Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Meteorologia

Ir para baixo 
+7
Manwë
Fadinha
tempus
Apfel
SaahiraMoon
Fundador (ex-Váli)
Sir Martinez
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Meteorologia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:00 am

Err.. Embarassed

Desculpa, vá. Eu realmente de vez em quando fico um bocadito para o exaltado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)

Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:04 am

Mudando de assunto sabiam que a terra já esteve 10 graus mais quente que a actualidade..o artico não só derreteu todo como foram encontrados vestígios de plantas tropicais lá e fosseis de animais como crocodilos. Não sei é que consequências isso teve para os animais mas quando o doc der outra vez presto atenção XP
http://folklusitania.heavenforum.com
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:06 am

Por acaso nunca tinha lido ou visto nada sobre isso, mas é interessante. E até óbvio. Da mesma maneira que houve o período glacial, é também possível que tenha havido um período que seja o contrário desse outro.
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Local : inside your mind
Cor : Azul Escuro

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:10 am

Draconus Thorn escreveu:
Err.. Embarassed

Desculpa, vá. Eu realmente de vez em quando fico um bocadito para o exaltado.

fiz apenas a quote no sentido que alguem so nao vê o que se passa á volta se for muito ceguinho ou tapadinho.. porque as coisas estao a passar-se e nao sao tao normais como pensam. Neve no meio de Africa nao é normal... Veraos e invernos maiores tambem nao é normal.. e o que se passa é primavera e outono a ir-se. .. Chuvas acidas a aumentar sem erupçoes vulcanicas, tabem nao é normal.. enfim, uma quantidade enorme de factores nao sao normais no clima.. ou sao normais mas nao a um ritmo tao acelerado.. como o aumento da temperatura global.. (diminuiçao consequente) .. ou calotas de gelo a desaparecer. Há factos que apontam que a quantidade de carbono que deitamos para o ar.. so é igualada por muitas erupçoes do monte santa helena nos states (coisa grande)..

O homem tem um grande papel no que se passa no nosso planeta.. dizer que "a culpa nao é nossa, ou nao é so nossa" é usar paninhos quentes.. como um puto que parte uma jarra usa para nao levar na boca ("ha e tal ela tava mal segura ou ja estava assim..")..

A quantidade de lixo e toxicos que deitamos nas terras estao a poluir aguas e ...terra... zonas enormes ficam incapacitadas para serem outra vez ocupadas pela natureza.. ou rios sempre poluidos devido a fabricas... hoje ninguem toma banho no tejo ali em lisboa..porque?.. o homem é o unico culpado de aquilo estar assim... a poluiçao a este nivel nao é "normal" na natureza..

Toda a gente usa paninhos quentes no caso do ambiente porque estao com a idea que nao vao apanhar as mudanças.. que o mau so acontece daqui a muitos anos.. e caso isso, para quê se interessarem?.. é Esta a politica seguida.. a politica de manter a economia (em queda por sinal) e de que isto so acontece daqui a muitos anos... mas na natureza pode acontecer ja amanha porque isto nao é previsivel (o martinez que o diga.. que no caso da metereologia.. podem fazer um plano a dizer que vai chuver amanha...e amanha a coisa muda e esta calor..)
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:14 am

Mas também é verdade que nós não tenhamos a culpa inteira! Podem haver até fenómenos que estejam a criar estas alterações climáticas dos quais ainda não tenhamos conhecimento.... No entanto, como mais vale prevenir do que remediar, eu cá continuo a tentar poluir o menos que posso e a tentar diminuir a minha pegada ecológica.
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:21 am

Váli escreveu:
Mudando de assunto sabiam que a terra já esteve 10 graus mais quente que a actualidade..o artico não só derreteu todo como foram encontrados vestígios de plantas tropicais lá e fosseis de animais como crocodilos. Não sei é que consequências isso teve para os animais mas quando o doc der outra vez presto atenção XP

isso tem haver, acho eu que é a mesma coisa, com o eixo da terra..que nao é fixo, ele muda uns graus de quando em quando.. e basta o eixo mudar uns tantos para que o sol bata mais no hemisferio norte que no sul... se te lembras (ou nao), devem ter dito que o norte estava descongelado mas o sul tinha mais zonas geladas, tipo, antartida maior (tudo na terra esta em equilibriu..ate nos aparecer-mos)

Outro factor que tambem muda em muito a vida na terra é o campo magnetico terrestre,,que a cada ano perde potencia..ate chegar a 0 e inverter a polaridade.. quanto mais fraco fica mais a terra é bombardeada por radiaçoes e poeiras solares.. e a vida na terra acaba.. chamo a isto uma especie de "reset" do planeta.. depois o campo volta ao normal e segue o ciclo (isto demora milhoes de anos.. mas ha provas que a terra ja inverteu o campo umas quantas vezes ja..)

Citação :
Mas também é verdade que nós não tenhamos a culpa inteira! Podem haver até fenómenos que estejam a criar estas alterações climáticas dos quais ainda não tenhamos conhecimento.... No entanto, como mais vale prevenir do que remediar, eu cá continuo a tentar poluir o menos que posso e a tentar diminuir a minha pegada ecológica.

Ha factores naturais que aumentam o nivel de monoxido na atmosfera.. chama-se vulcoes.. mas o numero de erupçoes nao aumentou.. nos é que aumentamos a nossa poluiçao..e ha provas 'numericas', que vi num doc qualquer.. e como disse no post em cima.,, que eram precisos 100 vulcoes santa helena..para produzir a nossa poluiçao de um ano (isto em toneladas de monoxido na atmosfera) .

Depois temos as poluiçoes das aguas, os animais fazem as suas necessidades..mas é controlado pela natureza..e sao coisas naturais.. o homem deita nas aguas toxicos nao naturais.. deita nas florestas lixo.. corta florestas.. as arvores caiem mais depressa do que crescem..

Nao digas que os nao temos a culpa inteira porque se ela nao é inteira entao é 99% dela porque na natureza tudo tem um ciclo, tudo é controlado..as coisas acontecem "programadas" .. ha razoes de equilibriu a manter.. isto é facto.. E a deitar toxicos nos solos,aguas e atmosfera, estamos a quebrar com o equilibriu e estamos a destruir o planeta.
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:26 am

Afinal não ando com a mania da perseguição drunken

Eu apenas disse que pode ser influência de factores que não conhecemos ou que ainda não compreendemos inteiramente. E eu sei perfeitamente que os vulcões são o principal meio natural para haver mudanças climáticas.

Mas, sabe-se lá, pode ter até a ver com uma mudança no campo magnético terrestre! Existem provas que isso aconteceu no passado, quem nos garante que não está a acontecer actualmente? Com a mudança do campo magnético terrestre os ventos solares atingiriam a Terra, e poderiam influenciar esse aumento da temperatura! Claro que isto foi inventado agora, não é exemplo nenhum correcto. Apenas serviu para mostrar que podem ser factores que não conhecemos que têm provocado estas alterações.
SaahiraMoon
Sacerdote/Sacerdotisa
SaahiraMoon

Feminino
Câncer Galo
N. de Mensagens : 240
Local : Leiria.
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:29 am

tempus escreveu:
Depois temos as poluiçoes das aguas, os animais fazem as suas necessidades..mas é controlado pela natureza..e sao coisas naturais.. o homem deita nas aguas toxicos nao naturais.. deita nas florestas lixo.. corta florestas.. as arvores caiem mais depressa do que crescem..

Ora aí está! Se é algo natural, controlado pela natureza, nunca pode ser considerado "culpado" disto ou daquilo, é natural... Nós sim, temos a culpa...
http://saahira-gg.hi5.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)

Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 1:27 am

Sim culpa nossa agravada por factores naturais

Tempus escreveu:
isso tem haver, acho eu que é a mesma coisa, com o eixo da terra..que nao é fixo, ele muda uns graus de quando em quando.. e basta o eixo mudar uns tantos para que o sol bata mais no hemisferio norte que no sul... se te lembras (ou nao), devem ter dito que o norte estava descongelado mas o sul tinha mais zonas geladas, tipo, antartida maior (tudo na terra esta em equilibriu..ate nos aparecer-mos)

Nop. Planeta todinho. Alteração da trajectória da terra em volta do sol, possivelmente. Algumas animais extinguiram-se outros adaptaram-se e nasceram novas espécies. Conclusões?Hum... o fogo que destrói, afinal, renova.
http://folklusitania.heavenforum.com
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 2:03 pm

Draconus Thorn escreveu:
Afinal não ando com a mania da perseguição drunken

Eu apenas disse que pode ser influência de factores que não conhecemos ou que ainda não compreendemos inteiramente. E eu sei perfeitamente que os vulcões são o principal meio natural para haver mudanças climáticas.

