Céptico/ateu desmascara Guru Indiano em directo na TV
Autor
Mensagem
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Céptico/ateu desmascara Guru Indiano em directo na TV Dom Jan 29, 2012 6:04 pm
Créditos para Ceinwyn por me ter mostrado isto.
Citação :
Céptico Indiano Desafia Guru a Matá-lo em Directo na TV
Um famoso guru tântrico, Pandit Surender Sharma, gabou-se na televisão de conseguir matar um homem utilizando apenas os seus poderes místicos, tendo sido desafiado pelo racionalista indiano Sanal Edamaruku a demonstrar o poder da sua magia negra nele próprio e em directo na televisão indiana.
Sanal tinha sido convidado para o mesmo talk show em representação da Associação de Racionalistas Indiana. No início o “homem santo” estava relutante, mas acabou por concordar em realizar o ritual. Milhões de indianos sintonizaram as suas televisões para ver o espectáculo e o canal foi obrigado a cancelar a programação agendada para continuar a transmitir o insólito. O guru entoou mantras, salpicou a sua vítima voluntária com água, passou-lhe uma faca pelo corpo, despenteou-lhe o cabelo e pressionou-lhe as têmporas. Mas várias horas passadas e depois de várias tentativas, o céptico continuava vivo e a sorrir para as câmaras.
O guru desculpou-se dizendo que não conseguia fazer mal a Sanal pois este tinha rezado aos deuses para lhe darem protecção, ao que Sanal respondeu: “Eu não acredito em nenhuns deuses, eu sou ateu”. Os dois vídeos que se seguem mostram as melhores partes:
Sanal Edamaruku tem dedicado a sua vida a desmascarar todo o tipo de vigaristas, desde fakires levitantes, a mestres de yoga “televangelistas”, que diz estarem a obstruir iluminismo indiano. Foi também um dos primeiros a chamar a atenção para a história do “homem santo” que supostamente não comia há 70 anos, que foi amplamente divulgada na comunicação social sem qualquer espírito crítico (aqui e aqui).
Este tipo de afirmações são bastantes comuns na Índia e Sanal já ajudou a desmascarar vários destes casos.
Pessoas como o Sanal nunca são de mais, pois até sacrifícios humanos são ocasionalmente notícia nas partes mais supersticiosas e pobres da Índia. Ainda este mês uma menina de 7 anos foi assassinada e o seu fígado oferecido aos deuses para melhorar as colheitas. E no ano passado um casal foi preso por suspeitas de terem matado cinco rapazes, sob o conselho de um mestre tântrico, que disse que o sacrifício iria ajudar o casal sem filhos a conceber.
Sempre que alguém vos diga que não faz mal as pessoas terem superstições desde que isso lhes traga conforto, eu sugiro que lhes falem destes casos e que lhes indiquem ainda o site What’s the harm? (Qual é o mal?) que colecciona notícias de vítimas da superstição e da pseudociência um pouco por todo o mundo.
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Céptico/ateu desmascara Guru Indiano em directo na TV Seg Nov 12, 2012 6:34 pm
Aproveito este tópico para mostrar outro trabalho excepcional Sanal Edamaruku, Basava Premanand, entre outros, a desmascarar o charlatanismo que usa e abusa da ingenuidade das pessoas:
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Céptico/ateu desmascara Guru Indiano em directo na TV Sáb Nov 17, 2012 5:21 pm
Novidades: Sanal Edamaruk é acusado de blasfémia por cristãos, que o querem ver preso por ter explicado um "milagre" cristão.