- Averróis escreveu:
- Váli escreveu:
- As diferenças de costumes entre sexos opostos deve-se á cultura ou a factores intrínsecos (genéticos)?
Ambos.
De forma muito simples:
Os aspectos hormonais são diferentes, daí podem resultar em algumas diferenças de posturas e comportamentos em média.
A cultura também impõe uma diferença de costumes aos dois sexos. Por vezes de forma injusta e em detrimento do sexo oposto. Historicamente temos vivido numa Europa largamente minada de paternalismo que, para ser fiel à realidade, tem sido instigado grandemente pela religião, uma religião comandada por uma elite clerical que não aceitou, não aceita e não sei se alguma vez aceitará assumir a valorização das mulheres como seres capazes de ascender a lugares de poder dentro da própria Igreja. Infelizmente não é apenas um problema Europeu mas que se faz sentir também pelo resto do mundo com as devidas excepções.
Embora ainda não seja perfeito, com a chegada do secularismo e com o liberalismo as mulheres já conquistaram progressivamente liberdades que há 100 ou mesmo 50 anos atrás seriam impensáveis, onde eram remetidas a papeis de lides domésticas e pouco mais.
Agora só falta começar a valorizar mais as mulheres pela sua mente e menos pelos seus atributos corporais nos devidos contextos.
Hun...complicado, melhor ir por partes.
1º Hormônios promovem diferenças comportamentais sim. Mas não entendo como podem explicar mulheres usarem mais a cor rosa...
[...]
2º Quanto as diferenças sexuais "impostas" pela sociedade, isso é um fato.
(Colo impostas entre aspas, pois algumas são impostas de fato, outras são apenas sugeridas, acata quem as quer, infelizmente algumas pessoas acham que é tudo imposto...porém, sempre tem como dar uma driblada)E não acho que as mulheres sejam apenas valorizadas pelos seus atributos corporais, isso depende do contexto, como assim?
Em termos de ciência, a área em que eu pretendo seguir, ninguém está nem ai para a sua aparência, eles querem é ver se o seu curriculo é ou não bem farto!
Porém, em termos de relações sociais, amigos, namorados, casamentos, até mesmo família, ai tenho de admitir que a aparência é muito mais exisgida da mulher do que do homem.
(Mas é exigida dos meninos também viu, experimentem ser o mais feio da família, mesmo sendo homem, e vocês veram como é triste...)[...]
Agora oque eu tenho a dizer sobre isso, deixa eu ver a pergunta denovo.
[quote]As diferenças de costumes entre sexos opostos deve-se á cultura ou a factores intrínsecos (genéticos)? [/i]
Bom, oque eu tenho a dizer sobre isso é muito parecido com oque já foi dito, porém...com outros argumentos.
Deixe-me contar uma história...
Era uma vez...(ok parei) Uma época em que as pessoas estudavam os comportamentos dos animais, e acreditavam fielmente de que só existiam dois instintos básicos. O de sobrevivência e o de reprodução, vocês acreditam que seja assim também? Todos acreditavam, que toda e qualquer coisa que algum animal fizesse estava diretamente ligada a esses dois instintos, que eram os mais básicos e primitivos de todos.
Então veio um cara, e disse "Na verdade, existe um terceiro instinto! O social!!!"
E para que ninguém achasse que o cara estava maluco, ele desenvolveu um experimento onde ele provava que a sua teoria era um fato.
O experimento dos 13 macacos.
Ele acreditava que inúmeras coisas eram feitas sem qualquer relação com os dois instindos básicos, e que jamais se manifestariam em poucas quantidades, ou seja, 1 pessoa não faria, 2 talvez...3, é....4, opa...5, vai rolar, 6 vai acontecer mesmo.....13 FATAL! O COMPORTAMENTO SE MANIFESTA com 100% de eficássea.
O ESPERIMENTO:
Ele colocou 13 macacos dentro de uma jaula, e lá dentro havia apenas uma escada com uma banana no topo. A banana possuia um dispositivo que, ao ser retirada do lugar, fazia com que uma chuvarada fosse jogada em cima dos macacos que estavam lá em baixo.
E começou, um macaco olhou a banana, quiz ela, subiu a escada e pedou. Chuvarada em todo mundo, ninguém entendeu nada.
Outro macaco foi lá, pegou uma banada, chuvarada em todos. E aos poucos eles foram percebendo que, toda vez que um macaco subia a escada, eles tomavam um banho gelado, e como eles não eram burros, na outra vez que um macaco foi subir, levou uns tapas.
Mais um tentou subir, e também foi apanhando dos outros, até nenhum subir, sabendo que levaria uns tapas.
E É AI QUE A EXPERIÊNCIA COMEÇOU DE FATO!
Tiraram um macaco da sela, e colocaram outro, que nunca havia tomado o banho gelado. Ele tentou subir, apanhou de todo mundo, sem entender, subiu denovo, apanhou, e parou. Aprendeu que se subir apanha.
Tiraram outro macaco, colocaram um novo, a mesma coisa...
E assim foi, até que todos os macacos fossem trocados, e na sela, só existíssem macacos que nunca haviam tomado o banho gelado.
Mais um novo macaco foi introduzido, ele tentou pegar a banana, e apanhou de TODOS.
MORAL DA HISTÓRIA:
Nenhum daqueles outros 13 macacos, sequer havia tomado qualquer banho gelado, não sabia porque não podia deixar alguém pegar a banana, so sabia que devia fazer aquilo, porque todos faziam.
[...]
O experimento pode utlizar qualquer grupo animal social, até mesmo humanos, mas o porque de escolherem macacos é devido ao fato de se parecerem muito conosco, além é claro, de não saberem falar, assim a comunicação não seria um impecílio para o experimento.
[...]
Agora onde isso se aplica no comportamento das mulheres e dos homens.
A menina cresce vendo as mulheres de um jeito e os homens de outro, toda vez que ela faz algo diferente do padrão, é punida por isso, é educada para ser oque deve ser, se é diferente (como em alguns casos) ela é excluida da sociedade. Ela é zuada, sobre bulling e coisas do gênero.
O mesmo para os homens.
Portanto, por mais que existam fatores biológicos, me arrisco a dizer que é algo MUITO mais social do que biológico, sem dúvida, em uma proporção de 20% - 80%