Mas, sabe-se lá, pode ter até a ver com uma mudança no campo magnético terrestre! Existem provas que isso aconteceu no passado, quem nos garante que não está a acontecer actualmente? Com a mudança do campo magnético terrestre os ventos solares atingiriam a Terra, e poderiam influenciar esse aumento da temperatura! Claro que isto foi inventado agora, não é exemplo nenhum correcto. Apenas serviu para mostrar que podem ser factores que não conhecemos que têm provocado estas alterações.

apenas quis explicar melhor o que disse...enfim...

quanto ao campo magnetico.. nao é a razao.. se ainda consegues apontar para norte..entao o campo esta direito..e era preciso o campo estar muito deteriorado para que fosse plausivel tal possibilidade (deteorado como.. pegas numa bussula e o norte magnetico desceu uns bons 50-60º e nbeste momento esta muito longe disso.) .. Unicos factores em cima da mesa é os buracos na camada de ozono, os milhoes de toneladas de carbono no ar, a quantidade de toxico nas aguas e o continuo uso de combostiveis fosseis. Tudo isto tem GRANDE influencia no que se esta a passar... nao ha factores desconhecidos porque todos os acontecimentos sao explicados por coisas bem conhecidas.
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 2:07 pm

A ciência não é estática, está sempre a evoluir, e nunca ninguém pode afirmar que são tudo fenómenos conhecidos... Há muito tempo dizia-se que a Terra era o centro do Universo..
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 2:23 pm

Draconus Thorn escreveu:
A ciência não é estática, está sempre a evoluir, e nunca ninguém pode afirmar que são tudo fenómenos conhecidos... Há muito tempo dizia-se que a Terra era o centro do Universo..

claro que nao.. mas enquanto nao houver '?' sobre alguma materia.. ela esta explicada. (ler '?' como "factores nao explicaveis por razoes conhecidas)

A terra foi o centro do universo ate alguem olhahr para o ceu com olhos de ver.
A terra foi quadrada ate alguem dar uma volta.

A lei de newton explicava tudo ate alguem descobrir o electrao e estuda-lo... Mas ate la , tudo era explicado pelas leis de newton e ainda hoje servem muito bem para explicar porque um carro anda..ou tu nao voas , ou seja, o mundo macroscopico.. Para o microscopico temos a quantica. Tudo isto apra dizer que ate aparecer algum factor natural nao explicavel pelas regras e conceitos de agora, O que vês é a VERDADE e ha que acreditar nela ate algum factor novo aparecer, ate la so tens de acreditar.Se o tue metudo cientifico é estar sempre á espera de um "factor desconhecido" , nunca vais resolver um problema, nunca vais encontrar uma razao para explicar x ou y, ou seja, nao vais a lado nenhum. Só podes pegar em "factores desconhecidos" quando chegas a um beco sem saida no teu problema ,que nao pode ser resolvido /solucionado ,pelos meios convencionais porque eles nao explicam tudo ou vao faltar sempre variaveis por resolver.

Por isso, Os problemas naturais da actualidade sao BEM explicados pelos factores que temos, pelos conceitos conhecido. Ate onde li (e eu nao leio so revistas, tenho acesso a artigos cientificos, normalmente inacessiveis ao publico... Viva a Fisica :p) , ainda nao foi encontrado nenhum factor natural a nivel metereologico que nao tivesse sido ainda explicado pelo que é conhecido. Unica coisa que nao é possivel é prever porque ha uitas variaveis.. mas elas todas ,1 a 1, sao explicadas por conceitos conhecidos..

Se queres uma explicaçao mais detalhada ainda eu faço-a.. mas era apenas para te provar por A+B que nao ha factores desconhecidos ou inexplicaveis pelo que ja temos. E no mundo real, tens de trabalhar com o que tens e nao ha espera que uma coisa te caia do ceu... isso so resultou uma vez .
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 2:39 pm

Ok, pronto.

Eu apenas tenho o hábito de tentar estudar ambos os lados, embora acabe por escolher sempre um.
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 3:07 pm

Draconus Thorn escreveu:
Ok, pronto.

Eu apenas tenho o hábito de tentar estudar ambos os lados, embora acabe por escolher sempre um.

tambem gosto de ser assim, povo do Epica que o diga :p..e ser advogado do diabo é meu passatempo favorito ^_^

mas acho que neste caso nao vi dois lados.. quer dizer.. vi o lado cientifico e o politico.. e o politico-economico nao me interessa porque ja o acho decadente.
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 4:01 pm

Não era desses lados que eu estava a falar. Eu estava-me a referir aos cientistas que defendem que as alterações que observamos são naturais e aos cientistas que defendem que nós somos os principais culpados.
tempus
Burguês/Burguesa
tempus

Masculino
Leão Tigre

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 4:11 pm

Draconus Thorn escreveu:
Não era desses lados que eu estava a falar. Eu estava-me a referir aos cientistas que defendem que as alterações que observamos são naturais e aos cientistas que defendem que nós somos os principais culpados.

mas aí é que esta... os meus lados sao os mesmos que os teus..porque vê bem. Os cientistas que dizem que nao somos os principais culpados sao aqueles "convidados" pelos governos.. um exemplo disso foi o que os states fizeram.. que 'convidaram' cientisdtas para fazer um trabalho para dizer que o planeta nao esta assim tao mau (ate alteraram o documento para palavras mais "amenas") e que nos nao somos os principais culpados.. porque no fundo.. investir na ecologia é um grande golpe nos orçamentos e no negocio do petrolio, coisa que nao interessa no mercado capital... Logo daí eu dizer que ha o lado cientifico do assunto..e ha o lado politico-economico
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez

Masculino
Câncer Cobra
N. de Mensagens : 102
Local : Benfica/Lisboa
Deus : Zeus (Justiça/Regência/Sentença)

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 8:57 pm

tempus escreveu:
Draconus Thorn escreveu:
Ok, pronto.

tambem gosto de ser assim, povo do Epica que o diga :p..e ser advogado do diabo é meu passatempo favorito ^_^

mas acho que neste caso nao vi dois lados.. quer dizer.. vi o lado cientifico e o politico.. e o politico-economico nao me interessa porque ja o acho decadente.

É é, tu advogado nao tens nada mesmo, es sim rebelde e com mau feitio como eu.

Epah dei assim uma olhadela rapida pelos vossos posts e pelos vistos salientam a situação de que quem é o culpado das alteraçoes que temos vindo assistir no nosso clima, estarei certo?

Evidentemente que é o Homem.Nós aos poucos e poucos vamos dando cabo dos ecossistemas todos, porque? Por causa das economias,dinheiro, pilim.
O clima está todo alterado e qualquer dia a corrente do Golfo ao qual influencia fortemente o nosso clima portugues e no Hemisferio Norte si,plesmente para.Porque? Por causa do dinheiro tambem.
Que as coisas poderiam mudar e muito para melhorar isto que se tem vindo a passar? Podiamos, mas é caro!
Mas infelizmente,primeiro que os paises se entendem para praticar acções a nivel de melhoramento do nosso ambiente, está longe de ser possivel, ou quem sabe está o esteve mais longe, mas duvido, porque? POR CAUSA DO DINHEIRO.

mas tambem é certo que sem ele, o mundo nao desenvolvia e todas os nossos meios essenciais iriam completamente ficarem paradas, como o petroleo.Mas tambem acredito que um dia havera uma alternativa.

hasta
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 10:24 pm

tempus escreveu:
Draconus Thorn escreveu:

mas aí é que esta... os meus lados sao os mesmos que os teus..porque vê bem. Os cientistas que dizem que nao somos os principais culpados sao aqueles "convidados" pelos governos.. um exemplo disso foi o que os states fizeram.. que 'convidaram' cientisdtas para fazer um trabalho para dizer que o planeta nao esta assim tao mau (ate alteraram o documento para palavras mais "amenas") e que nos nao somos os principais culpados.. porque no fundo.. investir na ecologia é um grande golpe nos orçamentos e no negocio do petrolio, coisa que nao interessa no mercado capital... Logo daí eu dizer que ha o lado cientifico do assunto..e ha o lado politico-economico

Mas não estaremos nós a pensar que apenas os cientistas que afirmam que o Homem não é o maior culpado são sempre convidados dos Governos? Como poderemos nós afirmar que não há verdade nas coisas que eles dizem? É isso que eu quero dizer, nós queremos ter tanto a certeza que somos nós os verdadeiros culpados que por vezes nos esquecemos de pensar que talvez haja verdade naquilo que é dito pelos cientistas que, julgamos nós, são convidados pelos governos.
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf

Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Raça : Troll
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Dez 30, 2008 11:26 am

tempus escreveu:
... Viva a Fisica :p)

cheers
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez

Masculino
Câncer Cobra

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 04, 2009 11:34 am

Viva a fisica o tanas affraid ....

Bem eu sei que se trata dum forum de musica, mas todavia posso-vos alertar para certas intemperies conforme o faço tambem no forum Epica.
A partir de amanhã irá se dar uma descida brusca das temperaturas minimas e máximas.Esta situação e provocada pelo ar frio nao polar, mas sim siberiano que e extremamente mais frio e seco. Ora quanto mais o ar frio for seco, a sensação termica torna-se pior.
Aqui ficam algums cartas daquilo que vos quero transmitir.

Bem, esta carta apresenta a pressão que exerce nas zonas altas da atmosfera por isso é que sá o nome de Geopotencial 500 Hpa ( hectopascais ).
Como isto é alemão, os T representam as depressoes os H os anticiclones.Depois toda essa mistura de cores e o chamado geopotencial dos mesmos.

Meteorologia - Página 2 2a0c0mw

Que se esta a passar para vir esta vaga de frio assim para o "desnecessaria"????
Se olharem bem temos um Anticiclone cuja a posição dele é nas ilhas Britanicas e um outro em alto mar( pleno oceano atlantico).Ora com o posicionamento de ambos, dão a entrada de depressoes com ar frio em altitude, varrendo a Europa na sua totalidade e claro chegando mesmo a Peninsula Iberica como podem verificar.Ora se esta situação vem de Leste ( as setas que meti indicam o que quero dizer ) claro que todo o frio que se encontra na Russia e Siberia entrará pela Europa a dentro e com ele nalguns locais, a inesperada queda de neve.Nesta situação infezlizmente ou nao, nao esta muito favoravel para que haja queda de neve como em 2006 aconteceu e 2007 por aqui em Lx, Evora etc conforme sabem.Efectivamente a queda de neve so se dará em Espanha.
Mas o frio esse, é medonho e nao mto tipico:
Ora vejam neste mapa o porque:

Temperatura a 2 metros do solo ou neste caso temperatura a superficie:
Meteorologia - Página 2 2re04zo

Meti este mapa pois e onde se dá o pico do frio que se avizinha.

Se repararem bem ao lado direito tem uma escala de temperatura.E um pouco dificil ver devido as cores que apresentam mas se verem, bem, todo o interior as temperatura vao estar abaixo dos 0ºC, onde o Interior Norte e Centro andará na casa dos -6 a -8ºC, no interior sul entre -4 a -5ºC, Lisboa nos -1ºC a -2ºC, Porto, Coimbra idem e Faro a volta dos 2ºC a 3ºC. E se olharem para Espanha irá ser severamente mais afectada por este frio: Em certas zonas e como pode verificar no mapa andarão a volta dos -10ºC. Quanto ao resto da Europa, os vossos olhos que o vejam: Austria com -20ºC e um dos exemplos.

Estou chamar isto a atenção, mas tambem e preciso ter algum cuidado pois estamos a falar de previsoes entre 3 a 4 dias.Tudo pode aliviar e tudo pode intensificar ou manter.Mas ja sao varias runs, e sao previsoes a 70 e tal horas, o que começa a ser levado a serio pela maioria dos meteorologistas e foristas.
Eu como ja estudei isto e estive a trabalhar no Instituto de Meteorologia, digo que é uma situação anormal porque em primeiro lugar, Lisboa com minimas de -1 a 2-ºC segundo os criterios de alertas pela mesma instituição e considerado o alerta maximo ( vermelho ) ou alerta laranja - risco moderado a elevado.Lisboa ja viu estas temperaturas? Sim e verdade. Porto tambem? Correcto, mas sao temperaturas extremamente baixas e abaixo dos valores medios para a epoca do ano em que estamos.Resumidamente, as temperaturas minimas diarias em Lisboa e na media normal/sazonal, durante o Inverno, e sempre entre os 2ºC a 4ºC, conforme o Porto idem.Esta situação que se avizinha, nem mesmo a cidade mais amena de Portugal no Inverno ( falo de Faro ) ira se escapar, pois a temperatura media nos valores normais/sazonais e entre os 4 a 6ºC, aqui nestas cartas que vos mostrei apresentam valores de 1 a 3ºC.

Por isso cuidadinho com frio, pode ser muito bonito mas....( falo do gelo que se ira acumular e geadas )

Outra coisa que ira fazer com que a sensação termica seja ainda pior e o chamado de wind chill. Ou ,num ambiente cuja a temp. se encontre estagnada nos 5ºC ( por exemplo ),se houver ventos na ordem dos 30km/h por hora mais coisa menos coisa, a sensação que o nosso corpo tera e mais baixa, estimo a volta duns 0ºC .E quanto mais forte o vento for, pior.So para terem uma ideia se conforme as previsoes se mantiverem com os previstos -1 ou -2ºC em Lisboa ( segundo o IM ) e os modelos GFS, Nogaps,ECMWF,DWD,UKMO, e com ventos de leste moderado até 25 a 30km/h, a sensação termica será a volta de -8ºC. E muito.

Mas como sao previstos ventos fortes até 45km/h e segundo temperaturas dadas aqui fica a sensação termica terrivel:

-2ºC / ventos de 40km/h = -10ºC sensação termica.

-8ºC conforme sao valores esperados em Bragança com ventos de 25km/h = -16ºC sensação térmica.

O calculo original para se calcular é assim:

WCI ( wind chil index ) = ( 10 sobre raiz quadrada da velocidade do vento ( V ) menos novamente a velocidade esperada + o valor maximo em que se pode calcular o wind chill ou seja 10.5 ) . ( 33 - Ta ( temp do ar )

Prontos prontos nao linguem aos calculos Razz

Ha uma situação mais facil para se ver:

Atenção: os Graus sao em Farenheit ( FºC ) e os ventos e a milhas por horas ( mph )

Meteorologia - Página 2 11cfu3m

Esta e mais facil Wink

Meteorologia - Página 2 Ilzko3

E prontos: agora deixo-vos aqui o link com a previsao ate 10 dias feito pelo o IM.Basta colocarem a vossa cidade ou aquela que se encontra mais perto da vossa localidade;)

http://www.meteo.pt/pt/cidade10dias.jsp

Hasta

Smile

Fontes: www.wetterzentrale.com
www.meteo.pt - Instituto de Meteorologia IP de Portugal

Última edição por Sir Martinez em Dom Jan 04, 2009 4:59 pm, editado 1 vez(es)
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf

Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Raça : Troll
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 04, 2009 4:40 pm

Grande Sir Martinez!!! cheers
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez

Masculino
Câncer Cobra

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2009 7:34 pm

Bem, em primeiro lugar os meus Parabens aos contemplados pela queda neve.Infelizmente antes do ocorrer, os modelos previam uma entrada fria e seca mas pelos visto nao aconteceu.
Por Lisboa tambem estava prevista queda de neve mas acabou por nao acontecer, a unica situação a salientar foi as fortes geadas que se tem vindo a sentir, uma coisa que a capital ja nao via ha anos, pois normalmente o clima daqui nao o permite. Wink
Outra situação foi que nas estações meteorologicas regionais nestes ultimos dias tem marcado temperaturas negativas entre os -1 a -2ºC embora a estação oficial ( Portela ) tenha so registado valores positivos mesmo assim muito baixo e anormais para a localidade, como 0ºC a 1ºC positivo.

Outra situação foram as temperaturas negativas registadas no Porto, Braga e a famosa localidade de Paços de Ferreira onde a minima passada foi de -7 a -8ºC.Claro que Bragança Penhas Douradas e Guardas registaram minimas mais baixas entre os -9 a -12ºC sendo que no ponto mais alto da serra da Estrela ( Torre ) foram registados valores de -14 a -15ºC Wink portanto muito muito frio mesmo.

O unico ponto negativo foram os acidentes e a falta de ajuda por parte do meio civil etc que acham isto uma situação normal mas esquecem-se dos perigos que por detras das mesma, se avizinham.....basicamente maioria do dinheiro que deveria ser disponibilizado para isto vai tudo para os bolsos dos camaradas de alto nivel Evil or Very Mad e o nosso Portugal infelizmente.

Bem esta situacao fria ira manter-se pelo menos ate terça feira com temperaturas muito baixas e a partir do dia 13 iremos ter uma mudança de padrao onde o vento, chuva forte e a trovoada ira ser a nossa predominancia Wink

Hasta
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 10, 2009 8:38 pm

Isto nada como ter informações destas em primeira mão! Very Happy Very Happy

E eu fui dos felizes contemplados, que vi a minha casa e todos os campos e montes em redor completamente brancos! Foi fantástico subir um monte com o risco acrescido de partir uma perna (o que não aconteceu tongue )
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez

Masculino
Câncer Cobra

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeDom Jan 18, 2009 11:32 am

Situação de Agravamento do Estado do Tempo - Vento e Ondulação - Periodo de 18 a 23 de Janeiro de 2008

Devido a várias depressões cavadas com circulação de Oeste para Leste e varrendo na totalidade a Europa, Portugal e Espanha não será poupado também sobretudo a advertência de ventos fortes e ondulação marítima.

Segundo os Modelos, a costa ocidental será fustigada por ondulação até 7 a 8 metros ( mar Alteroso a Tempestuoso ) e que quiçá nos dias 23 a 24 possam envetualmente haver alturas significativas de 9 metros. Por isso e que ja varios distritos encontram-se sobre Alerta Laranja.

Quanto a situação dos ventos nas terras altas serão muito forte até 75km/h com rajadas na ordem dos 100 a 110km/h enquanto no litoral serão forte até 40km/h com rajadas até 60 a 70km/h.

de salientar tambem a queda de precipitação que será continua durante 5 a 6 dias e por periodos mais intensos na região Norte o que pode ocorrer algumas inundações-

Nao deixar de salientar tambem que a partir de amanha a noite a cota de neve ira situar-se em cotas muito baixas acima dos 300 a 400 metros no norte e centro o que pode haver novamente problemas na circulação de algumas auto -estradas

Aqui deixo-vos duas imagens uma em pleno Oceano Atlantico a oeste da Irlanda e outra em plenas ilhas Britanicas mostrando-vos as depressoes ( digamos toda essa machas nebulosas ) e claro com convectividade = trovoada

Primeira:

Meteorologia - Página 2 5lo07d

Segunda:

Meteorologia - Página 2 35d9ic8

Quando estas mesmas tornarem-se "maduras" ou neste caso processo de acavamento ai a imagem e muito mais espetacular e medonha Twisted Evil
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez

Masculino
Câncer Cobra

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 9:25 pm

Ora aqui fica uma foto de um dos fenomenos raros de acontecer por aqui em Portugal.
Foi hoje e deu-se na Foz do Rio Douro, basicamente na cidade do Porto 2 trombas marinhas se formaram durante uma forte trovoada.

Meteorologia - Página 2 2guxdvr

Hasta Very Happy
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Meteorologia   Meteorologia - Página 2 Icon_minitime

Meteorologia
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento-