Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Democracia Directa

Ir para baixo 
+5
Queen
Ceinwyn
Aelle
Urânia
Averróis
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 3:20 pm

Como já disse algumas vezes neste fórum, eu sou a favor de uma democracia directa. Acho que apenas uma democracia directa poderá ser realmente fiel à origem da própria palavra e da noção primordial de "democracia".
O actual modelo democrático da esmagadora maioria das sociedades modernas é baseado numa democracia representativa, onde o povo apenas pode eleger um representante, que desilude frequentemente por faltar às suas promessas, às suas responsabilidades e por não estar em sintonia com a vontade da maioria. Esse modelo está tão distorcido que o povo já não consegue beneficiar de qualquer tipo de representatividade exemplar que seria de esperar por parte dos políticos. Acho portanto que um regresso às origens seria o ideal, para que as decisões políticas possam finalmente cumprir com a vontade de todos.
Uma democracia directa não existe sem a consulta popular, semelhante ao referendo (chamar-lhe-ei na mesma "referendo" neste texto por uma questão de simplicidade). O referendo constante é uma necessidade para uma democracia directa, o que normalmente é um problema devido ao tempo que isso exige, a mobilização de esforços e recursos para tornar a ida constante às urnas algo possível, etc... Ou será que finalmente esse problema pode ser ultrapassado com surpreendente facilidade?

A solução mais prática, a meu ver, passa por olharmos para os recursos que temos actualmente disponíveis: Que tal a Internet, os computadores, os telemóveis, as caixas multibanco (ATM) polivalentes e outros recursos na mesma linha?
Estes instrumentos poderiam tornar-se auxiliares nessa tarefa de assegurar que todos os cidadãos têm uma forma prática, rápida e eficiente para depositar o seu voto, sem que isso choque com os seus haveres, e isso poderia ainda reduzir a alarmante taxa de abstenção que se regista das poucas vezes que vemos eleições nas nossas sociedades. Seria um pequeno gesto. A democracia assistida pelo mundo virtual é finalmente verosímil, ao contrário de tudo o que existia até agora.


As perguntas que ficam no ar para o pessoal do fórum:
1 - Qual a opinião que têm em relação ao actual modelo democrático baseado na democracia representativa?
2 - O que acham, por outro lado, em relação ao modelo de democracia directa, onde o povo vota sobre as decisões directamente, através de referendos constantes?
3 - O método de voto electrónico rápido e simples, com recurso às actuais tecnologias informáticas, é praticável?
4 - Se não estão satisfeitos com nenhum destes modelos, que outros modelos sociais gostariam de ver implementados?


Um exemplo de um projecto nestes contornos é o "Demoex", da Suécia:

Citação :
Democracia experimental (Demoex) [1], um partido político sueco local, é uma experiência em democracia direta eletrônica, com votações pela internet, que teve início durante um seminário denominado "TI - Tecnologia da Informação e a Democracia" realizado em outubro de 2000 numa escola de Vallentuna, um subúrbio de Estocolmo [2].

Uma das razões de sua criação, além do desencanto generalizado com os políticos tradicionais, foi o fato de que na democracia representativa a opinião do Povo só é consultada uma vez a cada quatro anos. E após serem eleitos, os políticos tradicionais podem agir praticamente como bem entenderem até a próxima eleição [3]

As discussões que se iniciaram naquele seminário, tanto online como na vida real, levaram um grupo de estudantes e professores a fundar um partido político Demoex, sem ideologia (no significado direita-esquerda), sem plataforma, e sem sede física, e que só tinha uma promessa: a democracia direta. Esse partido concorreu às eleições municipais em setembro de 2002, e obteve um único assento na cãmara municipal de Vallentuna. Atualmente o sistema opera de forma que o representante eleito para a câmara vote de acordo com os resultados das votações online feitas pelos membros do partido.

(...)


Sociedade aberta

A ideologia do Demoex fundamenta-se nos princípios enumerados por Karl Popper e Henri Bergson sobre a sociedade aberta; isto é, uma visão da sociedade construída sob os princípios do acesso público às informações oficiais, em outras palavras, na "transparência". Demoex luta pela maior facilidade de acesso e de compartilhamento na política.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Demoex_-_democracia_experimental
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 3:16 am

Realmente, um regresso às origens até que não seria nada mau pensado. Podia ser que as pessoas se tornassem mais activas no que toca à política. Fazia-nos uma certa falta. É um facto que com os representantes eleitos, estes libertam-nos da responsabilidade de decidir o que queremos ou o que achamos melhor, e as pessoas deixaram de se interessar.

Mas também é preciso ver que a democracia directa sofre de uma limitação/desvantagem que tem haver com o número de votantes existentes em cada área do país, e que é muito variável de local para local. Por exemplo, na área de Bragança tens x votantes; Na área de Lisboa tens 100x votantes. O resultado: se em Bragança for preciso uma nova "autoestrada" (lol) e em Lisboa as pessoas acharem que não é necessário, a maioria vota contra e a medida não passa, e às vezes pode ser injusto. Neutral Os representantes por outro lado permite que haja uma certa igualdade.

Acredito que em breve as próprias eleições representativas, comecem a ser por via electrónica. O número de eleitor vai em breve desaparecer, e passará a ser possível votar apenas com o cartão do cidadão.
O problema do uso destas ferramentas, é que também poderá ser mais fácil manipular resultados...digo eu. Mas nada que um programa de software bem pensado não resolva. Very Happy
Mas sim, acho que as tecnologias podiam servir como um bom meio para promover a discussão de ideias, e envolve-las mais nas decisões do país.

Also, a Suécia, está a anos luz de nós em muitos aspectos, começando logo com a mentalidade. Há coisas que na Suécia são impensáveis de acontecer. Não que eles sejam superiores a nós. Nós somos muito bons também, mas realmente somos mais preguiçosos, somos mais de deixar andar... E lá não há disso. As coisas lá estão bem pensadas, bem estruturadas, os fundos bem gastos, com conta peso e medida e as pessoas cumprem.

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 41
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 3:26 am

Urânia, gostei da referência à Suécia. Já lá estiveste? Eu já, e realmente a diferença é abismal. E disseste tudo, a mentalidade e o sentido de colectividade é um dos grandes motores daquele povo. Podemos incluir também a Noruega, Dinamarca e Finlândia.

Democracia Directa, em teoria, sim. Na prática, com o nosso povo, nesta altura do campeonato, parece-me completamente impossível e impraticável. Os Portugueses são politicamente analfabetos, não têm, e não querem ter, grandes participações (que incluiriam responsabilidades, claro), no que envolva a sociedade civil, e o seu próprio governo, local, regional, etc.

Não temos sentido de colectividade (fugir aos impostos, por exemplo, é motivo de orgulho entre amigos. Na Suécia é motivo de denúncia e de vergonha, por exemplo); a nossa economia é, em grande parte paralela/ilegal (daí também não se produzir mais riqueza); as nossas empresas e o nosso estado funcionam como uma espécie de aparelhos mafiosos, e as pessoas aceitam bem o sistema, simplesmente querem tirar a maior fatia possível do bolo.

Importação de modelos, é completamente impossível. Não se fazem omeletas sem ovos. E só de imaginar o conceito de Democracia (seja ele qual for, muito menos directa), com os Portugueses... Deuses, só não dá vontade de rir porque é tristemente impraticável.

Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 3:38 am

Não @Aelle, ainda não estive lá, mas tenho boas referências de lá. É daqueles países que vou visitar assim que puder. Very Happy
isto:
Aelle escreveu:
As nossas empresas e o nosso estado funcionam como uma espécie de aparelhos mafiosos, e as pessoas aceitam bem o sistema, simplesmente querem tirar a maior fatia possível do bolo.

Não temos sentido de colectividade (...)

Importação de modelos, é completamente impossível. Não se fazem omeletas sem ovos. E só de imaginar o conceito de Democracia (seja ele qual for, muito menos directa), com os Portugueses... Deuses, só não dá vontade de rir porque é tristemente impraticável.

Concordo em absoluto com tudo o que disseste. Totalmente verdade, infelizmente. ;_;

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 5:54 am

Urânia escreveu:
Realmente, um regresso às origens até que não seria nada mau pensado. Podia ser que as pessoas se tornassem mais activas no que toca à política. Fazia-nos uma certa falta. É um facto que com os representantes eleitos, estes libertam-nos da responsabilidade de decidir o que queremos ou o que achamos melhor, e as pessoas deixaram de se interessar.

Mas também é preciso ver que a democracia directa sofre de uma limitação/desvantagem que tem haver com o número de votantes existentes em cada área do país, e que é muito variável de local para local. Por exemplo, na área de Bragança tens x votantes; Na área de Lisboa tens 100x votantes. O resultado: se em Bragança for preciso uma nova "autoestrada" (lol) e em Lisboa as pessoas acharem que não é necessário, a maioria vota contra e a medida não passa, e às vezes pode ser injusto. Neutral Os representantes por outro lado permite que haja uma certa igualdade.

Repara que essa desigualdade ou centralização do poder e dos recursos já existe com o modelo actual. Independentemente de tudo Lisboa e Porto, bem como mais um ou outro grande centro urbano, já recebem a maior fatia da verba pública no que toca a investimento nas infraestruturas, serviços, e por aí fora...
Alem disso é sempre possível implementar democracias semi-directas como acontece com a Suiça, onde os referendos acontecem principalmente em assuntos que mexem com a vida pessoal e social de cada pessoa. Questões intimas e pessoais não devem ser determinadas por um representante, devem ser as próprias pessoas a decidir.

Não sabemos como seria realmente com uma democracia directa... Mas no fundo até acredito que, se fôssemos a ver, provavelmente até teríamos uma preocupação bem mais descentralizada do que é hoje, onde finalmente o interior do país passava a ser mais audível.



Urânia escreveu:
Acredito que em breve as próprias eleições representativas, comecem a ser por via electrónica. O número de eleitor vai em breve desaparecer, e passará a ser possível votar apenas com o cartão do cidadão.
O problema do uso destas ferramentas, é que também poderá ser mais fácil manipular resultados...digo eu. Mas nada que um programa de software bem pensado não resolva. Very Happy
Mas sim, acho que as tecnologias podiam servir como um bom meio para promover a discussão de ideias, e envolve-las mais nas decisões do país.

Se um país é propenso para que registem eleições fraudulentas, então acredito que não é por usarem urnas tradicionais ou electrónicas que vai fazer a diferença. Se alguém quer fazer trapalhada nesse sentido é possível das duas formas. Não me parece que o voto electrónico seja muito mais vulnerável à fraude porque ao fim e ao cabo independentemente do meio usado nós nunca sabemos a 100% se o resultado pode ter sido forjado ou não.

Urânia escreveu:
Also, a Suécia, está a anos luz de nós em muitos aspectos, começando logo com a mentalidade. Há coisas que na Suécia são impensáveis de acontecer. Não que eles sejam superiores a nós. Nós somos muito bons também, mas realmente somos mais preguiçosos, somos mais de deixar andar... E lá não há disso. As coisas lá estão bem pensadas, bem estruturadas, os fundos bem gastos, com conta peso e medida e as pessoas cumprem.

Spoiler:

Sim, são mentalidades diferentes, tem a ver com filosofias e dinâmicas de vida. Há muita coisa que deveria mudar em Portugal nesse aspecto, pois nem sempre remamos todos no mesmo sentido...

Aelle escreveu:
Urânia, gostei da referência à Suécia. Já lá estiveste? Eu já, e realmente a diferença é abismal. E disseste tudo, a mentalidade e o sentido de colectividade é um dos grandes motores daquele povo. Podemos incluir também a Noruega, Dinamarca e Finlândia.

Democracia Directa, em teoria, sim. Na prática, com o nosso povo, nesta altura do campeonato, parece-me completamente impossível e impraticável. Os Portugueses são politicamente analfabetos, não têm, e não querem ter, grandes participações (que incluiriam responsabilidades, claro), no que envolva a sociedade civil, e o seu próprio governo, local, regional, etc.

Concordo que neste momento precisávamos bem mais do que a adopção de uma "nova" metolodogia de governo mais transparente e participativa. É por isso que é importante reformar também a educação. As pessoas não devem tomar decisões sem estarem a par das implicações. É necessário investir bastante na formação cívica para que os cidadãos estejam bem mais esclarecidos e possam tomar decisões mais conscientes. Temos sido mantidos em relativa subserviência e ignorância relativamente à classe política, seria preciso uma grande reforma para recuperar desse estrago.

E não se pode progredir nesse sentido apenas tentando "remediar". É preciso prevenir também. É um pouco como a questão da IVG: Regularizar e despenalizar o problema não serve de muito se não forem tomadas iniciativas também a nível educacional. Há que tentar combater o problema por todas as frentes possíveis porque existem várias variáveis em jogo, não podemos concentrarmo-nos apenas numa delas e pensar que isso é o suficiente para fazer uma diferença positiva.

Aelle escreveu:
Não temos sentido de colectividade (fugir aos impostos, por exemplo, é motivo de orgulho entre amigos. Na Suécia é motivo de denúncia e de vergonha, por exemplo); a nossa economia é, em grande parte paralela/ilegal (daí também não se produzir mais riqueza); as nossas empresas e o nosso estado funcionam como uma espécie de aparelhos mafiosos, e as pessoas aceitam bem o sistema, simplesmente querem tirar a maior fatia possível do bolo.

Importação de modelos, é completamente impossível. Não se fazem omeletas sem ovos. E só de imaginar o conceito de Democracia (seja ele qual for, muito menos directa), com os Portugueses... Deuses, só não dá vontade de rir porque é tristemente impraticável.

Infelizmente é verdade, qualquer pessoa repara que há infracções constantes de parte a parte.
Conheço uma pessoa que até as senhas/talões de almoço da faculdade está a pensar falsificar... Eu penso: Bem, começamos cedo nesta arte da corrupção... Enfim, ao final do dia há meio Portugal a enganar o outro meio...
Nesse sentido acho que o que faz falta em Portugal é também de uma aquisição de valores mais benignos e éticos. Não podemos continuar a viver num "salve-se quem puder" onde toda a gente tenta dar uma facadinha tanto quanto lhe for possível porque isso só prejudica a nossa estabilidade económica e social (e invariavelmente todas as outras).

Mas não quero pensar que seja impossível. É difícil, mas penso que seja possível. Nem que tenha de haver um novo "25 de Abril", que desta vez seja realmente bem aproveitado e não desperdiçado incrivelmente como o anterior.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 3:45 pm

Averróis escreveu:
Repara que essa desigualdade ou centralização do poder e dos recursos já existe com o modelo actual. Independentemente de tudo Lisboa e Porto, bem como mais um ou outro grande centro urbano, já recebem a maior fatia da verba pública no que toca a investimento nas infraestruturas, serviços, e por aí fora...
Alem disso é sempre possível implementar democracias semi-directas como acontece com a Suiça, onde os referendos acontecem principalmente em assuntos que mexem com a vida pessoal e social de cada pessoa. Questões intimas e pessoais não devem ser determinadas por um representante, devem ser as próprias pessoas a decidir.
Sim, as áreas com maior área populacional acabam por ser sempre beneficiadas, quer nas directas quer nas representativas.
Mas isso de certa forma, já acontece cá. Por exemplo, na questão do aborto houve eleições. Grande parte das pessoas não foi às urnas.
Averróis escreveu:
Não sabemos como seria realmente com uma democracia directa... Mas no fundo até acredito que, se fôssemos a ver, provavelmente até teríamos uma preocupação bem mais descentralizada do que é hoje, onde finalmente o interior do país passava a ser mais audível.
Talvez, podia ser que até funcionasse. Gostava de acreditar que sim! Smile
Averróis escreveu:
Se um país é propenso para que registem eleições fraudulentas, então acredito que não é por usarem urnas tradicionais ou electrónicas que vai fazer a diferença. Se alguém quer fazer trapalhada nesse sentido é possível das duas formas. Não me parece que o voto electrónico seja muito mais vulnerável à fraude porque ao fim e ao cabo independentemente do meio usado nós nunca sabemos a 100% se o resultado pode ter sido forjado ou não.
True. Eu muitas vezes passo o dia das eleições nas mesas de voto e a fazer depois a contagem dos votos.
No meu concelho, (não na minha mesa) já aconteceu forjarem os resultados utilizando os votos em branco, isto numas eleições autárquicas. Por isso é que eu nunca voto em branco. Faço uma cruz gigantesca no boletim. Isto é muito grave. O caso esteve em tribunal e tudo, mas não houve grande seguimento que eu saiba.
Averróis escreveu:
Concordo que neste momento precisávamos bem mais do que a adopção de uma "nova" metolodogia de governo mais transparente e participativa. É por isso que é importante reformar também a educação. As pessoas não devem tomar decisões sem estarem a par das implicações. É necessário investir bastante na formação cívica para que os cidadãos estejam bem mais esclarecidos e possam tomar decisões mais conscientes. Temos sido mantidos em relativa subserviência e ignorância relativamente à classe política, seria preciso uma grande reforma para recuperar desse estrago.

E não se pode progredir nesse sentido apenas tentando "remediar". É preciso prevenir também. É um pouco como a questão da IVG: Regularizar e despenalizar o problema não serve de muito se não forem tomadas iniciativas também a nível educacional. Há que tentar combater o problema por todas as frentes possíveis porque existem várias variáveis em jogo, não podemos concentrarmo-nos apenas numa delas e pensar que isso é o suficiente para fazer uma diferença positiva.
Sem dúvida Averróis! O nível de uma sociedade mede-se precisamente pelo nível de investimento que se faz em educação e instrução. A questão que eu te coloco é: interessa assim a tanta gente, que o povo tenha instrução? Não interessa, é preferível ter um povo ignorante e estúpido, e manter as coisas como estão, para continuarem a ficar com a maior fatia do bolo! Very Happy É esta a merda da nossa mentalidade.
A nossa televisão é a maior prova que nos querem estupidificar, e é por isso que eu nem a ligo.
Averróis escreveu:
Infelizmente é verdade, qualquer pessoa repara que há infracções constantes de parte a parte.
Conheço uma pessoa que até as senhas/talões de almoço da faculdade está a pensar falsificar... Eu penso: Bem, começamos cedo nesta arte da corrupção... Enfim, ao final do dia há meio Portugal a enganar o outro meio...
Nesse sentido acho que o que faz falta em Portugal é também de uma aquisição de valores mais benignos e éticos. Não podemos continuar a viver num "salve-se quem puder" onde toda a gente tenta dar uma facadinha tanto quanto lhe for possível porque isso só prejudica a nossa estabilidade económica e social (e invariavelmente todas as outras).
Olha, eu tenho uma colega que estava a pensar tirar não sei o quê da minha escola, com a justificação de: "toda a gente o faz, porque não hei de eu fazer também?" Eu fiquei escandalizada, e disse-lhe! Isso é tão barato, porque não compras tu? Não há necessidade disso!
O mais engraçado, é que à proporção os políticos roubam o mesmo que as pessoas roubam. Porque toda a gente tem a mesma mentalidade. Quer dizer, andamos nós a queixarmo-nos dos políticos que roubam, e depois andamos a roubar canetas, ou o que quer que tenhamos à mão. .21.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 4:22 pm

Urânia escreveu:
Sim, as áreas com maior área populacional acabam por ser sempre beneficiadas, quer nas directas quer nas representativas.
Mas isso de certa forma, já acontece cá. Por exemplo, na questão do aborto houve eleições. Grande parte das pessoas não foi às urnas.

O problema é que tivemos apenas um referendo nas últimas décadas, o da IVG... Em 1998 também houve referendos sobre a regionalização mas foram locais.
Nós de referendos estamos praticamente nus. A coisa está muito escassa mesmo. Em comparação: na Suíça, no espaço de um ano (entre 2008 e 2009), houve pelo menos 5 referendos. Eles num ano têm bem mais referendos que nós em 3 décadas e meia.


Em relação à abstenção... Acredito que muita gente mesmo que quisesse votar nesse referendo não conseguia pois não deve ter a sua situação regularizada (Por exemplo: as pessoas podem ter mudado de casa e não trataram da burocracia necessária, pois estão-se a marimbar para as eleições)


Urânia escreveu:
True. Eu muitas vezes passo o dia das eleições nas mesas de voto e a fazer depois a contagem dos votos.
No meu concelho, (não na minha mesa) já aconteceu forjarem os resultados utilizando os votos em branco, isto numas eleições autárquicas. Por isso é que eu nunca voto em branco. Faço uma cruz gigantesca no boletim. Isto é muito grave. O caso esteve em tribunal e tudo, mas não houve grande seguimento que eu saiba.

É triste. Também temos o caso dos votos comprados do PS e do PSD... As pessoas a esta altura já se esqueceram:
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=94&did=131986
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1402184&seccao=Sul

Vídeo: http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=ce6e6a2e-4008-4789-8058-b50fa041e775

Urânia escreveu:

Sem dúvida Averróis! O nível de uma sociedade mede-se precisamente pelo nível de investimento que se faz em educação e instrução. A questão que eu te coloco é: interessa assim a tanta gente, que o povo tenha instrução? Não interessa, é preferível ter um povo ignorante e estúpido, e manter as coisas como estão, para continuarem a ficar com a maior fatia do bolo! Very Happy É esta a merda da nossa mentalidade.
A nossa televisão é a maior prova que nos querem estupidificar, e é por isso que eu nem a ligo.

Lol. Olha que estás a perder a magnífica casa das frivolidades Razz
É verdade que não interessa ter uma população devidamente instruída, sóbria e perfeitamente consciente, pois isso acabaria por prejudicar as margens de manobra predatórias de muitos dos que dependem disso...


Urânia escreveu:

Olha, eu tenho uma colega que estava a pensar tirar não sei o quê da minha escola, com a justificação de: "toda a gente o faz, porque não hei de eu fazer também?" Eu fiquei escandalizada, e disse-lhe! Isso é tão barato, porque não compras tu? Não há necessidade disso!

Exacto... Esse meu conhecido também usa essa desculpa do "Se o Estado me rouba a torto e a direito, porque é que não posso roubar o Estado também? Estou apenas a recuperar o que é meu". O problema é que o contribuinte é que se lixa no fim... Com tanta gente a adoptar uma atitude maliciosa não há condição económica que aguente. São bastantes aqueles que tentar roubar o mais possível usando trafulhice...
Mesmo o comum cidadão... Depois há pessoal como a Fátima Felgueiras que consegue roubar muito mais de uma só rodada.


Urânia escreveu:
O mais engraçado, é que à proporção os políticos roubam o mesmo que as pessoas roubam. Porque toda a gente tem a mesma mentalidade. Quer dizer, andamos nós a queixarmo-nos dos políticos que roubam, e depois andamos a roubar canetas, ou o que quer que tenhamos à mão. .21.

Sim, é profundamente hipócrita... É por isso que não gosto da noção da lei de talião... Se queremos ter a moral suficiente para criticar e julgar alguém, não podemos acabar por fazer o mesmo que aqueles que criticamos...
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 4:47 pm

Averróis escreveu:
Nós de referendos estamos praticamente nus. A coisa está muito escassa mesmo. Em comparação: na Suíça, no espaço de um ano (entre 2008 e 2009), houve pelo menos 5 referendos. Eles num ano têm bem mais referendos que nós em 3 décadas e meia.
Mas não te esqueças que o processo eleitoral tal como é feito nesta altura, também saí muito caro. Estou com esperança que com a introdução de novas tecnologias, as coisas no futuro sejam capazes de melhorar a esse nível.
Averróis escreveu:
É triste. Também temos o caso dos votos comprados do PS e do PSD... As pessoas a esta altura já se esqueceram:
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=94&did=131986
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1402184&seccao=Sul
Vídeo: http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=ce6e6a2e-4008-4789-8058-b50fa041e775
Temos esses casos, mas acontece isso com todos os partidos. Eu estava a referir-me a uma situação que é do meu concelho e que foi com pessoas do pcp. Portanto, a moralidade e a falta dela abrange todos os quadrantes políticos. Neutral
Averróis escreveu:
Lol. Olha que estás a perder a magnífica casa das frivolidades Razz
Eix! Eu tenho o descaramento de estar a perder um programa de grande cultura e intelectualidade rural! -.- Sou uma pobre e mal agradecida. -.-
Averróis escreveu:
É verdade que não interessa ter uma população devidamente instruída, sóbria e perfeitamente consciente, pois isso acabaria por prejudicar as margens de manobra predatórias de muitos dos que dependem disso...
ya.
Averróis escreveu:
Sim, é profundamente hipócrita... É por isso que não gosto da noção da lei de talião... Se queremos ter a moral suficiente para criticar e julgar alguém, não podemos acabar por fazer o mesmo que aqueles que criticamos...

ya. Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 5:21 pm

Urânia escreveu:
Mas não te esqueças que o processo eleitoral tal como é feito nesta altura, também saí muito caro. Estou com esperança que com a introdução de novas tecnologias, as coisas no futuro sejam capazes de melhorar a esse nível.

A maior fatia dos custos do processo eleitoral diz respeito à propaganda política dos partidos, que no caso dos referendos não é propriamente necessária.

Acho que temos todos os meios necessários para implementar um voto electrónico que reduza esses custos para valores residuais! Há mais telemóveis que habitantes e as nossas caixas multibanco, por exemplo, fazem mais que o habitual, até carregam os passes dos transportes... -_-'


Urânia escreveu:
Temos esses casos, mas acontece isso com todos os partidos. Eu estava a referir-me a uma situação que é do meu concelho e que foi com pessoas do pcp. Portanto, a moralidade e a falta dela abrange todos os quadrantes políticos. Neutral

Sim e acho que mesmo assim só temos uma pequenina ideia de quão profunda é a corrupção...


Urânia escreveu:
Eix! Eu tenho o descaramento de estar a perder um programa de grande cultura e intelectualidade rural! -.- Sou uma pobre e mal agradecida. -.-

Sem a menor dúvida. silent
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 5:44 pm

Averróis escreveu:
A maior fatia dos custos do processo eleitoral diz respeito à propaganda política dos partidos, que no caso dos referendos não é propriamente necessária.
Não é verdade. Há custos grandes com a realizações de eleições, para além das campanhas: as pessoas que estão nas mesas recebem por isso; cada mesa recebe montes de papelada, boletins de voto e documentação e material necessário à realização da eleição que é depois devolvido (na minha mesa ninguém fica com uma caneta sequer) mas que de qualquer maneira depois há sempre novos na eleição seguinte (somos ricos).
Há ainda outro problema: é que tem haver uma grande mobilização de meios para se fazerem eleições: é o local. É preciso preparar as salas das escolas para o evento, e no dia seguinte à eleição é preciso voltar a colocar tudo no sitio.

Averróis escreveu:
Acho que temos todos os meios necessários para implementar um voto electrónico que reduza esses custos para valores residuais! Há mais telemóveis que habitantes e as nossas caixas multibanco, por exemplo, fazem mais que o habitual, até carregam os passes dos transportes... -_-'
Cada vez mais se caminha para essa solução. O cartão do cidadão nesse aspecto pode vir a descomplicar esta situação.
Mas a questão é esta: é preciso certificar que a pessoa que vai votar é precisamente aquela que vota. E por isso é que essa solução que apresentas não sei se pode ser aplicada. Quem é que certifica que a pessoa que escreveu o sms, é mesmo aquela? E o mesmo digo em relação às caixas MB. cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 5:59 pm

Urânia escreveu:
Não é verdade. Há custos grandes com a realizações de eleições, para além das campanhas: as pessoas que estão nas mesas recebem por isso; cada mesa recebe montes de papelada, boletins de voto e documentação e material necessário à realização da eleição que é depois devolvido (na minha mesa ninguém fica com uma caneta sequer) mas que de qualquer maneira depois há sempre novos na eleição seguinte (somos ricos).
Há ainda outro problema: é que tem haver uma grande mobilização de meios para se fazerem eleições: é o local. É preciso preparar as salas das escolas para o evento, e no dia seguinte à eleição é preciso voltar a colocar tudo no sitio.

Eu sei que sim, mas o que quero dizer é que os referendos em norma têm tudo para se traduzirem num custo mais reduzido: Não há os custos avultados dos tempos de antena e todo o tipo de propaganda dos partidos com cartazes e por aí fora... É que esse Carnaval sai bastante caro... lol.

Urânia escreveu:
Cada vez mais se caminha para essa solução. O cartão do cidadão nesse aspecto pode vir a descomplicar esta situação.
Mas a questão é esta: é preciso certificar que a pessoa que vai votar é precisamente aquela que vota. E por isso é que essa solução que apresentas não sei se pode ser aplicada. Quem é que certifica que a pessoa que escreveu o sms, é mesmo aquela? E o mesmo digo em relação às caixas MB. cyclops

Espero que sim. Eu cá estou céptico. Só quando vir sinais de que isso está a ser implementado é que ficarei convencido Razz
Em relação à questão de se certificar que é a própria pessoa que vota... É necessário um sistema de autenticação (login), obviamente, de forma a garantir essa gestão.

Por SMS ou por chamada teria de se usar um código e um nome de utilizador para autenticação que deveria ser introduzido antes de depositar o voto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 38
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:11 pm

Urânia escreveu:
Averróis escreveu:
Acho que temos todos os meios necessários para implementar um voto electrónico que reduza esses custos para valores residuais! Há mais telemóveis que habitantes e as nossas caixas multibanco, por exemplo, fazem mais que o habitual, até carregam os passes dos transportes... -_-'
Cada vez mais se caminha para essa solução. O cartão do cidadão nesse aspecto pode vir a descomplicar esta situação.
Mas a questão é esta: é preciso certificar que a pessoa que vai votar é precisamente aquela que vota. E por isso é que essa solução que apresentas não sei se pode ser aplicada. Quem é que certifica que a pessoa que escreveu o sms, é mesmo aquela? E o mesmo digo em relação às caixas MB. cyclops
Eu apostaria no voto online, que eliminaria a generalidade dos custos associados aos actos eleitorais. Poderia também reduzir bastante a abstenção, já que, com o número de utilizadores da internet sempre a crescer, para muita gente nem seria preciso sair de casa.
Em termos de segurança de passwords e afins, tanto quanto sei, há bons sistemas nesse campo (o algoritmo RSA é extensamente usado actualmente e parece ser bastante seguro dadas certas condições - pelo menos enquanto eu não demonstrar a hipótese de Riemann haha Laughing).

Em alternativa, o multibanco seria também uma boa solução. Poderia ser introduzido um PIN adicional de forma a aumentar a segurança, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:32 pm

Again, como é que vocês controlam isso? Eu posso ter acesso à senha de alguém e votar na vez dessa pessoa.

Mesmo que o sistema informático fosse implantado, há muitas pessoas ainda que não saberiam utiliza-la. Neutral Tinha sempre que haver outras formas. Neutral

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:36 pm

Ceinwyn escreveu:
Em alternativa, o multibanco seria também uma boa solução. Poderia ser introduzido um PIN adicional de forma a aumentar a segurança, por exemplo.

Até deveria poder usar-se directamente o cartão de cidadão, colocando-o na ranhura e introduzindo depois o pin. Very Happy
Assim esse cartão seria usado para votar e seria completamente independente do cartão multibanco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:38 pm

Desculpa @Averróis mas por impressão digital é mais à frente!
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:44 pm

Isso do roubar as palavras-passe é como tudo... Também podia acontecer o mesmo agora em relação ao novo sistema da "Segurança Social Directa" que é feita através da net. Razz

Para poderem votar por alguém tinham de roubar não só a palavra-passe mas também o cartão. E se roubassem temporariamente - por exemplo um amigo ou familiar - e votassem por ela a pessoa ficava a saber pois apareceria uma informação no ecrã a informar que ela já tinha votado e que não podia votar novamente.

Em relação ao sistema de autenticação biométrica, também é uma possibilidade. Boa para quem se esquece frequentemente dos documentos. Muahhaah Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Queen
Artista
Queen


Feminino
Peixes Cabra
N. de Mensagens : 458
Idade : 45
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 6:50 pm

Bom, o assunto é aliciante, e por aquilo q vi, já deu mto q falar. Very Happy

Sinceramente concordo com praticamente tudo o q vocês apontaram aqui, desde as mentalidades, ao interesse q o povo se mantenha na ignorância, etc...

Eu resumo a política portuguesa e a governação do país c 2 palavras : tachos e compadrios.

Honestamente já me cansa toda esta fantochada de cobrar impostos até à ultima, de cortar em subsídios a quem faz falta e dedicou uma vida inteira a trabalhar, de reformas miseráveis e do acumular de ordenados e pensões vitalícias por funções q já nem sequer exercem. É tanta coisa, q se fosse elaborar tudo, nc mais acabava.

Agora respondendo às questões:

1 - Qual a opinião que têm em relação ao actual modelo democrático baseado na democracia representativa?
Eu acho q só tem falhas. E por aquilo q a Urânia disse de aproveitarem votos em branco, deixa-me a pensar se não aproveitarão os boletins q sobraram tb (o q ñ me surpreende NADA!). Além disso a população não tem maneira de intervir. E se fores para a Assembleia da República assistir aos debates e te manifestares, ainda és expulso. Mas os deputados já podem perder tempo a lavar roupa suja e a difamarem-se mutuamente.

2 - O que acham, por outro lado, em relação ao modelo de democracia directa, onde o povo vota sobre as decisões directamente, através de referendos constantes?
Devia ser assim, pois é mais justo, e assim há menos hipóteses de minorias tendenciosas fazerem o q lhes apraz, ignorando as verdadeiras necessidades da população.

3 - O método de voto electrónico rápido e simples, com recurso às actuais tecnologias informáticas, é praticável?
Perfeitamente! E mais seguro, eu acho. Além disso poupava-se bastante em presenças em mesas de voto e era bem mais ecológico.

4 - Se não estão satisfeitos com nenhum destes modelos, que outros modelos sociais gostariam de ver implementados?
Temos vários países com bons modelos, mas na minha opinião, enquanto o Zé Povinho consentir, nada vai mudar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 38
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 9:39 pm

Urânia, essa tua ideia de um sistema de máquinas nas juntas seria o complemento ideal para a hipótese do voto online. Quem tivesse dificuldades no processo ou não tivesse acesso à internet, poderia votar num desses locais. Seriam em menor número que as mesas de votos actuais e, ao longo do tempo, seriam necessários cada vez menos.

Sobre a forma de identificação, agora com o cartão do cidadão, vão sendo recolhidas as impressões digitais da população, mas será um processo lento e levará muito tempo até se poder basear o voto nisso. Ainda por cima com as notícias que há uns tempos surgiram de que os nosso dados biométricos estariam a ser fornecidos à CIA e afins, quanto menos informação desse tipo estiver em registos centrais, melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 10:01 pm

^@Ceinwyn, tens toda a razão. Não tinha pensado nisso.
http://www.ionline.pt/conteudo/96414-estados-unidos-querem-aceder-aos-dados-dos-bilhetes-identidade-portugueses
^Ninguém falou disto, mas isto é muito grave. O estado devia de proteger os nossos dados, e acabou por cedeu-los aos EUA, porque carga de água?


Also: Já fizeram alguma vez este teste?
http://www.politicalcompass.org/test
Por acaso está muito giro. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 38
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSex Fev 25, 2011 10:14 pm

Urânia escreveu:

Also: Já fizeram alguma vez este teste?
http://www.politicalcompass.org/test
Por acaso está muito giro. Smile

Não é que não soubesse já o resultado, mas o teste está fixe Very Happy

Democracia Directa Grafico
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 6:33 am

Urânia escreveu:
^@Ceinwyn, tens toda a razão. Não tinha pensado nisso.
http://www.ionline.pt/conteudo/96414-estados-unidos-querem-aceder-aos-dados-dos-bilhetes-identidade-portugueses
^Ninguém falou disto, mas isto é muito grave. O estado devia de proteger os nossos dados, e acabou por cedeu-los aos EUA, porque carga de água?

É verdade, achei isso péssimo... Uma péssima demonstração de subserviência numa altura em que os EUA merecem cada vez menos confiança para esse tipo de informações, tendo em conta o seu trabalho de "bastidores" revelado pela Wikileaks e toda a trapalhada de Guantanamo e Abu Ghraib - onde os prisioneiros acabaram por passar por Portugal, pelo menos aqueles que haviam sido repatriados...
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1735905&especial=WikiLeaks&seccao=MUNDO

Aconselho estes dois artigos sobre a questão da cedência de dados de identificação civil aos EUA:

http://ovigia.wordpress.com/2011/01/02/cambada-de-vendidos-dados-dos-bi-portugueses-oferecidos-aos-eua/
http://ovigia.wordpress.com/2011/01/17/ainda-a-oferta-da-nossa-privacidade-e-soberania-aos-eua/

Urânia escreveu:
Also: Já fizeram alguma vez este teste?
http://www.politicalcompass.org/test
Por acaso está muito giro. Smile

Já fiz pelo menos 3 vezes, bem como uma da "Bússola Política" do Público, que não sei se ainda existe, mas era baseada nisto.

O meu resultado actual:

Democracia Directa 2ezidz9
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 41
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 12:35 pm

Penso que há coisa de dois anos numa província Sueca se fez voto directo e correu tudo bem, é um passo na direcção certa !

Cá em Portugal seria mais difícil, porque o tuga não gosta de sair da cama para votar, seja no pc, multibanco etc, por isso a ditadura parece-me apropriado, o que é algo que já aconteceu este ano, que eu fui impedido de votar, juntamente com mais 41 mil compatriotas e continuo a dizer que este não é o meu presidente !
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 1:03 pm

Siivet escreveu:
Penso que há coisa de dois anos numa província Sueca se fez voto directo e correu tudo bem, é um passo na direcção certa !

Eu já referi a Demoex no tópico. É uma coisa local, longe de ser algo realmente de proporções nacionais. Mas é uma boa iniciativa, sem dúvida.

Siivet escreveu:
Cá em Portugal seria mais difícil, porque o tuga não gosta de sair da cama para votar, seja no pc, multibanco etc,

Com uma democracia directa assistida por tecnologias como telemóveis poderiam finalmente votar sem sair da cama Razz

Siivet escreveu:
por isso a ditadura parece-me apropriado, o que é algo que já aconteceu este ano, que eu fui impedido de votar, juntamente com mais 41 mil compatriotas e continuo a dizer que este não é o meu presidente !

Porquê? Sei que houve alguns problemas relativamente ao cartão de cidadão, foi isso?


Última edição por Averróis em Sáb Fev 26, 2011 1:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 41
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 1:06 pm

Averróis escreveu:
Siivet escreveu:
Penso que há coisa de dois anos numa província Sueca se fez voto directo e correu tudo bem, é um passo na direcção certa !

Eu já referi a DemoEx no tópico.

Siivet escreveu:
Cá em Portugal seria mais difícil, porque o tuga não gosta de sair da cama para votar, seja no pc, multibanco etc,

Com uma democracia directa assistida pelas tecnologias como telemóveis poderiam finalmente votar sem sair da cama Razz

Siivet escreveu:
por isso a ditadura parece-me apropriado, o que é algo que já aconteceu este ano, que eu fui impedido de votar, juntamente com mais 41 mil compatriotas e continuo a dizer que este não é o meu presidente !

Por causa do quê? Sei que houve alguns problemas relativamente ao cartão de cidadão, foi isso?

Epah, mal li o post, acordei agora, pelo telemóvel não era mal pensado, já que pedem créditos para os comprarem que os usem.

Eu perdi o cartão de eleitor e apresentei o BI, disseram para ir ao site, tanto site como apoio telefónico estava kaput, logo não consegui votar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 38
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitimeSáb Fev 26, 2011 4:59 pm

Só agora é que tive tempo para refazer o teste:

Democracia Directa Politicalcompass

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Democracia Directa Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia Directa   Democracia Directa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Democracia Directa
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Quem são os EUA e a Europa para ensinar democracia?
» Democracia, ou Dividocracia? Documentário grego, muito elucidativo, e igualmente assustador. Como sempre acontece com a verdade dos factos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: