N. de Mensagens : 35 Idade : 33 Local : Guimarães e Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Vegetarianismo e Veganismo Qua Dez 17, 2008 12:40 pm
"Os vegetarianos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos."
Muitas são as razões para se optar por uma dieta deste tipo, no entanto, as que mais saltam à vista e que mais merecem destaque, são a apologia da saúde, do ambiente, do não sacrifício animal e da ética.
Na transição de uma alimentação dita comum, baseada em grande parte em animais ou nos produtos deles provenientes para uma dieta desprovida de qualquer espécie de alimento de origem animal, há que ter sérios cuidados.
Se uma pessoa tem uma alimentação deficiente, tende a cometer erros mesmo no novo regime alimentar. E a transição não deve ser nunca algo de um dia para o outro. Algumas pessoas podem levar um mês, outras dois anos. É uma questão de ritmo.
Não será fácil mudar radicalmente, pelo que a mudança terá de ser feita através de um processo gradual. É comum as pessoas começarem a evitar a carne, e virarem-se mais para o peixe, acabando por deixar também este. Estudos revelam que aves e mamíferos sofrem bastante mais do que peixes no momento da captura, morte, etc. No entanto, há que referir que existem espécies de peixes em vias de extinção e que não obstante, continuam a ser capturadas abaixo dos tamanhos mínimos exigidos por lei. Um exemplo disso mesmo, é o bacalhau. Tão consumido no nosso país, principalmente nesta quadra. E no entanto, grande parte dos bacalhaus que nos chegam nunca tiveram a oportunidade de se reproduzirem sequer.
No início da transição, muitas pessoas começam também por começar a introduzir na sua alimentação derivados de soja, o único substituto integral da carne. Esta introdução pode ser feita sob imensas formas, seja ela a carne de soja, leite, o granulado, o seitã, o tofu, etc.
Hoje em dia encontramos uma grande variedade de produtos desta natureza em hipermercados, e o aparecimento de lojas especializadas é cada vez mais comum.
Este tópico será portanto usado para se divulgarem recomendações mais específicas sobre este tipo de dieta, para se esclarecerem dúvidas e talvez, agora em jeito de brincadeira, para se converterem mais algumas pessoas
Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qua Dez 17, 2008 11:09 pm
É importante definir correctamente uma dieta deste género ou modificar o comportamento alimentar para excluir carne, peixe e derivados. Já ouvi falar de vários problemas de saúde de quem impôs a si próprio este comportamento sem ajuda e sem questionar qual a forma correcta de o seguir.
Não tenho grande ideia de pratos e menus típicos para seguir um comportamento destes adequadamente... Não queres mostrar?
Lilium Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 6 Idade : 36 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qua Dez 17, 2008 11:25 pm
Glam escreveu:
É importante definir correctamente uma dieta deste género ou modificar o comportamento alimentar para excluir carne, peixe e derivados. Já ouvi falar de vários problemas de saúde de quem impôs a si próprio este comportamento sem ajuda e sem questionar qual a forma correcta de o seguir.
Problemas de saúde no que respeita à alimentação até quem não segue esta ideologia os apanha Nunca pensei muito neste assunto. Já é tão rotineiro chegar a um sítio e pedir sempre carne ou peixe que uma pessoa até esquece tal possibilidade. Mas sou sincera que agora fiquei com curiosidade por experimentar algum prato Junto-me à Glam na espera pelas receitas Quem sabe se não seremos umas futuras vegetarianas
Tearsofawolf Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 139 Idade : 44 Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 11:01 am
Bom! Eu já comecei a minha caminhada no sentido de reduzir ao máximo a dependência alimentar de produtos animais, deixei de beber leite de vaca, os iogurtes já são menos frequentes, o queijo não é uma coisa que coma todos os dias mas confesso que será uma das coisas mais difíceis de deixar, assim como o bacalhau, e eu sou fanático por bacalhau.
As carnes vermelhas, há muito que já lá vão, hoje já altero refeições entre carne, peixe e só vegetais.
Outra coisa que tenho feito é tentar que todos os hidratos de carbono que consumo sejam integrais, massa, arroz, pão, cereais, etc.
Tenho tido avanços e recuos nesta minha caminhada, já estive mais perto e já estive mais longe, talvez este tópico venha a ser o derradeiro empurrão no sentido de pelo menos, deixar de comer coisas, que obriguem a tirar a vida a um animal.
Isto o ideal era a malta ter umas galinhas e umas cabras no quintal, tratá-las bem, dar-lhes comida e fazer uma espécie de joint-venture, mas as coisas não são assim.
A verdade é que isto de ser vegetariano, é coisa que não sai barata, nunca entendi bem porquê, mas talvez tenha a ver com a procura estar disposta a pagar o preço que a oferta impõe, não vejo outro, não fica a nível de produção mais caro fazer um naco de seitã do que criar um frango, assim como os produtos biológicos são para mim outro case-study, não faz sentido serem tão caros!
Um dos principais problemas do abdicar-se de produtos alimentares de origem animal (P.A.O.A) são a falta de complexos vitamínicos e ferro, pelo que será sempre importante ver primeiro as composições dos produtos, assim como ter a perfeita noção das doses diárias recomendadas (DDR), hoje, e já mais do que ontem há produtos enriquecidos, por exemplo o leite de soja é enriquecido com cálcio e vitamina D. e todos deverão ter informações sobre a sua composição e a percentagem de DDR de cada nutriente que lhe diz respeito.
Mas não duvidem que como já foi dito pela Lilium a nossa alimentação está longe de ser equilibrada e de nos proporcionar os nutrientes necessários, é sempre necessário e se não queremos ter problemas no futuro ter em atenção a este aspecto.
A alimentação á base de produtos vegetais evita-nos uma série de problemas e volto a bater no mesmo assunto se, se alimentassem pessoas em vez de engordar animais para os matar, havia menos fome no mundo, esta é também uma questão de saúde pública os nossos jovens são cada vez mais obesos e sedentários, chegámos ao cumulo de as gerações que vêem agora terem uma esperança média de vida inferior à dos seus pais.
Por isso acho que os governos deveriam olhar um bocado para esta situação e pensá-la como um problema e uma solução reais, o futuro vai passar por aqui, pelo ser vegetariano/macrobiótico e alimentação por suplementos tipo Herbalife.
Mas para já e como sempre antes dos governos cabe-nos a nós inverter a situação e se a nível familiar, factor económico incluído não o consigamos ser na totalidade devíamos reduzir o consumo e ver a coisa numa perspectiva macrobiótica.
Já larguei o meu testamento, tenho também algumas receitas, as que já comi e gostei deixá-las-ei aqui, algumas têm queijo (raio do vicio) e outras que coma e goste.
Beijos e Abraços
Selene Morgan Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 68 Idade : 32 Local : Monte da lua Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 11:22 am
Eu nao gosto de carne como quando me obrigam, quando tem mesmo de ser, mas gosto de peixe, mesmo assim nem todos.
Achei interessante o Vegetarianismo, fiquei curiosa, se poderes dar umas receitas
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 6:00 pm
Bem eu já reparei que o youtube tem vários vídeos acerca do assunto.
Outra possibilidade é ir a qualquer biblioteca municipal, certamente que terão vários manuais sobre o assunto.
(Não me adianto mais por hoje, estou com dores de cabeça e febrinha (tadinho de mim))
Apfel Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 35 Idade : 33 Local : Guimarães e Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 6:33 pm
Bem, aqui ficam então duas receitas de pratos principais alusivas à quadra e ambas deliciosas
" Bacalhoada vegetariana
Ingredientes: - 6 batatas médias com casca; - 1 chávena de molho de tomate; - 1 frasco de leite de coco; - 2 cebolas em rodelas grossas; - 1/4 de chávena de óleo ou azeite; - 1 folha de louro; - 1 colher de chá de molho de soja; - 1 chávena de chá de pedaços de glúten cozido; - 2 ovos cozidos e cortados em fatias; - 1/2 pimento verde em rodelas; - azeitonas pretas; - raminhos de salsa; - sal a gosto.
Preparação:
Cozinhe as batatas com casca. Depois de cozidas e descascadas, corte cada uma pelo meio e disponha-as numa formaou tabuleiro, de maneira a que as partes cortadas estejam voltadas para cima. Salpique com sal. Em seguida, ponha ospedaços de glúten cozido. Em separado, frite as cebolas no óleo, mas só um pouco. Acrescente o molho de tomate, olouro , o molho de soja, o leite de coco e o sal, e deixe ferver uns 2 ou 3 minutos. Ponha então essa mistura, àscolheradas, em cima da batata e do glúten, e leve ao forno por uns 20 minutos. Retire do forno e enfeite com rodelasde pimentão, as fatias de ovos, azeitonas e raminhos de salsa. Sirva a seguir. "
E " Seitan assado com batatas Ingredientes:
500g de seitan 1 laranja média 6 dentes de alho 1 colher de chá de sal 1 colher de sopa de colorau 1 colher de chá de louro em pó 1 pitada de piripiri 1kg de batatas 1 cebola pequena 250ml de vinho tinto de mesa 1 pitada de noz-moscada 2 folhas de louro salsa fresca q.b.
Preparação:
Descasque 4 dentes de alho e, ainda inteiros, coloque-os num almofariz juntamente com o sal, o colorau, o louro em pó, o alho em pó, o piripiri, o azeite e o sumo de uma laranja. Esmague os alhos e misture as especiarias. Coloca o seitan, ao qual se aplicam alguns golpes em cima e em baixo, numa travessa pequena. Regue-o com a mistura feita, de modo a que os temperos penetrem nos golpes previamente feitos. Deixe apurar durante algumas horas. Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Coloque o seitan no centro de uma travessa e disponha as batatas à volta. Adicione o tempero do seitan, a cebola e os restantes dentes de alho laminados, a noz-moscada, as folhas de louro, a salsa picada grosseiramente e regue tudo com o vinho. Leve ao forno. Tenha cuidado para não deixar a parte de cima do seitan secar. Para isso deve ir molhando o topo com a ajuda de uma colher. "
São pratos de preparação fácil e são também excelentes escolhas para quem quer experimentar uma refeição deste tipo
tempus Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 99 Idade : 38 Local : inside your mind Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 6:56 pm
bacalhoada sem bacalhau ?..
Apfel Guerreiro/Guerreira
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qui Dez 18, 2008 11:21 pm
tempus escreveu:
bacalhoada sem bacalhau ?..
Precisamente
Fadinha Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 48 Idade : 45 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Dez 19, 2008 12:07 am
Concordo com o Vegetarianismo, gosto de pratos vegetarianos e só não sou vegetariana porque não consigo largar os vícios. LOL
Mas deixo uma pergunta polémica: pais vegetarianos implicam filhos vegetarianos? Ou quando os pediatras dizem que se deve introduzir o peixe e a carne na alimentação do bebé deve-se fazê-lo?
Na minha opinião, deve-se introduzir toda a variedade de alimentos na dieta da criança. Caberá à criança, quando adulta e esclarecida, decidir se quer ou não seguir o mesmo caminho, no que respeita à alimentação, do que os pais.
P.S. As melhoras Váli
Morgana Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 22 Idade : 40 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Dez 19, 2008 12:07 am
Considero a alimentação vegetariana deliciosa, mas há sim muitos estudos científicos feitos em torno do tema que sugerem alguns problemas físicos e mentais relativos ao consumo exclusivo de alimentos vegetarianos, nomeadamente em idades muito tenras em pais exclusivamente vegetarianos, que causam problemas nos fetos em fase de gestação e nos primeiros anos de vida.
Também durante a adolescência a carência de proteína animal insubstituível por derivados de soja tofu e sêmola provoca dificuldades no desenvolvimento hormonal podendo mesmo retardar a puberdade, durante o período adulto a privação de carne e peixe pode trazer problemas na produção de tecido ósseo provocando osteoporose precoce, falta de energia, anemia e outros problemas de sangue, úlceras gástricas, relaxamento intestinal graças ao consumo excessivo de fibras, e também problemas cognitivos por falta de neurotransmissores disponíveis.
No entanto como já foi dito e muito bem, o consumo excessivo de carne e gorduras provoca todos estes males e mais alguns, por isso mesmo somos omnívoros, no entanto num Jovem/adulto saudável o consumo de derivados vegetais, tofu, fruta etc e algum peixe, se se consumir leite regularmente, poderá ser-se muito mais saudável, mantendo uma cozinha variada, com o consumo de duas porções de carne branca e uma porção de carne vermelha e 3 doses mensais de peixe!
Algo que aconselho é uma cozinha mista, em que os vegetais abundem, tofu em vez de carne nos salteados, mas consumir algo animal esporadicamente.
Há pratos fantásticos! Sejam criativos na cozinha que também é uma arte!
tempus Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 99 Idade : 38 Local : inside your mind Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Dez 19, 2008 12:27 am
eu ca so como carne..peixe so de quando em quando.. vegetais nem um (saladas e coisas do genero).. no entanto.. acho que compenso por nao ingerir doces e muitos açucares. ..posso nao comer vegetais mas nao sou de comer fast-food (alias..nao como..so em ultimo recurso..) nem doces..etc.. bebo tambem muito leite.. e so bebo agua alem do leite :p
em suma.. apesar de so comer pratos de carne.. a minha saude nunca teve grandes problemas devido a isso. Sei é que por comer muita carne (vermelha), o meu nivel de ansiedade é acrescido..mas dado ja ser ansioso.. acho minimo
N. de Mensagens : 139 Idade : 44 Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Dez 19, 2008 2:23 am
Para o inicio de vida não há nada como o leitinho da mamã!
Os estudos mais recentes afirmam que o leite é dispensável, aliás basta olhar à nossa volta, para vermos que somos o único animal lactante até ao fim da vida, não me parece que o tenhamos que ser, e hoje mais que nunca podemos escolher. Há suplementos para quem os queira! A fase de crescimento é complexa, e raramente podemos escolher, na idade adulta podemos e devemos tomar e assumir as nossas decisões, a "César o que é de César", podemos e devemos reduzir o consumo de alimentos provenientes de animais, atafulhamo-nos de proteínas e HC e esquecemo-nos do resto. A alimentação vegetariana tem um excelente pretexto de comermos só o que precisamos nem mais nem menos só o facto de a escolhermos obriga-nos a uma informação muito mais exaustiva que uma pessoa que não o seja, e por norma alimenta-se mal.
Selene Morgan Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 68 Idade : 32 Local : Monte da lua Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Dez 19, 2008 4:04 pm
Sempre podem misturar batatas cozidas com iogurte natural e maionese ( isto e uma receita alema) xD
Apfel escreveu:
Bem, aqui ficam então duas receitas de pratos principais alusivas à quadra e ambas deliciosas
" Bacalhoada vegetariana
Ingredientes: - 6 batatas médias com casca; - 1 chávena de molho de tomate; - 1 frasco de leite de coco; - 2 cebolas em rodelas grossas; - 1/4 de chávena de óleo ou azeite; - 1 folha de louro; - 1 colher de chá de molho de soja; - 1 chávena de chá de pedaços de glúten cozido; - 2 ovos cozidos e cortados em fatias; - 1/2 pimento verde em rodelas; - azeitonas pretas; - raminhos de salsa; - sal a gosto.
Preparação:
Cozinhe as batatas com casca. Depois de cozidas e descascadas, corte cada uma pelo meio e disponha-as numa formaou tabuleiro, de maneira a que as partes cortadas estejam voltadas para cima. Salpique com sal. Em seguida, ponha ospedaços de glúten cozido. Em separado, frite as cebolas no óleo, mas só um pouco. Acrescente o molho de tomate, olouro , o molho de soja, o leite de coco e o sal, e deixe ferver uns 2 ou 3 minutos. Ponha então essa mistura, àscolheradas, em cima da batata e do glúten, e leve ao forno por uns 20 minutos. Retire do forno e enfeite com rodelasde pimentão, as fatias de ovos, azeitonas e raminhos de salsa. Sirva a seguir. "
E " Seitan assado com batatas Ingredientes:
500g de seitan 1 laranja média 6 dentes de alho 1 colher de chá de sal 1 colher de sopa de colorau 1 colher de chá de louro em pó 1 pitada de piripiri 1kg de batatas 1 cebola pequena 250ml de vinho tinto de mesa 1 pitada de noz-moscada 2 folhas de louro salsa fresca q.b.
Preparação:
Descasque 4 dentes de alho e, ainda inteiros, coloque-os num almofariz juntamente com o sal, o colorau, o louro em pó, o alho em pó, o piripiri, o azeite e o sumo de uma laranja. Esmague os alhos e misture as especiarias. Coloca o seitan, ao qual se aplicam alguns golpes em cima e em baixo, numa travessa pequena. Regue-o com a mistura feita, de modo a que os temperos penetrem nos golpes previamente feitos. Deixe apurar durante algumas horas. Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Coloque o seitan no centro de uma travessa e disponha as batatas à volta. Adicione o tempero do seitan, a cebola e os restantes dentes de alho laminados, a noz-moscada, as folhas de louro, a salsa picada grosseiramente e regue tudo com o vinho. Leve ao forno. Tenha cuidado para não deixar a parte de cima do seitan secar. Para isso deve ir molhando o topo com a ajuda de uma colher. "
São pratos de preparação fácil e são também excelentes escolhas para quem quer experimentar uma refeição deste tipo
Acho que vou experimentar estas thank u
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Dom Dez 21, 2008 12:45 pm
Como sou um gajo simples!
Aqui deixo um receita simples.
BRÁS DE ALHO FRANCÊS
Igual ao Bacalhau à Brás só que em vez de bacalhau leva Alho Francês!!!
Sir Martinez Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 102 Idade : 35 Local : Benfica/Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Zeus (Justiça/Regência/Sentença) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Dom Dez 21, 2008 1:18 pm
Oh Deus eu respeitovos mas no meu caso não há nada melhor do que uma feijoada á menina ( ou feijoada de abobora) ou uma bela açorda de peixe, um bom presunto, uma boa dobrada e um belo dum cozido a portuguesa.
Ate porque tenho desculpa em comer isto tudo, sou magrinho, preciso
mas tambem nao deixo de lado uma bela salada ou uma salada de frutos do mar.
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Ter Jan 27, 2009 12:35 pm
Como a nossa Apfel nos deixou orfãos do seu conhecimento, eu vou botando receitas, que fique esclarecido que todas as que meter aqui, são as que experimentei e que por sua vez gostei.
Assado de Beringela
Ingredientes: 2 chávenas de beringela 2 ovos batidos 1 chávena de leite sal q.b. 100 g de queijo ralado 1 chávena de pão ralado 2 c. de sopa de margarina vegetal derretida 3 c. de sopa de cebola ralada 1 c. de chá de molho de soja
Preparação: Misture todos os ingredientes e leve ao forno num tabuleiro untado.
Aelle Mestre
N. de Mensagens : 748 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Sex Fev 13, 2009 4:00 am
O ser humano não é um animal vegetariano. Podemos tomar as opções que quisermos, mas, e sem querer entrar em polémicas, o facto é que a Mãe Natureza quer mesmo que comamos de tudo. Eu até sou pouco de carne, consumo bem mais vegetais e peixes, mas também gosto/preciso.
O último vegetariano que conheci desconverteu-se numa feira medieval ahah.
Ella Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 32 Idade : 35 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Seg Fev 16, 2009 6:32 pm
[quote="Aelle"]O ser humano não é um animal vegetariano. Podemos tomar as opções que quisermos, mas, e sem querer entrar em polémicas, o facto é que a Mãe Natureza quer mesmo que comamos de tudo. Eu até sou pouco de carne, consumo bem mais vegetais e peixes, mas também gosto/preciso.
O último vegetariano que conheci desconverteu-se numa feira medieval ahah.[/quote]
Idem!
E desengane-se quem pensa que por ser vegetariano pode abusar mais dos doces, pois não engorda. Falta-lhes a L.Carnitina, aminoácido (carne) que ajuda na queima gorduras
Jordán Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 49 Idade : 33 Local : Parede, Cascais Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Seg Fev 23, 2009 5:26 pm
eu tenho muita pena das vaquinhas e dos porquinhos e das galinhas etc etc etc...
mas não resisto a um bom bife!
tempus Burguês/Burguesa
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Seg Fev 23, 2009 7:22 pm
Jordán escreveu:
eu tenho muita pena das vaquinhas e dos porquinhos e das galinhas etc etc etc...
mas não resisto a um bom bife!
se é para comer nao tenho muita pena.. tenho mais é de animais mortos apenas para coisas superfulas como casacos e bolsas etc.. (caso de vacas e afins para cabedal.. se sao mortos para comer..a pele ganha uso tambem.. agora matar castores (por exemplo)..so para um casaco..enfim.)
Seraphine Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 168 Idade : 38 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qua Set 09, 2009 9:31 am
Bem... o Vegetarianismo acaba por ser um tema um pouco polémico No entanto é um tema que me interessa imenso, porque cada vez mais estou a enveredar por aí, e explico uma das razões... por causa do açúcar! É muito mais fácil cortar no açúcar com alimentos vegetarianos, uma vez que estes, na sua maioria possuem frutose... Dado que o açúcar é aditivo e provoca danos graves, nada como evitar um pouco (não estou a dar lições de moral, o facto é que continuo extremamente viciada em coisas que tenham açúcar - que não são apenas os doces, experimentem ler o rótulo de qualquer produto alimentício no supermercado - mas porque não tentar passar por uma ingestão mais saudável?). Quanto à carne, de há uns dois anos para cá tenho ficado cada vez menos satisfeita com as carnes vermelhas, sendo que acabei por cortar quase completamente (um bifinho de vaca muito raramente quando estou em casa de alguém). Fico-me pelas aves e pelo peixe (mais raramente, confesso), que são bem mais saudáveis e dão-nos os nutrientes que precisamos, mas essencialmente pelos vegetais. Tenho usado algumas vezes tofu, seitan será o próximo na lista, ainda não. Agora o leite esqueçam, tirem-me tudo menos isso! Devo ter ficado num dos estádios da infância de Freud e não me apercebi
Há tanta variedade na cozinha vegetariana que pouca gente imagina, mesmo nos doces! Deixo-vos aqui um blog de uma vegan que encontrei e gostei muito, também tem algumas receitas... espero que gostem!
Resta-me sublinhar o que muita gente já disse, o mais importante é variar nos alimentos e ingerir a DDR., não precisamos de ficar num tipo de cozinha!
Beijinhos
Signatus Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qua Set 09, 2009 10:35 am
Embora respeite bastante os que decidem optar por uma via 100% vegetariana acho isso anti-natura. Mas acho que actualmente o cidadão comum consome demasiada carne para os seus gastos energéticos portanto quando posso comer uma refeição vegetariana opto por tal (por exemplo em Évora existe uma cantina vegetariana, por 2€50 come-se extremamaente bem, é impossivel ter uma refeição completa com melhor qualidade/preço naquela cidade de chulos). Quanto á questão de ter pena dos animais é assim: estudo biologia porque sou fascinado pela natureza e por tudo o que viva (excepto os seres humanos, vil escumalha j/k)... E a natureza contrariamente ao que muitos possam pensar não é bondosa ou cruel. Simplesmente é. Tirando os produtores primários (plantas, algas e bactérias fotossintéticas ) todos os seres vivos consomem outros para sobreviver. E como parte integrante da natureza e seres heterotroficos omniveros estamos condenados a fazer o mesmo (ainda por cima por sermos mamiferos e consequentemente homeotermicos temos que consumir quantidades muito maiores de alimento que por exemplo um reptil ou um anfibio). MAS temos a vantagem de sermos omniveros e conscientes dos nossos actos (pelo menos alguns). O que significa que pudemos escolher o quê, quanto, quando e como nos alimentamos. Todos os seres vivos morrem de uma forma ou de outra (e na natureza raramente de velhice) portanto não nos devemos sentir culpados por terminarmos com a vida de um ser vivo (embora uma morte rápida e mais indolor quanto possivel seja preferivel que sofrimento desnecessário). Para mim a verdadeira questão não é como morreu mas como viveu. Teve oportunidade de correr livremente pelos campos, contactar com outros individuos da sua espécie (em espécies sociais) e tentar reproduzir-se ou passou a sua miseravel e curta vida numa fábrica de carne praticamente sem espaço para se mover, alimentado a funil e muito provavelmente com porcarias que alteram o crescimento? E no caso de ter sido retirado do sem meio natural (caça) será que a morte daquele indivuiduo poderá a medio prazo colocar em risco a sobrevivencia ou a vitalidade da população (na natureza os que sobrevivem e consequentemente se reproduzem com sucesso são em geral os mais saudaveis e aptos espalhando a sua herança genética apta para sobreviver, os predadores são "selectivos" eliminando os fracos e doentes, retirando assim genes menos saudaveis da população, agora poucas são as presas por mais aptas que sejam que sobrevivem ás armas de fogo e á tecnologia humana).
Bom, claro que do ponto de vista de um consumidor na sociedade actual é quase impossivel controlar esses factores todos. Mas cada um faz o que pode. Quando posso opto por produtos de manufacção tradicional e biológica e de preferência quando conheço a sua origem e o modo como chegaram onde estão. E como já disse quando posso optar por uma refeição vegetariana e saudavel para alterar com as refeições carnivoras (á lobo ^^) é o que faço.
Bem haja e desculpem o testamento, espero que me tenha explicado bem e que não fiquem com dores de cabeça á minha pala.
Drone Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 247 Raça : Espectro Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Ter Jan 26, 2010 11:58 pm
Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
Assunto: Re: Vegetarianismo e Veganismo Qua Jan 27, 2010 12:43 am
Bizarro, mas real.
É desnecessário incutir tanto sofrimento nos animais. Tenho vindo gradualmente a deixar a carne, só a como ao fim de semana. Mas não sei se conseguirei deixar de comer carne por completo, sobretudo os churrascos.