Para música folk convinha teres os instrumentos... Num software de produção musical [DAW - Digital audio workstation] no máximo consegues fazer folktronica ou consegues usá-lo para gravar os instrumentos com o auxílio de microfones e depois tratar da mistura e masterização das faixas, o que ainda assim chega a ser um processo tedioso e/ou frustrante para quem não tem paciência, até se ter um resultado minimamente aceitável.
Algumas coisas que precisas:
Paciência;
Persistência (é fácil desistir ao início);
Convinha teres uns headphones minimamente decentes, bem como o restante equipamento audio, pois sem isso chega a ser quase como trabalhar às "cegas";
Conhecimento sobre teoria da música pode ajudar bastante em muitas situações, embora hoje em dia seja mais acessível a quem não sabe nada, devido à flexibilidade dos softwares [aplica-se quando se produz música electrónica]. De qualquer das formas há muita informação disponível à distância de um clique, quem for persistente o suficiente consegue.
Um PC minimamente decente para correr os softwares... Em composições mais complexas não convém ter um PC mais que ultrapassado, pois há softwares que puxam bastante pelo poder de processamento e se ele não estiver à altura começam a surgir falhas e problemas variados.
Em termos de software, aconselho-te a começares pelo FL Studio.
Lês tutorials e vês vídeos no youtube, ou onde conseguires encontrar, que eles dão-te algumas informações que são um bom ponto de partida.
Ter uma vasta biblioteca de plugins, sintetizadores variados, é uma boa ideia.
Existem todo o tipo que equipamentos como controladores midi que são boa ideia para quem quer usar esses sintetizadores.
Se não tiveres dinheiro para tanto equipamento, software e por aí fora, ainda é possível fazer muita coisa, mas é mais complicado progredir e tem-se menos flexibilidade.