Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Uma história de Viriato

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 3:25 am

Uma história de Viriato

Uma história de Viriato Viriatoi

Há muitos e muitos séculos, ainda não havia sequer Portugal, os romanos tinham conquistado quase por completo a Península Ibérica. De entre os que mais se opuseram às invasões dos reluzentes exércitos do Império, destacaram-se os lusitanos, comandados pelo temível Viriato.
Como eram poucos e mal armados, os lusitanos não podiam enfrentar o inimigo em campo de batalha, onde seriam, pela certa, derrotados. A táctica tinha de ser outra, um misto de manha e coragem, em emboscadas de toca e foge, contra as quais os romanos nada podiam.
Certa vez, uma zona da serra foi sitiada. Vinham romanos de todos os lados, de lanças faiscantes, chapéus emplumados e grossas armaduras de couro e ferro. Era de prever a vitória final de Roma. Eis senão quando, começou a descer, lentamente, o nevoeiro sobre as montanhas. Pior para os romanos. O ataque decisivo das legiões invasoras tinha de ser adiado.
Os comandantes espalharam sentinelas pelas extremas do acampamento e foram dormir. De súbito, no escuro da noite, ainda mais cerrado pelo nevoeiro, um tropel imenso ecoou, acordando os soldados.
Que seria?
Todos saíram para o frio da noite e interrogaram o escuro. Não longe, descendo a serra, tremeluziam breves estrelas, milhares e milhares de estrelas, que eram fachos de guerreiros, a postos para incendiarem o acampamento.
Tantos?
Tantos lusitanos?
Sobressaltaram-se os soldados de Roma. Afinal os lusitanos eram muitos e mais do que eles contavam. Foge! E os soldados aterrorizados abandonavam por terra armaduras e armas.
Aumentava o tropel. Já gritavam vitória os lusitanos.
Desfizera-se o cerco.
Desfizera-se o cerco graças a um ardil. Poucos continuavam a ser os lusitanos, mas eram numerosos os seus aliados... Milhares de carneiros, imagine-se. Em cada carneiro, um lampião preso aos chifres. Todos juntos fingiam um exército imenso. Que fantástica habilidade!
A batalha fora vencida, sem combate.

Uma história de Viriato Daggerswordsfalcata52
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 3:58 pm

Já conhecia várias histórias semelhantes e relativas a vários outros generais (ex: Spartacus) o que me leva a pensar que não seja mais do que um mito, se bem que os lusitanos, como pastores bem que se podiam ter lembrado de o fazer .
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 7:29 pm

Signatus escreveu:
Já conhecia várias histórias semelhantes e relativas a vários outros generais (ex: Spartacus) o que me leva a pensar que não seja mais do que um mito, se bem que os lusitanos, como pastores bem que se podiam ter lembrado de o fazer .

Sim isto já é muito antigo, não se conhece a origem! É possivel que seja baseado nalgum acontecimento perdido algures no passado. Tipo a historia da cava em Viseu! lol Aquilo era um acampamento mouro, mas tá bem pronto a gente desculpa o prisidente da Junta! hehe lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Tulcakelumë
Cavaleiro/Dama
Tulcakelumë


Masculino
Capricórnio Cavalo
N. de Mensagens : 159
Idade : 33
Local : Évora
Raça : Anão
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Castanho

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 3:20 pm

No meu regresso depois de uma breve ausência, não poso deixar de agradecer a partilha de mais um pouco da história dos Lusitanos. Em mente tenho há muito construir um épico musical sobre a vida de Viriato. Toda a informação que encontrar a esse respeito contribui para a realização desse épico.
Já agora, sabiam que em alguns textos medievais, Viriato era denominado de Viarato?
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 6:15 pm

Tulcakelumë escreveu:
No meu regresso depois de uma breve ausência, não poso deixar de agradecer a partilha de mais um pouco da história dos Lusitanos. Em mente tenho há muito construir um épico musical sobre a vida de Viriato. Toda a informação que encontrar a esse respeito contribui para a realização desse épico.
Já agora, sabiam que em alguns textos medievais, Viriato era denominado de Viarato?
That would be....... Well, you know, Epic Very Happy Very Happy Very Happy
Já te mando um pm com algumas coisas fofas que mandei para o Nantosaurus para te ajudar na tua demanda! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeQui Jul 21, 2011 9:18 pm

Tulcakelumë escreveu:
No meu regresso depois de uma breve ausência, não poso deixar de agradecer a partilha de mais um pouco da história dos Lusitanos. Em mente tenho há muito construir um épico musical sobre a vida de Viriato. Toda a informação que encontrar a esse respeito contribui para a realização desse épico.
Já agora, sabiam que em alguns textos medievais, Viriato era denominado de Viarato?

Bem-vindo de volta, Tulcakelumë! É com gosto que leio topicos como o teu, é sempre bom ver os nossos trabalhos valorizados e tab saber que são uteis ao nosso semelhante, quer em espécie, quer em espirito! Que os meus post te sejam uteis!
Signatus, obrigado pelo sufixo que me arranjaste! lol! Quando cheguei à terra há muito que os saurus já cá não andavam, no entanto posso assegurar-te que não tenho menos de 1000 anos vividos neste planeta, sendo que estes ultimos 33 me estão a custar mais que os outros todos, a tecnologia baralha-me todo, assim como as luzes e o barulho despropositado!

Para saberem mais a respeito do nome de Viriato deixo-vos aqui este presentinho:
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3871.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa
Sonia


Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeQui Set 29, 2011 11:08 pm

Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Set 30, 2011 12:10 am

Sonia escreveu:
Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!

Não sei a fonte, mas este texto é já muito antigo!
Por curiosidade de que livro falas, estás a escrever alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa
Sonia


Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Set 30, 2011 4:42 pm

Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!

Não sei a fonte, mas este texto é já muito antigo!
Por curiosidade de que livro falas, estás a escrever alguma coisa?

Sim estou a escrever um livro, mas ainda vai demorar um bocadinho porque requer muita pesquisa e há muito pouco sobre custumes e tradições da Lusitânia, a maioria foi deixada pelos romanos, que é sempre a visão do conquistador! Por isso agradeço tudo o que apareça relativo aos Lusitanos, lenda ou mito, há sempre um fundo de verdade.

Prometo que assim que a minha obra esteja pronta o Forum será dos primeiros a saber!
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Set 30, 2011 5:59 pm

Sonia escreveu:
Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!

Não sei a fonte, mas este texto é já muito antigo!
Por curiosidade de que livro falas, estás a escrever alguma coisa?

Sim estou a escrever um livro, mas ainda vai demorar um bocadinho porque requer muita pesquisa e há muito pouco sobre custumes e tradições da Lusitânia, a maioria foi deixada pelos romanos, que é sempre a visão do conquistador! Por isso agradeço tudo o que apareça relativo aos Lusitanos, lenda ou mito, há sempre um fundo de verdade.

Prometo que assim que a minha obra esteja pronta o Forum será dos primeiros a saber!

Como eu te compreendo! Não sei se sabes mas neste momento fazes parte da concorrência directa, pois eu também estou a escrever um romance histórico cuja narrativa ocorre durante este período! lol
Já agora estás a escrever o quê? Romance ou outra coisa, tipo ensaio ou isso?
Visita o meu forum, tens lá muito material! A morada está na minha assinatura!
Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa
Sonia


Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSex Set 30, 2011 6:04 pm

Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!

Não sei a fonte, mas este texto é já muito antigo!
Por curiosidade de que livro falas, estás a escrever alguma coisa?

Sim estou a escrever um livro, mas ainda vai demorar um bocadinho porque requer muita pesquisa e há muito pouco sobre custumes e tradições da Lusitânia, a maioria foi deixada pelos romanos, que é sempre a visão do conquistador! Por isso agradeço tudo o que apareça relativo aos Lusitanos, lenda ou mito, há sempre um fundo de verdade.

Prometo que assim que a minha obra esteja pronta o Forum será dos primeiros a saber!

Como eu te compreendo! Não sei se sabes mas neste momento fazes parte da concorrência directa, pois eu também estou a escrever um romance histórico cuja narrativa ocorre durante este período! lol
Já agora estás a escrever o quê? Romance ou outra coisa, tipo ensaio ou isso?
Visita o meu forum, tens lá muito material! A morada está na minha assinatura!
Boa sorte!

Ah! Que bom! Fico contente sempre que me cruzo com alguém que partilha os mesmos intereses!
O meu livro é um Romance historico e ainda está em fase de pesquisa. Estou apenas a reunir material. Quanto mais procuro, mais encontro! Mas tem sido muito estimulante e estou embrenhada na nossa história... Somos realmente um povo com um passado incrivel tenho pena que sejamos tão pouco vaidosos de nós!
Obrigada pela disponibilidade, vou certamente espiar o teu forum!
Boa escrita!
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitimeSáb Out 01, 2011 10:33 am

Sonia escreveu:
Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Nantumaurus escreveu:
Sonia escreveu:
Gostei muito! De onde é a fonte? sou bem capaz pe por isso no meu livro!

Não sei a fonte, mas este texto é já muito antigo!
Por curiosidade de que livro falas, estás a escrever alguma coisa?

Sim estou a escrever um livro, mas ainda vai demorar um bocadinho porque requer muita pesquisa e há muito pouco sobre custumes e tradições da Lusitânia, a maioria foi deixada pelos romanos, que é sempre a visão do conquistador! Por isso agradeço tudo o que apareça relativo aos Lusitanos, lenda ou mito, há sempre um fundo de verdade.

Prometo que assim que a minha obra esteja pronta o Forum será dos primeiros a saber!

Como eu te compreendo! Não sei se sabes mas neste momento fazes parte da concorrência directa, pois eu também estou a escrever um romance histórico cuja narrativa ocorre durante este período! lol
Já agora estás a escrever o quê? Romance ou outra coisa, tipo ensaio ou isso?
Visita o meu forum, tens lá muito material! A morada está na minha assinatura!
Boa sorte!

Ah! Que bom! Fico contente sempre que me cruzo com alguém que partilha os mesmos intereses!
O meu livro é um Romance historico e ainda está em fase de pesquisa. Estou apenas a reunir material. Quanto mais procuro, mais encontro! Mas tem sido muito estimulante e estou embrenhada na nossa história... Somos realmente um povo com um passado incrivel tenho pena que sejamos tão pouco vaidosos de nós!
Obrigada pela disponibilidade, vou certamente espiar o teu forum!
Boa escrita!

A fase da pesquisa é sem duvida alguma a melhor e também a mais empolgante! Quanto mais sabemos, mais queremos saber! Eu já vou numa fase já bem mais avançada, no entanto quase todos os dias surge um novo elemento pacivel de ser acrescentado à história o que é bastante enriquecedor. Nas bibliotecas publicas tens material muito bom, acredita que só a goolgar não vais lá! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Uma história de Viriato Empty
MensagemAssunto: Re: Uma história de Viriato   Uma história de Viriato Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uma história de Viriato
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» História do Pensamento Económico
» Pedido de colaboração na recolha de dados para um filme épico sobre Viriato
» História de Roma
» Continua a Historia
» Conto - A história de Mjölnir

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Historia e Mitologia-
Ir para: