| Hieronymus Bosch | |
|
+7Kraft durch Freude Fadinha Meretseguer Apfel titanium Glam SaahiraMoon 11 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
SaahiraMoon Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 240 Idade : 31 Local : Leiria. Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Hieronymus Bosch Dom Dez 14, 2008 2:29 am | |
| Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, ('s-Hertogenbosch, c. 1450 — Agosto de 1516), foi um pintor e gravador neerlandês dos séculos XV e XVI. Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo. Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente. Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí. http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Hieronymus_Bosch | |
|
| |
Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
| |
| |
N. de Mensagens : 240 Idade : 31 Local : Leiria. Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Dom Dez 14, 2008 5:11 pm | |
| | |
|
| |
titanium Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 40 Idade : 39 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Seg Dez 15, 2008 3:02 am | |
| Wuohhh desconhecia completamente (o único "Bosch" que me passou pela cabeça não tinha nada a ver ) Admiro muito a sua capacidade de retratar em forma de pintura todo o pecado. A forma como dão vida ao quadro faz arrepiar qualquer pessoa que o veja | |
|
| |
Apfel Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 35 Idade : 33 Local : Guimarães e Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Seg Dez 15, 2008 11:01 am | |
| Dos meus pintores preferidos de todos os tempos Excelente escolha | |
|
| |
Meretseguer Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 92 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Seg Dez 15, 2008 3:19 pm | |
| Para mim o verdadeiro pai do Surrealismo.O homem tinha uma mente completamente distorcida, mas dela saíram das melhores obras-primas da História. Ainda o mês passado fui de propósito a Lisboa para ver "As Tentações de Santo Antão". Na linha surrealista (para além dos vultos mais badalados como Dali ou R.Magritte ) destaco também o pintor russo Vladimir Kush, que muito aprecio, mas que é, tantas vezes, injustamente esquecido. | |
|
| |
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Seg Dez 15, 2008 7:06 pm | |
| - Meretseguer escreveu:
- Para mim o verdadeiro pai do Surrealismo.O homem tinha uma mente completamente distorcida, mas dela saíram das melhores obras-primas da História.
Eu adoro mentes distorcidas. Já tentaram falar com um "maluco"? É tão fixe... | |
|
| |
Fadinha Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 48 Idade : 45 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Qui Dez 18, 2008 11:57 pm | |
| Gostei de todas as imagens, mas a minha preferência vai para Vladimir Kush. Aquele barco com as velas "borboletas"... Está fantástico, qualquer coisa de irreal... | |
|
| |
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Sex Jan 23, 2009 2:55 am | |
| As obras de Bosch fizeram-me lembrar algumas de Bruegel... (*click*)(*click*)(*click*)Do que mais gosto é que se pode ficar horas e horas a olhar para estas obras, e encontram-se sempre mais pormenores... (Lembram-se dos livros do "Onde está o Wally?" ) Mais aqui | |
|
| |
Runesocesius Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 38 Idade : 33 Local : Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Sáb Jun 06, 2009 6:53 pm | |
| Acho que bosch é nada mais nada menos que a razão pela qual irei estudar história da arte para o ano. Sou completamente um aficionado pela era medieval. Acho que era nessa altura que o ser humano apesar das condicionantes todas, tinha um fascinante espirito de começo que as pessoas nem notavam. Mas nesse espirito de começo estava tambem inerente uma certa malicia, loucura e duvida reprimida que quando toda junta e expressa devidamente , se pode representar pelo que bosch pintou . É simplesmente fabuloso. Tenho um calendário com o jardim das delicias do hyeronimus bosch no meu quarto xD | |
|
| |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Qua Jul 07, 2010 11:25 pm | |
| Também gosto bastante de Pieter Bruegel, Hieronymus Bosch e Vladimir Kush. Fora esses gosto de Giuseppe Arcimboldo, Salvador Dali, Frederic Edwin Church, M.C. Escher, Juan Miró e mais uns tantos. | |
|
| |
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Qua Jul 28, 2010 11:38 pm | |
| | |
|
| |
Tiago Costa Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 142 Idade : 29 Local : Évora Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Qui Fev 16, 2012 2:30 pm | |
| Gosto muito deste pintor, e considero-o também o pai do surrealismo, é incrível a mente e a capacidade de expor tais ideias numa época como a em que viveu, de facto conseguiu como ninguém "cortar" com a rotina e as regras estéticas impostas. Já que referiram Vladimir Kush, este é o meu pintor surrealista preferido, muito desvalorizado e com ideias e uma técnica excelente, mas que se há de fazer, a arte é de modas e actualmente na minha opinião sobrevalorizam-se os artistas mais libertadores e ultra expressivos, mas isto é outra história que dava outro tópico Viva o Bosch! | |
|
| |
Sinfjötli Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 49 Idade : 34 Local : Porto Raça : Anão Elemento : Fogo/Trovão Deus : Ártemis (Lua/Bosques/Magia) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch Ter maio 21, 2013 1:19 pm | |
| - SaahiraMoon escreveu:
- Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, ('s-Hertogenbosch, c. 1450 — Agosto de 1516), foi um pintor e gravador neerlandês dos séculos XV e XVI.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Hieronymus_Bosch
Acho que o primeiro quadro apresentado não é do Bosch. Hieronymus Bosch não era um pseudónimo, ainda hoje não se sabe qual seria o seu verdadeiro nome. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Hieronymus Bosch | |
| |
|
| |
| Hieronymus Bosch | |
|