N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Ter Ago 03, 2010 1:00 am
Tópico não recomendado para quem não vai à bola com o rap. Também colocarei instrumentais, sem líricas.
World/Étnica com algum Jazz (como todos sabem o Jazz só por si bebe muito do Folk, e é uma corrente musical étnica)
Emancipator é um dos meus produtores preferidos nesta área.
Nujabes, com uma adaptação do "Affirmation" de Jose Feliciano
Adaptação do "Struggle for Pleasure" de Wim Mertens
Fusão com influências Célticas, uma adaptação do Tri Martolod:
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Ter Ago 03, 2010 3:26 am
Deixa-me já avisar que ainda não ouvi mas estou com medo. Ora deixa lá ver...
Edit: Pronto, vou comentar à medida que vou ouvindo.
Emancipator - Não sendo muito o meu género, achei agradável. No entanto - e talvez devido à minha insensibilidade para estes géneros - soa-me apenas a electrónica/ chill out, e não consigo captar ali as influências que referiste, a não ser nos títulos das músicas (que, a meu ver, não se reflectem no seu conteúdo, com excepção, talvez, da do lobo). Mas volto a dizer, admito a minha insensibilidade para tudo o que mexa com a música electrónica, normalmente soa-me tudo ao mesmo - que é aquela sensação típica de quem não percebe nada de um género musical nem o sabe apreciar.
The Cinematic Orchestra - Ainda estou no início, mas já estou a achar totalmente diferente. Hum... Ok, posso até dizer que estava a gostar bastante até começar a parte vocal, haha. Eu considero-me uma pessoa ecléctica, e normalmente não rejeito um género só porque sim, mas confesso que o rap me faz sempre uma certa comichão. Continuo a pôr o Pensador lá num altar e a rejeitar o resto, não consigo mesmo gostar, lamento. Voltando a esta banda, agrada-me, de facto, a fusão musical e também a mensagem. O rap nasceu para trazer uma mensagem das ruas, uma revolta, mas hoje em dia baseia-se nas coisas superficiais, na luxúria e, já agora, - permitam-me - no mau gosto. E foi bom ouvir um rap bem distante das piroseiras do costume, para variar.
DJ Krush - Muito jazzy, sim. Ok, este parece-me bem, acho que conseguiria ouvir, tal como Emancipator.
Hum... E agora 'tou com sono e ainda me falta uma carrada de vídeos. São 5 e tal da manhã... Amanhã oiço o resto.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Ter Ago 03, 2010 4:58 am
Antes de mais obrigado por despenderes um pouco do teu tempo para ouvir
RedHead escreveu:
Deixa-me já avisar que ainda não ouvi mas estou com medo. Ora deixa lá ver... Edit: Pronto, vou comentar à medida que vou ouvindo.
Haha, uma forma engraçada de comentar. Talvez a mais honesta porque se diz tudo o que se pensa na altura acerca de cada projecto.
RedHead escreveu:
Emancipator - Não sendo muito o meu género, achei agradável. No entanto - e talvez devido à minha insensibilidade para estes géneros - soa-me apenas a electrónica/ chill out, e não consigo captar ali as influências que referiste, a não ser nos títulos das músicas (que, a meu ver, não se reflectem no seu conteúdo, com excepção, talvez, da do lobo). Mas volto a dizer, admito a minha insensibilidade para tudo o que mexa com a música electrónica, normalmente soa-me tudo ao mesmo - que é aquela sensação típica de quem não percebe nada de um género musical nem o sabe apreciar.
De facto o Emancipator produz uma panóplia de estilos musicais. Desde o instrumental de hip hop assumido - mas alternativo - (como o mix de Mobb Deep/Sigur Ros - https://www.youtube.com/watch?v=IVEwemk-TRU ), até ao Chillout / Downtempo mais afastado da síncope e drum patterns herdados da cultura hip hop. Essa dificuldade em distinguir talvez tenha a ver com o facto da família da música electrónica estar muito interligada entre si. O Trip hop, por exemplo, tem nuances de Hip Hop nas suas raízes. E Emancipator também produz Trip Hop. Neste tipo de produções muito alternativas, com diversas transições, é difícil definir um estilo. No entanto o Emancipator é assumidamente um produtor inserido na cena do hip hop instrumental no subgénero alternativo, tal como o produtor Nujabes, do Japão, fazem beats muito harmoniosos e com várias transições - por vezes radicais - ao longo de alguns dos beats, ao contrário dos típicos loops (quase sem transições) que formam muito dos beats dos instrumentais usados no Rap.
Sadistik por exemplo dá uso aos beats do Emancipator para criar o seu rap alternativo. Um deles é o Wolf Drawn que coloquei.
E esta sampla "Comptine d'un autre été" de Yann Tiersen
RedHead escreveu:
The Cinematic Orchestra - Ainda estou no início, mas já estou a achar totalmente diferente. Hum... Ok, posso até dizer que estava a gostar bastante até começar a parte vocal, haha. Eu considero-me uma pessoa ecléctica, e normalmente não rejeito um género só porque sim, mas confesso que o rap me faz sempre uma certa comichão. Continuo a pôr o Pensador lá num altar e a rejeitar o resto, não consigo mesmo gostar, lamento. Voltando a esta banda, agrada-me, de facto, a fusão musical e também a mensagem. O rap nasceu para trazer uma mensagem das ruas, uma revolta, mas hoje em dia baseia-se nas coisas superficiais, na luxúria e, já agora, - permitam-me - no mau gosto. E foi bom ouvir um rap bem distante das piroseiras do costume, para variar.
The Cinematic Orchestra é outro exemplo de um projecto que produz diferentes tipos de material que se inserem em vários estilos, por vezes até simultaneamente. Para mim o rap é isso mesmo: A apresentação da mensagem em detrimento do cântico. É uma fusão entre poesia (ainda existe o subgénero spoken word, por exemplo, onde para mim Taalam Acey é uma referência) e o discurso ritmado, que normalmente acompanha a fluidez do beat, a menos que seja off-beat (intencionalmente ou devido ao facto do rapper ter um flow fraquíssimo). E de facto esse discurso tem sido adulterado ao longo dos tempos. Talvez não seja algo intrínseco, mas sim algo que é uma replica da sociedade. Se formos a ver a sociedade está decadente em diversas frentes. O rap mainstream de hoje em dia é apenas uma dessas frentes que se limita a regurgitar o que está por toda a parte. Acontece(u) o mesmo com outros estilos quando se tornam populares.
RedHead escreveu:
DJ Krush - Muito jazzy, sim. Ok, este parece-me bem, acho que conseguiria ouvir, tal como Emancipator.
DJ Krush apesar de fazer diferentes estilos (trip-hop, chill out, acid jazz, downtempo) faz também hip hop instrumental. Só que este ao contrário de Emancipator ou de The Cinematic Orchestra, já recorre a uma personalidade mais tradicional, mesmo quando faz algo alternativo e jazzy como esse beat que coloquei. A percussão usada é dura, seca, e acompanha bem a atmosfera densa dos instrumentos de sopro (a tropete e o que parece ser um *contrafagote equalizado*?). Até parece que estou a ver o nevoeiro denso.
RedHead escreveu:
Hum... E agora 'tou com sono e ainda me falta uma carrada de vídeos. São 5 e tal da manhã... Amanhã oiço o resto.
São 6h! pelo menos aqui. Boa noite... Ou manhã?
Signatus Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Ter Ago 03, 2010 12:47 pm
Eu ainda só ouvi um boadinho de Emancipartor e gostei (embora me soe a tudo menos rap/hip hop, como referiu a Red)
Cá voltarei mais tarde apesar de actualmente o rap/hip hop não me atrairem por ser um estilo demasiado urbano (assim como o hardcore por exemplo). E nem estou a falar da vertente rasca que o mainstream nos espeta em cima que é só a ponte decadente do icebergue. Posso não ser conhecedor destes estilos mas sei que julgalos pelo que mtv nos despeja em cima é a mesma coisa que achar que metal são só os Slipknot e afins mais o St Anger dos Metallica.
