Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A subjectividade da Arte (vídeo)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitimeQua Nov 10, 2010 6:49 pm

Este vídeo mostra as opiniões e interpretações de vários visitantes de uma exposição de pintura, acerca de um quadro específico. Alguns dizem que o quadro foi feito por alguém com muita técnica, outros que reflecte as angústias do autor, e até há quem diga que tem uma carga sexual. Quanto a preços... É avaliado em 15ooo€. O que estas pessoas não sabem é que, na verdade, o quadro foi pintado por crianças de 2 anos, num infantário.

Vejam aqui:



Este vídeo dá que pensar...

Questiono-me se a parte de colocarem lá o quadro às escondidas é real... Suponho que a exposição tenha vigilantes e, além disso, durante aquele tempo todo da montagem, algum dos visitantes haveria de ver aquilo e achar suspeito. Fora esse pormenor, as opiniões parecem-me genuínas.

Se calhar também nós faríamos interpretações rebuscadas, semelhantes às que o vídeo nos mostra. Influenciados pelo meio em que o quadro se encontra, numa exposição de pintura, um ambiente algo intelectual, e tendo em conta que a pintura abstracta é uma realidade bem mais complexa do que aparenta... A quantos de nós passaria sequer pela cabeça a hipótese de o quadro ter sido pintado por crianças, e de não ter nenhum significado complexo por detrás, nenhum simbolismo, pelo menos intencional...?

Por outro lado, talvez isto mostre que, na arte abstracta, todos podemos ser artistas, haha. Wink



E vocês, que comentário fazem a este vídeo?
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: Re: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitimeQua Nov 10, 2010 7:08 pm

Eu diria que a beleza da arte é mesmo essa. O autor pode depositar as suas ideias na tela, na música, na escultura, etc., mas o receptor também pode dar uso à sua interpretação pessoal para tentar decifrar, à sua maneira, os estímulos que está a receber ao assistir a essas formas de expressão artística. Diferentes pessoas reagem de diferentes maneiras aos diferentes estímulos.

O que quero dizer é: Nem sempre o artista tem de aplicar um sentido e interpretação ditatorial à sua obra. Muitas obras servem apenas de meio para desafiar a interpretação da pessoa, a sua imaginação, as suas memórias, a sua subjectividade. E obras de arte abstracta jogam bastante com o sentido que é dado através da indução da apofenia e pareidolia nas pessoas.

Em relação à forma como o colocaram dentro da exposição... Parece-me previamente combinado. E o discurso de algumas das pessoas entrevistadas está um bocado no limite do credível. Mas pessoalmente até gostei do quadro, gostei do turbilhão e aleatoriedade dos tons.
Também já vi quadros pintados por porcos, macacos, cães, papagaios, etc. que estavam catitas e tinham um simbolismo especial, principalmente sabendo o autor. cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: Re: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitimeQua Nov 10, 2010 7:27 pm

Suponho que, no meio duma feira tão importante como a ARCO, qualquer leigo partiria do princípio que o quadro é "verdadeiro" e, como estamos, de certa forma, "programados" para encontrar padrões, não me parece estranho que as pessoas tenham conseguido fazer várias interpretações do que viram.

Resta saber se os entrevistados são profissionais ou meros curiosos. Eu achar aquilo genial não seria nada de especial, que não percebo nada de arte; já um crítico convém que note qualquer coisa, penso eu.

Edit: estou a pensar em comprar o quadro aos putos Razz
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: Re: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitimeSeg maio 16, 2011 8:36 pm




Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: Re: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitimeTer maio 17, 2011 12:05 am

Adorei a parte do pneu e papel higiénico Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A subjectividade da Arte (vídeo) Empty
MensagemAssunto: Re: A subjectividade da Arte (vídeo)   A subjectividade da Arte (vídeo) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A subjectividade da Arte (vídeo)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arte interventiva
» A Arte da Pintura, do Restauro e da Pirogravura
»  Museu de Arte Popular, reabriu finalmente!!
» [2016.03.04-05] OESTRYMNIS Festival de Arte Folk - Lisboa
» Convocatória Internacional de ARTE POSTAL (Mail Art Call)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: