Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O que é ser homem?

Ir para baixo 
+9
Schatzi
Siivet
Nantumaurus
Manwë
Floresta
Carol
Fundador (ex-Váli)
Tiago Costa
Tulcakelumë
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Tulcakelumë
Cavaleiro/Dama
Tulcakelumë


Masculino
Capricórnio Cavalo
N. de Mensagens : 159
Idade : 33
Local : Évora
Raça : Anão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Castanho

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Set 30, 2011 7:58 pm

Não, não é um tópico dedicado ao machismo nem a nada associado, é apenas para discutir o que separa um 'homem' de um 'rapaz'.

Em certas culturas, há um ritual de passagem que simboliza essa transformação, o momento em que deixam de ser rapazes e passam a ser homens.

Na nossa sociedade não há nenhum evento que defina essa passagem, ela é entendida como gradual e variável consoante o indivíduo do sexo masculino.

O que se pretende discutir aqui é tanto a perspectiva "ritualista" como a perspectiva "ocidental", procurando entender o que separa um homem de um rapaz.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Set 30, 2011 8:13 pm

Boas, penso que hoje em dia o conceito de ser um "homem" é diferente de antigamente na nossa cultura. Antes talvez fosse um verdadeiro homem aquele que era trabalhador, que cultivava os campos, o forte, o protector da família, o corajoso, talvez o rude e firme etc. Hoje com a introdução do metro-sexualismo o conceito modificou-se, o homem está mais sensível, já não é esperado que tenha o tipo de valores que referi atrás e há mais homogeneização social com a mulher. Para mim um homem, engloba parte dos valores antigos e dos actuais.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeDom Out 02, 2011 4:39 pm

"Ser homem" é uma expressão muito relativa. Poder-se-ia dizer do mesmo modo o que é ser cidadadão? Não queres explicar melhor o conceito do tópico?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Carol
Burguês/Burguesa
Carol


Feminino
Libra Cobra
N. de Mensagens : 63
Idade : 34
Local : Brasil
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeDom Out 02, 2011 5:48 pm

Pocha, ta ai um conceito muito complexo.

Há quem diga que a diferença entre homem e menino seja puramente biológica, passou da puberdade, é homem.

Há quem diga, que a diferença está na carga de responsabilidade, que pode ser devida, como já foi dito antes, a trabalho, cuidar de uma família, essas coisas.

E há quem diga, na verdade eu é que digo kkk, que está na mentalidade.

É incrivel a maneira como todos querem ser "homens", mas nem todos o são. Chamar um cara de menino, muleque, parece ofender muito. Mas na prática, nas atitudes, na maneira de pensar, a maioria dos homens ainda é menino, e não quer se dar conta disso.

Um exemplo muito simples, são as coisas que os homens valorizam, que são bem diferentes das valorizadas por um menino.

Usando o exemplo mai bobo porém mais eficiente, oque um menino quer numa mulher? Que ela seja bonita, linda, maravilhosa, e ponto final. Oque um homem quer? Que ela tenha qualidades que a tornaram uma boa mãe, uma boa esposa e companheira, a beleza é apenas um detalhe agradavel do pacote.

Bom... é isso oque eu acho.

Na nossa sociedade, apesar de ainda existir a pressão social dos meninos se tornarem homens, não há recursos oferecidos para o menino amadurecer de fato. Pensem comigo, como um pai pode ensinar seu filho a ser homem, se nem mesmo ele o é?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.terradasfabulas.blogspot.com
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeDom Out 02, 2011 8:23 pm

IMO:

Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeDom Out 02, 2011 9:49 pm

Quer queiramos quer não a nossa sociedade também tem rituais de passagem ao estado de adulto. Por exemplo eu não gosto de automoveis e sinto que sempre que digo isto os meus colegas tomam-me como alien ou respondem algo do género: então gostas de motas? Sinto-me quase obrigado a perceber de mecânica só para não ser inferiorizado. No entanto o acto de gostar de carros para mim é tão cultural como subir as árvores e colher bananas, bem mas isto sou eu que sou meio desaculturado.

Depois existem outros rituais como tengatar uma gaja e perder a virgindade, daqui que a expressão "ser homem" para mim tem uma conotação negativa já que implica todo o conjunto de normas que tem de ser seguidas dogmaticamente e das quais nem sempre estou de acordo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 30
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 06, 2011 12:24 pm

Floresta, Ex-Odal escreveu:
IMO:

Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não.

Principalmente isto.

Há muito que um "homem" deixou de ser a besta controladora com cheiro a cavalo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 06, 2011 6:51 pm

Floresta, Ex-Odal escreveu:
IMO:

Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não.

Esta é melhor resposta, sem duvida!
Tudo o mais, são apenas experiências mais ou menos boas, que podem ou não contibuir de uma forma positiva para o amadurecimento do indíviduo, fazem parte do crescimento e pronto. Pois por muitos carros que um Homem conduza, por muito alcool ou droga que consuma e por muitas mulheres que engate, se de facto não for responsável e sensato continua a ser apenas um menino. Acreditem que o que não faltam para aí são crianças de 40 anos! lol
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Tulcakelumë
Cavaleiro/Dama
Tulcakelumë


Masculino
Capricórnio Cavalo
N. de Mensagens : 159
Idade : 33
Local : Évora
Raça : Anão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Castanho

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 06, 2011 8:28 pm

Floresta, Ex-Odal escreveu:
IMO:

Nesta sociedade actual, um HOMEM reconhece e aceita as suas responsabilidades. Um menino não.

Uma excelente resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
Carol
Burguês/Burguesa
Carol


Feminino
Libra Cobra
N. de Mensagens : 63
Idade : 34
Local : Brasil
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 07, 2011 3:07 pm

Concordo plenamente.

Além disso, essa resposta exemplificou bem melhor oque eu tentei dizer usando o exemplo do tipo de mulher que um menino procura, e o tipo de mulher que um homem procura.

Da na mesma.

OBS: Mas a relação com o "carro" é um fato. Parece que homem tem a obrigação de gostar desse tipo de coisa, e que a mulher que gosta é masculina...bizarro mas é verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.terradasfabulas.blogspot.com
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 07, 2011 3:36 pm

Carol escreveu:
Concordo plenamente.

Além disso, essa resposta exemplificou bem melhor oque eu tentei dizer usando o exemplo do tipo de mulher que um menino procura, e o tipo de mulher que um homem procura.

Da na mesma.

OBS: Mas a relação com o "carro" é um fato. Parece que homem tem a obrigação de gostar desse tipo de coisa, e que a mulher que gosta é
masculina...bizarro mas é verdade.

E o caso dos carros aplica-se ao futebol e a pertencer a um clube, ás vezes consumir álcool/drogas, etc enfim, coisas que não têm nada a ver.
Ir para o topo Ir para baixo
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 40
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 07, 2011 4:50 pm

Apesar de na nossa sociedade já não haver rituais de passagem demarcados, há uns quantos que poderão ser feitos por vontade própria , talvez numa tentativa de no seu auto conhecimento a pessoa se comprovar perante si mesma que já é Homem.

Agora Homem na sua essência será aquele que não depende dos outros para arcarem com as consequências dos seus atos, um Homem acorda todos os dias e faz o seu melhor independentemente se isso é para si benéfico ou não mas faz o que é justo, essa é acima de tudo a minha noção de Homem e pela qual me rejo !
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Schatzi
Sacerdote/Sacerdotisa
Schatzi


Masculino
N. de Mensagens : 221
Raça : Dragão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Apolo (Sol/Medicina/Profecia)
Cor : Branco

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQua Out 12, 2011 12:14 pm

Concordo perfeitamente com a ideia do do Floresta: o ser adulto é aquele reconhece e aceita as suas responsabilidades. Agora se é Homem ou Mulher a questão torna-se ambígua dado à alteração/desvalorização/relativação de valores. O extremo dessa alteração vê-se quando os putos acham que cresceram na vida porque já tem um carro ou que podem já conduzir um carro. Sim o carro pode ser benéfico para algumas coisas, mas esquecem-se que têm de assumir responsabilidades. Não é a primeira vez que vejo putos aparecem todos partidos por levarem o audi do pápá à noite e queriam mostrar que sabiam conduzir como machos para impressionar meninas... quem beneficia desta situação são doentes que precisam de transplantes, se sobrou alguma coisa no meio da carne picada claro.
As meninas também não escapam à minha critica, quando vejo a loucura daquelas que querem logo casar com um gajo e emprenham à força toda para assegurar o laço e sem conhecimento do namorado... até que ele dá às botas e elas decidem abortar.
E depois há aqueles parvos e parvas que acham que para terem qualidade de vida têm de ser conhecidos e badalados, resultante da lavagem cerebral televisiva e das revistas da trampa. Prescindem da privacidade, destroem relações e fazem outros disparates a bem das audiências. E depois, quando são despejados por outra vedeta, deprimem-se e tentam suicidar.
Quanto aos metrossexuais só digo que têm problemas em assumir a sua orientação sexual e que se decidam.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQua Out 12, 2011 1:42 pm

Schat escreveu:
Sim o carro pode ser benéfico para algumas coisas, mas esquecem-se que têm de assumir responsabilidades. Não é a primeira vez que vejo putos aparecem todos partidos por levarem o audi do pápá à noite e queriam mostrar que sabiam conduzir como machos para impressionar meninas... quem beneficia desta situação são doentes que precisam de transplantes, se sobrou alguma coisa no meio da carne picada claro.

Twisted Evil Rolling Eyes

Schat escreveu:
As meninas também não escapam à minha critica, quando vejo a loucura daquelas que querem logo casar com um gajo e emprenham à força toda para assegurar o laço e sem conhecimento do namorado... até que ele dá às botas e elas decidem abortar.
E depois há aqueles parvos e parvas que acham que para terem qualidade de vida têm de ser conhecidos e badalados, resultante da lavagem cerebral televisiva e das revistas da trampa. Prescindem da privacidade, destroem relações e fazem outros disparates a bem das audiências. E depois, quando são despejados por outra vedeta, deprimem-se e tentam suicidar.
Quanto aos metrossexuais só digo que têm problemas em assumir a sua orientação sexual e que se decidam.

Eu acho que há pessoas que não se apercebem da fragilidade da vida humana e da sua própria fragilidade, e às vezes fazem escolhas precipitadas com consequências mais ou menos graves, a longo prazo.
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 13, 2011 3:27 am

Hum, esta discussão parece-me ter as fronteiras bastante limitadas, e portanto, está adulterada à nascença.

Bom, o que separa o Homem da Mulher?

Ou o que separa o Homem de outras espécies animais?

Confunde-se género sexual com certos tipos de personalidade, associados ao macho, ou vice-versa. Ou até, orientação sexual.

"um HOMEM aceita as suas responsabilidades, um menino não". - Esta frase parece muito bonita, é muito dejá vú, deve ser repetida por todos credos e igrejas desse mundo fora, mas é completamente limitadora, igualmente.

O que são as responsabilidades? Estagnação? Aceitação do que lhe é proposto? Eu compreendo o que quer dizer o Floresta: Reconhecimento dos seus deveres, e cumprimento dos mesmos. Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!

O que é ser Homem? Em rigor, não há uma resposta unificada. A partir daí, há subdivisões de personalidades, características, etc, que atravessam géneros, idades e até, espécies.

Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 13, 2011 8:27 am

Aelle escreveu:
Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!

A parte da Mulher, cão e gato aceito completamente. Mas o tópico fala de Homens. A parte do Menino, não. O menino não aceita as responsabilidades. Não quer dizer que não as faça, no entanto.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 13, 2011 4:59 pm

Ser um "homem a sério" depende do contexto em que o evocamos tal conceito.
No contexto biológico, para ser-se homem, basta ser-se do sexo masculino.
Noutros contextos sociais, ser-se homem compreende desempenhar com sucesso todo um conjunto de funções e cumprir com as expectativas que temos sobre o papel social desse indivíduo, papel esse que varia largamente com o tipo de sociedade onde se insere. Não há definições universais, que não variem de sociedade para sociedade.
Em certos contextos sociais, especialmente aqueles que se regem por princípios de isonomia (igualdades de direitos e deveres para todos os indivíduos), ser-se um homem a sério não é mais do que preencher com sucesso os requisitos que exigimos a qualquer cidadão, independentemente do seu sexo. É com recurso a isso mesmo que podemos por vezes dizer que há muitos homens homossexuais que conseguem ser "mais homens" que muitos homens heterossexuais, pois o conceito de ser homem aí já transcende a simples condição biológica.
Acho que actualmente, na nossa sociedade, o conceito de "homem a sério" não é muito diferente no geral do conceito de um "cidadão a sério".

Portanto acho que para nós a questão é mais: o que é ser um cidadão ou uma cidadã a sério? A nível sociológico ser um cidadão a sério é saber honrar os compromissos sociais, ter um sentido apurado de cidadania, saber contribuir para uma sociedade melhor, saber usufruir dos direitos e respeitar os seus deveres fundamentais. Em caso de discórdia perante os parâmetros sociais, ou quando identifica um erro na sociedade, é saber organizar-se e agir no sentido de incentivar a melhoria da sociedade perante esses problemas, é saber interagir com os outros e compreender que há uma interdependência. É saber preservar a sua integridade e reconhecer que existem benefícios mútuos a colher quando se coopera para atingir um fim comum. É ser responsável como disse o Floresta, não no sentido de ser um carneiro acrítico, como alertou o Aelle, mas no sentido de buscar a melhor postura possível para o seu bem-estar pessoal e o bem-estar social daqueles que o rodeiam: a sua família, os seus amigos e, ao fim e ao cabo, todos os indivíduos que interagem directa ou indirectamente consigo.

Ser um homem a sério é ser um cidadão a sério. E ser um cidadão a sério é saber buscar o melhor para si, sem deixar de buscar o melhor para os outros também, pois não vivemos em pleno isolamento, dependemos uns dos outros e até mesmo as tribos mais isoladas cooperam entre si e tentam honrar a suas relações e compromissos, buscando o sucesso da sua tribo, garantir a sua sobrevivência é o princípio mais básico de qualquer forma de vida.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 40
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeQui Out 13, 2011 5:25 pm

Aelle escreveu:
Hum, esta discussão parece-me ter as fronteiras bastante limitadas, e portanto, está adulterada à nascença.

Bom, o que separa o Homem da Mulher?

Ou o que separa o Homem de outras espécies animais?

Confunde-se género sexual com certos tipos de personalidade, associados ao macho, ou vice-versa. Ou até, orientação sexual.

"um HOMEM aceita as suas responsabilidades, um menino não". - Esta frase parece muito bonita, é muito dejá vú, deve ser repetida por todos credos e igrejas desse mundo fora, mas é completamente limitadora, igualmente.

O que são as responsabilidades? Estagnação? Aceitação do que lhe é proposto? Eu compreendo o que quer dizer o Floresta: Reconhecimento dos seus deveres, e cumprimento dos mesmos. Sim, mas isso tanto se aplica ao Homem, como à Mulher, como ao Menino! Ou até ao cão e ao gato!

O que é ser Homem? Em rigor, não há uma resposta unificada. A partir daí, há subdivisões de personalidades, características, etc, que atravessam géneros, idades e até, espécies.


Ai vamos nós para uma aula avançada de psicologia, não podia ser de psiquiatria? é a verdade o homem aceita responsabilidades e o menino não, no sentido que o homem, adquiriu capacidades que lhe permitem ver o mundo de uma maneira mais straight, deveres e afins , e o menino infelizmente ,lol, ainda nao as adquiriu ou nunca as irá adquirir e será sempre um menino !
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 4:13 am

Siivet, sabes que no século XIX, meninos com 7 anos já trabalhavam 15 horas por dia nas minas, ou em fábricas, e não consta que metessem baixas ou faltassem ao emprego.

É preciso mencionar exemplos históricos de adolescentes que lideraram e comandaram exércitos? Vercingetorix com 16 anos uniu os "homens" adultos que chefiavam as inúmeras tribos briguentas e imaturas da Gália, e bateu os Romanos em Gergóvia.

E agora, no início do século XXI, apanhar um gajo antes dos 30 que já não viva na casa dos pais... vai lá vai...

Fait-divers, meus caros, fait-divers. Tem a ver com preparação, carácter, inerente ao indivíduo, ou patrocinado e inculcado pela sociedade que o rodeia. E tanto mais.

Essencialmente, e no contexto em que foi feita, concordo em pleno com a intervenção do Averróis, sim. Apenas quis prestar o meu tributo aos "meninos" que envergonham muitos "homens".

Portanto, acrescento História à Psicologia, Siivet!
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 4:46 am

Aelle escreveu:
Siivet, sabes que no século XIX, meninos com 7 anos já trabalhavam 15 horas por dia nas minas, ou em fábricas, e não consta que metessem baixas ou faltassem ao emprego.

É preciso mencionar exemplos históricos de adolescentes que lideraram e comandaram exércitos? Vercingetorix com 16 anos uniu os "homens" adultos que chefiavam as inúmeras tribos briguentas e imaturas da Gália, e bateu os Romanos em Gergóvia.

E agora, no início do século XXI, apanhar um gajo antes dos 30 que já não viva na casa dos pais... vai lá vai...

Fait-divers, meus caros, fait-divers. Tem a ver com preparação, carácter, inerente ao indivíduo, ou patrocinado e inculcado pela sociedade que o rodeia. E tanto mais.

Essencialmente, e no contexto em que foi feita, concordo em pleno com a intervenção do Averróis, sim. Apenas quis prestar o meu tributo aos "meninos" que envergonham muitos "homens".

Portanto, acrescento História à Psicologia, Siivet!


Acho que quando a palavra "Menino" foi empregue, não se referia a um estatuto de idade, mas precisamente àquilo que tem sido debatido no tópico: alguém que ainda não tem maturidade suficiente para ser considerado um Homem. Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 9:16 am

RedHead escreveu:
Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

E porque não? Infelizmente há pessoas que têm que sacrificar a sua infância pela sua família...
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 1:47 pm

E podemos não saber bem o que é ser homem a sério, mas sabemos o que não é ser um homem a sério. É mais fácil citar exemplos do que não é ser um homem a sério.
A meu ver:

Não se é um homem a sério quando o indivíduo...
...faz um filho e depois abandona-o e à parceira e nem sequer busca suportar os custos da sua educação, alimentação, saúde e de todos os outros cuidados básicos, nem tampouco pensa em visitar o filho;
...acha que a mulher é um objecto puramente sexual que pode ser usado a bel-prazer do marido sem ser reconhecida na sua plenitude. E vou mais longe: Isso nem sequer é gostar verdadeiramente de mulheres, no sentido lógico da palavra. Quem o faz e diz à boca cheia que gosta muito de mulheres, ainda não deve ter reflectido bem sobre o assunto. Gostar muito de sexo com mulheres não é sinónimo de gostar muito de mulheres;
...promete mundos e fundos com objectivos interesseiros e depois não cumpre a sua promessa e prejudica terceiros com isso;
...acha que premir um gatilho para matar alguém que lhe aparece à frente é tudo o que precisa para ser um homem;
...assiste a uma grave injustiça e não faz o que está ao seu alcance para o impedir. Pior ainda quando até colabora na injustiça:
...acha que está na posição de fazer justiça pelas próprias mãos, esquecendo-se do seu viés emocional que lhe tolda a sua visão de justiça, levando-a a aplicar um castigo bem mais severo do que seria justificado (por exemplo a morte);
...acha que patriotismo significa concordar sempre com governo que estiver no poder na altura, achando que o governo nunca erra;
...acha que comprar mais um carro de luxo, mais uma mansão, etc, é mais importante que respeitar os seus funcionários que por vezes se matam para meter pão e água na mesa nas suas casas, quanto mais para o resto das necessidades básicas. Ou seja: quando acha que meter outra pessoa num regime de escravatura (literal ou figurada) a trabalhar para si é uma coisa positiva e não sente peso na consciência;
...acha que é aceitável matar alguém só porque esse alguém é de outra religião, outro clube, outro partido, outra etnia, outra inclinação sexual, ou o que quer que seja;
...acha que ter um vasto currículo de parceiras ao longo dos anos é tudo o que precisa para afirmar-se como pessoa e dar por confirmada toda a sua "masculinidade";
etc.


Última edição por Averróis em Sex Out 14, 2011 5:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 2:19 pm

Floresta, Ex-Odal escreveu:
RedHead escreveu:
Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.

E porque não? Infelizmente há pessoas que têm que sacrificar a sua infância pela sua família...


Precisamente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 40
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeSex Out 14, 2011 5:31 pm

RedHead escreveu:
Aelle escreveu:
Siivet, sabes que no século XIX, meninos com 7 anos já trabalhavam 15 horas por dia nas minas, ou em fábricas, e não consta que metessem baixas ou faltassem ao emprego.

É preciso mencionar exemplos históricos de adolescentes que lideraram e comandaram exércitos? Vercingetorix com 16 anos uniu os "homens" adultos que chefiavam as inúmeras tribos briguentas e imaturas da Gália, e bateu os Romanos em Gergóvia.

E agora, no início do século XXI, apanhar um gajo antes dos 30 que já não viva na casa dos pais... vai lá vai...

Fait-divers, meus caros, fait-divers. Tem a ver com preparação, carácter, inerente ao indivíduo, ou patrocinado e inculcado pela sociedade que o rodeia. E tanto mais.

Essencialmente, e no contexto em que foi feita, concordo em pleno com a intervenção do Averróis, sim. Apenas quis prestar o meu tributo aos "meninos" que envergonham muitos "homens".

Portanto, acrescento História à Psicologia, Siivet!


Acho que quando a palavra "Menino" foi empregue, não se referia a um estatuto de idade, mas precisamente àquilo que tem sido debatido no tópico: alguém que ainda não tem maturidade suficiente para ser considerado um Homem. Se calhar, até um rapaz de 7 ou de 16 anos pode ser considerado um Homem.



Só tu me entendes pah, é por eu ter barba meio ruiva,lol. Aelle, é isto que ela disse que me referia, nex time Ill get her to translate !
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitimeTer Out 18, 2011 7:27 pm

Estou a ver. Culpemos as diferenças culturais. Aqui no Norte usa-se o termo "MeninA", no feminino, sim. Pequenos detalhes, mas que às vezes retêm a sua importância nesta batalha constante que é a comunicação.

Infelizmente para mim o debate não se expandiu muito, nem convidou à reflexão sobre a natureza humana, e as suas ramificações em que se cruza com outras espécies, o que era o meu objectivo. Mas admito que já constituiria outro tema (ou um polvo deles!), e eu sou Balança ascendente Sagitário, o que perfaz uma combinação bastante explosiva no que toca ao gosto pelo discurso, e heterogeneidade escalonada do conteúdo do mesmo!


Mas sim, Siivet, à parte o preciosismo irónico (mas verdadeiro!) da minha frase inicial neste comentário, alusiva à minha região, eu percebi, sim! Simplesmente não quis que estacionássemos aí!






Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que é ser homem? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é ser homem?   O que é ser homem? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é ser homem?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cerebro do Homem e da Mulher
» [30 Set a 31 Out] O Homem Elefante @ Teatro D. Maria II
» Instalação Ingmar Bergman: O Homem Que Fazia Perguntas Difíceis
» Morreu James Gandolfini. O homem que deu vida a Tony Soprano.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: