Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O que acham acerca dos pedidos de desculpas?

Ir para baixo 
+5
Signatus
Siivet
Kennedy
Tiago Costa
Averróis
9 participantes
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeTer Jan 10, 2012 4:22 pm

As posições perante os pedidos de desculpas costumam variar. Algumas pessoas acham que as desculpas não se pedem: evitam-se. É difícil discordar disto. Mas será que, ainda assim, faz sentido pedir desculpas? Será o pedido de desculpas uma necessidade diplomática para tentar, de alguma forma, melhorar/compensar as relações afectadas por um evento que lhes foi nocivo? Ou será que o pedido de desculpas só é válido com mais algum tipo de recompensa adicional, material, sentimental ou monetária?

É claro que isto irá depender muito da gravidade do que aconteceu para haver a necessidade de pedir desculpas mas, em termos gerais, o que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Tiago Costa
Cavaleiro/Dama
Tiago Costa


Masculino
Leão Porco
N. de Mensagens : 142
Idade : 28
Local : Évora
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Cinzento

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeTer Jan 10, 2012 7:41 pm

O que eu acho é que há tantos casos em que os pedidos de desculpa são validos como os que não são, e um pedido de desculpa sincero dispensa recompensas, a sua aceitação depende da sinceridade e de se vai ou não voltar a acontecer, mas depois há ainda casos em que por mais que se peça desculpa com sinceridade e por saber que estamos errados em relação a algo, voltamos a errar (por vezes sou assim e sinto-me extremamente estúpido, porque sei que faço mal, mas não consigo deixar de fazer. é algo que tenho de trabalhar). Acho que as desculpas se devem evitar, ou seja, fazer o óbvio, tentar agir sem causar problemas a terceiros, mas é impossível que isso não aconteça algumas vezes, portanto pedem-se as desculpas, que eu vejo como uma forma de reconhecimento do meu erro e tentativa de equilibrar os sentimentos das pessoas envolvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Kennedy
Discípulo/Discípula
Kennedy


Masculino
Escorpião Macaco
N. de Mensagens : 20
Idade : 31
Local : Mauá
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeTer Jan 10, 2012 8:21 pm

Tiago Costa escreveu:
O que eu acho é que há tantos casos em que os pedidos de desculpa são validos como os que não são, e um pedido de desculpa sincero dispensa recompensas, a sua aceitação depende da sinceridade e de se vai ou não voltar a acontecer, mas depois há ainda casos em que por mais que se peça desculpa com sinceridade e por saber que estamos errados em relação a algo, voltamos a errar (por vezes sou assim e sinto-me extremamente estúpido, porque sei que faço mal, mas não consigo deixar de fazer. é algo que tenho de trabalhar). Acho que as desculpas se devem evitar, ou seja, fazer o óbvio, tentar agir sem causar problemas a terceiros, mas é impossível que isso não aconteça algumas vezes, portanto pedem-se as desculpas, que eu vejo como uma forma de reconhecimento do meu erro e tentativa de equilibrar os sentimentos das pessoas envolvidas.
semelhante aqui.
Eu peço quando me arrependo de algo que fiz e quero me redimir com as pessoas envolvividas, ou quando não posso fazer algo por alguém que me pede. Existem também os casos em que deve-se (vejo assim, para mim é questão de honra) pedir perdão para uma pessoa, caso tenha feito mal a ela, isso pode mudar tudo para ela, pois muitas pessoas vivem presas ao passado. Mas não é facil pedir perdão quando se realmente nescessita, no meu caso mesmo existe uma pessoa que me arrependi tanto do que fiz pra ela, mas a vergonha não me deixa nem olhar no olho dela para pedir perdão.
Ir para o topo Ir para baixo
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 40
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeQua Jan 11, 2012 1:24 am

Vai do caso, pessoalmente não sou de pedir desculpas, porque mesmo que peças o que está feito feito está e as coisas nunca serão as mesmas, seja em que contexto for , raramente as peço e só em caso que eu considere extremos em que disse ou fiz algo que a meu ver tiveram um contributo negativo para a pessoa. Agora a minha perceção disso é bastante diferente da maioria.

Relativamente ao me pedirem desculpa, não aceito os pedidos, simples, redenção é com actos, estando a falar em casos graves.

Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeQua Jan 11, 2012 2:42 pm

"Desculpares-te não te trará camelos de recompensa".
Nuff said.


No entanto e dependendo da situação um pedido de desculpas sincero e no momento exacto é capaz de fazer toda a diferença.

Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeDom Fev 12, 2012 10:01 am

Eu sou pela máxima "Desculpas, não se pedem, evitam-se!". No entanto, e como todos os dias aprendemos, tenho notado que se pedirmos desculpa a alguém (sendo que esse alguém não tem razão nenhuma) a birra acaba e a pessoa fica com o ego em altas. Não é a forma mais correcta de agir, é verdade, mas as birras aborrecem-me. Só pedi desculpa desta forma uma única vez e não tenciono voltar a repetir uma situação semelhante.

Digamos que foi uma forma de ver a reacção da pessoa e realmente não vale a pena, pois quem não tem razão nunca irá aprender se não levar uma chicotada psicológica.
Ir para o topo Ir para baixo
Sonia
Sacerdote/Sacerdotisa
Sonia


Feminino
N. de Mensagens : 207
Local : sintra
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 6:15 am

Eh pá eu conheço pessoas que simplesmente não são capazes de pedir desculpa! Mesmo quando assumiram que erraram... Acho isso péssimo.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeQui Abr 12, 2012 4:33 pm

Tiago Costa escreveu:
O que eu acho é que há tantos casos em que os pedidos de desculpa são validos como os que não são, e um pedido de desculpa sincero dispensa recompensas, a sua aceitação depende da sinceridade e de se vai ou não voltar a acontecer, mas depois há ainda casos em que por mais que se peça desculpa com sinceridade e por saber que estamos errados em relação a algo, voltamos a errar (por vezes sou assim e sinto-me extremamente estúpido, porque sei que faço mal, mas não consigo deixar de fazer. é algo que tenho de trabalhar). Acho que as desculpas se devem evitar, ou seja, fazer o óbvio, tentar agir sem causar problemas a terceiros, mas é impossível que isso não aconteça algumas vezes, portanto pedem-se as desculpas, que eu vejo como uma forma de reconhecimento do meu erro e tentativa de equilibrar os sentimentos das pessoas envolvidas.



Concordo a 100%. Wink



Se cometemos um erro, um pedido de desculpas é essencial. É uma forma de reconhecer que errámos, que estamos arrependidos e que engolimos o nosso orgulho (pois pedir desculpas não é fácil).

Essa de "as desculpas não se pedem, evitam-se" é muito bonita, mas totalmente desajustada da realidade. Ninguém é perfeito; ninguém tem o dom de nunca errar, por mais cuidado que tenha, por mais que evite cometer erros - logo, ninguém consegue evitar totalmente eventos que levam à necessidade de um eventual pedido de desculpas.

Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
CalamityJane
Burguês/Burguesa
CalamityJane


Feminino
N. de Mensagens : 65
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 9:40 am

Averróis escreveu:
As posições perante os pedidos de desculpas costumam variar. Algumas pessoas acham que as desculpas não se pedem: evitam-se. É difícil discordar disto. Mas será que, ainda assim, faz sentido pedir desculpas? Será o pedido de desculpas uma necessidade diplomática para tentar, de alguma forma, melhorar/compensar as relações afectadas por um evento que lhes foi nocivo? Ou será que o pedido de desculpas só é válido com mais algum tipo de recompensa adicional, material, sentimental ou monetária?

É claro que isto irá depender muito da gravidade do que aconteceu para haver a necessidade de pedir desculpas mas, em termos gerais, o que acham?

Encontrando-me, desde ontem, na posição de alguem que teve que pedir desculpas abundantemente a diversas pessoas, por as ter envolvido numa situação bastante desagradável devido à minha grande boca (e por consequência também quebrei a confiança de uma pessoa bastante importante para mim), diria que o pedido de desculpas é uma coisa inevitável quando o acto cometido não pode ser colmatado ou compensado facilmente por outros meios. Neste caso em particular, eu tenho noção que por muitas desculpas que peça, as pessoas em causa não vão deixar de ficar magoadas comigo e isto não vai passar nos próximos tempos. Por outro lado eu TINHA que pedir desculpa, porque estou verdadeiramente arrependida e não encontro outra forma de o deixar claro através de acções concretas. Não deveria ter feito o que fiz e não é algo que possa remediar. A única opção que me resta é pedir desculpa até ficar rouca.

O pedido de desculpas, neste caso pelo menos não só serve para mostrar que me arrependi verdadeiramente e que aceito as repercursões dos meus actos (porque pedi desculpa deixando claro que aceito as repercursões dos meus actos e não espero absolução imediata) mas também para que os lesados se sintam de alguma forma vingados e saibam que eu tenho perfeita noção do que fiz. (Só gostava de ter tido essa clareza de espírito ANTES de ter aberto a boca)

No fim de contas, ficou tudo mais ou menos na mesma - eu estou bastante desapontada comigo mesma e eles continuam sem me falar - mas espero que este acto daqui a uns tempos pese a meu favor.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 5:18 pm

Hey, CalamityJane, espero que essa situação seja resolvida da melhor forma, sem demasiados inconvenientes. Por vezes é importante medir bem as palavras, pensar sempre nas consequências, principalmente quando sabemos que estamos claramente a lidar com informação muito sensível. Obrigado pela tua resposta e obrigado aos outros que responderam ao tópico também.

Em relação ao tópico acho que estamos até agora de acordo: é preferível prevenir do que remediar... Mas quando o mal acontece, remediar é a única opção que resta. Um pedido de desculpas pode servir para a pessoa reconhecer que errou e despir-se de sobrancerias e orgulhos, tentar evitar a imagem da pessoa que erra e depois nem pede desculpas nem reconhece o erro, coisa que seria sem dúvidas uma agravante adicional.

Desde uma pequena pisadela num pé ou um encontrão, até a uma grave traição, um pedido de desculpas poderá servir para mitigar o problema que poderia ser ainda pior. Não apaga o que aconteceu, mas mostra que a pessoa está preocupada em assumir a sua responsabilidade e o seu erro, em vez de agir de forma indiferente, como se nada tivesse acontecido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 4:08 am

Averróis escreveu:
Em relação ao tópico acho que estamos até agora de acordo: é preferível prevenir do que remediar... Mas quando o mal acontece, remediar é a única opção que resta. Um pedido de desculpas pode servir para a pessoa reconhecer que errou e despir-se de sobrancerias e orgulhos, tentar evitar a imagem da pessoa que erra e depois nem pede desculpas nem reconhece o erro, coisa que seria sem dúvidas uma agravante adicional.

Desde uma pequena pisadela num pé ou um encontrão, até a uma grave traição, um pedido de desculpas poderá servir para mitigar o problema que poderia ser ainda pior. Não apaga o que aconteceu, mas mostra que a pessoa está preocupada em assumir a sua responsabilidade e o seu erro, em vez de agir de forma indiferente, como se nada tivesse acontecido.


É uma boa forma de resumir tudo o que foi dito. Smile



CalamityJane, vais ver que o tempo vai ajudar a acalmar os ânimos. Espero que tal aconteça no menor tempo possível... É sempre chato viver com esse tipo de tensão entre alguém. pale
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
CalamityJane
Burguês/Burguesa
CalamityJane


Feminino
N. de Mensagens : 65
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitimeSáb Abr 21, 2012 7:39 pm

Averróis escreveu:
Hey, CalamityJane, espero que essa situação seja resolvida da melhor forma, sem demasiados inconvenientes. Por vezes é importante medir bem as palavras, pensar sempre nas consequências, principalmente quando sabemos que estamos claramente a lidar com informação muito sensível. Obrigado pela tua resposta e obrigado aos outros que responderam ao tópico também.

RedHead escreveu:
CalamityJane, vais ver que o tempo vai ajudar a acalmar os ânimos. Espero que tal aconteça no menor tempo possível... É sempre chato viver com esse tipo de tensão entre alguém

Obrigado, pelas palavras dos dois.
Felizmente, o pedido de desculpas, atempado e sincero, resultou. Os ânimos acalmaram-se e todas as partes mais lesadas disseram-me que ficaram contentes com a minha atitude, esperando sinceramente que nunca mais me passe uma travadinha destas pela moina.
Até que ponto é que as coisas podem voltar a ser o que eram? Só o tempo dirá, mas pelo menos há esperança Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Empty
MensagemAssunto: Re: O que acham acerca dos pedidos de desculpas?   O que acham acerca dos pedidos de desculpas? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que acham acerca dos pedidos de desculpas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Algumas reflexões e constatações acerca de Ateísmo, Monoteísmo e Politeísmo.
» Teorias Esotéricas Acerca do Universo
» Sentido da vida
» Acerca da guerra da Líbia, do fim do regime e da morte de Khadafi.
» Situação na Europa. As vossas opiniões acerca do futuro?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: