Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ciclos Celtas Irlandeses

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 10:42 pm

Bem talvez já tenham visto ou ouvido falar nisto de qualquer maneira acho que falta aqui Razz . Quando falo em ciclos Irlandeses refiro-me às sagas Irlandesas que provêm principalmente da tradição oral (provavelmente através de bardos e druidas, e progressivamente na boca do próprio povo) mas que nos séculos XI/XII e XIV/XV foram registados em forma escrita por monges copistas em diversos manuscritos. Essas sagas, histórias e contos são a fonte da mitologia irlandesa, e juntamente com a galesa, são das principais fontes existentes sobre a cultura celta, estrutura social, etc. São histórias épicas e cheias de magia, fantasia, batalhas (por tudo e por nada mesmo lol), espadas encantadas, druidas, romances trágicos, etc. Apesar de ter passado para a forma escrita por monges, o espirito pagão mantêm-se principalmente nos primeiros dois ciclos, talvez devido às fortes raizes tradicionais desses mesmos monges (na Irlanda mesmo com a forte cristianização de St. Patrick, velhos hábitos e tradições não desapareceram facilmente). Muitas das figuras que associamos a divindades celtas provêm destes ciclos, que são os seguintes:

Ciclo Mitológico - relata diversas invasões de que foi alvo a Irlanda até à guerra entre os Tuatha Dé Danann e os Fomor. Basicamente é como o desenrolar de histórias das divindades celtas, Nuada, Lugh, Morrigan (ou Morrigu), Balor, etc. Todas têm aqui a sua primeira aparição que se estende aos outros ciclos também. A guerra faz lembrar a dos Aesir e Venir da mitologia nórdica. Os "deuses" não actuam como deuses no entanto, mas mais como reis e guerreiros celtas, são evemerizados.

Ciclo de Ulster - este ciclo conta basicamente as histórias de Cu Chullain e do Red Branch do reino de Ulster. É o grande herói celta irlandês, semelhante a um Achilles versão celta, com o Red Branch sendo o grupo de guerreiros da corte de Ulster. A diferença é que também é representado como sanguinário, brutal, um guerreiro celta. É o ciclo que contêm o Tain Bo Cuailnge, que pode ser visto como o grande épico clássico irlandês. As divindades do ciclo mitológico voltam a aparecer (Morrigan está sempre a ajudar e ao mesmo tempo a acossar Cu Chullain).

Ciclo Feniano - supostamente este ciclo foi descrito por Oisin a St. Patrick (Oisin é como o Ovídio irlandês, é um poeta irlandês clássico) e já se nota alguma influência cristã, mas o espirito pagão celta também se faz sentir. E narra as histórias de Finn Mac Cumhaill (há variações no nome porque este ciclo partilha histórias com a tradição escocesa) e dos Fianna, um grupo de mercenários celtas de elite. Este ciclo têm uma das minhas histórias preferidas que é "The Pursuit of Diarmuid & Grainne" que se especula que foi a inspiração para a história de Tristão e Isolda das lendas arturianas (tal como muitos outros elementos da mitologia irlandesa e galesa, as lendas arturianas provêm de uma tradição cultural celta com influências à mistura).

Ciclo Histórico - este ciclo para mim é o menos interessante, é uma descrição dos primeiros Reis da Irlanda, um pouco à maneira de Geoffrey Of Monmouth e da sua Histories of the Kings of Britain. Tem o seu interesse mas os outros ciclos são bem mais entusiasmantes.

Hoje em dia existem várias traduções (para o inglês) destes ciclos todos editados pela Penguin e pela Oxford, que se tentam manter fiéis aos manuscritos originais: Early Irish Myths and Sagas; The Taín; Tales From The Elders Of Ireland; etc. Mas a pioneira nestas traduções, e que trouxe estas histórias ao grande público no inicio do séc.XX foi Lady Gregory, que juntamente com William Buttler Yeats (excelente poeta Very Happy ) foi responsável pelo revivalismo celta durante o Romantismo na Irlanda, e pessoalmente ainda aconselho os textos dela em detrimento das traduções actuais. Em dois livros reuniu os 3 primeiros ciclos (1º e 3º em Gods And Fighting Men e 2º em Cuchulain Of Muirthemne ) de forma organizada e escrita de forma a proporcionar prazer de leitura, podem checkar aqui:

http://www.sacred-texts.com/neu/celt/cuch/index.htm
http://www.sacred-texts.com/neu/celt/gafm/index.htm

Estão ai os dois livros completos divididos em capítulos, se forem como eu e preferirem ler mesmo o livro, procurem pela amazon "Lady Gregory's Complete Irish Mythology" que contêm os dois, ou mesmo outras traduções que já referi. Infelizmente não há traduções portuguesas (um dia trato disso Razz) que eu saiba, a Ésquilo tinha umas edições mas eram versões modificadas por um autor francês, não me convenceram lol. Espero que se quiserem ou tiverem o tempo dêem uma olhadela e gostem Smile.

Ciclos Celtas Irlandeses 51cPm11g78L._SS500_


Última edição por Diarmuid em Qua Mar 09, 2011 4:20 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 10:48 pm

Quem curtir de Cruachan e Bran Barr pode também achar interessante porque muitas das letras destes (para não dizer prai 90%) inspiram-se em histórias que provêm destes ciclos \m/
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 11:07 pm

Obrigada por este teu post, muito interessante. Eu não conheço quase nada da mitologia celta, portanto já pus a Lady Gregory na minha lista de compras na Amazon. Ando mesmo numa de arranjar textos históricos/mitológicos Very Happy

E William Butler Yeats .3.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 11:50 pm

Eu só conheço +- o segundo, por causa deste livro aqui. É pena que não existam traduções para português... Eu confesso que não gosto muito de ler coisas muito extensas em inglês, e muito menos no computador. =(

Isto agora traz-me outra questão: Não será possível fazer uma certa pressão sobre as editoras, para publicarem traduções de determinados livros? Lembrei-me disto porque no fórum da Colecção Bang!, da editora Saída de emergência, existe uma secção intitulada "Sugestões à Editora", em que nos perguntam "Quais as obras e autores que gostaria de ver publicados pela SdE?". Obviamente, não estou a pensar sugerir à SdE que publique epopeias da mitologia irlandesa, mas talvez as pudéssemos sugerir a uma editora mais especializada nesses temas... Não? O exemplo da SdE mostra que pode existir alguma abertura por parte das editoras para as sugestões dos leitores - o que, provavelmente não acontece com todas, mas também não se perde nada em tentar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQua Fev 02, 2011 11:55 pm

RedHead escreveu:
Eu só conheço +- o segundo, por causa deste livro aqui. É pena que não existam traduções para português... Eu confesso que não gosto muito de ler coisas muito extensas em inglês, e muito menos no computador. =(

Isto agora traz-me outra questão: Não será possível fazer uma certa pressão sobre as editoras, para publicarem traduções de determinados livros? Lembrei-me disto porque no fórum da Colecção Bang!, da editora Saída de emergência, existe uma secção intitulada "Sugestões à Editora", em que nos perguntam "Quais as obras e autores que gostaria de ver publicados pela SdE?". Obviamente, não estou a pensar sugerir à SdE que publique epopeias da mitologia irlandesa, mas talvez as pudéssemos sugerir a uma editora mais especializada nesses temas... Não? O exemplo da SdE mostra que pode existir alguma abertura por parte das editoras para as sugestões dos leitores - o que, provavelmente não acontece com todas, mas também não se perde nada em tentar.

Sinceramente, prefiro comprar em inglês. No caso da Lady Gregory, está uma edição a £4.99 na Amazon; uma versão portuguesa custaria o triplo...
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 1:21 am

Muito bom post e aproveito para desejar as boas vindas Wink Também já tirei notas para futuras compras! Mas eu cá junto-me à Ceinwyn, prefiro as minhas edições em inglês a menos de metade do preço.
Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 5:37 am

Red também conheço esse livro da zéfiro, muito bom, adoro essa editora. Mas do que dizes em relação às editoras, as mesmas têm sugestões como essas empilhadas aos montes, e vão selecionando, ou vão deixando empilhar consoante vão aparecendo outras propostas editoriais mais "prioritárias" (como best-sellers da moda que dão mais $$$), havendo claro também boas publicações mas lá está não tudo o que está nas "pilhas" e que tem qualidade. A zéfiro por acaso é uma excelente editora, dentro do campo esotérico principalmente, mas nem todas são assim dedicadas. Eu tenho um projecto com uma colega minha que, se tudo correr bem, talvez consiga editar obras assim que na realidade até são fundamentais para certos campos do saber e mesmo para certos géneros literários, e que não encontram tradução cá. Se não fosse pela internet secalhar dificilmente teríamos acesso a coisas assim Neutral .Por acaso eu prefiro ler em inglês, é a minha língua de eleição para ler, e se houvesse em português estas obras provavelmente mandaria vir na mesma como mandei o original da Lady Gregory da Amazon, mas acho que deveriam ser conteúdos disponíveis em tradução portuguesa, é cultura e esta deveria ser acessível a todos os que têm interesse pela mesma.
Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 5:40 am

Artemis obrigada Smile, e também me junto a ti e à Ceinwyn nessa opção das edições em inglês, it's much better Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeDom Fev 06, 2011 2:37 pm

Apesar de não ter quaisquer dificuldades a ler em inglês, tenho pena de não ler mais em português, acho a nossa língua mais expressiva, embora sempre existam vocábulos específicos que só existem em cada uma das línguas. No entanto, já reparei em erros de tradução de fazer arrepiar ao ponto de, sem ter o original em inglês, conseguir perceber que não era aquela a ideia a transmitir. Suspect
Mas realmente, neste momento valorizo muito os preços mais baixos e acho uma pena recorrer a encomendas do estrangeiro já há 9 anos. Para além disso, agora ando a tentar arranjar edições mais "bonitas", com capa dura, e se encomendar por vezes posso não só escolher a capa como também obter uma edição melhor pelo preço de uma mais "rasca" traduzida.
Ontem reparei numa coisa "engraçada" também,"O Hobbit" comprado em 2000 custou-me 12€, e fui comparar ao livro no site da FNAC - 20€.
Ir para o topo Ir para baixo
Queen
Artista
Queen


Feminino
Peixes Cabra
N. de Mensagens : 458
Idade : 45
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeSeg Fev 14, 2011 4:04 pm

Boa iniciativa, Diarmuid. Wink

Esse livro de que falas da Lady Gregory já tenho em casa....e comprei na Irlanda... Razz Ainda ñ li, apesar de já o ter comprado há 2 anos....Sim, sou uma desnaturada...mea culpa... Comprei na altura porque achei muito completo e bastante detalhado.

Podes dar uma espreitadela no meu fb. Tenho lá algumas fotos.
What a Face

Red--- Tb acho q deveria haver mais publicações do género em Portugal, só que infelizmente as editoras usam sp o argumento de que somos um mercado pequeno, blá, blá, e depois o q acontece é publicarem o mais comercial, e q na maioria das vezes ñ tem qualquer conteúdo.

Felizmente, temos a Zéfiro e tb a Ésquilo que são mais especializadas, e na minha opinião mtas vezes são essas mesmas as mais fidedignas em termos de publicações sérias. Outra coisa q me tira do sério também são os preços dos livros.... Ainda ñ entendi pq é q há tão poucas editoras q fazem edições mais económicas...... O Amazon nesse aspecto é um mundo, e já tenho comprado coisas lá bastante em conta. O problema é quem ñ está mto à vontade c outras línguas.
Bem, mas além disto temos tb os hábitos de leitura no nosso país, que são poucos. Quer dizer, em coisas de conteúdo, claro.

Mas isso é outro assunto.... Smile



Ir para o topo Ir para baixo
Diarmuid
Mestre
Diarmuid


Masculino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 758
Idade : 40
Local : Almada
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeTer Fev 15, 2011 4:34 am

Queen sim eu vi as fotos, grrrr, fiquei com inveja, lolol. A Irlanda é aquele pais ao qual tenho de ir, e exactamente a sítios como os que tens nas fotos..

Epá e não deixes o livro de Lady Gregory a apanhar pó, não merece, mesmo! Sei que sabes restaurar livros mas lá por isso, lololol j/k.

Em relação ao que foi dito da Zéfiro e Ésquilo concordo plenamente, ainda hoje fui a uma apresentação de um livro da Zéfiro, é uma das minhas editoras nacionais preferidas e o editor é uma pessoa super-acessível e simpática.
Ir para o topo Ir para baixo
Queen
Artista
Queen


Feminino
Peixes Cabra
N. de Mensagens : 458
Idade : 45
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitimeTer Fev 15, 2011 4:24 pm

Opá....a Irlanda é o paraíso....Senti-me em casa. Embora ainda me falte a Escócia....Aí, sim, acho que vou levitar. Especialmente nas terras altas. (Já sei q anda aqui um caramelo q Razz)

As fotos que tenho são as mais bonitinhas, pq até tirei bastantes. Foram apenas 4 dias, e através de um convite qs em cima do joelho e garanto-te q fiquei c vontade de voltar e vou voltar um dia, pq quero percorrer aquele pedaço de terra, passando por Londres, pois claro.

Não te consigo dizer o q realmente senti ao andar pela Irlanda....

E quanto ao livro, pó já ñ tem , pq o estive a folhear no outro dia. Razz

Pois, eu sei q a Zéfiro faz mtos eventos desses, mas infelizmente nc tenho possibilidades de ir....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ciclos Celtas Irlandeses Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclos Celtas Irlandeses   Ciclos Celtas Irlandeses Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ciclos Celtas Irlandeses
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Divindades Celtas - Sucellus
» Divindades Celtas - Arianrhod
» Divindades Celtas - Cernunnos
» "Musica Celta" e "Neo Celtas"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Biblioteca-
Ir para: