Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Capela dos Ossos - Évora

Ir para baixo 
+2
Averróis
Tiago Costa
6 participantes
AutorMensagem
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeSex Jan 13, 2012 9:06 pm

Este é também um dos principais pontos de atracção turística da cidade e que quando lá fui posso dizer que mexeu comigo. Muito resumidamente é uma pequena capela com as paredes e pilares forradas de caveiras e outros ossos humanos, que segundo me disseram vieram de vários cemitérios da cidade num tempo de elevada mortalidade e conflitos. Citando a informação que está na Wikipédia, certamente mais precisa que os meus conhecimentos:

"A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo.
As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário."

Falando da minha experiência pessoal, nunca tinha estado num sitio como a Capela dos Ossos, que nos transmite imediatamente uma mensagem clara: morte. Para mim aquele sitio encarna a morte, o mistério, a tenebrosidade e choca-nos com a simples consciência de que um dia será a nossa vez e não seremos mais que um monte de ossos como os que forram aquelas paredes. Antes de entrarmos na capela em si, temos uma pequena exposição (pelo menos quando lá fui) com livros muito antigos e gastos com poemas dedicados à capela e à morte, depois quando se chega à porta que dá acesso para o interior está escrita em cima a sugestiva frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". No interior, sempre sombrio vemos-nos rodeados de ossos e caveiras (o choque não foi tão grande, pois já sabia o que lá ia encontrar), até que chego mais perto do altar e vejo dois esqueletos quase completos pendurados na parede, ainda com roupagens, um deles de um bebé, e acho que foi isso que me chocou mais. O tecto é também ele decorado com pinturas nas mesmas temáticas. Enfim, a Capela dos Ossos é um lugar rico em sensações e onde contactei mais de perto com a realidade que é a morte e a banalidade com que ali foi tratada, o ambiente que a fraca luminosidade e a quantidade massiva de ossos que nos rodeiam é único e penso que a maioria dos membros do fórum gostariam de a visitar, é de facto muito interessante.

"Poema sobre as caveiras

Coluna de caveiras
As caveiras descarnadas
São a minha companhia,
Trago-as de noite e de dia
Na memória retratadas
Muitas foram respeitadas
No mundo por seus talentos,
E outros vãos ornamentos,
Que serviram à vaidade,
E talvez...na eternidade
Sejam causa de seus tormentos."

706bb222 74ba 4084 a4ad e2a6fa8afc74

20080620 évora capela ossos


90d7f0e4 a874 4570 a5d9 3f6d166712f6


portugal 2006 1179278700 capela dos ossosx evora

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 3:08 am

É sempre a curiosidade mais bizarra de Évora hehe. E concordo com a tua "leitura" do local.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 1:42 pm

Como já tinha dito no tópico do templo de Diana, foi algo que me intrigou, porque não imaginava o que levaria alguém a conceber aquilo e com que intenções, mas não me recordo de ter sentido medo ou choque quando lá entrei. Sabia que tinha ossadas, não imaginava que todas as paredes eram revestidas por elas. Sim, a criança vestida foi um toque deixado mesmo para chocar e isso continuo a não entender muito bem.
Mas eu até acho que foi um trabalho "bonito" (pode ser um adjectivo estranho), porque incute um certo respeito pelo passado e aponta as nossas próprias fragilidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 3:16 pm

Uma coisa que eu fiquei tipo wtf foi que pensava que os ossos estavam colocados horizontalmente sob as paredes e só superficialmente, depois reparei que estavam quase todos colocados a todo o comprimento para dentro da parede, e só se viam as extremidades arredondas de fora, ou seja eram muitos mais do que pareciam xD é visível na 4ª fotografia.
Ir para o topo Ir para baixo
Sïalla
Guerreiro/Guerreira
Sïalla


Feminino
Libra Cavalo
N. de Mensagens : 35
Idade : 33
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeSáb Jan 14, 2012 3:24 pm

Concordo completamente com a tua "leitura".
Bem eu sou um bocado medricas, por isso a capela assustou-me um bocado :$ Apesar de sempre ter vivido em Évora, só há pouco tempo é que visitei a capela pela primeira vez e confesso que não estava à espera que tudo o que fosse parede, colunas, etc estivesse totalmente revestido a ossos :O Foi arrepiante... E o esqueleto do bébé também me impressionou bastante...
Ir para o topo Ir para baixo
http://mitosesonhos.forumeiros.com/forum.htm
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 10:28 am

Esta capela tem uma inscrição que sempre me arrepiou, algo deste género "nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos". Mas vale sempre a pena visitar qualquer monumento de Évora!
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitimeQua Fev 15, 2012 9:11 pm

A mim não me espantou nada, nem sequer me incutiu qualquer espécie de sentimento. É a realidade da vida, um dia de facto vamos todos ficar assim. Com isso temos que é aproveitar enquanto cá estamos. Pois tudo o que é natural não me espanta, agora já as figuras de cristos e nossas senhoras que estavam na igreja ao lado, vai lá vai. Não consegui olhar para aquilo mais de que uns escassos segundos. Para alem de meterem pavor são anti-natura, imperfeitos, toscos, assimetricos, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Capela dos Ossos - Évora  Empty
MensagemAssunto: Re: Capela dos Ossos - Évora    Capela dos Ossos - Évora  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Capela dos Ossos - Évora
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Warm Up Évora Metal Fest [21/01/2012] (Évora, Bar Coluna Maldita)
» Segue-me à Capela
» Cesária Évora - A homenagem
» Templo Romano em Évora
» Gouls Night Out II 31-10-09 Evora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Lugares-
Ir para: