Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso
5 participantes
Autor
Mensagem
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 1:21 am
Isto é uma lista, publicada pelo jornal Expresso, dos livros mais vendidos da semana. Atente-se na secção "Ciências". Quantos livros de Ciência é que lá estão mesmo...?
(Ou em tamanho maior, aqui)
Nem sempre pelos títulos dos livros podemos adivinhar o seu conteúdo, portanto, aqui fica uma ajuda para uma melhor compreensão de alguns dos livros que figuram na lista (fontes: Astro.pt e De Rerum Natura).
Astrologia e Guia do Amor 2012 – Paulo Cardoso:
Começando pelo primeiro livro desta última lista, convém que nos perguntemos o que é a Astrologia.
Uma pesquisa rápida na internet ensina-nos que a Astrologia é um sistema de crenças que sugere que fenómenos astronómicos influenciam a vida das pessoas. Como é isso possível? Parece que isso não é relevante para os praticantes desta ancestral arte. Ainda que predecessora de uma ciência – a Astronomia (do mesmo modo, aliás, que a Alquimia foi da Química) -, a Astrologia nunca deu razão nenhuma para ser chamada de ciência, caindo no âmbito das pseudo-ciências: não faz uso do método científico e considera que testar as suas hipóteses não é necessário.
Seja como for, já houve estudos que tentaram determinar, à luz da ciência, a veracidade de tal prática: em 1985 Shawn Carlson realizou um estudo com 28 astrólogos considerados reputados, aos quais foi sugerida a elaboração de um mapa astral a mais de 100 pessoas. Comparando-se os mapas astrais com os resultados de testes psicológicos, o autor chegou à conclusão de que não havia qualquer relação entre os mapas astrais e as personagens dos indivíduos, tendo inclusive escrito o seguinte na conclusão: “estamos agora em posição de mostrar um caso surpreendentemente forte contra a astrologia natal, do modo como é praticada por astrólogos reputados. Foi tido grande cuidado para que a experiência não estivesse enviesada e para garantir que a astrologia tivesse todas as hipóteses razoáveis de ser bem sucedida. Ela falhou.”.
Ou seja, começando logo pelo primeiro livro: NÃO É CIÊNCIA. (Astro.pt)
Pai-Nosso que estais na Terra:
Ora, lendo a sinopse do livro pode-se encontrar o seguinte:
“José Tolentino Mendonça, teólogo e poeta (…) ousa “abrir” o Pai-Nosso a crentes e a não-crentes, e aponta novas chaves para uma leitura espiritual deste texto que constitui o coração do cristianismo. (…) O leitor é convocado para uma viagem interior que não esquecerá.”
Sendo irrelevantes as crenças do leitor, este não é um livro sobre ciência: é um livro espiritual, que em qualquer livraria é encontrado nas estantes correspondentes ao tema “Esoterismo” e não ao tema “Ciências”. A não ser que, assim como nesta lista, esteja mal arrumado.
Assim como o primeiro livro: NÃO É CIÊNCIA. (Astro.pt)
Do Eu Solitário ao Nós Solidário:
“Conversa intimista e sem preconceitos sobre Deus, o Homem e o Mundo. Divagações e reflexões sobre a actualidade com viagens ao passado para melhor podermos escolher um caminho de futuro.”
As conversas sobre a existência ou não de deuses abunda atualmente; chamar-lhe a esta uma questão científica é que já é um tanto exagerado.
A ciência baseia-se na existência de dados experimentais que permitem a elaboração de hipóteses que, caso confirmadas, podem inclusive dar origem a Teorias que expliquem determinados fenómenos. Não existe nenhum facto, nenhum dado físico e objetivo que nos permita trabalhar sobre a questão da existência de um ou outro deus. Não havendo nenhuma evidência sobre a qual trabalhar, a ciência não pode afirmar quer “deus existe” quer “deus não existe”. Aquilo que a ciência tem que fazer – e o que parece ofender muitos crentes – é abster-se de considerar a existência ou não de um ser superior nas suas equações. E isto não é por uma questão de orgulho, teimosia ou ateísmo da classe científica (até porque nem todos os cientistas são ateus): deve-se somente ao facto, repito, de nenhuma evidência física apontar para a existência de uma entidade divina que deva ser tomada em consideração.