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Ter Ago 03, 2010 8:30 pm
Signatus escreveu:
Eu ainda só ouvi um boadinho de Emancipartor e gostei (embora me soe a tudo menos rap/hip hop, como referiu a Red)
Cá voltarei mais tarde apesar de actualmente o rap/hip hop não me atrairem por ser um estilo demasiado urbano (assim como o hardcore por exemplo). E nem estou a falar da vertente rasca que o mainstream nos espeta em cima que é só a ponte decadente do icebergue. Posso não ser conhecedor destes estilos mas sei que julgalos pelo que mtv nos despeja em cima é a mesma coisa que achar que metal são só os Slipknot e afins mais o St Anger dos Metallica.
Ora nem mais. Há até quem diga que Metallica é um estilo de música... Só por aí dá para ver a gravidade da cultura geral das pessoas que passam a vida a ver os canais que - curiosamente - se afirmam como porta-estandartes da melhor música...
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Sex Ago 13, 2010 1:29 am
E quem diria rap americano a samplar Fado? Mais propriamente António Chainho - A sombra c/ Teresa Salgueiro.
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Sex Ago 13, 2010 1:36 am
OMG, isto é um atentado!!!
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Sex Ago 13, 2010 1:42 am
RedHead escreveu:
OMG, isto é um atentado!!!
Em Portugal temos o Sam The Kid a samplar Carlos Paredes:
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Sex Ago 13, 2010 1:51 am
Já agora o instrumental que sampla António Chainho na faixa do Canibus foi produzida pelo Stoupe the Enemy of Mankind, produtor dos Jedi Mind Tricks. É um produtor que costuma ir buscar samples aos mais variados pontos do planeta. É um dos meus produtores preferidos
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Sáb Ago 14, 2010 8:06 am
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Hehe, finalmente voltei para dar uma "vista de ouvidos" como deve ser e.... Ainda não ouvi tudo mas acho que assim vou ter de adicionar mais uns estilos á minha lista de gostos
È impressão minha ou há uma grande semelhança na melodia daquela musica dos Manau e a Inis Mona dos Eluveitie?
E por acaso Damian Marley foi das ultimas coisas que andava a ouvir antes de mergulhar de cabeça no metau
Por agora vou explorar:
Emancipator
Manau
Sadistik
Depois se gostar vejo outros.
Obrigado por contribuires para o meu grau de "eucleticismo"
PS: Estão os 3 aprovados
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Dom Ago 29, 2010 12:10 am
Signatus escreveu:
Hehe, finalmente voltei para dar uma "vista de ouvidos" como deve ser e.... Ainda não ouvi tudo mas acho que assim vou ter de adicionar mais uns estilos á minha lista de gostos
È impressão minha ou há uma grande semelhança na melodia daquela musica dos Manau e a Inis Mona dos Eluveitie?
Só pode ser um bom exercício.
A semelhança entre a música dos Manau e a Inis Mona dos Eluveitie tem a ver com a adaptação que ambos fizeram do "Tri Martolod", uma música tradicional, popularizada por Alan Stivell. E os Manau fizeram-no primeiro em 1998, 10 anos antes dos Eluveitie: http://en.wikipedia.org/wiki/La_Tribu_de_Dana
Signatus escreveu:
E por acaso Damian Marley foi das ultimas coisas que andava a ouvir antes de mergulhar de cabeça no metau
Ele saiu ao pai. O que faz, faz com classe.
Signatus escreveu:
Por agora vou explorar:
Emancipator
Manau
Sadistik
Depois se gostar vejo outros.
Obrigado por contribuires para o meu grau de "eucleticismo"
PS: Estão os 3 aprovados
You're welcome.
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Dom Ago 29, 2010 12:17 am
Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
A semelhança entre a música dos Manau e a Inis Mona dos Eluveitie tem a ver com a adaptação que ambos fizeram do "Tri Martolod", uma música tradicional, popularizada por Alan Stivell. E os Manau fizeram-no primeiro em 1998, 10 anos antes dos Eluveitie: http://en.wikipedia.org/wiki/La_Tribu_de_Dana
Sim, senhor, gostei disso também
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Seg Ago 30, 2010 9:51 pm
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 10:54 am
Averróis não ouvi tudo mas não percebi qual a relação com o Folk? Na seccao de musica geral ficava mais apropriado
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 10:56 am
Váli escreveu:
Averróis não ouvi tudo mas não percebi qual a relação com o Folk? Na seccao de musica geral ficava mais apropriado
ISto, por exemplo?
Agora o resto bem tanto, lol.
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 11:05 am
E que o fórum tem muitas bandas na secção de Folk e isto torna difícil o trabalho de pesquisa.
Bem vou mover para a secção de musica geral.
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 12:24 pm
Signatus escreveu:
ISto, por exemplo? Agora o resto bem tanto, lol.
O resto, tal como diz no título do tópico, tem nuances de música World, Étnica e Pagã. O ultimo que coloquei, por exemplo tem um pouco de Cosmogonia, que é de certa forma uma forma pagã de pensar em relação ao mundo. Em pagã leia-se: Contrário às religiões abraãmicas, normalmente contrário ao Cristianismo.
E até o próprio nome do álbum é "Poltergeist", que é, imagine-se, uma lenda popular (Folk).
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 1:03 pm
O novo album dos Omnia tem uma faixa de Rap... Aparentemente o album é uma coisa muito eclética, estou para ver (ouvir)
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 1:10 pm
Signatus escreveu:
O novo album dos Omnia tem uma faixa de Rap... Aparentemente o album é uma coisa muito eclética, estou para ver (ouvir)
Até os Epica têm uma faixa toda hiphop e electrónica. É uma versão da Sancta Terra, só existe numa pen especial que eu comprei que traz umas quantas raridades. Eu fiquei chocada quando ouvi aquilo.
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 5:52 pm
RedHead escreveu:
Signatus escreveu:
Até os Epica têm uma faixa toda hiphop e electrónica. É uma versão da Sancta Terra, só existe numa pen especial que eu comprei que traz umas quantas raridades. Eu fiquei chocada quando ouvi aquilo.
E não é um remix? Tive a ver na net sobre o Wolf Love e aparentemente mete um pouco de tudo e mais alguma coisa: para além da faixa rap uma musica tipo pop, outra com influencias de metal, faixas com muito piano, faixas com instrumentos electronicos. Não é que eu me importe que os artistas se ponham a inventar e evoluam musicalmente mas temo que eles se comessem a afastar da atitude que me cativava neles (100% organic nature loving pagan folk). Até o estilo das fotos deles já está mais para o stem punk que para o celtic/pagan =S
Mas pronto, é esperar para ver.
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 8:10 pm
RedHead escreveu:
Signatus escreveu:
Por vezes há influências de hip hop em diversos estilos, mesmo quando tal não parece ao inicio: Técnicas que são por vezes usadas: Sampling, turtablism, scratching, beatboxing, diversas outras técnicas de Deejaying, drum machines, síncope que lhe é característica, letras interpretadas em discurso ritmado ou fluído em vez de ser cantado, entre várias outras coisas...
Os Enigma têm alguns, tipo este que é mais evidente, embora já tenha integrado elementos acima citados em diversos outros temas, especialmente no que toca a drum machines.
Ou até Sun of the Sleepless, que é Ambient / Black Metal, tem esta:
Última edição por Averróis em Qui Set 02, 2010 8:16 pm, editado 2 vez(es)
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 8:12 pm
Music knows no bounds. Music and human stupidity
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 8:17 pm
Signatus escreveu:
E como diria Einstein: E não tenho tanta certeza quando à primeira. lol
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Fusão Rap/Hip-Hop + Folk/Pagan/World/Ethnic/Celtic Qui Set 02, 2010 10:34 pm
Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
E como diria Einstein: E não tenho tanta certeza quando à primeira. lol
O Einstein era um verdadeiro mestre das frases citáveis lol. (Se bem que neste caso se referia ao Universo, claro.)