Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Gotham
Burguês/Burguesa
Gotham


N. de Mensagens : 100

Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Empty
MensagemAssunto: Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu   Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 6:41 pm

Alguém é de Viseu ou arredores?
Se sim, aconselho a irem a Cavernães visitar uma pequena construção que proporciona um efeito sonoro bastante peculiar.

Descobri-o através de uma colega de curso que viveu nessa terra e que, por acaso, se apercebeu desse estranho fenómeno. Já lá fui com vários amigos e ninguém consegue explicar como é que é possível.

O que acontece é que quando estamos no meio (tem de ser mesmo no meio) das colunas e falamos, a nossa voz parece que vem de vários sítios ao mesmo tempo. Não é eco, é mais um efeito sorround, que deixa toda a gente perplexa pois a estrutura é ao ar livre como podem ver na imagem. De notar que apenas a pessoa que está no meio é que ouve esse efeito, para os restantes, o som é normal.

Alguém conhece este local?

Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu 10dbju1
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Empty
MensagemAssunto: Re: Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu   Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 9:00 pm

Não conheço o lugar, mas esse efeito parece muito interessante (deve ser reverberação e não eco, pela imagem as paredes estão demasiado próximas para fazer eco). Como dizes que acontece quando se está exactamente no centro, possivelmente foi construído já com esse propósito. Já tentaram encontrar informação sobre o sítio no posto de turismo local?
Ir para o topo Ir para baixo
Gotham
Burguês/Burguesa
Gotham


N. de Mensagens : 100

Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Empty
MensagemAssunto: Re: Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu   Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 10:13 pm

A reverberação pressupõe um recinto fechado para o som refletir o suficiente nas paredes e tetos de forma a chegar a um ouvinte mais distante; daí a sua importância em auditórios.
Aqui temos um local ao ar livre com 6 colunas e vegetação por cima. É isso que torna tudo mais misterioso, o facto de ser ao ar livre.

Sobre a intencionalidade, não posso ter certezas. No centro existe um pequeno círculo com 4 setas que talvez representem os pontos cardeais (dá para discernir isso na imagem). Não sei se é coincidência ou não.

As colunas parecem-me demasiado afastadas para que o som se possa refletir nelas e regressar ao ouvinte de forma tão perfeita. Só se houver algo escondido por cima, onde se encontra a vegetação. Não consigo resolver o enigma, nem ir lá tão cedo pois já não estou a viver na zona de Viseu.

Se alguém estiver lá perto e quiser visitar por mim, agradeço! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Empty
MensagemAssunto: Re: Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu   Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fenómeno curioso em Cavernães, Viseu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Onde vivem? (estudo)
» Jose Mujica, o curioso Presidente do Uruguai.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Norte :: Lugares-
Ir para: