Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O paradoxo do julgamento final

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 5:16 pm

Existe um paradoxo bíblico que até agora ainda não o vi resolvido.

A questão é simples

Porque é que as pessoas não ouvem a palavra?

Se é a nossa condição natural: então porque Deus nos criou assim?
Se obra do demónio: então que culpa têm as pessoas?
Se é aleatório ou depende da sociedade: será o julgamento aleatório?

Porque dá Deus determinados instintos ás pessoas para depois as punir por esses mesmos instintos?

No entanto á que esclarecer uma coisa: isto não poem em causa a existencia de Deus mas apenas uma interpretação literal da Bíblia instituída pelo império romano.


Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 5:36 pm

Tenho autorização para responder ou a discussão é proibida a lobitrolls? Smile
Não te preocupes pois tenho os teus pressupostos em conta. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 5:47 pm

Signatus escreveu:
Tenho autorização para responder ou a discussão é proibida a lobitrolls? Smile
Não te preocupes pois tenho os teus pressupostos em conta. Wink

Terás de ter em consideração o meu estado de espírito senão deixas de ser moderador!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 5:54 pm

Váli escreveu:
Signatus escreveu:
Tenho autorização para responder ou a discussão é proibida a lobitrolls? Smile
Não te preocupes pois tenho os teus pressupostos em conta. Wink

Terás de ter em consideração o meu estado de espírito senão deixas de ser moderador!!!
Não faço qualquer questão de ser moderador até porque de momento nem tenho podido dedicar-me a isso e o único uso que tenho dado aos poderes é editar acidentalmente os posts dos outros o que é super chato. Não ia dizer nada de mal mas como não sei qual é o teu estado de espírito e calculo que não vás gostar de ouvir o que eu ia dizer talvez seja melhor estar calado, por respeito à tua falta de vontade de ouvir a minha linha de pensamento. Não respondo é pelos actos do Averróis, ele é uma pessoa portanto a proíbição não se aplica. Laughing


Última edição por Signatus em Ter Set 06, 2011 6:01 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 5:55 pm

Váli escreveu:
Existe um paradoxo bíblico que até agora ainda não o vi resolvido.

A questão é simples

Porque é que as pessoas não ouvem a palavra?

Porque nem toda a gente é Cristã. Para além dos descrentes, há outras religiões. E todas as religiões dizem ser as verdadeiras representantes da palavra de Deus, excepto as religiões ateístas como é o caso do Budismo (Theravada), Jainismo, Taoismo, Confucianismo, Movimento Raeliano, entre outras, pois estas religiões que mencionei nem sequer acreditam na existência de Deus.

Váli escreveu:
Se é a nossa condição natural: então porque Deus nos criou assim?
Se obra do demónio: então que culpa têm as pessoas?
Se é aleatório ou depende da sociedade: será o julgamento aleatório?

Se fosse obra do demónio, a culpa não seria das pessoas. Seria de Deus, já que foi Deus que criou o demónio.
Qualquer que seja a hipótese, as culpas regressam ao criador que criou as coisas tal como são.

Váli escreveu:
Porque dá Deus determinados instintos ás pessoas para depois as punir por esses mesmos instintos?

Exacto, é isso que o organismo cristão quer que tu aceites.

Váli escreveu:
No entanto á que esclarecer uma coisa: isto não poem em causa a existencia de Deus mas apenas uma interpretação literal da Bíblia instituída pelo império romano.

Pois. Deus poderia existir e não ter nada a ver com o que os Cristãos dizem que ele é. Se calhar os Hindus é que estão certos, quem sabe?


Outra pergunta: Se tudo tem de ter um criador, então quem criou Deus?
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:05 pm

Signatus: mas tu achas que eu não aguento com os teus argumentos. Ora chuta a ver o que eu lhes faço! .r.

(super Vali em acção Razz )

Averrois a resposta a tua pergunta é simples, nem tudo tem de ter criador
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:17 pm

Váli escreveu:
Signatus: mas tu achas que eu não aguento com os teus argumentos. Ora chuta a ver o que eu lhes faço! .r.

(super Vali em acção Razz )

Averrois a resposta a tua pergunta é simples, nem tudo tem de ter criador

E a única coisa que não tem de ter criador é Deus, certo? What a Face Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:20 pm

Não é afectado pelo factor tempo... o tempo é parte integrante de Deus (se tivermos em conta que Deus é tudo).
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:27 pm

Váli escreveu:
Não é afectado pelo factor tempo... o tempo é parte integrante de Deus (se tivermos em conta que Deus é tudo).

Da ultima vez que verifiquei os cristãos não eram panteístas: não diziam que tudo é Deus mas sim que Deus é uma entidade concreta que criou tudo. Um Deus criador de tudo é diferente de uma situação onde tudo é considerado o Deus. What a Face


Afinal Deus criou o quê, para ti? O que é que foi criado e o que é que não foi criado, a teu ver?
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:36 pm

Váli escreveu:
Signatus: mas tu achas que eu não aguento com os teus argumentos. Ora chuta a ver o que eu lhes faço! .r.

(super Vali em acção Razz )

Ok....
Spoiler:


Váli escreveu:

Averrois a resposta a tua pergunta é simples, nem tudo tem de ter criador
Se podes admitir que o criador podia surgir sem ser criado então porque é que o mesmo não pode ter acontecido com tudo o resto? Por mais que algo surgir do "nada" pareça improvável o que é mais provável de surgir? Um ser inteligente capaz de criar um universo ou formas simples de energia que se condensariam em matéria que por sua vez se agruparia em formas mais complexas e daí por diante com o passar de uma infinidade de tempo e lentos incremento resultaria no universo como o conhecemos assim como na vida?



Citação :
Porque dá Deus determinados instintos ás pessoas para depois as punir por esses mesmos instintos?
Admitindo que esse deus existe e que o julgamento final também então na minha opinião não é tão bondoso como o pintam, como uma criança que cria bonecos de plasticina para depois os destruir por diversão. Se o facto de não o venerar (tendo em conta os milhões de razões possíveis para uma pessoa não ser crente nesta crença específica, inclusive nunca ter tido contacto com ela) para ele mais importante do que o facto de ser uma boa pessoa, capaz inclusive de se sacrificar pelo bem dos outros então para mim não passa de um desprezível tirano sádico e não merece qualquer respeito da minha parte, seja criador do universo ou não. Agora infelizmente tenho que ir, volto à carga mais tarde.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 6:47 pm

Oua na biblia não existem especificações quanto ao facto de Deus ser um "ser" ou "todo o universo". Embora exista a tradição de o personificar como pessoa (mas para mim esta personificação seria porque os antigos tinham dificuldade de explicar ao povo o que é uma força e então diziam que era uma pessoa)

Citação :
Admitindo que esse deus existe e que o julgamento final também então na minha opinião não é tão bondoso como o pintam, como uma criança que cria bonecos de plasticina para depois os destruir por diversão. Se o facto de não o venerar (tendo em conta os milhões de razões possíveis para uma pessoa não ser crente nesta crença específica, inclusive nunca ter tido contacto com ela) para ele mais importante do que o facto de ser uma boa pessoa, capaz inclusive de se sacrificar pelo bem dos outros então para mim não passa de um desprezível tirano sádico e não merece qualquer respeito da minha parte, seja criador do universo ou não. Agora infelizmente tenho que ir, volto à carga mais tarde.

Concordo (ops foi sem querer Razz ). antigamente existiam varias formas de cristianismo umas mais literais do que outras foi pena apenas ter prevalecido o cristianismo literal por imposição de roma. Mas se fores ver os envangelhos gnosticos (os envalhos antigos que nao foram inscritos na biblia) estes entram em contradição com a biblia. Por exemplo o evangelho de Judas tem Judas como heroi em vez de traidor de Cristo, o que para mim não faz qualquer diferença mas poem em causa tudo o que seja religiões literalistas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 7:27 pm

Váli escreveu:
Oua na biblia não existem especificações quanto ao facto de Deus ser um "ser" ou "todo o universo". Embora exista a tradição de o personificar como pessoa (mas para mim esta personificação seria porque os antigos tinham dificuldade de explicar ao povo o que é uma força e então diziam que era uma pessoa)


Na bíblia diz claramente que é uma entidade inteligente, com emoções, que criou o Universo e tudo o que existe e que se preocupa connosco. Só aí estão patentes características personificadas... A inteligência, emoção, fúria, amor, etc, são conceitos que identificamos em especial nos humanos e nos animais, ausentes no resto.
Outras visões têm uma aproximação diferente, como é o caso do Deísmo, que consente um Deus não antropomórfico, sem características tipicamente humanas ou animais, sem género, que apenas criou tudo, e que jamais se dá a revelar aos humanos nem irá voltar a intervir. Basicamente é um Deus despido da maioria das alegações que se fazem em relação a ele no caso do Cristianismo.

E a tradição de personificar Deus como uma pessoa também está contida na bíblia. Coisas que vão desde a descrição da sua voz (Deus fala em algumas ocasiões), por exemplo para comunicar com Moisés, até a outras características personificadas. Até Jesus é o mais perfeito exemplo da personificação de Deus na Terra. Que maior exemplo que esse é que tu queres de uma personificação de Deus? Além do mais Deus é descrito com características masculinas. Por alguma razão lhe chamam "Pai", "Senhor", entre outras.

Os antigos faziam isso para ajudar a dar a entender às pessoas o que era Deus? Mas ainda há quem o faça actualmente. Será que isso deve ser mudado, na tua opinião?




Váli escreveu:
Concordo (ops foi sem querer Razz ). antigamente existiam varias formas de cristianismo umas mais literais do que outras foi pena apenas ter prevalecido o cristianismo literal por imposição de roma. Mas se fores ver os envangelhos gnosticos (os envalhos antigos que nao foram inscritos na biblia) estes entram em contradição com a biblia. Por exemplo o evangelho de Judas tem Judas como heroi em vez de traidor de Cristo, o que para mim não faz qualquer diferença mas poem em causa tudo o que seja religiões literalistas.

E quem será que tinha autoridade para decidir que livros é que deviam entrar na bíblia ou não?
Por exemplo os protestantes não aceitam 7 livros da Bíblia usada pelos Católicos. Como é que se determina quais os livros reais e qual os falsificados ou errados? Quais são os critérios?
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 7:45 pm

Ahm...Deus fala por exemplo a Adão no paraiso e Adão esconde-se de Deus por ter vergonha de estar nu. Se for lido de forma literal então Deus caminha e é uma entidade. Já quando fala a Abraão aparece numa arbusto a arder. Tem sentimentos e segundo a a bíblia devemos temer o seu nome, alias segundo a biblia "a maldade do homem é preferível á bondade da mulher" pelo que não levo o que la esta escrito de forma literal.

Na minha opinião Deus enquanto força oposta a outras forças terá "ciumes" do demonio se prestarmos adoração a ele assim como os EUA tem "ciumes" que a Europa se dê com a Rússia (mal e porcamente comparado Razz )

Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 8:02 pm

Váli escreveu:
Ahm...Deus fala por exemplo a Adão no paraiso e Adão esconde-se de Deus por ter vergonha de estar nu. Se for lido de forma literal então Deus caminha e é uma entidade. Já quando fala a Abraão aparece numa arbusto a arder. Tem sentimentos e segundo a a bíblia devemos temer o seu nome, alias segundo a biblia "a maldade do homem é preferível á bondade da mulher" pelo que não levo o que la esta escrito de forma literal.

Então de que forma lês e tens isso em conta? Ou não ligas a essas partes mais polémicas da bíblia?

Váli escreveu:
Na minha opinião Deus enquanto força oposta a outras forças terá "ciumes" do demonio se prestarmos adoração a ele assim como os EUA tem "ciumes" que a Europa se dê com a Rússia (mal e porcamente comparado Razz )

O ciúme, a cobiça e o desdenhar não são pecados capital? Será que Deus adoptou a dica do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"?
Se a Bíblia diz que todas as pessoas que não se convertem a Deus vão parar ao inferno, o que aconteceu às pessoas anteriores ao surgimento do Cristianismo? Foram parar ao inferno quando ainda nem existia Cristianismo nem Bíblia para as alertar que tinham de aceitar os preceitos Cristãos?
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 10:38 pm

Na biblia original existem vários nomes associados a Deus entre os quais Jah, Jave, Jeova e vários cognomes como "Jeová dos exércitos" dai que eu acho que para se interpretar bem a bíblia tem de se ter bem a referencia de a quem a palavra Deus designa. Actualmente é impossível saber se estas palavras designam coisas diferentes como "Deus Ser" e "Deus Força"; a personificação de Deus e a sua realidade.

Citação :
O ciúme, a cobiça e o desdenhar não são pecados capital? Será que Deus adoptou a dica do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"?

Não percebo em que e que essa frase se aplica. Para mim Deus é uma força que luta com outra pelo domínio do universo isso implica subjugar as forças adversarias para a prosperidade do universo.

Quanto ao inferno na bíblia este não é mencionado. Existem sim o Hades ou Sheol (lugar de descanso, friu) e um lago de fogo que representa a segunda morte para onde será lançado o Diabo e seus seguidores. Ouve inclusive uma personagem que rezou para ir para o Hades para aliviar a sua dor e assim poder descansar.
Se reparares os Ingleses tem palavras diferentes para Ceu e Paraiso (Sky e Heaven) porque na biblia o paraiso e um jardim terrestre e não metafisico. Apenas nos países mediterrâneos, talvez por tradição, o paraiso e um lugar espiritual.

A bíblia da também instruções para como lidar com outras religiões, diz para compararmos as doutrinas e se forem baseadas nos mandamentos biblicos (não mataras e etc) devemos mostrar respeito pela outra cultura. Claro que para o clero esta parte não conta (desculpa Kraft saio-me Razz )
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeTer Set 06, 2011 11:38 pm

Váli escreveu:
A bíblia da também instruções para como lidar com outras religiões, diz para compararmos as doutrinas e se forem baseadas nos mandamentos biblicos (não mataras e etc) devemos mostrar respeito pela outra cultura. Claro que para o clero esta parte não conta (desculpa Kraft saio-me Razz )
Oi? Suspect
Estás desculpado. Mas não percebi.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 5:12 am

Váli escreveu:
Citação :
O ciúme, a cobiça e o desdenhar não são pecados capital? Será que Deus adoptou a dica do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"?

Não percebo em que e que essa frase se aplica. Para mim Deus é uma força que luta com outra pelo domínio do universo isso implica subjugar as forças adversarias para a prosperidade do universo.

Tu é que colocaste a hipótese dEle estar ciumento. Ora puxa para cima e relê o que disseste anteriormente.

Váli escreveu:
Quanto ao inferno na bíblia este não é mencionado. Existem sim o Hades ou Sheol (lugar de descanso, friu) e um lago de fogo que representa a segunda morte para onde será lançado o Diabo e seus seguidores. Ouve inclusive uma personagem que rezou para ir para o Hades para aliviar a sua dor e assim poder descansar.

O inferno não é mencionado na bíblia?
Não eras tu que gostavas tanto de Mateus ao ponto de me perguntares qual a diferença entre ler Mateus e ler Platão? Então repara que bastando pegar apenas em Mateus, é muito fácil reparar no seguinte, que certamente ainda não deves ter reparado:

Citação :
[Mateus 13-42]
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Citação :
[Mateus 25]
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Citação :
[Mateus 25-46]
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

E já agora:

Citação :
[Apocalipse 14-11]
Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

Citação :
[Apocalipse 20-15]
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Há mais pelo livro fora, mas penso que chega... Ou não?
Se isto não é o inferno, então não sei o que será. Mas diz-me tu...

Váli escreveu:
Se reparares os Ingleses tem palavras diferentes para Ceu e Paraiso (Sky e Heaven) porque na biblia o paraiso e um jardim terrestre e não metafisico. Apenas nos países mediterrâneos, talvez por tradição, o paraiso e um lugar espiritual.

Bem, nós também. Tu acabaste de mostrar as duas palavras que também temos: Céu e Paraíso.
E os ingleses também usam a ideia de "heaven above". A ideia de um paraíso acima vem para contrastar com a ideia de um inferno de lava que fica "abaixo da terra".



Váli escreveu:
A bíblia da também instruções para como lidar com outras religiões, diz para compararmos as doutrinas e se forem baseadas nos mandamentos biblicos (não mataras e etc) devemos mostrar respeito pela outra cultura. Claro que para o clero esta parte não conta (desculpa Kraft saio-me Razz )

Ah, pois tem instruções para lidar com outras religiões. Olha estas instruções tão giras e tão tolerantes:

Citação :

[Deuteronômio 13-16]
Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o SENHOR teu Deus te dá para ali habitar:
Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;

Então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti;
Certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais.
E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o SENHOR teu Deus, e será montão perpétuo, nunca mais se edificará.


Ou então:
Citação :
[Deuteronômio 18]
Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

Mais:


Citação :
[Deuteronômio 13-10]
Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais;
Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;
Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;
Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo.
E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus
, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;

Citação :
[Deuteronômio 12-30]
Quando o SENHOR teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra,
Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu.


Citação :
[Deuteronômio 13-5]
Que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei,
E te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade,
e certo que se fez tal abominação em Israel,
Então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra.


Citação :
[2 Crônicas 15-13]
E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.



Há muitas mais, já chega para dar uma ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:02 am

Tirado da wikipedia

Citação :
Com o passar do tempo, muitas religiões interpretaram o inferno, como o destino de apenas alguns; pessoas que não assumiram uma conduta louvável no ponto de vista religioso, e que por isso, foram condenadas ao sofrimento jamais visto pelo mundo material.[7] Alguns teólogos observaram, contraditoriamente, que o inferno não poderia ser um lugar desagradável, afirmando que um personagem bíblico que estava em sofrimento no mundo real, almejou “esconder-se no inferno”, para aliviar sua dor. A crença na existência de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra “Geena”, traduzida para “lago de fogo”, uma forma simbólica para destruição eterna. Alguns teólogos concluem que todos que morrem vão para o inferno (Hades e Sheol), lugar onde até o próprio Jesus foi, a sepultura, sua câmara mortuária.

Citação :
Para muitas das denominações protestantes, o inferno é o local destituido da presença de Deus, porém não lhe está oculto, sendo que no cumprir das profecias esse inferno será lançado no lago que arde com fogo e enxofre

Citação :
As Testemunhas de Jeová acreditam que após a ressurreição dos mortos, os pecados anteriores não lhes serão imputados [Romanos 6 "Pois aquele que morreu foi absolvido do [seu] pecado".(TNM) mas poderão recomeçar a vida escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcançar assim a salvação.

é assim eu faço uma interpretação muito própria e baseada em simbologia. Já pensaste porque é que é utilizado o "fogo" e não a agua ou outra forma de dor qualquer? Este fogo para mim é simbólico representa um estado de evolução (comparado ao estado de matéria). Assim as pessoas destinadas ao "fogo e enxofre" estão destinadas a uma existência num estado de evolução que provoca dor devido aos seus próprios desejos. Repara que existem outras punições como as virgens que ficaram fora do castelo do noivo isto não quer dizer que exista mesmo um castelo e pessoas que entram e ficam de fora, simplesmente é uma alegoria tipo caverna platónica a meu ver.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:22 am

A questão é: essa é a tua interpretação. O que te leva a crer que estás mais correcto que os milhares de teólogos, estudiosos, clérigos que a estudaram durante a vida toda, e tiraram conclusões totalmente diferentes, inclusive a da punição eterna?



O paradoxo do julgamento final BartolomeoMap


Por exemplo, o meu avô, muito religioso agora convenceu-se que vai ganhar o euromilhões para construir casas para os desfavorecidos em terrenos abandonados porque deus quer que assim faça e as escrituras lidas na missa diziam-lhe que o fizesse... E nem o seu irmão que é padre e das pessoas mais admiráveis que conheço (sim, Vali, contrariamente ao que dizes eu não critico tudo relacionado com a igreja) o consegue levar à razão de que está só a desperdiçar dinheiro.


E se estiveres correcto e a Biblia é a palavra de deus então significa que ele não se soube exprimir de forma a evitar confusões... Logo, ou o fez de propósito para enganar e é sádico ou então é falivel e logo não é perfeito e todo-poderoso como diz ser, logo também é mentiroso. O que dirá então àqueles que seguiram tudo à letra por medo das chamas do inferno? "Haha, enganei-vos bem, bastava-vos terem sido uns tipos porreiros para virem ter aqui ao paraíso, escusavam de ter tado a sacrificarem-se e a abdicar do que gostavam XD"

E por falar em paraíso, este cartoon exprime perfeitamente a minha opinião em relação a esse hipotético sitio perfeito (já conhecem mas pronto)


Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:54 am

Mas eu não me acho mais correcto do que as outras interpretações. Tento sempre no maximo entender o outro ponto de vista.

Mais um ponto importante: no principio do cristianismo existiam duas grandes correntes cristãs a literal e a simbólica/gnostica (gnose = saber). Por intermédio de Roma apenas a literal acabou por prevalecer. Mas se observarmos os evangelhos gnosticos (aqueles que não entraram na biblia) entam teremos de concluir que a simbologia era algo muito usual na altura. Já agora deixo uma musica para tentar explicar o meu conceito de Hades (inferno).

Avantasia
https://www.youtube.com/watch?v=hNXHPH7aLKc&feature=related

(Brimstone = enxofre)
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 10:59 am

Respondendo a tua pergunta Signatus, a meu ver Deus gostará da diversidade de opiniões e do livre arbítrio de cada um. Por isso é que permite a existência de varias religiões.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 11:05 am

Bem, posso ter percebido mal mas a (excelente) música dos avantasia refere-se ao inferno típico, tortura eterna.....
Com que então és um gnostico.... Isso há uns anos atrás dava fogueira pah, e em muitos lados ainda excomunhão.


Citação :
Respondendo a tua pergunta Signatus, a meu ver Deus gostará da diversidade de opiniões e do livre arbítrio de cada um. Por isso é que permite a existência de varias religiões.
E será que se diverte com as "guerras santas", inquisições, sharias e afins?
No entanto, se leres aquilo as passagens que o Averrois postou não me parece que seja muito a favor da tolerância.

Ou será que deus é um pobre incompreendido, ninguém o compreende coitadinho... A não ser tu, claro Razz

Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 11:14 am

Voltamos ao paradoxo inicial se a inquisição era obra do demonio então que culpa têm as pessoas?
Se era fruto da nossa natureza imperfeita porque Deus nos crio assim tão maus
Se fruto do acaso então Deus não se importa com o que acontece em seu nome

Não existe resposta valida para isto
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeQua Set 07, 2011 11:27 am

Váli escreveu:
Voltamos ao paradoxo inicial se a inquisição era obra do demonio então que culpa têm as pessoas?
Se era fruto da nossa natureza imperfeita porque Deus nos crio assim tão maus
Se fruto do acaso então Deus não se importa com o que acontece em seu nome

Não existe resposta valida para isto
E a resposta que eu dou a isso é: ou não existe nenhum deus, ou é apenas uma entidade que compete pela nossa atenção fazendo-se passar por superior ou criador do universo quando não o é (daí que o paganismo faria um bocado mais sentido para mim, existindo diversas entidades que interferiam com o mundo sendo alheias à criação deste e Javé/jeovah/Aláh seria apenas uma particularmente ambiciosa) ou então é extremamente irresponsável para não dizer sádico.

Tudo razões para o mandar ir dar uma volta Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 8:39 pm

Tenho novos dados em relação ao inferno. Em algumas traduções a palavra "tormento" é substituida por "decepamento". Ou seja "decepamento eterno" não é o mesmo que "tormento eterno". Não existem referencias a uma punição eterna na biblia apenas a uma destruição (já que um céptico não acredita na vida eterna não lhe fará diferença se outros viverem para sempre certo Razz )

Depois em outras passagens o fogo não é literal mas simbólico.

Uma das criticas que o Saramago fazia era que existiam crianças inocentes que foram mortas pelo diluvio, mas segundo o que parece essas crianças serão salvas no julgamento final.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Conteúdo patrocinado





O paradoxo do julgamento final Empty
MensagemAssunto: Re: O paradoxo do julgamento final   O paradoxo do julgamento final Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O paradoxo do julgamento final
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Paradoxo da escolha: Tudo era melhor quando tudo era pior?
» [30 Jun] Concerto de Final de Curso Gaita-de-Fole
» [21 de Julho, Lisboa] Concerto de final de ano da Associação Gaita de Foles

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Espiritualidades-
Ir para: