N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Os caretos Qua Fev 23, 2011 8:24 pm
Após longos meses de espera, finalmente encontrei no site do Câmara Clara o programa - "A máscara : da invenção à tradição"
Resolvi divulgar aqui pq se trata de uma das tradições mais antigas do nosso país, e que desde sempre me fascinou.
Aos que se interessam por este tema, vejam.
http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/160
Kraft durch Freude Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 3:10 pm
O "carnaval genuíno" do nordeste transmontano tem estado a sofrer uma reactivação que é de louvar.
Recomendo a leitura desta reportagem do Público publicada no dia de Carnaval deste ano (terça-feira passada, dia 8 ), "De madeira e lã se faz o Carnaval transmontano".
Fica aqui também a ligação do Sítio Oficial dos Caretos de Podence, da responsabilidade da Casa do Careto de Podence: http://caretosdepodence.no.sapo.pt. Contém vários documentos com conteúdos muito interessantes.
Algumas fotografias tiradas do site para espevitar a curiosidade:
Queen Artista
N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 5:41 pm
Citação :
Mas na altura em que era criança, era mais difícil brincar aos caretos. "Antes do 25 de Abril não era permitido andar mascarado porque esta era uma festa pagã. As pessoas estavam sujeitas a multas ou à prisão. Por isso, mascaravam-se às escondidas. Depois do 25 de Abril, o Entrudo foi reactivado e as pessoas agora andam à vontade".
É sempre bom haver gente a fazer recolhas e entrevistas a gentes dentro do meio. Eu não fazia ideia disto. Tenho pena que coisas tão da nossa cultura não tenham tanta divulgação.
N. de Mensagens : 2054 Raça : Ent/Povo das Árvores Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 5:54 pm
Queen escreveu:
Eu não fazia ideia disto. Tenho pena que coisas tão da nossa cultura não tenham tanta divulgação.
Folk Lusitânia resolve!
Queen Artista
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 5:58 pm
Kraft escreveu:
Folk Lusitânia resolve!
E mto bem!
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 6:15 pm
Kraft durch Freude escreveu:
Folk Lusitânia resolve!
Olha que bonito que isso ficava num cartão de visita lol.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 6:16 pm
Hehe, são muito interessantes estas tradições! E os fatos coloridos estão demais.
Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
Assunto: Re: Os caretos Qui Mar 10, 2011 8:11 pm
Eu não gosto do Carnaval!!
Mas esta tradição é muito divertida, ainda onde estava a passar nas notícias e até me deu vontade de ir lá algum dia.
Assunto: Re: Os caretos Seg maio 30, 2011 11:11 pm
Eheh, tinha aqui guardada nos favoritos uma emissão do Câmara Clara sobre as máscaras transmontanas, que finalmente vi há pouco... Vinha aqui falar-vos dela e só então reparei que era o que a Queen recomendou logo ali no primeiro post!
Está mesmo muito interessante. Não posso deixar de vos recomendar que o vejam. Vão ver!
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Os caretos Seg maio 30, 2011 11:53 pm
Vampiria escreveu:
Eu não gosto do Carnaval!!
Mas esta tradição é muito divertida, ainda onde estava a passar nas notícias e até me deu vontade de ir lá algum dia.