Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Castidade

Ir para baixo 
+4
RedHead
Urânia
Signatus
Fundador (ex-Váli)
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 8:58 pm

Já agora, bem vindo ao forum, se gostares do cantinho apresenta-te na taberna. Já agora dá um saltinho a este tópico, tenho curiosidade em saber a opinião de alguém de fora (e explica o meu novo avatar Razz)
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 8:59 pm

Gonçalo escreveu:
Signatus, as mulheres não engravidam cada vez que têm sexo (eu sei que sabes isso Wink ), nem faz muito sentido pensarmos que quando escolhemos uma parceiro/a sexual, visualizamos imediatamente um/a bom/boa pai/mãe para os nossos filhos. Todos nós já pensamos determinado parceiro sexual por vários atributos que não a sua habilidade maternal ou paternal. Os animais também os fazem com base em critérios mais ou menos complexos, mas não será (digo eu) pela capacidade paternal dos machos.

Eu continuo a acreditar que a castidade enquanto renuncia voluntária à actividade sexual não é natural (embora possam haver razões que a justifiquem).

Vali, a castidade forçada (por falta de oportunidades com um parceiro compatível) não é propriamente a ideia que me vem à mente quando penso em castidade, porque efectivamente não há uma razão ideológica para ela existir. Um dia pode calhar e acontece. Assim de uma maneira informal, estar agarrado não é não querer, mas antes, não conseguir. Laughing

Vamos lá ver uma coisa, quando te apaixonas, há algum motivo para isso acontecer. Tu podes achar conscientemente que não é por razões de procriação, mas inconscientemente, o teu animal quer passar os teus genes.
O aspecto físico de uma pessoa, é a expressão dos seus genes. A beleza é um factor que está intimimamente ligada á simetria. Se tu vires uma pessoa com uma assimetria no corpo, não te vais sentir facilmente atraído por essa pessoa. Inclusivamente podes te sentir repelido porque inconscientemente não queres passar os genes à geração seguinte com aquele parceiro/a.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:00 pm

Pronto, já não precisas de ler o gene egoísta, a Urânia poupou-te trabalho e resumiu tudo.


Sua Spoiler Razz





J/k, vale a pena ler sim, é um livro muito interessante e aborda diversos temas, propondo explicações genéticas para muitas questões comportamentais..
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:08 pm

Signatus escreveu:
Pronto, já não precisas de ler o gene egoísta, a Urânia poupou-te trabalho e resumiu tudo.


Sua Spoiler Razz





J/k, vale a pena ler sim, é um livro muito interessante e aborda diversos temas, propondo explicações genéticas para muitas questões comportamentais..

Signatus, um dia li um artigo tão interessante sobre isto. Mas damn.... não o encontro agora.
É que dizia precisamente isso, o "amor" é apenas um mecanismo biológico para obrigar a pessoa a passar os genes à geração seguinte. Mas estava tão bem explicado... ainda vou ver se o encontro. What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:12 pm

Eu tenho umas pseudo-teorias sobre o assunto que levam esse conceito um bocado mais longe Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:13 pm

Signatus escreveu:
Eu tenho umas pseudo-teorias sobre o assunto que levam esse conceito um bocado mais longe Wink

E não queres partilhar? É que eu também tenho. lololol
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:31 pm

Urânia escreveu:
Signatus escreveu:
Eu tenho umas pseudo-teorias sobre o assunto que levam esse conceito um bocado mais longe Wink

E não queres partilhar? É que eu também tenho. lololol
Agora não posso, mais tarde. Mas acho que já falei um pouco sobre isso noutros tópicos.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:52 pm

Como Biólogo interesso-me pela origem evolutiva das coisas, e dentro da Antropologia, a origem dos comportamentos será das áreas que mais me fascina.

Assim só por alto, em relação à escolha de parceiros e àquilo que muito genericamente chamamos de amor existem vários factores envolvidos com origens muito distintas e que nalgum ponto da evolução humana convergiram e deram origem àquilo que actualmente nos leva inconscientemente a interessar por esta ou aquela pessoa. A questão do "gene egoísta" que procura o parceiro geneticamente melhor é apenas uma .

Depois explico melhor se quiserem, agora tenho que ir.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:42 pm

Eu ultimamente tenho andado mais ou menos "de olho" numa colega minha que é religiosa e que, segundo ela me disse, também presa a castidade. A questão é que dantes quando gostava de alguém sentia sempre necessidade de "mais" ou "de melhor" e sentia que tinha de fazer um esforço para ser fiel. Agora é diferente porque ela da-me segurança enquanto pessoa que é e só de pensar que me custou tanto a encontrar alguém assim não a penso em trocar por nada, o que torna tudo diferente. Aquelas duvidas que tinha em relação ás outras e que apareciam sempre que o sentimento acabava simplesmente com ela não tenho e torna-se tudo diferente e mais belo, mesmo comigo próprio sinto-me mais seguro por ter encontrado uma relação perfeita e sinto-me mais contente comigo mesmo. A necessidade de permanecer fiel aparece naturalmente como parte do nosso romance e ...é dificil de explicar mas parace que tudo na vida faz mais sentido assim
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQui Set 15, 2011 10:14 am

Embora eu não partilhe a tua opinião, Váli, não deixo de achar interessante a forma como tu vês a castidade como algo belo, e não como algo repressor. Smile


Última edição por RedHead em Qui Set 15, 2011 10:34 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQui Set 15, 2011 10:32 am

Váli escreveu:
Eu ultimamente tenho andado mais ou menos "de olho" numa colega minha que é religiosa e que, segundo ela me disse, também presa a castidade. A questão é que dantes quando gostava de alguém sentia sempre necessidade de "mais" ou "de melhor" e sentia que tinha de fazer um esforço para ser fiel. Agora é diferente porque ela da-me segurança enquanto pessoa que é e só de pensar que me custou tanto a encontrar alguém assim não a penso em trocar por nada, o que torna tudo diferente. Aquelas duvidas que tinha em relação ás outras e que apareciam sempre que o sentimento acabava simplesmente com ela não tenho e torna-se tudo diferente e mais belo, mesmo comigo próprio sinto-me mais seguro por ter encontrado uma relação perfeita e sinto-me mais contente comigo mesmo. A necessidade de permanecer fiel aparece naturalmente como parte do nosso romance e ...é dificil de explicar mas parace que tudo na vida faz mais sentido assim
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!
Está tudo explicado Wink
Acredites ou não, à uns anos atrás andei a digladiar-me com ateus por razões muito semelhantes. Laughing
Aposto que se essa te der com os pés (esperemos que não) dentro de uma semana és mais ateu que eu lol!

Bem, acho que estás novamente a confundir castidade com fidelidade, são coisas diferentes, não vou estar a repetir tudo outra vez. Se realmente isso com ela for para a frente, as coisas entre vocês hão de acontecer naturalmente, mais tarde ou mais cedo sem que isso tenha de quebrar os ideais de um ou de outro. Não vejam as relações humanas como algo forçado, deixem as coisas fluir naturalmente e elas acontecerão no momento "perfeito".
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQui Set 15, 2011 11:17 pm

Nuno escreveu:
Váli escreveu:
é normal para muitas pessoas começar uma relação mais tarde. Já conheci raparigas que não eram feias e, diziam elas ( Razz ), só começaram a namorar a partir dos 18. Até que ponto isto é verdade é-me difícil de compreender.

Não sou rapariga, mas também tenho 18 anos e não me considero nenhum camafeu e também nunca namorei Razz



Castidade - Página 2 22-57 Nuno .................................... Castidade - Página 2 Joia+medalhao+camafeu+1-795213 camafeu




Indeed.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitimeQui Set 15, 2011 11:49 pm

RedHead escreveu:
Nuno escreveu:
Váli escreveu:
é normal para muitas pessoas começar uma relação mais tarde. Já conheci raparigas que não eram feias e, diziam elas ( Razz ), só começaram a namorar a partir dos 18. Até que ponto isto é verdade é-me difícil de compreender.

Não sou rapariga, mas também tenho 18 anos e não me considero nenhum camafeu e também nunca namorei Razz



Castidade - Página 2 22-57 Nuno .................................... Castidade - Página 2 Joia+medalhao+camafeu+1-795213 camafeu




Indeed.


Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Castidade - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Castidade   Castidade - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Castidade
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: