Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Templo Romano em Évora

Ir para baixo 
+2
Floresta
Sïalla
6 participantes
AutorMensagem
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 6:53 pm

Ora muito bem, um tópico um bocado diferente.

Porque gostaria que me dissessem que sensações é que este sítio vos dá? e tem d ser algo que seja único neste lugar e não tenham em mais nenhum outro. Ou então se tivessem que o personificar, que pessoa seria? Razz

O templo é frequentemente apelidado como “Templo de Diana”, devido a uma lenda criada no século XVII que gerou esta associação à deusa romana da caça. No entanto, a verdade é que este templo foi, possivelmente, construído em homenagem ao imperador Augusto, que na altura era venerado como um deus.
Na Idade Média, o templo foi alvo de grandes transformações: as suas ruínas foram agregadas ao Castelo de Évora, passando a fazer parte de uma torre – a base, colunas e arquitraves foram embutidas nas paredes do edifício medieval.
Mais ainda, no século XIV e até 1836, o templo passou a funcionar como um açougue.
Recentemente foi desconberto que na sua versão original, o templo era cercado por uma bacia hidrográfica.

Já alguém aqui esteve? Smile

Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:21 pm

Estive com os meus 9 anitos ou assim hehehehehehehe


A ver se volto lá, as minhas memórias estão fuzzy, e vou ver se arrasto o Diarmuid e a Queen Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:37 pm

não te lembras como te sentiste lá com teus 9 anitos? Razz
estou na demanda de encontrar o sentido deste lugar, o que me está a dar muitas dores de cabeça x.x

mas também acho que deviam lá voltar, sim eheh. é um sitio bem agradável, mas quando lá estive da última vez não vi lá muita gente o que é pena...
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 7:44 pm

Eu nasci em Évora e por cá continuo, portanto para mim o famoso Templo Diana sempre foi uma coisa quase banal, para mim e para a maioria das pessoas que cá vivem, banal no sentido em que já estamos tão familiarizados com o Templo que infelizmente não dá para ter aquele pasmar que um turista teria. O ano passado quando aprendi sobre a arquitectura/arte romana é que comecei a olhar para o Templo Diana de outra forma, porque com esses conhecimentos consigo olhar para ele e ver coisas que antes me passavam ao lado e é realmente uma obra incrível e com grande valor histórico, sendo agora o principal símbolo da cidade.

Ainda hoje passei por lá Razz

Ir para o topo Ir para baixo
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 8:02 pm

por acaso tenho apercebido cada vez mais que quando falo de évora a pessoas que não são de lá, a primeira coisa que elas se lembram é o templo. Mas aos que são de lá realmente passa-lhes completamente ao lado Surprised

então e.... consegues personificar este sitio numa pessoa? :p
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 8:13 pm

Bem, eu acho que o impacto que o monumento causa seria maior se não existisse à sua volta tantas casas, carros e pessoas a circular, pelo que lhe é retirado um certo misticismo. Se estivesse num local mais remoto penso que o contacto seria mais intimo entre o espectador e o Templo. Ainda assim e apesar de já estar familiarizado, a mim transmite grandiosidade, imponência e força, e faz-me imaginar o que aconteceria ali nos tempos remotos. Embora não tenha percebido bem a pergunta, eu vou tentar responder :p A pessoa seria velha, desgastada pelo tempo mas ainda assim firme e robusta, sábia e com muitas histórias para contar.

Agora que se está a falar no Templo Diana, tenho de ver se crio um tópico sobre a Capela dos Ossos, em Évora também cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 8:27 pm

tem piada já muita gente tem uma ideia contrária a mim Surprised
eu interpretava aquele sitio com um jovem naquela fase em que parece que tem tudo pla frente, todas as possibilidades e sonhos de vida, porque o jardim/pseudo-miradouro abre-se complemente para a cidade. mas ainda não está na fase de ser totalmente independente, porque tem a "família", que são os edifícios todos à sua volta, a olhar por ele e a apoia-lo.
Se calhar interpretas-te que eu estava a falar só do Templo e não do espaço todo, acho que não fui muito explicita no tópico :$

ultimamente tenho ido lá mais vezes, e tenho sentido cada vez mais que é um sitio onde me sinto perfeitamente bem, onde estou a vontade para fazer o que quer que me apetecer, nem quero saber das pessoas que também por lá andam... mas não consigo perceber o que é que este lugar tem de diferente de outros sitios Sad

Capela do ossos também é brutal... :O eu fui lá há relativamente pouco tempo. Meteu-me um certo medo confesso, mas fogo a sensação que lá se tem, a consciência de como a tua vida é efémera :O
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 3:05 am

Já lá estive várias vezes. Como tenho família em Évora de vez em quando passo por lá. Pessoalmente gosto bastante do lugar, gosto de tudo o que é ruína antiga. É sempre fascinante ver algo que durou tantos anos e ainda ali está, ou o que resta.
Quanto à pergunta da personificação, acho que não o associo a nenhuma pessoa em particular. Para mim a conotação é mais arquitetónica do que uma personalização. Quanto muito faz-me lembrar os romanos e os gregos.
Gosto de Évora e é sempre uma cidade interessante de se visitar. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 12:48 pm

Então e se considerares mesmo o sitio todo, especialmente o jardim e a relação com aquela espécie de miradouro? existe algum outro sitio que te transmita a sensação que lá tens ou uma semelhante? até pode ser a casa dos teus avós ou assim xD

Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 1:30 pm

Já lá não vou há 10 anos, mas gosto muito da pacata Évora. De facto, tanto o tempo de Diana, como as muralhas e a capela dos ossos são as minhas principais memórias da cidade. A capela intrigou-me, mas não senti nada remotamente relacionado com medo, embora tenha notado muita gente a "despachar-se" para sair depressa. É engraçado como nestas apreciações projectamos algo das nossas experiências anteriores Razz Por exemplo, eu não sou de Évora nem lá perto, mas estou muito habituada a "conviver" com ruínas, daí que o templo não tenha tido o impacto que poderia ter tido noutras pessoas. Para além de que é uma sensação que se "apaga" quando se compara com aquilo que vi mais tarde em Itália.

Também acho engraçado que lhe tenham atribuído uma idade, uma personificação. Eu sou incapaz de lhe atribuir uma data, é algo que resistiu séculos, é algo intemporal já.
Ir para o topo Ir para baixo
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 2:29 pm

Sim atribuir uma personificação a um lugar é um bocado estranho xD mas na verdade é apenas um método para chegar ao sentido digamos assim de um lugar.

Eu sei que comparado com outros sitios, estas ruinas são relativamente humildes, por isso também não encaro bem este sitio como algo muito grandioso, mas não consigo explicar bem Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 3:12 pm

Sïalla escreveu:
Então e se considerares mesmo o sitio todo, especialmente o jardim e a relação com aquela espécie de miradouro? existe algum outro sitio que te transmita a sensação que lá tens ou uma semelhante? até pode ser a casa dos teus avós ou assim xD

Existem vários sítios que me transmitem boas sensações. Por exemplo: adoro Sintra, Parque Florestal de Monsanto, o Aqueduto das Águas Livres, o Castelo de S. Jorge, Troia, Arrábida, Albufeira, etc...
Todos eles são especiais à sua própria maneira, tendo em conta as características de cada um desses sítios. Smile
Sejam naturais ou produzidos pela mão humana, há sítios que se destacam, obviamente.
Nesse sentido pode dizer-se que transmitem sensações semelhantes de apreciação dos espaços.
Por vezes as coisas ganham outro sentido afectivo mais forte quando eles estão ligados ao local onde nascemos, dão-nos sentimentos de nostalgia e identificamos a relação que houve com o local desde que eramos crianças.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 4:33 pm

Sim mas acho que cada lugar tem algo que é unicamente dele. u estou a tentar perceber qual é o Genius Loci deste sitio.
Concordo que existem muitos sítios que transmitem sensações semelhantes, mas têm sempre algo que os diferencie.

Por exemplo, há pouco tempo fui também à Quinta da Regaleira e adorei Surprised também é um lugar em que me sentia lá bem, mas o carácter deste lugar é muito mais ligado à Natureza e talvez com a origem da vida e tudo mais, enquanto que no jardim à frente do templo em Évora parece que dá a sensação de "bolha" que nos permite alhear de tudo à nossa forma mas de maneira diferente do que acontece na Quinta.

Não sei se me estou a fazer entender :/

Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 7:23 pm

Sïalla escreveu:
Sim mas acho que cada lugar tem algo que é unicamente dele. u estou a tentar perceber qual é o Genius Loci deste sitio.
Concordo que existem muitos sítios que transmitem sensações semelhantes, mas têm sempre algo que os diferencie.

Por exemplo, há pouco tempo fui também à Quinta da Regaleira e adorei Surprised também é um lugar em que me sentia lá bem, mas o carácter deste lugar é muito mais ligado à Natureza e talvez com a origem da vida e tudo mais, enquanto que no jardim à frente do templo em Évora parece que dá a sensação de "bolha" que nos permite alhear de tudo à nossa forma mas de maneira diferente do que acontece na Quinta.

Não sei se me estou a fazer entender :/



Sim, percebo o que queres dizer. Mas julgo mais as coisas pela sua ambiência, pelos detalhes naturais ou artificiais que podem ser muito apelativos aos sentidos (os sons, a imagética, o toque das texturas, os cheiros, o paladar da gastronomia local, etc).
Não vou muito por uma noção mais "transcendente" como aquela do Genius Loci. Talvez por eu não acreditar em espíritos nem em almas. Não acredito que haja algo de espiritual "embebido" nas coisas. Da mesma forma que também não acredito que as "vibrações" de uma família fiquem aprisionadas nas paredes da sua casa ou dos objectos que manuseiam e com os quais sempre viveram.
Para mim esse tipo de conotações emocionais são acima de tudo fruto da interpretação subjectiva de cada um ou, melhor ainda, da romantização que lhe damos quando aprendemos a história do local que - verdade seja dita - por vezes pode até ser falsa. Não é preciso irmos muito longe: estamos a falar de um monumento erroneamente atribuído a Diana. Hehe.

Vejo as coisas pelo seu lado naturalista. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeSeg Jan 16, 2012 10:48 am

hm eu interpretava "o espirito do lugar" precisamente como a ambiência que o lugar nos transmite e não no sentido de almas e etc :/
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 11:39 pm

Olá malta, achei este topico muito interessante pelo que resolvi fazer uma aparição.
Ainda em Setembro do ano passado estive por lá mais a minha companheira. As ruínas em si nada me dizem, mas...
...pronto deixo isto e voçês intrepetam como quiserem.
Chateado por não poder ver os artefactos pertencentes ao neolitico que se encontram por ali no museu, já não me lembro bem porquê, decidi beber uma imperialzita, pequeno premio. Isto onze da manhã. Depois sentamo-nos/deitamo-nos num banco do jardim do miradoro e adormeçemos. hehe Quando acordamos demos aos cascos e fomos comer uma bela lingua de porco estufada, regada por um maravilhoso vinho verde, goluso como tudo. Adorei Évora. Mas já agora como tambem falaram aqui nisto. Em sintra sinto-me em casa e aadoro Viana do castelo. Quando for grande hei-de comprar lá uma casita. hehe

beijinhos e abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Templo Romano em Évora Empty
MensagemAssunto: Re: Templo Romano em Évora   Templo Romano em Évora Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Templo Romano em Évora
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Warm Up Évora Metal Fest [21/01/2012] (Évora, Bar Coluna Maldita)
» Templo de Damanhur
» Gárgula (Templo de Jogos)
» [23 a 25 de Agosto] Mercado Romano @ Chaves
» [10 de Setembro a 31 de Outubro, Óbidos] Réplica do templo egípcio de Abu Simbel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Lugares-
Ir para: