N. de Mensagens : 92 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Frequências Binaurais Ter Fev 03, 2009 4:27 pm
Peço que me perdoem a extensão do texto abaixo (coisa que não aprecio), mas creio que o interesse do tema compensará tal facto. (usar headphones para usufruir de todo o efeito)
Ondas Cerebrais, Sincronização Hemisférica e a Tecnologia do Sono
Nas últimas décadas, os pesquisadores do sono e do sonho produziram uma quantidade substancial de conhecimento devido sobretudo ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Por exemplo, o electroencefalógrafo, ou EEG, é capaz de monitorizar mudanças nas frequências e padrões das nossas ondas cerebrais. O nosso cérebro produz ondas de correntes que flúem através das ligações neurais. O tipo de onda cerebral é definido pela frequência a que esta pulsa e este tipo particular de pulsação influenciará o nosso estado mental respectivo.
Existem quatro tipos básicos de padrões de ondas cerebrais mas devido à complexidade do cérebro humano existem frequentemente diversos padrões interagindo simultaneamente. É a predominância de um padrão sobre os outros que determina o nosso estado de consciência. Abaixo apresento uma breve descrição de cada um dos quatro principais padrões bem como o seu intervalo de frequência e respectivo estado mental.
Ondas Beta: São as ondas mais rápidas, 13 a 30 Hz. Este é o padrão que obtemos ao monitorizar o nosso cérebro durante o estado de vigília. Ou seja, se neste momento efectuasses um EEG este obteria um aspecto típico de um padrão de ondas Beta. Ondas Alfa: Mais lentas que as Beta, 7 a 13 Hz. Estão normalmente associadas a um estado de maior tranquilidade e relaxamento. Podem ser encontradas durante os estados meditativos mais comuns. Ondas Theta: 3 a 7 Hz. Estão associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração e conceptualização holística. É o padrão cerebral representativo do sono REM, ou seja, do sonho. Ondas Delta: São as mais lentas dos 4 padrões principais, 1 a 3 Hz. Estão associadas ao sono profundo, sem sonho, e ao transe profundo.
(...) Sabendo as características mentais associadas a cada padrão de ondas cerebrais, tal como foram acima referidas, teríamos uma enorme vantagem em induzir um determinado padrão de ondas de forma a facilitar determinadas actividades mentais. Felizmente existe uma forma para fazer isto e baseia-se no princípio científico da Harmonização. Os sons binaurais (que explicarei mais adiante) podem ser usados para harmonizar ou sincronizar ambos os hemisférios cerebrais num só padrão sinérgico de ondas cerebrais.
O que é então o princípio da Harmonização? É muito simples. Por exemplo, vamos supor que penduramos nas paredes da mesma sala vários relógios de pêndulo e que cada pêndulo se move ao seu próprio passo, desfasado de todos os outros. Com a passagem do tempo os pêndulos tornar-se-ão progressivamente sincronizados, adaptando-se naturalmente o ritmo de cada um até todos os pêndulos se moverem em sintonia, em uníssono. Esta sincronização é o resultado do princípio da harmonização, é um fenómeno físico que ocorre de forma sistemática na natureza sempre que a oportunidade se proporcione.
Este processo é importante pois também possui implicações directas no nosso cérebro, este opera de modo semelhante a uma caixa de ressonância. As ondas cerebrais pulsam a diferentes amplitudes e frequências, dependendo do nosso grau de envolvimento em determinadas actividades. Tal como o pêndulo do relógio, o nosso cérebro pode ficar sincronizado com determinados padrões de ondas se for exposto aos estímulos apropriados. Este é também um processo usado pelos xamãs em diversas tribos indígenas, que usam tambores e chocalhos para harmonizar as suas ondas cerebrais com uma frequência particular e assim entrar num estado de consciência alterado.
Juntamente com o papel desempenhado pelas ondas cerebrais no nosso estado de consciência é também importante discutir a anatomia básica do nosso cérebro e a forma como as suas partes interagem e funcionam. Os nossos cérebros possuem dois hemisférios, esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático e orientado no tempo. Por seu turno, o hemisfério direito prece ser muito mais não linear, abstracto, criativo, holístico e não lógico. Por exemplo, um contabilista usa provavelmente muito mais o seu hemisfério esquerdo enquanto que um artista usa mais o direito. Tendemos a favorecer o uso de um determinado hemisfério consoante a actividade em que estamos concentrados. Assim como existe uma predominância de certas ondas cerebrais dependendo de determinadas actividades também existe a predominância de um dos hemisférios consoante o que estamos a fazer.
Os dois hemisférios estão ligados pelo corpo caloso. Esta estrutura funciona como uma ponte ou conduta entre ambos os lados e pode literalmente ser exercitada e fortalecida mentalmente até se tornar fisicamente maior e mais capaz de transmitir informação entre os dois hemisférios. Sincronizando os dois hemisférios e permitindo que estes trabalhem em conjunto podemos potencializar as nossas capacidades mentais. Basicamente é como ter um computador mais rápido, com os componentes melhor integrados e capaz de aceder mais rapidamente à informação e processamento de dados. Fazendo isto estaríamos literalmente a usar o nosso cérebro de um modo mais eficiente.
E como podemos então fazer isto? Vários estudos demonstraram que a meditação pode conduzir a estados em que o padrão de ondas cerebrais reflecte uma sincronização entre os hemisférios cerebrais. Esta sincronização reflecte um estado especial em que ambos os hemisférios estão activamente envolvidos nas mesmas frequências. Os EEGs de meditadores experientes exibem uma sincronização hemisférica acima do comum bem como a capacidade de atingir estes estados deliberadamente. Ambos os hemisférios podem estar sincronizados em qualquer padrão de ondas cerebrais tais como Alfa ou Theta, ou qualquer outra combinação. Esta característica conduz-nos ao próximo tópico de interesse: os sons ou batidas binaurais.
A melhor forma de explicar os sons binaurais é descrevendo porquê e como são feitos, mas primeiro será melhor abordar um pouco o seu criador. Robert Monroe, o pioneiro das experiências fora-do-corpo, fundou o Instituto Monroe na Virgínia, EUA. Esta é uma organização dedicada ao estudo da consciência e seus estados modificados. Ao longo de anos de pesquisa desenvolveram um processo capaz de alterar sistematicamente os padrões de ondas cerebrais de forma a induzir estados de consciência particulares. Monitorizando os sujeitos em estados alterados, Monroe e os seus colaboradores realizaram experiências com o som para modificar o estado mental de uma forma previsível e controlada. Com o tempo, esta equipa de pesquisadores desenvolveu o processo de criar sons binaurais. Este processo utiliza o princípio da Harmonização acima descrito para conduzir o cérebro a frequências de ondas cerebrais específicas e pré-determinadas.
Criar frequências de sons binaurais é na verdade muito simples, é quase mais fácil fazê-lo do que explicá-lo! Este processo consiste basicamente em aplicar estímulos auditivos em ambos os ouvidos. A ideia é tocar um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido. Ao processar estes dois tons captados pelo ouvido direito e esquerdo, o cérebro assimila a diferença entre os mesmos e, num efeito de harmonização, entra nesta frequência. Ou seja, se o nosso ouvido esquerdo captar um som com uma frequência de 97 Hz e o direito captar um som com uma frequência de 103 Hz, o nosso cérebro irá percepcionar um diferencial de 6Hz e assim entrará nesta frequência, que se enquadra no intervalo de ondas Theta. De igual forma o nosso comportamento começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento e sono.
Ao escutarmos estes sons binaurais podemos percepcionar um tom ondulante (uma espécie de wha wha). O fantástico é que este tom ondulante não está a ser transmitido pelos headphones, este efeito de vibrato é na verdade uma criação da nossa mente, ao sintetizar os dois sons. Quando escutamos um tom num ouvido e outro tom, ligeiramente diferente, no outro ouvido, os hemisférios do nosso cérebro ficam sincronizados e é esta sincronização que produz o tom ondulante. Demonstração de um padrão de som binaural
Usando esta tecnologia, o Instituto Monroe, e posteriormente outras empresas, desenvolveu uma linha de cassetes e CDs Hemi-Sync (designação da tecnologia de sons binaurais criada e patenteada pelo Instituto Monroe). Usando estes CDs podemos atingir de modo fiável determinados estados de consciência. Existem CDs usando este princípio criados com diferentes propósitos, por exemplo: potenciar a aprendizagem, deixar de fumar, facilitar o sono, promover uma cura mais rápida, induzir sonhos lúcidos e facilitar a ocorrência de experiências fora-do-corpo.
Concluindo, podemos verificar que, devido ao advento da ciência e ao desenvolvimento da tecnologia, a cultura ocidental parece finalmente ter encontrado as suas próprias formas (socialmente aceites) de induzir estados de consciência alterados entre os quais podemos encontrar o sonho, comum ou lúcido. Assim, podemos usar esta tecnologia para nos ajudar a ter sonhos, a potenciar a sua retenção e recordação e até para nos orientar durante os mesmos. Isto é algo que os xamãs ou os monges do Tibete descobriram e fazem desde há séculos usando métodos naturais, no primeiro caso através da ingestão de psicadélicos naturais e no segundo através da meditação e Yoga dos sonhos.
N. de Mensagens : 92 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Frequências Binaurais Ter Fev 03, 2009 4:35 pm
"Virtual Barber shop" - uma experiência de som holofónico *usar phones
Meretseguer Burguês/Burguesa
Assunto: Re: Frequências Binaurais Ter Fev 03, 2009 4:54 pm
Mas e peculiarmente, o que mais me despertou interesse neste texto, foi o verificar que muitas das realidades e vias que tradições antiquíssimas praticam, ou domínios por elas explorados, são agora objecto de estudo da ciência, ao menos em parte: a ciência é, como se sabe, lenta como o coelho do paradoxo de Zenão.
De qualquer das maneiras, acaba por ser uma forma de "credibilização", para que deixe de haver áreas "interditas" ou "esotéricas", para o estudo científico...
Tearsofawolf Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 139 Idade : 44 Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Frequências Binaurais Ter Fev 03, 2009 5:10 pm
Meretseguer escreveu:
De qualquer das maneiras, acaba por ser uma forma de "credibilização", para que deixe de haver áreas "interditas" ou "esotéricas", para o estudo científico...
Não pude dar a devida atenção ao tópico, e se calhar nem percebi bem esta dica mas há já uma corrente muito forte de cientistas que não descuram as crenças religiosas e esoterismos nas sua investigação, têm-nas como partes integrantes das suas pesquisas, não a põem de parte como a maioria dos investigadores.
Wanderer Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 51 Idade : 42 Local : Coruche Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qua Fev 04, 2009 5:35 pm
Primeiro que tudo quero dizer que o estudo do cérebro humano me parece uma área muito interessante.
Meretseguer escreveu:
O que é então o princípio da Harmonização? É muito simples. Por exemplo, vamos supor que penduramos nas paredes da mesma sala vários relógios de pêndulo e que cada pêndulo se move ao seu próprio passo, desfasado de todos os outros. Com a passagem do tempo os pêndulos tornar-se-ão progressivamente sincronizados, adaptando-se naturalmente o ritmo de cada um até todos os pêndulos se moverem em sintonia, em uníssono. Esta sincronização é o resultado do princípio da harmonização, é um fenómeno físico que ocorre de forma sistemática na natureza sempre que a oportunidade se proporcione.
Este exemplo não está bem conseguido. Nota-se que quem o escreveu não tem grandes noções de física. O período (basicamente é o inverso da frequência, ou seja, o tempo que o pêndulo demora a dar uma volta) depende apenas do comprimento do fio do pêndulo (e da aceleração gravítica à superfície da Terra). Portanto os pêndulos só se irão sincronizar se tiverem o mesmo tamanho!
Na realidade existem muitos tabus na comunidade cientifica o que faz com que os investigadores tenham medo/vergonha de abordar determinados temas mais "esotéricos" (muitas vezes simplesmente não existe trabalho para quem quiser investigar esses ditos temas). No entanto não concordo quando dizes:
Citação :
ciência é, como se sabe, lenta como o coelho do paradoxo de Zenão.
A ciência pode ter alguns defeitos mas, a meu ver, tem sido, sem dúvida, o método mais frutífero de compreensão da natureza ao longa da história.
Agora relativamente à ideia geral que transmitiste aqui. É interessante que se consigam induzir certos estados de consciência alterada através do som ou através da meditação. No entanto, a meu ver, a justificação para o cérebro entrar nesses estados através do som não pode ser aquela que foi dada aqui, pois no texto está uma grande misturada de conceitos!
O que eu quero dizer é o seguinte, o EEG mede a diferença entre a frequência e intensidade dos sinais eléctricos provenientes dos neurónios, portanto uma onda electromagnética. Agora a música é uma onda sonora. A frequência de uma onda sonora e a frequência de uma onda electromagnética são duas coisas fisicamente distintas! Desta forma não consigo entender como a frequência específica de uma onda sonora pode alterar a frequência das ondas electromagnéticas.
Eu não duvido que o som influencie o estado cerebral do ser humano, apenas duvido que o processo pelo qual ele influencia seja aquele que vem descrito no post...
Meretseguer Burguês/Burguesa
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qua Fev 04, 2009 10:40 pm
Wanderer Ora e eu com o esforço hercúleo de procurar um texto que transmitisse as ideias mais interessantes desta temática, sem explorar demasiados pormenores ao nível dos conceitos científicos, que lhe são inerentes e que já exigem uma base conhecimentos específica... Ora e eu que não queria provocar o bocejo e por isso optei por uma carícia técnica. desmancha-prazer
Citação :
Portanto os pêndulos só se irão sincronizar se tiverem o mesmo tamanho!
precisamente, mas o texto não diz o contrário, apenas não diz. (se arranjar tempo está difícil (posso disponibilizar-te alguma bibliografia)
Citação :
Na realidade existem muitos tabus na comunidade cientifica o que faz com que os investigadores tenham medo/vergonha de abordar determinados temas mais "esotéricos" (muitas vezes simplesmente não existe trabalho para quem quiser investigar esses ditos temas).
@Tearsofawolf foi a isto que aludi
Citação :
No entanto não concordo quando dizes:
Citação :
ciência é, como se sabe, lenta como o coelho do paradoxo de Zenão.
A ciência pode ter alguns defeitos mas, a meu ver, tem sido, sem dúvida, o método mais frutífero de compreensão da natureza ao longa da história.
devia ter desenvolvido, de facto... o modo como interpretast não contradiz a comparação, pelo contrário, evidencia o longo caminho, o "limite infinito"(usando o campo semântico do paradoxo de Zenão)que a ciência tem para percorrer. Ao dizer coelho lento (repara na relação antitética dos vocábulos), refiro-me apenas àquilo que será para a ciência, tecnociência aliás, um progresso sempre "lento", por mais exponencial que seja, visto que o conhecimento não tem limites.
Citação :
Desta forma não consigo entender como a frequência específica de uma onda sonora pode alterar a frequência das ondas electromagnéticas.
por modulação de frequência (FM),alteras as características (nest caso a frequência) da onda portadora (que é uma onda electromagnética de alta freq.) adicionando-lhe um sinal que contém a informação a transmitir( neste caso info sonora)
Wanderer Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 51 Idade : 42 Local : Coruche Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui Fev 05, 2009 9:02 am
Bom dia.
Meretseguer escreveu:
(....)eu com o esforço hercúleo(...)
Desculpa, mas o objectivo da minha resposta não era minimizar o teu esforço. Aliás, parece-me digno de registo a tua investigação nesta matéria, uma vez que também a considero interessante.
Já percebi melhor onde querias chegar com a tua metáfora usando o paradoxo de Zenão. Assim já concordo com a tua maneira de ver a ciência. Eu apressei-me a defender a ciência, pois pareceu-me que a estavas a insultar
Não resisto é de novo a dizer que a tua última justificação não pode estar certa:
Meretseguer escreveu:
por modulação de frequência (FM),alteras as características (nest caso a frequência) da onda portadora (que é uma onda electromagnética de alta freq.) adicionando-lhe um sinal que contém a informação a transmitir( neste caso info sonora)
Estás a confundir dois tipos de ondas, as ondas sonoras e as ondas electromagnéticas. Tal como dizes, é possível adicionar informação a uma onda electromagnética de várias formas - as mais famosas são FM (modulação em frequência) e AM (modulação em amplitude) - no entanto é sempre necessário um "descodificador" para interpretar essa informação. Por exemplo, numa emissão de rádio o transmissor faz a tal modulação "guardando" a informação da música na onda electromagnética portadora (que se irá deslocar desde o transmissor até aos receptores) e a aparelhagem (ou outro aparelho) faz a conversão inversa - converte a onda electromagnética num sinal eléctrico que as colunas, por sua vez, convertem para uma onda sonora.
No exemplo anterior, dizias que se podem induzir certos estados específicos no cérebro a partir de diferenças de frequência sonora entre os dois ouvidos. O que se passa aqui é que essas ondas que vão desde os phones até ao tímpano são ondas sonoras e não ondas electromagnéticas. Portanto não podem ser usadas para transmitir informação (pelo menos usando as técnicas de modulação discutidas acima). Mesmo admitindo que se pudesse transmitir essa informação na onda sonora, seria necessário que o nosso cérebro possui-se um descodificador que soubesse o algoritmo pelo qual a informação tinha sido codificada para daí poder interpretar a informação.
Tal como te disse ontem, acho que essa explicação que encontraste mistura muito os conceitos de onda sonora e de onda electromagnética...
Meretseguer escreveu:
(se arranjar tempo está difícil (posso disponibilizar-te alguma bibliografia)
Sim, podes fazer isso que eu com tempo dou uma vista de olhos e tento esclarecer-te/esclarecer-me sobre alguns destes factos.
Desculpa estar a insistir nisto, mas muitas vezes vão buscar de forma descabida a Física para justificar certas matérias. Como na maior parte das vezes que isso acontece saem "bacoradas", o melhor é desconfiares das explicações baseadas em conceitos de Física sempre que elas não sejam feitas por Físicos...
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qua maio 20, 2009 8:11 pm
À parte das imprecisões científicas, parece um estudo com bastante interesse, se resultar.
Alguém sabe se esses cds já foram testados? Se resultarem mesmo, então será possível explorar e conceber terapias para inúmeros problemas, através destes sons.
Hum... Tenho curiosidade em experimentar uma coisa dessas.
Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qua maio 20, 2009 8:25 pm
Tearsofawolf escreveu:
Meretseguer escreveu:
Não pude dar a devida atenção ao tópico, e se calhar nem percebi bem esta dica mas há já uma corrente muito forte de cientistas que não descuram as crenças religiosas e esoterismos nas sua investigação, têm-nas como partes integrantes das suas pesquisas, não a põem de parte como a maioria dos investigadores.
A propósito disto, o exemplo que eu costumo dar é que actualmente, para muitos, a ciência cumpre o papel que na Idade Média era cumprido pela Igreja: tida como absolutamente certa e cujos métodos não podem ser postos em causa. Não acredito que a ciência possa trazer a resposta a tudo, tão-pouco a religião, uma vez que me considero ateu (no que respeita à existência de um ser superior a nós, mas isto é outro assunto), por isso não acho correcto que a ciência ponha de parte fenómenos considerados paranormais.
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui maio 21, 2009 11:57 am
Draconus Thorn escreveu:
A propósito disto, o exemplo que eu costumo dar é que actualmente, para muitos, a ciência cumpre o papel que na Idade Média era cumprido pela Igreja: tida como absolutamente certa e cujos métodos não podem ser postos em causa.
Em nome dos físicos e afins do fórum, digo que devias ser queimado na fogueira
Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui maio 21, 2009 5:57 pm
Ceinwyn escreveu:
Draconus Thorn escreveu:
A propósito disto, o exemplo que eu costumo dar é que actualmente, para muitos, a ciência cumpre o papel que na Idade Média era cumprido pela Igreja: tida como absolutamente certa e cujos métodos não podem ser postos em causa.
Em nome dos físicos e afins do fórum, digo que devias ser queimado na fogueira
Certamente que nem todos os cientistas são extremistas
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui maio 21, 2009 9:21 pm
Eu não me fiava nisso
Um pouco mais a sério, não acho que a ciência seja assim dogmática. Os cientistas questionam os métodos dos outros e também os seus próprios a toda a hora e basta ver um ou dois sites de ciência para perceber isso. Por vezes é essa a ideia que passa "para fora", porque os meios de comunicação assumem que o público em geral não tem nem quer ter o conhecimento suficiente para entender melhor as coisas.
Quanto ao chamado paranormal, cada um acredita no que quer, mas nunca se sabe o que poderemos conseguir explicar no futuro em termos de "normalidade".
Spectrum Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 136 Idade : 37 Local : Vila do Conde
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui maio 21, 2009 9:45 pm
De facto a exploração deste tema é interessante. Contudo, não substimem o cérebro. Parece-me que a ciência têm explorado bastante questões similares a este assunto, e obviamente tudo no âmbito das neurociências. Não me parece que o estudo não seja credivel, até porque sabe-se daquilo que o cérebro é capaz. Apenas como curiosidade, a aplicação de uma dosagem especifica de uma determinada droga (que neste momento não vos sei dizer qual é) induz algo de peculiar nos individuos: a troca de sentidos. Como exemplo: "uma pessoa pode passar a ver pelos ouvidos" literalmente; isto porque a informação captada pelo tímpano em vez se dirigir para o cortex auditivo dirige-se para o visual e é interpretada aí! Naturalmente não é nada de vulgar e recorrente, até porque é preciso consumir uma determinada droga "pesada" numa certa quantidade. Isto como exemplo daquilo que o cérebro é capaz. No que diz respeito ao tema inicial, a comunidade terapeutica tem noção da influência que os sons exercem no cérebro e existe terapias relacionadas com o assunto. Actualmente, pode haver investigações direcionadas com a manipulação e lavagem cerebral onde este estudo pode estar sem dúvida incluido. Não considero que algum cientista seja de alguma forma extremista e digo que na ciência não há extremistas, dizer que o há é uma assunção falsa. Pode é o carácter pragmático da ciência parecer um pouco intransigente o que assusta muitas pessoas, com ou sem razão.
Bem haja.
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Frequências Binaurais Qui maio 21, 2009 11:48 pm
Spectrum escreveu:
Apenas como curiosidade, a aplicação de uma dosagem especifica de uma determinada droga (que neste momento não vos sei dizer qual é) induz algo de peculiar nos individuos: a troca de sentidos. Como exemplo: "uma pessoa pode passar a ver pelos ouvidos" literalmente; isto porque a informação captada pelo tímpano em vez se dirigir para o cortex auditivo dirige-se para o visual e é interpretada aí!
Onde é que viste isso?
Isso é impossível. O tímpano é uma membrana que vibra, mais nada. A sua oscilação é transmitida ao cérebro pelo nervo auditivo; para onde ela vai depois, sinceramente, não sei, mas não me parece que o nervo auditivo mude de direcção, por mais drogas que tomes. Além disso, ainda que a vibração vá parar a outro lado qualquer, ela nunca poderá ser "lida" sob a forma de uma imagem, pois essa informação veio do tímpano, e a única coisa que o tímpano consegue captar são ondas sonoras!
Precisas de um olho para captar imagem. Uma pupila por onde entre a luz, uma retina, um nervo óptico.
Desculpa, mas isso não me parece fazer o mínimo sentido. =S Podias explicar melhor? Ou indicar a fonte?
Spectrum Cavaleiro/Dama
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 2:26 am
Sim posso explicar Se não estou em erro, vi isso num docomentário, que passou no canal Odisseia, de neurologia com um famoso neurologiasta indiano que exerce nos E.U.A. já a alguns anos. E a troca de sentidos não é impossivel. Uma das drogas que consegue produzir efeitos similares é o LSD, uma vez que o LSD actua nos receptores de seretonina. O LSD, interage com com determinados receptores mas nem sempre da mesma maneira: umas vezes de forma inibitória e outras vezes de forma excitatória. Atendendo ao facto de os neurotransmissores serem os responsáveis pela transmição de informação por todo o córtex e que o LSD vai actuar tanto de forma excitatória como inibitória nos receptores de seretonina temos como resultado efeitos complexos em termos sensoriais. Isso deve-se ao facto de o LSD, actuar numa zona específica do cérebro que conecta-se com as diferentes áreas sensoriais do cérebro. Inibido uma área, extimulando outra etc. Efeitos do consumo desta droga a longo prazo são, catastróficos. Procurei explicar numa linguagem acessivel para se compreender melhor, para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto deixo este link: http://learn.genetics.utah.edu/ Sem dúvida alguma os investigadores da universidade do Utah sabem dize-lo melhor do que eu. Aconselho também, a procurarem o documentário do canal Odisseia esclarece muitas dúvidas acerca do cérebro. Para quem desconhece o pontencial do cérebro deixo aqui um pouco de males associados a disfunções cerebrais: "troca de sentidos" (só por indução de drogas); "percepção de membros fantasma", ou seja pessoas que têm braços ou pernas amputadas e que continuam a sentir esses mesmos membros em falta (tem causas físicas e é complexo explicar); "visão reptiliana", pessoas cegas que conseguem ver isto deve-se ao facto de as conexões nervosas entre os olhos e o cortex visual estarem danificados e que no entanto criam-se ligações com os olhos e o bulbo (cérebro reptiliano), sendo apenas a visão percebtivel aquando movimentos, tal como os repteis; e existe outros males todos eles invulgares e pouco comuns. O ser humano possui três "cérebros": reptiliano, mamifero e humano. O nosso cérebro é o resultado de uma evolução que dura há milhoes de anos, que possui variadíssimas competencias e que ainda hoje contínua a evoluir. Ainda hoje, o mapeamento cerebral é um mistério e é errado pensar que o cérebro está limitado a meia duzia de funções e que não se possa descontrolar ao minimo dano. Tendes o link acima e podem procurar pelo documentario do Odisseia, não deve ser difícil até porque já há artigos ciêntificos que abordam a temática destes males. É um tema que tem incutido interesse na comunidade das neurociencia até porque existem casos no presente e no passado pessoas que tinham estes problemas cerebrais eram consideradas de bruxas e de terem algum pacto com entidades sobrenaturais pelo que foram queimadas pela inquisição. Hoje sabe-se que apenas eram doentes. Não sei se esclareci algo, ou se compliquei ainda mais. É um tema interessante, aconselho a pesquisa.
Bem haja.
Última edição por Spectrum em Sex maio 22, 2009 2:34 am, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 2:33 am
Hum... Pronto, tá certo, tenho de investigar mais sobre o assunto então. Por enquanto ainda não estou convencida, mas como ainda estou na ignorância não me vou pronunciar mais.
Certamente que haverá uma boa explicação para isso. E o site já está nos favoritos (a genética é algo que me fascina imenso, foi por isso que fui para engenharia biológica).
Obrigada pelo esclarecimento.
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 9:07 am
Penso que o Spectrum se refere a uma visão tipo sonar ou coisa semelhante, em que se forma uma imagem no cérebro mas com base nos sons. A parte da visão é que assim de repente não sei como seria. Acho que há um episódio do House sobre isso lol.
Spectrum Cavaleiro/Dama
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 3:35 pm
Não diria bem que é uma visão do tipo sonar, sinceramente nem sei como explicar isso de uma forma acessivel, até porque quando me explicaram isso numa cadeira do ano passado foi de uma forma muito sucinta até porque, estes fenómenos são invulgares e não é necessário termos um conhecimento aprofundado sobre isso. O problema de explicar a visão reside no facto de haver vários tipos de visão: a dita "visão humana", "visão reptiliana", "a dos morcegos" (atenção, os morcegos são cegos e não vêem, apenas guiam-se pela refração de ultra-sons" e depois temos o caso da problemática que levantei. Sinceramente não vos sei dizer o que as pessoas neste ultimo caso vêem e só de imaginar alguem numa situação dessas dá-me arrepios. Não sou nenhum neurologista e portanto, não sei como vos explicar isto detalhadamente e numa linguagem acessivel; usei alguns termos meus e não ciêntificos para vos explicar alguma coisa mas não sei se o fiz, da forma mais correcta. O link que forneci acima deve explicar isso melhor. O cérebro é sem dúvida um dos objectos de estudo mais enigmáticos que há.
Bem haja.
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 6:46 pm
Para "ver" com os ouvidos, algo como os ultrassons é a única coisa que me passa pela cabeça, mas como não percebo nada de biologia, não estou a ver como é que uma droga pode tornar o ouvido humano sensível a frequências que normalmente não reconhece.
Tema interessante este
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 9:01 pm
Spectrum escreveu:
"a dos morcegos" (atenção, os morcegos são cegos e não vêem, apenas guiam-se pela refração de ultra-sons"
Atenção que isto é falso. Conheço um biólogo que trabalhou com morcegos em alguns trabalhos de investigação e ao que parece, apesar de esta ser uma crença comum, os morcegos não são cegos. A sua visão chega a ter a mesma qualidade que a visão humana. Experimentem vocês voar pela noite fora à procura de insectos e digam-me lá se não vos dava jeito terem uns sonares para ajudar a detectar as vossas presas. Aliás, se não conhecerem nenhum biólogo basta perguntarem ao Google, que ele tem logo resposta para isto.
Outra coisa, para quem duvida que seja possível "ver sem ver": como acham que "vêm" os sonhos? A parte visual desses sonhos é-nos dada pelo cérebro, que apesar de não estar nesse momento a receber informações dos olhos, é capaz de produzir imagens. Por vezes até pode ser difícil descobrir se são alguns sonhos aconteceram mesmo ou não.
O nosso cérebro é mesmo uma máquina impressionante, capaz de se convencer do que é para si toda a realidade que o envolve... E por aqui dava para começar a divagar para muita coisa, mas poupo-vos a maçada...
Spectrum Cavaleiro/Dama
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sex maio 22, 2009 10:12 pm
Devo estar desactualizado em relação aos morcegos. O que se tem feito em termos ciêntificos diz que, certos animais podem abdicar da visão. Caso o cortex visual não esteja a ser estimulado, muitas celulas neuronais ficam "paradas" pelo que acabam por desempenhar outras funções para outros cortex como o motor. Quanto aos sonhos, é bem mais complexo que isso.
https://www.youtube.com/watch?v=VKa-PuJCrO4
https://www.youtube.com/watch?v=ADchGO-0kGo
Têm aí dois links referentes ao mesmo documentário. Nesses links estão retratados algumas consequências de lesões cerebrais.
Bem haja.
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: Frequências Binaurais Sáb maio 23, 2009 12:28 am
O facto de não conseguirem ver não implica que sejam cegos. Se algum dia estiveres num local em escuridão total e precisares de te deslocar para por exemplo sair de lá, acredita que é quase imediato: começas logo a tentar desenhar mentalmente aquilo que vias ou aquilo de que te apercebes que está à tua volta para encontrares um caminho. Não ficaste cego nem perdeste a capacidade de ver, mas os teus sentidos "concentraram-se" na tentativa de colmatar o que não consegues usar. De certa forma passas a "ver" através de outros sentidos. A que é que isto corresponde a nível de sinapses e coisas engraçadas de que os físicos gostam e que alguns até acham que serve para explicar tudo (/me agacha-se para se desviar dos projécteis lançados na sua direcção : P ), não faço a mínima ideia.
É claro que durante o sono se passam muito mais coisas, apenas quis demonstrar que essa é uma situação em que qualquer um se pode aperceber de que realmente sente que vê, mas não com os olhos. Serve apenas para demonstrar que o nosso cérebro é capaz de nos fazer acreditar que sentimos coisas que não estamos realmente a sentir com os membros dos sentidos a que estamos habituados.