Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| "As Moiras Encantadas" | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Spectrum Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 136 Idade : 37 Local : Vila do Conde
| Assunto: "As Moiras Encantadas" Sex Abr 24, 2009 2:19 am | |
| Este mito do folclore português, remete para seres sobrenaturais de formas femininas que estão associados a fontes, rios, nascentes e poços. São seres que interferem com o destino dos humanos podendo serem benevolentes ou não por natureza. Os celtas atribuem o nome de "fadas" a estes seres e os antigos romanos de "moiras". Ambos os nomes estão associados ao carácter de destino daí que se possa concluir que estes seres possam ser agentes activos no destino das pessoas, segundo a mitologia. O folclore português atribui-lhes o nome de Janas, espíritos aos quais se davam oferendas em troca de favores. O culto das "alminhas", que é similar, ainda subsiste um pouco por todo o país. Este mito, bem como as Janas do folclores portugês, são reminiscências do paganismo presente na antiga Lusitania.
Bem haja. | |
| | | Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Sex Abr 24, 2009 7:55 am | |
| Não qual a veracidade deste link, no entanto, pareceu-me bastante interessante para complementar o que foi introduzido. | |
| | | Spectrum Cavaleiro/Dama
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Sex Abr 24, 2009 2:53 pm | |
| De facto, o link dado pela Glam completa e bem aquilo que escrevi. Bem haja. | |
| | | RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Qua maio 20, 2009 7:27 pm | |
| Encantador. =) Desconhecia totalmente a existência destes seres. Quando ouvia falar em moiras encantadas, associava aos mouros... Mas parece que não tem nada a ver. Er... E com isto até fiquei a gostar mais do meu nome! (Eu chamo-me Diana) | |
| | | Spectrum Cavaleiro/Dama
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Qua maio 20, 2009 10:40 pm | |
| De facto, é mesmo encantador. Existe alguma bibliografia sobre o assunto, maioritáriamente associado ao paganismo ibérico e luso. Se gostares muito do assunto RedHead, aconselho-te a procurar a editora Zéfiro: http://www.zefiro.pt/ Normalmente esta editora lança livros ligados à cultura e folclore portugueses e/ou associados ao nosso país. Também poderás encontrar material disponivel na Europa-América. Depende, é conforme a pesquisa; lembro-me que há uns anos atrás, andava a fazer pesquisas nesta área e tinha uma enorme dificuldade pois cá não se publicava práticamente nada e do estrangeiro vinha pouca coisa. Aos poucos, há uma maior preocupação pela cultura e ainda bem Bem haja. | |
| | | RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Qua maio 20, 2009 11:10 pm | |
| Obrigada pela sugestão, Spectrum! Quando tiver um tempinho vou ver se encontro alguma coisa que me desperte o interesse. =) | |
| | | Magaios Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 10 Idade : 35 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Preto
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" Seg Abr 09, 2012 7:55 pm | |
| Já que falaram nas Moiras Encantadas, aproveitamos para deixar aqui a nossa letra original de um tema nosso: 'Vamos às Moiras'. Já postamos a letra algures no fórum, mas aqui parece-me o local ideal para a dar a conhecer.
"Ó Moira da pedra alta, faz deles homens de alçapão. Ó Moira da pedra alta, não lhes dês sequer perdão.
Faz deles homens de piada, Ó Senhora do Marão. Dormir é meio sustento, mas cobiçar é que não.
Vamos às Moiras, eu também vou
Ó Moira da terra alta, Quantos homens te amaram? Desde os tempos da fogueira, Diz quantos te cobiçaram.
Quantos homens tu prendeste, Ó Moira da perdição? Quantos foram os ausentes? Quantos mais se perderão?
Vamos às Moiras, eu também vou"
© Todos os direitos reservados a Magaios | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: "As Moiras Encantadas" | |
| |
| | | | "As Moiras Encantadas" | |
|