MIM SAUDA TU!!!!!
Por acaso embora costume plantar arvores com a Quercus (ainda) não sou um expert na área e até duvido um bocado da eficácea dos nossos métodos. Quando tiver tempo (tenho trabalho a fazer) vou tentar informar-me e dou-te informação mais pormenorizada.
Reparei que perto de Leiria existe uma zona classificada da rede Natura 2000 que se tiver em bom estado e se tirver caracteristicas climáticas e de solo dá para ter uma ideia com o que deveria parecer a tua terra.
Sitio do Azabuxo Leiria
Falam aí em amieiros (Alnus Glutinosa), Salgueiros (Salix spps) e Amieiro Negro (Frangula alnus) nas linhas de água mas a menos que tenhas um rio na tua propriedade não te devem interessar. Falam em Carvalhiça (Quercus lusitanica) que eu por acaso não conhecia, se calhar por ter sido até recentemente classificado como uma subspécie de Carvalho Português (Quercus Faginea) que também é um bom candidacto para plantares aí.
Mas por exemplo, se for uma zona muito seca talvez uma Azinheira se safe melhor, em zonas de ribeira para além dos já referidos, Choupos, Freixos, etc..
Também consta que essa zona é boa para Medronheiros que para além de ser uma planta caracteristica tem frutos com um belo teor alcólico portanto poderás usofruir de frutos+licor+passaros bebedos a cantar á tua janela+lagartas interessantes. E por não ser uma arvore de sucessão máxima deve crescer mais rápido e fácilmente.
Sim, isso é outra questão, normalmente na natureza uma árvore não nasce de solo nu, há toda uma sucessão ecologica a passar por diversos tipos de herbácias, arbustos e árvores até chegar ás de maior porte... Mar pronto, neste caso não podemos deixar simplesmente a natureza actuar portanto deve ser melhor fazeres como nós: arranjar uma árvore jovem (se falares com a quercus eles devem arranjar-te e talvez te possam informar melhor do que eu), cavar um buraco, pôr lá a árvore, tapar de modo a que haja uma camada de terra sobre a raiz para não secar e por qualquer coisa (como uma peguena rede) á volta de modo a que apanhe alguma sombra (no caso de haver demasiado sol) e protejer dos herbivoros. Num pequeno quintal este ultimo passo talvez não seja preciso. Agora o resto depende da sorte, do tempo ajudar e do terreno. Se tudo correr normalmente não precisarás de regar mas se não chover durante os primeiros tempos talvez seja melhor dares uma ajudinha. Demasiada água também não é bom, se chover muito a planta pode morrer "afogada".
Esta é uma optima altura para plantares, até aos inicios da primaver, convém é que ainda apanhe umas chuvinhas antes do tempo mais seco.
Bem, tenho é que ver se vou trabalhar quer tenho muito para fazer, depois tento completar isto.
Boa sorte