Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Castidade

Ir para baixo 
+4
RedHead
Urânia
Signatus
Fundador (ex-Váli)
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Castidade   Castidade Icon_minitimeSex Set 02, 2011 2:48 pm

Já alguma vez se perguntaram porque é que nas culturas de todo o mundo os nossos sentimentos reprovam a traição?

A explicação biologica é que os ciumes são parte importante da sobrevivência da espécie sendo estes responsáveis por factores como a competição pelo parceiro certo. Assim existe selectividade de parceiros consoante a sua inteligência emocional. Todo o ser, até nos animais, esta preparado para deixar descendência, para competir por esta, e para evitar que outros impeçam o que seria uma reprodução bem sucedida. Dai todas as tradições terem como valor a castidade.

Podemos especular o seguinte: se não existem sociedades (que eu saiba) em que o sexo é banal então podemos especular que talvez não seja plausível uma sociedade em que tal seja.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSex Set 02, 2011 5:59 pm

Isso não é bem assim. Em diversas sociedades (principalmente tribais) em que não há noção de posse também não há esse conceito de fidelidade (sim, parece-me que a tua questão é sobre a fidelidade e não a castidade que é uma questão diferente embora culturalmente relacionada) e é normal trocar-se de parceiro frequentemente. O enraizamento do emparelhamento para a vida tem muito a ver com a questão da posse dos bens materiais e das heranças, saber quem é o meu filho para saber com quem gastar os meus recursos e o meu tempo. Isto é especialmente válido para sociedades patriarcais em que os bens passam principalmente de pai para filho e, à falta de testes genéticos a única maneira de saber quem é pai de quem é evitar que a mãe tenha outros parceiros. Em sociedades matriarcais já não há tanto essa questão.

"MODO BIÓLOGO ON" Biologicamente falando e generalizando (animais em geral) a monogamia vs poligamia é uma questão complexa. Por um lado, geneticamente para um individuo é mais interessante reproduzir-se com o maior número de indivíduos possíveis para aumentar as hipóteses de sobrevivência dos seus genes, quanto mais variabilidade genética, mais hipóteses de algo sair bem dali, é uma questão estatística, uns filhos safam-se melhor, outros pior mas algum há de se safar. Por outro lado numa situação de monogamia, há cooperação entre o par, ambos trabalham para o bem da prole comum aumentando as suas hipóteses de sobrevivência. Geralmente a monogamia é mais comum quando há território e recursos envolvidos e assim ambos contribuem para a protecção do território. É uma questão de quantidade vs qualidade. Também há o caso da poligamia tipo harém que ocorre quando a quantidade de território/recursos de um dos indivíduos (geralmente o macho em espécies em que há grande dimorfismo sexual) é suficiente para suportar confortavelmente vários indivíduos do sexo oposto (geralmente fêmeas) que beneficiam dos genes vencedores daquele que ganhou o território aumentando as hipóteses de terem uma prole também vencedora. No entanto nem tudo é preto no branco e muitas espécies poligâmicas formam pares temporários, muitas espécies monogamicas (incluindo aquelas que se consideram mais fieis como as cegonhas) "traem" às escondidas e nos casos em que há tipo harém ou uma hierarquia aqueles que oficialmente não estariam autorizados a acasalar (os sem território, os de hierarquia mais alta) fazem-no e com bastante frequência, apenas às escondidas. "MODO BIÓLOGO OFF."



Voltando ao caso específico dos seres humanos, o ser fiel ou não, actualmente é uma questão de confiança mútua (presumindo que não vão sair filhos das relações "paralelas"). Existe quase sempre a tentação biológica do trair, assim como a eterna desconfiança de que o outro o faça (o ciúme) agora se o fazem ou não é uma questão de permanecer verdadeiro ao outro e não fazer o que não se gostaria que o outro lhe fizesse a si.
[u]
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSex Set 02, 2011 7:14 pm

Eu lembro-me de um doc com primatas em que acontecia membros novos (pequenitos) terem relações com adultos com 3 ou 4 vezes o tamanho deles.

Mas repara em todas as sociedades (acho) existe preferência pela castidade. E isso acontece tanto em terras cristãs como no Japão. Mas concordo com algumas coisas como do ponto de vista naturalista é normal ter relações aos 16 ou até mais cedo e existir troca de parceiros ao longo da vida por questões de diversidade genética.


Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSex Set 02, 2011 7:33 pm

Não necessariamente, é verdade actualmente e para esses países mas em muitas sociedades, por exemplo tribais (Africa, America, Estepes Asiaticas, Oceania, etc) já não é o caso e muitas vezes os homens preferem mulheres que já tenham filhos para garantir que são férteis. Os romanos também muitas vezes preferiam casar com mulheres já mães. Os gregos idealizavam as relações pederastas (homem-rapaz) como o relacionamento perfeito e eram os próprios pais que tentavam que os filhos fossem atractivos para outros homens mais velhos. As mulheres espartanas estavam legalmente autorizadas a terem amantes desde que fossem mais altos que o marido Laughing No antigo Judaismo quando o marido morria a mulher casava com o irmão... etc, etc, etc.... A questão da castidade está muito relacionada com sociedades patriarcais e com religiões monoteístas e com um forte ênfase na ordem.
A preferência cultural pela castidade está relacionada com o que falei anteriormente, como garantia de que os filhos são dos conjugues, e na maioria das sociedades só tem mais expressão nas mulheres (por engravidarem). Uma menina muçulmana que for violada nos países mais conservadores muito provavelmente é condenada (inclusive a ser apedrejada) enquanto o violador safa-se, acontecia o mesmo na europa medieval, e mesmo muito recentemente no nosso país durante muito tempo eram os próprios pais a levar os rapazes novos às prostitutas enquanto se se sabia que alguma rapariga tinha tido relações antes do casamento teria a reputação estragada e muita dificuldade em arranjar marido.


LOL, tinha editado o teu post em vez de criar um novo, felizmente reparei a tempo, ainda não estou habituado aos meus novos super poderes XD
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSex Set 02, 2011 7:59 pm

@Signatus muito bem respondido. Smile Deixas pouca margem para acrescentar mais alguma coisa. Razz

Signatus escreveu:
Uma menina muçulmana que for violada nos países mais conservadores muito provavelmente é condenada (inclusive a ser apedrejada) enquanto o violador safa-se
Infelizmente isso continua a ser uma realidade bem actual nos dias de hoje em países muçulmanos. Acontece muito mais do que imaginamos ser possivel.

Signatus escreveu:
e mesmo muito recentemente no nosso país durante muito tempo eram os próprios pais a levar os rapazes novos às prostitutas enquanto se se sabia que alguma rapariga tinha tido relações antes do casamento teria a reputação estragada e muita dificuldade em arranjar marido.
True.

Vali escreveu:
Mas repara em todas as sociedades (acho) existe preferência pela castidade. E isso acontece tanto em terras cristãs como no Japão. Mas concordo com algumas coisas como do ponto de vista naturalista é normal ter relações aos 16 ou até mais cedo e existir troca de parceiros ao longo da vida por questões de diversidade genética.
A castidade sempre foi mais aplicada às mulheres... por motivos óbvios. E sem esquecer que na idade média, do casamento resultava um dote que o marido recebia, acordado entre as duas familias. E portanto ter muitas filhas era relativamente «chato», enquanto que ter rapazes era bastante mais confortável para uma familia.

Mas uma coisa é a castidade e outra é a fidelidade. A infidelidade é que sim, torna possível uma maior diversidade genética.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 3:55 pm

Eu vi um documentario que me deixou mais ou menos chocado, apesar de aquilo ser a brincar claro, mas disseram que 70 % das raparigas perde a virgindade aos 15 anos em media. Isso é mesmo assim?

Quanto ao facto de pensarem em sexo em media uma rapariga normal pensa quantas vezes em sexo por dia?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 8:04 pm

Váli escreveu:
Eu vi um documentario que me deixou mais ou menos chocado, apesar de aquilo ser a brincar claro, mas disseram que 70 % das raparigas perde a virgindade aos 15 anos em media. Isso é mesmo assim?
Um documentário... a brincar? Como assim? E esses dados referem-se a que população?
O facto da perda de virgindade ser em média aos 15 anos não me choca muito. Há sempre quem experimente mais cedo, e há outros que acabam por experimentar mais tarde. 15 anos parece-me estar mais ou menos dentro do tempo, visto que com 12/14 anos as hormonas começam a despertar.

Váli escreveu:
Quanto ao facto de pensarem em sexo em media uma rapariga normal pensa quantas vezes em sexo por dia?
Sinceramente, não sei em quê que esta pergunta é relevante para o tópico, e parece-me difícil responder-te a isto. Para começar o que entendes por rapariga normal? Laughing
E para perguntas genéricas, respostas genéricas. Há umas que pensam em sexo mais vezes por dia, outras menos. Laughing
Eu posso ser gaja, mas eu também não tenho poderes para saber quantas vezes uma gaja pensa em sexo por dia.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 8:14 pm

Váli escreveu:
Eu vi um documentario que me deixou mais ou menos chocado, apesar de aquilo ser a brincar claro, mas disseram que 70 % das raparigas perde a virgindade aos 15 anos em media. Isso é mesmo assim?
Não me admira mesmo nada. Um dos meus irmãos foi apanhado pela minha mãe a fazer sexo aos 13 portanto.. Nos países em que as raparigas são forçadas a casar cedo, muitas vezes a ideia é mesmo protege-las de engravidarem fora do casamento (violação ou não) ficando mães solteiras pois depois dificilmente conseguiriam arranjar marido.
Citação :

Quanto ao facto de pensarem em sexo em media uma rapariga normal pensa quantas vezes em sexo por dia?
Erm... Neutral
Spoiler:


Última edição por Signatus em Sáb Set 03, 2011 8:45 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 8:29 pm

Signatus escreveu:

Não me admira mesmo nada. Um dos meus irmãos foi apanhado pela minha mãe a fazer sexo a fazer a aos 13 portanto..
pale

Signatus escreveu:
Vali escreveu:

Quanto ao facto de pensarem em sexo em media uma rapariga normal pensa quantas vezes em sexo por dia?
Erm... Neutral
Spoiler:

HAHAHAHA era mesmo isto! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 10:44 pm

Não percebo bem porque é que este tópico se chama castidade, se depois o mote é dado para outra coisa um pouco diferente. Castidade não é abstinência? Pudor nos actos e pensamentos? Uma pessoa que seja fiel a um parceiro e tenha uma vida sexual activa com esse parceiro é tudo menos casta! Castidade e fidelidade são coisas diferentes.

Fidelidade, sim; castidade... não serve para nada, mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 10:48 pm

RedHead escreveu:
Não percebo bem porque é que este tópico se chama castidade, se depois o mote é dado para outra coisa um pouco diferente. Castidade não é abstinência? Pudor nos actos e pensamentos? Uma pessoa que seja fiel a um parceiro e tenha uma vida sexual activa com esse parceiro é tudo menos casta! Castidade e fidelidade são coisas diferentes.

Fidelidade, sim; castidade... não serve para nada, mesmo.

Sim, realmente. Penso que a ideia do tópico está um tanto confusa. No entanto, penso que a castidade que nos estávamos a referir era à castidade antes do casamento.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 10:54 pm

Signatus escreveu:
LOL, tinha editado o teu post em vez de criar um novo, felizmente reparei a tempo, ainda não estou habituado aos meus novos super poderes XD


It happens all the time!!! Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 10:56 pm

all your answers here -> http://www.iub.edu/~kinsey/resources/FAQ.html

PS: eu não sei o que andam a fazer com os vossos super poderes, os meus andam muito serenos.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 11:00 pm

Ártemis escreveu:
all your answers here -> http://www.iub.edu/~kinsey/resources/FAQ.html

PS: eu não sei o que andam a fazer com os vossos super poderes, os meus andam muito serenos.

Artémis, o filme do relatório de Kinsey, está muito giro. Very Happy Boa fonte! Smile

Castidade Relatorio_kinsey
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 07, 2011 5:26 pm

Bem, provavelmente estamos a confundir castidade com fidelidade e monogamia.

Tirando as questões culturais de influência judaico-cristã, a castidade é completamente anti-natural para o ser humano. Não é por acaso que começamos a sentir impulsos sexuais tão novos (e por múltiplos parceiros), nada na natureza acontece por acaso. “Deus não joga dados”.
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQui Set 08, 2011 6:04 pm

Com efeito, parece que o Váli trocou um pouco as ideias, mas não faz mal, acabou por ser produtivo.

Vou cingir-me ao título do tópico.

Relativamente à castidade. Bom, a veneração dessa realidade não tem origem na mitologia judaico-cristã, bem pelo contrário. (Pouco tem, de resto, mas isso seria outro tópico).

Essencialmente, grande parte dos povos pagãos indo-europeus viam a prática da castidade como algo louvável e digno de admiração.

Os Romanos tinham as Vestais, por exemplo. Sacerdotizas virgens que se vestiam de branco, e que praticavam os mistérios da Deusa Vesta. Eram uma das classes sociais mais privilegiadas e protegidas da Roma Antiga. Claro que, a violação dos seus votos de castidade era punida com a morte.

Os Suevos (poderosa tribo bárbara germânica) também viam a castidade como algo digno de respeito. Aliás, estranhem-se, era algo que os próprios guerreiros eram encorajados a praticar. Segundo Júlio César, no livro "A Guerra das Gálias", em que o Imperador descreve os hábitos dos povos bárbaros que combateu, para o homem Suevo "é vergonha conhecer mulher antes dos 21 anos. Acreditam que a perda da virgindade os faz perder força e energia vitais e espirituais". Não era nada imposto à força, claro! Era um motivo de orgulho, com uma finalidade, apenas isso.


E sim, estamos a falar de homens. Altos, espadaúdos, barbudos e pagãos Smile

A castidade é inútil? Depende da maneira como a abordamos. Eu compreendo a lógica. É a mesma do jejum, por exemplo. No fundo, o ser humano considera elevado vencer os seus instintos mais básicos, mais animais. Ou alguns seres humanos, pelo menos. Os extremismos são sempre perigosos, e muitas vezes acabam por se confundir tentativas de virar um pouco as costas à parte carnal e física, e aproximação ao lado espiritual e cósmico, com ideologias sectárias, impostas à força e extremistas. Mas sim, gira tudo à volta da mesma lógica. A tentativa de chegar um pouco "mais alto". Muitas vezes da forma errada, sim. Mas é um pouco isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQui Set 08, 2011 6:10 pm

Boa perspectiva!
Para quem não sabe os Suevos (Sweboz/Suebi), durante o declínio do império romano fixaram-se na Galiza e no norte de Portugal e estão na origem de parte da nobreza portuguesa portanto é possível que alguns dos genes deles andem a passear entre nós. E para além disso são a minha facção favorita no europabarbarorum a seguir aos lusitanos XD
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 3:11 pm

Ao reler o que escrevi percebo que não fui suficientemente claro. Eu referia-me à influência judaico-cristã na nossa sociedade e não na criação da castidade em si, até porque nenhuma das duas religiões foi propriamente “original” nos seus ideais.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 3:22 pm

Gonçalo escreveu:
Ao reler o que escrevi percebo que não fui suficientemente claro. Eu referia-me à influência judaico-cristã na nossa sociedade e não na criação da castidade em si, até porque nenhuma das duas religiões foi propriamente “original” nos seus ideais.
Agora sim, fiquei confuso pois achava que tinha percebido o teu post à primeira Laughing
A castidade não é tão anti-natural quanto isso. É uma questão de se guardar para o parceiro certo. Agora com os meios contraceptivos já não é tão problemático mas agora imagina o que era aparecerem as miúdas todas de 13 anos a engravidar sabe-se de lá quem...
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 6:06 pm

O que é "o parceiro certo"? O que entendes por "aguardar"?

A castidade (ou a falta dela), deve ser uma opção individual, essa visão paternalista e machista em relação ao sexo, advém precisamente da influência dos livros “sagrados” nas nossas cabeças.
Qual é o mal de uma rapariga ou de um rapaz iniciarem a sua vida sexual cedo, desde que tenham a plena consciência do que estão a fazer? És tu, ou eu, ou os deuses que vamos decidir se é demasiado cedo para o sujeito X ou demasiado tarde para o sujeito Y?
O sexo consciente não faz mal a ninguém, já a falta dele é bem perigosa e cria bastantes frustrados, eu aturo muitos todos os dias.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 6:19 pm

Quanto a parceiro/a certo referia-me ao facto de não de frosques à primeira oportunidade, ser um bom companheiro/a e um bom pai/mãe para os filhos... E não estava a pensar só em termos relativamente ao ser humano, mas também em relação a outras espécies animais que são esquisitas a escolher parceiro (sou biólogo Razz ). E também não me estava a referir só à sociedade actual, que até se torna bastante propicia a uma maior liberdade sexual (contraceptivos FTW para não falar em estabilidade e segurança social), no entanto se alguém vai fazer filhos é bom que tenha como lhes dar uma vida digna e não é algo que toda a gente consiga fazer sozinha, especialmente se tivermos a falar de uma criança de 13 anos.
Define consciente? Defines ter a cabeça cheia de hormonas, os instintos a puxarem por ti e com emoções pelo meio como consciente? Um miudo/a de 13 anos tem a consciência do que é ter de criar e sustentar um filho? Mesmo que se usem precauções os acidentes acontecem e a interrupção voluntária da gravidez é uma experiência traumatizante para muita gente.

Eu não disse que era a favor da castidade mas que ela também tem a sua razão de ser e não é tão antinatural como isso. No entanto lê os meus primeiros posts neste tópico antes que fiques com ideias erradas da minha opinião Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 6:48 pm

é normal para muitas pessoas começar uma relação mais tarde. Já conheci raparigas que não eram feias e, diziam elas ( Razz ), só começaram a namorar a partir dos 18. Até que ponto isto é verdade é-me difícil de compreender.

Mas para mim arranjar parceira é algo que acho complicado devido ao facto de ser um bocado tímido.

é assim compreendo que cada um deva respeitar as opções do outros e sou contra o facto de ser a sociedade a dizer o que devemos ou não fazer. Mas pessoalmente eu dou valor á castidade quando procuro parceira e torna-se dificil na minha idade conhecer quem tenha as mesmas preferências. dai a importancia que eu dou á religião como factor de conservação, se bem que em minorias, dos costumes tradicionais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 8:22 pm

Váli escreveu:
é normal para muitas pessoas começar uma relação mais tarde. Já conheci raparigas que não eram feias e, diziam elas ( Razz ), só começaram a namorar a partir dos 18. Até que ponto isto é verdade é-me difícil de compreender.

Não sou rapariga, mas também tenho 18 anos e não me considero nenhum camafeu e também nunca namorei Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 8:45 pm

Signatus, as mulheres não engravidam cada vez que têm sexo (eu sei que sabes isso Wink ), nem faz muito sentido pensarmos que quando escolhemos uma parceiro/a sexual, visualizamos imediatamente um/a bom/boa pai/mãe para os nossos filhos. Todos nós já pensamos determinado parceiro sexual por vários atributos que não a sua habilidade maternal ou paternal. Os animais também os fazem com base em critérios mais ou menos complexos, mas não será (digo eu) pela capacidade paternal dos machos.

Eu continuo a acreditar que a castidade enquanto renuncia voluntária à actividade sexual não é natural (embora possam haver razões que a justifiquem).

Vali, a castidade forçada (por falta de oportunidades com um parceiro compatível) não é propriamente a ideia que me vem à mente quando penso em castidade, porque efectivamente não há uma razão ideológica para ela existir. Um dia pode calhar e acontece. Assim de uma maneira informal, estar agarrado não é não querer, mas antes, não conseguir. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitimeQua Set 14, 2011 8:55 pm

Gonçalo escreveu:
Signatus, as mulheres não engravidam cada vez que têm sexo (eu sei que sabes isso Wink ), nem faz muito sentido pensarmos que quando escolhemos uma parceiro/a sexual, visualizamos imediatamente um/a bom/boa pai/mãe para os nossos filhos. Todos nós já pensamos determinado parceiro sexual por vários atributos que não a sua habilidade maternal ou paternal. Os animais também os fazem com base em critérios mais ou menos complexos, mas não será (digo eu) pela capacidade paternal dos machos.

Claro, mas apenas quero frisar que embora seja a coisa mais natural do mundo, na minha opinião deve ser encarada de forma responsável. Não disse que era contra ou a favor da castidade, sou a favor da liberdade de escolha de cada um e de entre aquilo que a vida lhes proporcionar Wink
Quanto à escolha do parceiro sexual isso tem muito que se lhe diga, nem tudo na escolha é racional, existem múltiplos estudos sobre isso. Quanto aos animais em geral recomendo-te que leias "O Gene Egoísta" de Dawkins, embora seja uma visão um bocado simplista da coisa ajuda a entender o que quero dizer.


Última edição por Signatus em Qua Set 14, 2011 9:36 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Castidade Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Castidade
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: