Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Conselhos sobre botânica

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude

N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Conselhos sobre botânica Empty
MensagemAssunto: Conselhos sobre botânica   Conselhos sobre botânica Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 1:40 am

Por falar (ali no outro post) em carvalhos...

Imaginem que têm um espaço num jardim onde podem plantar uma árvore à vossa escolha. O terreno é inclinado e a ideia é que a árvore dê sombra e ajude a estabilizar o solo nessa zona. Neste momento está lá uma figueira, que está a dar as últimas e que portanto vai ser substituída pela nova árvore.

A minha ideia é optar por uma árvore autóctone da região (zona de Fátima/Leiria). Depois de investigar um bocado, apercebi-me de que aparentemente as oliveiras, os castanheiros e os carvalhos são árvores características de Portugal (ou eram, até a nossa floresta ter começado a ser violada da forma brutal como tem sido). Estou portanto inclinado para o carvalho ou para o castanheiro. Em princípio será um carvalho, lembro-me que há tempos "descartei" a hipótese do castanheiro, mas agora não me lembro porquê. silent

Também é importante reter que neste momento e nos próximos anos não devo ter muito tempo (consecutivo) para estar no sítio onde a árvore vai ser plantada. Posso segui-la uns dias agora, outros dias daqui a umas semanas, mais uns dias daqui a um ou dois meses...

Será um carvalho a árvore mais adequada para para aquele tipo de solo? Precisa de muita rega durante os primeiros tempos depois de plantada? Qual a melhor época do ano para a plantar? São precisos mais cuidados especiais depois de plantada?
E quanto tempo demora a tornar-se numa árvore jovem / adaptar-se completamente ao terreno, no ponto em que já não é preciso regá-la "à mão" nem são precisos mais cuidados especiais? E quantos anos dura até dar uma sombra jeitosa?

Por incrível que pareça, não consegui encontrar sites com conselhos de jeito sobre isto. Neutral
E... Portanto estou a confiar nos restantes amantes da Natureza deste fórum para me ajudar! Very Happy

Tem a sua piada pensar já com um avanço de 50 anos, e imaginar o que será aquele espaço com um magnífico carvalho ali plantado. Smile

Agradeço desde já a quem quiser ajudar e/ou dar umas dicas.

[EDIT]
A propósito: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/gestao-florestal/aip/arvores-monumentais-de-portugal .8. .3.
[/EDIT]
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus

Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Conselhos sobre botânica   Conselhos sobre botânica Icon_minitimeQui Jan 14, 2010 10:14 am

MIM SAUDA TU!!!!! .3.

Por acaso embora costume plantar arvores com a Quercus (ainda) não sou um expert na área e até duvido um bocado da eficácea dos nossos métodos. Quando tiver tempo (tenho trabalho a fazer) vou tentar informar-me e dou-te informação mais pormenorizada.

Reparei que perto de Leiria existe uma zona classificada da rede Natura 2000 que se tiver em bom estado e se tirver caracteristicas climáticas e de solo dá para ter uma ideia com o que deveria parecer a tua terra.

Sitio do Azabuxo Leiria

Falam aí em amieiros (Alnus Glutinosa), Salgueiros (Salix spps) e Amieiro Negro (Frangula alnus) nas linhas de água mas a menos que tenhas um rio na tua propriedade não te devem interessar. Falam em Carvalhiça (Quercus lusitanica) que eu por acaso não conhecia, se calhar por ter sido até recentemente classificado como uma subspécie de Carvalho Português (Quercus Faginea) que também é um bom candidacto para plantares aí.

Mas por exemplo, se for uma zona muito seca talvez uma Azinheira se safe melhor, em zonas de ribeira para além dos já referidos, Choupos, Freixos, etc..

Também consta que essa zona é boa para Medronheiros que para além de ser uma planta caracteristica tem frutos com um belo teor alcólico portanto poderás usofruir de frutos+licor+passaros bebedos a cantar á tua janela+lagartas interessantes. E por não ser uma arvore de sucessão máxima deve crescer mais rápido e fácilmente.

Sim, isso é outra questão, normalmente na natureza uma árvore não nasce de solo nu, há toda uma sucessão ecologica a passar por diversos tipos de herbácias, arbustos e árvores até chegar ás de maior porte... Mar pronto, neste caso não podemos deixar simplesmente a natureza actuar portanto deve ser melhor fazeres como nós: arranjar uma árvore jovem (se falares com a quercus eles devem arranjar-te e talvez te possam informar melhor do que eu), cavar um buraco, pôr lá a árvore, tapar de modo a que haja uma camada de terra sobre a raiz para não secar e por qualquer coisa (como uma peguena rede) á volta de modo a que apanhe alguma sombra (no caso de haver demasiado sol) e protejer dos herbivoros. Num pequeno quintal este ultimo passo talvez não seja preciso. Agora o resto depende da sorte, do tempo ajudar e do terreno. Se tudo correr normalmente não precisarás de regar mas se não chover durante os primeiros tempos talvez seja melhor dares uma ajudinha. Demasiada água também não é bom, se chover muito a planta pode morrer "afogada".
Esta é uma optima altura para plantares, até aos inicios da primaver, convém é que ainda apanhe umas chuvinhas antes do tempo mais seco.

Bem, tenho é que ver se vou trabalhar quer tenho muito para fazer, depois tento completar isto.

Boa sorte Smile
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude

N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

MensagemAssunto: Re: Conselhos sobre botânica   Conselhos sobre botânica Icon_minitimeQui Fev 25, 2010 7:29 pm

Bah, isto ficou adiado por tempo indeterminado.

A figueira está a mostrar que afinal ainda tem força para mais uns tempos... Provavelmente só vai ser substituída daqui a mais um par de anos ou assim.

Quando houver desenvolvimentos ponho-vos ao corrente. Smile
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus

Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Conselhos sobre botânica   Conselhos sobre botânica Icon_minitimeQui Fev 25, 2010 8:02 pm

Nunca substimes uma figueira ^^
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Conselhos sobre botânica   Conselhos sobre botânica Icon_minitime

Conselhos sobre botânica
Ir para o topo 
Página 1 de 1