Briteiros Sáb Jun 18, 2011 5:35 pm | |
| A citânia de Briteiros está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada até ao século III. À semelhança dos castros do noroeste da Península Ibérica, é uma povoação fortificada, defendida, neste caso, com três linhas de muralhas, que apontam para uma altura de cerca de cinco metros e dois metros de largura. Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria. Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas, mas no Museu da Cultura Castreja, podem ser apreciados artefactos em ouro, com decorações muito elaboradas, trabalhos em pedra e instrumentos usados em diversas actividades. | |
|
| |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sáb Jun 18, 2011 6:27 pm | |
| Muito belo. Um dia hei-de fazer uma visita a muitos desses locais interessantes em Portugal e também no estrangeiro. | |
|
| |
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sáb Jun 18, 2011 7:15 pm | |
| Já lá fui duas vezes, mas já lá vai muito tempo. Ando com ideias de organizar uma excursão, mas ninguém alinha | |
|
| |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
| |
| |
MewSa Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 127 Idade : 37 Local : Sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Sáb Jun 18, 2011 8:23 pm | |
| Eu já lá fui e recomendo sempre a toda a gente interessada nestas coisas =) Para quem anda a passear pelo nosso país, de pedragulho em pedragulho (como a minha mãe diz), é um sítio a não perder! E para quem tem paixão pela fotografia, é um sitio que permite composições muito boas! | |
|
| |
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 12:01 am | |
| Fantástico. | |
|
| |
Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 12:05 am | |
| Brutal!! Também quero!! Já estive numa citânia perto de Viana do Castelo (não me recordo do nome). Que saudades de Vianinha!! | |
|
| |
Sonia Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 207 Local : sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 4:52 pm | |
| - Ártemis escreveu:
- Já lá fui duas vezes, mas já lá vai muito tempo. Ando com ideias de organizar uma excursão, mas ninguém alinha
Eu alinho e conta com mais quatro... | |
|
| |
N. de Mensagens : 207 Local : sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 4:53 pm | |
| Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas! | |
|
| |
Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 5:53 pm | |
| Também já lá estive umas duas vezes | |
|
| |
MewSa Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 127 Idade : 37 Local : Sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 6:28 pm | |
| - Sonia escreveu:
- Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas!
Isso era mesmo óptimo Sónia Poder partilhar esses sítios com pessoas que realmente se interessam pela história, pela cultura e dão valor a esses locais, torna a experiência muito mais interessante! Tenho imensas sugestões hehe | |
|
| |
Siivet Mestre
N. de Mensagens : 750 Idade : 41 Local : Sintra Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Preto
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Dom Jun 19, 2011 6:33 pm | |
| - Sonia escreveu:
- Se alinharem numa de excursões a locais de interesse histórico-cultural com pessoas intelectualmente estimulantes vou a todas!
Tens o Museu de Odrinhas,costumo la ir, fazem visita guiada á noite so com tochas e falam latim, tirando o latim e os romanos é muito bom. | |
|
| |
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Seg Jun 20, 2011 8:03 am | |
| Conheço o Museu de Odrinhas, estive lá em uma das Feiras do ciclo de feiras históricas de sintra, penso que foi em 2009. Já tenho uns Castelos e umas aldeias históricas na minha lista, Marialva e Monsanto são das minhas preferidas... Estive em Marialva em 2000, mas agora que foi tudo restaurado tenho de voltar lá... | |
|
| |
Siivet Mestre
N. de Mensagens : 750 Idade : 41 Local : Sintra Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Preto
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Seg Jun 20, 2011 6:00 pm | |
| - Sonia escreveu:
- Conheço o Museu de Odrinhas, estive lá em uma das Feiras do ciclo de feiras históricas de sintra, penso que foi em 2009.
Já tenho uns Castelos e umas aldeias históricas na minha lista, Marialva e Monsanto são das minhas preferidas... Estive em Marialva em 2000, mas agora que foi tudo restaurado tenho de voltar lá... Monserrate, fui la ainda em restauros, mas agora ja deve de andar melhor. | |
|
| |
MewSa Cavaleiro/Dama
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros Seg Jun 20, 2011 9:13 pm | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Citânia de Briteiros | |
| |
|
| |
| Citânia de Briteiros | |
|