Concluindo sobre este terceiro livro: NÃO É CIÊNCIA. (Astro.pt)
Dia-a-Dia com os Anjos – Marta Cabeza Villanueva:
Quanto ao conteúdo do livro Dia-a-Dia com os Anjos, nem é pseudociência nem religião, mas algo delirante. Basta ler como o livro (que inclui 50 cartas de jogar) se apresenta: “Os Anjos são mensageiros divinos, seres de luz constituídos por energia superior. Estão sempre presentes na nossa vida, guiando, apoiando e protegendo-nos; normalmente, fazem-no através da organização de acontecimentos nas nossas vidas, criando aquilo a que chamamos «coincidências». Mediando entre a divindade e o homem, os Anjos ajudam-nos a criar um mundo melhor. Este livro convida-nos a aprender como «jogar» com os anjos.” Trata-se de um livro de auto-ajuda, mas, como muitas obras desta índole, não passa de fraude grosseira. Se a astrologia procura pontes para a astronomia, macaqueando-a, alguns destes livros procuram pontes para a religião, macaqueando-a. São pseudoreligião, portanto. A consultora não faz ideia nenhuma do conteúdo dos livros que indica, pois bastar-lhe-ia ter lido um excerto da sinopse – “Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda” – para ter colocado este livro à frente dos seus “livros de ciência”. (De Rerum Natura)
Porquê esta insistência em chamar Ciência àquilo que não é - DE TODO - Ciência? Será apenas uma questão de ignorância? Será uma estratégia para dar mais credibilidade às coisas? Qual o mal de se assumirem as coisas como elas são e criar uma secção "Espiritualidades", por exemplo, onde estes livros ficariam muito melhor arrumados? É que o problema, a meu ver, nem está nos livros em si, está apenas no rótulo - que é errado.
Juro que não compreendo como é que é possível um jornal conceituado publicar uma coisa destas.
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 1:26 am
RedHead escreveu:
Porquê esta insistência em chamar Ciência àquilo que não é - DE TODO - Ciência? Será apenas uma questão de ignorância? Será uma estratégia para dar mais credibilidade às coisas? Qual o mal de se assumirem as coisas como elas são e criar uma secção "Espiritualidades", por exemplo, onde estes livros ficariam muito melhor arrumados? É que o problema, a meu ver, nem está nos livros em si, está apenas no rótulo - que é errado.
Juro que não compreendo como é que é possível um jornal conceituado publicar uma coisa destas.
No idea. Não se compreende mesmo. Os media distorcem muito a realidade com estas «pequenas» coisas. Será para darem destaque? Para chamar a atenção? Será que são pagos pela editora para ficarem naquela secção? Enfim, seja como for, está errado.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 1:51 am
Pois é. Este problema de venderem pseudociências como se fossem ciências é algo bastante lamentável. O mesmo acontece com outras como a morfopsicologia: http://aeiou.expresso.pt/morfopsicologia-a-ciencia-que-estuda-o-rosto=f521497
Desde quando é que a morfopsicologia é uma ciência? Depois não admira que as pessoas andem por aí a vender gato por lebre e crie-se um mito suficientemente grande para passar por realidade.
Idem para a cinesiologia aplicada (Applied kinesiology), que pode ser vista a ser desmascarada aqui:
Ah, e a bela da power balance! Fiquei a saber no outro dia que alguém viu pulseiras power balance a ser vendidas em farmácias. Ridículo!
Mais: há uns tempos atrás vi um anuncio na TV de homeopatia! E faziam-no parecer-se com qualquer outro anuncio de medicamentos típico! Isto confunde as pessoas e não demonstra o ridículo da homeopatia! Aqui fica um vídeo sobre homeopatia:
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 10:16 am
Averróis escreveu:
Pois é. Este problema de venderem pseudociências como se fossem ciências é algo bastante lamentável. O mesmo acontece com outras como a morfopsicologia: http://aeiou.expresso.pt/morfopsicologia-a-ciencia-que-estuda-o-rosto=f521497
Idem para a cinesiologia aplicada (Applied kinesiology), que pode ser vista a ser desmascarada aqui:
Mas estes testes são iguaizinhos aos da power balance!
Averróis escreveu:
Ah, e a bela da power balance! Fiquei a saber no outro dia que alguém viu pulseiras power balance a ser vendidas em farmácias. Ridículo!
True story.
Averróis escreveu:
Mais: há uns tempos atrás vi um anuncio na TV de homeopatia! E faziam-no parecer-se com qualquer outro anuncio de medicamentos típico! Isto confunde as pessoas e não demonstra o ridículo da homeopatia! Aqui fica um vídeo sobre homeopatia:
hahaha Tenho uma pessoa minha amiga, com licenciatura em farmácia que toma medicamentos homeopáticos..... I'm serious. lol
Spoiler:
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 12:47 pm
Já vi um livro chamado "dicionário do esoterismo" que continha por ordem alfabética todas as ciencias esotericas e termos relativos a estas que existem e já existiram. O livro tinha mais de 400 paginas e pelo que li algumas "artes" eram tão simples como insultar e criticar o opositor (servia para evolução pessoal e descoberta de si proprio tendo em conta o que os outros pesam de nós). Basicamente é o que nós fazemos aqui no forum pelo que somos todos adeptos dessa forma de arte sem o sabermos.
Só por curiosidade isto passava-se na Grecia antiga.
Posteeriormente irei desenvolver melhor o meu ponto de vista.
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 2:09 pm
Urânia escreveu:
Mas estes testes são iguaizinhos aos da power balance!
Yep. Já tinha falado sobre isso aqui no fórum.. Onde meti um vídeo de publicidade da power balance onde usavam estes esquemas da cinesiologia aplicada. lol. Ora confirma: http://folklusitania.heavenforum.org/t1205-applied-kinesiology-and-dowsing
Urânia escreveu:
hahaha Tenho uma pessoa minha amiga, com licenciatura em farmácia que toma medicamentos homeopáticos..... I'm serious. lol
Spoiler:
Haha, mesmo a sério...
Já agora olha este evento: Overdose de homeopatia!
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 4:03 pm
^Haha, já conhecia essas overdoses. Awesome. ^^
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 4:16 pm
RedHead escreveu:
^Haha, já conhecia essas overdoses. Awesome. ^^
A melhor piada em relação a overdoses de homeopatia é a seguinte:
- Epá, o meu tio morreu... De uma overdose de homeopatia. - Eish, man, sinto muito! os meus pêsames. Como é que isso aconteceu? - Ele esqueceu-se de tomar o medicamento homeopático.
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Seg Dez 12, 2011 5:10 pm
lol, Averróis!!
Averróis escreveu:
Desde quando é que a morfopsicologia é uma ciência? Depois não admira que as pessoas andem por aí a vender gato por lebre e crie-se um mito suficientemente grande para passar por realidade.
Damn, as pessoas inventam com cada coisa! Há aí muitas "terapias" de que nunca tinha ouvido falar.
A reflexoterapia, por acaso, eu pensava que tinha algum fundamento. Talvez não funcione exactamente da forma como é apregoada, com mapas bem definidos de zonas e correspondências, mas os pés são a base do nosso corpo, e quando os pés não estão bem (devido ao uso de calçado desconfortável, por exemplo), acabamos por sentir um mal-estar geral e um desconforto que não sentimos quando nos dói outra coisa qualquer, e começamos a adoptar posturas incorrectas que acabam por prejudicar o resto do corpo. Portanto, numa altura destas, uma massagem nos pés é capaz de nos transmitir uma sensação de bem-estar mais do que localizada. Aliás, acho que qualquer massagem tem esse efeito, pois mesmo que seja feita numa zona localizada, uma massagem tem sempre um poder relaxante e ajuda a activar a circulação sanguínea. E agora que coloco as coisas desta forma, penso: Então e para quê chamar-lhe "Reflexologia" e não apenas "Massagem"? lol
Averróis escreveu:
wow... Muito bom o vídeo. Também não conhecia esta. Que cena mais random; mas há mesmo gente a acreditar nestas tretas??
Averróis escreveu:
Haha, awesome video. Lá está, é por estas e por outras que estas coisas se tornam perigosas; quando até as pessoas em que confiamos as fazem passar por fiáveis.
Urânia escreveu:
Tenho uma pessoa minha amiga, com licenciatura em farmácia que toma medicamentos homeopáticos..... I'm serious. lol
Spoiler:
lololol, eu também conheço pessoas assim, do meu curso - engenharia biológica, com quinhentas mil cadeiras na área da química, e outras quinhentas mil sobre processos biológicos. É inacreditável.
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Ter Dez 13, 2011 9:57 pm
RedHead escreveu:
lol, Averróis!!
Averróis escreveu:
Damn, as pessoas inventam com cada coisa! Há aí muitas "terapias" de que nunca tinha ouvido falar.
A reflexoterapia, por acaso, eu pensava que tinha algum fundamento. Talvez não funcione exactamente da forma como é apregoada, com mapas bem definidos de zonas e correspondências, mas os pés são a base do nosso corpo, e quando os pés não estão bem (devido ao uso de calçado desconfortável, por exemplo), acabamos por sentir um mal-estar geral e um desconforto que não sentimos quando nos dói outra coisa qualquer, e começamos a adoptar posturas incorrectas que acabam por prejudicar o resto do corpo. Portanto, numa altura destas, uma massagem nos pés é capaz de nos transmitir uma sensação de bem-estar mais do que localizada. Aliás, acho que qualquer massagem tem esse efeito, pois mesmo que seja feita numa zona localizada, uma massagem tem sempre um poder relaxante e ajuda a activar a circulação sanguínea. E agora que coloco as coisas desta forma, penso: Então e para quê chamar-lhe "Reflexologia" e não apenas "Massagem"? lol
Averróis escreveu:
wow... Muito bom o vídeo. Também não conhecia esta. Que cena mais random; mas há mesmo gente a acreditar nestas tretas??
Averróis escreveu:
Haha, awesome video. Lá está, é por estas e por outras que estas coisas se tornam perigosas; quando até as pessoas em que confiamos as fazem passar por fiáveis.
Urânia escreveu:
Tenho uma pessoa minha amiga, com licenciatura em farmácia que toma medicamentos homeopáticos..... I'm serious. lol
Spoiler:
lololol, eu também conheço pessoas assim, do meu curso - engenharia biológica, com quinhentas mil cadeiras na área da química, e outras quinhentas mil sobre processos biológicos. É inacreditável.
Olhem que do meu curso não conheço ninguém. Acho que não há nada como observar os efeitos das coisas para pôr um pouco de bom senso na cabeça das pessoas.
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Ter Dez 13, 2011 10:28 pm
Ártemis escreveu:
Olhem que do meu curso não conheço ninguém. Acho que não há nada como observar os efeitos das coisas para pôr um pouco de bom senso na cabeça das pessoas.
Infelizmente o efeito placebo é um inimigo do bom senso. Há muita gente que pega apenas nessa sensação e a partir dela constrói um crença de que o suposto medicamento está mesmo a fazer efeito. A experiência pessoal tem uma importância esmagadora na visão da pessoa. Mesmo estando errada, ela acaba por pensar que está correcta e que a sua experiência é irrecusável/inegável, sendo tudo o que ela precisa para acreditar piamente.
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso Dom Abr 01, 2012 2:18 pm
Citação :
A «Autoridade de Segurança Alimentar e Económica» («A.S.A.E.») noticia no seu site que logo nos primeiros dias deste mês inspeccionou as feiras de Lagos, Castelo Branco, Brandoa e Esposende. Na sequência destas operações foram instaurados 59 processos-crime por contrafacção e usurpação de direitos de autor e foram efectuadas 16 detenções. Foram ainda apreendidos CD’s e DVD’s, peças de vestuário, óculos, sapatos, bonés, cintos, malas, relógios e perfumes.
É inegável, de facto, esta renovada eficácia da «A.S.A.E.», como é inquestionável o efeito dissuasor que tem constituído em todo o país a publicitação das suas actividades.
Pois bem: A fotografia aqui ao lado retrata a fachada de um estabelecimento comercial instalado na Rua de Santa Justa, na Baixa de Lisboa, e que se apresenta ao público com esta fantástica denominação comercial: «Farmácia Homeopática de Sta. Justa».
Neste estabelecimento comercial são livre e impunemente vendidos, ou melhor, "impingidos" ao público, preparados misteriosos a preços astronómicos, embora sejam mistelas compostas quase só por água e nunca ninguém tenha conseguido demonstrar a sua eficácia ou sequer o seu efeito.
Tanto assim que todos esses preparados contêm obrigatoriamente um rótulo com a seguinte inscrição: «Produto farmacêutico homeopático, sem indicações terapêuticas comprovadas».
Nalguns deles recomenda-se que sejam afastados da humidade, embora pouco mais sejam do que água, e também que sejam afastados de «fontes electromagnéticas».
E o que é mais curioso é que há gente para tudo. Há até pessoas que são capazes de dar a crianças que estão doentes uma zurrapa que tem escrito no seu próprio rótulo: «sem indicações terapêuticas comprovadas»!
Na verdade, estas mixórdias não têm «indicações terapêuticas comprovadas», nem podiam ter! Porque o princípio dos «medicamentos homeopáticos» não é mais do que administrar às pessoas que estão doentes o mesmo «mal» que as está a afectar, só que desta vez... diluído em água. Em muita, muita, muita água. Ah! Mas só depois de tudo ser muito bem sacudido ritualmente em todos os sentidos, mas também não mais do que duas ou três dezenas de milhão de vezes, de acordo com as instruções específicas que o inventor deste gigantesco logro, um alucinado chamado Samuel Hahnemann, deixou expressas há mais de duzentos anos.
Designa-se isto por «Lei dos Semelhantes». Funciona assim: um determinado produto dado a um indivíduo sadio, produzirá um conjunto de sinais e sintomas. Então, esse mesmo produto, em pequenas doses muito, muito diluídas (e depois de muito bem sacudido, claro está), produzirá a cura em doentes que tenham sinais e sintomas semelhantes. É simples! Não é?
É assim que um «medicamento homeopático» destinado a combater insónias, por exemplo, é composto por... isso mesmo: cafeína! Que mais poderia ser? Mas uma cafeína assim muito bem diluída em água, porque quanto mais diluído estiver o «medicamento», mais eficaz ele é, claro está!
E é por isso que os homeopatas diluem, diluem, diluem, até obter níveis de diluição numa proporção de 10 elevado à potência de 30, 40 ou 50. E então, cá temos um medicamento bem forte. De «alta potência», como lhe chamam os homeopatas. Tão potente que a proporção de diluição deixou mesmo para trás o «Número de Avogrado»!
Os homeopatas chegam a apresentar medicamentos diluídos em proporções tais que para se fazer uma ideia da sua «potência», basta sabermos que para obter níveis de diluição semelhante, por exemplo, para um grão de arroz, seria necessário termos uma esfera de água do tamanho do Sistema Solar, com o diâmetro da órbita de Plutão, com o Sol no meio e tudo! Mas onde vai esta gente buscar tanta água???
Mas isto não é nada: Tomemos como outro exemplo o «medicamento homeopático» mais receitado para a gripe, que se chama «Oscillococcinum» e que é produzido a partir de fígado de pato. Este preparado é anunciado (decerto com muita honestidade e seriedade) como tendo uma diluição numa proporção de 10 elevado a 400 — ou seja, 1 seguido de 400 zeros.
Mas acontece uma coisa curiosa: há apenas 10 elevado a 80 (1 seguido de 80 zeros) de átomos em todo o universo. É assim que a homeopatia consegue «medicamentos» com proporções de diluição muito para além do próprio limite de diluição de todo o universo visível! Mas isto é tudo muito científico e é tudo malta séria!!!
Mas enfim: De preparados compostos quase exclusivamente de água, e em que se confia que um elemento químico qualquer, apesar de diluído vezes sem conta (e depois de sacudido), permanece na «memória da água», isto é que a água "memoriza" as propriedades químicas das moléculas que entram em contacto com ela, não se pode esperar que «façam mal». A não ser à carteira, porque são normalmente caros como um raio!
Mas também não se pode esperar que «façam bem»!
E então, é aqui que reside precisamente o que há de perigoso nesta aldrabice que se chama homeopatia: É que, enganadas por uma auto-denominada «medicina» que se «credibiliza» unicamente pelo recurso ao adjectivo «alternativa», que agora está na moda, muitas pessoas deixam de receber um tratamento médico verdadeiramente adequado, tantas vezes com consequências bem trágicas para a sua saúde. E até para a sua vida.
Mas o que é curioso é que tudo isto se passa nas barbas e com a complacência do «Infarmed».
O que, de facto e como é de calcular, me deixa muito receoso quantos aos critérios que presidem à definição das competências e das responsabilidades deste Instituto Público, dependente do Ministério da Saúde. Como posso confiar num organismo estatal que ao mesmo tempo que é responsável pela avaliação dos medicamentos de uso humano, ele próprio «confessa» sem qualquer vergonha no seu site que o é também quanto a essas coisas tão curiosas «à base de plantas» e «homeopáticas» e a que ele próprio tem a desfaçatez de chamar... «medicamentos»?
Ora, e já que não sabemos o que é que aquela gente anda a fazer lá pelo «Infarmed», e como é que os seus brilhantes técnicos e responsáveis avaliam a quantidade de «memória» que um produto químico homeopático deixou na água em que foi diluído, para depois autorizar impunemente a sua venda ao público, assim proporcionando a crescente prosperidade de uma indústria milionária de venda de «banha da cobra», ainda nos resta uma última esperança: É que a actividade destas coisas chamadas «Farmácias Homeopáticas» cabe bem dentro do âmbito das competências de fiscalização da «A.S.A.E.».
Assim sendo, será que a «A.S.A.E.», entre duas visitas a feiras por esse país fora, e entre duas apreensões de meia dúzia de cd’s piratas ou de camisas «Lacoste» falsas, não tem tempo de dar uma olhadela a esta actividade misteriosa e esotérica com reflexos bem importantes não só na carteira das pessoas mas, muito principalmente, na sua saúde?
Ou será que a «A.S.A.E.» anda ainda ocupada com coisas bem mais... importantes.
Texto de Luis Grave Rodrigues, retirado do seu blog, e graças ao qual tem hoje um processo em tribunal. Inacreditável.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso
Ciências, Pseudociências, "Não-Ciências", e a mistura de tudo isso