Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Sistema de Ensino

Ir para baixo 
+6
Averróis
Floresta
Ceinwyn
Sangue
Urânia
Fundador (ex-Váli)
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 10:41 pm

Um exemplo de como o nosso sistema de ensino falhou são as casas do chines que existem. Em portugal estuda-se 12 anos e não se sabe nada enquanto que na china eles estudam so 9 e conseguem exportar materiais e abrir negocios num pais do qual não sabem sequer a língua. A pergunta fica: não éramos nós capazes de fazer isso?

Parece que o nosso sistema de ensino peca por ser demasiado abstracto e selectivo sendo que nos seria mais conveniente uma politica mais terra a terra e pragmática.

O mal da planificação do sistema de ensino e da tentativa de tornar o pais um pais de sector terciario é que encaminhamos as nossas crianças para cursos sem saida e os quais, pelos vistos, não são importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 10:55 pm

Váli escreveu:
Um exemplo de como o nosso sistema de ensino falhou são as casas do chines que existem. Em portugal estuda-se 12 anos e não se sabe nada enquanto que na china eles estudam so 9 e conseguem exportar materiais e abrir negocios num pais do qual não sabem sequer a língua. A pergunta fica: não éramos nós capazes de fazer isso?

Vali... tu não queiras comparar a dimensão e a densidade populacional de um país como a China e outro como Portugal.

É que a tua pergunta não tem mesmo ponta por onde se pegue. Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Sangue
Burguês/Burguesa
Sangue


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 82
Idade : 34
Raça : Espectro
Elemento : Sombra
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Cinzento

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 10:59 pm

Váli escreveu:
Um exemplo de como o nosso sistema de ensino falhou são as casas do chines que existem. Em portugal estuda-se 12 anos e não se sabe nada enquanto que na china eles estudam so 9 e conseguem exportar materiais e abrir negocios num pais do qual não sabem sequer a língua.

Erm... Abrir uma loja de produtos de (não literalmente) terceira mão, num país estrangeiro, é sinal de sucesso escolar?
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:03 pm

Não é o exemplo de como nem para isso servimos
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Sangue
Burguês/Burguesa
Sangue


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 82
Idade : 34
Raça : Espectro
Elemento : Sombra
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Cinzento

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:08 pm

Váli escreveu:
Não, é o exemplo de como nem para isso servimos.

Tens provas para fundamentar esse argumento?
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:16 pm

As mesmas que vocês tem para refutar Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:19 pm

Váli escreveu:
As mesmas que vocês tem para refutar Very Happy
A chatice é que o ónus da prova é teu Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSeg Out 03, 2011 11:20 pm

Sistema de Ensino 800px-World_population
Fonte: wikipédia

Population of China:
2010 census 1,339,724,852[4] (1st)

Population of Portugal
2011 estimate 10,647,763[2] (77th)


Resumindo: a China só tem a dimensão do continente Europeu.
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 8:02 am

Rapaz, olha uma coisa:

Nos países do mundo, nalguns mais que outros claro, um estrangeiro abrir uma loja em determinado país é considerado um "exoticismo ao comércio". O resultado? Muita ajuda do estado a essa loja. Neste caso, no das lojas dos chineses, posso dizer-te que eles ficam isentos de pagar impostos durante 2 ou 3 anos. Ah pois. Mas se fores abrir uma loja lá para fora, também te acontece o mesmo... Portanto, sim, poderíamos fazer a mesma merda que os chineses.

O nosso sistema de ensino peca por muitas coisas, mas peca muito mais por os alunos não se interessarem e não respeitarem. Actualmente muitas pessoas não foram educadas em casa e isso vê-se perfeitamente numa sala de aula, meninos elevados ao estatuto de santo a quem o ensino "não dá oportunidades"...

Outra coisa que peca no nossos sistema de ensino é a falta de coisas importantes à vida adulta de cada um. Disciplinas como "Primeiros-Socorros" ou "Introdução à Política" (nomes inventados, mas vocês percebem o que quero dizer) deviam ser obrigatórias! Na altura pensava muito "para que quero eu saber da política?" mas neste momento dava-me imenso jeito ter tido quem me explicasse as bases...


Mas mais uma vez, não é por os chineses estudarem só 9 anos que são melhores que nós. Se pensas mesmo nisso, pensa uma beca de porque é que sairam de lá e vieram para cá... A vida na China é muito dificil, eles são quase escravizados...
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 8:05 am

Váli escreveu:
Não é o exemplo de como nem para isso servimos

Btw, se isso fosse verdade não tinhas metade do comércio actual em Portugal. Temos mesmo o "pequeno" problema do nosso comércio ser composto por milhões e milhões de micro empresas. E não falo só e apenas de indianos/chineses/etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 9:26 am

Floresta, Ex-Odal escreveu:
Rapaz, olha uma coisa:

Nos países do mundo, nalguns mais que outros claro, um estrangeiro abrir uma loja em determinado país é considerado um "exoticismo ao comércio". O resultado? Muita ajuda do estado a essa loja. Neste caso, no das lojas dos chineses, posso dizer-te que eles ficam isentos de pagar impostos durante 2 ou 3 anos. Ah pois. Mas se fores abrir uma loja lá para fora, também te acontece o mesmo... Portanto, sim, poderíamos fazer a mesma merda que os chineses.

Pois o que me chegou aos ouvidos é que as lojas chinesas por cá são investimento do governo Chinês, que apoia activamente essas iniciativas de abrir lojas chinesas (generalistas) ou lojas especializadas em tecnologia pelo mundo. Inclusivamente os Chineses, com apoio do estado Chinês, acabam por vezes até por alugar lojas com rendas caríssimas que mais ninguém queria. Por exemplo o Brasil está a pensar limitar esses investimentos:

* Folha.com - Governo [Brasileiro] estuda impor limites a investimento chinês;
* Expresso.pt: China: Investimento no exterior aumentou 49,9 por cento ao ano nos últimos nove anos.

É preciso ter em atenção também que quando falamos de investimentos chineses em Portugal não estamos apenas a falar das típicas lojinhas ou restaurantes, essas são apenas a ponta do iceberg. Temos também investimentos em matéria de infraestruturas de tecnologia de ponta como as redes 4G por parte da ZTE:
* ZTE implementa a primeira rede 4G/WiMAX para a ZAPP.PT em Portugal

Essa história da isenção de impostos está estabelecida onde?

Nesta convenção só consegui encontrar uma isenção de 3 anos para professores, no Artigo 20º: http://www.secomunidades.pt/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1.412

Em relação às restantes áreas há apenas um combate à dupla tributação, mas não encontrei nenhum tipo de isenção a não ser a dos professores, como já referi... Segundo percebi não há mais nenhuma isenção prevista.
Podes indicar-me concretamente onde é que está estabelecido que as lojas chinesas (por exemplo) ficam isentas de pagar impostos durante 2 ou 3 anos? Ou é apenas (mais um) rumor?


Floresta, Ex-Odal escreveu:
O nosso sistema de ensino peca por muitas coisas, mas peca muito mais por os alunos não se interessarem e não respeitarem. Actualmente muitas pessoas não foram educadas em casa e isso vê-se perfeitamente numa sala de aula, meninos elevados ao estatuto de santo a quem o ensino "não dá oportunidades"...

Outra coisa que peca no nossos sistema de ensino é a falta de coisas importantes à vida adulta de cada um. Disciplinas como "Primeiros-Socorros" ou "Introdução à Política" (nomes inventados, mas vocês percebem o que quero dizer) deviam ser obrigatórias! Na altura pensava muito "para que quero eu saber da política?" mas neste momento dava-me imenso jeito ter tido quem me explicasse as bases...

E podes acrescentar ainda à lista a educação sexual (de jeito).


Floresta, Ex-Odal escreveu:
Mas mais uma vez, não é por os chineses estudarem só 9 anos que são melhores que nós. Se pensas mesmo nisso, pensa uma beca de porque é que sairam de lá e vieram para cá... A vida na China é muito dificil, eles são quase escravizados...

Também depende muito das zonas. Na China, tal como em Portugal, há regiões que têm melhor qualidade de vida do que outras, onde as pessoas ganham melhor, e outras onde se ganha pior ou onde muitos vivem de uma agricultura de subsistência.
Por exemplo toda a gente sabe que Lisboa é uma cidade favorecida em relação a outros pontos do país.
Lá também existe um fosso bastante acentuado entre ricos e pobres, zonas altamente industrializadas e zonas puramente rurais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 5:24 pm

Este temas é tão complexo que merecia um bom desenvolvimento de minha parte, por falta de tempo e de talento, vou só escrever alguns pontos que me parecem importantes.

Sobre o ensino.
Eu não vou abordar o ensino básico e secundário por uma razão muito simples, a chaves destes está no ensino profissional. Tem que continuar a haver uma forte aposta nos cursos gerais e no acesso ao ensino superior, mas este tem que ser visto como uma vocação e não como um escape ao trabalho precoce. O lobby das universidades não deixa que se toque no ponto essencial, se hoje há um número tão elevado de desemprego entre os licenciados, é porque não há, nem o mínimo controlo no número de vagas oferecidas, nem na qualidade dos cursos. Se em vez de abrirem 600 vagas anuais para alunos de filosofia, se abrissem 30, provavelmente quem se licenciasse em filosofia não teria que ir atender telefones para o tmn, a média de curso em vez de 9.5 seria 16, a qualidade dos alunos que entrasse seria seguramente melhor e o curso seria melhor reputado, não haveria alunos a entrar no curso em 4ª opção, a empregabilidade em vez de 1%, talvez fosse 70%, e por ai a fora. Este é só um pequeno exemplo, eu poderia falar de dezenas de outros cursos. Claro que regular por exemplo o número de vagas, implicaria ir contra as dezenas de universidades privadas que oferecem um ensino vergonhoso (embora haja excepções) e seria necessário ir contra os interesses dos departamentos das universidades públicas, ao mesmo tempo, acabariam os carreiristas da universidade (aqueles tipos que aos 30 anos nunca tiveram um dia de trabalho) e as estatísticas do desemprego subiriam em flecha. Para fazer tudo isto seria necessária muita coragem política. Apostando simultaneamente no ensino profissional, seria possível tornar a população especializada profissionalmente, podendo ao mesmo tempo, quem sente vocação para estudar uma determinada área, ter a garantia que não andava a estudar anos a fio para nada.

Até agora temos feito tudo ao contrário. As Novas Oportunidades foram a maior facada no ensino que se deu no pós 25 de Abril, de que serve as pessoas estarem fortemente certificadas se a maioria não sabe sequer escrever decentemente? Neste aspecto vejo-me obrigado a concordar com o Passos Coelho. Certificamos pessoas que ficaram praticamente na mesma, ou seja, se eram ignorantes, continuaram ignorantes, mas ignorantes certificados. As universidades continuam com as portas escancaradas, toda a gente entra na maioria dos cursos, mesmo que seja burra que nem um tijolo. O ensino das artes mete dó. Continuamos a matar a criatividade em todos os graus de ensino. Enfim, estamos no caminho errado.


As Novas Oportunidades no ensino superior



A exigência das universidades privadas


Vali, eu adoro o teu idealismo. Very Happy (não estou a ser irónico)

Achas mesmo que os chineses se arriscam a fazer milhares de kms, atravessam continentes inteiros para chegarem aqui, com uma mão à frente e outra atrás e de forma extremamente empreendedora abrem negócios e do nada fazem tudo? É obvio que não. A plataforma logística do comercio chinês em Portugal já está montada há muito tempo, altamente patrocinado pela linguagem universal do mundo, o dinheiro. Quem pode investir fora da China é quem já é rico dentro dela e investir quando se tem muito dinheiro não é propriamente um acto de coragem e ousadia.

O que é engraçado é que num mundo cheio de bons exemplos, foste logo buscar um dos piores, é que se fosses chinês, talvez estivesses no teu 7º ou 8º ano consecutivo de trabalho. Eles querem dar uma imagem diferente ao resto do mundo, mas não nos deixemos levar por fantasias, o código do trabalho na China é uma anedota e milhões de pessoas fazem trabalho escravo desde a infância. Para trabalho ruim já me basta o meu.

O problema da produtividade em Portugal não passa pelo sector de actividade que ocupamos maioritariamente. Nada pode funcionar bem quando temos um sistema de justiça lento e burocrático, um código do trabalho completamente retrógrado, demasiados impostos para pessoas e empresas, pequenas e médias empresas (a maioria do tecido empresarial português) geridas na sua maioria por Neandertais que não percebem absolutamente nada de gestão de empresas e por fim, uma cultura de trabalho muito fraquinha comparativamente com os outros países europeus. Enquanto não fizerem reformas profundas em todas estas áreas, nunca seremos um país competitivo. Este governo começou a tentar fazer algumas mudanças mas já começaram a fazer a casa pelo telhado e a coisa não se avizinha famosa.





Última edição por Gonçalo em Qui Out 06, 2011 7:33 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : update II)
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 6:36 pm

@Averróis: a lista de disciplinas foi curta porque não era o essencial, mas acredita que há muitas mais...
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 10:38 pm

Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades e fazer dois tipos de ensinos paralelos: um mais objectivo outro mais voltado para a universidade. Os cursos secundários deveriam de ser substituídos por cursos profissionais caso possivel. Não concordo com o facto de ser o privado a dirigir o sistema de ensino porque corremos o risco de sermos explorados financeiramente. Basta vermos as exorbitâncias que precisamos para fazer um simples exame de condução.

Já que falo nisso outra coisa que o estado deveria de fazer seria nacionalizar as empresas rodoviarias e fornecer cartas a quem tem mais dificuldades económicas. Os testes rodoviarios deveriam de ser mais praticos e não me venham dizer que aquela ladroagem tem ponta por onde se lhe pegue Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 10:50 pm

Váli, conta-nos... onde foi a tua anarquia?
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeTer Out 04, 2011 10:51 pm

Esta num campo metafisico superior cyclops

Boa noite
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeQui Out 06, 2011 7:49 pm

Váli escreveu:
Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades e fazer dois tipos de ensinos paralelos: um mais objectivo outro mais voltado para a universidade. Os cursos secundários deveriam de ser substituídos por cursos profissionais caso possivel. Não concordo com o facto de ser o privado a dirigir o sistema de ensino porque corremos o risco de sermos explorados financeiramente. Basta vermos as exorbitâncias que precisamos para fazer um simples exame de condução.

Já que falo nisso outra coisa que o estado deveria de fazer seria nacionalizar as empresas rodoviarias e fornecer cartas a quem tem mais dificuldades económicas. Os testes rodoviarios deveriam de ser mais praticos e não me venham dizer que aquela ladroagem tem ponta por onde se lhe pegue Razz

Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante, para além de altamente discriminatório isso não faz sentido nenhum. Em primeiro lugar porque não é aos 11 anos que podes fazer esse tipo de distinção, as pessoas mudam e passam por fases que influenciam positiva ou negativamente o seu desempenho escolar e académico. Em segundo lugar, porque um excelente aluno a artes mas péssimo a tudo o resto, não deve ser obrigado a tirar um curso profissional quando a sua vocação é um curso superior de escultura (é só um exemplo, podíamos usar centenas deles) e vice-versa, terceiro e ultimo motivo, não acreditemos que são as notas que definem a inteligência das pessoas, algumas das pessoas mais inteligentes que conheci eram alunos medianos e alguns dos mais ignóbeis era muito bons a copiar e tinham notas altas. Portanto como vês o que escreveste acaba por não fazer muito sentido.

Quem não tem dinheiro não tira a carta, anda de transportes públicos. Eu também acho que o estado devia nacionalizar a worten para dar playstations a pessoas mais necessitadas (eu), a ideia é igualmente disparatada mas que era bom era. Laughing

Ainda sobre o o primeiro tema lembrei-me agora, eu conheci um gajo que era um bom aluno até ao 9º ano, dos melhores da turma dele, mas que depois esteve alguns 6 anos para fazer o secundário, sabes de quem é que eu estou a falar? lol!

Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeQui Out 06, 2011 9:05 pm

Problemas com a matemática...olha mas em relação a nacionalização da Worten não precisas porque tens antes o Magalhães que é mais indicado para o teu caso (era para ser seca).

É um erro pensar que o gosto ou a capacidade de raciocínio é o factor mais preponderante na escola. O proprio Einstein dizia que era 99% de trabalho e apenas 1% de genialidade.

Imaginando que alguém teria vocação para escultura mas que á partida o mercado não daria vazão, eu acho preferível cortar as expectativas de raiz e redireccionar a pessoa para algo mais pragmático, dando-lhe as informações necessárias para poder escolher, do que deixar a pessoa viver na ilusão do que conseguirá o que pretende.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeQui Out 06, 2011 9:15 pm

Gonçalo escreveu:
Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante
Onde é que isso está implícito (já que não o vejo dito explicitamente em lado nenhum)?
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSex Out 07, 2011 5:29 am

Kraft durch Freude escreveu:
Gonçalo escreveu:
Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante
Onde é que isso está implícito (já que não o vejo dito explicitamente em lado nenhum)?

Citação :
Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSex Out 07, 2011 7:00 am

Gonçalo escreveu:
Kraft durch Freude escreveu:
Gonçalo escreveu:
Estás a partir do principio que quem vai (ou devia ir) para a universidade é inteligente e quem vai para os cursos profissionais é ignorante
Onde é que isso está implícito (já que não o vejo dito explicitamente em lado nenhum)?

Citação :
Eu acho que deveríamos ser diferenciados logo desde cedo (6ano) conforme as nossas capacidades
Um bocadinho rebuscado, não? Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSex Out 07, 2011 6:03 pm

Váli escreveu:
Problemas com a matemática...olha mas em relação a nacionalização da Worten não precisas porque tens antes o Magalhães que é mais indicado para o teu caso (era para ser seca).

É um erro pensar que o gosto ou a capacidade de raciocínio é o factor mais preponderante na escola. O proprio Einstein dizia que era 99% de trabalho e apenas 1% de genialidade.

Imaginando que alguém teria vocação para escultura mas que á partida o mercado não daria vazão, eu acho preferível cortar as expectativas de raiz e redireccionar a pessoa para algo mais pragmático, dando-lhe as informações necessárias para poder escolher, do que deixar a pessoa viver na ilusão do que conseguirá o que pretende.

Por acaso nem me importava de ter um magalhães, já que andei a pagar tantos podiam ter tido a decência de me ter dado um.

Ou seja, se tivesse na escola o próximo Kant ias mandá-lo tirar um curso profissional de pasteleiro só porque as licenciaturas de letras não dão "vazão"? Então e que tal dar a opção às pessoas de se ferrarem se for essa a sua vontade? Eu estou a estudar artes e humanidades, já estudei filosofia e mais uma carrada de "tretas" que valem socialmente menos do que saber engolir fogo vestido de mimo, sei e sabia a priori, que não ia ter as empresas à pancada umas com as outras para me contratarem. Por tudo isto, acredito, que devem ser as pessoas a decidirem o que fazer, desde que sintam esse “chamamento”, desde que tenham vocação (independentemente de terem ou não 18´s) e não escolham a universidade só porque fica mal ir para um curso profissional (muitos até só para fugir ao trabalho). Aborrece-me ver tipos que estão na universidade só para passar tempo sem sequer terem a mínima ideia do que ali estão a fazer, muitas vezes a queimarem bolsas e vagas que fazem falta aos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeSex Out 07, 2011 7:13 pm

Váli escreveu:
Um exemplo de como o nosso sistema de ensino falhou são as casas do chines que existem. Em portugal estuda-se 12 anos e não se sabe nada enquanto que na china eles estudam so 9 e conseguem exportar materiais e abrir negocios num pais do qual não sabem sequer a língua. A pergunta fica: não éramos nós capazes de fazer isso?

Parece que o nosso sistema de ensino peca por ser demasiado abstracto e selectivo sendo que nos seria mais conveniente uma politica mais terra a terra e pragmática.

O mal da planificação do sistema de ensino e da tentativa de tornar o pais um pais de sector terciario é que encaminhamos as nossas crianças para cursos sem saida e os quais, pelos vistos, não são importantes.

O problema de Portugal e a vantagem da China é que o chineses parecem ser pessoas extremamente trabalhadoras (generalizando), isso vê-se pelo numero de horas e dias que trabalham, assim como a capacidade de organizar cadeias de lojas e restaurantes. Se os portugueses tivessem a mesma vontade de trabalhar, capacidade de investir etc as coisas seriam diferentes, mas no geral conformamos-nos e dizemos mal deles porque vendem tudo barato e é só bugigangas, mas se não fossem as suas lojas muitos estariam a rasca para desenrascar umas compras. E Váli, não acho que para exportar materiais e abrir esse género de negócios sejam necessários tantos anos de estudo, mas nem todos podem ser doutores e engenheiros e o mal da sociedade é forçar a que todos ascendam a isso, depois resultam por ai corruptos e homens fracassados que em pequenos não foram pelo caminho certo. A escola está bem assim, o problema é a pressão social, bastava dar liberdade a todos para escolher e se cada um encontrasse o caminho certo, faria o que quer com gosto e empenho pelo trabalho e honestidade. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeQua Mar 13, 2013 7:25 pm

Acabei de ver uma reportagem no canal SIC Noticias

Parece que segundo um estudo o insucesso escolar é maior nas zonas rurais do que nas cidades. A explicação da entrevistada, uma ministra ou técnica qualquer da educação, é que é uma questão cultural, segundo ela na aldeias existe uma predisposição social para ter insucesso.

Será que é preciso eu, um mortal comum que só tem o 12º ano, explicar que as motivações de uma criança que vive na aldeia, não são a de ser medico por isso significa ficar longe da família? E que alguém que só precisa do 9º ano tem uma motivação totalmente diferente de alguem que mora perto da uma Univ. E depois eles querem que as crianças vaiam à escola secundaria como? A voar?

Para alem disso a vida na aldeia é totalmente diferente da vida na cidade. Numa aldeia se não vais a missa "parece mal" e é normal as pessoas irem ao mercado e deixarem a porta de casa aberta (não estou a exagerar isto acontece mesmo). As refeições são sagradas e quem falta a refeição leva raspanete e as pessoas quando falam umas das outras não têm piedade nenhuma. Ou seja as aldeias são mais conservadoras do que algumas zonas da cidade, mas explicar isso a uma ministra é como tentar explicar fisica quantica a um burro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Abbadon
Sacerdote/Sacerdotisa
Abbadon


Masculino
Sagitário Dragão
N. de Mensagens : 210
Idade : 35
Local : Sintra
Elemento : Fogo/Trovão
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitimeQua Mar 13, 2013 7:39 pm

Infelizmente a nossa educação é feita para produzir operários, que saibam apenas o suficiente para desempenhar a sua função e não demais para querer questionar a nossa sociedade. Além do mais a escola educa consumidores. Tanto que eu gostava de ter locais públicos e livres onde pudesse ter alguém que ensinasse a fazer fogo com o que a natureza oferece, instrumentos musicais, a cultivar o próprio alimento, a ter uma forma de vida saudável para não ter de depender das farmacêuticas... Mas isso seria ir contra o verdadeiro propósito da educação na nossa sociedade. Infelizmente...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sistema de Ensino Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de Ensino   Sistema de Ensino Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sistema de Ensino
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tear - Ensino Artístico
» Gaiteirus.com - Projecto de Divulgação e Ensino da Gaita-de-Foles
» A lamentável abordagem mercantilista do Ensino Superior, da Cultura e do Conhecimento em Geral. Sintoma de uma sociedade em decadência.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: