N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Musica Clássica e Opera Seg Nov 30, 2009 12:40 pm
De vez em quando decido que tenho que aprofundar os meus conhecimentos musicais de alguns estilos/substilos e neste momento ando numa de descobrir black metal ambiental e musica clássica (com expecial interesse na lirica). Como de black metal fala-se muito neste forum não acho que necessite de criar um tópico mas para a musica clássica achei que faltava um cantinho.
O que eu costumo ouvir mais é Wagner, Tchaikovsky, Chopin, Beethoven, Sarah Brightman, bandas sonoras e pouco mais. Ouço mesmo muito é Neo-Clássico (Die Verbannten Kinder Evas, Dark Santuary, Dargaard, etc) mas isso já seria tema para outro tópico.
Ganhei a pancada de vir a descobrir mais sobre Musica Clássica ao descobrir uma versão daquela que foi uma musica que me marcou a infancia, A "Ride of The Valkiries" de Wagner mas com vocalistas liricas, o que me fascinou. E fui este fds assistir a um concerto com a Orquesta Metropolitana de Lisboa e gostei bastante (embora não substitua um bom concerto de Metal/Folk, são coisas diferentes). E ainda tentei ir assistir ao Lago dos Cisnes mas já nao haviam bilhetes.
E vocês, o que é que ouvem, o que recomendam, etc?
Aelle Mestre
N. de Mensagens : 748 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Nov 30, 2009 3:18 pm
Belo topico, Signatus.
Bem, eu recomendo Bach, Schubert, Mozart e Serguei Prokofiev. E para quem gosta de virtuosos, Franz Liszt. Tem composiçoes mesmo maradas que cabiam perfeitamente em qualquer banda de metal das mais arrojadas.
O meu favorito destes é o Prokofiev. É muito versátil. Tem composiçoes mais intimistas, género Chopin, e outras mais complexas e arrojadas, género Bach ou Liszt.
P.S.: Ópera nao é mesmo das minhas preferencias
Signatus Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Nov 30, 2009 3:38 pm
Ok, vou dar uma olhadela a esses!
Citação :
E para quem gosta de virtuosos, Franz Liszt. Tem composiçoes mesmo maradas que cabiam perfeitamente em qualquer banda de metal das mais arrojadas.
Necrophagist é uma banda de Death Metal Técnico que integra partes de musicas de grandes compositores clássicos tocadas em Death Metal nas suas próprias faixas, portanto já se faz disso.
Ragnar Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 29 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Nov 30, 2009 5:48 pm
Dvorak é o meu favorito. Mas admito que não tenho música erudita no meu top de preferências.
Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Nov 30, 2009 9:36 pm
Dvorak é lindo... *.*
Sempre que posso também tento enriquecer um pouco mais a minha cultura clássica... com algumas idas a concertos, bailados, and so on... Infelizmente, aqui na minha zona não há muito para ir e nem sempre há disponibilidade para tal.
Quanto ao que costumo ouvir e recomendo... Os autores clássicos (Chopin, Tchaikovsky , ...) qualquer pesquisa rápida vos leva até eles e à sua obra... É uma questão de tempo e de vontade de ouvir. Eu creio que existe sempre uma disposição para ouvir um determinado género de música. Existem, no entanto, outros compositores que constituem a chamada música clássica contemporânea (tag que li algures... não sei se é adequada ou não... não estou interessada em julgar isso... apenas em divulgar os nomes que li e ouvi em função disso ). Decidi dispor alguns com vídeos a "ilustrar":
Max Richter - "The Nature of Daylight"
Peter Broderick - "A snowflake" (já vi ao vivo... foi uma actuação mágica)
Nils Frahm - "Over There It's Raining" (fez a primeira parte para o Peter Broderick... foi lindo...)
Luigi Rubino - "Melancholic Lisbon" (elemento da banda Ashram)
E ficam apenas estes para abrir o apetite a esta "música clássica contemporânea"...
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Ter Dez 01, 2009 12:59 am
Grande tópico! Este é um dos meus géneros musicais preferidos Ao contrário do Signatus, acho que um bom concerto de música clássica está ao nível de um de metal ou folk (não há melhor que Grieg para o headbanging ahah). Sempre que posso, estou na primeira fila dos concertos da Orquestra Gulbenkian e é lindo.
Ia postar a minha aria favorita (Nessun Dorma da Turandot, do Puccini), mas não encontro a versão que gosto Fica a Nothung do Siegfried (do Wagner)
e O Terra Addio, da Aida do Verdi
Fora da ópera, é Shostakovich FTW! Segundo andamento do quarteto de cordas n.º 8:
Btw, alguém esteve no concerto de Porcupine Tree em Almada? Os Stick Men tocaram uma parte do bailado O Pássaro do Fogo, do Stravinski, foi genial.
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Ter Dez 01, 2009 1:13 am
Ena, tanta coisa para eu ouvir
Citação :
Ao contrário do Signatus, acho que um bom concerto de música clássica está ao nível de um de metal ou folk (não há melhor que Grieg para o headbanging ahah). Sempre que posso, estou na primeira fila dos concertos da Orquestra Gulbenkian e é lindo.
Não queria dizer que é pior ou melhor, apenas que são vivências completamente distintas e que uma não substitui a outra (e vice versa).
Citação :
O Terra Addio, da Aida do Verdi
Assisti á Aida quando era miudo, infelizmente lembro-me muito pouco Apenas que teve qualquer coisa de... Mágico talvez.
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Ter Dez 01, 2009 1:49 am
Signatus escreveu:
Citação :
Ao contrário do Signatus, acho que um bom concerto de música clássica está ao nível de um de metal ou folk (não há melhor que Grieg para o headbanging ahah). Sempre que posso, estou na primeira fila dos concertos da Orquestra Gulbenkian e é lindo.
Não queria dizer que é pior ou melhor, apenas que são vivências completamente distintas e que uma não substitui a outra (e vice versa).
Sim, é diferente, claro. Mas por acaso a música clássica (em particular a ópera) é o único género em que encontro música com a mesma força (não sei bem se é a melhor palavra) do metal.
Signatus escreveu:
Citação :
O Terra Addio, da Aida do Verdi
Assisti á Aida quando era miudo, infelizmente lembro-me muito pouco Apenas que teve qualquer coisa de... Mágico talvez.
Eu vi a Aida este ano no Coliseu em Lisboa, gostei muito por acaso. Mas com o Placido Domingo (*baba*) é que era
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Sex Jan 01, 2010 4:41 pm
Hoje vou ver o Quebra Nozes! Alguem já viu?
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Sáb Jan 02, 2010 11:28 am
Topico interessante. Deixem-me ver o que tenho no meu caderno musical de apontamentos...
gosto deste senhor: Yiruma
Queen Artista
N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Qui Jan 27, 2011 6:47 pm
Citação :
O que eu costumo ouvir mais é Wagner, Tchaikovsky, Chopin, Beethoven, Sarah Brightman, bandas sonoras e pouco mais. Ouço mesmo muito é Neo-Clássico (Die Verbannten Kinder Evas, Dark Santuary, Dargaard, etc) mas isso já seria tema para outro tópico.
Tchaikovsky é o meu compositor de eleição. No entanto todos os outros são estão na minha lista.
A minha preferência para interpretações líricas vai para Maria Callas e Pavarotti. A Callas para mim excedeu a perfeição no lírico. É uma viagem às emoções. Tenho todas as óperas dela. Gosto muito da melodia de Verdi e Puccini. E adoro a energia de Mozart.
Tb gosto da lista de Neo-clássico que aqui é deixado. Tenho a discografia de todos deles.
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Qui Jan 27, 2011 6:49 pm
Queen escreveu:
A minha preferência para interpretações líricas vai para Maria Callas e Pavarotti.
Plácido Domingo é o maior Excepto na Turandot, em que o Pavarotti realmente parte tudo xD
Queen Artista
N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Qui Jan 27, 2011 7:53 pm
Código:
Plácido Domingo é o maior Razz Excepto na Turandot, em que o Pavarotti realmente parte tudo xD
Sim, a Turandot pelo Pavarotti ...É de arrepiar!
Convidad Convidado
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Jun 13, 2011 12:50 pm
Signatus escreveu:
Ok, vou dar uma olhadela a esses!
Citação :
E para quem gosta de virtuosos, Franz Liszt. Tem composiçoes mesmo maradas que cabiam perfeitamente em qualquer banda de metal das mais arrojadas.
Necrophagist é uma banda de Death Metal Técnico que integra partes de musicas de grandes compositores clássicos tocadas em Death Metal nas suas próprias faixas, portanto já se faz disso.
Bem ate agora nunca tinha ouvido ninguem falar tao acertadamente e objectivamente de liszt alem de mim e outras poucas pessoas. Nem mesmo os meus colegas onde ando a aprofundar os meus estudos de musica, devem saber tanto acerca dele, e tao pouco verem essa situaçao mais amplamente ao nivel de liszt estar á altura qualquer banda de metal e afins... Basicamente esse senhor so esta no topo das minhas prefençias musicais (sim visto que ele para a época está mais amplo que qualquer vertente classica ou no piano, e podem constatar se quizerem aprofundando que ele esta mais á frente que qualquer chopin ou rachmaninov). A verdade é que ninguem liga a ele, deve fazer muita comichao a perfeiçao dele mas enfim, nem mesmo neste bicentenario do aniversario dele se comemora como deve de ser.
O resto que referiste, pah tambem gosto bastante de wagner, ate porque esta logo a seguir na evoluçao de liszt, mas visto que ele desistiu de lutar por ele surgiu wagner com esta magnitude, em vez de liszt que devia ter estado nesse lugar, mas enfim.
Resumindo é um compositor em que é mal aproveitado, mesmo outras bandas de muitos generos sem ser a que referes, podiam ser mais fieis a essa perfeiçao e virtuosismo ou estilo, com certeza teriam um bom futuro pela frente, quem sabe um dia ele ou outra pessoa da sua exigençia nao terá o seu lugar ao sol e possa instaurar a vida como ela deve ser feita e tudo voltar á normalidade.
Para acabar ponho aqui uma obra dele que esta nessa perfeiçao mas que ninguem quer ver isso como tal...
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Seg Jun 13, 2011 1:03 pm
[quote="Ceinwyn"]Grande tópico! Este é um dos meus géneros musicais preferidos Ao contrário do Signatus, acho que um bom concerto de música clássica está ao nível de um de metal ou folk (não há melhor que Grieg para o headbanging ahah). Sempre que posso, estou na primeira fila dos concertos da Orquestra Gulbenkian e é lindo.
Sim e fazem todos muito bem em ir á gulbenkian, pois nao só é a que tem mais actividade cultural neste preciso momento em portugal, como a mais actualizada Os musicos que estao la, cumprem ás ordens da perfeiçao de execuçao das peças, tal como referi em liszt... Mas tambem é um bom sitio para se passear e falar sobre lendas arturianas, o cafe do vizinho, a tasca do manel, a lady gaga, o einstein, os rosacruzes, etc...
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Qua Nov 28, 2012 8:33 pm
Informação, notícias e óperas completas em http://iopera.es/ ou no canal https://www.youtube.com/user/ioperaes
Gotham Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 100
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Sáb Ago 17, 2013 2:43 am
Sou um conhecedor muito superficial de música clássica e até agora Tchaikovsky e Beethoven são os meus favoritos. O primeiro é capaz de transmitir uma emoção em algumas músicas que é algo de extraordinário. O segundo tem algumas das obras musicais mais incríveis de todos os tempos. Aquela 5ª sinfonia é qualquer coisa de fora deste mundo. Além destes, gosto de Dvorak e Mozart (o Requiem é altamente recomendável!)
Sinfjötli Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 49 Idade : 34 Local : Porto Raça : Anão Elemento : Fogo/Trovão Deus : Ártemis (Lua/Bosques/Magia) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Musica Clássica e Opera Dom Set 15, 2013 8:29 am
Sempre me fiz acompanhar de um bom punhado de música clássica. Parte das descobertas foram feitas durante o meu percurso como estudante de música. Acho que o que o gosto por sonoridades num âmbito mais sombrio começaram ouvindo as fugas e fantasias de Bach, e a carmina burana. Vários compositores que admiro já foram referidos, como Chopin e Beethoven.
Deixo aqui uma fabulosa faixa de Debussy, a quem faltavam referências.