N. de Mensagens : 270 Idade : 43 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Preto
Assunto: Os animais e o entretenimento Dom Jan 09, 2011 9:46 pm
Hoje fui ao circo acompanhar os meus pais. A realidade é que mesmo em crise, estavam centenas de pessoas, na sua maioria pais com crianças. Havia ainda entretenimento como os carrosséis e barracas com pipocas, farturas e algodão doce. Quando saimos estava um grupo de manifestantes com cartazes alusivos a luta contra a violência usada contra os animais. Senti-me mal em estar do lado de cá da manifestação visto que o tema é-me bastante próximo.
Qual é a vossa opinião a cerca do entretenimento com utilização de animais? No caso das touradas de morte a "tradição" e "costumes" podem ser consideradas razões suficientes para tais actos?
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Dom Jan 09, 2011 10:08 pm
Bom assunto, Anu. Quando era miúdo adorava o circo, actualmente nem por isso. Em parte devido à minha relutância em financiar o uso de animais como atracções naquele tipo de espectáculo. Tornei-me bem mais consciente em relação a isso. Se usar animais para fazer dinheiro naqueles contornos já é triste... Saber das violações que por vezes ocorrem para forçar os animais a aprenderem certas habilidades mais triste será ainda...
Até mesmo os jardins zoológicos cometem algumas violações, pelo que por vezes também não vejo com bons olhos algumas coisas... Mas no caso dos jardins zoológicos ainda reconheço algumas das suas utilidades, quando todas as condições estão garantidas para os animais.
Em relação à tourada sou absolutamente contra e nunca gostei. No entanto admito que vem-me um sorriso aos lábios quando, de vez em quando, surge uma notícia de algum toureiro que foi colhido violentamente... Quem brinca com o fogo queima-se e fico com a esperança que pelo menos tenha aprendido a lição... Não fico com pena nenhuma nesses casos.
Depois há aquele problema ético: Se ao menos lutassem de igual para igual, mas não é o caso.
Se no caso da pesca submarina é proibido por Legislação usar garrafas de oxigénio, porque é que na tourada é permitido serrar e cobrir as pontas dos chifres dos touros com couro? E depois vem o uso consecutivo de ferramentas cortantes (as estocadas) para o atingir a uma distância relativamente segura, depois do animal já estar cansado por andar atrás de um cavalo? Acho que a tourada deveria ser proibida pois é deprimente e viola em todos os aspectos os direitos dos animais! Tudo bem que é uma tradição e que até pode remeter ao legado dos romanos e a cultos como o Mitraísmo e por aí fora. Mas neste caso é uma tradição que viola os princípios éticos que juramos defender socialmente. Logo deve ser abolida.
Para complementar aqui fica este vídeo:
MissElphie Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 105 Idade : 31 Local : Braga, Portugal Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Dom Jan 09, 2011 10:59 pm
Para ser sincera, partilho da mesma opinião do Averróis. Tirando o facto de que nunca gostei de circo. Nunca achei piada aos animais ali presos e tenho medo de palhaços. Ainda hoje a minha mãe diz, levou-me uma vez e nunca mais lá pôs os pés comigo.
Não concordo com a tourada, odeio-a. Só gosto é quando oiço que alguém se magoou nas largadas de touros ou em touradas. Quem brinca com o que não deve, magoa-se. Não tenho pena nenhuma, peço desculpa se estou a soar insensível. Tenho dois familiares doidos por touradas e ganhei-lhe um pó enorme.
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Dom Jan 09, 2011 11:16 pm
MissElphie escreveu:
Para ser sincera, partilho da mesma opinião do Averróis. Tirando o facto de que nunca gostei de circo. Nunca achei piada aos animais ali presos e tenho medo de palhaços. Ainda hoje a minha mãe diz, levou-me uma vez e nunca mais lá pôs os pés comigo.
Não concordo com a tourada, odeio-a. Só gosto é quando oiço que alguém se magoou nas largadas de touros ou em touradas. Quem brinca com o que não deve, magoa-se. Não tenho pena nenhuma, peço desculpa se estou a soar insensível. Tenho dois familiares doidos por touradas e ganhei-lhe um pó enorme.
Vou fazer das tuas palavras as minhas, sem tirar nem pôr.
Qaa Qenymin Artista
N. de Mensagens : 412 Idade : 124 Local : Karnak, ali para os lados do guadiana Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 10:42 am
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 2:02 pm
Qaa Qenymin escreveu:
buédaimagens muito fofinhas e tal
...excepto se estiverem com fome.
Floresta Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 2:15 pm
Por acaso só acho piada ao circo se tiverem gajos a fazer cenas super xpto, tipo malabarismo com espadas, cenas em chamas, rodar uns 20 hula-hoops (vi na tv uma russa fazer este ) na cintura, pés e mãos, etc etc. Os animais... Meh, maior parte dos truques são chatos, vale pela sua própria beleza. Mas para isso era pô-los a passear ali no recinto e tá a andar, agora aqueles mau-tratos... Ainda me lembro de ir ao circo e desejar que o gajo que não parava de saltar pa cima do cavalo caisse.
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 3:06 pm
Eu gosto relativamente de circo. Gosto imenso de artes circenses. Gosto imenso de toda a estética e mistério envolvidos no circo e seus personagens. Não gosto de palhaços. Não gosto que misturem animais com circo, e acredito que o circo pode muito bem ser um espectáculo riquíssimo sem recorrer a eles.
Quanto às touradas, cresci numa família com vários aficionados, vi touradas ao vivo quando era mais nova, nunca fui contrariada. Felizmente, cresci e abri os olhos, e hoje em dia é um espectáculo que abomino completamente.
No entanto, não concordo com o argumento que diz que "tourada não é cultura". Bem, por mais bárbaro que seja, não deixa de ser uma manifestação cultural, uma tradição, com muita beleza envolvida até, e um enorme cuidado estético. Certo, não discordo disso... Não posso é concordar que tudo isso justifique a barbárie que se pratica na arena. O facto de ser cultura ou tradição não faz com que deixe de ser um atentado à ética que se pratica numa sociedade desenvolvida, em pleno séc. XXI (como, aliás, o Averróis já tinha referido). Os espectáculos de gladiadores também eram o auge na "agenda cultural" de outros tempos (lulz), mas felizmente as mentalidades evoluem e as pessoas aprendem que não têm o direito de torturar corpos alheios para entretenimento próprio. Pena que no nosso país anda haja gente tão atrasada que não percebe que é ÓBVIO que a tourada é pura tortura em forma de entretenimento. Btw, esse vídeo do apedrejamento é excelente, Averróis.
Comparando a tourada com o circo (de animais), não consigo dizer qual deles é pior porque, se por um lado, a tourada parece mais condenável por contemplar e aplaudir a violência explícita, ao passo que no circo o espectáculo é mais pacífico, não nos podemos esquecer que um touro vive livre no campo e tem uma vida normal para um bovino até chegar à arena, enquanto que os animais do circo vivem numa jaula e andam por aí na estrada a reboque a vida toda, isto quando não estão a ser treinados a chicote. Portanto, a meu ver, são dois espectáculos igualmente cruéis para os animais.
Edit: reparei agora que a Anu se tinha referido às touradas de morte. Sinceramente, para mim, não faz grande diferença a tourada ser de morte ou não; acho que a parte pior nem é a de matarem o animal, mas sim toda as farpas que vêm antes.
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 3:10 pm
Nas touradas, só gosto de ver os forcados. É de Senhor levar com um boi nos tomates e aguentar!
Agora, quanto a toureiros... "Yey, consegui enganar um boi e espetei-lhe uma faquinha nas costas, sou o maior!"
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 3:14 pm
Floresta, Ex-Odal escreveu:
Nas touradas, só gosto de ver os forcados. É de Senhor levar com um boi nos tomates e aguentar!
Agora, quanto a toureiros... "Yey, consegui enganar um boi e espetei-lhe uma faquinha nas costas, sou o maior!"
lololol
Eu acho os forcados um bocado ridículos... Ok, são inofensivos para o touro, mas não deixa de ser uma actividade um bocado pointless. Tipo... Não é por aí que se mede a coragem de um homem.
Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 5:17 pm
Não gosto de circo, nem de touradas! E tenho pena que os animais não falem, pois se alguém quiser um amigo deve arranjar um cão (ou outro animal)!
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 7:07 pm
Antes da tourada preferia isto, que é bem mais digno e aceitável, caso houvesse a garantia que os touros eram tratados com toda a dignidade, sem que tudo fosse baseado em tortura e violência explícita:
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 7:13 pm
Aelle Mestre
N. de Mensagens : 748 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 7:31 pm
Averróis disse:
"Em relação à tourada sou absolutamente contra e nunca gostei. No entanto admito que vem-me um sorriso aos lábios quando, de vez em quando, surge uma notícia de algum toureiro que foi colhido violentamente... "
É bom saber que te consideras um humanista. Acho giro encontrar pessoas como tu, que por muita doutrina que tenham, nunca perdem aquela malícia tão própria de grande parte dos meus congéneres humanos. Justificas os bombistas suicidas, mas nem te dás ao trabalho de reflectir sobre o contexto histórico e social desse toureiro, cujo sofrimento te apraz, e que quase de certeza não é uma pessoa de mau carácter, e provavelmente é um cidadão que contribui e faz falta À sociedade. Goste-se de touradas, ou não.
Enfim, temos caracteres bem diferentes! E isso satisfaz-me!
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Jan 10, 2011 7:58 pm
Aelle escreveu:
É bom saber que te consideras um humanista. Acho giro encontrar pessoas como tu, que por muita doutrina que tenham, nunca perdem aquela malícia tão própria de grande parte dos meus congéneres humanos. Justificas os bombistas suicidas, mas nem te dás ao trabalho de reflectir sobre o contexto histórico e social desse toureiro, cujo sofrimento te apraz, e que quase de certeza não é uma pessoa de mau carácter, e provavelmente é um cidadão que contribui e faz falta À sociedade. Goste-se de touradas, ou não.
Enfim, temos caracteres bem diferentes! E isso satisfaz-me!
Que comparações ridículas, Aelle. Comparas os bombistas suicidas com toureiros que são colhidos por um animal que está a ser torturado constantemente por ele? Os bombistas suicidas levam constantemente com eles diversas pessoas inocentes, que não têm nada a ver com a cena. Para mim não há justificação alguma para atentados suicidas, nem mesmo por empilhamento das melhores razões que conseguirem reunir. O toureiro está lá porque quer fazer dinheiro a partir de um espectáculo degradante que se resume à tortura prolongada de um animal com fins de entretenimento. Neste caso sou completamente a favor da autodefesa do animal, pois se querem lutar numa arena devem lutar de igual para igual, sem recurso a artificialidades. O ideal era nem estarem frente a frente, sequer, e acabar-se com essas touradas.
Já agora diz-me, onde é que eu justifico ou defendo os bombistas suicidas? Deves estar a brincar comigo, pois isso é mais um straw man da tua parte. Ou colocas aqui uma prova de onde eu tenha dito isso ou então o teu argumento vale zero.
O toureiro até podia ser o papa ou o maior filantropo da zona. E não me regozijo do seu sofrimento mas sim da questão de justiça da mãe natureza: Se alguém tortura um touro e depois é colhido, acho que é um castigo merecido de que não tenho pena alguma. O toureiro sabia que estaria a desafiar aquele desfecho. Da mesma forma que alguém que brinca com o fogo acaba por se queimar, por sua culpa. É uma boa forma de aprender, já que nenhum toureiro é julgado pelos seus crimes de tortura.
Já agora, que tal aproveitares para responder também ao tópico em vez de só te preocupares em tentar atacar-me com argumentos falaciosos?
E para que conste, existem diversas formas de humanismo. Algumas delas são praticamente antropocentristas. Eu não sou antropocentrista/etnocentrista ao ponto de ignorar a tortura prolongada de um animal e depois ficar com pena de alguém que - no decorrer do processo - recebe do touro aquilo a que se sujeitou conscientemente em troca da oportunidade de o torturar perante uma audiência. Isso a meu ver seria extremamente idiota, a menos que essa pessoa que foi vítima do touro seja alheia àquele espectáculo e seja injustamente colhida.
Lê um bocadinho sobre o tipo de humanismo em que me revejo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
Matilda Le Fay Guerreiro/Guerreira
N. de Mensagens : 49 Idade : 30 Local : Gaia Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Abr 12, 2011 11:42 am
Deixar de comer carne e peixe, olhar para as etiquetas para ver se o produto é feito de pele de animal, informar-me sobre as empresas que testam em animais e recusar as suas vendas foram as coisas mais fáceis que fiz na vida.
Nunca gostei de circo, touradas ou corridas de cavalos.
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Abr 12, 2011 2:57 pm
Matilda Le Fay escreveu:
Deixar de comer carne e peixe, olhar para as etiquetas para ver se o produto é feito de pele de animal, informar-me sobre as empresas que testam em animais e recusar as suas vendas foram as coisas mais fáceis que fiz na vida.
Nunca gostei de circo, touradas ou corridas de cavalos.
Hum... Só não concordo muito com o vegetarianismo. Bem, não é que eu tenha alguma coisa contra quem o faz, mas eu não me sinto minimamente mal por comer carne e peixe.
N. de Mensagens : 49 Idade : 30 Local : Gaia Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Abr 12, 2011 6:21 pm
A verdade é que nunca apreciei carne, mas o meu problema são as formas desumanas de matar. As cadeias alimentares sempre existiram, mas são cometidas atrocidades. E não vejo porquê; há dinheiro suficiente para melhorar as condições dos matadouros. Devia haver maior controlo e vigilância.
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Abr 12, 2011 6:25 pm
Sim, nisso tens razão. Mas eu não sei quais são as empresas que têm os animais em más condições e quais as que não têm, portanto, não vou desatar a boicotar toda a carne/peixe que me aparece à frente.
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Abr 12, 2011 6:29 pm
Há sítios mais problemáticos do que Portugal nesse aspecto.
Gonçalo Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 152 Idade : 180 Local : Matrix Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Set 19, 2011 6:15 pm
Gostar de animais e simultaneamente come-los. Aqui está uma contradição que nunca percebi. Será que as pessoas pensam que os animais lhes vão parar ao prato contentes da vida e de livre vontade? As touradas e os circos são ATL´s se compararmos com as atrocidades que são cometidas nos matadouros, esfolados vivos, mortos à paulada e castrados a sangue frio, tudo acontece aos pobres animais, alguns deles (como os leitões) não são mais que pobres crianças que nem percebem os que lhes está a acontecer (a morte para eles é uma bênção), os matadouros e as unidades de exploração intensiva são piores do que campos de concentração. Quem come animais está a assinar por baixo todas as atrocidades que lhes são feitas, nem todos os nazis mataram judeus com as próprias mãos e isso não lhes tirou a responsabilidade. Logo, quando estiverem a comer o vosso bife, lembrem-se que aquele animal penou o inferno só para estar no vosso prato.
Gonçalo Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 152 Idade : 180 Local : Matrix Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Set 19, 2011 6:19 pm
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Seg Set 19, 2011 6:28 pm
Este também é bastante ilustrativo.
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Ter Set 27, 2011 11:06 pm
Gonçalo escreveu:
Gostar de animais e simultaneamente come-los. Aqui está uma contradição que nunca percebi. Será que as pessoas pensam que os animais lhes vão parar ao prato contentes da vida e de livre vontade? As touradas e os circos são ATL´s se compararmos com as atrocidades que são cometidas nos matadouros, esfolados vivos, mortos à paulada e castrados a sangue frio, tudo acontece aos pobres animais, alguns deles (como os leitões) não são mais que pobres crianças que nem percebem os que lhes está a acontecer (a morte para eles é uma bênção), os matadouros e as unidades de exploração intensiva são piores do que campos de concentração. Quem come animais está a assinar por baixo todas as atrocidades que lhes são feitas, nem todos os nazis mataram judeus com as próprias mãos e isso não lhes tirou a responsabilidade. Logo, quando estiverem a comer o vosso bife, lembrem-se que aquele animal penou o inferno só para estar no vosso prato.
Ó Gonçalo, não leves a mal, mas eu acho isto um exagero. Por esta ordem de ideias, se gostas de plantas, também não devias comê-las. O animal homem é omnívoro (private joke: lol!) e, como tal, é natural para ele - nós - comer animais e plantas. (Alguns) animais comem animais, é assim a lei da vida. Eu compreendo a tua revolta em relação às condições dos matadouros e afins (no geral, concordo, portanto, com a parte que não destaquei a vermelho), mas deixar de comer carne não é solução nenhuma para nada. Em que é que a tua dieta vai alterar o sistema que existe? A solução seria pressionar as autoridades competentes para criarem e aplicarem legislação que proteja a integridade dos animais e que garanta condições mínimas (nem sei se isto já existe ou não; mas pronto, na prática deve ser como se não existisse) e denunciar as empresas que não as cumpram. Não sei ao certo com que meios o comum cidadão pode fazer alguma coisa (útil - e não passiva) por este problema, mas talvez assinar petições, e talvez até boicotar marcas/empresas específicas que sabemos não tratar os animais da forma mais ética possam ser um bom contributo - mas não boicotar tudo o que seja carne!
Eu como carne, sem o mínimo remorso, e não me venhas dizer que não gosto de animais. A maior parte da carne que como vem do campo, sendo uma grande parte criada pela minha família. Eu venho de uma aldeia, e a minha casa fica num terreno (ou mini quinta), e portanto sempre tivémos imensos animais - de estimação, de criação, e até os selvagens. As galinhas que eu como, por exemplo, não vêm dos aviários, são galinhas do campo, que não comem rações nem estão presas, andam por lá à solta no meio do resto da bicharada, e até dormem numa árvore; quando é preciso, mata-se uma e pronto. E modéstia à parte, as nossas galinhas são das melhores lá da zona; quem dera a muita gente comer uma canja daquelas! E sim, eu gosto de animais. Cresci no meio de cães, gatos, hamsters, ovelhas, vacas, galinhas, pombos, formigas, grilos, borboletas, pássaros, caracóis, ouriços, rãs, corujas... Cresci a brincar com muitos deles; alguns, a observá-los e a escutá-los (os animais que enumerei anteriormente não foram ao acaso). E se te incomoda que eu os coma; bem, quanto a isso não posso fazer nada, mas a minha consciência está tranquila.
Respeito a tua opção como vegetariano, mas não tenho a mínima intenção de te seguir o exemplo.
Gonçalo Cavaleiro/Dama
Assunto: Re: Os animais e o entretenimento Qua Set 28, 2011 3:54 pm
RedHead escreveu:
Gonçalo escreveu:
Ó Gonçalo, não leves a mal, mas eu acho isto um exagero. Por esta ordem de ideias, se gostas de plantas, também não devias comê-las. O animal homem é omnívoro (private joke: lol!) e, como tal, é natural para ele - nós - comer animais e plantas. (Alguns) animais comem animais, é assim a lei da vida. Eu compreendo a tua revolta em relação às condições dos matadouros e afins (no geral, concordo, portanto, com a parte que não destaquei a vermelho), mas deixar de comer carne não é solução nenhuma para nada. Em que é que a tua dieta vai alterar o sistema que existe? A solução seria pressionar as autoridades competentes para criarem e aplicarem legislação que proteja a integridade dos animais e que garanta condições mínimas (nem sei se isto já existe ou não; mas pronto, na prática deve ser como se não existisse) e denunciar as empresas que não as cumpram. Não sei ao certo com que meios o comum cidadão pode fazer alguma coisa (útil - e não passiva) por este problema, mas talvez assinar petições, e talvez até boicotar marcas/empresas específicas que sabemos não tratar os animais da forma mais ética possam ser um bom contributo - mas não boicotar tudo o que seja carne!
Eu como carne, sem o mínimo remorso, e não me venhas dizer que não gosto de animais. A maior parte da carne que como vem do campo, sendo uma grande parte criada pela minha família. Eu venho de uma aldeia, e a minha casa fica num terreno (ou mini quinta), e portanto sempre tivémos imensos animais - de estimação, de criação, e até os selvagens. As galinhas que eu como, por exemplo, não vêm dos aviários, são galinhas do campo, que não comem rações nem estão presas, andam por lá à solta no meio do resto da bicharada, e até dormem numa árvore; quando é preciso, mata-se uma e pronto. E modéstia à parte, as nossas galinhas são das melhores lá da zona; quem dera a muita gente comer uma canja daquelas! E sim, eu gosto de animais. Cresci no meio de cães, gatos, hamsters, ovelhas, vacas, galinhas, pombos, formigas, grilos, borboletas, pássaros, caracóis, ouriços, rãs, corujas... Cresci a brincar com muitos deles; alguns, a observá-los e a escutá-los (os animais que enumerei anteriormente não foram ao acaso). E se te incomoda que eu os coma; bem, quanto a isso não posso fazer nada, mas a minha consciência está tranquila.
Respeito a tua opção como vegetariano, mas não tenho a mínima intenção de te seguir o exemplo.
Tu és perfeitamente livre de fazeres o que quiseres, já os animais não. Se conheces tão bem os animais, se viveste perto deles, provavelmente também sabes que são tão sencientes como nós, sentem dor e sofrem da mesma maneira que tu e eu.
Eu não pretendo vir para aqui vender o vegetarianismo, neste assunto o que me chama à atenção é mesmo a frase que destacaste a vermelho. Todo este tema pode ser resumido em poucas questões:
Os animais sofrem ou não com a criação intensiva (ou caseira) com fins alimentares? Parece óbvio que sim.
É ou não possível viver sem consumir alimentos de origem animal? Sim. Poderia apresentar o meu caso mas há outros milhões por todo o mundo que o poderiam provar.
Se os animais sofrem e se podemos viver sem lhes provocar esse sofrimento, parece lógico que matar animais para comer é evitável, nós só o praticamos por causa do enraizamento cultural a que estamos sujeitos.
Toda esta conversa da treta para te dizer que respeito a tua opção, és livre de a tomar e de viver bem com isso, agora podes acreditar que gostas de animais da mesma maneira que o Hitler também acreditava que gostava da humanidade (ele também gostava de uma parte da humanidade, a outra mandava-a matar, percebes a comparação?) Atenção não estou a dizer que és o Hitler
É possível viver com harmonia entre todos os seres, é facíl e é uma fonte inesgotável de felicidade.
Última edição por Gonçalo em Qua Set 28, 2011 8:22 pm, editado 1 vez(es)