Krokodil / Koaxil - A droga que dissolve os agarrados.
4 participantes
Autor
Mensagem
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Krokodil / Koaxil - A droga que dissolve os agarrados. Qua Out 19, 2011 9:01 pm
Krokodil (também conhecido por Koaxil ou Коаксил) Info: http://en.wikipedia.org/wiki/Desomorphine Notícia: Independent.co.uk - Krokodil: The drug that eats junkies
Antes de mais: Aviso: Vídeo bastante chocante.
Tradução da descrição do vídeo: Este vídeo mostra um paciente de 26 anos, com hepatite C, gangrena seca no pé e gangrena húmida da barriga da perna - o resultado das injecções intravenosas de krokodil - uma nova droga que é popular por entre os viciados de heroína devido ao seu preço (é mais barata que os opiáceos) e do seu fácil acesso (a maior parte das farmácias russas vendem-na sem uma receita médica.) A ferramenta usada para cortar os ossos chama-se "serra de gigli". O procedimento mostrado no vídeo foi necessário devido ao potencial risco de contaminação bem como por razões éticas. Os doutores amputaram o resto da perna mais tarde durante uma cirurgia. O maior medo do rapaz seria a dor da cirurgia, mas não terá de se preocupar pois o processo necrótico despoletado pela gangrena dissolveu todos os nervos, deixando-o completamente insensível à dor.
Não vejam o vídeo se não querem ficar chocados.
Diarmuid Mestre
N. de Mensagens : 758 Idade : 40 Local : Almada Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Krokodil / Koaxil - A droga que dissolve os agarrados. Qua Out 19, 2011 9:38 pm
Depois da descrição não consegui ver o vídeo Fiquei logo arrepiado.
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Re: Krokodil / Koaxil - A droga que dissolve os agarrados. Qua Out 19, 2011 11:59 pm
Averróis... why are doing this?
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Crocodilo - A droga Seg Nov 07, 2011 6:10 pm
Citação :
Pele esverdeada, enrugada e com aspecto de escamas, dissolução dos tecidos ósseos, morte imediata... estes são alguns dos efeitos assustadores de uma injecção da droga conhecida como crocodilo. Popular na Rússia, onde se estima que por ano morram perto de 100 mil toxicodependentes, 70% deles com menos de 30 anos, a droga com nome de réptil é usada para substituir a heroína, já que é três vezes mais barata e se prepara facilmente em casa. Aliás, na internet multiplicam-se sites que ensinam a cozinhar crocodilo. O nome científico da substância é desomorfina, mas rapidamente ganhou o nome de "krokodil" (em russo) por causa dos efeitos destrutivos dos seus químicos na pele que geralmente acabam em putrefacção e amputação.
"É legal na Rússia. O Estado vende esta droga nas farmácias", disse o médico russo Anatoly Berestov em entrevista ao site Pravda.ru. "Há medicamentos que contêm codeína e que as pessoas compram quando têm dores de cabeça ou tosse." A desomorfina prepara-se através da mistura de codeína com outros químicos como gasolina, solvente de tinta, fósforo vermelho (retirado dos fósforos de cozinha) e ácido clorídrico. Os efeitos analgésicos chegam a ser dez vezes superiores aos da morfina.
"É muito mais perigosa que a heroína ou que qualquer outro tipo de opiáceos", continua o médico Anatoly Berestov. "Um viciado em heroína tem probabilidades de se curar do vício. Em cem casos isso acontece três vezes. A desomorfina mata todas as vítimas e fá-lo rapidamente."Segundo o médico, enquanto um viciado em heroína pode viver seis ou sete anos, a vida de um viciado em desomorfina é muito mais curta e, no máximo, dura dois anos. "Algumas pessoas chegam a viver cinco anos, mas muita gente morre depois de tomar a primeira dose."
A popularidade da droga entre os mais jovens deve-se ao preço. Enquanto uma dose de heroína custa entre 15 e 40 euros, uma embalagem de comprimidos com codeína custa pouco mais de um euro e meio. "Nos últimos cinco anos, as vendas destes comprimidos aumentaram dezenas de vezes", disse Viktor Ivanov, chefe do departamento russo de controlo de drogas, ao jornal britânico "The Independent". "É óbvio que não é porque toda a gente ficou subitamente com dores de cabeça."
Ao mesmo jornal, Zhenya, um consumidor, diz que toda a gente que conhece que tomava heroína na sua cidade natal, Tver, mudou para crocodilo, por ser uma droga "mais barata e fácil de arranjar". Os efeitos, ao contrário dos da heroína que se podem prolongar por várias horas, duram apenas 90 minutos. A preparação dura pelo menos meia hora. "Lembro-me de termos passado três dias inteiros a cozinhar", conta Zhenya. "Quando tomas, dormes pouco e tens de te levantar para preparar outra dose. No fim estávamos todos amarelos e a cheirar a iodina."
Em Outubro, a droga chegou à Alemanha, onde quatro mendigos entraram nas urgências com sintomas de consumo na pele. Em Portugal não há registos oficiais do consumo desta droga.