Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 "Musica Celta" e "Neo Celtas"

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeTer Set 08, 2009 6:22 pm

Não sei se me vou conseguir exprimir bem mas pronto...

Estava eu hoje a pesquisar sobre a história das gaitas-de-foles e descobri:
Citação :
Esta circunstância tem permitido a difusão de mitos recentes referentes à sua origem, os quais têm vindo a ser intensamente propagados, nomeadamente os que atribuem ao instrumento uma obscura origem “celta” ou “céltica” - entendida em arqueologia como as culturas dos sítios de Hallstat (1000 A.C., actual Áustria) e La Téne (500 A.C., actual França).
Na verdade, esses mitos são infundados, contraditórios e carecem de fundamento histórico, pois não existem, em qualquer parte do mundo, quaisquer testemunhos, vestígios arqueológicos ou documentação que provem a presença de um instrumento desse tipo nesse período e nessa cultura concreta.

e mais:
Citação :
A chamada "música celta" (que mais do que um género musical, é uma designação comercial da indústria discográfica moderna, sem preocupações de rigor histórico ou de exactidão) nada tem de céltico: a data mais remota para datar as escalas temperadas, modos, afinações, ritmos e instrumentos usados nesse género musical não vão mais além do Século XVI, na melhor das hipóteses. Aliás, uma grande parte da música "folk" Irlandesa e Escocesa tem origem directa na música Barroca, muito simplesmente.

(Fonte:http://www.gaitadefoles.net/gaitadefoles/historia3.htm)

Fui pesquisar em mais sites e cheguei ás mesmas conclusões... Shocked

Já desconfiava que muito daquilo que actualmente se chama de "Neo Celta" e muito do universo envolvente tem mais de contemporaneo e fantasia do que de ancestral e não corresponde á realidade histórica dos povos ditos "celtas" (designação que po si só é controversa) mas sempre gostei de associar o conceito e a sonoridade de muitos dos instrumentos usados como a Gaita de Foles ao misticismo pagão e á harmonia com a natureza que é atribuida aos povos pré romanos... Na verdade vim a saber que os factos apontam para que tenham sido os proprios romanos a difundir esse instrumento pela maioria do império e que na europa foi usado principalemente em celebrações cristãs...
Então relativamente aos movimentos "neo celtas" (com os quais gosto de me identificar) será que embora não tenham mais do que uma breve inspiração nos mitos e costumes dos verdadeiros "povos celtas" são legitimos movimentos de contestação do estado da sociedade actual que anseiam pelo "regresso" a uma sociedade mais justa e em equilibrio com a natureza usando o nome Celta para denominar algo novo e contemporaneo (como por exemplo os Góticos que muito pouco têm a ver com os povos Gódos (Goths)? Ou será que não passam de uma invensão da indústria discográfica moderna?
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeSex Set 11, 2009 10:42 pm

Não te esqueças que a cristianização da Europa apagou muito das antigas culturas, e a informação dos costumes celtas era difundida através da palavra. É portanto normal, creio eu, que não haja informação sobre os instrumentos dos antigos celtas. Associamos a gaita de foles ao paganismo celta mais pela sensação de natureza e ligação ao passado, eu pelo menos creio, não por ser celta, mas por soar celta. Sim, é um pouco rebuscado, eu sei.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 12:46 am

Citação :
Associamos a gaita de foles ao paganismo celta mais pela sensação de natureza e ligação ao passado, eu pelo menos creio, não por ser celta, mas por soar celta. Sim, é um pouco rebuscado, eu sei.
Pelo menos é por isso que eu gosto tanto delas ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa
Drone


Masculino
N. de Mensagens : 247
Raça : Espectro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeSeg Jan 25, 2010 11:16 pm

Acho que há uma coisa importante a tirar desse texto. Tendo que a gaita-de-foles foi difundida através de rotas comerciais e que provavelmente não foi o próprio instrumento a ser difundido mas a ideia de juntar uma gaita a um fole, o que acontece é que surgem em vários pontos do mundo instrumentos que partilham da mesma base, mas que na realidade são completamente diferentes. Dizer que a gaita X é melhor ou mais avançada que a gaita Y não faz sentido, simplesmente têm características diferentes. “Onde foi construída a primeira gaita-de-foles?” É uma pergunta praticamente impossível de responder. scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 8:10 pm

Ainda á poucos dias tive a falar acerca disso com um rapaz que em principio me vai dar aulas de gaita e que é formado em antropologia. Falei-lhe da minha pseudo-teoria de como os romanos teriam vindo buscar a gaita de foles a trás os montes ou galiza e depois espalhado pelo mundo e ele disse que a ideia nem era tão disparatada como isso Laughing

Mas sinceramente tenho o palpite que terá tido origem num instrumento do médio oriente/norte de áfrica antes de ser importado para a Europa..

Retirado do site da associação gaita de foles:

Citação :
A Gaita-de-fole parece encontrar o seu espaço de difusão primordial a partir da expansão dos povos pastoris do Mediterrâneo ou da Ásia, visto tratar-se de um instrumento profundamente associado ao contexto sócio-económico pastoril - basta pensar que os foles são feitos geralmente com peles de animais de pastoreio, que também serviam para fazer recipientes para líquidos ou grão (odres) - sendo em redor do espaço mediterrânico que se encontra a maior variedade de modelos de instrumentos deste tipo.

Todavia, é preciso ter em conta que o uso de odres (sacos flexíveis de pele) era muito usual no mundo antigo e não se limitava aos povos pastoris. Muitas culturas urbanas usavam-nos para transporte de água, vinho, óleos, cereais ou grão. Ou seja, os pastores poderiam ser os principais fornecedores, mas não os únicos utilizadores dessa tecnologia.
Isto significa algo muito simples: o instrumento Gaita-de-fole pode ter surgido em qualquer contexto, em qualquer parte do Mundo e provavelmente, até em vários sítios ao mesmo tempo.

É a Idade Média, no entanto, a época que aparenta ter sido o período de maior expansão e popularidade do instrumento - é aí que surgem com mais frequência as representações de pastores em cenas de Natividade, quer em pintura, iluminura ou escultura, onde se encontram figuras de gaiteiros, por exemplo, para além de outras referências.
A ausência total de iconografia ou de vestígios arqueológicos anteriores à Idade Média, não ajuda a determinar de forma precisa onde e quando terá surgido um instrumento deste tipo e que aspecto terá tido.

Esta circunstância tem permitido a difusão de mitos recentes referentes à sua origem, os quais têm vindo a ser intensamente propagados, nomeadamente os que atribuem ao instrumento uma obscura origem “celta” ou “céltica” - entendida em arqueologia como as culturas dos sítios de Hallstat (1000 A.C., actual Áustria) e La Téne (500 A.C., actual França).
Na verdade, esses mitos são infundados, contraditórios e carecem de fundamento histórico, pois não existem, em qualquer parte do mundo, quaisquer testemunhos, vestígios arqueológicos ou documentação que provem a presença de um instrumento desse tipo nesse período e nessa cultura concreta.

Existem, contudo, relatos escritos de cronistas da antiguidade: Gaio Suetónio Tranquilo, um cronista romano ("De Vita Caesarum", 200 DC) refere uma promessa do imperador Nero de tocar "Utricularium" - um instrumento que se presume que seja uma gaita-de-fole. Dio Crisóstomo, um cronista Grego, refere na sua "Oratoria" (200 DC) um instrumento musical que possuiria um saco debaixo da axila (um possível fole?) e ainda Procópio (500 - 565 DC), um cronista Bizantino, faz referência ao uso de presumíveis gaitas-de-fole nas legiões romanas, na sua obra "De Bello Gothico" (que relata as guerras romanas com os povos germânicos, já no final do Império Romano).
Todas estas referências, no entanto, não podem ser interpretadas literalmente e infelizmente, também não descrevem as características exactas de tais instrumentos musicais - o que não ajuda a definir do que se tratariam de facto.

Apesar de existirem referências escritas e iconográficas de outros instrumentos (aerofones de metal, flautas, percussões, etc.), sobretudo também em documentos romanos e gregos, não surgiu até hoje qualquer referência à gaita-de-fole nas culturas ditas "célticas", nem de fontes oriundas desses povos, nem de fontes exteriores que se refiram a eles.
Portanto, qualquer atribuição da origem ou presença da gaita-de-fole nesse contexto não pode ser sustentada, até prova em contrário.


http://www.gaitadefoles.net/gaitadefoles/historia3.htm
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeQua Jan 27, 2010 11:27 pm

Por acaso já tinha lido e reparado há algum tempo: há certas gaitas de foles (ou serão tons ou formas de tocar?) que fazem lembrar, e muito, tons de música oriental.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 3:44 pm

É simples, existem gaitas de foles e instrumentos com estruturas semelhantes no medio oriente. Mesmo algumas das flautas usadas pelos encantadores de serpentes têm o mesmo tipo de estrutura que a gaita de fole (mas sem o fole).
Ir para o topo Ir para baixo
Drone
Sacerdote/Sacerdotisa
Drone


Masculino
N. de Mensagens : 247
Raça : Espectro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 11:40 pm

Normalmente quando se fala em gaita-de-foles associa-se logo à imagem da gaita escocesa. Enfim, fica o exemplo de gaitas de outros locais:

Uilleann Pipe - Irlanda


Zampogna – Itália


Torupill - Estónia


Ney anban - Irão
Ir para o topo Ir para baixo
Fenris
Rei/Rainha



N. de Mensagens : 1168
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitimeQua Ago 11, 2010 6:20 pm

Só tenho uma coisa a dizer: Suidakra.

Também me apetece dizer ornitorrinco, mas não vou dizer.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





"Musica Celta" e "Neo Celtas" Empty
MensagemAssunto: Re: "Musica Celta" e "Neo Celtas"   "Musica Celta" e "Neo Celtas" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
"Musica Celta" e "Neo Celtas"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 15.07.2009: Jorge Palma apresenta "Qualquer Coisa Pá Música" - Torre de Belém, Lisboa
» [8 de Abril] Avalon - Concerto: Música de Inspiração Celta (Irlandesa, Escocesa e Bretã)
» Ciclos Celtas Irlandeses
» Divindades Celtas - Sucellus
» Divindades Celtas - Arianrhod

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: