Sou visualizador compulsivo do The Atheist Experience (pelo youtube e episodios gravados ustream), e muitas das vezes tbm vejo em directo pelo ustream.
(aparte: Há duas semanas houve um blogtv de 24 horas da comunidade de ateus do youtube para a angariação de fundos para os Médicos Sem Fronteiras e o Matt tbm foi convidado).
Btw, Matt is the God of Reasoning. That's for sure.
Falando por exemplo termos de conversas sobre provar as crenças
1) Tentam descredibilizar a ciência para criarem a noção da religião ser a única e verdadeira resposta.
Usam o facto de "ah isso é só uma teoria", como que a dizer que é apenas algo que deu "na panca" a alguém e agora tudo acredita neles, não percebendo que o conceito de teoria científica tem por detrás demonstração e verificação, método científico e que mesmo após isso as teorias continuam a ser alvo constante de tentativas de refutação, e ao superarem-nas é isso mesmo que lhes vai dando força. Teoria da evolução já teve algumas modificações, e foi posta em prova quando surgiu a genética, pois isso poderia acabar com ela, mas não tudo o que daí surgiu só dá mais base para a teoria.
2) "Look around you" stuff. Tentando enfatizar a beleza da realidade e tentando ligá-la a um intuito de ter sido criada.
3) Têm ideia de lhes ter acontecido milagres ou sinais de Deus.
Um exemplo:
"Estava zangada com Deus e pedi um sinal, durante os meses seguintes estava à procura de uma coisa na garagem e encontrei a Bíblia!" (https://www.youtube.com/watch?v=tjssr5aBivo, ela para além disso diz mais dois episódio de "prova" mas ainda mais ridículos, como umas quantas borboletas terem ficado por um bocado a voar à volta dela)
Quando se está disposto (num mindset) a aceitar uma boa quantidade de possíveis eventos, durante um longo período de tempo (pois pelos vistos Deus está muito ocupado e se se pede um sinal mesmo que aconteça um bom tempo depois teve claramente a ver com aquele pedido...) haverá sempre qualquer coisa que vai funcionar como "prova" para tal.
E dps trocam-se todos "acho q não foi Ele que faz com que aquela pessoa tivesse cancro, isso é parte do livre-arbítrio"
What?...ter-se cancro tem a ver com vontade própria...? *facepalm*
Isto acontece pois já foram instruídos para dizer/pensar que tudo o que é bom é porque foi Deus que criou/provocou, se é mau é porque tem a ver com o livre-arbítrio que Deus nos deu. Mas dps até se trocam tbm com isso.
4) "Sem haver Deus e vida após a morte, isto não tem sentido" - Como é que não tem sentido sem isso e tem com vida após morte? Se assim fosse o que estamos a viver seria apenas um "beta-test" para ou sermos rejeitados (maybe too many bugs?) ou para passarmos para a staff pessoal de Deus. E aí o único propósito da nossa existência seria venerar Deus para conseguirmos fazer essa passarem para "full version" (pois só passa quem acredita e o venera). E isso tem mais sentido do que viver a vida com os nossos objectivos, vivendo uns para os outros em vez de viver para algo, que segundo o próprio conceito, apenas quer atenção? Não.
The meaning of life is to give life meaning - A.A.Lucassen