Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reencarnação

Ir para baixo 
+8
Gallaecian Wolf
Averróis
Fundador (ex-Váli)
Nantumaurus
Vampiria
Aelle
Spectrum
Nocturna
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nocturna
Cavaleiro/Dama
Nocturna


Feminino
Capricórnio Gato
N. de Mensagens : 131
Idade : 36
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 6:32 am

Há já algum tempo que ando muito interessada na teworia ou crença na reencarnação. Apesar de ser católica ( não praticante), acredito no tema em questão.Tanto os budistas como os hindus acreditam na reencarnação e na até há umna espécie de horóscopo de reencarnação hindu, o mapa védico.

É fascinante esta teoris, pois esta é um reflexo de tudo o que fomos no passado e detém muita influência no que fomos antes. O ser que reencarna ganha um novo corpo para albergar a alma logo à nascença e este ciclo de morte e logo após reencarnação só terminará quando o in divíduo for perfeito e resolver todos os problemas que teve em outras vidas. Deste modo o que se fez antes paga - se nesta vida. Poderemos amar quem odiamos em outra vida ou pelo contrário, pertencer à mesma família que um anterior inimigo, havendo muitas desavenças entre ambos e assim, na vida presente a missão é reatar os laços que não haviam anteriormente. Também alguém pode ter tido um amor impossível em outra vida e nesta vida conseguir finalmente consumir o romance. Talvez as almas gémeas sejam pessoas que se amaram em outras vidas e por isso parece que se conheciam desde sempre.
Cotudo, é muito difícil conseguir ter acesso a informações fidedignas sobre vidas anteriores, pois hoje em dia o que está a dar dão os charlatães que só dizem o que queremos ouvir.

Há uns anos ouvi falar de um caso muito bonito(contudo não sei se seria uma farsa) de duas pessoas que vão a um programa sobre reencarnaçaõ e um homem e uma mulher acenam um ao outro mesmo sem se conhecerem.A jovem em transe descobre que o homem foi seu pai em outra vida e morreu em seus braços. Após se conheceram acabam por casar.
Ir para o topo Ir para baixo
Spectrum
Cavaleiro/Dama
Spectrum


Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 136
Idade : 36
Local : Vila do Conde

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Nov 16, 2009 2:31 am

Trata-se de um assunto interessante sem dúvida. Informações fidedignas, só se explorares as religiões que abordam a reencarnação; já ouvi coisas muito interessantes de quem experimentou hipnose também. Há um psiquiatra americano Brian Weiss que tem alguns livros que exploram esse assunto. É tudo uma questão de se procurar bem.
Desculpa-me a indiscrição. Católica (não praticante)... é sempre curioso quando encontro alguém que me diz isto (cada vez encontro mais). Se adoptas uma religião, à partida já a estas a praticar pelo simples facto de acreditares no que essa religião professa ou seja, à tua maneira exerces o teu credo quer seja na tua maneira de ser, agir ou pensar. A forma como vivencias as tuas crenças determinam a sua prática. Conheço é gente que não é católico-romana (frequentadores da igreja e/ou cristãos fundamentalistas). tongue E isto já sou eu a pegar contigo. tongue Fica bem.

PS: (Bem vinda ao fórum).

Bem haja.
Ir para o topo Ir para baixo
Nocturna
Cavaleiro/Dama
Nocturna


Feminino
Capricórnio Gato
N. de Mensagens : 131
Idade : 36
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Nov 16, 2009 5:04 am

Obrigada e agradeço a tua sinceridade.Por acaso podes dar-me umas dicas onde posso arranjar livros desse senhor? Já fui muito religiosa há uns anos, o que queria dizer era que já não pratico os rituais da eucaristia, não me confesso, não fiz o crisma...mas continuo a ser crente sem um fervor fanático e passei a interessar-me por todas as formas de religião,aprendendo deste modo a respeitá-las. Não importa de que religião somos, desde que a busca pelo bem e pelo conhecimento sejam comum a todas.
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Nov 16, 2009 10:24 am

Enquanto pagao, é uma possibilidade que nao descarto. Acredito que nao é um facto generalizado. Aquando a nossa passagem para o grau de existencia post-mortem, penso que poderá haver mais que uma possibilidade e caminho, dependendo do ser em questao.

Quanto a seres católica, é interessante. Embora, se acreditas em reencarnaçao, na prática nao o sejas, pois o Catolicismo recusa essa ideia, entre várias outras. O que diz o Spectrum é muito correcto. Nao devemos professar as religioes com base numa espécie de clubismo. Nao por respeito às religioes, mas por respeito a nós próprios Smile

Eu nao sou católico, como já mencionei, mas para mim, praticar o catolicismo nao é ir à missa todos os domingos, mas sim procurar por em prática a palavra de Cristo e os evangelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Spectrum
Cavaleiro/Dama
Spectrum


Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 136
Idade : 36
Local : Vila do Conde

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Nov 16, 2009 3:22 pm

Livros do Brian Weiss são muito fáceis de arranjar, basta ires à secção de espiritualidades da Bertrand ou da Fnac; existem também várias livrarias por todo o país que têm os livros dele (best selleres). Depois existe uma vasta literatura académica do ambito da medicina que aborda isso, só que é mais direccionada para profissionais da saúde.
Eu em miúdo já me confessei, ia à catequese e à missa todos os domingos de manhã. Simplesmente um dia, tudo isso deixou de fazer sentido bem como boa parte do credo religioso. E como empregou bem o Aelle a noção de "clubismo" religioso, eu posso dizer que notava bem isso. Na catequese ensinavam a temer os "falsos" deuses e incutia-se uma obrigação de amar o Senhor onde o não ama-lo é sinónimo de se ser castigado e condenado. Isso para mim não faz sentido, o que quer que se professe cá em baixo, lá em cima há o que há. Ou seja, todos os caminhos vão dar ao mesmo. Enfim. Just be happy.

Bem haja.
Ir para o topo Ir para baixo
Nocturna
Cavaleiro/Dama
Nocturna


Feminino
Capricórnio Gato
N. de Mensagens : 131
Idade : 36
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Nov 22, 2009 3:09 am

Agradecida pela dica. Á medida que vamos amadurecendo vamos por naturalmente em causa os princípios do que nos foi ensinado sobre a nossa religião. Passamos a ter ideias próprias e o que os pais ou catequistas nos ensinaram deixa de ser um dogma. Para mim é a isso que chamo abrir os olhos. Nenhuma religião é superior nem a verdadeira porque todas são fortemente defendidas. Cada um crê no que quiser e o único mal daquilo que advém será o fanatismo e intolerância em relação às outras religiões.Como dizes:
«Ou seja, todos os caminhos vão dar ao mesmo.»
Ir para o topo Ir para baixo
Spectrum
Cavaleiro/Dama
Spectrum


Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 136
Idade : 36
Local : Vila do Conde

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Nov 22, 2009 1:15 pm

Nem mais, se bem que deixei de ser crente já mesmo em miúdo. Na altura andava bastante explorativo na temática das religiões e ao assimilar é natural que tenha mudado um pouco quanto à forma de ver a vida e a espiritualidade. Para mim, aquilo que vivencio no dia-a-dia faz-me sentido. É neste sentido que existo e faço por viver esta vida, não pensando tanto nas outras vidas passadas nem nas futuras. Neste nível de existência sou como sou, muito provávelmente poderia ser melhor contudo, sei que há um potencial evolutivo e que posso melhorar variados aspectos meus, diria antes que a vida é uma construção e a cada dia a "peça de arte" vai-se formando. Somos todos "peças de arte" do grande universo. Very Happy

Bem haja.
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 12:05 pm

Vou recuperar este tema.

O saudoso Spectrum referiu Brian Weiss, um psiquiatra americano, que através da hipnose viajou até vidas passadas dos seus pacientes.

Li um dos seus livros "Muitas vidas, muitos mestres" e fiquei maravilhada. Eu acredito na reencarnação, nem tudo o que nos acontece são meras coincidências. Acredito, também, que certos gostos que vamos adquirindo ao longo da vida são reminiscências de outras vidas.

Este psiquiatra era totalmente avesso ao universo imaterial e mesmo quando tentou a hipnose numa paciente não foi com o intuito de procurar ligação a vidas passadas, mas sim regredir à infância da paciente.

Aconselho a leitura do livro a quem se interessar pelo tema (ou mesmo, para quem não acredita). Wink

Eu gostava mesmo era de encontrar alguém, em Portugal, que trabalhasse a hipnose como meio de regressão a vidas passadas. Alguém que actuasse neste campo com seriedade e honestidade. Se alguém conhecer uma pessoa assim, digam-me, por favor. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeQua Fev 15, 2012 8:20 pm

Vampiria escreveu:
Vou recuperar este tema.

O saudoso Spectrum referiu Brian Weiss, um psiquiatra americano, que através da hipnose viajou até vidas passadas dos seus pacientes.

Li um dos seus livros "Muitas vidas, muitos mestres" e fiquei maravilhada. Eu acredito na reencarnação, nem tudo o que nos acontece são meras coincidências. Acredito, também, que certos gostos que vamos adquirindo ao longo da vida são reminiscências de outras vidas.

Este psiquiatra era totalmente avesso ao universo imaterial e mesmo quando tentou a hipnose numa paciente não foi com o intuito de procurar ligação a vidas passadas, mas sim regredir à infância da paciente.

Aconselho a leitura do livro a quem se interessar pelo tema (ou mesmo, para quem não acredita). Wink

Eu gostava mesmo era de encontrar alguém, em Portugal, que trabalhasse a hipnose como meio de regressão a vidas passadas. Alguém que actuasse neste campo com seriedade e honestidade. Se alguém conhecer uma pessoa assim, digam-me, por favor. Very Happy


Ora aqui está um daqueles temas que me interessam bastante, excelente a ideia de o recuperares. Smile
Ora como me interesso bastante não podia deixar de ter lido as obras do Sr.Weiss. Se não li já todas estou lá perto. Muito antes de me tornar neopagão a minha descrença era total e com isso a minha alminha andava perdida. Posso-vos dizer que as obras deste senhor me fizeram ter uma prespectiva da vida completamente diferente.
Eu já fiz regressões a vidas passadas mais de que uma vez. Para além de ser uma experiencia fascinante ajuda-nos a autoconhecermos. As nossas paixões os, nossos odios, etc, etc. Têm todos a sua razão de ser.
Se procurares bem entre as suas obras encontras umas que trazem cd's com meditações e digamos assim gravações guia para regressões. São em Portugûes e acradita que resultam muito bem.
Se tiveres alguêm de confiança em vez de te servires das gravações podes recorrer a essa pessoa, pois uma pessoa real é sempre melhor que a gravção.
Podia tar aqui no, blá, blá, blá que já não ia a mais lado nenhum.
Se alguem me quiser colocar questões sobre este assunto que esteja à vontade, terei todo o gosto em responder e com isso partilhar as minhas experiências neste âmbito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 12:25 pm

Enquanto cristão vou tentar defender a minha escola.

A reencarnação implica uma evolução colectiva o que vai contra aquilo que esta escrito na biblia que, no fim dos tempos, haverá degradação da moral. Ora se analisarmos a historia da humanidade nem sempre houve uma evolução, aliás, a definição de evolução é relativa e depende de pessoa para pessoa.

Mais uma coisa a existencia de uma estrutura nourta dimensão de almas que entrem no plano fisico implica a existencia de um criador que organizou toda essa estrutura.

EDIT: estou agora a ler a alegoria da caverna de Platão e é impersionante como aquilo que ele dizia ainda hoje faz igualmente sentido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 3:51 pm

Incrível como se diz saber tanto sobre a reencarnação, como se de uma certeza concreta se tratasse. Mas quanto pressionados, costuma surgir a desculpa do "Oh, não é algo perceptível, compreensível, cognoscível nem objectivo!"

Já agora, em relação às regressões:

É engraçado como tantos dizem ter sido bravos guerreiros, bonitas princesas, nobres reis e príncipes, inventores importantes do seu tempo, artistas de renome, arquitectos exímios, filósofos e por aí fora... Onde andam os vendedores de peixe, os varredores de rua e os moleiros reencarnados?

Já agora, destaco o trabalho de Elizabeth Loftus sobre o assunto das "regressões", que identificou a indução de confabulação durante o processo.



http://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Loftus
http://www.skepdic.com/falsememory.html
http://www.seweb.uci.edu/faculty/loftus/

http://en.wikipedia.org/wiki/Confabulation
http://en.wikipedia.org/wiki/False_memory_syndrome
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Gallaecian Wolf
Burguês/Burguesa
Gallaecian Wolf


Masculino
Sagitário Gato
N. de Mensagens : 74
Idade : 36
Local : Porto
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Zeus (Justiça/Regência/Sentença)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 6:43 pm

Averróis escreveu:


Já agora, em relação às regressões:

É engraçado como tantos dizem ter sido bravos guerreiros, bonitas princesas, nobres reis e príncipes, inventores importantes do seu tempo, artistas de renome, arquitectos exímios, filósofos e por aí fora... Onde andam os vendedores de peixe, os varredores de rua e os moleiros reencarnados?


Esses são os políticos, réis, príncipes e princesas de hoje ... Tem de haver um ciclo de ma/media/boa vida .... Laughing nao dizem quem foram no passado porque secalhar tem vergonha, who knows ...
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 10:33 pm

Vivam uma experiencia e depois falem! Eu talvez até tenha sido alguem de importante, rei ou algo do genero, no entanto nas vidas passadas que visitei vi-me como um simples marinheiro, não sei se na antiguidade se na idade media. Na outra vi-me como um velho cuja filha chorava pela sua morte, isto talvez na grecia antiga o que não é certo. Quanto a escola catolica, digamos que esta muito gasta e muito, mas muito corronpida, pois a reencarnação era aceite pelos primeiros e genuinos cristãos. Cristo e os seus deisciplos eram homens bons e visionarios, a igreja e os interesses daquela devasidão imoral que se chamava de Roma é que destroceu a sua mensagem. A relegião é só uma, a maneira como a vivemos é que é diferente.Pobre daquele que acredita que a vida é só isto! lol E pobre daquele que acredita no que tá escrito e esquece o que foi apagado. Abençoados os esclarecidos pela fé interna. Um dia existiu luz na terra!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 1:53 am

Nantumaurus escreveu:
Vivam uma experiencia e depois falem! Eu talvez até tenha sido alguem de importante, rei ou algo do genero, no entanto nas vidas passadas que visitei vi-me como um simples marinheiro, não sei se na antiguidade se na idade media. Na outra vi-me como um velho cuja filha chorava pela sua morte, isto talvez na grecia antiga o que não é certo.

Certo, a minha unica questão é: Para quê que esse conhecimento serve? A meu ver, não serve de nada na vida real. É useless. Não vejo porque razão interessa saber quais as nossas vidas passadas, se é que realmente existem.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 2:59 am

Urânia escreveu:
Certo, a minha unica questão é: Para quê que esse conhecimento serve? A meu ver, não serve de nada na vida real. É useless. Não vejo porque razão interessa saber quais as nossas vidas passadas, se é que realmente existem.
É para saberem se devem roubar a tua assinatura.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSex Fev 17, 2012 3:30 am

Nantumaurus escreveu:
Vivam uma experiencia e depois falem! Eu talvez até tenha sido alguem de importante, rei ou algo do genero, no entanto nas vidas passadas que visitei vi-me como um simples marinheiro, não sei se na antiguidade se na idade media. Na outra vi-me como um velho cuja filha chorava pela sua morte, isto talvez na grecia antiga o que não é certo. Quanto a escola catolica, digamos que esta muito gasta e muito, mas muito corronpida, pois a reencarnação era aceite pelos primeiros e genuinos cristãos. Cristo e os seus deisciplos eram homens bons e visionarios, a igreja e os interesses daquela devasidão imoral que se chamava de Roma é que destroceu a sua mensagem.


Onde está a confirmação de que essas "visões" correspondem, de facto, a uma realidade do passado?
Para se alegar com algum tipo de certeza, convém ter qualquer tipo de confirmação, corroboração.
Como te coloquei acima, a senhora Elizabeth Loftus concluiu, através de observações, que é possível entrar em confabulação, pelo poder de sugestão (seja ela autossugestão ou não).
Qual é a justificação para abandonar a explicação mais objectiva - a de confabulação - para favorecer a mais "esotérica" e extraordinária?

Para alegações extraordinárias, provas extraordinárias. Acho que assim é que seria o ideal. Caso contrário não dá para afirmar certezas acerca da realidade/confiabilidade dessas tais alegações. Elas passam a ser indistinguíveis da fantasia, se não dá para demarcá-las de forma distinta e devidamente consubstanciada.
Tanto quando foi demonstrado até agora, parece-me que a alegação extraordinária de que ressuscitamos não beneficia de qualquer prova extraordinária que afaste a explicação mais substancial que temos até ao momento: confabulação/autossugestão e dependência do pleno funcionamento de um cérebro saudável/normal, conforme observado/testado pela neurociência.

Ainda em relação à possibilidade da indução de falsas memórias:



Nantumaurus escreveu:
A relegião é só uma, a maneira como a vivemos é que é diferente.

A religião não é só uma. Está absurdamente longe de o ser. Até dentro do próprio Cristianismo a doutrina pode variar muito. Não é por acaso que Protestantes e Católicos se matam uns aos outros de vez em quando... E estamos a falar em escolas cristãs... A diferença do Cristianismo para outras religiões então é abismal em termos doutrinais, nas tradições, desde a génese até mesmo à componente escatológica, tudo isso varia bastante, ao ponto de serem perfeitamente inconfundíveis, incompatíveis, inconciliáveis. Ora, algumas religiões rejeitam até a existência de Deus. É preciso algum exemplo de divergência mais crasso que este?

Além do mais não te esqueças da existência de ateus não-religiosos. O ateísmo, por si só, não é uma religião.

Nantumaurus escreveu:
Pobre daquele que acredita que a vida é só isto! lol E pobre daquele que acredita no que tá escrito e esquece o que foi apagado. Abençoados os esclarecidos pela fé interna. Um dia existiu luz na terra!

Pobre daquele que acredita que a vida é só isto, porquê?

Esclarecidos pela fé interna?
Discordo, pois por convenção a fé é o oposto de esclarecimento, ou não? Fé é uma confiança/crença não-confirmada que é depositada em algo que é dado como real, sem que essa realidade seja primeiro confirmada meticulosamente. É dar algo como verdade a priori. Portanto não é, de todo, sinónimo de "esclarecimento". Melhor: Fé não é conhecimento, não é prova, não é evidência, não é certeza, não é baseada em algo demonstrado, observado factualmente, confirmado. Fé não é uma explicação porque não explicada nada. Se não é tudo isso, como é que pode ser esclarecimento?
A meu, ver fé é, no máximo, uma esperança. E uma esperança não é uma certeza. Pelo contrário: é uma incerteza.

Eu acredito que esta é a única vida que tenho.
Se tenho a certeza absoluta de que esta é a única vida que tenho? Não.
Se gostava de ter várias vidas? Talvez, era de certa forma um pensamento confortável, apaziguador, desejável. Mas era também um pensamento perigoso: a crença na vida após a morte é o que move os bombistas suicidas.
Por mais que eu gostasse que fosse verdade, essa vontade não serve como prova da sua veracidade, não deve toldar a conclusão da pessoa, que deve ser o mais objectiva possível, por mais desagradável e inconveniente que esta possa vir a ser.
Se em causa estiver mesmo uma escolha entre uma mentira confortável ou uma verdade incómoda, eu prefiro escolher a verdade incómoda, se isso significar aferir melhor a realidade.

Mas independentemente de qualquer pensamento ao estilo de wishful thinking, a verdade é que quanto mais se sabe de neurociência, mais nos apercebemos do quão dependentes estamos do cérebro. Podemos no máximo concluir que a única certeza que temos é que esta é a única vida garantida que temos. Para lá dela não há qualquer certeza. E mais e mais evidências reunidas têm estado a tornar essa possibilidade da reencarnação cada vez menos verosímil. Evidências que demonstram a importância fundamental do pleno funcionamento cerebral para tudo o que é capacidade mental de uma pessoa, em matéria de consciência.

Queria fazer-te umas perguntas:
1) O que é para ti a alma/espírito e/ou a consciência?
2) A personalidade da pessoa é uma característica definida pela alma?
3) Qual o objectivo ou benefício da vida após a morte e/ou da reincarnação?
4) Como se determina a realidade acerca disso, sem ser depositando uma grande dose de fé e achando que dessa forma temos respostas para o que não sabemos?
5) Da-me um argumento que justifique, demonstre ou favoreça a ideia de que a alma/espírito e/ou consciência são independentes do cérebro físico da pessoa.



Ainda em relação à questão desta ser a única vida que temos, esta é a aproximação ao assunto com a qual concordo mais:

Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 9:47 am

Nantumaurus, como fizeste essas regressões? Conheces alguém que trabalhe a hipnose nesse sentido?

Averróis, eu acho que quem diz que foi rainha, rei ou alguma figura importante da história talvez não tenha feito realmente uma regressão, pois como tu bem disseste os vendedores de peixe, moleiros, sapateiros, artesãos têm que estar em algum lado (a alma, neste caso).

Por acaso, a única vez em que me falaram sobre uma vida passada minha foi quando fiz uma leitura de aura, mas não consegui considerar credível o que me disseram. A pessoa disse que a vida passada reflectida na minha aura englobava um ensinamento para a vida presente.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 3:58 pm

Vampiria escreveu:
Nantumaurus, como fizeste essas regressões? Conheces alguém que trabalhe a hipnose nesse sentido?

Averróis, eu acho que quem diz que foi rainha, rei ou alguma figura importante da história talvez não tenha feito realmente uma regressão, pois como tu bem disseste os vendedores de peixe, moleiros, sapateiros, artesãos têm que estar em algum lado (a alma, neste caso).

Por acaso, a única vez em que me falaram sobre uma vida passada minha foi quando fiz uma leitura de aura, mas não consegui considerar credível o que me disseram. A pessoa disse que a vida passada reflectida na minha aura englobava um ensinamento para a vida presente.

Vampiria, há essa possibilidade: nunca terem feito uma regressão. Mas também há outra possibilidade, que é a que mais nexo tem, a meu ver: o resultado das "regressões" poderem ser basicamente wishful thinking. Se uma pessoa pudesse escolher, preferia ser uma figura nobre, de renome, a maioria das pessoas não ia escolher ser uma figura com uma vida desinteressante e pouco excitante, que não corresponda à imagem épica e grandiosa do passado. A pessoa pega na ideia que lhe parece mais interessante do passado e dá-lhe asas, convence-se que foi mesmo isso numa vida passada, da mesma forma que há muita gente que se convence que o seu Deus existe mesmo e até dizem senti-lo e ou ouvi-lo, mesmo que esse Deus seja radicalmente diferente de todos os outros Deuses. (não podem estar todos correctos, ou podem? Razz).

Ora isto pode ser precisamente a mesma coisa que os alegados "raptos por extraterrestres". Há pessoas que juram a pés juntos, e até pela campa da mãe, que se lembram de terem sido raptadas por extraterrestres. Pessoas que parecem genuinamente sinceras no que dizem. Ora, será que foram mesmo raptadas? Ou será que entraram em autossugestão e o seu cérebro, usando a imaginação, fabricou uma falsa memória muito vívida e realista de algo que não se passou, mas que no entender da pessoa foi real?
Acho que não devemos subestimar o poder da imaginação e a capacidade do cérebro de arquivar fantasia imaginada como se de uma realidade se tratasse. Na minha opinião, essa possibilidade é a mais sensata e verosímil, e deve ser considerada ainda antes de optarmos pela explicação mais extraordinária: a de que existem mesmo vidas passadas. Não concordas?
Os Déjà vus, por exemplo, são outro caso interessante de falhas cerebrais que lidam com as memórias: o cérebro a arquivar acontecimentos no presente como se de acontecimentos passados se tratassem. São "falhas de arquivação", o cérebro atribui uma etiqueta de data errada a algo que está a ser presenciado no presente. Dessa forma memórias fresquinhas são interpretadas como memórias antigas. Quando comparadas com o que está a ser presenciado, parece que já o vivemos anteriormente, embora achemos isso altamente improvável ou demasiado surpreendente.

Ora eu gostava de ver uma menina de 6 anos que nunca viu nem leu nada sobre os antigos egípcios, nem na TV, nem em livros, nem da boca de outras pessoas, a descrever pormenorizadamente a vida e os monumentos egípcios (como as pirâmides ou a esfinge), por auto-recriação, durante uma suposta regressão. Este era o tipo de prova a considerar. Porque não basta a pessoa dizer que era X e fazia Y na vida anterior. Há que demonstrar que realmente se está a consultar uma memória real, e não uma produzida pela poderosa ferramenta cerebral que é a imaginação fértil. E demonstrar ainda que essa pessoa jamais poderia saber dessas informações de outra forma sem ser através de uma verdadeira memória de uma vida passada. Não achas que era um bom teste? Razz

A senhora Elizabeth, entre outros investigadores, já demonstraram que é possível adquirir falsas memórias, quer por autossugestão, quer por indução/sugestão externa do suposto "expert de regressões".

Aliás, basta termos em conta que por vezes temos sonhos ultra-realistas em que ao acordar ficamos sem saber se ocorreram mesmo ou se foram meros sonhos. Sabemos que não correspondem a uma vida passada porque lidam com objectos modernos que possuímos, como telemóveis, e desenrolam-se em edifícios modernos também. E normalmente a única forma de discernir se foram reais ou não, é verificando alterações à sua volta (verificar se realmente comprou algo que tinha comprado no sonho, se realmente destruiu algo que lhe era querido, verificar se realmente partiu os dentes e reconstruiu-os tal como no sonho, etc) ou assumindo que há alta probabilidade de ser um sonho, uma vez que se acabou de acordar, e descartar à partida qualquer atenção dada a essa ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 9:31 pm

Concordo que é possível ter wishful thinking, bem como que é possível fazermos regressões a vidas passadas. Provas? Não tenho. Apenas sinto, como se de um íman se tratasse, e que transporta para períodos históricos, nos quais acredito ter estado.

Mesmo supondo que são apenas manhas do cérebro, sinto-me mais feliz a pensar desta maneira, porque sou muito sonhadora.

Um teste desses com uma menina de 6 anos seria brutal, até pode mesmo já ter acontecido, nós é que não sabemos. Existem segredos no universo que devem permanecer onde estão para que não sejam corrompidos.
No entanto, no livro do psiquiatra, a paciente dele nunca tinha lido nada sobre o antigo Egipto e sabia explicar tudo na perfeição, muito antes de ser submetida a hipnose.

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 10:25 pm

Vampiria escreveu:
Concordo que é possível ter wishful thinking, bem como que é possível fazermos regressões a vidas passadas. Provas? Não tenho. Apenas sinto, como se de um íman se tratasse, e que transporta para períodos históricos, nos quais acredito ter estado.

Mesmo supondo que são apenas manhas do cérebro, sinto-me mais feliz a pensar desta maneira, porque sou muito sonhadora.

Claro que é natural que a pessoa se sinta feliz, confortável, etc, com esse tipo de utopia. E pessoalmente não defendo que as pessoas deixem de ter esse direito, de todo. Nem tenho nada contra Smile
A única questão que coloco é: será que isso é o suficiente para alegar realmente um conhecimento, uma veracidade? Crença não é certeza. Até lá o máximo que podemos dizer é que não sabemos, ou tentar perceber mais e mais sobre o nosso cérebro. Tentar ver se realmente há forma de preservar algo da consciência da pessoa sem o devido funcionamento do cérebro, quando este morre e se desintegra.

Vampiria escreveu:
Um teste desses com uma menina de 6 anos seria brutal, até pode mesmo já ter acontecido, nós é que não sabemos. Existem segredos no universo que devem permanecer onde estão para que não sejam corrompidos.
No entanto, no livro do psiquiatra, a paciente dele nunca tinha lido nada sobre o antigo Egipto e sabia explicar tudo na perfeição, muito antes de ser submetida a hipnose.

Smile

Portanto a pessoa não sabia nada sobre o Antigo Egipto, mas ainda sabia explicar tudo na perfeição, muito antes de ser submetida a hipnose? Mas como se confirma que ela não sabia mesmo nada sobre o Antigo Egipto? É altamente improvável. A pessoa podia simplesmente mentir. Duvido que num país desenvolvido alguém desconheça o Antigo Egipto já que, da antiguidade, é capaz de ser a civilização que mais atenção recebe. E até as crianças são expostas a informações sobre o Egipto e as suas pirâmides. São daquelas grandes curiosidades do passado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 5:48 pm

Uma crença não basta para considerar a reencarnação como algo verdadeiro. Agora, eu não quero seguir apenas os caminhos cientificos, são muito mais chatos, a lógica mata a imaginação fértil. albino

Sobre a paciente do livro, eu penso assim: porque é que um médico iria dar-se ao trabalho de inventar toda a história? Ainda por cima sendo ele um médico conceituado. Já leste o livro? Lê para debatermos melhor. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 6:03 pm

Vampiria escreveu:
Agora, eu não quero seguir apenas os caminhos cientificos, são muito mais chatos, a lógica mata a imaginação fértil. albino
Vampiria, não existe ciência sem imaginação - a investigação científica é dos processos mais criativos que existem. Mesmo quem não saiba nada de ciência pode ver isso na variedade de tecnologia que nos rodeia. Segue os caminhos que quiseres, mas não digas um disparate desses Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 6:33 pm

Ceinwyn escreveu:
Vampiria escreveu:
Agora, eu não quero seguir apenas os caminhos cientificos, são muito mais chatos, a lógica mata a imaginação fértil. albino
Vampiria, não existe ciência sem imaginação - a investigação científica é dos processos mais criativos que existem. Mesmo quem não saiba nada de ciência pode ver isso na variedade de tecnologia que nos rodeia. Segue os caminhos que quiseres, mas não digas um disparate desses Smile

LOL, quando escrevi isso estava a pensar na matemática (que detesto), não me lembrei da criação tecnológica. A minha ideia da matemática é se não der aquele resultado, também não pode ser outro. Ou dá aquilo, ou dá aquilo. Não há opções. Verdade? Pelo menos, assim me disseram uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 7:49 pm

Vampiria escreveu:
Uma crença não basta para considerar a reencarnação como algo verdadeiro. Agora, eu não quero seguir apenas os caminhos cientificos, são muito mais chatos, a lógica mata a imaginação fértil. albino

Tal como disse a Cein, isso não é de todo verdade. A ciência não só não mata a imaginação fértil como não mata o fascínio pelo mundo.
Diz-se constantemente que a ciência rouba a "magia" do mundo ao explicar as coisas, e como tal o mundo deixa de ser tão interessante e estimulante. Ora não é verdade. Os biólogos, geólogos, etc são das pessoas mais apaixonadas pelo mundo e que mais fascíno nutrem por ele. Quanto mais sabemos sobre o que existe, mais fascinante ele se torna. O conhecimento é poder, e é fascinante. Olha para a internet, por exemplo, é francamente fascinante toda a informação e nível e interacção que temos, que de outra forma não seria facilmente possível. É uma vitória da ciência.

Vampiria escreveu:
Sobre a paciente do livro, eu penso assim: porque é que um médico iria dar-se ao trabalho de inventar toda a história? Ainda por cima sendo ele um médico conceituado. Já leste o livro? Lê para debatermos melhor. Smile

Vampiria, sabes tão bem quanto eu que o que não falta são pessoas a mentir. Já viste a quantidade de livros que existem? Até a defender a ideia de que a terra é plana! As pessoas podem mentir por objectivos económicos. E isso da ajuda a lembrar de vidas passadas, ou a comunicar com os pais que já morreram, extraterrestres/OVNIs, tudo isso está recheado de sangue-sugas que querem fazer dinheiro e não têm consideração nenhuma. Verdade?
Se ler o livro depois debatemos melhor, sim Smile


Vampiria escreveu:
LOL, quando escrevi isso estava a pensar na matemática (que detesto), não me lembrei da criação tecnológica. A minha ideia da matemática é se não der aquele resultado, também não pode ser outro. Ou dá aquilo, ou dá aquilo. Não há opções. Verdade? Pelo menos, assim me disseram uma vez.

A ciência é na verdade um termo que se refere a todo o conjunto de ramos científicos existentes: geografia, antropologia, biologia, geologia, ciência computacional, linguística, história, sociologia, física, tecnologia, e por aí foraaaa. É tudo o que seja conhecimento científico nas mais variadas áreas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 9:10 pm

Mother of god, já pedi desculpa por me ter expressado mal!! Que ferozes!!

Sim, existem pessoas que mentem, mas não podem mentir todas. E falando nos ET's, acho que seria demasiada presunção nossa acharmos que estamos sozinhos no universo.

Reencarnação 1601293786 (este boneco é mesmo só porque acho fofinho)

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reencarnação Empty
MensagemAssunto: Re: Reencarnação   Reencarnação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reencarnação
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Espiritualidades-
Ir para: