N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Mitos e factos sobre o aquecimento global Seg Nov 08, 2010 9:52 pm
O que pensam sobre o assunto? Acham que o Homem tem a capacidade de interferir à escala global com o clima? Será que isso já está a acontecer?
Aqui fica uma entrevista/debate bastante interessante:
Restantes partes para quem quiser ver o resto:
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=jDvtSrID1gg Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=EXOXc03n0Ik Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=AbXfJSPrCz8 Parte 5 - https://www.youtube.com/watch?v=qv5bm4GSSM4 Parte 6 - https://www.youtube.com/watch?v=Ja5xZq_skTY Parte 7 - https://www.youtube.com/watch?v=mhhv6uVON_Q
Tulcakelumë Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 159 Idade : 33 Local : Évora Raça : Anão Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Castanho
Assunto: Re: Mitos e factos sobre o aquecimento global Ter Nov 09, 2010 9:28 pm
Não vi ainda o debate porque só agora vi o tópico, mas posso dizer aquilo que professores meus dizem acerca do assunto, referente aos mitos.
A temperatura média global está a descer desde 1997, segundo dados recolhidos em estações meteorológicas espalhadas pelo mundo. Nalgumas regiões a temperatura tem vindo a subir, noutras (a maioria) tem vindo a descer. O foco a que se dá é às primeiras, generalizando para todo o planeta. Há interesses políticos por detrás disto, sendo o expoente máximo Al Gore, que pretendem, de forma dramática, alertar para os estragos que a humanidade está a deixar no planeta a nível ambiental, que não estão directamente relacionados com a temperatura.
Muito se fala nas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e o consequente aumento do efeito estufa, que se traduz no aquecimento global. Mas vejamos o ciclo do carbono e a sua interacção com o meio. Ele existe na atmosfera e é consumido pelas plantas (terrestres e aquáticas) através da fotossíntese, e consequentemente pelos animais que se alimentam delas. Pelas plantas terrestres, ele infiltra-se até à raíz e armazena-se no solo, que é um bom reservatório de carbono. Este por sua vez circula pelos lençóis freáticos que vão alimentar cursos de água, que vão inevtitavelmente desaguar em grandes massas de água. Aqui o carbono, além de ser consumido pelos seres vivos como já referi, é também consumido por processos biológicos que levam à formaça dos esqueletos animais carbonatados e cosumido também pela dissolução de rochas carbonatadas. Também ocorrem trocas de carbono entre o oceano e a atmosfera; citando uma frase de um documento "a pressão média parcial (que exprime a concentração média de um gás) de CO2 na superfície da água, a 0ºC, é de 15,2Pa ou 150μatm (Pa = Pascais ou μatm = microatmosferas), enquanto na atmosfera é de 35,2Pa ou 348μatm. Para que se atinja o equilíbrio no teor em gás, entre as duas massas de fluido em contacto (água oceânica e ar atmosférico), tem que haver um influxo de CO2 nas águas oceânicas, proveniente do ar atmosférico". Portanto, "o oceano controla o CO2 existente na atmosfera, porque a sua capacidade de o absorver em compostos químicos, é cerca de cem vezes a capacidade da atmosfera, razão porque contém cerca de sessenta vezes mais carbono do que a atmosfera". De referir que a quantidade de seres vivos é muito maior nos oceanos que nos continentes, como é do conhecimento geral.
O carbono é novamente transportado para a atmosfera, tanto pelos oceanos como pelas actividades industriais e de uso do solo.
Posto isto, devo chamar a atenção para a confusão que muitas vezes se faz entre alterações climáticas e aquecimento global. Enquanto que o segundo não é tão global quanto isso, já as alterações climáticas verificam-se, tanto causadas pelos ciclos climaticos do planeta como pela acção humana de má gestão do território. Mas sobre alterações climáticas será motivo para outra discussão, penso eu.
A minha exposição pode ser algo confusa e estar mal estruturada, mas fui escrevendo à medida que me lembrava das coisas. O tempo que demorei a escrever já teria visto o debate Depois de o ver logo venho acrescentar mais alguma coisinha.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
Assunto: Re: Mitos e factos sobre o aquecimento global Ter Nov 09, 2010 10:03 pm
Estou de acordo contigo, Tulcakelumë. A entrevista/debate corrobora muitos dos pontos que levantaste.
Aelle Mestre
N. de Mensagens : 748 Idade : 41 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Mitos e factos sobre o aquecimento global Qua Nov 10, 2010 3:19 am
Independentemente dessa discussão, a procura de um estilo de vida mais saudável, que assente num combate à poluição, só nos trará dividendos.
Eu vivo no Grande Porto, e quando dou uma escapadela a Penafiel, que não é propriamente aldeia, muito menos floresta virgem, já noto uma grande diferença no que toca à qualidade do ar, da limpeza das ruas, etc, etc.
E se compararmos as capitais dos países Nórdicos com a nossa, a diferença também é gritante. As pessoas são mais felizes com mais espaços verdes, e com modelos urbanos adaptados a um dia a dia mais natural, limpo e ecológico. É uma pena ter que assustar as pessoas com apocalipses para que comecem a pensar que viver e respirar no meio do lixo, que é outra palavra para poluição, simplesmente... não é porreiro, pa!
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
Assunto: Re: Mitos e factos sobre o aquecimento global Qua Nov 10, 2010 4:38 am
Aelle escreveu:
Independentemente dessa discussão, a procura de um estilo de vida mais saudável, que assente num combate à poluição, só nos trará dividendos.
Eu vivo no Grande Porto, e quando dou uma escapadela a Penafiel, que não é propriamente aldeia, muito menos floresta virgem, já noto uma grande diferença no que toca à qualidade do ar, da limpeza das ruas, etc, etc.
E se compararmos as capitais dos países Nórdicos com a nossa, a diferença também é gritante. As pessoas são mais felizes com mais espaços verdes, e com modelos urbanos adaptados a um dia a dia mais natural, limpo e ecológico. É uma pena ter que assustar as pessoas com apocalipses para que comecem a pensar que viver e respirar no meio do lixo, que é outra palavra para poluição, simplesmente... não é porreiro, pa!
Sem dúvida. Eu próprio considero a ecologia como um valor social que deve ser promovido, desenvolvido e instituído. Tenho bastante cuidado com a minha pegada ecológica. E isso reflecte-se na quantidade de água, electricidade e gás que gasto, bem como na separação do lixo para ser depositado no ecoponto, ou até mesmo na compra de electrodomésticos: a eficiência energética não me passa despercebida, muito pelo contrário.
Em minha casa, por pressão minha, temos lâmpadas fluorescentes ao invés de incandescentes, autoclismo com dois volumes de descarga diferentes, forno e frigorífico de eficiência energética A (o frigorífico é A+), temos 3 caixotes do lixo para fazer a separação, nunca temos os transformadores/carregadores ligados à tomada quando não estão a ser utilizados, entre outras coisas.
É muito importante garantir que fazemos o que nos compete, o que está ao nosso alcance para que possamos garantir a preservação das características ambientais locais ou simplesmente - quando isso não está em causa - reduzir o desperdício desnecessário de recursos.
Agora em relação a este alarmismo do aquecimento global, sinceramente sou bastante céptico. Mesmo antes de estoirar o escândalo "Climategate", quando saiu na Wikileaks os mails que colocaram em seriamente em causa o assunto do aquecimento global, já me cheirava mal a cena do gráfico hockeystick das temperaturas.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Mitos e factos sobre o aquecimento global