Pera aew gente... é para discutir oque é anarquia ou é pra discutir oque foi proposto no tópico???
A ta...o tópico né? Beleza...
- Citação :
- A questão surgio noutro tópico e resolvi abrir um para batalharmos as nossas opiniões. Qual a diferença entre escrever algo de acordo com as normas estabelecidas como escrever algo de acordo com normas não estabelecidas?
Parabéns, esse é um dos conceitos que diferencia poesia de prosa, alguma coisa a mais?
- Citação :
- Qual a justificação lógica para a existência de normas ou para a sua não existência?
Como já foi dito, a norma existe para facilitar a comunicação, e quanto a isso, tenho uma história para contar também.
[...]
Para aqueles que não sabem, a palavra TEXTO deriva de TEXTIL, isso mesmo, de TECIDO.
Vejam que interessante, um texto é composto por linhas, ora ora...um tecido TAMBÉM!
Para que um tecido seja um tecido, não basta ele ser feito apenas de linhas, um amontoado de linhas não é um tecido! Essas linhas precisam estar trançadas em um padrão.
OPA, falamos a palavra magica PADRÃO!
Da mesma maneira que linhas não necessáriamente são tecido, palavras, linhas, letras, não necessáriamente são um texto, é necessário que haja nelas um padrão.
De qualquer forma, todas as formas de comunicação precisam do seu respectivo padrão para serem de fato a comunicação.
Olha a música por exemplo, qualquer barulho não faz uma música, mas se ela tiver harmonia, ritmo, etc, ai sim ela será uma música.
Portanto, existe um limite para o caos nas frases, e ese limite é justamente oque TAMBÉM já foi citado aqui, enquanto as pessoas entenderem oque está sendo escrito, então ainda está dentro das normas, portanto, ainda está no padrão.
- Citação :
- Será porventura justo prejudicar um aluno no décimo segundo ano de ciências por este não saber memorizar palavras? Que impedimento isso significa e em que profissão?
Pois é... concordo, eu de tempos em tempos escrevo alguma palavra bem errada, tipo converÇa, sabe? kkkkkk Mas, mesmo assim, acredito que todo mundo entende oque eu quero dizer.
Acho que oque é valorizado num bom escritor, não é oque de fato o torna bom, infelizmente.
Para mim, bom comunicador não é só aquele que se faz entender, mas também aquele que consegue cativar a atenção, então, mesmo aquela pessoa ignorante e sem estudo, que fala mal, tudo errado, se eu entendo oque ela fala, e ela me faz prestar atenção, parabéns para ela.
Acho que valorizar quem escreve bem é uma manifestação do ELITISMO, me parece herança de uma época em que escrever era para poucos, e só os mais ricos e nobres.
- Citação :
- Pegando no exemplo do varios escritores que fazem questão de estabelecer regras próprias como Saramago ou Lobo Antunes, por uma questão de liberdade criativa e sendo estes senhores remonerados por escreverem assim porque não não aceitar as abreviaturas desde que legíveis por exemplo?
Também concordo com isso.
Mas, também concordo com o fato de que certas coisas não fazem sentido se não nas normais mais rigorosas. Acredito que o jornal deve continuar escrevendo conforme as normas, que as revistas também, que os artigos científicos e as demais publicações.
Porém, em termos de criatividade, em textos de literatura, em propagandas, comerciais, acho que a liberdade de criatividade é bem válida.