Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Crenças, Mitos e Lendas

Ir para baixo 
+7
Fenris
Jazmin
Tobaira
Cernunnos
Averróis
Signatus
RedHead
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 2:32 pm

Ao longo do tempo, tenho vindo a aperceber-me de que existem umas quantas histórias fantásticas e misteriosas aqui na minha aldeia - histórias daquelas que as pessoas raramente comentam, porque lhes causam arrepios. Além desses mitos relacionados com criaturas estranhas e bruxedos, existem também práticas relacionadas com crenças que nada têm a ver com o Cristianismo (a religião que quase todas as pessoas daqui praticam).

Ontem à noite, gerou-se aqui em casa uma conversa acerca deste tema que me deixou com vontade de fazer, junto da população (sobretudo idosa), um levantamento das crenças, mitos e lendas existentes na minha aldeia, para que essas histórias e práticas não fiquem esquecidas com o tempo, e também porque fiquei com imensa curiosidade e com vontade de explorar mais o assunto.

Penso que isto se passa um pouco por todo o lado e, certamente, já todos nós ouvirmos alguém contar uma história misteriosa passada num local que conhecemos. Lembram-se de alguma, não necessariamente da vossa terra, que queiram partilhar? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 2:34 pm

Da minha aldeia que eu me lembre nada mas é um assunto em que eu tenho particular interesse.

Infelizmente a minha memória não me permite ser um bom contador de histórias mas aqui voltarei com alguns contributos!

Boa sorte para o levantamento, grande ideia!

Vê lá é se não te acontece como a mim quando tentei perguntar sobre a história do Duende da cascata de Pitões das Junias no Gerês a uma velhota que não sabia o que era um duende e vira-se o neto: "Anda nas árvores, é tipo um esquilo" Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 6:51 pm

Apesar de ser extremamente céptico em relação a *praticamente* tudo o que é lenda, mito, crença, sobrenatural, superstição, magia negra, e por aí fora... Acho que alguns até têm o seu quê de interesse, só pela sua importância regional.

Eu sou natural de Lisboa, mas tenho "costela" alentejana (Évora). Pessoalmente ainda não ouvi nenhuma história inserida no contexto deste tópico...

Já agora e a propósito. Há uns tempos vi um filme de um realizado da Macedónia (Milcho Manchevski) chamado "Senki", onde se aborda um pouco as crenças regionais: https://www.youtube.com/watch?v=eWORGecHejs
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:26 pm

Averróis escreveu:
Apesar de ser extremamente céptico em relação a *praticamente* tudo o que é lenda, mito, crença, sobrenatural, superstição, magia negra, e por aí fora... Acho que alguns até têm o seu quê de interesse, só pela sua importância regional.


Eu também sou, mas isso não diminui o fascínio que essas histórias exercem sobre mim. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:32 pm

RedHead escreveu:
Averróis escreveu:
Apesar de ser extremamente céptico em relação a *praticamente* tudo o que é lenda, mito, crença, sobrenatural, superstição, magia negra, e por aí fora... Acho que alguns até têm o seu quê de interesse, só pela sua importância regional.


Eu também sou, mas isso não diminui o fascínio que essas histórias exercem sobre mim. Smile
Idem, antes pelo contrário.
Por exemplo, como biologo tenho que lidar com todo o tipo de crenças e mitos relacionados com os animais, especialmente no caso dos répteis e anfibios, desde que as osgas e os licranços são venenosos a que existem cobras voadoras que se agarram ás tetas das vacas e as sugam deixando-as mirradas. E as pessoas acreditam piamente nestas coisas tendo uma pavor imenso a creaturas totalmente inofensivas e até benéficas para a agricultura. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:45 pm

Pois é Signatus. Uma vez entrou uma osga cá em casa. Fartei-me de rir quando a minha mãe disse que era peçonhenta. Enfim... Suspect
Tem mais medo de osgas do que de melgas e traças... As osgas até nos ajudam a livrar dessas pragas voadoras.

Alem disso as patas das osgas são qualquer coisa de fantástico.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:47 pm

Averróis escreveu:
Pois é Signatus. Uma vez entrou uma osga cá em casa. Fartei-me de rir quando a minha mãe disse que era peçonhenta. Enfim... Suspect
Tem mais medo de osgas do que de melgas e traças... As osgas até nos ajudam a livrar dessas pragas voadoras.

Alem disso as patas das osgas são qualquer coisa de fantástico.
Exactamente, a NASA andava a investigar e a tentar copiar o sistema, não sei se obtiveram resultados ou não...
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:53 pm

Signatus escreveu:
Averróis escreveu:
Pois é Signatus. Uma vez entrou uma osga cá em casa. Fartei-me de rir quando a minha mãe disse que era peçonhenta. Enfim... Suspect
Tem mais medo de osgas do que de melgas e traças... As osgas até nos ajudam a livrar dessas pragas voadoras.

Alem disso as patas das osgas são qualquer coisa de fantástico.
Exactamente, a NASA andava a investigar e a tentar copiar o sistema, não sei se obtiveram resultados ou não...

Acho que já li qualquer coisa sobre isso e sim, acho que já tinham obtido resultados...

Ao fim e ao cabo o princípio é quase o mesmo que o sistema de velcro. Mas ao nível microscópico bounce
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Ago 24, 2010 7:57 pm

Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
Averróis escreveu:
Pois é Signatus. Uma vez entrou uma osga cá em casa. Fartei-me de rir quando a minha mãe disse que era peçonhenta. Enfim... Suspect
Tem mais medo de osgas do que de melgas e traças... As osgas até nos ajudam a livrar dessas pragas voadoras.

Alem disso as patas das osgas são qualquer coisa de fantástico.
Exactamente, a NASA andava a investigar e a tentar copiar o sistema, não sei se obtiveram resultados ou não...

Acho que já li qualquer coisa sobre isso e sim, acho que já tinham obtido resultados...

Ao fim e ao cabo o princípio é quase o mesmo que o sistema de velcro. bounce
Á tempos vi um documentário em que mostravam que era mais complexo do que parece e ia até o nivel molecular.
A questão não é só a capacidade de aderência mas a liberdade de movimentos, o prender e largar á vontade de que estes magnifificos animais disfrutam e que os tornam tão bem sucedidos (e tão infames junto dos humanos).
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQua Ago 25, 2010 1:24 pm

Assim de repente, lembro-me de duas cenas

O Gambuzino! Smile Quando era puto, um tio meu estava sempre a dizer-me que um dia iamos à caça aos gambuzinhos, que eles apareciam de noite só, e que para os apanharmos tinhamos que ir para os campos, ou para os montes, com um saco de sarapilheira e uma lanterna, deixar o saco aberto com a lanterna lá dentro e esperar, porque ele era atraido pela luz e depois tumbas, fechavamos o saco.
Passava tempos a imaginar como seriam os gambuzinos e a perguntar ao meu tio quando iamos então caçar um eheh ele chegou a desafiar-me a ir sozinho, mas nunca o cheguei a fazer. Sei que há gente que o fez. Devia ter piada...horas, de noite, à espera de algo que nunca iria aparecer...ou será?!?!?! Suspect

A Sarronca. A minha mãe conta-me que quando era novita, diziam-lhe para ter cuidado com presas de água, lagos, e coisas afins, porque vivia lá a sarronca e que apanhava as crianças quando elas estavam distraidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 8:43 pm

Ahahah, os gambozinos são imortais, fiquei de ir um dia destes á caça deles com o meu maninho Smile .

Agora a Sarronca não conhecia What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Tobaira
Guerreiro/Guerreira
Tobaira


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 43
Idade : 35
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 9:15 pm

Signatus escreveu:
RedHead escreveu:
Averróis escreveu:
Apesar de ser extremamente céptico em relação a *praticamente* tudo o que é lenda, mito, crença, sobrenatural, superstição, magia negra, e por aí fora... Acho que alguns até têm o seu quê de interesse, só pela sua importância regional.


Eu também sou, mas isso não diminui o fascínio que essas histórias exercem sobre mim. Smile
Idem, antes pelo contrário.
Por exemplo, como biologo tenho que lidar com todo o tipo de crenças e mitos relacionados com os animais, especialmente no caso dos répteis e anfibios, desde que as osgas e os licranços são venenosos a que existem cobras voadoras que se agarram ás tetas das vacas e as sugam deixando-as mirradas. E as pessoas acreditam piamente nestas coisas tendo uma pavor imenso a creaturas totalmente inofensivas e até benéficas para a agricultura. Rolling Eyes

lol! Essa das cobras voadoras ainda não tinha ouvido. Mas não sei se já conhecias a de que quando queres atrair uma cobra, que esteja em algum sitio que não te interessa e a queres tirar de lá, pões um prato com leite no chão que ela vai lá bebê-lo.
Acaba por ir de encontro à história das vacas, que as cobras gostam de leite. Talvez sejam mamíferos só que ainda não se sabe... .2.

No que toca a crenças, lendas e mitos, penso que o verdadeiro interesse delas é aquilo que vai despertar na imaginação de cada um. Considero importante falar-se delas a crianças para assim se iniciar/reforçar todo um mundo de fantasia, imaginação e criatividade dentro delas.

Sou natural da mesma vila que o Cernunnos, por isso a Sarronca e os Gambuzinos não são novos para mim. Aliás, até é um tema frequente discutir com a minha familia e amigos como cada um de nós imaginava os gambuzinos! .15.
Uma vez fiz uma pesquisa sobre como surgiram estes "animaizinhos" e basicamente consistia num pequeno ritual familiar em que se levavam as crianças aos montes ou lugares escuros (se não estou em erro,em noites de lua cheia), se escolhia um buraco e diziam-lhes que de lá ia sair um gambuzino. Elas ficavam à espera, com uma vela acesa (a lanterna do Cernunnos), e os familiares acabavam por se colocar num lugar onde os pudessem ver mas de modo a que os putos pensassem que tavam sozinhos. Depois claro, quando se sente medo, o que mais trabalha é a imaginação!
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 9:54 pm

As cobras nem sequer têm maneira de engolir o leite e provavelmente nem de digeri-lo Rolling Eyes
Essa lenda parece ter origem num liquido branco que elas armazenam num orgão (que não me lembro qual) e que as pessoas ao matarem e abrirem viam e pensavam que era leite.

Mas eu desenvolvi uma versão alternativa e mais interessante. Very Happy
Li num site (por acaso linkado deste forum) que os lusitanos ofereciam oferendas aos espiritos da natureza (como também o faziam muitos dos povos pagãos e panteistas). E aparentemente os Lusos consideravam as serpentes como um desses espíritos, por exemplo, as Moiras Encantadas podiam assumir a forma de serpente (muito mais imaginativos que os cristões e afins que associaram animais tão magnificos ao diabo) e uma das oferendas mais utilizadas para as serpentes era o leite.

Portanto a minha hipotese é: ao abraçarem o cristianismo e abandonarem esses antigos hábitos algumas pessoas podem ter ficado com medo que os espíritos tentassem tomar pela força o que dantes lhe era oferecido e no caso das serpentes que estas tentassem adquirir o leite a partir das próprias vacas, daí (com pão de centeio infectado á mistura Laughing ) surgindo essas lendas infames!

Mas pronto, isso já sou eu a deambular Very Happy




Quanto aos gambozinos o meu irmão de 5 anos no outro dia desenhou um. Era uma mistura entre um cavalo e um pato ou qualquer coisa assim. Laughing Laughing
Eu acho que sempre os imaginei como pequenos duendes peludos de ar curioso e inteligente mas amedrontado, provavelmente devido a alguma imagem que tenha visto

PS: lembrei-me, foi de uma BD infantil.
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQui Ago 26, 2010 10:20 pm

Curti essa tua versão alternativa da serpente leiteira
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 8:52 am

Adoro lendas e historias do oculto xD
Vivo em Odivelas e o que não faltam aqui são lendas relacionadas com D.Dinis e o Mosteiro.
Mas interessantes eras as historias que o meu avô contava, uma delas era sobre 3 irmãs que em noites de lua cheia de despiam e iam para o rio cantar e lavar roupa e no dia seguinte não se lembravam de nada, outra sobre um tio dele que tinha um gato preto que o costumava seguir e aconselharam-no a virar-se de costas para o animal e mandar um canivete para trás, ao que parece o senhor fez isso e o canivete ficou preso no alcatrão.... Mas as minhas preferidas eram as do prédio dele no porto quando ainda vivia com os pais e o irmão, segundo o meu avô todos os que habitavam naquele prédio não aguentavam lá muito tempo, no rés-do-chão era a loja de um alfaiate que habitava o ultimo andar do prédio onde existia uma parede que estava sempre a cair por mais vezes que a construíssem...e no andar do meu avô se lavassem a loiça e enchessem o jarro da água a loiça aparecia suja e o jarro vazio...e vice versa....
A minha avó também tinha uma historia engraçada...ela era de Rebordelo e à noite ia levar a comida ao padrasto pastor, na aldeia todos se conhecem e se falam, no entanto numa noite passou um vulto por ela ao pé de uma quinta cujo Dono tinha falecido à relativamente pouco tempo...ela disse boa noite e não houve resposta e o "vulto" passou quase de relâmpago...
Não faço ideia se são histórias verdadeiras, o caso do vulto podia muito bem ser alguém que não queria ser visto e a falta de luz na época fazia as imaginações voarem...mas não deixam de ser historias engraçadas xD Eu pelo menos adorava quando eles me contavam...Razz
Acho muito interessante a ideia do levantamento das lendas Very Happy Boa Sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Fenris
Rei/Rainha



N. de Mensagens : 1168
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 4:12 pm

Jazmin escreveu:
Adoro lendas e historias do oculto xD
Vivo em Odivelas e o que não faltam aqui são lendas relacionadas com D.Dinis e o Mosteiro.
Xii coitada! Também já aí vivi, à uns 4 anos atrás... Ao pé do metro.
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeSeg Set 06, 2010 7:00 pm

Lool eu vivi nas Patameiras ao pé do Bingo...agora moro em Famões xD
Se calhar conhecemo-nos...eu andei na ESO à precisamente 3 anos...

Fenris escreveu:
Jazmin escreveu:
Adoro lendas e historias do oculto xD
Vivo em Odivelas e o que não faltam aqui são lendas relacionadas com D.Dinis e o Mosteiro.
Xii coitada! Também já aí vivi, à uns 4 anos atrás... Ao pé do metro.
Ir para o topo Ir para baixo
Fenris
Rei/Rainha



N. de Mensagens : 1168
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Set 07, 2010 12:07 am

Jazmin escreveu:
Lool eu vivi nas Patameiras ao pé do Bingo...agora moro em Famões xD
Se calhar conhecemo-nos...eu andei na ESO à precisamente 3 anos...

Fenris escreveu:
Jazmin escreveu:
Adoro lendas e historias do oculto xD
Vivo em Odivelas e o que não faltam aqui são lendas relacionadas com D.Dinis e o Mosteiro.
Xii coitada! Também já aí vivi, à uns 4 anos atrás... Ao pé do metro.
Impossível. Nessa altura já eu andava na ESTeSL. Conheces algum Jorge Moura?
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Set 07, 2010 12:36 am

Não, não conheço nenhum Jorge.
Fenris escreveu:
Jazmin escreveu:
Lool eu vivi nas Patameiras ao pé do Bingo...agora moro em Famões xD
Se calhar conhecemo-nos...eu andei na ESO à precisamente 3 anos...

Fenris escreveu:
Jazmin escreveu:
Adoro lendas e historias do oculto xD
Vivo em Odivelas e o que não faltam aqui são lendas relacionadas com D.Dinis e o Mosteiro.
Xii coitada! Também já aí vivi, à uns 4 anos atrás... Ao pé do metro.
Impossível. Nessa altura já eu andava na ESTeSL. Conheces algum Jorge Moura?
Ir para o topo Ir para baixo
Fenris
Rei/Rainha



N. de Mensagens : 1168
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Set 07, 2010 12:44 am

Hum, sorte a tua então xD.
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeQui Set 16, 2010 3:03 pm

Não sabia bem onde colocar este site, mas acho que aqui não fica mal.
Aquilo que muito vêem como algo sobrenatural, outros acham que é apenas probabilidade matemática.
Façam o vosso juízo! Very Happy

http://youarenotsosmart.com/2010/09/11/the-texas-sharpshooter-fallacy/

Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeSeg Ago 22, 2011 11:01 pm

A Maldição do Anjo Negro


Crenças, Mitos e Lendas 600_Black_angel_iowa_city2



«No cemitério de Iowa City, no estado norte-americano do Iowa, uma enorme estátua de um anjo negro causa arrepios aos visitantes que passeiam entre os monumentos.

Numa posição fora do comum, o anjo chama rapidamente a atenção: olhos no chão e rosto triste, asas abertas e desencontradas - uma apontando para o lado, outra apontado para baixo -, braços ao longo das asas, de palmas viradas para fora.

Apesar da estátua ser do inicio do século XX, faltam-lhe já alguns dedos; aparentemente, obra dos alunos das universidades da zona, que transformaram a sepultura num ponto de paragem obrigatória nas noites de Halloween.

O cemitério é de 1843, mas o anjo de bronze de dois metros e meio de altura, da autoria do escultor checo Mario Korbel, foi colocado aí em 1913 por Teresa Feldevert.

Teresa nasceu na República Checa e mudou-se para os Estados Unidos no final do século XIX com o seu filho Edward, trabalhando como parteira em Iowa City.
Vitima de doença, Edward faleceu com apenas dezoito anos em 1891 e foi enterrado no cemitério da cidade. Teresa mandou construir um pequeno monumento, com um tronco de árvore quebrado, simbolizando a vida interrompida de seu filho e mudou-se para o estado de Oregon, onde casou pela segunda vez. Anos mais tarde, Teresa perdeu o novo marido num acidente trágico.
Regressada a Iowa City, mandou fazer um novo monumento para colocar na sepultura de família, tendo encomendado um enorme anjo de bronze, para colocar sobre um pedestal contendo um compartimento que permitiria colocar cinzas no interior.

Em 1924, Teresa morreu e as suas cinzas, à semelhança das do segundo marido, foram colocadas no interior do pedestal. No monumento, foi gravada a data de nascimento de Teresa, mas não a da morte.

E é então que começa o mistério...

Dizem os locais que o enorme anjo de bronze ficou negro durante uma violenta tempestade, que caiu sobre o cemitério, na primeira noite em que as cinzas de Teresa aí foram depositadas.
Reza a história - a lenda? - que Teresa não era boa pessoa, que traiu o marido depois da morte deste, faltando a uma promessa que lhe fizera sobre o leito de morte e que o filho não morreu de doença, mas foi sufocado por ela durante o sono.

Dizem que a maldade de Teresa era tanta que o Anjo Negro ficou amaldiçoado, que quem o tocar só viverá sete anos e que quem o beijar, em noite de lua cheia, sentirá o coração parar nesse instante, caindo aos pés do anjo, fulminado...»


Crenças, Mitos e Lendas 600_Black_angel_iowa_city



Fonte: Mort Safe.







Edit: Sou só eu que não consigo ver as imagens no post?
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Out 16, 2012 8:07 pm

Descobri recentemente um programa na Antena 1 chamado Histórias Assim Mesmo, que conta lendas ou histórias tradicionais de vários pontos do País. São programas de apenas 1 ou 2 minutos e estão também disponíveis para ouvir online em http://www.rtp.pt/programa/radio/p4650 ou em podcast em http://www.rtp.pt/play/podcasts.

Citação :
Histórias Assim Mesmo

Percorrendo o país, não é difícil encontrar por cada aldeia, vila ou cidade as pequenas histórias que fazem parte da grande História desses locais.
Por entre lendas habitadas por personagens reais ou fictícias, a cultura popular encarregou-se de inscrever na tradição oral, na literatura, na toponímia e mesmo na iconografia essas histórias que agora dão identidade às terras e enriquecem a cultura portuguesa.
Das armas identificativas dos locais, passando pelo nome das ruas ou ainda pelas muitas lendas que habitam o património, contar as histórias que se escondem por detrás dessas referências, num pequena viagem diária que percorre o Portugal das lendas e das curiosidades de cada terra.
Realização de Mafalda Lopes da Costa
Produção de Anacleto Cruz
De 2ª a 6ª Feira às 17h47
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeDom Out 28, 2012 1:06 pm

Ceinwyn escreveu:
Descobri recentemente um programa na Antena 1 chamado Histórias Assim Mesmo, que conta lendas ou histórias tradicionais de vários pontos do País. São programas de apenas 1 ou 2 minutos e estão também disponíveis para ouvir online em http://www.rtp.pt/programa/radio/p4650 ou em podcast em http://www.rtp.pt/play/podcasts.
Muito fixe. Já tinha ouvido uma ou outra emissão, mas nunca me lembrei de ir ouvir as várias do podcast.
Gostei especialmente desta. E não digo mais nada para a irem ouvir. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitimeTer Jan 21, 2014 1:05 am

Galicia Encantada

Citação :
Galicia é un país habitado por homes e mulleres de carne e óso pero tamén por seres que bulen nun mundo fantástico ou encantado, pero tan real coma o outro.
Aquí atoparás a historia da Galicia imaxinaria, mitos, lendas, ritos, contos, romances e aventuras que se resisten ó esquecemento e que siguen vivindo na nosa memoria colectiva.

Destes nosos conveciños, fillos das nosas máis vellas fantasías, procuramos as pegadas, describimos a súas figuras, desenmascarámolos e seguímolos ata os seus escondedoiros.

Para saber quen e como son só tes que buscalos aquí; escribe o seu nome ou o do lugar onde sospeitas que están e ...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Crenças, Mitos e Lendas Empty
MensagemAssunto: Re: Crenças, Mitos e Lendas   Crenças, Mitos e Lendas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Crenças, Mitos e Lendas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano
» Xistos e Lendas [27/7 - 28/7] Sobral de São Miguel
» Qual a importância dos mitos na tua vida?
» Mitos e factos sobre o aquecimento global

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Historia e Mitologia-
Ir para: