Curso Espiritualidades do Mundo
Breve descrição
Este curso intenta uma abordagem séria e rigorosa, integrando docentes devidamente qualificados e implicando uma contextualização histórica, enquadramento linguístico e fundamento filosófico das várias espiritualidades mundiais, não estudadas isoladamente mas sim nas suas interconexões internas e externas.
Propõe-se uma abordagem equitativa que não privilegia nenhum paradigma em particular. Se, por um lado, se defende um certo distanciamento crítico em relação ao objecto de estudo, por outro, é assumido o valor do conhecimento directo do que está em causa. Há assim um respeito sério por todas as tradições religiosas, espirituais e filosóficas que se constituem aqui como objecto de estudo filosófico.
É nossa convicção segura que se trata de um curso único em Portugal e pouco frequente no mundo.
Pontos a relevar
Este curso oferece uma abordagem séria e rigorosa com docentes devidamente qualificados.
Reúne-se neste curso a possibilidade de aceder a ferramentas fundamentais nesta área, que são o estudo de línguas primordiais tais como o sânscrito, o hebraico e o grego, as quais assegurarão uma melhor hermenêutica e exegese de textos sagrados.
Este curso, tendo a duração de 3 anos, garantirá uma continuidade ao longo do tempo. Em 2012, já decorrerão em simultâneo o 1.º e 2.º anos, começando o 3.º, ao mesmo tempo que os outros, em 2013.
Prevê-se que o curso arranque com cerca de cinquenta alunos.
Está contemplada a frequência de disciplinas isoladas em regime livre.
Dado que este curso não tem intenção lucrativa, as propinas adequam-se a este princípio orientador, embora facultando um pagamento condigno aos vários docentes que é necessário envolver, assim como a custos inerentes ao seu funcionamento.
Estão a desenvolver-se esforços para a acreditação do curso.
Estão a desenvolver-se esforços no desenvolvimento de ferramentas de e-learning.
Outras características
Carga lectiva semanal no 1.º e 2.º semestres: 9 horas.
Distribuição: dois dias por semana (terça-feira e quinta-feira).
DISCIPLINAS, HORÁRIOS E DOCENTES DO 1.º ANO
1.º semestre
Início: 12-10-2011; 16 sessões por disciplina
Linguagem, Simbologia e Ritual (1h30m) (terça-feira), 18.30-20.00 (António Pires de Carvalho)
Iniciação ao Sânscrito/Introdução ao Estudo dos Vedas/Épicos/Darśanas (2h) (terça-feira), 20.10-22.10 (José Carlos Calazans / António Faria)
Hermenêutica de Textos Filosófico-Religiosos (1h30m) (terça-feira), 22.10-23.40 (António Faria / Manuela Gomes)
Introdução aos Grandes Paradigmas Filosóficos, Religiosos e Espirituais (2h) (quinta-feira), 18.40-20.40 (José Manuel Anacleto)
Filosofia da Espiritualidade (2h) (quinta-feira), 20.50-22.50 (Paulo Borges)
2.º semestre
Início: 2-3-2012; 16 sessões por disciplina
Noções Essenciais das Movimentações da Espiritualidade no Mundo/Dinâmicas Inter-Relacionais (2h) (terça-feira), 18.40-20.40 (José Manuel Anacleto)
Sanāthana Dharma (12h) (terça-feira), 20.50-22.50 (José Manuel Anacleto / António Faria)
Hebraico e Religiosidade Semita (2h) (quinta-feira), 20.10-22.10 (António Pires de Carvalho)
Grego/Tópicos do Pensamento Grego e Helénico/Religiões de Mistérios (1h30m) (quinta-feira), 22.10-23.40 (Manuela Gomes / António Faria / José M. Anacleto / Paulo Borges)
Holismo em Portugal – Pensadores Portugueses (1h30m) (quinta-feira), 18.30-20.00 (Paulo Borges)
Haverá ainda colaborações pontuais de Bruno Béu, Fabrizio Boscaglia, Paula Morais, Rui Lopo e Ricardo Ventura.
Nos dois anos seguintes haverá mais 22 disciplinas, versando, por exemplo, o budismo, as filosofias/religiões da China, o masdeísmo, Baha’i, o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, o gnosticismo, as mitologias, o esoterismo e a teosofia ou a ética, em alguns casos com dois ou três módulos.
Localização das aulas
As aulas decorrerão no Espaço Salitre-Espiral, na Praça Ilha do Pico do Faial, n.º 13-B (14 A/B), em Lisboa (junto ao Largo Dona Estefânia). É um local no centro de Lisboa, bem servido de transportes públicos (Metro e Carris).
MEIOS OPCIONAIS DE ACESSO ÀS DISCIPLINAS
Estão a ser estudados meios alternativos de acesso aos conteúdos, como por exemplo:
1. In absentia: com plataforma presencial de periodicidade quinzenal ou mensal (se pretendido, utilização de sistemas de avaliação/formação conforme 3.1. ou 3.2., com as necessárias adaptações).
2. E-learning:
2.1. Gravação audiovisual (se pretendido, utilização de sistemas de avaliação/formação conforme 3.1. ou 3.2., com as necessárias adaptações).
2.2. Gravação áudio (se pretendido, utilização de sistemas de avaliação/formação conforme 3.1. ou 3.2., com as necessárias adaptações).
3. Modalidades de avaliação, cada disciplina constando de um dado números de módulos:
3.1. Com exame presencial final oral/escrito sobre as matérias dadas, que inclui leituras de textos indicados, alguns colocados no sítio electrónico do curso, e ainda outros devidamente referenciados e constando da bibliografia, mais questionários de orientação fornecidos em cada módulo.
3.2. Com envio regular de trabalhos sobre as matérias dadas, que incluirão leituras de textos indicados, alguns colocados no sítio electrónico do curso, e ainda outros devidamente referenciados e constando da bibliografia, mais questionários de orientação fornecidos em cada módulo.
4. Com plataforma por videoconferência de periodicidade quinzenal ou mensal (e sistemas de avaliação/formação conforme 3.1. ou 3.2., com as necessárias adaptações).
Observações:
1. Os sistemas de avaliação não são obrigatórios.
2. Serão emitidos certificados conforme a modalidade de frequência/avaliação escolhida:
2.1. De frequência.
2.2. De avaliação qualitativa.
2.3. De avaliação quantitativa.
PREÇOS, INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Regime comum
A frequência de cada ano do curso implicará um pagamento de 123 euros referente à inscrição e de 123 euros mensais (durante oito meses), o que permite a frequência de todas as disciplinas de cada ano lectivo.
Assim, no acto de matrícula, além dos 123 euros da inscrição, deverão ser passados oito cheques pré-datados do mesmo valor, para serem levantados de Outubro a Janeiro (em Fevereiro não haverá aulas) e de Março a Junho, o que totalizará 1107 euros.
Se, no entanto, optar pelo pagamento total imediato, haverá lugar a um desconto de cerca de 8%, baixando a quantia integral para 1020 euros.
Se for pretendida a liquidação de todo o primeiro semestre no início, em vez de 123 x 5 = 615, o pagamento será de apenas 585 euros; e no segundo semestre, em vez 123 x 4 = 492, o pagamento será de 470 euros.
Embora a matrícula possa ser feita até 8 de Outubro, quem o fizer até 21 de Setembro terá um desconto de 50 euros na inscrição. E isto porque se torna necessário, até essa data, o cálculo de um número aproximado de participantes.
Regime livre
Em caso de apenas querer frequentar alguma(s) disciplina(s) do curso em cada semestre, os preços serão: 40 euros/mês para uma disciplina; 70 euros para duas; 95 euros para três. Se forem 4 disciplinas o valor será de 120 euros.
No caso do “regime livre”, o valor da inscrição será calculado pela fórmula (n.º de disciplinas x 123) : 10.
As inscrições recebidas até 21 de Setembro de 2011 beneficiarão de um desconto de 40% do valor da inscrição.
Nota: No acto da matrícula, deverão ser feitas as inscrições nas disciplinas pretendidas (1.º e/ou 2.º semestre).
Local de inscrição
Espaço cultural do Centro Lusitano de Unificação Cultural (CLUC)
Rua Pascoal de Melo, n.º 4, 1.º (13.00-19.00)
Tel. 218 128 596/7; Fax 218 128 596.
Informações
Facebook: Espiritualidades no Mundo
www.espiral.pt/actividades/activ/
cur_espiritualidades_mundo/
espiritualidades_mundo.htm
E-mail: espiritualidadesnomundo@gmail.com
Telefones: 218 128 597 (12.30-19.30) e 911 132 509 (das 13.00 às 21.00).
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS
Introdução aos Grandes Paradigmas Filosóficos, Religiosos e Espirituais
Esta disciplina trata de apresentar as questões fundamentais e os modos de aproximação e vivências nas diferentes espiritualidades, bem como os distintos paradigmas filosóficos, religiosos e espirituais vigentes em cada época e cultura em que simultaneamente se inserem e são causas condicionadoras.
Ambiciona-se, deste modo, aprofundar e ampliar as perspectivas oferecidas pelas tradições religiosas e filosofias da espiritualidade e ainda as formas de aproximação, de postura, de interesse e de problematização (adesão ou rejeição) por parte dos indivíduos participantes nessas culturas ou integrados em outras culturas.
Pretende-se que no final do curso os estudantes possam ter adquirido uma boa compreensão de tópicos essências do pensamento humano nas várias culturas do mundo.
Tópicos
1. O Espanto e a Interrogação
2. Opinião, Crença, Ciência e Iluminação
3. Teoria e Praxis (Pratica da Teoria e Teoria da Prática)
4. Cosmogénese e Antropogénese
5. O Infinitamente Grande e o Infinitamente Pequeno
6. Macrocosmos e Microcosmos
7. Modelos de Tempo: Cíclicos e Linear
8. Protecção, Salvação, Libertação, União
9. Vontade Ascética e Vontade Transformadora (e astenia/inanidade)
10. Crença, Obediência, Ciência, Contemplação
11. Ser, Consciência e Percepção
12. Númeno e Fenómeno
13. Como, Porquê e Para Quê
14. O Bem e o Mal
15. O Problema do Mal
16. Unidade e Diversidade
17. Espírito e Matéria
18. Vida e Morte
Filosofia da Espiritualidade
1. O que é filosofia? O que é espiritualidade?
I
1. O Yoga na espiritualidade indiana. As três vias: acção (karma), conhecimento (Jñāna) e amor devocional (Bhakti).
2. Os Yoga Sūtra de Patañjali.
II
1. O Buda, o sentido terapêutico das quatro nobres verdades e os quatro selos: impermanência, insatisfação e vacuidade de todos os fenómenos condicionados; pacificação mental e nirvāṇa.
2. A meditação e a via do meio entre essencialismo e niilismo. Sabedoria e amor-compaixão: samatha-vipassana e metta-bhavana. As quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e equanimidade. Vacuidade e natureza última da mente.
III
1. A filosofia como exercício espiritual, terapia das paixões e arte de viver na tradição greco-romana. As origens arcaicas da anamnese.
2. Mestria e transformação da mente e da vida nas várias escolas filosóficas. Exercícios espirituais, meditação e atenção ao momento presente: askesis, meletê, prosochè. O exemplo dos Pensamentos de Marco Aurélio.
3. Da alma ao intelecto e ao Uno: purificação, visão contemplativa, contacto e união em Plotino.
IV
1. Cristo e o sentido terapêutico da mensagem evangélica. Cura espiritual, auto-conhecimento e contemplação nos Padres do Deserto, em Evágrio Pôntico e João Cassiano. O movimento hesicasta e os “verdadeiros filósofos”. Pecados cristãos e Kleśas indianas.
2. Transcensão do sensível e do inteligível e da afirmação e da negação, conhecer sem conhecer e união na Teologia Mística do Pseudo-Dionísio Areopagita.
3. O fundo sem fundo de Deus e da alma em Mestre Eckhart. Desapego, nascimento e trespasse/ruptura (Durchbrechen). Regresso ao estado primordial e libertação do mundo, de si e de “Deus”. A via sem via e a vida “sem porquê”.
V
1. Espiritualidade, experiência religiosa e experiência mística: êxtase ou enstase?
2. Formas da experiência mística: teístas, panteístas, não teístas, ateias, inclassificáveis; experiências espontâneas (“mística selvagem”) e metódico-doutrinalmente preparadas.
Conclusão
Amor da sabedoria e felicidade: desinflação do “ego”, do pensamento conceptual e das emoções dualistas. As vias espirituais como terapias e caminhos para a visão nua do real.
Breve apresentação dos professores
António Faria – Licenciado em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Pós-Graduação em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Pós-Graduação em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Investigador, na área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sobre Kāla (Tempo) segundo as Darśanas Sāṁkhya e Yoga; Buda Dharma (Grande Mādhyamaka e Nyingmapa do Vajrayāna) e na tradição/sabedoria hoje conhecida como teosofia.
António Pires de Carvalho – Professor no Ensino Politécnico (ISCAC), nas áreas de Direito, Economia e Ciências Sociais; tratou do tema economia e religião e problematizou a contabilidade por partidas dobradas e a Cabala/Árvore Sefirótica. Como professor da Universidade Internacional desenvolveu a cadeira de Direito Comparado, investigando os direitos religiosos, de cuja expriência sugiram comunicações sobre monoteísmo e politeísmo, destacando-se temas como o misticismo judaico e a palavra, a tradição hindu ou a sociologia das religiões. Tendo ensinado Sociologia, releva-se a análise cultural em termos dos binómios arcaico-tradicional e modernidade. Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; estudos de Sociologia no contexto de departamentos académicos e centros de estudos.
José Carlos Calazans – Indólogo e historiador. Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no curso de Ciência das Religiões. Investigador do Centre d’Études de l’Inde et de l’Asie du Sud (CNRS-EHESS). Membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões. Director da Secção de Estudos Indianos da Revista Portuguesa de Ciência das Religiões. Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação Portuguesa de Estudos Orientais (Faculdade de Letras). Estudo comparado das religiões e línguas orientais (sânscrito e pāli) há vários anos. Tem trabalhado sobre a cultura do Vale do Indo desde 1982, dedicando-se desde então à decifração da escrita ideográfica dessa cultura, tendo concluído a gramática (editada em 2011) e o dicionário, a ser publicado ainda este ano.
José Manuel Anacleto – Fundador e presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural (que já entrou no vigésimo quarto ano de funcionamento), com actividades lectivas e editoriais (em cinco línguas); fundador e responsável da revista Biosofia (que já entrou no seu décimo terceiro ano de publicação); autor de mais de 10 livros e de mais de 100 artigos no domínio da espiritualidade; conferencista e docente de Esoterismo, Teosofia, Tradições Filosóficas, Religiosas e Espirituais e de Literatura há mais de 20 anos, totalizando 35 anos o seu estudo e reflexão nessas áreas; licenciado em Direito.
Manuela Gomes – Licenciada em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; área de investigação: Cristianismo Primitivo; área de estudo: Língua Clássica Grega; mestranda na área de Ciência das Religiões; área de investigação: Cristianismo Primitivo; área de estudo: Língua Clássica Grega; mestranda na área de Ciência das Religiões.
Paulo Borges – Presidente da União Budista Portuguesa; presidente da Associação Agostinho da Silva; presidente do PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza; vice-presidente da Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente; responsável pela revista Cultura ENTRE Culturas; sócio fundador e membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira; membro Fundador da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões; licenciado e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde trabalha nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia em Portugal e Antropologia e Cultura e integra o projecto de investigação A Filosofia e as Grandes Religiões do Mundo; membro e investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, onde coordena o projecto Agostinho da Silva: Estudo do Espólio e integra o projecto A Questão de Deus: História e Crítica e o projecto Arte e Religião; autor de mais de 20 livros e de mais de 100 artigos, no domínio da filosofia, da espiritualidade e da literatura.
Fonte