Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Há Festa na Aldeia [13 e 14 de Julho] Areja Sáb Jul 13, 2013 3:12 pm | |
| - Citação :
Sábado (13 de Julho)
10h00 – Abertura 11h00 – canoagem 13h00 – “Almoce Connosco” 15h00 – Marionetas da Feira 17h00 – Vídeo-concerto “História de Areja” (Tiago Pereira) 18h00 – Música à solta (Re-Timbrar e MD5) 19h00 – Palco Móvel (teatro de rua) 20h00 – “Jante Connosco” 21h00 – Festim (Re-Timbrar e Danças MD5) 21h30 – “Assalto Viking à Areja” (Viv'Arte, Milícia de Santa Maria, Danças MD5) 22h00 – Espectáculo final (Re-Timbrar em cooperação com o Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura)
Domingo (14 de Julho)
10h00 – Abertura 11h00 – “Respirar Areja” (caminhada pela natureza) 13h00 – “Almoce Connosco” 15h00 – Inauguração da Capelinha da Nossa Senhora dos Navegantes 16h00 – “Momentos de folclore” - Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas (Freguesia de Ribeira de Fráguas, Albergaria – a – Velha) – Rancho Folclórico “As Padeirinhas de Ul”(Freguesia de Ul, Oliveira de Azeméis) – Associação Cultural e Recreativa de Pé de Moura – Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura 19h00 – Encerramento
Actividades permanentes (sábado e domingo)
Durante os dois dias decorre na Aldeia de Areja - entre as 10h00 e as 22h00 (sábado) e entre as 10h00 e as 19h00 (domingo) – um mercado de produtos regionais, um espaço dedicado aos jogos tradicionais (“A brincar nos entendemos”) e a exposição “Memória da Aldeia”.
Almoços e jantares
As iniciativas “Almoce Connosco” e “Jante Connosco” - que pretendem criar uma relação de proximidades entre os habitantes locais e os visitantes – funcionam sob inscrição prévia, sendo limitadas à capacidade existente. Retirado daqui.
Destaco o assalto Viking!! - Citação :
- A aldeia de Areja, no concelho de Gondomar, recria este sábado o primeiro assalto Viking do país, reavivando outras épocas em que os piratas nórdicos invadiam, exploravam e colonizavam grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte.
As ofensivas escandinavas ficaram na história pela sua capacidade destruidora, existindo relatos de assaltos a castelos e mosteiros, designadamente na região litoral a norte do rio Douro. Como outros povos invasores da Península Ibérica, os vikings estabeleceram as suas próprias colónias, em pleno século X, tendo contribuído, para a heterogeneidade da cultura portuguesa.
Há quem defenda que a nossa navegação – com destaque para a construção do rabelo, embarcação típica do Douro – teve também influência nórdica.
A performance – inserida na programação do Há Festa da Aldeia – envolve cerca de 50 participantes entre elementos dos grupos Viv'Arte, Milícia de Santa Maria e Danças MD5 e vários residentes em Areja.
O desembarque dos vikings a partir dos seus “navios-dragão” está previsto para as 21h30, com as águas do Douro a servirem de cenário a este assalto à aldeia, onde um pequeno casario em forma de cascata ergue-se na margem sul do rio. Mais informação: http://www.hafestanaaldeia.pt/pt/ | |
|